Área de Atuação CONSTRUÇÃO CIVIL

Curso ASSENTADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO

CARGA HORÁRIA TOTAL: 160h

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Sustentabilidade nos Processos Industriais 8h 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposições 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Indústria 4.0 12h 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposições 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Qualidade e Produtividade 8h 1 Trabalho em equipe 1.1 Definição de grupo, de equipe e time 1.2 Trabalho em equipe 1.3 O relacionamento com os colegas de equipe 1.4 Responsabilidades individuais e coletivas 2 Filosofia Lean 2.1 Definição 2.2 Mindset Lean 2.3 Desperdícios 3 Ferramentas da Qualidade (Definição e aplicabilidade) 3.1 Cinco sensos – 5s 3.2 Lista de verificação 3.3 PDCA 3.4 5W2H 3.5 Fluxograma 3.6 CEP 3.7 Ferramentas de Geração de ideias 3.7.1 Benchmarking 3.7.2 Brainstorming 3.8 Ferramentas de Análise das causas 3.9 Diagrama de Pareto 4 Qualidade 4.1 Definição 4.2 Evolução da qualidade 4.3 Princípios da qualidade Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Tecnologia da Informação e Comunicação 20h 1 Trabalho em equipe 1.1 Cooperação 1.2 Divisão de papéis e responsabilidades 1.3 Compromisso com objetivos e metas 1.4 Relações com o líder 2 Internet (World Wide Web) 2.1 Normas de uso 2.2 Navegadores 2.3 Sites de busca 2.4 Download e gravação de arquivos 2.5 Correio eletrônico 2.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 3 Informática 3.1 Sistema Operacional 3.1.1 Fundamentos e funções 3.1.2 Barra de ferramentas 3.1.3 Utilização de periféricos 3.1.4 Organização de arquivos (Pastas) 3.1.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 3.1.6 Área de trabalho 3.1.7 Compactação de arquivos 3.2 Editor de Textos 3.2.1 Tipos 3.2.2 Formatação 3.2.3 Configuração de páginas 3.2.4 Importação de figuras e objetos 3.2.5 Inserção de tabelas e gráficos 3.2.6 Arquivamentos 3.2.7 Controles de exibição 3.2.8 Correção ortográfica e dicionário 3.2.9 Quebra de páginas 3.2.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 3.2.11 Marcadores e numeradores 3.2.12 Bordas e sombreamento 3.2.13 Colunas 3.2.14 Controle de alterações 3.2.15 Impressão 4 Comunicação 4.1 Identificação de textos técnicos 4.2 Relatórios 4.3 Atas 4.4 Memorandos 4.5 Resumos 5 Linguagem técnica 5.1 Jargão 5.2 Características 6 Níveis de Fala 6.1 Linguagem coloquial 6.2 Gíria 6.3 Linguagem culta 7 Elementos da Comunicação 7.1 Emissor 7.2 Receptor 7.3 Mensagem 7.4 Canal 7.5 Ruído 7.6 Código 7.7 Feedback. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Saúde e Segurança no Trabalho 12h 1 O impacto da falta de ética nos ambientes de trabalho 2 Código de Ética profissional 3 Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Causa 3.3.1 Imprudência, imperícia e negligência 3.3.2 Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes 3.4 Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) 3.5 CAT 3.5.1 Definição 4 Medidas de Controle 4.1 Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo 5 Riscos Ocupacionais 5.1 Perigo e risco 5.2 Classificação de Riscos Ocupacionais 5.2.1 Físico 5.2.2 Químico 5.2.3 Biológico 5.2.4 Ergonômico 5.2.5 De acidentes 5.3 Mapa de Riscos 6 Segurança do Trabalho 6.1 Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil 6.2 Hierarquia das leis 6.3 Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho 6.4 CIPA 6.4.1 Definição 6.4.2 Objetivo 6.5 SESMT 6.5.1 Definição 6.5.2 Objetivo Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Introdução a Construção de Edifícios 10h 1. 1. CANTEIRO DE OBRAS 1.1 Definição 1.2 Elementos constituintes de canteiro 1.3 Mão de Obra na Construção Civil 1.4 Processo Construtivos Inovadores 2. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2.1 Tipos 2.2 Características 2.3 Utilização 3. FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS 3.1 Tipos 3.2 Características 3.3 Manutenção 4. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO 4.1 Instalações Provisórias 4.2 Locação de Obra 4.3 Fundações e/ou Infraestrutura 4.4 Estruturas e/ou Superestrutura 4.5 Vedações 4.6 Instalações 4.7 Revestimentos 4.8 Esquadrias e Ferragens 4.9 Louças e Metais 4.10 Pinturas 4.11 Cobertura 5. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO 5.1 Instalações Provisórias 5.2 Locação de Obra 5.3 Fundações e/ou Infraestrutura 5.4 Estruturas e/ou Superestrutura 5.5 Vedações 5.6 Instalações Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Técnicas de assentamento (cerâmico esmaltado, pastilha de vidro e porcelana e porcelanato). 90h 1. Revestimento Cerâmico 1.1. Definição 1.2. Tipos 1.3. Características 1.4. Assentamento 1.5. Ferramentas 1.6. Patologias 1.7. Espaçamentos 2. Controle de Qualidade 2.1. Definição 2.2. Tipos 2.3. Aplicações 3. Argamassa Colante 3.1. Definição 3.2. Tipos 3.3. Características 3.4. Preparo e Aplicação 4. Logística de Canteiro de obras 4.1. Definição 4.2. Fluxos de movimentação 5. Argamassa de Rejuntamento 5.1. Definição 5.2. Tipos 5.3. Características 5.4. Aplicação 6. Armazenagem 6.1. Definição 6.2. Condições de Segurança 6.3. Condições e locais para armazenamento 7. Andaimes e Plataformas 7.1. Definição 7.2. Componentes 7.3. Dimensões 7.4. Condições de Segurança 8. Trabalho em Altura 8.1. Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura 8.2. Análise de risco e condições impeditivas 8.3. Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle 8.4. Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva 8.5. Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso 8.6. Acidentes típicos em trabalhos em altura 8.7. Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros 9. Normas Regulamentadoras 9.1. Definição 9.2. Normas atinentes à atividade (NR-6; NR-7, NR-9, NR-17, NR-18; NR-35) 10. Descarte de resíduos 10.1. Classificação 10.2. PGR 11. Procedimentos de Qualidade 11.1. Programas da empresa 12. Projetos de Produção 12.1. Definição 12.2. Interpretação 13. Técnicas de Execução 14. Equipamentos 14.1. Definição 14.2. Especificações 14.3. Condições de Segurança 14.4. Operação dos Equipamentos 15. Ferramentas 15.1. Definição 15.2. Especificações 15.3. Condições de Segurança 15.4. Utilização das ferramentas 16. Manutenção Equipamentos e Ferramentas 16.1. Definição 16.2. Tipos 17. Juntas 17.1. Definição 17.2. Tipos 17.3. Aplicação 18. Impermeabilização 18.1. Definição 18.2. Tipos 18.3. Aplicação 1. Conflitos nas equipes de trabalho 1.1 Tipos; Características; Fatores internos e externos; Causas; Consequências 2. Trabalho em equipe 2.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho; 2.2 Cooperação Ajustes interpessoais; 2.3 A relação com o líder 3. Conflitos nas equipes de trabalho 3.1 Tipos; 3.2 Características; 3.3 Fatores internos e externos; 3.4 Causas; 3.5 Consequências 4. Trabalho em equipe 4.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho; 4.2 Cooperação 4.3 Ajustes interpessoais; 4.4 A relação com o líder Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.