CARGA HORÁRIA TOTAL: 160h
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
TECNOLOGIA CINEMATOGRÁFICA | 20h | 1. Operador de câmera e Editor de vídeo: perfil, mercado de trabalho, evolução da profissão, sensibilidade e senso estético desse profissional 2. Indústria cinematográfica 3. Equipamentos de trabalho: aplicabilidades operacionais, formatos e tecnologias (câmeras, tripés, microfones, baterias, lentes e filtros, etc) 4. Tipos de câmeras: 4.1. Câmaras profissionais de cinema (16 mm, super 16 mm, 35 mm e super 35mm e as câmeras de alta velocidade e submarinas) 4.2. Câmaras profissionais de televisão (profissionais e semi profissionais⁄Camcordes. Mini Dvs e HDs e DVCams) 4.3. Operação de câmera digital comum (portátil e de celular): conceitos básicos da operação 5. Terminologia de cinema, vídeo e TV: Cena - corte - enquadramento - fotograma (fade-in; fade-out) - fusão - plano - tomada – sequência 6. Cinema no Brasil 6.1. Origem e primeiros filmes 6.2. Identidade nacional: cinema novo 6.3. Cinema marginal 7. Televisão no Brasil 7.1. Emissoras, avanços tecnológicos durante os anos 7.2. TV digital no Brasil 7.3. Telenovelas, programas de auditório, séries, etc 1. Psicologia da comunicação 2. Teoria das emoções 3. Teoria da arte 4. Comunicação interpessoal 5. Desenvolvimento pessoal 6. Antropologia cultural 7. Teoria das cores | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Montagem e edição audiovisual | 80h | 1. Conceito de montagem: seleção, ordenação e duração de planos 2. Edição e roteiro 3. Contribuição técnica e estética do montador Avaliação do material bruto: as diferenças entre documentário e ficção 4. A importância da decupagem no documentário 5. O papel dos documentos de produção da ficção (folha de continuidade, boletins de câmera e som) 6. Narração e ritmo na montagem 7. Edição de som 8. Perspectivas técnicas e práticas a partir do cinema eletrônico e cinema digital. 9. Fundamento estético do filme – montagem e planos (Escola Americana, Soviética, Francesa, Alemã), análises de edição em filmes 10. Fundamentos de imagem e vídeo digital 11. Edição de vídeo Não linear 12. Corte, transição e efeitos 13. Bazin e o papel da montagem no cinema moderno (Pasolini, Resnais, Godard, Antonioni e Glauber) 14. Edição de documentários: Flaherty, Cavalcanti, Ivens, Coutinho e Sarno 15. A edição de TV e suas particularidades: simultaneidade e fragmentação espaço-temporal 16. Utilização de softwares de montagem e edição de vídeos 16.1 Davinci Resove 16.1.1. Familiaridade com a interface do DaVinci Resolve, incluindo a localização e função dos menus, painéis e ferramentas principais. 16.1.2. Conhecimento das diferentes áreas da interface, como o painel de edição, o painel de cor, o painel de áudio, o painel de efeitos, entre outros. 16.1.3. Compreensão do fluxo de trabalho típico no DaVinci Resolve, desde a importação de arquivos até a exportação final. 16.1.4. Conhecimento dos diferentes estágios do processo de edição, como montagem, correção de cor, mixagem de áudio e aplicação de efeitos visuais. 16.1.5. Importação e organização de mídia: 16.1.6. Saber como importar arquivos de vídeo, áudio e imagem para o projeto do DaVinci Resolve. 16.1.7. Capacidade de organizar e gerenciar a mídia dentro do software, criando pastas, marcadores e metadados para facilitar a localização e o acesso. 16.1.8. Conhecimento das técnicas de edição, como corte, corte aditivo, corte de inserção e sobreposições. 16.1.9. Habilidade de utilizar as ferramentas de edição do DaVinci Resolve, como a linha de tempo, os pontos de entrada/saída e os marcadores. 16.2 Final Cut 16.2.1. Familiaridade com a interface do Final Cut, incluindo a localização e função dos menus, painéis e ferramentas principais. 16.2.2. Conhecimento das diferentes áreas da interface, como o painel de edição, o painel de cor, o painel de áudio, o painel de efeitos, entre outros. 16.2.3. Compreensão do fluxo de trabalho típico no Final Cut, desde a importação de arquivos até a exportação final. 16.2.4. Conhecimento dos diferentes estágios do processo de edição, como montagem, correção de cor, mixagem de áudio e aplicação de efeitos visuais. 16.2.5. Importação e organização de mídia: 16.2.6. Saber como importar arquivos de vídeo, áudio e imagem para o projeto do Final Cut. 16.2.7. Capacidade de organizar e gerenciar a mídia dentro do software, criando pastas, marcadores e metadados para facilitar a localização e o acesso. 16.2.8. Conhecimento das técnicas de edição, como corte, corte aditivo, corte de inserção e sobreposições. 16.2.9. Habilidade de utilizar as ferramentas de edição do Final Cut, como a linha de tempo, os pontos de entrada/saída e os marcadores. 16.3 Premiere Pro 16.3.1. Familiaridade com a interface do Adobe Premiere Pro, incluindo a localização e função dos menus, painéis e ferramentas principais. 16.3.2. Conhecimento das diferentes áreas da interface, como o painel de edição, o painel de cor, o painel de áudio, o painel de efeitos, entre outros. 16.3.3. Compreensão do fluxo de trabalho típico no Adobe Premiere Pro, desde a importação de arquivos até a exportação final. 16.3.4. Conhecimento dos diferentes estágios do processo de edição, como montagem, correção de cor, mixagem de áudio e aplicação de efeitos visuais. 16.3.5. Importação e organização de mídia: 16.3.6. Saber como importar arquivos de vídeo, áudio e imagem para o projeto do Adobe Premiere Pro. 16.3.7. Capacidade de organizar e gerenciar a mídia dentro do software, criando pastas, marcadores e metadados para facilitar a localização e o acesso. 16.3.8. Conhecimento das técnicas de edição, como corte, corte aditivo, corte de inserção e sobreposições. 16.3.9. Habilidade de utilizar as ferramentas de edição do Adobe Premiere Pro, como a linha de tempo, os pontos de entrada/saída e os marcadores. 13. Auto Gestão: a. Organização: I. Local de trabalho; ii. Atividades; iii. Materiais. b. Gestão do Tempo: i. Ferramentas para uma gestão eficaz do tempo; ii. Produtividade; iii. Falhas e Retrabalhos. 14. Gestão do Comportamento: a. Proatividade: i. Definição; ii. Pilares. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Finalização | 60h | 1. Sonoplastia 1.1. Tratamento de som 1.2. Efeitos 1.3. Transições 1.4. Fade in Fade out 2. Lettering 2.1. Lower third 2.2. Overlay 2.3. Crédito iniciais e finais 2.4. Legenda 2.5. Motion Graphics 3. Tratamento de imagem 3.1. Camada de ajuste 3.2. Correção de cor 3.3. Mascaramento 3.4. Fade in Fade out 4. Exportando e convertendo vídeo editado em um produto audiovisual 5. Com meu vídeo pronto, o que fazer? 1. Sonoplastia 1.1. Tratamento de som 1.2. Efeitos 1.3. Transições 1.4. Fade in Fade out 2. Lettering 2.1. Lower third 2.2. Overlay 2.3. Crédito iniciais e finais 2.4. Legenda 2.5. Motion Graphics 3. Tratamento de imagem 3.1. Camada de ajuste 3.2. Correção de cor 3.3. Mascaramento 3.4. Fade in Fade out 4. Exportando e convertendo vídeo editado em um produto audiovisual 5. Com meu vídeo pronto, o que fazer? 6. Utilização de softwares de montagem e edição de vídeos 6.1. Davinci Resove 6.1.1. Importação e gerenciamento de arquivos 6.1.2. Como usar a Timeline 6.1.3. Fundamentos da edição de vídeo e diversos exemplos práticos 6.1.4. Render e back-up 6.1.5. Mixagem de áudio 6.1.6. Introdução ao tratamento de cor 6.1.7. Animação de textos Recorte, composição e Chroma Key 6.1.8. Efeitos de acabamento 6.1.9. Efeitos de transição 6.1.10. Multicamera 6.1.11. Edição não linear 6.2. Final Cut 16.2.1. Importação e gerenciamento de arquivos 16.2.2. Como usar a Timeline 16.2.3. Fundamentos da edição de vídeo e diversos exemplos práticos 16.2.4. Render e back-up 16.2.5. Mixagem de áudio 16.2.6. Introdução ao tratamento de cor 16.2.7. Animação de textos 16.2.8. Recorte, composição e Chroma Key 16.2.9. Efeitos de acabamento 16.2.10. Efeitos de transição 16.2.11. Multicamera 16.2.12. Edição não linear 6.3. Premiere Pro 6.3.1. Importação e gerenciamento de arquivos 6.3.2. Como usar a Timeline 6.3.3. Fundamentos da edição de vídeo e diversos exemplos práticos 6.3.4. Render e back-up 6.3.5. Mixagem de áudio 6.3.6. Introdução ao tratamento de cor 6.3.7. Animação de textos 6.3.8. Recorte, composição e Chroma Key 6.3.9. Efeitos de acabamento 6.3.10. Efeitos de transição 6.3.11. Multicamera 6.3.12. Edição não linear 13. Auto Gestão: a. Organização: I. Local de trabalho; ii. Atividades; iii. Materiais. b. Gestão do Tempo: i. Ferramentas para uma gestão eficaz do tempo; ii. Produtividade; iii. Falhas e Retrabalhos. 14. Gestão do Comportamento: a. Proatividade: i. Definição; ii. Pilares. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |