CARGA HORÁRIA TOTAL: 120h
APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Reparos de Motores de Motos Aquáticas | 120h | 1 - Virtudes profissionais na manutenção automotiva - conceitos e valor - Responsabilidade - Iniciativa - Honestidade - Sigilo - Prudência - Imparcialidade 2 - Identificar história do motor de Embarcação - A primeira fábrica de motores de Embarcação; - O motor de Embarcação no Brasil; 3 -Interpretar catálogos e manuais - Cabeçote - Funcionamento - Motor 4 tempos ciclo Diesel - Sistemas de lubrificação - Sistema de arrefecimento - Sistema de exaustão (com e sem pós tratamento) - Sistema de sobre alimentação - Sistema de alimentação mecânica (com bomba mecânica) - Sistema de gerenciamento eletrônico do motor (Tipos de Injeção, sensores, atuadores, estratégias de funcionamento, imobilizadores, ...) - Sistema de distribuição motora - Redes veiculares aplicada ao sistema de gerenciamento do motor - Documentação técnica: catálogos, manuais, tabela de tempo padrão de serviços, boletins técnicos, normas - Segurança em manutenção de sistemas de motor - Riscos - EPIs e EPCs - Procedimentos e normas - Segregação e destinação de resíduos gerados em processos de manutenção de motores e seus sistemas 4 - Diagnóstico de anomalias de motores ciclo Diesel e seus sistemas - Identificação do veículo - Coleta de dados - Procedimentos de diagnóstico em motores: fluxogramas de diagnóstico, inspeções, testes e simulações, análise de variáveis - Equipamentos, ferramentas e instrumentos de diagnóstico em sistemas de motor (Metrologia, Torquímetro, ...) - Tipos, características, funções, formas de uso, conservação, calibração - Controle dimensional 5 - Reparação de motores ciclo Diesel e seus sistemas - Equipamentos, ferramentas e instrumentos de reparação - Tipos, características, funções, formas de uso, conservação, calibração - Materiais e insumos para reparação de sistemas de motor: tipos, características, aplicações, requisitos/condições de uso - Processos e operações de reparação de sistemas de motor: desmontagem, montagem e ajustes - Tempo de reparo 6 - Substituição de Componentes de motores ciclo Diesel e seus sistemas - Ferramentas universais e especiais para remoção, montagem e ajustes: tipos, características, aplicações, formas de uso, conservação 7 - Controle de qualidade pós-manutenção do sistema de motores ciclo Diesel - Simulações de comportamento dos sistemas: equipamentos de diagnose; teste de eficiência 8 - Inter-relações e interdependências envolvendo motores ciclo Diesel e seus sistemas - Redes de comunicação relacionadas a motores e seus sistemas - Interferências dos sistemas de gerenciamento eletrônico do motor com os demais sistemas do veículo 9 - Encerramento de serviços de manutenção em motores ciclo Diesel - Reorganização de locais de trabalho: Ferramentas da Qualidade - Registros da manutenção: registro de serviços realizados; registro de peças substituídas - Entrega técnica de veículos: informações de serviços realizados, peças substituídas e recomendações técnicas 10 - A relação do profissional com o seu líder A resiliência no trabalho - Como lidar com pressão, situações de tensão e stress no trabalho Trabalho em equipe - Autonomia e limites no trabalho em equipe Desenvolvimento profissional - Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional Visão Sistêmica - A percepção da importância do seu trabalho no contexto e nos resultados da empresa Normas técnicas aplicadas à manutenção automotiva Segurança no Trabalho - Procedimentos de segurança no trabalho - Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras) Meio ambiente - Normas ambientais aplicáveis à manutenção automotiva Trabalho e profissionalismo - Administração do tempo - Administração de recursos disponíveis - Importância da assertividade no trabalho • Atitudes e comportamento ético na manutenção automotiva - Código de ética profissional • Visão Sistêmica | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |