Área de Atuação ALIMENTOS

Curso FABRICAÇÃO DE LANCHES SAUDÁVEIS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 20h

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
FABRICAÇÃO DE LANCHES SAUDÁVEIS 20h 1. Alimentos para fins especiais: a. Intolerâncias; b. Doenças; c. Alergias alimentares; d. Alimentos funcionais; e. Matérias-primas disponíveis; f. Legislação: i. Matérias primas; ii. Rotulagem; iii. Cuidados e limitações comerciais; 2. Fabricação de Produtos para dietas especiais: a. Diet e light; b. Sem glúten; c. Sem lactose; d. Sem lácteos e derivados; e. Rico em fibras; f. Grupos específicos: i. Crianças; ii. Adultos; iii. Idosos; iv. Gestantes; v. Etc. 3. Boas Práticas de Fabricação e Serviços de Alimentação aplicados à produção de alimentos para fins especiais: a. Noções básicas para o preparo de alimentos seguros; b. Contaminação Cruzada; 4. Alimentos Saudáveis: a. Conceito; b. Impactos na Saúde; c. Importância e valorização pela sociedade; d. Perfil do público consumidor. 5. Insumos Orgânicos característicos empregados na produção de lanches saudáveis: a. Tipos: i. Cereais; ii. Frutas; iii. Verduras; iv. Legumes; v. Carnes de Pescados e Aves; vi. Laticínios; vii. Azeites; viii. Temperos; ix. Ervas; x. Raizes; xi. Ovos. b. Características sensoriais e organolépticas. 6. Processos de Produção de Alimentos Saudáveis com Insumos Organicos: a. Tipos de alimentos saudáveis: i. Entradas e Saladas; ii. Pratos Quentes; iii. Sobremesas. b. Técnicas e critérios de preparo de alimentos saudáveis; c. Fracionamento e acondicionamento de insumos; d. Cuidados na manipulação de insumos e produtos; e. Equipamentos de produção e acondicionamento; f. Equipamentos e utensilios; g. Técnicas de Cocção; h. Técnicas para diminuição de açúcares e sódio; i. Finalização e acabamento de alimentos saudáveis. 1. Ética profissional 2. Organização do Trabalho 3. Planejamento e organização Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.