Área de Atuação AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Curso TÉCNICO EM INTERNET DAS COISAS - IoT

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1300h

HABILITAÇÃO TÉCNICA

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Eletrônica Aplicada à Sistemas de Automação e TI 96h 1 CIRCUITOS LÓGICOS 1.1 Portas lógicas 1.1.1 Tabela da verdade 1.1.2 Função lógica 1.1.3 Tipos 1.2 Famílias lógicas 1.2.1 Características 1.2.2 Tipos e definições 1.3 Tipos e Definições 1.3.1 Lógicos combinacionais 1.3.2 Lógicos sequenciais 1.4 Expressões algébricas 1.4.1 Simplificação de circuitos lógicos 1.4.2 Simplificação algébrica 2 SISTEMAS DE NUMERAÇÃO 2.1 Representação numérica 2.1.1 Ponto flutuante 2.1.2 Complemento de 2 2.1.3 Complemento de 1 2.2 Código BCD 2.3 Conversões entre os sistemas 2.4 Tipos 2.4.1 Sistema hexadecimal 2.4.2 Sistema binário 3 COMPONENTES OPTOELETRÔNICOS: CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES 3.1 Acoplador óptico 3.2 Fototransistor 3.3 Fotodiodo 3.4 Matriz de LED 3.5 Display de sete segmentos 4 TRANSISTORES 4.1 Aplicações 4.1.1 Amplificador de sinais 4.1.2 Transistor como chave 4.2 Circuitos de polarização 4.3 Características 4.4 Tipos 4.4.1 Efeito de campo (FET) 4.4.2 Bipolar 5 CIRCUITOS RETIFICADORES 5.1 Reguladores de tensão 5.1.1 Circuito integrado 5.1.2 Regulador Zener 5.2 Filtro capacitivo 5.2.1 Fator de Ripple 5.2.2 Constante RC 5.3 Tipos 5.3.1 Em ponte 5.3.2 Monofásico com ponto neutro onda completa 5.3.3 Monofásico de meia onda 6 SEMICONDUTORES 6.1 Características térmicas 6.2 Diodo 6.2.1 Curva característica do diodo 6.2.2 Características 6.2.3 Tipos 6.3 Polarização direta e inversa 6.4 Junção PN 6.5 Elementos tipo P e N 7 SINAIS ELÉTRICOS 7.1 Características 7.2 Tipos de ondas 7.2.1 Dente de serra 7.2.2 Triangular 7.2.3 Quadrada 7.2.4 Senoidal 8 INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELÉTRICAS 8.1 Tipos 8.1.1 Digitais 8.1.2 Analógicos 8.2 Características 8.3 Equipamentos de medição 8.3.1 Osciloscópio 8.3.2 Ohmímetro 8.3.3 Amperímetro 8.3.4 Voltímetro 9 MÁQUINAS ELÉTRICAS: DEFINIÇÕES E TIPOS 9.1 Transformadores 9.2 Motores 9.3 Geradores 10 CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CORRENTE ALTERNADA 10.1 Sistemas de distribuição de energia elétrica 10.1.1 Aterramento 10.1.2 Isolação 10.1.3 Normas 10.2 Potência em circuitos de corrente alternada: definições 10.2.1 Fator de potência 10.2.2 Aparente 10.2.3 Reativa 10.2.4 Ativa 10.3 Circuito em corrente alternada: definições e aplicações 10.3.1 Impedância (RL, RC e RLC) 10.3.2 Capacitivo 10.3.3 Indutivo 10.3.4 Resistivo 10.4 Corrente elétrica alternada: definições e aplicações 10.4.1 Amplitude 10.4.2 Período 10.4.3 Frequência 11 CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CORRENTE CONTÍNUA 11.1 Capacitores 11.1.1 Definições 11.1.2 Características 11.2 Potência em corrente contínua 11.3 Leis de Kirchhoff 11.4 Fontes geradoras 11.5 Notação científica e de engenharia 11.6 Associação de Resistores 11.7 Leis de OHM 11.8 Circuitos elétricos 11.8.1 Misto 11.8.2 Paralelo 11.8.3 Série 12 ELETROMAGNETISMO 12.1 Lei de Faraday 12.1.1 Aplicação 12.1.2 Definição 12.2 Regras do eletromagnetismo 12.3 Campo Magnético 12.3.1 Campo magnético no condutor 12.3.2 Densidade do fluxo magnético 12.3.3 Fluxo de indução magnética 12.3.4 Linhas de forças magnéticas 13 FUNDAMENTOS DA ELETRODINÂMICA: DEFINIÇÕES E APLICAÇÕES 13.1 Energia elétrica 13.2 Condutores e isolantes 13.3 Resistência e resistividade 13.4 Corrente elétrica 13.5 Potencial elétrico 13.6 Diferença de potencial 14 FUNDAMENTOS DA ELETROSTÁTICA: DEFINIÇÕES E APLICAÇÕES 14.1 Potencial elétrico 14.2 Força elétrica 14.3 Eletrização 14.4 Campo elétrico 14.5 Carga elétrica 15 TRABALHO EM EQUIPE 15.1 Compromisso com objetivos e metas 15.2 Cooperação Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Fundamentos do Desenvolvimento de Software 76h 1 ENGENHARIA DE SOFTWARE 1.1 Metodologias de desenvolvimento de sistemas 1.1.1 Características 1.1.2 Ferramentas 1.1.3 Aplicabilidade 1.1.4 Tipos (clássicas e ágeis) 1.2 Modelagem de sistemas 1.2.1 Regra de negócio 1.2.2 Requisitos 1.2.3 Técnicas 1.2.4 Organização de dados 2 PROGRAMAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO E TI 2.1 Programas de computadores 2.1.1 Definição 2.1.2 Características 2.1.3 Níveis de linguagens de programação 2.2 Etapas do processo de conversão 2.2.1 Interpretação 2.2.2 Ligação 2.2.3 Compilação 2.2.4 Montagem 2.3 Paradigmas de Programação: características 2.3.1 Imperativo 2.3.2 Funcional 2.3.3 Declarativo 2.3.4 Lógico 2.3.5 Orientado objetos 2.3.6 Orientado a eventos 2.4 Linguagens de programação 2.4.1 Características 2.4.2 Aplicações (Assembly, C, C++, C#, Visual Basic, HTML, Java, Phyton, PHP, JavaScript) 2.4.3 Técnicas de programação (C e Java) 2.4.4 Bibliotecas e API´s 2.4.5 Frameworks 2.4.6 Semântica 2.4.7 Indentação 3 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS 3.1 Lógica 3.1.1 Lógica proposicional 3.1.2 Operadores lógicos 3.1.3 Operadores aritméticos 3.1.4 Operadores relacionais 3.2 Algoritmos 3.2.1 Descritivo 3.2.2 Decisões 3.2.3 Repetições 3.2.4 Fluxogramas 3.2.5 Estruturas de dados 4 SOFTWARE 4.1 Software de Base 4.1.1 Firmware 4.1.2 Sistemas operacionais 4.1.3 Drivers 4.2 Aplicativos 4.2.1 Definições 4.2.2 Tipos 5 ELEMENTOS DE HARDWARE DE COMPUTADORES 5.1 Placa Principal 5.1.1 BIOS 5.1.2 Memória cache 5.1.3 Interfaces 5.2 Histórico 5.3 Arquitetura 5.3.1 Unidade Central de Processamento 5.3.2 Dispositivos Periféricos 5.4 Memória 5.4.1 FLASH 5.4.2 Permanente 5.4.3 Temporária 6 AUTOEMPREENDEDORISMO 6.1 Características empreendedoras 6.2 Atitudes empreendedoras 6.3 Auto-responsabilidade e empreendedorismo 6.4 A construção da missão pessoal 6.5 Valores do empreendedor 6.5.1 Persistência 6.5.2 Comprometimento 6.6 Persuasão e rede de contatos 6.7 Independência e autoconfiança 6.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Desenvolvimento de Interface de Usuário para IoT 100h 1 DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DE PROJETOS 1.1 Normas técnicas 1.2 Tipos: elaboração 1.2.1 Fluxograma 1.2.2 Algoritmo 1.2.3 Código-fonte comentado 1.2.4 Arquivamento 1.2.5 Cronograma 2 PROTOTIPAGEM DE SOFTWARE 2.1 Requisitos do sistema 2.2 Modelagem da interface: planejamento 2.2.1 Elementos gráficos 2.2.2 Layout 2.2.3 Funções 2.3 Criação da tela: aplicação 2.3.1 Linguagens de programação (Java, Java Script, Python e C#) 2.3.2 Técnicas de programação 2.4 Validação do protótipo 2.5 Documentação técnica 2.5.1 Relatório técnico 2.5.2 Manual de usuário 3 PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO 3.1 Arquiteturas de software 3.1.1 Recursos 3.1.2 Configuração 3.2 Frameworks: características e instalação 3.2.1 PC 3.2.2 Dispositivos móveis 3.2.3 Multiplataforma 3.3 Componentes: configuração e aplicação 3.3.1 Visuais de interface com o usuário 3.3.2 Manipulação de arquivos 3.3.3 Persistência em XML 3.3.4 Banco de dados 3.4 Transferência de dados 3.4.1 Sincronização de dados com aplicações servidoras 3.4.2 Acessos a serviços da internet 4 DISPOSITIVOS MÓVEIS 4.1 Tipos 4.2 Características 4.3 Recursos e restrições 4.4 Sistemas operacionais 4.4.1 Tipos 4.4.2 Compatibilidade 4.4.3 Aplicações 5 DESIGN E USABILIDADE: CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES 5.1 Equilíbrio Visual 5.1.1 Ordem de Leitura 5.1.2 Cores 5.1.3 Contraste 5.2 Processos do usuário 5.2.1 Perceptivo 5.2.2 Cognitivo 5.2.3 Ergonomia cognitiva (processos mentais) 5.3 Interação humana versus máquina 5.3.1 Intuitividade 5.3.2 Eficiência de uso 5.3.3 Usabilidade 5.3.4 Interface ergonômica 5.3.5 Utilidade 6 INOVAÇÃO 6.1 Anterioridade 6.2 Propriedade intelectual 7 ÉTICA PROFISSIONAL 7.1 O impacto da falta de ética ao país 7.1.1 Pirataria 7.1.2 Impostos 7.2 Responsabilidade empresarial 8 GESTÃO DA QUALIDADE 8.1 Cultura organizacional 8.2 Política de gestão da qualidade 8.3 Melhoria contínua 8.4 Ambiente interno e externo 8.5 Mudança organizacional 1. Inovação 1.1 Anterioridade 1.2 Propriedade intelectual 2. Ética Profissional 2.1 O impacto da falta de ética ao país 2.2 Pirataria 2.3 Impostos 2.4 Responsabilidade empresarial 3. Gestão da Qualidade 3.1 Cultura organizacional 3.2 Política de gestão da qualidade 3.3 Melhoria contínua 3.4 Ambiente interno e externo 3.5 Mudança organizacional Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Manutenção de Redes de Comunicação 36h 1 EXECUÇÃO DA MANUTENÇÃO DE REDES DE COMUNICAÇÃO 1.1 Plano de Manutenção 1.1.1 Ordens de serviço 1.1.2 Lista de peças e ferramentas 1.1.3 Procedimentos de manutenção e checklist das tarefas 1.1.4 Cronograma de manutenção 1.1.5 Previsão de recursos tecnológicos 1.1.6 Relatório de manutenção 1.2 Causa de falhas e defeitos: Tipos e características 1.3 Causa de falhas e defeitos: Tipos e características 1.3.1 Sistemas de alimentação 1.3.2 Umidade 1.3.3 Conexões 1.3.4 Ventilação 1.3.5 Descargas atmosféricas e surtos 1.3.6 Componentes 1.3.7 Limpeza 1.3.8 Manipulação 1.3.9 Interferência eletromagnética 1.3.10 Interferência eletrostática 1.4 Análise de falhas 1.4.1 Inspeção visual 1.4.2 Por comparação com diagrama de redes 1.4.3 Por comparação com outro equipamento 1.4.4 Por análise de funcionamento 1.4.5 Por software 1.5 Ferramentas e instrumentos 1.5.1 Multímetro 1.5.2 Testador de cabos 1.5.3 Localizador de cabos 1.5.4 Analisador de cabos 1.5.5 Equipamento de fusão de fibra 1.6 Procedimentos de manutenção 1.6.1 Normas técnicas 1.6.2 Teste de circuitos de alimentação 1.6.3 Análise de sinais 1.6.4 Teste dos dispositivos de rede 1.6.5 Reparos ou substituições 1.6.6 Limpeza 1.6.7 Alterações de códigos em software 1.6.8 Alterações de configurações 1.6.9 Atualização de firmware e software 1.6.10 Backup 1.7 Procedimentos de segurança e sustentabilidade 1.7.1 Riscos ocupacionais 1.7.2 Normas de segurança 1.7.3 Medidas de proteção 1.7.4 Descarte de resíduos 1. Procedimentos de segurança e sustentabilidade 1.1 Riscos ocupacionais 1.2 Normas de segurança 1.3 Medidas de proteção 1.4 Descarte de resíduos Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Manutenção de Sistemas Embarcados 50h "1 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO (PCM) 1.1 Definição 1.2 Tipos de manutenção 1.2.1 Corretiva 1.2.2 Preditiva 1.2.3 Preventiva 1.2.4 Evolutiva 1.2.5 Adaptativa 1.2.6 Perfectiva 1.3 Plano de manutenção 1.3.1 Histórico de manutenção 1.3.2 Ordens de serviço 1.3.3 Lista de ferramentas 1.3.4 Procedimentos de manutenção e checklist das tarefas 1.3.5 Cronograma 1.3.6 Métricas de manutenibilidade 1.3.7 Previsão de recursos 1.4 Revisão de requisitos 1.4.1 Áreas de melhoramentos futuros 1.4.2 Interfaces que poderiam impactar na manutenção 1.4.3 Revisão de código 1.5 Indicadores de desempenho de manutenção 1.5.1 Número médio de falhas de processamento 1.5.2 Pessoas-horas despendido em cada categoria de manutenção 1.5.3 Tempo médio de processamento para um pedido de manutenção 1.5.4 Porcentagem de pedidos de manutenção por tipo 1.5.5 Tempo médio de falhas (MTBF) 1.5.6 Tempo médio para reparos (MTTR) 1.6 Documentação técnica 1.6.1 Normas 1.6.2 Procedimentos técnicos 1.6.3 Catálogos e Manuais 1.6.4 Projetos 1.7 Software de gestão de manutenção 1.7.1 Recursos 1.7.2 Atalhos 1.7.3 Operacionalização 1.7.4 Indicadores 1.7.5 Relatórios 2 EXECUÇÃO DA MANUTENÇÃO DE SISTEMAS EMBARCADOS 2.1 Causa de falhas e defeitos: características 2.1.1 Sistemas de alimentação 2.1.2 Umidade 2.1.3 Conexões 2.1.4 Ventilação 2.1.5 Descargas atmosféricas e surtos 2.1.6 Componentes 2.1.7 Limpeza 2.1.8 Manipulação 2.1.9 Isolação 2.1.10 Curto-circuito 2.1.11 Interferência eletromagnética 2.1.12 Interferência eletrostática 2.2 Análise de falhas 2.2.1 Inspeção visual 2.2.2 Por comparação com esquema eletrônico 2.2.3 Por comparação com outro equipamento 2.2.4 Por giga de teste 2.2.5 Por análise de funcionamento 2.2.6 Por software 2.3 Ferramentas e instrumentos 2.3.1 Medidor de Temperatura 2.3.2 Multímetro 2.3.3 Osciloscópio 2.3.4 Analisador de espectro 2.4 Componentes e equipamentos dos sistemas 2.4.1 Especificações técnicas de manutenção 2.4.2 Vida útil 2.5 Procedimentos de manutenção 2.5.1 Teste de circuitos de alimentação 2.5.2 Análise de sinais 2.5.3 Teste dos componentes e dispositivos 2.5.4 Reparos ou substituições (conexões, componentes eletrônicos, componentes de proteção, placas de circuitos impressos e dessoldagem e soldagem) 2.5.5 Limpeza e impermeabilização 2.5.6 Análise de temperatura 2.5.7 Alterações de códigos em software 2.5.8 Alterações de configurações 2.5.9 Atualização de firmware e software 2.5.10 Backup 2.6 Procedimentos de segurança e sustentabilidade 2.6.1 Riscos ocupacionais 2.6.2 Normas de segurança 2.6.3 Medidas de proteção 2.6.4 Descarte de resíduos "3 CULTURA PREVENCIONISTA 3.1 Qualidade de vida no trabalho 3.1.1 Cuidados com a saúde 3.1.2 Administração de stress 3.2 SIPAT 3.3 Alimentação Saudável 3.4 Drogas e entorpecentes 3.5 Doenças sexualmente transmissíveis" Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projetos de Estrutura de Sensoriamento 50h 1 PROJETO DE ESTRUTURA DE SENSORIAMENTO 1.1 Definição 1.2 Elaboração de proposta ao cliente 1.3 Prazo de entrega 1.4 Parâmetros de qualidade 1.5 Lista de recursos 1.6 Documentação técnica 1.6.1 Manual de operação 1.6.2 Manual de instalação 1.6.3 Manual de manutenção 1.7 Apresentação final ao cliente 2 SISTEMA DE CAD PARA ESTRUTURA DE SENSORIAMENTO: COMANDOS E PROCEDIMENTOS 2.1 Esquema elétrico 2.1.1 Layout da área de trabalho 2.1.2 Legendas 2.1.3 Componentes elétricos industriais 2.1.4 Bibliotecas de componentes 2.1.5 Ligações e barramentos 2.1.6 Listas de materiais 2.2 Esquema mecânico 2.2.1 Conexão 2.2.2 Fixação e posicionamento 2.2.3 Legendas 2.2.4 Identificação (tag) 2.2.5 Desenho construtivo 2.3 Teste de funcionamento 2.3.1 Simulação computacional 2.3.2 Verificação de sinais 2.3.3 Verificação das funcionalidades 2.3.4 Ajustes 2.4 Normatização 3 ESTRUTURA DE SENSORES 3.1 Características técnicas dos sensores 3.1.1 Faixa de medição 3.1.2 Grau de proteção (IP) 3.1.3 Temperatura de operação 3.1.4 Sinal de saída 3.1.5 Formas de fixação 3.1.6 Frequência de comutação 3.1.7 Comunicação 3.1.8 Conectorização 3.2 Infraestrutura de instalação: características e dimensionamento 3.2.1 Canaletas 3.2.2 Tubulações 3.2.3 Cabeamento 3.3 Procedimentos de montagem 3.3.1 Mecânico 3.3.2 Elétrico 3.3.3 Segurança (NR) 3.4 Requisitos do sistema de automação: levantamento 3.4.1 Fluxograma de funcionalidade do processo produtivo 3.4.2 Ambiente de instalação 3.4.3 Documentação elétrica 3.4.4 Documentação mecânica 3.4.5 Documentação de programação 4 DIRETRIZES EMPRESARIAIS 4.1 Planejamento estratégico 4.1.1 Missão 4.1.2 Visão 4.1.3 Valores 4.2 Instruções normativas e diretivas 4.3 Políticas de governança 5 CRIATIVIDADE 5.1 Definição 5.2 Tipos de criatividade 5.3 Potencial criativo 5.4 Processo criativo 5.5 Modelos e ferramentas que estimulam a criatividade" Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Manutenção de Sensores e Dispositivos de Automação 28h 1 EXECUÇÃO DA MANUTENÇÃO DE SENSORES E DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO 1.1 Plano de Manutenção 1.1.1 Ordens de Serviço 1.1.2 Lista de peças e ferramentas 1.1.3 Procedimentos de manutenção e checklist das tarefas 1.1.4 Cronograma de manutenção 1.1.5 Previsão de recursos tecnológicos 1.1.6 Relatório de Manutenção 1.2 Causa de falhas e defeitos: Tipos e características 1.2.1 Sistemas de alimentação 1.2.2 Umidade 1.2.3 Conexões 1.2.4 Ventilação 1.2.5 Descargas atmosféricas e surtos 1.2.6 Componentes 1.2.7 Limpeza 1.2.8 Manipulação 1.2.9 Isolação 1.2.10 Curto-circuito 1.2.11 Interferência eletromagnética 1.2.12 Interferência eletrostática 1.2.13 Corrosão/abrasão 1.3 Análise de falhas 1.3.1 Inspeção visual 1.3.2 Por comparação com esquema elétrico 1.3.3 Por comparação com outro equipamento 1.3.4 Por análise de funcionamento 1.3.5 Por software 1.4 Ferramentas e instrumentos 1.4.1 Medidor de Temperatura 1.4.2 Multímetro 1.4.3 Osciloscópio 1.5 Procedimentos de manutenção 1.5.1 Normas Técnicas 1.5.2 Teste de circuitos de alimentação 1.5.3 Análise de sinais 1.5.4 Teste dos sensores e dispositivos 1.5.5 Reparos ou substituições 1.5.6 Análise de temperatura 1.5.7 Alterações de códigos em software 1.5.8 Alterações de configurações 1.5.9 Atualização de firmware e software 1.5.10 Backup 1.6 Procedimentos de segurança e sustentabilidade 1.6.1 Riscos ocupacionais 1.6.2 Normas de segurança 1.6.3 Medidas de proteção 1.6.4 Descarte de resíduos 2 ÉTICA SOCIAL 2.1 Senso moral 2.2 Consciência moral 2.3 Cultura, história e dilema 2.4 Cidadania 2.5 Comportamento social" Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Redes de Comunicação para IoT 120h "1 SEGURANÇA EM REDES DE COMUNICAÇÃO 1.1 Princípios 1.1.1 Integridade 1.1.2 Confidencialidade 1.1.3 Disponibilidade 1.1.4 Autenticidade 1.1.5 Legalidade 1.2 Mecanismos de segurança: configuração 1.2.1 Firewall/Proxy 1.2.2 IDS/IPS 1.2.3 Appliance de segurança 1.2.4 Redundância 1.3 Virtual Private Network (VPN): configuração 1.3.1 Tipos 1.3.2 Protocolos 1.4 Normas de segurança de informação 1.5 Políticas de segurança de redes 1.5.1 Definição 1.5.2 Requisitos 1.5.3 Documentação técnica 1.5.4 Tipos de procedimentos 1.5.5 Revisão, aprovação e implantação 1.5.6 Conscientização e capacitação 2 COMUTAÇÃO E INTERCONEXÃO DE REDES DE COMUNICAÇÃO 2.1 Ativos de redes 2.1.1 Simbologias 2.1.2 Características 2.2 VLAN 2.2.1 Roteamento inter VLAN 2.2.2 Configuração 2.3 Protocolos de redes 2.3.1 Rede: IPv4 e IPv6 2.3.2 Transporte: TCP e UDP 2.4 Redes wireless: configuração 2.4.1 Estação cliente 2.4.2 Faixas de radiofrequência 2.4.3 Segurança: criptografia, autenticação e prevenção à intrusão 3 COMUNICAÇÃO IOT: CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES 3.1 Tipos de protocolos 3.1.1 LPWAN (LoRaWan e SigFox) 3.1.2 Bluetooth 3.1.3 MQTT 3.1.4 REST 3.1.5 ZigBee 3.1.6 Thread 3.1.7 Z-Wave 3.2 Infraestrutura de IoT 3.2.1 Equipamentos 3.2.2 Acessórios 3.2.3 Periféricos 3.2.4 Meios físicos 3.3 Normas técnicas: requisitos 3.3.1 Redes de área pessoal sem fios (WPAN) 3.3.2 IEEE 802 4 COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL: CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES 4.1 Meios Físicos 4.1.1 Serial 4.1.2 Ethernet cabeada 4.1.3 Wirelless 4.1.4 Fibra 4.2 Tipos de protocolos 4.2.1 Hart 4.2.2 ProfiBus 4.2.3 ModBus 4.2.4 DeviceNet 4.2.5 Profinet 4.2.6 Ethernet IP 4.2.7 EtherCat 4.2.8 ASI 4.2.9 CanOpen 4.2.10 OPC 4.2.11 FieldBus 4.3 Normas técnicas 5 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMUNICAÇÃO 5.1 Projeto físico de redes 5.1.1 Simbologias 5.1.2 Requisitos 5.2 Meios de rede wireless 5.2.1 Tipos e características 5.2.2 Interferências 5.3 Instalação 5.3.1 Conectores 5.3.2 Cabos 5.3.3 Passivos de redes 5.3.4 Ativos de redes 5.3.5 Acessórios 5.4 Teste e manutenção de redes 5.4.1 Ferramentas de testes físicos 5.4.2 Ferramentas de software para monitoramento de redes 5.4.3 Requisitos de certificação 5.4.4 Requisitos de homologação 5.4.5 Requisitos de licenciamento 5.5 Documentação técnica: registro 5.5.1 Relatório de testes 5.5.2 Relatório de implantação 5.6 Normas de cabeamento estruturado 6 INTERNET DAS COISAS (IOT) 6.1 Definição 6.2 Aplicações 6.2.1 Industrial 6.2.2 Comercial 6.2.3 Residencial/predial 6.2.4 Smart Cities 6.3 Infraestrutura: características e funcionalidades 6.3.1 Servidor web 6.3.2 Sensorização 6.3.3 Serviços 6.3.4 Dispositivos 6.3.5 Computação em nuvem (cloud computing) "7 PENSAMENTO SISTÊMICO 7.1 Princípios e características 7.2 Teoria geral dos sistemas 7.3 Dinâmica dos sistemas 7.4 Organizações como sistemas abertos 7.5 Relações com o mercado 8 DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE TRABALHO 8.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 8.2 Motivação de pessoas 8.3 Capacitação 8.4 Avaliação de desempenho 8.5 Processos de comunicação" Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Fundamentos da Instrumentação 60h 1 SIMBOLOGIA E NOMENCLATURA 1.1 Norma ISA-5.1 1.2 Diagramas P&I 2 INSTRUMENTAÇÃO PARA AUTOMAÇÃO 2.1 Variáveis físicas industriais 2.1.1 Temperatura 2.1.2 Vazão 2.1.3 Pressão 2.1.4 Nível 2.2 Classes dos instrumentos: características e aplicações 2.2.1 Sensor 2.2.2 Transmissor 2.2.3 Registrador 2.2.4 Indicador 2.2.5 Controlador 2.2.6 Elementos finais de controle 2.2.7 Conversor 2.2.8 Transdutor 2.3 Características gerais dos instrumentos 2.3.1 Range 2.3.2 Span 2.3.3 Repetitividade 2.3.4 Sensibilidade 2.3.5 Zona Morta 2.3.6 Precisão 2.3.7 Exatidão 2.3.8 Confiabilidade 2.3.9 Rangeabilidade 2.3.10 Histerese 2.3.11 Rastreabilidade 2.3.12 Tipos de Erro 2.3.13 Telemetria (Pneumática, Eletrônica Analógica, digital, via rádio, Wireless) 2.4 Malhas de controle: características 2.4.1 Aberta 2.4.2 Fechada 3 PROCESSOS INDUSTRIAIS 3.1 Fluxograma de processo 3.2 Aplicações (principais segmentos industriais da região) 3.3 Equipamentos Industriais: definições e aplicações 3.3.1 Tubulações e acessório 3.3.2 Bomba 3.3.3 Compressor 3.3.4 Forno 3.3.5 Caldeira 3.3.6 Trocador de calor 3.3.7 Reator 3.3.8 Reservatório 3.4 Definição 3.5 Tipos e etapas Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projetos de Interfaces Eletrônicas 96h "1 PROJETO DE CIRCUITOS CONDICIONADORES DE SINAIS 1.1 Definição 1.2 Requisitos da demanda 1.3 Elaboração de proposta ao cliente 1.4 Prazo de entrega 1.5 Parâmetros de qualidade 1.6 Lista de recursos 1.7 Documentação técnica 1.7.1 Manual do cliente 1.7.2 Manual de instalação 1.7.3 Manual de serviço 1.8 Apresentação final ao cliente 2 SOLDAGEM DE COMPONENTES ELETRÔNICOS 2.1 Tipos de solda 2.2 Equipamentos: manipulação 2.2.1 Estação de soldagem 2.2.2 Estação de retrabalho 2.3 Materiais: características e aplicação 2.3.1 Fita de dessoldagem 2.3.2 Solda líquida 2.3.3 Fluxo 2.3.4 Estanho 2.3.5 Álcool isopropílico 2.3.6 Salva chip 2.3.7 Fita Kapton 2.3.8 Termoretrátil 2.4 Técnicas de soldagem e dessoldagem 2.4.1 PTH 2.4.2 SMD 3 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE PCI 3.1 Materiais de substratos: características 3.1.1 Fenolite 3.1.2 Fibra de vidro / Epóxi 3.1.3 Teflon 3.1.4 Poliester 3.1.5 Folhas de alumínio 3.2 Layer (face) 3.2.1 Simples 3.2.2 Dupla 3.2.3 Múltiplas 3.3 Técnicas químicas 3.3.1 Serigráfico 3.3.2 Fotográfico 3.4 Técnicas mecânicas 3.4.1 Térmico 3.4.2 Desbaste 3.4.3 Aditivo 3.5 Fluxo de fabricação 3.5.1 Etapas 3.5.2 Equipamentos 3.5.3 Materiais 3.5.4 Insumos 4 SISTEMA DE CAD PARA CIRCUITOS ELETRÔNICOS: COMANDOS E PROCEDIMENTOS 4.1 Esquema eletrônico 4.1.1 Layout da área de trabalho 4.1.2 Legendas 4.1.3 Componentes eletrônicos 4.1.4 Bibliotecas de componentes 4.1.5 Ligações e barramentos 4.1.6 Listas de materiais 4.2 Placas de circuitos impressos 4.2.1 Layout 4.2.2 Camadas (layers) 4.2.3 Footprint 4.2.4 Componentes 4.2.5 Roteamento 4.2.6 Pads e Vias 4.2.7 Trilhas 4.2.8 Pós-processamento (lista de ligação e arquivos de produção) 4.3 Teste de funcionamento 4.3.1 Simulação computacional 4.3.2 Verificação de sinais 4.3.3 Verificação das funcionalidades 4.3.4 Ajustes 5 ESTRUTURAS MECÂNICA 5.1 Tipos 5.1.1 Contenedores (case) 5.1.2 Fixadores 5.1.3 Conectores 5.1.4 Suportes 5.1.5 Adaptadores 5.1.6 Acessórios 5.2 Características 5.3 Aplicações 6 COMPONENTES ELETRÔNICOS 6.1 Tipos 6.1.1 Pin through hole (PTH) 6.1.2 Surface mounting device (SMD) 6.2 Encapsulamento 6.3 Perfil 6.4 Dimensões físicas 7 CIRCUITOS ELETRÔNICOS: CARACTERÍSTICAS, APLICAÇÕES E DIMENSIONAMENTO 7.1 Conversores D/A e A/D 7.2 Buffer 7.3 Circuitos de proteção 7.3.1 Antiestática 7.3.2 Eletromagnética 7.3.3 Surtos 7.3.4 Dinâmica 7.4 Aplicações com novas tecnologias de circuitos integrados 7.5 Amplificadores operacionais 7.5.1 Inversor e não inversor 7.5.2 Diferenciais 7.5.3 Aritméticos 7.5.4 Comparadores 7.5.5 Deslocadores de níveis 7.6 Osciladores 7.6.1 Monoestável 7.6.2 Biestável 7.6.3 Astável "8 LIDERANÇA 8.1 Estilos 8.1.1 Democrático 8.1.2 Centralizador 8.1.3 Liberal 8.2 Características 8.3 Papéis do líder 8.4 Críticas e sugestões 8.4.1 Análise 8.4.2 Ponderação 8.4.3 Reação 8.5 Feedback (positivo e negativo) 8.5.1 Causas 8.5.2 Efeitos 8.6 Delegação 9 PRINCÍPIOS DA ÉTICA 9.1 Respeito às individualidades pessoais 9.2 Ética nas relações interpessoais8 LIDERANÇA " Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Programação de Drivers para Dispositivos de Automação 98h "1 PROGRAMAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO 1.1 Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE): instalação e configuração 1.1.1 Comandos 1.1.2 Layout 1.1.3 Pacotes de comunicação 1.1.4 Bibliotecas 1.2 Requisitos dos protocolos de comunicação 1.2.1 Formato de dados 1.2.2 Parâmetros de configuração 1.3 Protocolos de comunicação 1.3.1 Requisitos da demanda 1.3.2 Linguagens de programação (Assembly, C, C++, C#, Visual Basic, HTML, Java, Phyton, PHP, JavaScript, etc.) 1.3.3 Técnicas de programação (C#, Python e Visual Basic) 1.3.4 Documentação de software 2 DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO (DRIVERS) 2.1 Protocolos 2.1.1 Tipos (ProfiBus, ModBus, DeviceNet, ProfiNet, Ethernet IP, EtherCat, ASI e CanOpen) 2.1.2 Aplicações 2.1.3 Especificações 2.2 Definição 2.3 Características 2.4 Aplicações" "3 DOENÇAS OCUPACIONAIS 3.1 Definição 3.2 Tipificação legal 3.3 ASO 3.4 PCMSO 4 RESPONSABILIDADES PROFISSIONAIS 4.1 Responsabilidades socioambientais 4.2 Responsabilidade social 4.3 Seguridade social 4.4 Políticas públicas ambientais" Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Instalação de Sensores e Dispositivos de Automação 96h "1 COMISSIONAMENTO DE SENSORES E DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO 1.1 Definição 1.2 Requisitos no projeto 1.2.1 Posições (alocação) 1.2.2 Medições 1.2.3 Identificação (tag) 1.3 Aplicações de comissionamento 1.3.1 Eletromecânico 1.3.2 Dispositivos de automação 1.3.3 Posta em marcha (startup) 1.4 Procedimentos de segurança 1.4.1 Para o trabalhador 1.4.2 Para o equipamento 1.5 Normatização 1.5.1 Norma de Instalação e comissionamento de máquinas 1.5.2 Normas complementares 1.6 Procedimentos de testes 1.6.1 Parâmetros 1.6.2 Tipos de testes (físico e elétrico) 1.6.3 Instrumentos de medição 1.6.4 Validação 1.7 Relatório de testes: elaboração 2 INSTALAÇÃO, PROGRAMAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO 2.1 Robótica 2.1.1 Tipos de robôs 2.1.2 Componentes de sistemas robotizados 2.1.3 Técnicas de programação 2.2 Controladores lógicos programáveis 2.2.1 Tipos e características 2.2.2 Linguagem e paradigma de programação (conforme norma de referência) 2.2.3 Técnicas de Programação 2.3 Interface homem máquina 2.3.1 Tipos e características 2.3.2 Comunicação 2.3.3 Especificações 2.3.4 Técnicas de programação 2.4 Conversores e inversores 2.4.1 Tipos e características 2.4.2 Parametrização de drives 2.5 Instalação física 2.5.1 Análise do projeto e da instalação 2.5.2 Ferramentas manuais 2.5.3 Parametrização 2.5.4 Gestão da documentação do projeto 2.5.5 Análise de manuais e catálogos de fabricante 2.5.6 Testes de validação 2.6 Instalação de softwares para automação 2.6.1 Tipos e pacotes 2.6.2 Procedimentosde configuração 2.6.3 Gerenciamento de licenças 3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE SENSORES 3.1 Princípios físicos e aplicações 3.1.1 Sensores eletromecânicos 3.1.2 Sensores ópticos 3.1.3 Sensor de ultrassom 3.1.4 Sensor indutivo 3.1.5 Sensor capacitivos 3.1.6 Sensor Magnético 3.1.7 Sensor de pressão 3.1.8 Sensor de aceleração 3.1.9 Extensômetros e células de carga 3.1.10 Sensor de vazão 3.1.11 Sensor de temperatura 3.1.12 Sensores de posicionamento 3.1.13 Sistema de visão (visão de máquina) 3.2 Transdutores e conversores 3.2.1 Ativos 3.2.2 Passivos 3.2.3 Conversores de sinais 3.3 Instalação física 3.3.1 Análise do projeto e da instalação 3.3.2 Ferramentas manuais 3.3.3 Parametrização 3.3.4 Gestão da documentação técnica 3.3.5 Análise de manuais e catálogos de fabricantes 3.4 Tipos e características 3.4.1 Inteligentes (nó sensor) 3.4.2 Digitais 3.4.3 Analógicos "4 CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES 4.1 Tipos 4.2 Características 4.3 Fatores internos e externos 4.4 Causas 4.5 Consequências Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Fundamentos da Metrologia e Desenho Técnico 56h 1 PROJETOS DE AUTOMAÇÃO E TI 1.1 Planta baixa e layout 1.2 Diagrama construtivos 2 DESENHO TÉCNICO 2.1 Desenho assistido por computador 2.1.1 Tipo 2.1.2 Definição 2.2 Normalização de desenho técnico 2.3 Escala 2.4 Elementos gráficos 2.4.1 Cotas 2.4.2 Cortes 2.4.3 Vistas 2.4.4 Perspectiva isométrica 2.4.5 Projeção ortogonal 2.4.6 Símbolos e recursos gráficos 2.4.7 Legendas 2.4.8 Escritas 2.4.9 Linhas 2.4.10 Figuras geométricas 3 METROLOGIA 3.1 Metrologia dimensional 3.1.1 Paquímetro 3.1.2 Escala 3.2 Sistemas de Medidas 3.2.1 Conversão de unidades 3.2.2 Múltiplos e submúltiplos das unidades 3.2.3 Sistema Inglês de Unidades 3.2.4 Sistema Internacional de Unidades (SI) 3.3 Grandezas físicas e unidades de medidas 3.3.1 Comprimento 3.3.2 Volume 3.3.3 Área 4 MATEMÁTICA APLICADA 4.1 Razão e Proporção 4.2 Potenciação 4.3 Fração 4.4 Números Decimais "5 INICIATIVA 5.1 Consequências favoráveis e desfavoráveis 5.2 Formas de demonstrar iniciativa 5.3 Importância e valor 5.4 Definição 6 CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS 6.1 Precisão 6.2 Atenção 6.3 Engajamento 6.4 Responsabilidade 6.5 Zelo Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Comunicação e Informática Aplicada 18h 1 DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA 1.1 Fluxograma 1.2 Descritivo técnico 1.3 Solicitação de compras 1.4 Manuais de fabricante 1.5 Catálogos 1.6 Ordem de serviço 1.7 Normas técnicas 1.8 Relatórios técnicos 1.9 Ferramentas computacionais para elaboração de documentação "5 HABILIDADES BÁSICAS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 5.1 Cooperação 5.2 Comunicação 5.3 Responsabilidade 5.4 Empatia 5.5 Disciplina 5.6 Cordialidade 5.7 Respeito" Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projetos de Integração de Equipamentos e Dispositivos 80h "1 PROJETO DE INTEGRAÇÃO 1.1 Definição 1.2 Aplicação 1.3 Planejamento: etapas 1.3.1 Especificação do projeto 1.3.2 Especificação do escopo 1.3.3 Levantamento de requisitos 1.3.4 Cronograma 1.3.5 Viabilidade técnica e financeira 1.4 Fluxograma funcional 1.5 Layout: elaboração 1.5.1 Por processo 1.5.2 Por produto 1.5.3 Por grupo 1.5.4 Posicional 1.5.5 Infraestrutura 1.6 Plano de instalação: elaboração 1.6.1 Etapas e atividades 1.6.2 Desenho construtivo 1.6.3 Diagrama elétrico 1.6.4 Equipamentos e ferramentas 1.6.5 Documentação técnica 1.7 Documentação técnica 1.7.1 Controle 1.7.2 Normatização 1.7.3 Manual de operação 1.7.4 Manual de manutenção 1.7.5 Manual de instalação 1.8 Normas e procedimentos técnicos: requisitos 1.8.1 Normas regulamentadoras 1.8.2 Instruções de trabalho 1.8.3 Política de Cybersecurity 2 INTEGRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS DE AUTOMAÇÃO E IOT: REPRESENTAÇÕES, CARACTERÍSTICAS E DIMENSIONAMENTO 2.1 Especificações técnicas 2.1.1 Montagem no sistema 2.1.2 Integração com dispositivos 2.1.3 Comunicação em redes 2.1.4 Ligações elétricas 2.1.5 Interface de entrada e saída (I/O) 2.1.6 Parâmetros de configuração 2.2 Infraestrutura 2.2.1 Características do sistema 2.2.2 Protocolos instalados 2.2.3 Tipos de redes implementadas 2.2.4 Características do ambiente 2.3 Tipos de equipamentos 2.3.1 Inversores e conversores 2.3.2 Interface homem máquina 2.3.3 Transmissores, transdutores, conversores e sensores 2.3.4 Sistemas embarcados 2.3.5 Controlador lógico programável 3 COORDENAÇÃO DE EQUIPE 3.1 Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia 3.2 Gestão da rotina 3.3 Tomada de decisão." Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Gestão de Projetos de Automação e TI 40h "1 PROJETO DE SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO E TI 1.1 Definição 1.2 Características 1.3 Objetivo 1.4 Tipos 1.5 Ciclo de vida 1.6 Etapas de gerenciamento 1.7 Relacionamento com o cliente 2 METODOLOGIAS ÁGEIS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: APLICAÇÃO 2.1 Design Thinking 2.2 PM Canvas 2.3 SCRUM 2.4 Kanban 3 GERENCIAMENTO DE PROJETOS 3.1 Definição e Planejamento 3.1.1 Objetivo 3.1.2 Projetos e processo 3.1.3 Requisitos 3.1.4 Demandas e restrições 3.1.5 Stakeholders 3.1.6 Gerente de projeto 3.2 Padrões de gerenciamento de projetos 3.2.1 Gerenciamento do tempo 3.2.2 Gerenciamento de custo 3.2.3 Gerenciamento dos recursos humanos 3.2.4 Gerenciamento de comunicações 3.2.5 Gerenciamento de riscos do projeto 3.2.6 Monitoramento e controle de projeto 3.2.7 Softwares de gerenciamento de projetos 4 OBJETIVOS E METAS ORGANIZACIONAIS 4.1 Planejamento estratégico 4.2 Indicadores de desempenho 4.3 Ferramentas de monitoramento 4.4 Avaliação de desempenho 4.5 Feedback 5 COMPORTAMENTO E EQUIPES DE TRABALHO 5.1 O homem como ser social 5.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais 5.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento 5.4 Fatores de satisfação no trabalho 5.5 Cultura organizacional 5.6 Hierarquia nas relações de trabalho 6 MEIO AMBIENTE 6.1 Desenvolvimento sustentável 6.1.1 Ecossistema 6.1.2 Paradigmas ambientais 6.1.3 Conservação x preservação ambiental 6.2 Gerenciamento de resíduos 6.2.1 Caracterização 6.2.2 Classificação 6.2.3 Tratamento 6.3 Gestão ambiental 6.3.1 Sistemas de gestão ambiental 6.3.2 Responsabilidade ambiental 7 FUNDAMENTOS DA QUALIDADE 7.1 Princípios da qualidade 7.1.1 Definição 7.1.2 Motivos e benefícios 7.2 Ferramentas da qualidade 7.2.1 Brainstorming 7.2.2 Ciclo PDCA 7.2.3 Diagrama de causa e efeito 7.2.4 Fluxograma 7.2.5 Lista de verificação 7.2.6 Diagrama de Pareto 7.2.7 Cronoanálise 7.2.8 MASP 7.3 Sistemas de qualidade 7.3.1 Definição 7.3.2 Manuais de qualidade 7.3.3 Certificação 8 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 8.1 Impactos dos acidentes e doenças 8.1.1 Danos causados ao trabalhador 8.1.2 Prejuízos da empresa 8.1.3 Custos resultantes para a sociedade 8.2 Equipamentos de proteção individual e coletiva 8.2.1 Definições 8.2.2 Métodos de utilização 8.2.3 Classificação 8.2.4 Obrigações legais 8.2.5 Certificado de Aprovação (CA) 8.3 Procedimentos para atendimento de emergência 8.3.1 Procedimentos de emergência 8.3.2 Procedimentos de primeiros socorros 8.4 Prevenção contra incêndio 8.4.1 Teoria do fogo 8.4.2 Classes de incêndio 8.4.3 Métodos de extinção do fogo 8.4.4 Agentes extintores 8.4.5 Equipamentos de combate a incêndios 8.5 Riscos ocupacionais 8.5.1 Classificação 8.5.2 Avaliação 8.5.3 Medidas de controle 8.5.4 Mapa de risco 8.6 Acidentes e doenças do trabalho 8.6.1 Causas e consequências 8.6.2 Doenças profissionais ou do trabalho 8.6.3 Comunicação do Acidente do Trabalho (CAT) 8.6.4 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 8.6.5 Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) 8.6.6 Definição" Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Programação de Sistemas Embarcados 120h "1 DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA: ELABORAÇÃO 1.1 Fluxograma 1.2 Cronograma 1.3 Algoritmo 1.4 Código-fonte comentado 1.5 Arquivamento 1.6 Controle de versão 2 COMPONENTE LÓGICO DIGITAL PROGRAMÁVEL (CPLD E FPGA) 2.1 Arquitetura 2.1.1 Estrutura eletrônica 2.1.2 Unidade lógica 2.1.3 Matriz de interconexão 2.1.4 Blocos de memória 2.1.5 Gerenciador de clock 2.1.6 Transreceptores 2.2 Ferramentas de Software (LDH) 2.2.1 Estrutura de Projeto 2.2.2 Níveis de hierarquia 2.2.3 Configuração de pinos 2.2.4 Arquivos 2.2.5 Bibliotecas 2.3 Técnicas de programação 2.3.1 Máquinas de estados finito 2.3.2 Redes Petri 2.3.3 Descrição estrutural 2.3.4 Descrição por fluxo de dados 2.3.5 Descrição comportamental 2.3.6 Implementação de registradores 2.3.7 Processos combinatórios 2.4 Depuração do código 2.4.1 Simulação 2.4.2 Em tempo de execução 2.4.3 Sequencial 2.5 Compilação da descrição de hardware 2.5.1 Processos específicos 2.5.2 Mapeamento dos sinais internos 2.5.3 Mensagens 2.5.4 Análise gráfica dos resultados 2.6 Circuitos de aplicações 3 PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES E MICROPROCESSADORES 3.1 Planejamento 3.1.1 Fluxogramas 3.1.2 Algoritmos 3.2 Linguagem de programação 3.2.1 Variáveis 3.2.2 Funções 3.2.3 Estruturas 3.3 Execução e testes 3.3.1 Interface de desenvolvimento integrado (IDE) 3.3.2 Compilação 3.3.3 Depuração 3.3.4 Simulação 3.4 Circuitos de aplicações 4 MICROCONTROLADORES E MICROPROCESSADORES 4.1 Arquitetura 4.1.1 Complex Instruction Set Code (CISC) 4.1.2 Reduce Instruction Set Code (RISC) 4.1.3 Advanced Risc Machine (ARM) 4.2 Pinagem 4.2.1 Descrição 4.2.2 Entrada e Saída (I/O) 4.3 Memória e registradores 4.3.1 Tipos e características 4.3.2 Funções 4.4 Instruções de máquina 4.4.1 Estrutura 4.4.2 Grupo 4.5 Periféricos internos: funções, aplicações e configuração 4.5.1 Temporizadores 4.5.2 Contadores 4.5.3 PWM 4.5.4 Conversor A/D 4.5.5 Interface de Comunicação (USART, I2C, SPI, USB e OneWire) 4.6 Interrupções: funções, aplicações e configuração 4.6.1 Timer 4.6.2 Internas 4.6.3 Externas 4.6.4 Outras 5 SISTEMAS EMBARCADOS 5.1 Aplicações 5.2 Definição 5.3 Tipos de dispositivos e características 5.3.1 Complex Programmable Logic Device (CPLD) 5.3.2 Application Specific Integrated Circuits (ASIC) 5.3.3 Microprocessadores 5.3.4 Microcontroladores 5.3.5 Digital Sinal Processor (DSP) 5.3.6 Field Programmable Gate Array (FPGA) " Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Fundamentos de Redes de Comunicação 80h "1 COMPONENTES DE REDES DE COMUNICAÇÃO 1.1 Cabeamento estruturado 1.1.1 Normas técnicas 1.1.2 Subcamadas 1.1.3 Cabeamento metálico 1.1.4 Cabeamento óptico 1.2 Ativos de rede: características e aplicações 1.2.1 Hub 1.2.2 Switch 1.2.3 Roteador 1.2.4 Access Point 1.2.5 Repetidor 1.3 Passivos de rede: características e aplicações 1.3.1 Patch panel 1.3.2 Tomadas RJ45 1.4 Acessórios de rede: características e aplicações 1.4.1 Rack 1.4.2 Bandejas 1.4.3 Guias de cabos 1.4.4 Réguas de tomadas 1.4.5 Eletrocalhas 1.4.6 Canaletas 2 ARQUITETURA DE REDE: CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES 2.1 Rede Industrial 2.1.1 Gerenciamento coorporativo (Mainframe e Cloud) 2.1.2 Gerenciamento de planta (Workstation) 2.1.3 Supervisão (Workstation, PC e IHM) 2.1.4 Controle (CLP, CNC, SDCD e PC) 2.1.5 Dispositivos de campo, sensores e atuadores 2.2 Rede Corporativa 2.2.1 Física 2.2.2 Lógica 2.3 Rede IoT 2.3.1 Infraestrutura 2.3.2 Sensores e atuadores 2.3.3 Protocolos de comunicação 3 REDES DE COMUNICAÇÃO 3.1 Comunicação de dados 3.1.1 Protocolos de comunicação 3.1.2 Meios de transmissão 3.1.3 Sinais de comunicação 3.1.4 Multiplexação 3.1.5 Modos de operação 3.2 Modelos de referência 3.2.1 Modelo OSI 3.2.2 TCP/IP 3.3 Endereçamento de rede 3.3.1 IP 3.3.2 Máscaras de sub-rede 3.4 Software simulador 3.5 Definição 3.6 Classificação de redes 3.6.1 Terminologias 3.6.2 Meio físico 3.6.3 Tecnologias de transmissão 3.6.4 Capacidade de transferência de informação 3.6.5 Topologia" "7 POSTURA PROFISSIONAL 7.1 Compromisso 7.2 Planejamento, organização e controle 7.3 A importância da organização doloca l de trabalho 8 VIRTUDES PROFISSIONAIS: CONCEITOS E VALOR 8.1 Responsabilidade 8.2 Iniciativa 8.3 Honestidade 8.4 Sigilo 8.5 Prudência 8.6 Perseverança 8.7 Imparcialidade" Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.