CARGA HORÁRIA TOTAL: 2100h
HABILITAÇÃO TÉCNICA
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Comunicação Empresarial | 40h | 1 A prática do discurso oral; 2 Comunicação: 1.1 Definição de comunicação; 1.2 Elementos essenciais de comunicação; 1.3 Tipos de comunicação; 1.4 Funções da linguagem; 1.5 Linguagem como sistema de signos; 1.6 Língua, linguagem e fala; 1.7 Linguagem oral e escrita; 1.8 Linguagem verbal e não-verbal; 1.9 A língua portuguesa e as variedades linguísticas; 1.10 Níveis de linguagem.
8.1 Relatório: estrutura, (tipos de atividade, de ocorrência, de estudo ou de pesquisa); 8.2 Estruturas-padrão de redação técnica; 8.3 Requisições; 8.4 Ordem de serviço; 8.5 Procuração; 8.6 Ofício; 8.7 Orçamento; 9.8 Declaração; memorando e circular; 9.9 Ofício e Edital; 9.10 Ata e pauta de reunião 9.11 E-mail corporativo; Cartas Comerciais. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Fundamentos de Administração | 60h | 1 Administração: 1.1 Função; 1.2 Origens; 1.3 Conceito; 1.4 Objeto. 2 Funções Administrativas: 2.1 Planejamento; 2.3 Organização; 2.4 Direção; 2.2 Controle. 3 Organogramas: 3.2 Definição; 3.3 Níveis Hierárquicos; 3.4 Linha e assessoria; 3.5 Tipos de organogramas. 4 As diversas abordagens: 4.1 Científica; 4.2 Clássica; 4.3 Relações Humanas; 4.4 Burocrática; 4.5 Neoclássica; 4.6 Sistêmica; 4.7 Contingencial. 5 A história da busca do aumento da produtividade e de resultados. 6 Estruturas organizacionais: 6.1 6.1Conceito; 6.2 Finalidade; 6.3 Processo e 6.4 Critérios de escolha, 6.5 Estrutura formal e informal; 6.6 Tipos de estruturas, 6.7 Análise e avaliação de estruturas; 6.8 Desafios e desenvolvimento organizacionais; 6.9 Departamentalização e etc. 7 Evolução e tendências da administração. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Fundamentos do Direito | 40h | 1 Direito e Legislação Conceitos básicos: 1.1 Norma jurídica; 1.2 Fontes do direito; 1.3 Principais ramos do direito. 2 Legislação Comercial: 2.1 Abertura de empresa; passos para abertura de uma empresa, cuidados a serem tomados (aspectos legais, contrato social, documentação dos sócios, preenchimento de impressos, planejamento estratégico e estrutura institucional); 2.2 Contratos: Definição e importância, princípios básicos, espécies, características e elaboração; 2.3 Títulos de crédito: Conceito, espécies e características; 2.4 Direito do consumidor: Órgãos de defesa, direitos e deveres das empresas, ações de indenização. 3 Fundamentos de Legislação Tributária 3.1 Conceito de Direito Tributário; 3.2 Noção geral de tributos; 3.3 Principais espécies de tributo; 3.4 Elementos da obrigação tributária; 3.5 Discriminação da competência tributária; 3.6 Principais tipos de impostos. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Informática Aplicada | 80h |
|
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com Formação Pedagógica. |
Matemática Aplicada | 80h | 1. Conhecimentos de matemática: 1.1 Porcentagem; 1.2 Fração; 1.3 Razão; 1.4 Proporção; 1.5 Regra de três; 1.6 Potenciação; 1.7 Radiciação; 1.8 Logaritmo (básico); 1.9 Função do 2º Grau: Definições, cálculos, capitalizações, espécies, aplicações, empréstimos e índices. 2 Financiamentos: curto prazo e longo prazo; 3 Introdução à matemática financeira; 3.1 Juros simples e composto, conceitos e cálculo; 3.2 Desconto simples e composto, conceitos e cálculo; 3.3 Equivalência de capitais, conceitos e cálculo; 3.4 Taxas nominal, efetiva, equivalente e acumulada, conceitos e cálculo. 4 Séries de pagamentos a anuidade: 4.1 Sistema de amortização constante (SAC); 4.2 Sistema de amortização Francês (SAF); 4.3 Sistema de amortização Americano (SAA). 5 Conceitos De Estatística: 5.1 População, amostra e organização dos dados, 5.2 Medidas de tendência central: média, moda e mediana; 5.3Medida de dispersão: amplitude, desvio padrão, 5.4 Gráficos Estatísticos. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Licenciatura em Matemática |
Administração Mercadológica e Processos Comerciais | 60h | 1. Introdução ao marketing: 1.1 Evolução; 1.2 Conceito; 1.3 Aplicação.
2 Tipos de Marketing: 2.1 Social; 2.2 Turístico; 2.3 Sustentável (marketing verde); 2.4 Digital; 2.5 Endomarketing; 2.6 Marketing de conteúdo; 2.7 Marketing de experiência; 2.8 Marketing de relacionamento e; 2.9 Outros (Acrescentar).
3 4Ps de marketing: 3.1 Produto: classificação, ciclo de vida, embalagem e marca; 3.2 Preço: métodos e estratégias de adequação de preço; 3.3 Promoção: propaganda, técnicas de promoção de vendas e relações públicas, estratégias de mensagem; 3.4 Praça: canais de distribuição e uso de intermediários, pesquisa mercadológica;
4 Segmentação de mercado: entendendo o público-alvo;
5 Cadeia de valor para o cliente: fidelização;
6 Eventos mercadológicos: requisitos, estrutura e organização;
7 Posicionamento no mercado: imagem, marca;
8 Relacionamento com o cliente: atendimento e técnicas de venda e negociação. Cadastros: manutenção e atualização. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Contabilidade Comercial | 60h | 1 Conceitos básicos de contabilidade: 1.1 Objeto; 1.2 Finalidade; 1.3 Princípios; 1.4 Técnicas e métodos/fórmulas.
2 Patrimônio: 2.1 Representação patrimonial e situação patrimonial.
3 Contas/Planos de contas
4 Depreciação, amortização e exaustão
5 Escrituração: 5.1 Atos e fatos contábeis.
6 Demonstrações contábeis: 6.1 Balancete; 6.2 Balanço patrimonial; 6.3 Demonstração de resultados de exercício; 6.4 Demonstração de fluxo de caixa.
7 Legislação tributária: 7.1 Obrigações de crédito tributário; 7.2Incidência dos impostos sobre atividade empresarial; 7.3 Impostos incidentes sobre receita, folha de pagamento e lucro empresarial; 7.4 Tributação de microempresa e empresa de pequeno porte (simples nacional). |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão Ambiental e da Qualidade | 60h | 1 Gestão da Qualidade 1.1 Conceito, controle e dimensões; 1.2 Demandas do mercado, exigência crescente de qualidade de produtos e serviços, competitividade; 1.3 O Brasil e sua inserção no cenário competitivo internacional: exigências de conformidade nas políticas de exportação e importação; 1.4 Confiabilidade e gerenciamento de falhas. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão da Produção e de Custos | 100h | 1 Gestão da Produção: 1.1 Histórico, Funções e sistemas. ; 1.2 Fluxogramas (Conceito, características, simbologia, tipos e técnicas); 1.3 Papel estratégico, objetivos e estratégias de produção; 1.4 Planejamento, controle de produção: capacidade produtiva e acompanhamento das necessidades de materiais; 1.5 Capacidade produtiva/Cronoanálise; 1.6 Layout (Conceito, objetivos, características e sua aplicabilidade); 1.7 Sistemas: Just In Time e Kanban; 1.8 MRP (Material transporte, fretes e cálculo de frete); 1.9 Equipamentos de movimentação; 1.10 Logística reversa;
2 Contabilidade de Custos: 2.1 Identificação e distribuição dos custos e despesas; 2.2 Estruturação do sistema de custos; 2.3 Alocação dos custos; 2.4 Critérios de rateio e apropriação de custos; 2.5 Formação de preço, margem de comercialização, mark-up; 2.6 Ponto de Equilíbrio; 2.7 Margem de Contribuição; 2.8 Alavancagem. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Processos de Recursos Humanos | 60h | 1. Gestão de Pessoas: 1.1 Objetivos e atividades da gestão de pessoal; 1.2 Evolução do termo RH na história.
2 Processo de agregar pessoas: 2.1 Recrutamento: técnicas/etapas, fontes, meios de divulgação, vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo; 2.2 Seleção: conceitos, como caracterizar o perfil de um candidato.
3 Processo de aplicar pessoas: 3.1Avaliação de desempenho: objetivos, diagnósticos, métodos; 3.2Modelagem do trabalho; Orientação das pessoas (O que é cultura, sua interferência no processo de crescimento da organização, Tipos de cultura e Identificação de clima organizacional).
4 Processo de recompensar pessoas: 4.1 Remuneração (cargos e salários): objetivos, organização e classificação; 4.2 Benefícios: políticas, legislação, fornecedores.
5 Processo de desenvolver pessoas: 5.1 Treinamento e desenvolvimento de pessoas: objetivos, identificação de necessidades, tipos, impactos sobre a qualidade do desempenho e alcance dos objetivos organizacionais.
6 Processo de manter pessoas: 6.1 Saúde ocupacional: Doenças Profissionais como: Lesão por Esforços Repetitivos - LER, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho - DORT e Distúrbios Psicossociais; conceitos básicos, NR 17; 6.2 Qualidade de vida no trabalho; 6.3 Atestado de Saúde Ocupacional – ASO - conceitos básicos.
7 Organização de eventos: requisitos, procedimentos, técnicas: 7.1 Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade, arquivamento. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Rotinas de Pessoal | 80h | 1 CLT- Consolidação das Leis do Trabalho 1.1 Histórico e fundamentos da; 1.2 Contratação; 1.3 Processo de admissão; 1.4 Documentos e registros; 1.5 Legislação trabalhista; 1.6 Jornada de trabalho; 1.7 Contratos; 1.8 Controle de frequência.
2 Folha de Pagamento: 2.1 Salário, remuneração, adicional, descontos; 2.2 Adicional: Hora extra, descanso semanal remunerado, adicional noturno, Insalubridade, Periculosidade e outros; 2.3 Descontos: INSS, IR, Vale transporte, vale refeição, vale alimentação, faltas, contribuição sindical, outros.
3 Férias.
4 Décimo terceiro Salário
5 Rescisão do Contrato de Trabalho
6 Obrigações Trabalhistas e calendário de atividades do departamento;
7 E social - Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade e arquivamento. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Coordenação de Equipes | 40h | 1 Liderança: 1.1 Estilos de liderança (Autocrática, Democrática, Liberal e suas derivações); 1.2 Perfil do líder no século XXI; 1.3 Fatores motivacionais (Teorias Motivacionais); 1.4 Tomada de decisão; 1.5 Estratégias e meios de comunicação com a equipe; 1.6 Valores, atitudes e satisfação com o trabalho (Desenvolvimento de Soft Skills).
2 Planejamento estratégico na gestão de pessoas, plano de trabalho, definição de metas, objetivos e indicadores;
3 Avaliação de desempenho: análise de resultados, definição de planos de melhoria e acompanhamento.
4 Políticas de desenvolvimento de pessoas: 4.1 Identificação de necessidades de capacitação e treinamento com base no desempenho da equipe; 4.2 Elaboração de proposta preliminar.
5 Técnicas de organização e condução de reuniões;
6 Administração e Negociação de conflitos;
7 Delegação;
8 Empowerment
9 Ética Empresarial
10 Relacionamento Interpessoal Equipe, time e grupo. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Desenvolvimento de Projetos I | 20h | 1 Normas técnicas para formatação e apresentação de trabalho acadêmico e científico. 2 Normalização de referências. 3 Projeto de pesquisa 3.1 Definição; 3.2 Tipos; 3.3 Características; 3.4 Aplicação; 3.5 Inovação e tecnologia. 4 Metodologia de pesquisa científica 5 Orientações gerais sobre trabalho final de conclusão de curso (tcc, projetos, estágios etc.) 6. Conceituação e Hierarquização de Atividades de Pesquisa. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Prática Profissional Simulada | 120h | 1 Empreendedorismo: 1.1 Conceitos de empreendedorismo; 1.2 Tipos de empreendedorismo; 1.3 Habilidades empreendedoras; 1.4 Empreendedores de sucesso – estudos de casos.
2 Identificação de oportunidades de negócios.
3 Modelagem de negócios
4 Tendências culturais (Potencialidades locais).
5 Plano de negócios: 5.1 Análises mercadológica (Plano de marketing: segmentação, posicionamento, portfólio de produtos, análise da concorrência, modalidade de vendas, material de divulgação e campanha publicitária); 5.2 Análise financeira; 5.3 Definição de estratégias de iniciação do negócio; 5.4 Avaliação do empreendimento: indicadores de desempenho; 5.5 Planejamento estratégico; 5.6 Principais etapas; 5.7 Identidades organizacional; 5.8 Análises de cenários; 5.9 Elaborações de estratégias; 5.10 Planos de ação.
6 Participação e/ou promoção de eventos de empreendedorismo, utilizando técnicas de vendas e elaboração de pedidos. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Desenvolvimento de Projetos II | 120h | 1 Definição do tema do trabalho de conclusão de curso: 1.1 Importância; 1.2 Objetivos; 1.3 Principais pesquisadores/autores relacionados ao tema escolhido;
2 Leitura com identificação de elementos textuais e análise crítica de artigos científicos relacionados ao tema proposto: 2.1 Estrutura; 2.2 Palavras-chaves; 2.3 Importância do tema e justificativa; 2.4 Objetivos definidos; 2.5 Materiais e métodos; 2.6 Coerência entre objetivos, metodologia, resultados e considerações finais; 2.7 Levantamentos de problemas e hipóteses (confirmadas ou negadas);
3 Apresentação do tema proposto;
4 Apresentação e defesa de projetos (TCC ou artigo);
5 Organização do trabalho;
6 Orientações gerais sobre trabalho final de conclusão de curso (tcc, projetos, estágios etc.);
Pesquisa |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Desenvolvimento de Projetos | 80h | 1. Metodologia de Pesquisa: 1.1 Pesquisa (tipos e métodos); Estruturas; 1.2 Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
2 Projeto de pesquisa
3 Saga SENAI de Inovação Projetos: 3.1 Diagnósticos; 3.2 Identificação de problemas; 3.3 Oportunidade de melhoria; 3.4 Proposição de soluções (descrição, argumentação, vantagens e implicações); 3.5 Cronograma; 3.6 Plano de ação; 3.7 Benchmarking e indicadores de desempenho; 3.8 Análise comparativa |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
SUSTENTABILIDADE NOS PROCESSOS INDUSTRIAIS | 8h | |||
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 12h | |||
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO | 12h | |||
INTRODUÇÃO A QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | 16h | |||
INTRODUÇÃO A INDÚSTRIA 4.0 | 24h | |||
INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 60h | |||
CRIATIVIDADE E IDEAÇÃO | 24h | |||
INFORMÁTICA APLICADA | 80h | |||
INFORMÁTICA APLICADA | 80h | |||
INTRODUÇÃO A PROCESSO DE MELHORIA E INOVAÇÃO | 80h | |||
INTRODUÇÃO A GESTÃO ORGANIZACIONAL | 110h | |||
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE MARKETING E VENDAS | 80h | |||
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NO APOIO A PROJETOS | 40h | |||
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE APOIO CONTÁBIL E FINANCEIRO | 80h | |||
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA | 80h | |||
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE RH E DP | 86h | |||
PROJETO DE INOVAÇÃO | 24h | |||
PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS | 80h | |||
Prototipagem de projetos | 24h |