Área de Atuação GESTÃO

Curso TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CARGA HORÁRIA TOTAL: 2100h

HABILITAÇÃO TÉCNICA

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Comunicação Empresarial 40h

1      A prática do discurso oral;

2      Comunicação:

1.1  Definição de comunicação;

1.2  Elementos essenciais de comunicação;

1.3  Tipos de comunicação;

1.4  Funções da linguagem;

1.5  Linguagem como sistema de signos;

1.6  Língua, linguagem e fala;

1.7  Linguagem oral e escrita;

1.8  Linguagem verbal e não-verbal;

1.9  A língua portuguesa e as variedades linguísticas;

1.10                Níveis de linguagem.

  1. A comunicação empresarial e sua importância no mercado de trabalho;
  2. Características e ação da comunicação empresarial;
  3. Habilidades para a construção do texto no âmbito empresarial: coerência e coesão textuais;
  4. A prática da argumentação na comunicação empresarial;
  5. Leitura, interpretação e construção de textos;
  6. A comunicação empresarial com o uso de ferramentas tecnológicas;
  7. Prática da redação empresarial:

8.1  Relatório: estrutura, (tipos de atividade, de ocorrência, de estudo ou de pesquisa);

8.2  Estruturas-padrão de redação técnica;

8.3  Requisições;

8.4  Ordem de serviço;

8.5  Procuração;

8.6  Ofício;

8.7  Orçamento;

9.8 Declaração; memorando e circular;

9.9  Ofício e Edital;

9.10                Ata e pauta de reunião

9.11                E-mail corporativo;

Cartas Comerciais.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Fundamentos de Administração 60h

1      Administração:

1.1 Função;

1.2  Origens;

1.3  Conceito;

1.4  Objeto.

2      Funções Administrativas:

2.1 Planejamento;

2.3 Organização;

2.4 Direção;

2.2  Controle.

3      Organogramas:

3.2  Definição;

3.3  Níveis Hierárquicos;

3.4  Linha e assessoria;

3.5  Tipos de organogramas.

4      As diversas abordagens:

4.1 Científica;

4.2 Clássica;

4.3 Relações Humanas;

4.4 Burocrática;

4.5 Neoclássica;

4.6 Sistêmica;

4.7 Contingencial.

5      A história da busca do aumento da produtividade e de resultados.

6      Estruturas organizacionais:

6.1   6.1Conceito;

6.2   Finalidade;

6.3   Processo e

6.4   Critérios de escolha,

6.5   Estrutura formal e informal;

6.6   Tipos de estruturas,

6.7   Análise e avaliação de estruturas;

6.8   Desafios e desenvolvimento organizacionais;

6.9   Departamentalização e etc.

7       Evolução e tendências da administração.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Fundamentos do Direito 40h

1 Direito e Legislação Conceitos básicos:

1.1  Norma jurídica;

1.2  Fontes do direito;

1.3  Principais ramos do direito.

2       Legislação Comercial:

2.1 Abertura de empresa; passos para abertura de uma empresa, cuidados a serem tomados (aspectos legais, contrato social, documentação dos sócios, preenchimento de impressos, planejamento estratégico e estrutura institucional);

2.2  Contratos: Definição e importância, princípios básicos, espécies, características e elaboração;

2.3  Títulos de crédito: Conceito, espécies e características;

2.4  Direito do consumidor: Órgãos de defesa, direitos e deveres das empresas, ações de indenização.

3 Fundamentos de Legislação Tributária

3.1 Conceito de Direito Tributário;

3.2 Noção geral de tributos;

3.3 Principais espécies de tributo;

3.4 Elementos da obrigação tributária;

3.5 Discriminação da competência tributária;

3.6 Principais tipos de impostos.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Informática Aplicada 80h
  • Introdução ao processamento de dados:
    • O computador e seus componentes;
    • Sistemas Operacionais.
  • Internet:
    • Navegação (BROWSERS);
    • Sites de busca (pesquisas);
    • E-mail (correio eletrônico);
    • Conversação;
    • Cursos Online;
    • Plataformas de emprego;
    • Armazenamento em nuvem.
  • Intranet e Extranet
  • Pacote de escritório:
    • Programa processador de textos;
    • Programa de criação/edição e exibição de apresentações gráficas;
    • Programa editor de planilhas.
  • Tipos e características da Tecnulogia de Informação aplicados à Administração de Empresas:
    • EDI (Eletronic Data interchange);
    • ERP (Enterprise Resource Planning);
    • GPS (Global Position System),
    • TMS (Transport Management System);
    • WMS (Warehouse Management System);
    • BI (Business Intelligence) e
  • RFID (Radio-Frequency Identification).
  • Tecnulogias Disruptivas (e/ou Habilidadoras da Indústria 4.0):
    • Inteligência Artificial (IA);
    • Computação na nuvem;
    • Robótica;
    • Blockchain (Bitcoin);
    • Internet das Coisas (IoT);
    • Manufatura aditiva (Impressão 3D);
    • Big Data e Analytics;
    • Simulação;
    • Integração de Sistemas (Vertical e Horizontal);
    • Segurança Cibernética;
    • Realidade Aumentada.
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com Formação Pedagógica.
Matemática Aplicada 80h

1.  Conhecimentos de matemática:

1.1 Porcentagem;

1.2 Fração;

1.3 Razão;

1.4 Proporção;

1.5 Regra de três;

1.6 Potenciação;

1.7 Radiciação;

1.8 Logaritmo (básico);

1.9 Função do 2º Grau: Definições, cálculos, capitalizações, espécies, aplicações, empréstimos e índices.

2 Financiamentos: curto prazo e longo prazo;

3 Introdução à matemática financeira;

3.1 Juros simples e composto, conceitos e cálculo;

3.2 Desconto simples e composto, conceitos e cálculo;

3.3 Equivalência de capitais, conceitos e cálculo;

3.4 Taxas nominal, efetiva, equivalente e acumulada, conceitos e cálculo.

4 Séries de pagamentos a anuidade:

4.1 Sistema de amortização constante (SAC);

4.2 Sistema de amortização Francês (SAF);

4.3 Sistema de amortização Americano (SAA).

5 Conceitos De Estatística:

5.1 População, amostra e organização dos dados,

5.2 Medidas de tendência central: média, moda e mediana;

5.3Medida de dispersão: amplitude, desvio padrão,

5.4 Gráficos Estatísticos.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Licenciatura em Matemática
Administração Mercadológica e Processos Comerciais 60h

1.    Introdução ao marketing:

1.1  Evolução;

1.2  Conceito;

1.3  Aplicação.

 

2      Tipos de Marketing:

2.1  Social;

2.2  Turístico;

2.3  Sustentável (marketing verde);

2.4   Digital;

2.5  Endomarketing;

2.6  Marketing de conteúdo;

2.7  Marketing de experiência;

2.8  Marketing de relacionamento e;

2.9  Outros (Acrescentar).

 

3      4Ps de marketing:

3.1 Produto: classificação, ciclo de vida, embalagem e marca;

3.2 Preço: métodos e estratégias de adequação de preço;

3.3 Promoção: propaganda, técnicas de promoção de vendas e relações públicas, estratégias de mensagem;

3.4 Praça: canais de distribuição e uso de intermediários, pesquisa mercadológica;

 

4      Segmentação de mercado: entendendo o público-alvo;

 

5      Cadeia de valor para o cliente: fidelização;

 

6      Eventos mercadológicos: requisitos, estrutura e organização;

 

7      Posicionamento no mercado: imagem, marca;

 

8      Relacionamento com o cliente: atendimento e técnicas de venda e negociação. Cadastros: manutenção e atualização.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Contabilidade Comercial 60h

1 Conceitos básicos de contabilidade:

1.1  Objeto;

1.2  Finalidade;

1.3  Princípios;

1.4  Técnicas e métodos/fórmulas.

 

2      Patrimônio:

2.1 Representação patrimonial e situação patrimonial.

 

3      Contas/Planos de contas

 

4      Depreciação, amortização e exaustão

 

5      Escrituração:

5.1  Atos e fatos contábeis.

 

6      Demonstrações contábeis:

6.1 Balancete;

6.2 Balanço patrimonial;

6.3 Demonstração de resultados de exercício;

6.4 Demonstração de fluxo de caixa.

 

7 Legislação tributária:

7.1 Obrigações de crédito tributário;

7.2Incidência dos impostos sobre atividade empresarial;

7.3 Impostos incidentes sobre receita, folha de pagamento e lucro empresarial;

7.4 Tributação de microempresa e empresa de pequeno porte (simples nacional).

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Gestão Ambiental e da Qualidade 60h

1      Gestão da Qualidade

1.1  Conceito, controle e dimensões;

1.2  Demandas do mercado, exigência crescente de qualidade de produtos e serviços, competitividade;

1.3  O Brasil e sua inserção no cenário competitivo internacional: exigências de conformidade nas políticas de exportação e importação;

1.4  Confiabilidade e gerenciamento de falhas.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Gestão da Produção e de Custos 100h

1      Gestão da Produção:

1.1 Histórico, Funções e sistemas. ;

1.2  Fluxogramas (Conceito, características, simbologia, tipos e técnicas);

1.3  Papel estratégico, objetivos e estratégias de produção;

1.4  Planejamento, controle de produção: capacidade produtiva e acompanhamento das necessidades de materiais;

1.5  Capacidade produtiva/Cronoanálise;

1.6  Layout (Conceito, objetivos, características e sua aplicabilidade);

1.7  Sistemas: Just In Time e Kanban;

1.8  MRP (Material transporte, fretes e cálculo de frete);

1.9 Equipamentos de movimentação;

1.10  Logística reversa;

 

2 Contabilidade de Custos:

2.1 Identificação e distribuição dos custos e despesas;

2.2 Estruturação do sistema de custos;

2.3 Alocação dos custos;

2.4 Critérios de rateio e apropriação de custos;

2.5 Formação de preço, margem de comercialização, mark-up;

2.6 Ponto de Equilíbrio;

2.7 Margem de Contribuição;

2.8 Alavancagem.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Processos de Recursos Humanos 60h

1.   Gestão de Pessoas:

1.1 Objetivos e atividades da gestão de pessoal;

1.2  Evolução do termo RH na história.

 

2  Processo de agregar pessoas:

2.1 Recrutamento: técnicas/etapas, fontes, meios de divulgação, vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo;

2.2 Seleção: conceitos, como caracterizar o perfil de um candidato.

 

3 Processo de aplicar pessoas:

3.1Avaliação de desempenho: objetivos, diagnósticos, métodos;

3.2Modelagem do trabalho;

Orientação das pessoas (O que é cultura, sua interferência no processo de crescimento da organização, Tipos de cultura e Identificação de clima organizacional).

 

4 Processo de recompensar pessoas:

4.1 Remuneração (cargos e salários): objetivos, organização e classificação;

4.2 Benefícios: políticas, legislação, fornecedores.

 

5 Processo de desenvolver pessoas:

5.1    Treinamento e desenvolvimento de pessoas: objetivos, identificação de necessidades, tipos, impactos sobre a qualidade do desempenho e alcance dos objetivos organizacionais.

 

6 Processo de manter pessoas:

6.1 Saúde ocupacional: Doenças Profissionais como: Lesão por Esforços Repetitivos - LER, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho - DORT e Distúrbios Psicossociais; conceitos básicos, NR 17;

6.2 Qualidade de vida no trabalho;

6.3 Atestado de Saúde Ocupacional – ASO - conceitos básicos.

 

7 Organização de eventos: requisitos, procedimentos, técnicas:

7.1 Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade, arquivamento.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Rotinas de Pessoal 80h

1 CLT- Consolidação das Leis do Trabalho

1.1 Histórico e fundamentos da;

1.2 Contratação;

1.3 Processo de admissão;

1.4 Documentos e registros;

1.5 Legislação trabalhista;

1.6 Jornada de trabalho;

1.7 Contratos;

1.8 Controle de frequência.

 

2        Folha de Pagamento:

2.1 Salário, remuneração, adicional, descontos;

2.2 Adicional: Hora extra, descanso semanal remunerado, adicional noturno, Insalubridade, Periculosidade e outros;

2.3 Descontos: INSS, IR, Vale transporte, vale refeição, vale alimentação, faltas, contribuição sindical, outros.

 

3 Férias.

 

4 Décimo terceiro Salário

 

5 Rescisão do Contrato de Trabalho

 

6 Obrigações Trabalhistas e calendário de atividades do departamento;

 

7 E social - Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade e arquivamento.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Coordenação de Equipes 40h

1 Liderança:

1.1 Estilos de liderança (Autocrática, Democrática, Liberal e suas derivações);

1.2 Perfil do líder no século XXI;

1.3 Fatores motivacionais (Teorias Motivacionais);

1.4 Tomada de decisão;

1.5 Estratégias e meios de comunicação com a equipe;

1.6 Valores, atitudes e satisfação com o trabalho (Desenvolvimento de Soft Skills).

 

2 Planejamento estratégico na gestão de pessoas, plano de trabalho, definição de metas, objetivos e indicadores;

 

3 Avaliação de desempenho: análise de resultados, definição de planos de melhoria e acompanhamento.

 

4 Políticas de desenvolvimento de pessoas:

4.1 Identificação de necessidades de capacitação e treinamento com base no desempenho da equipe;

4.2 Elaboração de proposta preliminar.

 

5 Técnicas de organização e condução de reuniões;

 

6 Administração e Negociação de conflitos;

 

7 Delegação;

 

8 Empowerment

 

9 Ética Empresarial

 

10 Relacionamento Interpessoal

Equipe, time e grupo.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Desenvolvimento de Projetos I 20h

1        Normas técnicas para formatação e apresentação de trabalho acadêmico e científico.

2        Normalização de referências.

3        Projeto de pesquisa

3.1           Definição;

3.2           Tipos;

3.3           Características;

3.4           Aplicação;

3.5           Inovação e tecnologia.

4        Metodologia de pesquisa científica

5        Orientações gerais sobre trabalho final de conclusão de curso (tcc, projetos, estágios etc.)

6.       Conceituação e Hierarquização de Atividades de Pesquisa.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Prática Profissional Simulada 120h

1      Empreendedorismo:

1.1                 Conceitos de empreendedorismo;

1.2 Tipos de empreendedorismo;

1.3 Habilidades empreendedoras;

1.4 Empreendedores de sucesso – estudos de casos.

 

2      Identificação de oportunidades de negócios.

 

3      Modelagem de negócios

 

4 Tendências culturais (Potencialidades locais).

 

5 Plano de negócios:

5.1 Análises mercadológica (Plano de marketing: segmentação, posicionamento, portfólio de produtos, análise da concorrência, modalidade de vendas, material de divulgação e campanha publicitária);

5.2 Análise financeira;

5.3 Definição de estratégias de iniciação do negócio;

5.4 Avaliação do empreendimento: indicadores de desempenho;

5.5 Planejamento estratégico;

5.6 Principais etapas;

5.7 Identidades organizacional;

5.8 Análises de cenários;

5.9 Elaborações de estratégias;

5.10 Planos de ação.

 

6 Participação e/ou promoção de eventos de empreendedorismo, utilizando técnicas de vendas e elaboração de pedidos.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Desenvolvimento de Projetos II 120h

1        Definição do tema do trabalho de conclusão de curso:

1.1           Importância;

1.2           Objetivos;

1.3           Principais pesquisadores/autores relacionados ao tema escolhido;

 

2        Leitura com identificação de elementos textuais e análise crítica de artigos científicos relacionados ao tema proposto:

2.1           Estrutura;

2.2           Palavras-chaves;

2.3           Importância do tema e justificativa;

2.4           Objetivos definidos;

2.5           Materiais e métodos;

2.6           Coerência entre objetivos, metodologia, resultados e considerações finais;

2.7           Levantamentos de problemas e hipóteses (confirmadas ou negadas);

 

3        Apresentação do tema proposto;

 

4        Apresentação e defesa de projetos (TCC ou artigo);

 

5        Organização do trabalho;

 

6        Orientações gerais sobre trabalho final de conclusão de curso (tcc, projetos, estágios etc.);

 

Pesquisa

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Desenvolvimento de Projetos 80h

1. Metodologia de Pesquisa:

1.1 Pesquisa (tipos e métodos); Estruturas;

1.2 Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

2 Projeto de pesquisa

 

3 Saga SENAI de Inovação

Projetos:

3.1 Diagnósticos;

3.2 Identificação de problemas;

3.3 Oportunidade de melhoria;

3.4 Proposição de soluções (descrição, argumentação, vantagens e implicações);

3.5 Cronograma;

3.6 Plano de ação;

3.7 Benchmarking e indicadores de desempenho;

3.8 Análise comparativa

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
SUSTENTABILIDADE NOS PROCESSOS INDUSTRIAIS 8h
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 12h
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 12h
INTRODUÇÃO A QUALIDADE E PRODUTIVIDADE 16h
INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA 4.0 24h
INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 60h
CRIATIVIDADE E IDEAÇÃO 24h
INFORMÁTICA APLICADA 80h
INFORMÁTICA APLICADA 80h
INTRODUÇÃO A PROCESSO DE MELHORIA E INOVAÇÃO 80h
INTRODUÇÃO A GESTÃO ORGANIZACIONAL 110h
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE MARKETING E VENDAS 80h
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NO APOIO A PROJETOS 40h
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE APOIO CONTÁBIL E FINANCEIRO 80h
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 80h
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE RH E DP 86h
PROJETO DE INOVAÇÃO 24h
PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS 80h
Prototipagem de projetos 24h