CARGA HORÁRIA TOTAL: 480h
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Ciências Aplicadas aos Alimentos | 40h | Composição Química dos Alimentos: Água Lipídeos Proteínas e Aminoácidos Carboidratos Enzimas Vitaminas Pigmentos Minerais Alterações: Desnaturação Oxidação / Rancificação Hidrólise Escurecimento enzimático e não enzimático Microbiologia de Alimentos: Definições Tipos de microrganismos: Bactérias Vírus Fungos Parasitas Fatores que influenciam na multiplicação dos microrganismos: Fatores extrínsecos Fatores Intrínsecos Curva de Crescimento Classificação dos Microrganismos de Interesse em Alimentos: Patogênicos Deteriorantes Benéficos ou Úteis | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Ferramentas da Qualidade para a Segurança de Alimentos | 20h | Segurança dos Alimentos Doenças transmitidas por alimentos Boas Práticas de Fabricação (BPF) Perigos Medidas de Controle Legislação e Normas Pertinentes Princípios gerais higiênico sanitárias das matérias primas Condições higiênico sanitárias dos estabelecimentos Higiene do estabelecimento Higiene pessoal Higiene na produção Programa de treinamento Controle de qualidade POP – Procedimento Operacional Padrão Rastreabilidade Recall Boas Práticas para serviços de alimentação Qualidade Aspectos gerais da qualidade Ferramentas de Qualidade Histograma Diagrama de Pareto Folha de Verificação Diagrama de Dispersão Fluxograma Cartas de Controle Diagrama de causa e efeito 5W2H Ciclo PDCA | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Processamento dos Alimentos | 100h | Tecnologia de Carnes e derivados: Carne bovina, suína, aves e pescado Composição e valor nutritivo Cortes Sistemas de conservação Bem estar animal Operações de pré abate e pós abate Ovos Composição Valor nutritivo Parâmetros de Qualidade da Carne Maciez Cor Capacidade de retenção de água pH Microbiota de carnes e derivados Embalagens Ingredientes e Aditivos Produtos Cárneos Curados e Salgados Emulsionados Fermentados Defumados Empanados Tecnologia e Processamento de Frutas e Hortaliças: Definições Fisiologia Vegetal Colheita Pós-colheita Operações Básicas no Preparo de Frutas e Hortaliças para o Processamento Processamento de frutas e hortaliças Minimamente processados Conservas Geleias e Doces em Massa Polpa de fruta Frutas Cristalizadas Desidratados e fermentados Tecnologia de Bebidas Bebidas não alcoólicas Água Mineral Refrigerantes Água de Coco Sucos Bebidas alcoólicas Fermentação alcoólica Cerveja e chope Vinho Sidra Bebidas Destiladas Tecnologia de Leite e derivados Introdução Obtenção, Composição e Qualidade do Leite Definição Composição química e estrutura do leite Obtenção do leite Leite cru refrigerado Indicadores de qualidade de leite cru refrigerado Análises de recepção de leite cru Processos tecnológicos aplicados ao leite fluido Tecnologia e processamento de Leite e Derivados Leite Pasteurizado Leite UHT ou Longa Vida Creme de Leite Manteiga Tipos Gelados Comestíveis Leites Fermentados e Bebidas Lácteas Fabricação de Queijos Leites Desidratados e Concentrados Tecnologia de Cereais Farinhas Tecnologia de Panificação Processamento de Pães Formulação de Pães Principais defeitos em pães Tecnologia de Bolos Tecnologia de Biscoitos Tecnologia de Massas Alimentícias Embalagens para farinhas e derivados Tecnologia de Balas, Chocolates e Confeitos Obtenção de matérias-primas para processamento de: Açúcar e Mel Chocolates Balas e Drageados Processamento Classificação Controle de qualidade Tendências de inovação na tecnologia de chocolates, balas e confeitos. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Leitura e Comunicação | 20h | Elementos da comunicação: Emissor Receptor Mensagem Canal Código Estrutura de frases e parágrafos Produção textual: Descrição Narração Dissertação Relatórios Atas Cartas comerciais Gramática aplicada ao texto Técnicas de argumentação Interpretação de texto: Informativos (jornalísticos e técnicos) Literários Documentação Técnica − Conceito − Documentos técnicos aplicáveis à produção: tipos, características e finalidades. − Tipos de informações − Formas de apresentação de dados e informações − Responsabilidades dos usuários Pesquisa: Bibliográfica Em publicações eletrônicas De campo Apresentação de resultados de pesquisas: Tema Objetivo Apresentação Método utilizado Desenvolvimento e análise das informações Síntese das Informações Citação Referências Bibliográficas Pesquisa: Bibliográfica Em publicações eletrônicas De campo Apresentação de resultados de pesquisas: Tema Objetivo Apresentação Método utilizado Desenvolvimento e análise das informações Síntese das Informações Citação Referências Bibliográficas | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Relações Sociais, Profissionais, Cidadania e Ética | 24h | • Cultura e Trabalho: - História e a cultura do trabalho no Brasil A relação da cultura local com a organização do trabalho. • Composição do Território Nacional: - Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; - Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; - Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; - Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; - Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais. • Características da área ocupacional: - Demanda de trabalhadores - Perfil profissional da ocupação Oportunidades de ascensão profissional. • Ética: - Código de conduta - Respeito às individualidades pessoais - Ética nas relações interpessoais - Ética nos relacionamentos profissionais - Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. • Habilidades básicas do relacionamento interpessoal: - Respeito - Cordialidade - Disciplina - Empatia - Responsabilidade - Comunicação Cooperação • Ética: - Código de ética profissional - Senso moral - Consciência moral - Cultura, história e dilema - Cidadania - Comportamento social - Direitos e deveres individuais e coletivos - Valores pessoais e universais O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos. • Ética Profissional • Virtudes Profissionais: - Conceitos e valor - Responsabilidade - Iniciativa - Honestidade - Sigilo - Prudência - Perseverança Imparcialidade • Direitos Humanos: - Conceito - Declaração universal dos direitos humanos - Código de direitos humanos (conceito, aplicação) - Violência (com origem no assédio e discriminação) - Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades) Estatuto do idoso • Orientação sexual (Identidade) • Assédio e Discriminação: Efeitos psicológicos sociais e legais; impactos no trabalho; políticas públicas de prevenção. • Noções de Direitos Trabalhistas: - Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito) • Contrato individual de trabalho - Conceito - Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja, não proibida em lei) - Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família) - Licença paternidade - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) • Jornada de Trabalho (limitação do tempo de trabalho - constituição / CLT, horas extras, trabalho noturno, repouso semanal, férias remuneradas, coletivas). • Sujeitos do contrato - Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário) - Empregador Dissolução do contrato de trabalho (Resilição, Resolução, Rescisão, Aviso Prévio). • Noções de Direitos Previdenciários - A previdência social - Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial). • Atendimento: - I cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; - II proteção à maternidade, especialmente à gestante; - III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; - IV salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; - V pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes. • Legislação Previdenciária - Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações) - Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas) - Instituto Nacional de Seguro Social - INSS (conceito, objetivo) • Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS - Conceito - Aplicação • Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - Conceito (Estatuto, criança, adolescente) - Características do ECA - Conselho Tutelar: Constituição - Atribuições. • Medidas aplicadas ao adolescente na prática do ato infracional pela autoridade competente: - Advertência - Obrigação de reparar o dano - Prestação de serviços à comunidade - Liberdade assistida - Inserção em regime de semiliberdade - Internação em estabelecimento educacional. • Políticas de Segurança - Fatores de risco (vulnerabilidade, maus- tratos, discriminação) - Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades) Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP - Pressupostos básicos) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança no Trabalho | 36h | Segurança no Trabalho: Acidentes de trabalho: Conceitos Tipos Características Agentes agressores à saúde: Físicos Químicos Biológicos Equipamentos de proteção individual e coletiva: Tipos Funções Normas básicas de segurança. Comportamento seguro Qualidade de vida no trabalho: Cuidados com a saúde, administração de estresse. Orientações de prevenção de acidentes Mapa de riscos (finalidades) Inspeções de segurança Sinalizações de segurança Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI PPRA (conceito, finalidades) Qualidade Ambiental: Homem e o meio ambiente Prevenção à poluição ambiental Aquecimento global Descarte de resíduos Reciclagem de resíduos Uso racional de recursos e energias disponíveis Energias renováveis Segurança no Trabalho: Procedimentos de segurança no trabalho Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações) Saúde Ocupacional: Conceito Exposição ao risco Meio Ambiente e Sustentabilidade: Responsabilidades socioambientais Políticas públicas ambientais A indústria e o meio ambiente Álcool, tabaco e outras drogas: Características Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas. Programas de Prevenção: Tipos Importância Funcionamento Dependência Química x Trabalho Impactos no desempenho profissional Exposição a riscos Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. O homem como ser social: direitos e deveres Dependência Química: Tipos Consequências Tratamento Temas associados à saúde sexual: Respeito às individualidades da pessoa Saúde sexual e reprodutiva: conceitos e implicações Combate à violência sexual baseada em questões de gênero Violência sexual: causas, consequências e implicações legais. Educação Sexual Promoção da educação sexual Promoção dos cuidados de saúde perinatais DST’s e AIDS Direito de escolha (contracepção) Direito de respeito (identidade sexual) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Planejamento e Organização do Trabalho | 20h | Conceitos de organização e disciplina no trabalho: Organização do Tempo Organização de Compromissos Organização de Atividades A organização do local de trabalho Organização do trabalho: Estruturas hierárquicas Sistemas administrativos Gestão organizaciona Trabalho e profissionalismo: Administração do tempo Autonomia e iniciativa Inovação, flexibilidade e tecnologia. Diretrizes empresariais: Missão Visão Política da Qualidade Conceitos de grupo e equipe Trabalho em equipe Trabalho em grupo O relacionamento com os colegas de equipe Responsabilidades individuais e coletivas Cooperação Divisão de papéis e responsabilidades Compromisso com objetivos e metas Comportamento e equipes de trabalho O homem como ser social O papel das normas de convivência em grupos sociais A influência do ambiente de trabalho no comportamento Fatores de satisfação no trabalho Conflitos nas equipes de trabalho Tipos Características Fatores internos e externos Causas Consequências A relação com o líder: Estilos de liderança: democrático, centralizador e liberal. Papéis do líder Como apresentar críticas e sugestões Controle emocional no trabalho Perceber e expressar emoções no trabalho Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho Organograma Planejamento: Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento. Conceito de planejamento Técnicas e ferramentas de planejamento Qualidade: Conceito Aplicação Qualidade Total: Conceito Eficiência Eficácia Melhoria Contínua Ferramentas da Qualidade 5 S Ciclo PDCA Brainstorming Análise e Solução de Problemas Diagrama de Pareto Espinha de Peixe Iniciativa Conceito Importância, valor no trabalho. Formas de demonstrar iniciativa Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. Formas alternativas de geração de trabalho Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas) Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). Pesquisa Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica. Características Métodos Fontes Estruturação Anterioridade Propriedade intelectual Inovação Conceito Inovação x Melhoria Visão Inovadora Empreendedorismo Conceitos básicos Espírito empreendedor Etapas da constituição de um negócio Órgãos de fomento Desenvolvimento profissional Planejamento Profissional: Ascensão profissional Formação profissional Investimento educacional. Empregabilidade Auto empreendedorismo Características empreendedoras Atitudes empreendedoras Autorresponsabilidade e empreendedorismo A construção da missão pessoal Valores do empreendedor: persistência e comprometimento. Persuasão e rede de contatos Independência e autoconfiança Cooperação como ferramenta de desenvolvimento. Sistema Tributário O que é? Finalidades Importância Tributos Federais Tributos Estaduais Tributos Municipais Sistemas de arrecadação: formas e responsabilidades Aplicação dos Tributos Esferas administrativas de arrecadação Educação Fiscal PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal (conceito e aplicação) Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações) Prática cidadã e transformação social Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos Lei de responsabilidade fiscal Educação Financeira Educação financeira pessoal / familiar (conceito) Tomada de decisões Consumo: necessidades básicas, apelos comerciais, criação de necessidades. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Raciocínio Lógico e Análise de Dados | 20h | Lógica Fundamentos básicos Raciocínio lógico Proposições Valor lógico (falso / verdadeiro). Princípios Básicos: Princípio da Identidade; Princípio da não contradição; Princípio de Terceiro Excluído. Sequências Sequências de figuras Sequências de palavras Sequências de números Conjuntos Conceito Propriedades Representação Conjuntos especiais Operações entre conjuntos: Interseção de conjuntos; União de conjuntos; Diferença de conjuntos; Complementar de um conjunto. Frações Conceito Tipos de frações: Fração própria; Fração imprópria; Fração aparente; Frações equivalentes (simplificar frações); Frações decimais. Adição e multiplicação de frações. Razão e Proporção Razão: Conceito; Tipos (inversas, equivalentes, irredutível); Propriedades. Proporção: Conceito; Tipos (múltipla, contínua, terceira proporcional, quarta proporcional, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais) Percentagem Conceitos gerais: desconto; abatimento; lucro; prejuízo. Razão percentual: conceito Representação: forma; percentual; forma fracionária; forma decimal. Correlação Conceito Aplicação Técnicas de Resolução de Problemas Sequência de passos: detalhar as variáveis do problema; encontrar possíveis soluções; escolher a solução adequada; executar a solução escolhida; revisar e atualizar os dados. Planilhas Eletrônicas Funções/finalidades Linhas, colunas e endereços de células. Formatação de células Configuração de páginas Inserção de fórmulas Classificação e filtro de dados Gráficos, quadros e tabelas Finalidade Organização Representações gráficas Ferramentas computacionais | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Introdução a Tecnologia Eletromecânica | 80h | * Conceitos básicos: - Metrologia - Unidade de medida - Resultado da medição - Erro de medição - Exatidão da medição - Incerteza da medição - Tolerância - Calibração Transformação de unidades e medidas - Nomenclatura e tamanhos de formatos padronizados de papel; - Figuras sólidas geométricas - Linhas e cotagem - Projeções ortogonais - Perspectiva isométrica - Supressão de vistas - Escalas - Indicação do estado de superfície - Cortes e secção - Omissão de corte Conhecimentos de manuais e catálogos técnicos. - Princípios - Substancias lubrificantes - Atrito e suas influencias - Características dos lubrificantes - Óleos, graxas e aditivos. - Tipos de lubrificantes - Lubrificantes de grau alimentício - Lubrificação de equipamentos - Métodos de lubrificação - Armazenamento, manuseio e controle. - Contaminantes - Elementos básicos de maquinas, suas ferramentas e funções. - Normas, tabelas e designação. - Classificação - Aplicação Danos típicos. - Fundamentos da eletrostática - Matéria e átomo - Cargas elétricas Formas de eletrização dos corpos • Energia e suas formas - Formas de energia - Conversão de energia • Fontes de energia elétrica - Energia renovável - Energia não renovável • Geração, Transmissão, Distribuição e Padrão de Fornecimento de Energia Elétrica: - Tipos de usinas geradoras de energia elétrica - Transmissão de energia elétrica - Distribuição de energia elétrica • Grandezas elétricas: - Corrente elétrica - Tensão elétrica - Resistencia elétrica Potencia elétrica • Circuito Elétrico - Elementos dos circuitos elétricos - Tipos de circuitos • Magnetismo e Eletromagnetismo Fenômenos Magnéticos e eletromagnéticos • Uso Racional de Energia - Dicas para uso correto da energia - Calculo de consumo da energia elétrica Dicas de segurança • Calorimetria Calor, curva de aquecimento, troca de calor, transmissão de calor. • Elementos eletromecânicos - Dispositivos eletromecânicos - Acionadores - Atuadores Sensores • Sistema de Medição e suas ferramentas - Comprimento - Massa - Volume - Tempo - Força - Temperatura - Medidas elétricas • Manutenção - Princípios, conceitos e tipos de manutenção; - Ferramentas manuais - Planejamento e controle da manutenção - Inspeção visual de máquinas e equipamentos - Preenchimento de checklist de manutenção Indicação de avarias, desgastes e substituição de peças. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Introdução a Automação | 40h | • Normas técnicas • Grandezas elétricas - Corrente elétrica - Tensão elétrica - Resistência - Potencia - Energia - Medição de grandezas elétricas • Botões de comando e sinalizadores • Acionamento de cargas resistivas, indutivas e capacitivas. • Sistema elétrico monofásico e trifásico • Instalações elétricas monofásicas e trifásicas • Máquinas elétricas • Sensores de temperatura, pressão e umidade. • Controladores de temperatura. • Tipos de manutenção - Corretiva - Preventiva - Preditiva - Detectiva • Execução de manutenção - Plano de manutenção - Manuais técnicos Execução do plano Montagem de equipamentos | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Princípios da Tecnologia de Alimentos | 80h | Princípios de Operações Unitárias e Conservação de Alimentos Operações de Transformação Redução de Tamanho/Partículas Mistura Moldagem Separação Extrusão Outros tipos de transformações Conservação de Alimentos Conservação pelo Calor Pasteurização Esterilização Branqueamento Conservação pelo Frio Refrigeração Congelamento Conservação pelo Controle da Umidade Conservação pela Adição de Soluto Conservação por Defumação Conservação por Fermentação Conservação pela Adição de Aditivos Conservação pelo Uso de Irradiação Conservação por Atmosfera Controlada e Modificada Conservação pelo Uso de Novas Tecnologias Embalagens Definição de Embalagem Requisitos para Embalagens de Alimentos Classificação das Embalagens Principais materiais usados para Embalagens Cálculos Aplicados a Alimentos Raciocínio Lógico Comparação de Grandezas Sistema Internacional de Unidades Notação Científica Unidades de Concentração Regra de Três Áreas e Volumes Higiene na Manipulação de Alimentos Conceitos Limpeza Desinfecção Higienização Pessoal Equipamentos Ambiental Etapas de Higienização Fatores que Influenciam a Higienização Tempo Temperatura Concentração Ação Mecânica Ação Química Qualidade da Água Principais Produtos Utilizados e suas Funções Detergentes Desinfecção Técnicas de Higienização Avaliação da Eficiência e Eficácia da Higienização | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |