CARGA HORÁRIA TOTAL: 1200h
HABILITAÇÃO TÉCNICA
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Mecânica aplicada a sistemas automatizados | 100h | 1 Grandezas Físicas e Unidades de Medidas 1.1 Unidades de medida; 1.2 Sistema métrico decimal *(Números Decimais e Potência de base 10); 1.3 Sistema inglês *(Frações e Números Decimais); 2 Metrologia Dimensional 2.1 Paquímetro; 2.2 Micrômetro; 2.3 Goniômetro; 2.4 Relógio Comparador; 3 Materiais de Construção Mecânica 3.1 Classificação dos materiais; 3.2 Propriedades dos materiais; 3.3 Resistência mecânica; 3.4 Dureza; 3.5 Condutividade térmica; 3.6 Densidade; 3.7 Rigidez dielétrica; 4 Elementos de Máquina 4.1 Elementos de fixação; 4.2 Sistema de transmissão *(Funções Lineares); 4.3 Mancais de deslizamento e rolamento; 4.4 Acoplamentos; 4.5 Elementos de vedação; 4.6 Normas Internacionais para Elementos de Máquinas; 5 Trabalho em equipe 5.1 Conceitos de grupo, de equipe e time; 5.2 Trabalho em equipe; 5.3 O relacionamento com os colegas de equipe; 5.4 Responsabilidades individuais e coletivas; 5.5 Cooperação; 5.6 Compromisso com objetivos e metas; 5.7 Relações com o líder. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Eletrônica aplicada a sistemas automatizados | 120h | 1Eletricidade Básica 1.1 Eletrostática; 1.2 Grandezas elétricas *(Potência de base dez, números fracionários e decimais, múltiplos e submúltiplos, conversão de base numérica); 1.3 Fontes de energia; 1.4 Instrumentos de medidas; 1.5 Lei de Ohm *(Função Linear, Funções Trigonométricas); 1.6 Associação dos resistores; 1.7 Leis de Kirchhof *(Sistemas Lineares); 1.8 Potência e energia elétrica *(Funções do 1º e do 2º Grau). 2 Circuitos de Corrente Contínua 2.1 Circuitos série, paralelo e misto de corrente contínua; 2.2 Teoremas de Thévenin e Norton; 3 Eletrônica Analógica 3.1 Diodos; 3.2 Transistores (TBJ, MOSFET, IGBT, JFET); 3.3 Tiristores (SCR, DIAC, TRIAC); 3.4 Amplificadores; 3.5 Osciladores; 3.6 Filtros; 3.7 Fontes de Alimentação; 4 Organização de ambientes de trabalho 4.1 Princípios de organização; 4.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância; 4.3 Organização do espaço de trabalho; 4.4 Ferramenta da Qualidade: 5S; 4.5 EPIs e EPCs: Conceitos, funções e uso; | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Comunicação e informática aplicada | 80h | 1 Comunicação oral e escrita 1.1 Gramática aplicada ao texto (conforme deficiências dos alunos); 1.2 Estrutura de frases e parágrafos; 1.3 Produção de textos técnicos (relatórios, atas, resumos, cartas comerciais); 1.4 Comunicação oral: técnicas de argumentação; 1.5 Pesquisa (tipos e aplicações): bibliográfica; de campo; laboratorial; acadêmica; 1.6 Leitura e Interpretação de textos (relacionados à área tecnológica): 1.6.1 Informativos; 1.6.2 Jornalísticos; 1.6.3 Técnicos; 1.6.4 Vocabulário técnico. 2 Documentação da Área Tecnológica: definições, características, finalidades. 2.1 Catálogos (físicos e eletrônicos); 2.2 Manuais de Fabricantes; 2.3 Relatórios; 2.4 Ordens de Serviço; 2.5 Procedimentos; 2.6 Normas Técnicas; 2.7 Orçamentos; 2.8 Boletins Técnicos; 2.9 Checklist; 2.10 Permissão de Trabalho. 3 Informática 3.1 Sistema Operacional; 3.1.1 Fundamentos e funções; 3.1.2 Barra de ferramentas; 3.1.3 Utilização de Acessórios; 3.1.4 Criação de diretórios; 3.1.5 Pesquisa de arquivos e diretórios; 3.1.6 Área de trabalho; 3.1.7 Criação de atalhos; 3.1.8 Ferramentas de sistemas; 3.1.9 Compactação de arquivos; 3.1.10 Instalação e desinstalação de softwares. 3.2 Editor de Textos 3.2.1 Arquivamentos; 3.2.2 Controles de exibição; 3.2.3 Correção ortográfica e dicionário; 3.2.4 Quebra de páginas; 3.2.5 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens; 3.2.6 Marcadores e numeradores; 3.2.7 Bordas e sombreamento; 3.2.8 Colunas; 3.2.9 Ferramentas de desenho; 3.2.10 Controle de alterações; 3.2.11 Criação de índice; 3.2.12 Impressão; 3.3 Editor de Planilhas Eletrônicas; 3.3.1 Funções/finalidades; 3.3.2 Linhas, colunas e endereços de células; 3.3.3 Formatação de células; 3.3.4 Configuração de páginas; 3.3.5 Inserção de fórmulas básicas; 3.3.6 Classificação e filtro de dados; 3.3.7 Gráficos, quadros e tabelas; 3.3.8 Impressão; 3.4 Editor de Apresentações 3.4.1 Criação de apresentações em slides e vídeos; 3.4.2 Recursos multimídia de apoio a apresentações e vídeos. 3.5 Internet: 3.5.1 Normas de uso; 3.5.2 Navegadores; 3.5.3 Sites de busca; 3.5.4 Download e gravação de arquivos; 3.5.5 Direitos autorais (citação de fontes de consulta); 3.5.6 Criação de contas e uso de correio eletrônico. 3.6 Sistema Operacional: 3.6.1 Fundamentos e funções; 3.6.2 Barra de ferramentas; 3.6.3 Utilização de Acessórios; 3.6.4 Criação de diretórios; 3.6.5 Pesquisa de arquivos e diretórios; 3.6.6 Área de trabalho; 3.6.7 Criação de atalhos; 3.6.8 Ferramentas de sistemas; 3.6.9 Compactação de arquivos; 3.6.10 Instalação e desinstalação de softwares. 3.7 Editor de Textos: 3.7.1 Tipos; 3.7.2 Formatação; 3.7.3 Configuração de páginas; 3.7.4 Importação de figuras e objetos; 3.7.5 Inserção de tabelas e gráficos; 3.7.6 Arquivamentos; 3.7.7 Controles de exibição; 3.7.8 Correção ortográfica e dicionário; 3.7.9 Quebra de páginas; 3.7.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens; 3.7.11 Marcadores e numeradores; 3.7.12 Bordas e sombreamento; 3.7.13 Colunas; 3.7.14 Ferramentas de desenho; 3.7.15 Controle de alterações; 3.7.16 Criação de índice; 3.7.17 Impressão; 3.8 Editor de Planilhas Eletrônicas: 3.8.1 Funções/finalidades; 3.8.2 Linhas, colunas e endereços de células; 3.8.3 Formatação de células; 3.8.4 Configuração de páginas; 3.8.5 Inserção de fórmulas básicas; 3.8.6 Classificação e filtro de dados; 3.8.7 Gráficos, quadros e tabelas; 3.8.8 Impressão; 3.9 Editor de Apresentações: 3.9.1 Criação de apresentações em slides e vídeos; 3.9.2 Recursos multimídia de apoio a apresentações e vídeos; 3.10 Internet: 3.10.1 Normas de uso; 3.10.2 Navegadores; 3.10.3 Sites de busca; 3.10.4 Download e gravação de arquivos; 3.10.5 Direitos autorais (citação de fontes de consulta); 3.10.6 Criação de contas e uso de correio eletrônico. 4 Ética 4.1 Código de conduta: 4.2 Respeito às individualidades pessoais; 4.3 Ética nas relações interpessoais; 4.4 Direitos e deveres individuais e coletivos. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Modelagem virtual de elementos mecânicos | 100h | 1 Desenho Técnico: 1.1 Normalização; 1.2 Linhas e escalas; 1.3 Representação gráfica bidimensional; 1.4 Cotagem, alterações dimensionais e simbologia; 1.5 Representações em corte; 1.6 Representação gráfica tridimensional (perspectiva). 2 CAD: 2.1 Tipos de softwares CAD 3D. 2.2 Ambientes de trabalho e aplicação do CAD. 2.3 Modelagem de peças e conjuntos em 3D. 2.3.1 Aplicação dos comandos para desenho 3D. 2.4 Montagem de conjuntos. 2.4.1 Movimento por manipulação. 2.5 Documentação de desenho 2D. 2.5.1 Normas. 2.5.2 Geração de vistas, cortes, cotas e tolerâncias. 3 Documentação Técnica: 3.1 Normas. 3.2 Documentação de gestão de projetos: escopo, fluxograma, cronograma e arquivamento. 4 Ética: 4.1 Ética no tratamento de informações; 4.2 Discrição; 4.3 Sigilo; 4.4 Plágio; 4.5 Direitos Autorais; 4.6 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. 5 Iniciativa: 5.1 Conceito; 5.2 Importância, valor; 5.3 Formas de demonstrar iniciativa; 5.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Acionamentos eletroeletrônicos | 100h | 1 Circuitos em Corrente Alternada: 1.1 Indutores; 1.2 Capacitores; 1.3 Circuitos RC, RL e RLC *(Funções exponencial e logarítmica, funções e relações trigonométricas, números complexos); 1.4 Potência Elétrica; 1.5 Sistema elétrico trifásico; 1.6 Magnetismo, eletromagnetismo e transformadores. 2 Motores elétricos: 2.1 Tipos e características de motores elétricos; 2.2 Isolação elétrica; 2.3 Esquemas de ligação do motor; 2.4 Eficiência energética em motores elétricos; 2.4.1 Rendimento; 2.4.2 Fator de potência. 2.5 Especificações de motores elétricos. 3 Acionamentos: 3.1 Dispositivo de proteção e manobra de motores. 3.2 Dispositivos de comando e sinalização; 3.3 Diagramas elétricos industriais; 3.3.1 Simbologia normalizada; 3.3.2 Normas técnicas aplicadas ao circuito elétrico de acionamento de motores elétricos; 3.4 Partida de motores (direta, reversora trifásica, estrela-triângulo); 3.4.1 Aplicações; 3.4.2 Montagem; 3.5 Partida eletrônica de motores (soft-starter) 3.5.1 Aplicações; 3.5.2 Montagem; 3.5.3 Especificações; 3.5.4 Parametrização do drive; 3.6 Inversor de frequência 3.6.1 Aplicações 3.6.2 Montagem; 3.6.3 Especificações de um inversor de frequência; 3.6.4 Parametrização do drive; 3.7 Servoacionamento 3.7.1 Aplicações; 3.7.2 Sensores de Posição Angular: Encoders, Resolvers; 3.7.3 Montagem; 3.7.4 Especificações de um servoacionamento; 3.7.5 Parametrização do drive; 4 Documentação Técnica: 4.1 Normas; 4.2 Documentação de gestão de projetos: escopo, fluxograma, cronograma e arquivamento; 5 Segurança no Trabalho: 5.1 Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; 5.2 Agentes agressores à saúde: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes; 5.3 Inspeções de segurança; 6 Saúde ocupacional: 6.1 Conceito; 6.2 Exposição ao risco; 6.3 Doenças ocupacionais; 6.4 O impacto do uso de drogas lícitas e ilícitas na segurança e na saúde; 6.5 Ergonomia 6.6 PCSMO 6.7 Responsabilidades jurídicas do Técnico em Automação / Mecatrônica. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Circuitos eletropneumáticos e eletrohidráulicos aplicados à manufatura | 100h | 1 Eletropneumática: 1.1 Características do Ar Comprimido; 1.2 Produção, preparação e distribuição do ar comprimido; 1.3 Elementos eletropneumáticos; 1.3.1 Atuadores; 1.3.2 Sensores de proximidade e de fim-de-curso; 1.3.3 Válvulas e eletroválvulas; 1.3.4 Elementos de processamento de sinais; 1.3.5 Acionadores; 1.4 Tecnologia do vácuo. 1.5 Manutenção de atuadores e válvulas. 1.6 Eficiência energética em sistemas pneumáticos. 1.7 Simbologia normalizada. 1.8 Circuitos Eletropneumáticos. 1.8.1 Normas aplicadas aos circuitos; 1.8.2 Montagem e funcionamento; 1.9 Diagramas Eletropneumáticos. 1.10 Eletrohidráulica. 2 Eletrohidráulica: 2.1 Hidrostática e Hidrodinâmica; 2.2 Composição de um sistema hidráulico; 2.2.1 Filtros 2.2.2 Reservatórios hidráulicos; 2.2.3 Resfriadores (trocadores de calor); 2.2.4 Bombas hidráulicas; 2.2.5 Válvulas; 2.2.6 Acumuladores; 2.2.7 Mangueiras; 2.2.8 Atuadores hidráulicos; 2.3 Manutenção dos componentes do sistema hidráulico; 2.4 Eficiência Energética em Sistemas Hidráulicos; 2.5 Simbologia normalizada. 2.6 Circuitos Eletrohidráulicos. 2.6.1 Normas aplicadas aos circuitos; 2.6.2 Montagem e funcionamento; 2.7 Diagramas Eletrohidráulicos. 3 Documentação Técnica: 3.1 Normas; 3.2 Documentação de gestão de projetos: escopo, fluxograma, cronograma e arquivamento. 4 Relações de trabalho: 4.1 Organograma; 4.2 Cultura organizacional; 4.3 Relacionamentos internos; 4.4 Relacionamento com representações externas; 4.5 Relação ganha x ganha x jogo soma zero. 5 Conflitos nas Organizações: 5.1 Tipos; 5.2 Características; 5.3 Fatores internos e externos; 5.4 Causas x Consequências; 5.5 Clima organizacional. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Processos de manufatura | 140h | 1 Processos de fabricação: 1.1 Características e aplicações dos processos de fundição, laminação, trefilação, forjamento e soldagem; 1.2 Usinagem; 1.2.1 Tipos de usinagem: fresamento, torneamento, retificação e furação; 1.2.2 Parâmetros de usinagem. 2 Tratamentos térmicos: 2.1 Têmpera; 2.2 Revenimento; 2.3 Recozimento; 3 Usinagem com máquinas CNC: 3.1 Tipos de máquinas; 3.2 Eixos da máquina; 3.3 Pontos zero e preset de máquina; 3.4 Sistema de coordenadas absolutas e incrementais; 3.5 Programação CNC 3.5.1 Estrutura básica de programação; 3.5.2 Códigos de máquina; 3.5.3 Funções G ; 3.5.4 Programação básica em dois eixos; 3.5.5 Programação básica em três eixos. 4 CAM: 4.1 Importação de arquivos de desenho; 4.2 Parâmetros para usinagem; 4.3 Cálculo de trajetória da ferramenta; 4.4 Simulação de usinagem. 4.5 Geração de programa. 5 Manufatura Aditiva: 5.1 Tipos de processos; 5.2 Procedimento para execução de prototipagem; 6 Medição Tridimensional: 6.1 Tipos e Aplicações; 7 Documentação Técnica: 7.1 Normas; 7.2 Documentação de gestão de projetos: escopo, fluxograma, cronograma e arquivamento. 8 Meio ambiente e sustentabilidade: 8.1 Prevenção à poluição ambiental; 8.2 Descarte de resíduos; 8.3 Reciclagem de resíduos; 8.4 Uso racional de Recursos e Energias disponíveis; 8.5 Política Nacional de Resíduos Sólidos; 8.6 Regulamentações para controle de efluentes e emissões; 8.7 Responsabilidades socioambientais e jurídicas do Técnico em Automação / Mecatrônica. 9 Sistema de Gestão da Qualidade: 9.1 Conceito; 9.2 Aplicação; 9.3 ISO9001: aspectos centrais; 10 Ferramentas de Gestão da Qualidade: 10.1 Fluxograma; 10.2 Brainstorming; 10.3 Diagrama de Pareto; 10.4 Diagrama de Ishikawa; 10.5 Histograma; 10.6 5W2H; 10.7 Ciclo PDCA. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Circuitos microcontrolados | 80h | 1Eletrônica Digital: 1.1 Códigos numéricos e alfanuméricos; 1.2 Código BCD (Binary Coded Decimal); 1.3 Portas Lógicas e Tabela Verdade; 1.4 Multiplexadores; 1.5 Conversores D/A e A/D; 1.6 Codificadores e Decodificadores; 1.7 Circuitos Integrados. 2 Microcontroladores: 2.1 Arquitetura de microcontroladores; 2.2 Algoritmos; 2.3 Programação de microcontroladores; 2.4 Tipos de dados 2.5 Expressões aritméticas, relacionais, lógicas, binárias e modeladores; 2.6 Estruturas de decisão e repetição; 2.7 Interrupções internas e externas; 2.8 Entradas e saídas analógicas; 2.9 Entrada e saída de dados; 2.10 Protocolos de Comunicação; 2.11 Simulação do funcionamento através de software. 3 Documentação Técnica 3.1 Normas; 3.2 Documentação de gestão de projetos: escopo, fluxograma, cronograma e arquivamento; 4 Desenvolvimento profissional e empreendedorismo: 4.1 Planejamento Profissional (ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional); 4.2 Empregabilidade; 4.3 Persuasão e rede de contatos; 4.4 Independência e autoconfiança; 4.5 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento; 4.6 Atitudes empreendedoras; 4.7 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Sistemas lógicos programáveis | 80h | 1 Aplicação de Sensores Digitais e Analógicos; 1.1 Sensores ópticos; 1.2 Sensores de ultrassom; 1.3 Sensores indutivos; 1.4 Sensores capacitivos; 1.5 Sensores de pressão; 1.6 Sensores de aceleração; 1.7 Células de carga; 1.8 Sensores de vazão; 1.9 Sensores de temperatura; 1.10 Sensores de posição linear; 1.11 Transdutores industriais; 2 Controlador Lógico Programável (CLP) 2.1 Princípios de funcionamento; 2.2 Arquitetura e elementos de hardware; 2.2.1 Unidade Central de Processamento (CPU); 2.2.2 Sistemas de memórias; 2.2.3 Módulos de entradas e saídas (digitais e analógicas); 2.2.4 Módulos de interfaces a Relé; 2.2.5 Módulos especiais. 2.3 Programação do CLP; 2.3.1 Mapa de entradas e saídas (digitais e analógicas); 2.3.2 Varredura (scan) do programa; 2.3.3 Linguagem de programação; 2.3.4 Estruturas básicas de programação; 2.3.5 Instruções de temporizadores; 2.3.6 Instruções de contadores; 2.3.7 Instruções de manipulação de dados; 2.3.8 Instruções de matemática; 2.3.9 Instruções de registro e deslocamento de dados; 2.3.10 Técnicas estruturadas de programação; 2.3.11 Situações marginais: lógicas de emergência, lógicas de segurança, reset, ciclo automático, ciclo passo a passo, redundância, interrupções; 2.4 Diagrama elétrico de representação do CLP; 2.5 Práticas de verificação de defeitos; 3 Documentação Técnica; 3.1 Normas; 3.2 Documentação de gestão de projetos: escopo, fluxograma, cronograma e arquivamento. 4 Ética: 4.1 Códigos de ética; 4.2 Senso moral; 4.3 Consciência moral; 4.4 Cidadania; 4.5 Comportamento social; 4.6 Valores pessoais e universais; 4.7 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos; 4.8 O Técnico em Automação e Mecatrônica como referência ética; 5 Coordenação de equipe: 5.1 Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia; 5.2 Compromisso com objetivos e metas; 5.3 Gestão da Rotina; 5.4 Tomada de decisão. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à indústria 4.0 | 140h | 1 Redes Industriais: 1.1 Modelo OSI/ISO 1.2 Transmissão de dados (Simplex, Half Duplex e Full Duplex 1.3 Topologias e arquitetura de redes 1.4 Meios físicos de transmissão 1.5 Modelos de acesso às redes (mestre/escravo; cliente/servidor; produtor/consumidor) 1.6 Protocolos de comunicação para redes industriais 1.7 Internet das Coisas Industrial (Industrial IoT) 1.7.1 Conceito e aplicações 1.7.2 Sensorização 1.7.3 Computação em Nuvem 2 Sistemas Supervisórios (SCADA) e Interface Homem-Máquina (IHM): 2.1 Características técnicas dos sistemas SCADA e da IHM. 2.2 Sistemas de supervisão: local e remoto 2.3 Funcionalidades do sistema de supervisão 2.3.1 Modos de comunicação; 2.3.2 Configuração do driver de comunicação; 2.3.3 Desenvolvimento de interfaces gráficas; 2.3.4 Mapa de registradores; 2.3.5 Aquisição de dados do processo (indicadores de produtividade e de manutenção); 2.3.6 Visualização de dados; 2.3.7 Gráficos de Tendência e Históricos; 2.3.8 Processamento de alarmes; 2.3.9 Histórico de falhas; 2.3.10 Gerenciamento de acesso por usuários 2.4 Integração com Banco de Dados 2.4.1 Segurança Digital (Cyber Security); 2.4.2 Geração de dados para Big Data. 2.4.3 Computação em Nuvem 2.5 Plataformas de Interfaces com o Usuário 2.5.1 Tablets e Smart Phones 2.5.2 Óculos de realidade aumentada e virtual 2.6 Conceitos de integração do sistema SCADA com MES e ERP 3 Documentação Técnica: 3.1 Normas; 3.2 Documentação de gestão de projetos: escopo, fluxograma, cronograma e arquivamento. 4 Virtudes profissionais: conceitos e valor: 4.1 Responsabilidade 4.2 Iniciativa 4.3 Honestidade 4.4 Sigilo 4.5 Prudência 4.6 Perseverança 4.7 Imparcialidade 5 Legislação do trabalho: 5.1 Direitos do Trabalhador; 5.2 Deveres do Trabalhador. 6 Inovação: 6.1 Conceito; 6.2 Inovação x melhoria; 6.3 Visão inovadora; 6.4 A inovação na gestão de equipes de trabalho; 6.5 Patentes; 6.6 Propriedade intelectual; 7 Sistemas ciberfísicos: 7.1 Conceito e aplicações; 7.2 Integração vertical e horizontal. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Sistemas automatizados de manufatura | 160h | 1 Sistemas de Produção 1.1 Classificação e características dos Sistemas de Produção; 1.2 Logística; 1.3 Dimensionamento e controle de estoques; 1.4 Células de manufatura; 1.5 Sistemas flexíveis de manufatura; 1.6 Outros tipos de leiautes industriais; 1.7 Manufatura Enxuta; 1.8 Indicadores de Produtividade; 1.9 Manufatura Digital: (digitalização, simulação, comissionamento virtual, manufatura virtual); 1.10 Rastreabilidade: (RFID, QR-Code); 2 Robótica 2.1 Componentes dos Sistemas Robotizados; 2.2 Características dos Robôs Industriais; 2.3 Desempenho de robôs; 2.4 Classificação dos Robôs; 2.5 Sistemas de Coordenadas; 2.5.1 Funções básicas; 2.5.2 Comandos Básicos; 2.5.3 Linguagens de Programação; 2.5.4 Métodos de programação de robôs; 2.6 Robótica Avançada 2.6.1 Robôs Colaborativos; 2.6.2 Robôs Autônomos; 2.6.3 AGV; 2.6.4 Sensorização; 2.6.5 Sistemas de Visão; 3 Segurança de Máquinas 3.1 Normas Regulamentadoras; 3.2 Dispositivos de Segurança de Máquinas e Sistemas Automatizados: Controlador de Segurança, Relé de Segurança, Sensores de Segurança 4 Manutenção 4.1 Manutenção corretiva; 4.2 Manutenção preventiva; 4.2.1 Plano de manutenção preventiva; 4.2.2 Limpeza, reaperto e técnicas de lubrificação; 4.3 Manutenção preditiva; 4.3.1 Plano de manutenção preditiva; 4.3.2 Técnicas de diagnóstico de falhas; 4.4 Manutenção produtiva total (TPM); 4.5 Manutenção Remota; 4.6 Ferramentas da Qualidade Aplicadas à Manutenção; 5 Documentação Técnica 5.1 Normas; 5.2 Documentação de gestão de projetos: escopo, fluxograma, cronograma e arquivamento; 6 Boas práticas de Instalação e Comissionamento de Sistemas Automatizados de Manufatura. 7 Segurança no Trabalho 7.1 Procedimentos de segurança no trabalho; 7.2 PPCI; 7.3 PPRA; 7.4 CIPA; 7.5 Análise preliminar de riscos; 7.6 Mapa de riscos (Finalidades); 7.7 Sinalizações de segurança; 7.8 Responsabilidades jurídicas do Técnico em Automação / Mecatrônica; 8 Liderança 8.1 Estilos: democrático, centralizador e liberal; 8.2 Características; 8.3 Papéis do líder; 8.4 Críticas e sugestões: análise, ponderação e reação; 8.5 Feedback (positivo e negativo); 8.6 Motivação de pessoas; 8.7 Gestão de conflitos; 8.8 Delegação; 8.9 Empatia; 8.10 Persuasão; 9 Planejamento Estratégico 9.1 Missão; 9.2 Visão; 9.3 Valores; 9.4 Análise SWOT; 9.5 Mapa Estratégico; 9.6 Objetivos Estratégicos; 9.7 Indicadores Estratégicos; 9.8 Metas; 9.9 Plano de Ação. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |