CARGA HORÁRIA TOTAL: 160h
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Sustentabilidade nos Processos Industriais | 8h | 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposição 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Indústria 4.0 | 12h | 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposição 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Qualidade e Produtividade | 8h | 1 Trabalho em equipe 1.1 Definição de grupo, de equipe e time 1.2 Trabalho em equipe 1.3 O relacionamento com os colegas de equipe 1.4 Responsabilidades individuais e coletivas 2 Filosofia Lean 2.1 Definição 2.2 Mindset Lean 2.3 Desperdícios 3 Ferramentas da Qualidade (Definição e aplicabilidade) 3.1 Cinco sensos – 5s 3.2 Lista de verificação 3.3 PDCA 3.4 5W2H 3.5 Fluxograma 3.6 CEP 3.7 Ferramentas de Geração de ideias 3.7.1 Benchmarking 3.7.2 Brainstorming 3.8 Ferramentas de Análise das causas 3.9 Diagrama de Pareto 4 Qualidade 4.1 Definição 4.2 Evolução da qualidade 4.3 Princípios da qualidade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Tecnologia da Informação e Comunicação | 20h | 1 Trabalho em equipe 1.1 Cooperação 1.2 Divisão de papéis e responsabilidades 1.3 Compromisso com objetivos e metas 1.4 Relações com o líder 2 Internet (World Wide Web) 2.1 Normas de uso 2.2 Navegadores 2.3 Sites de busca 2.4 Download e gravação de arquivos 2.5 Correio eletrônico 2.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 3 Informática 3.1 Sistema Operacional 3.1.1 Fundamentos e funções 3.1.2 Barra de ferramentas 3.1.3 Utilização de periféricos 3.1.4 Organização de arquivos (Pastas) 3.1.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 3.1.6 Área de trabalho 3.1.7 Compactação de arquivos 3.2 Editor de Textos 3.2.1 Tipos 3.2.2 Formatação 3.2.3 Configuração de páginas 3.2.4 Importação de figuras e objetos 3.2.5 Inserção de tabelas e gráficos 3.2.6 Arquivamentos 3.2.7 Controles de exibição 3.2.8 Correção ortográfica e dicionário 3.2.9 Quebra de páginas 3.2.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 3.2.11 Marcadores e numeradores 3.2.12 Bordas e sombreamento 3.2.13 Colunas 3.2.14 Controle de alterações 3.2.15 Impressão 4 Comunicação 4.1 Identificação de textos técnicos 4.2 Relatórios 4.3 Atas 4.4 Memorandos 4.5 Resumos 5 Linguagem técnica 5.1 Jargão 5.2 Características 6 Níveis de Fala 6.1 Linguagem coloquial 6.2 Gíria 6.3 Linguagem culta 7 Elementos da Comunicação 7.1 Emissor 7.2 Receptor 7.3 Mensagem 7.4 Canal 7.5 Ruído 7.6 Código 7.7 Feedback. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança no Trabalho | 12h | 1 O impacto da falta de ética nos ambientes de trabalho 2 Código de Ética profissional 3 Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Causa 3.3.1 Imprudência, imperícia e negligência 3.3.2 Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes 3.4 Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) 3.5 CAT 3.5.1 Definição 4 Medidas de Controle 4.1 Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo 5 Riscos Ocupacionais 5.1 Perigo e risco 5.2 Classificação de Riscos Ocupacionais 5.2.1 Físico 5.2.2 Químico 5.2.3 Biológico 5.2.4 Ergonômico 5.2.5 De acidentes 5.3 Mapa de Riscos 6 Segurança do Trabalho 6.1 Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil 6.2 Hierarquia das leis 6.3 Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho 6.4 CIPA 6.4.1 Definição 6.4.2 Objetivo 6.5 SESMT 6.5.1 Definição 6.5.2 Objetivo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Introdução a construção de edificios | 10h | 1. Canteiro de obras 1.1.Definição 1.2 Elementos constituintes de canteiro 1.3 Mão de Obra na Construção Civil 1.4 Processo Construtivos Inovadores 2. Materiais de construção 2.1 Tipos 2.2 Caracterísiticas .2.3 Utilização 2.4 Características 3. Ferramentas e equipamentos 3.1 Tipos 3.2 Características 3.3 Manutenção 4. Etapas de construção de uma edificação 4.1 Instalações Provisórias 4.2 Locação de Obra 4.3 Fundações e/ou Infraestutura 4.4 Estruturas e/ou Superestrutura 4.5 Vedações 4.6 Revestimentos 4.7 Esquadrias e Ferragens 4.8 Louças e Metais 4.9 Pinturas 4.10 Cobertura 5. Ética 5.1Código de conduta 5.2 Respeito às individualidades pessoais 5.3 Ética nas relações interpessoais 6. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 6.1 Respeito 6.2 Cordialidade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Corte de peças de madeira | 40h | 1. BANCADA E/OU GABARITO 1.1. Definição 1.2. Componentes 1.3. Dimensões 1.4. Condições de segurança 2. PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA PARA A OCUPAÇÃO DE CARPINTEIRO DE OBRAS 2.1. Normas regulamentadoras 2.1.1. Definição 2.1.2. Normas atinentes à atividade (nr-6; nr-7, nr-9, nr-17, nr-18; nr-35 2.2. EPI (calçado de segurança, protetor auricular, capacete, protetor solar, vestimenta, óculos de proteção; máscara de proteção, luva; cinto de segurança; talabarte) 2.3. EPC (tela de proteção, guarda-corpo; linha de vida) 2.4. PCMAT 2.5. PPRA 3. MEIOS DE TRANSPORTE NO CANTEIRO DE OBRAS 3.1. Descarga e movimentação 3.2. Condições de segurança 4. DESCARTE DE RESÍDUOS 4.1. Classificação 4.2. PGR 5. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 5.1. Madeiras 5.1.1. Definição 5.1.2. Classificação 5.1.3. Tipos 5.1.4. Utilização 6. EQUIPAMENTOS 6.1. Definição 6.2. Especificações 6.3. Condições de segurança 6.4. Operação dos equipamentos 7. FERRAMENTAS 7.1. Definição 7.2. Especificações 7.3. Condições de segurança 7.4. Utilização das ferramentas 8. ACESSÓRIOS E INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO 8.1. Definição 8.2. Especificações 8.3. Condições de segurança 8.4. Utilização 9. MANUTENÇÃO EQUIPAMENTOS, FERRAMENTAS, ACESSÓRIOS E INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO 9.1. Definição 9.2. Tipos 10. TREINAMENTO PARA OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS 10.1. Habilitação 10.2. Qualificação 10.3. Reciclagem 11. CARPINTARIA 11.1. Definição 11.2. Organização e limpeza 11.3. Condições de segurança 12. PROJETOS DE PRODUÇÃO 12.1. Definição 12.2. Interpretação 12.3. Técnicas de execução (montagem, desmontagem e corte) 13. ORDEM DE SERVIÇO 13.1. Definição 13.2. Interpretação 14. CRONOGRAMA DE OBRA 14.1. Definição 14.2. Interpretação 15. PRODUTIVIDADE 15.1. Definição 15.2. Indicadores de produtividade 15.3. Racionalização da produção 16. LOGÍSTICA DE CANTEIRO DE OBRAS 16.1. Definição 16.2. Fluxos de movimentação 17. Organização de ambientes de trabalho 17.1. Princípios de organização 17.2. Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância; 17.3. Organização do espaço de trabalho. 18. Ferramenta da Qualidade: Análise e Solução de Problemas 1. PROCEDIMENTOS DE QUALIDADE 1.1. Programas da empresa 1.2. Referenciais normativos (iso9001; pbqp-h) 2. PESQUISA 2.1. Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações; 2.2. Características 2.3. Métodos 2.4. Fontes 2.5. Estruturação 3. ÉTICA NOS RELACIONAMENTOS PROFISSIONAIS 4. ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Montagem e desmontagem de formas, escoramentos e estruturas auxiliares. | 50h | 1. ARMAZENAGEM 1.1. Definição 1.2. Condições de segurança 1.3. Condições e locais para armazenamento 2. FORMAS DE MADEIRA 2.1. Definições 2.2. Tipos e características 2.3. Técnicas de montagem 2.4. Elementos componentes 3. ELEMENTOS ESTRUTURAIS 3.1. Definição 3.2. Classificação 3.3. Etiquetagem 4. ESCORAMENTOS E ESTRUTURAS AUXILIARES 4.1. Definição 4.2. Tipos e características 4.3. Aplicações 4.4. Montagem 5. ESTANQUEIDADE, ESTABILIDADE E RESISTÊNCIA 5.1. Definição 5.2. Técnicas 5.3. Importância 6. PROCEDIMENTOS PARA REUTILIZAÇÃO 6.1. Especificações do fabricante 7. PLATAFORMA DE TRABALHO 7.1. Definição 7.2. Componentes 7.3. Dimensões 7.4. Condições de segurança 8. DESMOLDANTES 8.1. Definição 8.2. Aplicação 8.3. Características 1. CONFLITOS NAS EQUIPES DE TRABALHO 1.1. Tipos; Características; Fatores internos e externos; Causas; Consequências 2. TRABALHO EM EQUIPE: 2.1. Níveis de autonomia nas equipes de trabalho; Cooperação Ajustes interpessoais; A relação com o líder; 3. ORGANOGRAMA 4. PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL 5. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 5.1. Estruturas hierárquicas; Sistemas administrativos 5.2. Controle de atividades 6. VIRTUDES PROFISSIONAIS 6.1. Atenção, disciplina, organização, comprometimento, precisão e zelo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |