CARGA HORÁRIA TOTAL: 200h
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Sustentabilidade nos Processos Industriais | 8h | 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposição 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Indústria 4.0 | 12h | 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposição 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Qualidade e Produtividade | 8h | 1 Trabalho em equipe 1.1 Definição de grupo, de equipe e time 1.2 Trabalho em equipe 1.3 O relacionamento com os colegas de equipe 1.4 Responsabilidades individuais e coletivas 2 Filosofia Lean 2.1 Definição 2.2 Mindset Lean 2.3 Desperdícios 3 Ferramentas da Qualidade (Definição e aplicabilidade) 3.1 Cinco sensos – 5s 3.2 Lista de verificação 3.3 PDCA 3.4 5W2H 3.5 Fluxograma 3.6 CEP 3.7 Ferramentas de Geração de ideias 3.7.1 Benchmarking 3.7.2 Brainstorming 3.8 Ferramentas de Análise das causas 3.9 Diagrama de Pareto 4 Qualidade 4.1 Definição 4.2 Evolução da qualidade 4.3 Princípios da qualidade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Tecnologia da Informação e Comunicação | 20h | 1 Trabalho em equipe 1.1 Cooperação 1.2 Divisão de papéis e responsabilidades 1.3 Compromisso com objetivos e metas 1.4 Relações com o líder 2 Internet (World Wide Web) 2.1 Normas de uso 2.2 Navegadores 2.3 Sites de busca 2.4 Download e gravação de arquivos 2.5 Correio eletrônico 2.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 3 Informática 3.1 Sistema Operacional 3.1.1 Fundamentos e funções 3.1.2 Barra de ferramentas 3.1.3 Utilização de periféricos 3.1.4 Organização de arquivos (Pastas) 3.1.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 3.1.6 Área de trabalho 3.1.7 Compactação de arquivos 3.2 Editor de Textos 3.2.1 Tipos 3.2.2 Formatação 3.2.3 Configuração de páginas 3.2.4 Importação de figuras e objetos 3.2.5 Inserção de tabelas e gráficos 3.2.6 Arquivamentos 3.2.7 Controles de exibição 3.2.8 Correção ortográfica e dicionário 3.2.9 Quebra de páginas 3.2.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 3.2.11 Marcadores e numeradores 3.2.12 Bordas e sombreamento 3.2.13 Colunas 3.2.14 Controle de alterações 3.2.15 Impressão 4 Comunicação 4.1 Identificação de textos técnicos 4.2 Relatórios 4.3 Atas 4.4 Memorandos 4.5 Resumos 5 Linguagem técnica 5.1 Jargão 5.2 Características 6 Níveis de Fala 6.1 Linguagem coloquial 6.2 Gíria 6.3 Linguagem culta 7 Elementos da Comunicação 7.1 Emissor 7.2 Receptor 7.3 Mensagem 7.4 Canal 7.5 Ruído 7.6 Código 7.7 Feedback. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança no Trabalho | 12h | 1 O impacto da falta de ética nos ambientes de trabalho 2 Código de Ética profissional 3 Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Causa 3.3.1 Imprudência, imperícia e negligência 3.3.2 Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes 3.4 Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) 3.5 CAT 3.5.1 Definição 4 Medidas de Controle 4.1 Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo 5 Riscos Ocupacionais 5.1 Perigo e risco 5.2 Classificação de Riscos Ocupacionais 5.2.1 Físico 5.2.2 Químico 5.2.3 Biológico 5.2.4 Ergonômico 5.2.5 De acidentes 5.3 Mapa de Riscos 6 Segurança do Trabalho 6.1 Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil 6.2 Hierarquia das leis 6.3 Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho 6.4 CIPA 6.4.1 Definição 6.4.2 Objetivo 6.5 SESMT 6.5.1 Definição 6.5.2 Objetivo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Introdução a Construção de Edifícios | 10h | 1. 1. CANTEIRO DE OBRAS 1.1 Definição 1.2 Elementos constituintes de canteiro 1.3 Mão de Obra na Construção Civil 1.4 Processo Construtivos Inovadores 2. MATERIAS DE CONSTRUÇÃO 2.1 Tipos 2.2 Caracterísiticas 2.3 Utilização 3. FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS 3.1 Tipos 3.2 Caracterísiticas 3.3 Manutenção 4. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO 4.1 Instalações Provisórias 4.2 Locação de Obra 4.3 Fundações e/ou Infraestutura 4.4 Estruturas e/ou Superestrutura 4.5 Vedações 4.6 Instalações 4.7 Revestimentos 4.8 Esquadrias e Ferragens 4.9 Louças e Metais 4.10 Pinturas 4.11 Cobertura 5. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO 5.1 Instalações Provisórias 5.2 Locação de Obra 5.3 Fundações e/ou Infraestutura 5.4 Estruturas e/ou Superestrutura 5.5 Vedações 5.6 Instalações 1. NORMAS REGULAMENTADORAS 2. SEGURANÇA E SAÚDE 3. QUALIDADE 4. MEIO AMBIENTE 5. RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 6. DEFINIÇÃO PGR 6. ÉTICA 6.1 Código de conduta 6.2 Respeito às individualidades pessoais 6.3 Ética nas relações interpessoais 7. HABILIDADES BÁSICAS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 7.1 Respeito 7.2 Cordialidade 7.3 Disciplina 7.4 Empatia 7.5 Responsabilidade 7.6 Comunicação 8. INICIATIVA 9. CONCEITOS DE GRUPOS E EQUIPES | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Processos construtivo de alvenaria e acabamento | 70h | 1. POSTO DE TRABALHO 1.1 Definição 1.2 Organização e limpeza 1.3 Condições de Segurança 2. EPI (CALÇADO DE SEGURANÇA, PROTETOR AURICULAR, CAPACETE, PROTETOR SOLAR, VESTIMENTA, ÓCULOS DE PROTEÇÃO, MÁSCARA DE PROTEÇÃO, LUVA CINTO DE SEGURANÇA, TALABARTE) 3. EPC (TELA DE PROTEÇÃO, GUARDA-CORPO; LINHA DE VIDA) 4. PCMAT 5. PPRA 6. PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA 7. NORMAS REGULAMENTADORAS 7.1 Definição 7.2 Normas atinentes à atividade (NR-6; NR-7, NR-9, NR-17, NR-18;NR-35) 8. DESCARTE DE RESÍDUOS 8.1 Classificação 8.2 PGR 9. PROCEDIMENTOS DE QUALIDADE 9.1 Programas da empresa 9.2 Referenciais normativos ISO9001; PBQP-H) 10. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 10.1 Tijolos e Blocos 10.2 Aglomerantes e Agregados 10.3 Aditivos 10.4 Dimensionamento 11. ORDEM DE SERVIÇO 11.1 Definição 11.2 Interpretação 12. PROJETOS DE PRODUÇÃO 12.1 Definição 12.2 Interpretação; 13. TÉCNICAS DE EXECUÇÃO 14. EQUIPAMENTOS 14.1 Definição 14.2 Especificações 14.3 Condições de Segurança 14.4 Operação dos Equipamentos 15. FERRAMENTAS 15.1 Definição 15.2 Especificações 15.3 Condições de Segurança 15.4 Utilização das ferramentas 16. MANUTENÇÃO EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS 16.1 Definição 16.2 Tipos 17. TREINAMENTO PARA OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS 17.1 Habilitação 17.2 Qualificação 17.3 Reciclagem 18. INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO E NIVELAMENTO 18.1 Definição 18.2 Aplicação 19. GABARITOS 19.1 Definição 19.2 Tipos 19.3 Aplicação 20. ARGAMASSA 20.1 Definição 20.2 Tipos 20.3 Traço 20.4 Dimensionamento 21. ELEMENTOS ESTRUTURAIS 21.1 Definição 21.2 Classificação 22. GRAUTE 22.1 Definição 22.2 Aplicação 22.3 Traço 23. MEIOS DE TRANSPORTE NO CANTEIRO DE OBRAS 23.1 Descarga e movimentação 23.2 Condições de Segurança 24. ESQUADRIAS 24.1 Definição 24.2 Tipos 24.3 Instalação 24.4 Gabaritos 24.5 Definição 24.6 Tipos 24.7 Aplicação 25. PRODUTIVIDADE 25.1 Definição 25.2 Indicadores de produtividade 25.3 Racionalização da Produção 26. CONTROLE TECNOLÓGICO 26.1 Definição 26.2 Importância 26.3 Técnica de Execução 26.4 Patologias 27. VERGAS E CONTRAVERGAS 27.1 Definição 27.2 Técnicas de Confecção 28. FUNDAMENTOS DO CONCRETO ARMADO 28.1 Definição 28.2 Recobrimento 28.3 Distanciamento 29. ESPAÇADORES 29.1 Definição 29.2 Tipos 29.3 Utilização dos espaçadores 30. LOGÍSTICA DE CANTEIRO DE OBRAS 30.1 Definição 30.2 Fluxos de movimentação 1. ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE TRABALHO 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 2. FERRAMENTA DA QUALIDADE: ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMA 3. ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 4. MAPA DE RISCOS (FINALIDADES) 5. SINALIZAÇÕES DE SEGURANÇA 6. PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO 6.1 Conceito e importância de PPCI PPRA: (Conceito) 7. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 8. ESTRUTURAS HIERÁRQUICAS 9. SISTEMAS ADMINISTRATIVOS 10. CONTROLE DE ATIVIDADES | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Processos construtivo de revestimento argamassado e cerâmico | 60h | 1. DESCARTE DE RESÍDUOS 1.1 Classificação 1.2 PGR 2. PROCEDIMENTOS DE QUALIDADE 2.1 Programas da empresa 2.2 Referenciais normativos ISO9001; PBQP-H) 3. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 3.1 Tijolos e Blocos 3.2 Aglomerantes e Agregados 3.3 Aditivos 3.4 Dimensionamento 4. ORDEM DE SERVIÇO 4.1 Definição 4.2 Interpretação 5. PROJETOS DE PRODUÇÃO 5.1 Definição 5.2 Interpretação; 6. TÉCNICAS DE EXECUÇÃO 7. EQUIPAMENTOS 7.1 Definição 7.2 Especificações 7.3 Condições de Segurança 7.4 Operação dos Equipamentos 8. FERRAMENTAS 8.1 Definição 8.2 Especificações 8.3 Condições de Segurança 8.4 Utilização das ferramentas 9. MANUTENÇÃO EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS 9.1 Definição 9.2 Tipos 10. TREINAMENTO PARA OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS 10.1 Habilitação 10.2 Qualificação 10.3 Reciclagem 11. INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO E NIVELAMENTO 11.1 Definição 11.2 Aplicação 12. ARGAMASSA 12.1 Definição 12.2 Tipos 12.3 Traço 12.4 Dimensionamento 13. MEIOS DE TRANSPORTE NO CANTEIRO DE OBRAS 13.1 Descarga e movimentação 13.2 Condições de Segurança 14. PRODUTIVIDADE 14.1 Definição 14.2 Indicadores de produtividade 14.3 Racionalização da Produção 15. CONTROLE TECNOLÓGICO 15.1 Definição 15.2 Importância 15.3 Técnica de Execução 15.4 Patologias 16. ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE TRABALHO 16.1 Princípios de organização 16.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 16.3 Organização do espaço de trabalho 17. LOGÍSTICA DE CANTEIRO DE OBRAS 17.1 Definição 17.2 Fluxos de movimentação 17. Revestimento Cerâmico 17.1.Definição 17.2 Tipos 17.3 Caracterísitcas 17.4 Assentamento 17.5 Ferramentas 17.6 Patologias 17.7Espaçamentos 18. Argamassa Colante 18.1 Definição 18.2Tipos 18.3 Características 18.4Preparo e Aplicação 19. Argamassa de Rejuntamento 19.1 Definição 19.2Tipos 19.3Características 19.4 Aplicação 1. ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE TRABALHO 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 2. FERRAMENTA DA QUALIDADE: ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMA 3. ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 4. MAPA DE RISCOS (FINALIDADES) 5. SINALIZAÇÕES DE SEGURANÇA 6. PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO 6.1 Conceito e importância de PPCI PPRA: (Conceito) 7. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 8. ESTRUTURAS HIERÁRQUICAS | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |