Área de Atuação CONSTRUÇÃO CIVIL

Curso PINTOR DE OBRAS IMOBILIÁRIAS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 160h

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Sustentabilidade nos Processos Industriais 8h 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposição 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Tecnologia da Informação e Comunicação 20h 1 Trabalho em equipe 1.1 Cooperação 1.2 Divisão de papéis e responsabilidades 1.3 Compromisso com objetivos e metas 1.4 Relações com o líder 2 Internet (World Wide Web) 2.1 Normas de uso 2.2 Navegadores 2.3 Sites de busca 2.4 Download e gravação de arquivos 2.5 Correio eletrônico 2.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 3 Informática 3.1 Sistema Operacional 3.1.1 Fundamentos e funções 3.1.2 Barra de ferramentas 3.1.3 Utilização de periféricos 3.1.4 Organização de arquivos (Pastas) 3.1.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 3.1.6 Área de trabalho 3.1.7 Compactação de arquivos 3.2 Editor de Textos 3.2.1 Tipos 3.2.2 Formatação 3.2.3 Configuração de páginas 3.2.4 Importação de figuras e objetos 3.2.5 Inserção de tabelas e gráficos 3.2.6 Arquivamentos 3.2.7 Controles de exibição 3.2.8 Correção ortográfica e dicionário 3.2.9 Quebra de páginas 3.2.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 3.2.11 Marcadores e numeradores 3.2.12 Bordas e sombreamento 3.2.13 Colunas 3.2.14 Controle de alterações 3.2.15 Impressão 4 Comunicação 4.1 Identificação de textos técnicos 4.2 Relatórios 4.3 Atas 4.4 Memorandos 4.5 Resumos 5 Linguagem técnica 5.1 Jargão 5.2 Características 6 Níveis de Fala 6.1 Linguagem coloquial 6.2 Gíria 6.3 Linguagem culta 7 Elementos da Comunicação 7.1 Emissor 7.2 Receptor 7.3 Mensagem 7.4 Canal 7.5 Ruído 7.6 Código 7.7 Feedback. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Indústria 4.0 12h 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposição 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Qualidade e Produtividade 8h 1 Trabalho em equipe 1.1 Definição de grupo, de equipe e time 1.2 Trabalho em equipe 1.3 O relacionamento com os colegas de equipe 1.4 Responsabilidades individuais e coletivas 2 Filosofia Lean 2.1 Definição 2.2 Mindset Lean 2.3 Desperdícios 3 Ferramentas da Qualidade (Definição e aplicabilidade) 3.1 Cinco sensos – 5s 3.2 Lista de verificação 3.3 PDCA 3.4 5W2H 3.5 Fluxograma 3.6 CEP 3.7 Ferramentas de Geração de ideias 3.7.1 Benchmarking 3.7.2 Brainstorming 3.8 Ferramentas de Análise das causas 3.9 Diagrama de Pareto 4 Qualidade 4.1 Definição 4.2 Evolução da qualidade 4.3 Princípios da qualidade Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Saúde e Segurança no Trabalho 12h 1 O impacto da falta de ética nos ambientes de trabalho 2 Código de Ética profissional 3 Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Causa 3.3.1 Imprudência, imperícia e negligência 3.3.2 Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes 3.4 Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) 3.5 CAT 3.5.1 Definição 4 Medidas de Controle 4.1 Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo 5 Riscos Ocupacionais 5.1 Perigo e risco 5.2 Classificação de Riscos Ocupacionais 5.2.1 Físico 5.2.2 Químico 5.2.3 Biológico 5.2.4 Ergonômico 5.2.5 De acidentes 5.3 Mapa de Riscos 6 Segurança do Trabalho 6.1 Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil 6.2 Hierarquia das leis 6.3 Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho 6.4 CIPA 6.4.1 Definição 6.4.2 Objetivo 6.5 SESMT 6.5.1 Definição 6.5.2 Objetivo Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Introdução a construção de edificios 10h 1. Canteiro de obras 1.1.Definição 1.2 Elementos constituintes de canteiro 1.3 Mão de Obra na Construção Civil 1.4 Processo Construtivos Inovadores 2. Materiais de construção 2.1 Tipos 2.2 Caracterísiticas .2.3 Utilização 2.4 Características 3. Ferramentas e equipamentos 3.1 Tipos 3.2 Características 3.3 Manutenção 4. Etapas de construção de uma edificação 4.1 Instalações Provisórias 4.2 Locação de Obra 4.3 Fundações e/ou Infraestutura 4.4 Estruturas e/ou Superestrutura 4.5 Vedações 4.6 Revestimentos 4.7 Esquadrias e Ferragens 4.8 Louças e Metais 4.9 Pinturas 4.10 Cobertura 5. Ética 5.1Código de conduta 5.2 Respeito às individualidades pessoais 5.3 Ética nas relações interpessoais 6. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 6.1 Respeito 6.2 Cordialidade Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Preparação de substrato 50h 1. Selador/Fundo 1.1 Definições 1.2 Tipos 1.3 Características 1.4 Aplicações 2. Massa corrida e massa acrílica Definição 2.1 Tipos 2.2 Características 2.3 Aplicação 3. Ferramentas 3.1 Definição 3.2 Especificações 3.3 Condições de Segurança 3.4 Utilização das ferramentas 4. Equipamentos 4.1 Definição 4.2 Especificações 4.3 Condições de Segurança 4.4 Operação dos Equipamentos 5. Treinamento para operação de equipamentos 5.1 Habilitação 5.2 Qualificação 5.3 Reciclagem 6.Manutenção Equipamentos e Ferramentas 6.1 Definição e tipos 6.2 Definição 7. Instrumentos de medidas 7.1 Especificações 7.2 Utilização 8. Produtividade 8.1 Definição 8.2 Indicadores de produtividade 8.3 Racionalização da Produção 9. Cronograma de obra 9.1 Definição 9.2 Interpretação 10. Armazenagem 10.1 Definição 10.2 Condições de Segurança 10.3 Condições e locais para armazenamento 11. Procedimentos de qualidade 11.1 Programas da empresa 11.2 Referenciais normativos (ISO9001; PBQP-H) 12. Ordem de serviços 12.1 Definição 12.2 Interpretação 13. Projetos de produção 13.1 Definição 13.2 Interpretação 13.3 Técnicas de Execução 14. Regularização e preparo de superficie/substrato 14.1 Conceitos 14.2 Tipos 14.3 Técnicas 14.4 Análise de Patologias 15. Descarte de residuo 15.1 Classificação 15.2 PGR 15.2.1 Procedimentos de segurança 16.Normas regulamentadoras 16.1 Definição 16.2 Normas atinentes à atividade (NR-6; NR-7, NR-9, NR-17, NR-18;NR-35) 17. Posto de trabalho 17.1 Definição 17.2 Organização e limpeza 17.3 Condições de Segurança 17.3.1 EPI (calçado de segurança, protetor auricular, capacete, protetor solar, vestimenta, óculos de proteção; 17.3.2 máscara de proteção, luva; cinto de segurança; talabarte, cadeirinha e balancim) 17.3.3 EPC (tela de proteção, guarda-corpo; linha de vida); 17.3.4 PCMAT 17.3.5 PPRA 18. Organização de ambiente de trabalho 18.1 Princípios de organização 18.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas; importância 18.3 Organização do espaço de trabalho; 18.4.1 Ferramenta da Qualidade: Análise e Solução de Problemas 19. Pesquisa 19.1 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações 19.2 Características 19.3 Métodos 19.4 Fontes 19.5 Estruturação 19.5.1 Ética nos relacionamentos profissionais 19.5.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 20. Logística de canteiro de obras 20.1 Definição 20.2 Fluxos de movimentação Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Aplicação de tinta e textura 40h 1. Tintas 1.1 Definição 1.2 Características 1.3 Tipos 1.4 Aplicação 1.5 Requisitos Técnicos 2. Texturas 2.1 Definição 2.2 Características 2.3 Tipos 2.4 Aplicação 3. Sinalização Horizontal e Vertical 3.1 Definições 3.2 Tipos 3.3 Características 3.4 Normatização 3.4.1 Cores para tubulação/Segurança/Acessibilidade 3.4.2 Formasv1. Tintas 1.1 Definição 1.2 Características 1.3 Tipos 1.4 Aplicação 1.5 Requisitos Técnicos 2. Texturas 2.1 Definição 4. Conflitos nas equipes de trabalho 4.1 Tipos 4.2 Características 4.3 Fatores internos e externos 4.4Causas 4.5 Consequências 5. Trabalho em equipe 5.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 5.2 Cooperação 5.3 Ajustes interpessoais 5.4 A relação com o líder 6 Organograma 7 Princípios 2.2 Características 2.3 Tipos 2.4 Aplicação 3. Sinalização Horizontal e Vertical 3.1 Definições 3.2 Tipos 3.3 Características 3.4 Normatização 3.4.1 Cores para tubulação/Segurança/Acessibilidade 3.4.2 Formas Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.