CARGA HORÁRIA TOTAL: 720h
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Leitura e Comunicação | 20h | 1 Trabalho em equipe 1.1 Cooperação 1.2 Divisão de papéis e responsabilidades 1.3 Compromisso com objetivos e metas 1.4 Relações com o líder 2 Internet (World Wide Web) 2.1 Normas de uso 2.2 Navegadores 2.3 Sites de busca 2.4 Download e gravação de arquivos 2.5 Correio eletrônico 2.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 3 Informática 3.1 Sistema Operacional 3.1.1 Fundamentos e funções 3.1.2 Barra de ferramentas 3.1.3 Utilização de periféricos 3.1.4 Organização de arquivos (Pastas) 3.1.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 3.1.6 Área de trabalho 3.1.7 Compactação de arquivos 3.2 Editor de Textos 3.2.1 Tipos 3.2.2 Formatação 3.2.3 Configuração de páginas 3.2.4 Importação de figuras e objetos 3.2.5 Inserção de tabelas e gráficos 3.2.6 Arquivamentos 3.2.7 Controles de exibição 3.2.8 Correção ortográfica e dicionário 3.2.9 Quebra de páginas 3.2.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 3.2.11 Marcadores e numeradores 3.2.12 Bordas e sombreamento 3.2.13 Colunas 3.2.14 Controle de alterações 3.2.15 Impressão 4 Comunicação 4.1 Identificação de textos técnicos 4.2 Relatórios 4.3 Atas 4.4 Memorandos 4.5 Resumos 5 Linguagem técnica 5.1 Jargão 5.2 Características 6 Níveis de Fala 6.1 Linguagem coloquial 6.2 Gíria 6.3 Linguagem culta 7 Elementos da Comunicação 7.1 Emissor 7.2 Receptor 7.3 Mensagem 7.4 Canal 7.5 Ruído 7.6 Código 7.7 Feedback. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Relações Sócio-Profissionais, Cidadania e Ética | 24h | 1. Cultura e Trabalho 1.1 História e a cultura do trabalho no Brasil; 1.2 A relação da cultura local com a organizaçãod o trabalho. 2. Composição do Território Nacional 2.1 Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; 2.1 Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; 2.2 Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; 2.3 Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; 2.4 Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais. 3. Ética 3.1 Código de conduta; 3.2 Respeito às individualidades pessoais; 3.3 Ética nas relações interpessoais; 3.4 Ética nos relacionamentos profissionais; 3.5 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. 4. Código de ética profissional; 4.1 Senso moral; 4.2 Consciência moral; 4.3 Cultura, história e dilema; 4.4 Cidadania; 4.5 Comportamento social; 4.6 Direitos e deveres individuais e coletivas; 4.7 Valores pessoais e universais; 4.8 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos. 4. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 4.1 Respeito; 4.2 Cordialidade; 4.3 Disciplina; 4.4 Empatia; 4.5 Responsabilidade; 4.6 Comunicação; 4.7 Cooperação. 5. Direitos Humanos 5.1Conceito; 5.2 Declaração universal dos direitos humanos; 5.3 Código de direitos humanos (conceito, aplicação); 5.4 Violência (com origem no assédio e discriminação); 5.5 Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades); 5.6 Estatuto do idoso. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança do Trabalho | 36h | 1. Segurança no Trabalho: 1.1 Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; 1.2 Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos; 1.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções; 1.4 Normas básicas de segurança. 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1 Mapa de riscos (Finalidades); 2.2 Inspeções de segurança; 2.3 Sinalizações de segurança; 2.4 Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI; 2.5 PPRA: (Conceito, finalidades). 3. Qualidade Ambiental: 3.1 Homem e o meio ambiente; 3.2 Prevenção à poluição ambiental; 3.3 Aquecimento global; 3.4 Descarte de resíduos; 3.5 Reciclagem de resíduos; 3.6 Reciclagem de resíduos; 3.7 Uso racional de Recursos e Energias disponíveis; 3.8 Energias renováveis. 3.9 Segurança no trabalho 3.10 Comportamento seguro; 3.11 Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress. 4. Segurança no Trabalho: 4.1 Procedimentos de segurança no trabalho; 4.2 Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações). 4.3 Saúde ocupacional 4.4 Conceito; 4.5 Exposição ao risco. 4.6 Meio ambiente e sustentabilidade: 4.7 Responsabilidades socioambientais; 4.8 Políticas públicas ambientais; 4.9 A indústria e o meio ambiente. 5. Álcool, tabaco e outras drogas 5.1 Características; 5.2 Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas. 6. Dependência Química x Trabalho 6.3 Impactos no desempenho profissional; 6.4 Exposição a riscos; 6.5 Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. 7.Temas associados à saúde sexual: 7.1 Respeito às individualidades da pessoa; 7.2 Saúde sexual e reprodutiva: conceitos e implicações; 7.3 Combate à violência sexual baseada em questões de gênero; 7.4 Violência sexual: causas, consequências e implicações legais. 8. Educação Sexual 8.1 Promoção da educação sexual; 8.2 Promoção dos cuidados de saúde perinatais; 8.3 DSTs e AIDS; 8.4 Direito de escolha (contracepção); 8.5 Direito de respeito (identidade sexual). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Planejamento e Organização do Trabalho | 20h | 1.Conceitos de organização e disciplina no trabalho: 1.1 Organização do Tempo; 1.2 Organização de Compromissos; 1.3 Organização de Atividades; 1.4 A organização do local de trabalho. 2. Organização do trabalho 2.1 Estruturas hierárquicas; 2.2 Sistemas administrativos; 2.3 Gestão organizacional. 3. Trabalho e profissionalismo: 3.1 Administração do tempo; 3.2 Autonomia e iniciativa; 3.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia. 3.4 Diretrizes empresariais 3.5 Missão; 3.5 Visão; 3.6 Política da Qualidade. 4. Conceitos de grupo e equipe 4.1 Trabalho em equipe 4.2 Trabalho em grupo; 4.3 O relacionamento com os colegas de equipe; 4.4 Responsabilidades individuais e coletivas; 4.5 Cooperação; 4.6 Divisão de papéis e responsabilidades; 4.7 Compromisso com objetivos e metas. 5. Comportamento e equipes de trabalho: 5.1O homem como ser social; 5.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais; 5.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento; 5.4 Fatores de satisfação no trabalho. 6. A relação com o líder: 6.1 Estilos de liderança: democrático, centralizador e liberal; 6.2 Papéis do líder; 6.3 Como apresentar críticas e sugestões. 7. Controle emocional no trabalho: 7.1 Perceber e expressar emoções no trabalho; 7.2 Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho. 8. Trabalho em equipe: 8.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho; 8.2 Cooperação; 8.3 Ajustes interpessoais. 9. Planejamento 9.1 Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento; 9.2 Conceito de planejamento; 9.3 Técnicas e ferramentas de planejamento. 10. Qualidade 10.1 Conceito; Aplicação. 10.2 Qualidade Total: Conceito; Eficiência; Eficácia; 11.Melhoria Contínua. 11.1 Ferramentas da Qualidade 11.2 5 S; 11.3 Ciclo PDCA; 11.4 Brainstorming. 12. Iniciativa 12.1 Conceito; 12.2 Importância, valor no trabalho; 12.3 Formas de demonstrar iniciativa; 12.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. 13. Formas alternativas de geração de trabalho 13.1 Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas); 13.2 Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). 14. Desenvolvimento profissional 14.1 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional; 14.2 Empregabilidade. 15. Empreendedorismo 15.1 Etapas da constitui8ção de um negócio; 15.2 Órgãos de fomento. 16. Auto empreendedorismo 16.1 Características empreendedoras; 16.2 Atitudes empreendedoras; 16.3 Autorresponsabilidade e empreendedorismo; 16.4 A construção da missão pessoal; 16.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento; 16.6 Persuasão e rede de contatos; 16.7 Independência e autoconfiança; 16.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento. 17. Sistema tributário: 17.1 Tributos federais; 17.2 Tributos Estaduais; 17.3 Tributos Municipais; 17.4 Sistemas de arrecadação: formas e responsabilidades; 17.5 Aplicação de tributos. 18. Educação fiscal 18.1 PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal (conceito e aplicação); 18.2 Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações); 18.3 Prática cidadã e transformação social; 18.4 Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos; 18.5 Lei de responsabilidade fiscal. 18.6 Educação Financeira 18.7 Educação financeira pessoal / familiar (conceito); 18.8 Tomada de decisões; 18.9 Consumo: necessidades básicas, apelos comerciais, criação de necessidades. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Raciocínio Lógico e Análise de Dados | 20h | 1. Lógica 1.1 Fundamentos básicos: Raciocínio lógico; Proposições; Valor lógico (falso /verdadeiro); 1.2 Princípios Básicos: Princípio da Identidade; Princípio da não contradição; Princípio de Terceiro Excluído. 2. Sequências 2.1 Sequências de figuras; 2.2 Sequências de palavras; 2.3 Sequências de números. 3. Conjuntos 3.1 Conceito; 3.2 Propriedades; 3.3 Representação; 3.4 Conjuntos especiais; 3.5 Operações entre conjuntos: Interseção de conjuntos; União de conjuntos; Diferença de conjuntos; Complementar de um conjunto. 4. Frações 4.1 Conceito; 4.2 Tipos de frações: Fração própria; Fração imprópria; Fração aparente; Frações equivalentes (simplificar frações); Frações decimais; Adição e multiplicação de frações. 5. Razões e Proporções 5.1 Razão: Conceito; Tipos (inversas, equivalentes, irredutível); Propriedades. 5.2 Proporção: Conceito; Tipos (múltipla, contínua, terceira proporcional, quarta proporcional, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais). 6. Percentagem 6.1 Conceitos gerais: desconto; abatimento; lucro; prejuízo; 6.2 Razão percentual: conceito; 6.3 Representação: forma; percentual; forma fracionária; forma decimal. 7. Técnicas de Resolução de Problemas 7.1 Sequência de passos: Detalhar as variáveis do problema; Encontrar possíveis soluções; Escolher a solução adequada; 7.2 Executar a solução escolhida; Revisar e atualizar os dados. 8. Planilhas Eletrônicas 8.1 Funções/finalidades; 8.2 Linhas, colunas e endereços de células; 8.3 Formatação de células; 8.4 Configuração de páginas; 8.5 Inserção de Fórmulas; 8.6 Classificação e filtro de dados. 8.7 Gráficos, quadros e tabelas 8.8 Finalidade; 8.9 Organização; 8.10 Representações gráficas; 8.11 Ferramentas computacionais. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Ciências dos Alimentos | 100h | 1 - Cálculos matemáticos 1.1 - Razão e proporção 1.2 - Porcentagem 1.3 -Regra de três simples 1.4 - Unidades e conversão de medida 1.5 - Sistema Internacional de Unidades 1.6 - Massa 1. 7- Comprimento 1.8 - Volume 1.9- Área 1.10- Pressão 1.11- Temperatura 1.12- Vazão 1.13- Estatística 1.14- Amplitude 1.15- População 1.16- Média 1.17- Mediana 1.18- Desvio padrão 1.19- Variância 1.20- Coeficiente de variação 1.21- Química aplicada 1.22- Periodicidade 1.23- Ligações químicas 1.24- Funções 1.25- Inorgânicas 1.26- Orgânicas 1.27- Reações químicas 1.28- Composição química dos alimentos 1.27- Água 1.28- Estrutura 1.29- Umidade 1.30-Atividade de água 1.31- Carboidratos 1.32- Estrutura 1.33- Classificação 1.34- Proteínas e enzimas 1.35- Estrutura 1.36- Classificação 1.37- Lipídios 1.38-Estrutira 1.39- Classificação 1.40- Sais minerais 1.41- Solubilidade 1.42- Vitaminas 1.43- Solubilidade 1.44- Estabilidade 1.45- Pigmentos 1.46- Solubilidade 1.47- Ácidos orgânicos 1.48- Classificação das matérias-primas 1.49- Aditivos 1.50- Classificação 1.51- Intencionais 1.52- Coadjuvantes 1.53- Principais classes de aditivos 1.54- Conservantes 1.55- Espessantes 1.56- Antioxidantes 1.57- Emulsificantes 1.58- Edulcorantes 1.59- Aromas 1.60- Corantes 1.61- Estabilizantes 1.62- Umectantes 1.63- Antiumectantes 1.64- Acidulantes 1.65- Métodos de conservação de alimentos 1.66- Frio 1.67- Calor 1.68- Desidratação/secagem 1.69-Adição de soluto 1.70- Defumação 1.71- Fermentação 1.72- Aditivos 1.73- Irradiação 1.74- Atmosfera controlada e modificada 1.75- Uso de novas tecnologias 1.76- Princípios de operações unitárias 1.77- Definição 1.78- Tipos 1.79- Mecânicas 1.80- Transferência de calor 1.81- Transferência de massa 1.82- Geração de utilidades 1.83- Vapor 1.84- Frio 1.85- Ar comprimido 1.86- Embalagens 1.87- Primária 1.88- Secundária 1.89- Terciária 1.90- Materiais 1.91- Papel/papelão 1.92- Plástico 1.93- Metal 1.94- Vidro 1.95- Compostos 1.96-Rotulagem | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Eletromecânica | 60h | 2. Conceitos Básicos: 2.1 Metrologia 2.2 Unidade de medida 2.3 Resultado da medição 2.4 Erro de medição 2.5 Exatidão da medição 2.6 Incerteza da medição 2.7 Tolerância 28. Calibração 2.9 Transformação de unidades e medidas 2.2. - Desenho técnico e aplicação na indústria: 2.2.1 - Nomenclatura e tamanhos de formatos padronizados de papel; 2.2.2- Figuras sólidas geométricas 2.2.3- Linhas e cotagem 2.2.4- Projeções ortogonais 2.2.5 - Perspectiva isométrica 2.2.6- Supressão de vistas 2.2.7- Escalas 2.2..8- Indicação do estado de superfície 2.2.9- Cortes e secção 2.2.10- Omissão de corte 2.2.11- Conhecimentos de manuais e catálogos técnicos 2.3- Lubrificação 2.3.1- Princípios 2.3.2- Substancias lubrificantes 2.3.3- Atrito e suas influencias 2..3.4- Características dos lubrificantes 2.3.5- Óleos, graxas e aditivos. 2.3.6- Tipos de lubrificantes 2.3.7- Lubrificantes de grau alimentício 2.3.8- Lubrificação de equipamentos 2.3.9- Métodos de lubrificação 2.3.10- Armazenamento, manuseio e controle. 2.3.11- Contaminantes 2.3.12- Lubrificação preventiva e corretiva 2.4- Teoria eletrônica da eletricidade 2.4.1- Fundamentos da eletrostática 2.4.2- Matéria e átomo 2.4.3- Cargas elétricas 2.4.4- Formas de eletrização dos corpos 2.5- Energia e suas formas 2.5.1- Formas de energia 2.5.2- Conversão de energia 2.6- Fontes de energia elétrica 2.6.1- Energia renovável 2.6.2- Energia não renovável 2.7- Geração, Transmissão, Distribuição e Padrão de Fornecimento de Energia Elétrica: 2.7.1- Tipos de usinas geradoras de energia elétrica 2.7.2- Transmissão de energia elétrica 2.7.3- Distribuição de energia elétrica 2.8- Grandezas elétricas: 2.8.1- Corrente elétrica 2.8.2- Tensão elétrica 2.8.3- Resistencia elétrica 2.8.4- Potencia elétrica 2.8.5- Magnetismo e Eletromagnetismo 2.8.6- Fenômenos Magnéticos e eletromagnéticos 2.8.7- Uso Racional de Energia 2.8.8- Dicas para uso correto da energia 2.8.9- Calculo de consumo da energia elétrica 2.8.10- Dicas de segurança 2.9- Elementos eletromecânicos 2.9.1- Dispositivos eletromecânicos 2.9.2- Acionadores 2.9.3- Atuadores 2.10- Manutenção 2.10.1- Princípios, conceitos e tipos de manutenção; 2.10.2- Ferramentas manuais 2.10.3- Planejamento e controle da manutenção 2.10.4- Inspeção visual de máquinas e equipamentos 2.10.5- Preenchimento de checklist de manutenção 2.10.6- Indicação de avarias, desgastes e substituição de peças. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Automação | 40h | 1 - Grandezas elétricas 1.1- Corrente elétrica 1.2 - Tensão elétrica 1.3- Resistência 1.4- Potencia 1.5- Energia 1.6- Medição de grandezas elétricas 1.6.1- Botões de comando e sinalizadores 1.6.1 - Acionamento de cargas resistivas, indutivas e capacitivas. 1.6.3 - Sistema elétrico monofásico e trifásico 1.6.4 - Instalações elétricas monofásicas e trifásicas 1.6.5 - Máquinas elétricas 1.6.6- Sensores de temperatura, pressão e umidade. 1.6.7- Controladores de temperatura 1.7- Tipos de manutenção 1.7.1- Corretiva 1.7.2- Preventiva 1.7.3- Preditiva 1.7.4- Detectiva 1.8- Execução de manutenção 1.8.1- Plano de manutenção 1.8.2- Manuais técnicos 1.8.3- Execução do plano 1.9- Montagem de equipamentos | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Matérias-Primas e Insumos Convencionais e Alternativos | 80h | 1 - Matéria-prima de origem vegetal (Grãos e cereais) 1.1 - Fisiologia de grãos e cereais 1.1.1 - Fotoperiodismos 1.1.2 - Fotomorfogênese 1.2 - Classificação de grãos e cereais 1.2.1 - Classes 1.2.2 - Grupo e Subgrupo 1.2.3 - Variedades 1.3.4 - Características físicas e químicas 1.3.5- Tipos de Perigos para a Segurança dos Alimentos: Químicos, Físicos e Biológicos Legislação, normas e fiscalização pertinentes a produtos de origem vegetal 2 - Carnes (bovinos, bubalinos, equídeos, suínos, aves, caprinos, ovinos , pescados e carnes exóticas) 2.1- Sistemas de produção e criação 2.2-Raças, linhagens e espécies 2.3- Natureza das carnes 2.4- Composição química e o valor nutricional de carnes 2.5- Características organolépticas de carnes 2.6- Tipos de Perigos para a Segurança dos Alimentos: Químicos, Físicos e Biológicos Legislação, normas, regulamentos técnicos e fiscalização pertinentes para produtos de origem animal 2.7- Principais doenças relacionadas a carnes 2.8- Relação da matéria-prima com os processamentos de carnes 2.9- Segurança no Trabalho 2.30- Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características 2.31- Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos 2.32- Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções 2.33- Mapa de riscos (Finalidades) Inspeções de segurança 2.34- Orientações de prevenção de acidentes 2.35- Sinalizações de segurança 2.36- Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI 2.37- PPRA: (Conceito, finalidades) Ética Ética nos relacionamentos profissionais Ética no desenvolvimento das atividades profissionais Habilidades básicas do relacionamento interpessoal Respeito Cordialidade Disciplina Empatia Responsabilidade Comunicação Cooperação | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Processo de Fabricação de Rações (Cavalo, Peixes, aves) | 220h | 1- Fabricação de Raçõs 1.1- Cadeia produtiva da ração 1.2- Valor nutricional do ração 1.3- Propriedades químicas, físicas e microbiológicas da ração 1.4- Características organolépticas da ração 1.5- Principais contaminações relacionadas a ração 1.6- Condições higiênico-sanitárias específicas para obtenção da matéria-prima 1.7- Tipos de Perigos para a Segurança dos Alimentos: Químicos, Físicos e Biológicos 1.8- Legislação, normas, regulamentos técnicos e fiscalização pertinentes para produtos de origem animal 1.9- Fluxogramas de produção de ovos e derivados 1.10- Classificação das rações 1.11- Etapas do processamento de produtos e subprodutos 1.12- Métodos de conservação em processo 1.13- Parâmetros de Qualidade das rações 1.14- Aditivos 1.15- Classificação dos ingrdientes 1.16- Função dos insumos 1.17- Produtos de ração animal 1.18- Ração farelada 1.19- Ração peletizada 1.20- Ração extrusada 1.21- Ração flocada 1.22- Subprodutos (gerados no processo, aplicação e destinação) 1.23- Embalagens para ração e derivados 1.24- Instalações, equipamentos, utensílios e instrumentos, utilizados nos processamentos 1.25- Procedimentos de higienização e sanitização de instalações, equipamentos, utensílios e instrumentos 1.26- Procedimentos de higienização e sanitização de embalagens para rações e derivados 1.27- Máquinas e equipamentos: tipos, características, finalidades, funcionamento e operação 1.28- Ferramentas e utensílios: tipos, características, finalidades e manuseio 1.29- Boas práticas de fabricação 1.30- Procedimentos operacionais 1.31- Unidades de medida: peso, volume, temperatura 1.32- Noções de características da matéria-prima 1.33- Fluxo dos processos 1.34- Legislação, normas e fiscalização pertinentes para produtos de origem animal 1.35- Estruturas hierárquicas 1.36- Sistemas administrativos 1.37-Gestão organizacional 1.38- Prevenção à poluição ambiental 1.39- Descarte de resíduos 1.40- Reciclagem de resíduos 1.41- Uso racional de recursos e energias disponíveis 1.42- Energias renováveis 1.43- Qualidade de vida | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Peletização e Extrusão | 60h | 1.1- Relações com o mercado 1.2- Planejamento e Controle da Produção 1.3- Definição (safra e entre safra) 1.4- Indicadores de resultados: das metas, de eficiência, de eficácia 1.5- Fluxo de processos de produção 1.6- Tipos e características Contínua e descontinua 1.7- Produção por fase 1.8- Cronograma 1.9- Avaliação do desempenho da produção 1.10- Manutenção de Máquinas, Equipamentos e Instrumentos 1.11- Responsabilidade (setores responsáveis) 1.12- Plano de Manutenção (Preditiva, Preventiva, Corretiva) Cronograma de manutenção 1.13- Plano de Contingência Conceito 1.14- Virtudes Profissionais: 1.15- Conceitos e Valor 1.16- Responsabilidade 1.17-Iniciativa 1.18- Honestidade 1.19- Sigilo 1.20- Prudência 1.21- Perseverança 1.22- Imparcialidade 1.23- Respeito 1.24- Cordialidade 1.25- Disciplina 1.26- Empatia 1.27-Responsabilidade 1.28- Comunicação e Cooperação | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Estocagem, expedição e distribuição | 40h | 3. Estocagem, 3.1- Expedição e distribuição de Produtos e Subprodutos 3.2- Características de estocagem, 3.3Técnicas de estocagem de produtos e subprodutos 3.4- Legislações, normas 3.5- Procedimentos pertinentes a estocagem, expedição e distribuição de produtos 3.6- Legislação e Normas higiênico-sanitárias para conservação, expedição e distribuição de subprodutos e produtos | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |