Área de Atuação ALIMENTOS

Curso OPERADOR DE PROCESSAMENTO DE FRUTAS E HORTALÍÇAS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 520h

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Fundamentos da Comunicação e Informação 20h 1. Comunicação 1.1. Elementos da comunicação 1.1.1. Emissor 1.1.2. Mensagem 1.1.3. Canal 1.1.4. Receptor 1.2. Estrutura de frases e parágrafos 1.3. Produção textual 1.3.1. Descrição 1.3.2. Narração 1.3.3. Dissertação 1.4. Gramática aplicada ao texto 1.5. Técnicas de argumentação 2. Interpretação de texto 2.1. Informativos (jornalísticos e técnicos) 2.2. Literários 3. Produção de texto 3.1. Relatórios 3.2. Atas 3.3. Cartas comerciais 4. Documentação Técnica 4.1. Conceito 4.2. Documentos técnicos aplicáveis à produção: 4.2.1. Tipos 4.2.2. Características 4.2.3. Finalidades 5. Tipos de informações 6. Formas de apresentação de dados e informações 7. Responsabilidades dos usuários 8. Tipos de Pesquisa 8.1. Bibliográfica 8.2. Em publicações eletrônicas 8.3. De campo 9. Apresentação de resultados de pesquisas 9.1. Tema 9.2. Objetivo 9.3. Apresentação 9.4. Método utilizado 9.5. Desenvolvimento e análise das informações 9.6. Síntese das Informações 9.7. Citação 9.8. Referências Bibliográficas (fontes de consulta) 10. Sistema operacional 10.1. Fundamentos e funções 10.2. Barra de ferramentas 10.3. Utilização de Acessórios 10.4. Criação de diretórios 10.5. Pesquisa de arquivos e diretórios 10.6. Área de trabalho 10.7. Criação de atalhos 10.8. Ferramentas de sistemas 10.9. Compactação de arquivos 11. Editor de Textos 11.1. Tipos 11.2. Formatação 11.3. Configuração de páginas 11.4. Importação de figuras e objetos 11.5. Inserção de tabelas e gráficos 11.6. Arquivamentos 11.7. Controles de exibição 11.8. Correção ortográfica e dicionário 11.9. Quebra de páginas 11.10. Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens. 11.11. Marcadores e numeradores 11.12. Bordas e sombreamento 11.13. Colunas 11.14. Ferramentas de desenho 12. Internet 12.1. Normas de uso 12.2. Navegadores 12.3. Sites de busca 12.4. Download e gravação de arquivos 12.5. Correio eletrônico 12.6. Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 13. Comunicação em equipes de trabalho 13.1. Dinâmica do trabalho em equipe 13.2. Busca de consenso; 13.3. Gestão de Conflitos. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Relações Sócio-profissionais, Cidadania e Ética 20h 1. Cultura e Trabalho 1.1 História e a cultura do trabalho no Brasil 1.2 A relação da cultura local com a organização do trabalho 2. Território Nacional 2.1 Composição do Território Nacional 2.1.1 Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.2 Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.3 Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.4 Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.5 Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 3. Ética 3.1 Código de conduta 3.2 Respeito às individualidades pessoais 3.3 Ética nas relações interpessoais. 3.4 Ética nos relacionamentos profissionais 3.5 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. 4. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 4.1 Respeito 4.2 Cordialidade 4.3 Disciplina 4.4 Empatia 4.5 Responsabilidade 4.6 Comunicação 4.7 Cooperação 5. Ética 5.1 Código de ética profissional 5.2 Senso moral 5.3 Consciência moral 5.4 Cultura, história e dilema 5.5 Cidadania 5.6 Comportamento social 5.7 Direitos e deveres individuais e coletivos 5.8 Valores pessoais e universais 5.9 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos 6. Ética profissional 7. Virtudes profissionais: conceitos e valor 7.1 Responsabilidade 7.2 Iniciativa 7.3 Honestidade 7.4 Sigilo 7.5 Prudência 7.6 Perseverança 7.7 Imparcialidade 8. Direitos Humanos 8.1 Conceito 8.2 Declaração universal dos direitos humanos 8.3 Código de direitos humanos (conceito, aplicação) 8.4 Violência (com origem no assédio e discriminação) 8.5 Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades) 8.6 Estatuto do idoso 9. Orientação sexual (Identidade) 10. Assédio e Discriminação 10.1 Efeitos psicológicos, sociais e legais 10.2 Impactos no trabalho 10.3 Políticas públicas de prevenção 11. Noções de direitos trabalhistas 11.1 Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito) 12. Contrato individual de trabalho 12.1 Conceito 12.2 Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja, não proibida em lei) 12.3 Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família) 12.4 Licença paternidade 12.5 Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 13. Jornada de Trabalho 13.1 Limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT. 13.2 Horas extras 13.3 Trabalho noturno 13.4 Repouso semanal 13.5 Férias remuneradas 13.6 Coletivas 14. Sujeitos do contrato 14.1 Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário) 14.2 Empregador 15. Dissolução do contrato de trabalho ] 15.1 Resilição 15.2 Resolução 15.3 Rescisão 16. Aviso Prévio 17. Legislação previdenciária 17.1 Noções de direitos previdenciários 17.2 A previdência social 17.2.1 Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial) 17.3 Atendimento 17.3.1 Cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada 17.3.2 Proteção à maternidade, especialmente à gestante 17.3.3 Proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário 17.3.4 Salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda 17.3.5 Pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes 17.4 Legislação Previdenciária 17.4.1 Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações) 17.4.2 Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas) 17.4.3 Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo) 18. Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS 18.1 Conceito 18.2 Aplicação 19. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA 19.1 Conceito (Estatuto, criança, adolescente) 19.2 Características do ECA 19.3 Conselho Tutelar 19.3.1 Constituição 19.3.2 Atribuições 20. Estatuto da Juventude 20.1 Conceito 20.2 Importância 20.3 Disponibilidade 20.4 Capítulo II - Seção II e III 21. Políticas de Segurança 21.1 Fatores de risco (vulnerabilidade, maus-tratos, discriminação) 21.2 Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades) 21.3 Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos) Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Saúde e Segurança no Trabalho 20h 1. Segurança no Trabalho 1.1 Acidentes de trabalho 1.1.1 Conceitos 1.1.2 Tipos 1.1.3 Características 1.2 Agentes agressores à saúde 1.2.1 Físicos 1.2.2 Químicos 1.2.3 Biológicos 1.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva 1.3.1 Tipos 1.3.2 Funções 1.4 Normas básicas de segurança 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1 Mapa de riscos (Finalidades) 2.2 Inspeções de segurança 2.3 Sinalizações de segurança 2.4 Prevenção e combate a incêndio 2.4.1 Conceito 2.4.2 Importância de PPCI (Plano de Prevenção contra Incêndios) 2.5 PPRA 2.5.1 Conceito 2.5.2 Finalidades 3. Qualidade Ambiental 3.1 Homem e o meio ambiente 3.2 Prevenção à poluição ambiental 3.3 Aquecimento global 3.4 Descarte de resíduos 3.5 Reciclagem de resíduos 3.6 Uso racional de Recursos e Energias disponíveis 3.7 Energias renováveis 4. Saúde no trabalho 4.1 Comportamento seguro 4.2 Qualidade de vida no trabalho 4.2.1 Cuidados com a saúde 4.2.2 Administração de estresse 4.2.3 Vacinas (tipos e aplicações) 5. Normas de segurança no Trabalho 5.1 Procedimentos de segurança no trabalho 5.2 Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações) 6. Saúde ocupacional 6.1 Conceito 6.2 Exposição ao risco 7. Meio ambiente e sustentabilidade: 7.1 Responsabilidades socioambientais 7.2 Políticas públicas ambientais 7.3 A indústria e o meio ambiente 8. Álcool, tabaco e outras drogas 8.1 Características 8.1.1 Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas 9. Programas de prevenção 9.1 Tipos 9.2 Importância 9.3 Funcionamento 10. Dependência Química 10.1 Tipos 10.2 Consequências 10.3 Tratamento 11. Dependência Química x Trabalho 11.1 Impactos no desempenho profissional 11.2 Exposição a riscos 11.3 Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. 12. O homem como ser social 12.1 Direitos 12.2 Deveres 13. Temas associados à saúde sexual 13.1 Respeito às individualidades da pessoa 13.2 Saúde sexual e reprodutiva 13.2.1 Conceitos 13.2.2 Implicações 13.3 Combate à violência sexual baseada em questões de gênero 13.4 Violência sexual 13.4.1 Causas 13.4.2 Consequências 13.4.3 Implicações legais 14. Educação Sexual 14.1 Promoção da educação sexual 14.2 Promoção dos cuidados de saúde perinatais 14.3 DSTs e AIDS 14.4 Direito de escolha (contracepção) 14.5 Direito de respeito (identidade sexual). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Planejamento e Organização do Trabalho 20h 1. Conceitos de organização e disciplina no trabalho 1.1 Organização do Tempo 1.2 Organização de Compromissos 1.3 Organização de Atividades 1.4 A organização do local de trabalho 2. Organização do trabalho 2.1 Estruturas hierárquicas 2.2 Sistemas administrativos 2.3 Gestão organizacional 3. Trabalho e profissionalismo 3.1 Administração do tempo 3.2 Autonomia e iniciativa 3.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia 4. Diretrizes empresariais 4.1 Missão 4.2 Visão 4.3 Política da Qualidade 5. Conceitos de grupo e equipe 6. Trabalho em equipe 6.1 Trabalho em grupo 6.2 O relacionamento com os colegas de equipe 6.3 Responsabilidades individuais e coletivas 6.4 Cooperação 6.5 Divisão de papéis e responsabilidades 6.6 Compromisso com objetivos e metas 7. Comportamento e equipes de trabalho 7.1 O homem como ser social 7.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais 7.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento 7.4 Fatores de satisfação no trabalho 8. Conflitos nas equipes de trabalho 8.1 Tipos 8.2 Características 8.3 Fatores internos e externos 8.4 Causas 8.5 Consequências 9. A relação com o líder 9.1 Estilos de liderança 9.1.1 democrático 9.1.2 Centralizador 9.1.3 Liberal 9.2 Papéis do líder 9.3 Como apresentar críticas e sugestões 10. Controle emocional no trabalho 10.1 Perceber e expressar emoções no trabalho 10.2 Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho 11. Organograma 12. Planejamento 12.1 Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento. 12.2 Conceito de planejamento 12.3 Técnicas e ferramentas de planejamento 13. Qualidade 13.1 Conceito 13.2 Aplicação 14. Qualidade Total 14.1 Conceito 14.2 Eficiência 14.3 Eficácia 14.4 Melhoria Contínua 15. Ferramentas da Qualidade 15.1 5 S 15.2 Ciclo PDCA 15.3 Brainstorming 16. Ferramentas da Qualidade 16.1 Análise e Solução de Problemas 16.2 Diagrama de Pareto 16.3 Espinha de Peixe 17. Iniciativa 17.1 Conceito 17.2 Importância, valor no trabalho 17.3 Formas de demonstrar iniciativa 17.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. 18. Formas alternativas de geração de trabalho 18.1 Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas) 18.2 Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). 19. Pesquisa 19.1 Tipos 19.1.1 Bibliográfica 19.1.2 De campo 19.1.3 Laboratorial 19.1.4 Acadêmica 19.2 Características 19.3 Métodos 19.4 Fontes 19.5 Estruturação 19.6 Anterioridade 19.7 Propriedade intelectual 20. Inovação 20.1 Conceito 20.2 Inovação x melhoria 20.3 Visão inovadora 21. Empreendedorismo 21.1 Conceitos básicos 21.2 Espírito empreendedor 22. Desenvolvimento profissional 22.1 Planejamento Profissional 22.1.1 Ascensão profissional 22.1.2 Formação profissional 22.1.3 Investimento educacional 22.2 Empregabilidade 23. Empreendedorismo 23.1 Etapas da constituição de um negócio 23.2 Órgãos de fomento 24. Autoempreendedorismo 24.1 Características empreendedoras 24.2 Atitudes empreendedoras 24.3 Autorresponsabilidade e empreendedorismo 24.4 A construção da missão pessoal 24.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento. 24.6 Persuasão e rede de contatos 24.7 Independência e autoconfiança 24.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento 25. Educação Financeira 25.1 Educação financeira pessoal / familiar (conceito) 25.2 Tomada de decisões 25.3 Consumo 25.3.1 Necessidades básicas 25.3.2 Apelos comerciais 25.3.3 Criação de necessidades 26. Educação fiscal 26.1 PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal 26.1.1 Conceito 26.1.2 Aplicação 26.2 Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações) 26.3 Prática cidadã e transformação social 26.4 Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos 26.5 Lei de responsabilidade fiscal. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Raciocínio Lógico e Análise de Dados 20h 1. Lógica 1.1 Fundamentos básicos 1.1.1 Raciocínio lógico 1.1.2 Proposições 1.1.3 Valor lógico (falso / verdadeiro) 1.2 Princípios Básicos 1.2.1 Princípio da Identidade 1.2.2 Princípio da não contradição 1.2.3 Princípio de Terceiro Excluído 2. Sequências 2.1 Sequências de figuras 2.2 Sequências de palavras 2.3 Sequências de números 3. Conjuntos 3.1 Conceito 3.2 Propriedades 3.3 Representação 3.4 Conjuntos especiais 3.5 Operações entre conjuntos 3.5.1 Interseção de conjuntos 3.5.2 União de conjuntos 3.5.3 Diferença de conjuntos 3.5.4 Complementar de um conjunto 4. Frações 4.1 Conceito 4.2 Tipos de frações 4.2.1 Fração própria 4.2.2 Fração imprópria 4.2.3 Fração aparente 4.2.4 Frações equivalentes (simplificar frações) 4.2.5 Frações decimais 4.2.6 Adição e multiplicação de frações 5. Razões e Proporções 5.1 Razão 5.1.1 Conceito 5.1.2 Tipos (inversas, equivalentes, irredutível) 5.1.3 Propriedades 5.2 Proporção 5.2.1 Conceito 5.2.2 Tipos 5.2.2.1 Múltipla 5.2.2.2 Contínua 5.2.2.3 Terceira proporcional 5.2.2.4 Quarta proporcional 5.2.2.5 Grandezas diretamente proporcionais 5.2.2.6 Grandezas inversamente proporcionais) 6. Percentagem 6.1 Conceitos gerais 6.1.1 Desconto 6.1.2 Abatimento 6.1.3 Lucro 6.1.4 Prejuízo 6.2 Razão percentual 6.2.1 Conceito 6.3 Representação 6.3.1 Forma 6.3.2 Percentual 6.3.3 Forma fracionária 6.3.4 Forma decimal 7. Correlação 7.1 Conceito 7.2 Aplicação 8. Técnicas de Resolução de Problemas 8.1 Sequência de passos 8.1.1 Detalhar as variáveis do problema 8.1.2 Encontrar possíveis soluções 8.1.3 Escolher a solução adequada 8.1.4 Executar a solução escolhida 8.1.5 Revisar e atualizar os dados 9. Planilhas Eletrônicas 9.1 Funções/finalidades 9.2 Linhas, colunas e endereços de células 9.3 Formatação de células 9.4 Configuração de páginas 9.5 Inserção de Fórmulas 9.6 Classificação e filtro de dados 10. Gráficos, quadros e tabelas 10.1 Finalidade 10.2 Organização 10.3 Representações gráficas 10.4 Ferramentas computacionais. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Transformação digital no setor industrial 20h 1. A Indústria 4.0 1.1 Primeira revolução industrial 1.2 Segunda revolução industrial 1.3 Terceira revolução industrial 1.4 Quarta revolução industrial 2. Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 3. O Futuro do Emprego 4. Tecnologias habilitadoras 4.1 Internet das Coisas - IoT 4.1.1 O que é internet das coisas? 4.1.2 IoT na Indústria 4.0 4.2 Computação em Nuvem 4.2.1 O que é Computação em Nuvem? 4.2.2 Modelos de serviço 4.2.3 Modelos de implantação de Nuvem 4.2.4 A Nuvem na Indústria 4.0 4.3 Big Data 4.3.1 O que é Big Data? 4.3.2 Big data Analytics 4.3.3 Inteligência artificial 4.3.4 Mineração de dados 4.3.5 Big data da Indústria 4.0 4.4 Robótica Avançada 4.4.1 O que é robótica? 4.4.2 Composição dos robôs 4.4.2.1 Estrutura 4.4.2.2 Manipuladores 4.4.2.3 Atuadores 4.4.2.4 Controladores 4.4.2.5 Fonte de energia 4.4.2.6 Transmissão 4.4.2.7 Sensores 4.4.3 Robôs na Indústria 4.0 4.5 Manufatura Aditiva 4.5.1 O que é Manufatura Aditiva? 4.5.2 Processo de manufatura aditiva 4.5.3 Impressão em 3D 4.5.4 Benefícios da manufatura aditiva 4.5.5 Manufatura aditiva na Indústria 4.0 4.6 Simulação 4.6.1 O que é Simulação? 4.6.2 Etapas de Simulação 4.6.2.1 Simulação de produto 4.6.2.2 Simulação de equipamentos 4.6.2.3 Simulação da célula 4.7 Integração de sistemas 4.7.1 Sistemas Integrados: Verticalização e Horizontalização 4.7.2 Verticalização integrada 4.7.3 Ciclo do produto na fábrica 4.7.4 Integração de sistemas na Indústria 4.0 4.8 Segurança digital 4.8.1 O que é Segurança Digital? 4.8.2 Pilares da segurança digital 4.8.2.1 Integridade 4.8.2.2 Disponibilidade 4.8.2.3 Confidencialidade 4.8.3 Requisitos de segurança 4.8.3.1 Autenticidade 4.8.3.2 Não repúdio 4.8.3.3 Legalidade 4.8.3.4 Privacidade 4.8.3.5 Auditoria 4.8.4 Segurança digital na Indústria 4.0 4.9 Realidade Aumentada 4.9.1 O que é Realidade Aumentada 4.9.2 Aplicações em Realidade Aumentada 4.9.3 Componentes e processo Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Tecnologia de Alimentos e Bebidas 36h 1. Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria de Alimentos e bebidas 1.1 Tipos e Funções 1.1.1 Equipamentos de Proteção Individual – EPIs 1.1.2 Equipamentos de Proteção Coletiva - EPCs 1.2 Orientações de prevenção de acidentes 1.2.1 Inspeções de segurança 1.2.2 Sinalização de segurança 1.2.3 Prevenção e combate a incêndio 2. Matemática Aplicada 2.1 Operações matemáticas básicas 2.1.1 Multiplicação 2.1.2 Adição 2.1.3 Subtração 2.1.4 Divisão 2.2 Frações aplicadas ao contexto profissional 2.2.1 Porcentagem 2.2.2 Proporção 2.2.3 Razão 2.2.4 Regra de três simples 2.2.5 Formulação 2.2.6 Rendimento 2.2.7 Parâmetros de produção: tempo e temperatura 3. Unidades de Medida Padrão 3.1 Tipos 3.1.1 Volume 3.1.2 Umidade 3.1.3 Massa 3.1.4 Densidade 3.1.5 Temperatura 3.2 Conversão de unidades de medida 4. Resíduos da Indústria de Alimentos e Bebidas 4.1 Origem e natureza dos resíduos 4.2 Características e métodos de tratamentos de resíduos 4.3 Aspectos legais 5. Matérias Primas, Ingredientes e Aditivos Aplicadas na Industrialização e/ou Produção de Alimentos e Bebidas 5.1 Tipos 5.2 Funcionalidades 5.3 Aplicações 5.4 Características sensoriais 6. Máquinas, Equipamentos e Utensílios da Indústria de Alimentos e Bebidas 6.1 Tipos 6.2 Funções 6.3 Utilização 6.4 Condições de Operação 6.4.1 Requisitos de Segurança na operação 6.5 Manuais: finalidades, tipo de informações e importância 6.6 Procedimentos de Higienização 6.7 Normas Regulamentadoras de Segurança 6.7.1 Equipamentos de proteção individual e coletiva utilizados na operação de máquinas e equipamentos 7. Materiais de Embalagens 7.1 Plástico 7.2 Papel 7.3 Vidros 7.4 Metais 8. Armazenamento de Alimentos e Bebidas 8.1 Temperatura 8.2 Embalagem 8.3 Sistemas de armazenamento (PEPS/PVPS/FIFO) 8.4 Condições do ambiente 9. Métodos de Conservação de Alimentos e Bebidas 9.1 Frio 9.2 Calor 9.3 Desidratação/Secagem 9.4 Adição de soluto 9.5 Defumação 9.6 Fermentação 9.7 Aditivos 9.8 Irradiação 9.9 Uso de novas tecnologias 9.10 Atmosfera controlada e modificada' 1. Controle Emocional no trabalho 1.1 Emoções no trabalho 1.1.1 Avaliar 1.1.2 Expressar 1.1.3 Perceber 1.2 Fatores internos e externos 1.3 Autoconsciência Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Princípios de Higene e Segurança dos Alimentos 16h 1. Tipos de Perigos para a Segurança dos Alimentos 1.1 Químicos 1.2 Físicos 1.3 Biológicos 2. Microbiologia dos alimentos e bebidas 2.1 Classificação de microrganismos 2.2 Morfologia 2.3 Tipos 2.3.1 Bactérias 2.3.2 Fungos (Bolores e Leveduras) 2.3.3 Vírus 2.3.4 Parasitas Protozoários 2.4 Fatores que influenciam o desenvolvimento dos microrganismos em Alimentos e Bebidas 2.4.1 Intrínsecos 2.4.2 Extrínsecos 2.5 Microrganismos de interesse nos alimentos e bebidas 2.5.1 Patogênicos ­ 2.5.2 Deteriorantes 2.5.3 Úteis Industrialmente 2.6 Doenças veiculadas por alimentos 2.7 Prevenção da contaminação cruzada 3. Normas Técnicas e Legislação Aplicadas à Segurança dos Alimentos 3.1. ABNT 3.2 Anvisa 3.3.MAPA 4. Documentação Técnica Aplicadas à Industrialização e/ou Produção de Alimentos e Bebidas 4.1 Tipos 4.1.1 Boas Práticas de Fabricação (BPF): Manual, Procedimento Operacional Padrão (POP), Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e Instrução de Trabalho (IT) 4.1.2 Ficha Técnica 4.1.3 Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC): Plano APPCC 4.1.4 Aplicações: Higiene pessoal, Higiene de instalações, Higiene de máquinas, equipamentos e utensílios. 1. Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos 1.2.1 Formas 1.2.2 Importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho 1.4.1 Compromisso 1.4.2 Atividades 1.4.3 Tempo Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Informática 48h 1. Editor de texto 1.1 Edição Formatação 1.2 Tabelas 1.3 Índices 1.4 Verificação de ortografia 1.5 Impressão 2. Planilha eletrônica 2.1 Manipulação de arquivos 2.2 Edição 2.3 Formatação de célula 2.4 Fórmulas 2.5 Tabelas Gráficos 2.6 Ferramenta de análise de dados 2.7 Impressão 3. Programa de apresentações 3.1 Manipulação de arquivos 3.2 Edição Animação 3.3 Técnicas de apresentação 3.4 Impressão 1. Ética 1.1 Código de conduta 2. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 2.1 Respeito 2.2 Cordialidade Disciplina Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Gestão e Planejamento de Produção 20h 1. Noções de gestão aplicadas à Indutsria de processamento de frutas e hortaliças. 1.1 Alinhamento entre Estrutura e Indivíduo 1.2. Movimentação e armazenagem 1.3 Custos de produção 1.4 Estratégia e Gestão de estoques 1.5 Competências, liderança e comportamento empreendedor. 1.6 Logística Empresarial 2 Noções de logística aplicadas à Indutsria de processamento de frutas e hortaliças 2.1 Colaboração logística 2.2 Unitização de cargas e estratégias de transporte 2.3 Localização de instalações. Estratégias de abastecimento e distribuição 2.4 Cadeias de Suprimento. Indicadores de desempenho logísticos 3 Ferramentas de gestão da qualidade Aplicadas a Produção de frutas e hortaliças 4 Noções de planejamento e controle de produção 4.1 Conhecimento das funções que se inter-relacionam com a produção: Sistemas e estratégias de produção, decisões de produção, previsão de vendas, capacidade. 4.2 Simulação 4.3 Programação de Lotes 4.4 Ferramentas de gestão: planejamento agregado, planejamento das necessidades de materiais, programação e sequenciamento da produção, sistemas JIT. 5.Tecnologia de Grupo 1. Ética 1.1 Código de conduta 2. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 2.1 Respeito 2.2 Cordialidade Disciplina Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Pré-processamento de Frutas e Hortaliças 20h 1. Máquinas, equipamentos, instrumentos e utensílios 1.1. Características 1.2. Operação 1.3. Ajustes 1.4. Manutenção autônoma 2. Higienização de ambientes, máquinas e equipamentos 2.1. Técnicas 2.2. Produtos 2.3. Descarte de resíduos 3. Saúde e segurança do trabalho aplicada ao pré-processamento de frutas e hortaliças. 3.1. Riscos 3.2. Equipamentos de Proteção Individual - EPI's 3.3. Medidas de Proteção Coletiva 4. Frutas e hortaliças 4.1. Composição 4.2. Alterações pós-colheita 4.3. Respiração 4.4. Transpiração 5. Etapas do pré-processamento de frutas e hortaliças 5.1. Recebimento 5.1.1. Amostragem 5.1.2. Parâmetros de qualidade 5.1.3. Análises 5.2. Armazenamento 5.2.1. Parâmetros de controle 5.2.2. Atmosfera modificada 5.2.3. Atmosfera controlada 5.3. Classificação e seleção 5.4. Higienização 5.4.1. Métodos 5.4.2. Tipos e concentração de produtos 5.5. Descascamento e corte 5.6. Branqueamento 5.6.1. Métodos 5.6.2. Parâmetros de controle 1. Importância da Abertura para Novos Aprendizados 1.1. Flexibilidade e adaptação ao novo 1.2. Abertura ao feedback 2. Comportamento Profissional 2.1. Normas 2.2. Procedimentos 2.3. Diretrizes Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Produção de Vegetais Minimamente Processados 20h 1. Máquinas, equipamentos, instrumentos e utensílios 1.1. Características 1.2. Operação 1.3. Ajustes 1.4. Manutenção autônoma 2. Higienização de ambientes, máquinas e equipamentos 2.1. Técnicas 2.2. Produtos 2.3. Descarte de resíduos 3. Saúde e segurança do trabalho 3.1. Riscos 3.2. Equipamentos de Proteção Individual - EPIs 3.3. Medidas de Proteção Coletiva 4. Vegetais minimamente processados 4.1. Definição 4.2. Padrões de identidade e qualidade 4.3. Características 4.3.1. Microbiológicas 4.3.2. Sensoriais 4.4. Classificação 4.5. Etapas 4.6. Métodos de conservação 4.7. Embalagem 4.8. Armazenamento 4.9. Equipamentos 4.10. Rendimento 5. Resíduos e Subprodutos Gerados no Processamento de Vegetais Minimamente Processados 5.1. Tipos 5.2. Destinação: descarte e reaproveitamento 5.3. Aplicação 1. Importância da Abertura para Novos Aprendizados 1.1. Flexibilidade e adaptação ao novo 1.2. Abertura ao feedback 2. Comportamento Profissional 2.1. Normas 2.2. Procedimentos 2.3. Diretrizes Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Produção de Polpas 30h 1. Máquinas, equipamentos, instrumentos e utensílios 1.1. Características 1.2. Operação 1.3. Ajustes 1.4. Manutenção autônoma 2. Higienização de ambientes, máquinas e equipamentos 2.1. Técnicas 2.2. Produtos 2.3. Descarte de resíduos 3. Saúde e segurança do trabalho 3.1. Riscos 3.2. Equipamentos de Proteção Individual – EPIs 3.3. Medidas de Proteção Coletiva 4. Polpas 4.1. Definição 4.2. Padrões de identidade e qualidade 4.3. Características 4.3.1. Físicas e químicas 4.3.2. Microbiológicas 4.3.3. Sensoriais 4.4. Classificação 4.5. Etapas 4.6. Métodos de conservação 4.7. Embalagem 4.8. Armazenamento 4.9. Equipamentos 4.10. Rendimento 1. Importância da Abertura para Novos Aprendizados 1.1. Flexibilidade e adaptação ao novo 1.2. Abertura ao feedback 2. Comportamento Profissional 2.1. Normas 2.2. Procedimentos 2.3. Diretrizes 5. Resíduos e Subprodutos Gerados no Processamento de Polpas 5.1. Tipos 5.2. Destinação: descarte e reaproveitamento 5.3. Aplicação Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Produção de Frutas e Hortaliças Desidratadas 30h 1. Máquinas, equipamentos, instrumentos e utensílios 1.1. Características 1.2. Operação 1.3. Ajustes 1.4. Manutenção autônoma 2. Higienização de ambientes, máquinas e equipamentos 2.1. Técnicas 2.2. Produtos 2.3. Descarte de resíduos 3. Saúde e segurança do trabalho 3.1. Riscos 3.2. Equipamentos de Proteção Individual – EPIs 3.3. Medidas de Proteção Coletiva 4. Frutas e hortaliças desidratadas 4.1. Definição 4.2. Padrões de identidade e qualidade 4.3. Características 4.3.1. Físicas e químicas 4.3.2. Microbiológicas 4.3.3. Sensoriais 4.4. Etapas 4.5. Métodos de desidratação 4.6. Embalagem 4.7. Armazenamento 4.8. Equipamentos 4.9. Rendimento 5. Resíduos e Subprodutos Gerados no Processamento de Frutas e Hortaliças desidratadas 5.1. Tipos 5.2. Destinação: descarte e reaproveitamento 5.3. Aplicação . Importância da Abertura para Novos Aprendizados 1.1. Flexibilidade e adaptação ao novo 1.2. Abertura ao feedback 2. Comportamento Profissional 2.1. Normas 2.2. Procedimentos 2.3. Diretrizes Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Produção de Frutas Cristalizadas e Glaceadas 36h 1. Máquinas, equipamentos, instrumentos e utensílios 1.1. Características 1.2. Operação 1.3. Ajustes 1.4. Manutenção autônoma 2. Higienização de ambientes, máquinas e equipamentos 2.1. Técnicas 2.2. Produtos 2.3. Descarte de resíduos 3. Saúde e segurança do trabalho 3.1. Riscos 3.2. Equipamentos de Proteção Individual – EPIs 3.3. Medidas de Proteção Coletiva 4. Frutas cristalizadas e glaceadas 4.1. Definição 4.2. Padrões de identidade e qualidade 4.3. Características 4.3.1. Físicas e químicas 4.3.2. Microbiológicas 4.3.3. Sensoriais 4.4. Ingredientes 4.5. Etapas 4.6. Embalagem 4.7. Armazenamento 4.8. Equipamentos 4.9. Rendimento 5. Resíduos e Subprodutos Gerados no Processamento de Frutas Cristalizadas e Glaceadas 5.1. Tipos 5.2. Destinação: descarte e reaproveitamento 5.3. Aplicação 1. Importância da Abertura para Novos Aprendizados 1.1. Flexibilidade e adaptação ao novo 1.2. Abertura ao feedback 2. Comportamento Profissional 2.1. Normas 2.2. Procedimentos 2.3. Diretrizes Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Produção de Conservas Vegetais 24h 1. Máquinas, equipamentos, instrumentos e utensílios 1.1. Características 1.2. Operação 1.3. Ajustes 1.4. Manutenção autônoma 2. Higienização de ambientes, máquinas e equipamentos 2.1. Técnicas 2.2. Produtos 2.3. Descarte de resíduos 3. Saúde e segurança do trabalho 3.1. Riscos 3.2. Equipamentos de Proteção Individual – EPIs 3.3. Medidas de Proteção Coletiva 4. Conservas vegetais 4.1. Definição 4.2. Padrões de identidade e qualidade 4.3. Características 4.3.1. Físicas e químicas 4.3.2. Microbiológicas 4.3.3. Sensoriais 4.4. Classificação 4.5. Aditivos e ingredientes 4.6. Etapas 4.7. Métodos de tratamento térmico 4.8. Métodos de conservação 4.9. Embalagem 4.10. Armazenamento 4.11. Equipamentos 4.12. Rendimento 5. Resíduos e Subprodutos Gerados no Processamento de Conservas Vegetais 5.1. Tipos 5.2. Destinação: descarte e reaproveitamento 5.3. Aplicação 1. Importância da Abertura para Novos Aprendizados 1.1. Flexibilidade e adaptação ao novo 1.2. Abertura ao feedback 2. Comportamento Profissional 2.1. Normas 2.2. Procedimentos 2.3. Diretrizes 1. Importância da Abertura para Novos Aprendizados 1.1. Flexibilidade e adaptação ao novo 1.2. Abertura ao feedback 2. Comportamento Profissional 2.1. Normas 2.2. Procedimentos 2.3. Diretrizes Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Produção de Frutas em Calda 40h 1. Máquinas, equipamentos, instrumentos e utensílios 1.1. Características 1.2. Operação 1.3. Ajustes 1.4. Manutenção autônoma 2. Higienização de ambientes, máquinas e equipamentos 2.1. Técnicas 2.2. Produtos 2.3. Descarte de resíduos 3. Saúde e segurança do trabalho 3.1. Riscos 3.2. Equipamentos de Proteção Individual – EPIs 3.3. Medidas de Proteção Coletiva 4. Frutas em calda 4.1. Definição; 4.2. Padrões de identidade e qualidade; 4.3. Características: 4.3.1. Físicas e químicas; 4.3.2. Microbiológicas; 4.3.3. Sensoriais 4.4. Físicas e químicas; 4.5. Microbiológicas; 4.6. Sensoriais; 4.7. Aditivos e ingredientes; 4.8. Etapas 4.9. Métodos de conservação: 4.9.1. Embalagem; 4.9.2. Armazenamento; 4.9.3. Equipamentos; 4.9.4. Rendimento. 5. Resíduos e Subprodutos Gerados no Processamento de Frutas em Calda 5.1. Tipos 5.2. Destinação: descarte e reaproveitamento 5.3. Aplicação 1. Importância da Abertura para Novos Aprendizados 1.1. Flexibilidade e adaptação ao novo 1.2. Abertura ao feedback 2. Comportamento Profissional 2.1. Normas 2.2. Procedimentos 2.3. Diretrizes Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Produção de Geléias e Doces em Massa 40h 1. Máquinas, equipamentos, instrumentos e utensílios 1.1. Características 1.2. Operação 1.3. Ajustes 1.4. Manutenção autônoma 2. Higienização de ambientes, máquinas e equipamentos 2.1. Técnicas 2.2. Produtos 2.3. Descarte de resíduos 3. Saúde e segurança do trabalho 3.1. Riscos 3.2. Equipamentos de Proteção Individual – EPIs 3.3. Medidas de Proteção Coletiva 4. Geleias e doces em massa 4.1. Definição 4.2. Padrões de identidade e qualidade 4.3. Características 4.3.1. Físicas e químicas 4.3.2. Microbiológicas 4.3.3. Sensoriais 4.4. Classificação 4.5. Aditivos e ingredientes 4.6. Etapas 4.7. Concentração 4.8. Embalagem 4.9. Armazenamento 4.10. Equipamentos 4.11. Rendimento 5. Resíduos e Subprodutos Gerados no Processamento de Geléias e Doces em Massa 5.1. Tipos 5.2. Destinação: descarte e reaproveitamento 5.3. Aplicação 1. Importância da Abertura para Novos Aprendizados 1.1. Flexibilidade e adaptação ao novo 1.2. Abertura ao feedback 2. Comportamento Profissional 2.1. Normas 2.2. Procedimentos 2.3. Diretrizes Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Produção de Molhos Concentrados 40h 1. Máquinas, equipamentos, instrumentos e utensílios 1.1. Características 1.2. Operação 1.3. Ajustes 1.4. Manutenção autônoma 2. Higienização de ambientes, máquinas e equipamentos 2.1. Técnicas 2.2. Produtos 2.3. Descarte de resíduos 3. Saúde e segurança do trabalho 3.1. Riscos 3.2. Equipamentos de Proteção Individual – EPIs 3.3. Medidas de Proteção Coletiva 4. Geleias e doces em massa 4.1. Definição 4.2. Padrões de identidade e qualidade 4.3. Características 4.3.1. Físicas e químicas 4.3.2. Microbiológicas 4.3.3. Sensoriais 4.4. Classificação 4.5. Aditivos e ingredientes 4.6. Etapas 4.7. Concentração 4.8. Embalagem 4.9. Armazenamento 4.10. Equipamentos 4.11. Rendimento 5. Resíduos e Subprodutos Gerados no Processamento de Geléias e Doces em Massa 5.1. Tipos 5.2. Destinação: descarte e reaproveitamento 5.3. Aplicação 1. Importância da Abertura para Novos Aprendizados 1.1. Flexibilidade e adaptação ao novo 1.2. Abertura ao feedback 2. Comportamento Profissional 2.1. Normas 2.2. Procedimentos 2.3. Diretrizes Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.