CARGA HORÁRIA TOTAL: 360h
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Noções de Mecânica | 16h | Conceitos de Mecânica Básica; Introdução à Mecânica; Processos fabricação. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área de Metalmecânica; Conhecimento em informática. |
Noções de Elétrica | 16h | Conceitos de Eletricidade Básica: Breve histórico e geração de energia; Corrente e tensão elétrica; Potência e resistência elétrica | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área de Eletroeletrônica; Conhecimento em informática. |
Noções de Manutenção | 16h | Conceitos Básicos de Manutenção: Breve histórico sobre manutenção; Tipos de manutenção; Elementos de transmissão; Lubrificação . | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área de Metalmecânica; Conhecimento em informática. |
Noções de Matemática | 40h | Operações fundamentais com números naturais e decimais; Equação do 1º; Figuras planas; Cálculo de área; Relações métricas do triângulo retângulo; Sistema de medidas; Transformação de Unidades de Medida. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Licenciatura em Matemática |
Matérias primas para a Indústriade Revestimento Cerâmico | 10h | Conceitos de matérias primas usadas na fabricação da massa (Tipos de matérias primas brutas utilizadas na indústria cerâmica; Matérias primas argilosas; Matérias primas não argilosas); Geologia Básica para matérias primas (Formação; Localização; Conceito de jazida); Extração das matérias primas (Formas de extração; Transporte e armazenamento); Conceitos de matérias primas usadas para a fabricação de esmaltes e engobes (Tipos de matérias primas; Fritas e corantes; Produtos químicos utilizados); Propriedades das matérias primas (Principais propriedades tecnológicas de cada matéria prima; Ensaios físicos; Ensaios Químicos). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área da Construção Civil; Conhecimento em informática. |
Processo Cerâmico | 16h | Conceitos e metodologias de trabalho sobre a preparação de massa (Pesagem; Carregamento de moinhos; Descarregamento de moinhos; Peneiramento; Atomização; Armazenamento em silosAtividades para auxiliar na operação da preparação de massa); Conceitos e metodologias de trabalho sobre a preparação de engobes e esmaltes (Pesagem; Carregamento de moinhos; Descarregamento de moinhos; Peneiramento; Armazenamento em tanques; Transporte para a linha de esmaltação; Atividades para auxiliar na operação da preparação de engobes e esmaltes); Conceitos e metodologias de trabalho para: Prensagem; Secagem; Esmaltação; Queima; Retífica; Ponto de cola; Escolha; Embalagem). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área da Construção Civil; Conhecimento em informática. |
Controle do Processo Produtivo e do Produto-Placa (Cerâmica e Porcelanato) | 34h | Conceitos de qualidade: Conceito e importância do cliente (Cliente interno; Cliente externo; Conceito de Norma Técnica; Norma 13818 –Placas cerâmicas; Norma 15463 - Porcelanato); Conceitos de metrologia (Identificação e operação de instrumentos de medição; Medição de valores corretos nos controles do processo produtivo ); Conceito de certificação (Atendimento à norma técnica ; Importância da Certificação do Produto); Conceito de limites de tolerância; Conceito de conformidade com tolerâncias; Conceito de ação corretiva e ação preventiva Conceito de melhoria contínua; Procedimento de realização de ensaios; Procedimentos para realização dos controles de produto acabado; Procedimentos para realização dos ensaios em laboratório da placa cerâmica e do porcelanato. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área da Construção Civil; Conhecimento em informática. |
Equipamentos Cerâmicos - Funcionamento e Operação | 212h | Operação dos equipamentos para a preparação de massa com segurança e eficácia (Balanças de pesagem; Moinhos; Peneiras; Bombas de Transporte; Tanques; Fornalhas; Atomizadores); Operação dos equipamentos para a preparação de esmaltes e engobes (Balanças de pesagem; Moinhos; Peneiras; Bombas de Transporte; Tanques); Operação dos equipamentos para a fabricação de placas cerâmicas (Prensas; Secadores; Equipamentos para esmaltação e decoração; Fornos; Retíficas; Máquinas de cola para pequenos formatos; Escolhedeiras; Embaladoras). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área da Construção Civil; Conhecimento em informática. |