Área de Atuação CONSTRUÇÃO CIVIL

Curso TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1200h

HABILITAÇÃO TÉCNICA

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho 20h 1 Normas Regulamentadoras; 1.1 Definição; 1.2 Disposições legais e regulamentares; 2 Segurança e saúde; 2.1 Definição; 2.1.1 Tipos de Acidente; 2.1.2 Causas dos acidentes: ato inseguro e condições inseguras; 2.1.3 Doenças Ocupacionais; 2.2 Consequências dos acidentes de trabalho: trabalhador, empresa, país. 2.3 Tipos de riscos; 2.4 Mapa de risco; 2.5 Prevenção e redução de danos; 2.6 EPI e EPCs; 2.7 PCMAT, PCMSO e PPRA; CIPA; 2.8 Noções de Primeiros Socorros; 2.9 Noções de Prevenção e Combate a Incêndio e desastres; 2.10 Condições e Fator pessoal de Segurança; 2.11 Legislação e Normas aplicáveis; 3 Qualidade; 3.1 Definição; 3.2 Ferramentas da qualidade; 3.3 Organização, limpeza e desperdício no trabalho; 3.4 Satisfação do cliente; 3.5 Conceito de conformidade; 3.6 Qualidade Total; 3.6.1 Definição: Eficiência; Eficácia; Melhoria Contínua. 4 Meio Ambiente; 4.1 Definição; 4.2 Preservação Ambiental na execução de serviços; 4.3 Resíduos; 4.3.1 Resíduos da Construção Civil; 4.3.2 Outros tipos de resíduos; 4.4 Legislação e Resoluções CONAMA; 4.5 Definição de Plano de Gerenciamento de Resíduos; 4.6 Impactos Ambientais. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Introdução a Construção de Edifícios 30h A indústria da construção civil Evolução; Panorama atual da construção de edifícios no Brasil; Importância econômica; O papel do técnico em edificações Função do técnico em Edificações; CBO Entidades de Classe; Sindicatos; Importância dos projetos e do planejamento de uma obra Noções de processos construtivos e inovações na construção civil; Etapas de construção de uma edificação; Instalações Provisórias; Locação de Obra; Fundações e/ou Infraestrutura; Estruturas e/ou Superestrutura; Vedações; Instalações; Revestimentos; Esquadrias e Ferragens; Louças e Metais; Pinturas; Cobertura; Canteiro de Obras Definição; Elementos constituintes de canteiro, conforme normas regulamentadoras; Noções de estocagem e armazenamento de materiais; Materiais de construção Principais Tipos; Características; Utilização; Noções de especificação; Ferramentas e Equipamentos Tipos; Manutenção; Características. Fundamentos Identificar as etapas de uma obra Identificar as principais funções do técnico em edificações, das instituições, sindicatos e associações do setor de construção civil Reconhecer o processo de construção de edifícios Reconhecer as condições gerais do canteiro de obras Identificar os tipos e características dos materiais inerentes à ocupação Reconhecer os diferentes tipos de ferramentas e equipamentos utilizados nas atividades inerentes à sua ocupação Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas AMBIENTES PEDAGÓGICOS, COM RELAÇÃO DE EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS, FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Leitura e Interpretação de Projetos 60h 1 Unidades de Medida; 1.1 Sistema Métrico Decimal; 1.2 Conversão de Unidades de Medida; 1.3 Escalas; 2 Instrumentos de Medida de Desenho 2.1 Tipos; 2.2 Características; 2.3 Aplicações; 3 Operações Básicas; 3.1 Números decimais; 3.2 Cálculo de perímetro, área e volume; 3.3 Razão e proporção; 3.4 Regra de três e porcentagem; 4 Trigonometria 4.1 Teorema de Pitágoras; 4.2 Estudo de ângulos em triângulos retângulos (seno, cosseno e tangente); 4.3 Semelhança de triângulos; 5 Plano cartesiano 6 Princípios de georreferenciamento; 6.1 Localização e orientação solar; 7 Grandezas Físicas 7.1 Vetores; 8 Leitura e interpretação Básica de Projetos 8.1 Cotas; 8.2 Simbologias padronizadas e normatização (ABNT); 8.3 Legenda; 8.4 Projeto Topográfico; 8.5 Projeto Arquitetônico; 8.6 Projeto Estrutural; 8.7 Projeto Hidrossanitário; 8.8 Projeto Elétrico; 9 Compatibilização e Qualidade de projeto 9.1 Definição; 9.2 Aplicação; Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Comunicação e Informática 30h 1 Técnicas de comunicação oral e escrita; 1.1 Oratória; 1.2 Técnicas básicas de redação com noções de citação e referências bibliográficas; 2 Informática Básica 2.1 Editor de texto; 2.1.1 Formatação; 2.1.2 Inserções de tabelas, ilustrações e objetos; 2.1.3 Índices; 2.1.4 Verificação de ortografia; 2.1.5 Impressão; 2.2 Planilha eletrônica; 2.2.1 Formatação de célula; 2.2.2 Fórmulas e funções; 2.2.3 Gráficos; 2.2.4 Impressão; 2.3 Ferramentas de apresentações de multimídia; 2.3.1 Inserção de figuras e arquivos; 2.3.2 Formatação; 2.3.3 Animação; 2.3.4 Apresentação de slides; 2.3.5 Impressão; 2.4 Pesquisa 2.4.1 Métodos de pesquisa; 2.4.2 Sites de pesquisa; 2.4.3 Correio eletrônico; 2.4.4 Segurança na navegação; 3 Tipos de Correspondência 3.1 Ofícios; 3.2 Requerimento; 3.3 Memorando; reconhecer os recursos linguísticos para uma comunicação oral e escrita de forma clara e objetiva Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas 47 3.4 Correspondência eletrônica; 3.5 Declaração; 3.6 Comunicação Interna; 4 Textos Técnicos 4.1 Estrutura Básica; 4.2 Relatórios Formulários; 4.3 Laudos e pareceres; 4.4 Especificações; 4.5 Curriculum vitae; 5 Manuais Técnicos 5.1 Características; 5.2 Interpretação de tabelas, gráficos e figuras; Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Fundamentos da Topografia 60h 1 Topografia: 1.1 Definição; 1.2 Normalização Técnica; 1.3 Método de nivelamento; 1.4 Altimetria; 1.5 Planimetria; 1.6 Perfis Topográficos; 1.7 Topologia; 1.8 Representação do relevo; 2 Noções de Aerofotogrametria; 2.1 Definição; 2.2 Conceitos fundamentais; 2.3 Tipos; 3 Equipamentos e instrumentos de Topografia; 3.1 Tipos; 3.2 Funções; 3.3 Aplicações; 4 Emprego de projetos topográficos; 4.1 Definição; 4.2 Tipos; 4.3 Aplicação; 4.4 Leitura e interpretação; 5 Locação da obra: 5.1 Definição; 5.2 Tipos: 6 Aplicativos computacionais; 7 Trabalho em equipe; 7.1 Definição de grupo e de equipe; Trabalho em equipe; O relacionamento com os colegas de equipe; 7.2 Responsabilidades individuais e coletivas; Cooperação. Divisão de papéis e responsabilidades; Compromisso com objetivos e metas; Relações com o líder. 8 Definição de organização e disciplina no trabalho 8.1 Tempo, Compromisso e, Atividades. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Fundamentos de Mecânica dos Solos 60h 1 Solos: 1.1 Origem; 1.2 Formação e Composição; 1.3 Características físicas e mecânicas; 1.4 Classificação/Normalização; 1.5 Índices Físicos; 1.6 Ensaios de caracterização; 1.7 Granulometria; 1.8 Índices de Consistência; 1.9 Teor de Umidade; 1.10 Compactação e adensamento; 1.11 Lençol freático; 1.12 Investigação geotécnica;; 2 Sondagem 2.1 Definição; 2.2 Tipos; 2.3 Características; 2.4 Processos de execução de sondagem; 2.5 Levantamento geofísico 2.6 Programação de sondagem 2.7 Perfil geotécnico: análise e interpretação do perfil do solo; 2.8 Normalização; 3 Terraplenagem 3.1 Definição; 3.2 Serviços preliminares; 3.3 Escavação de 1ª, 2ª e 3ª categoria; 3.4 Equipamentos, máquinas e instrumentos; 3.5 Normalização técnica; 4 Fundações 4.1 Definição; 4.2 Tipos; 4.3 Reforços ; 4.4 Contenções; 4.5 Drenagem; 4.6 Recalques; 5 Aplicativos Computacionais; 6 Organização de ambientes de trabalho; 6.1 Princípios de organização; Organização do espaço de trabalho; 7 Pesquisa 7.1 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica. Características; Métodos; Fontes; Estruturação. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Desenho Técnico de Edificações 80h 1 Normas técnicas aplicadas ao desenho técnico; 2 Papéis para desenho 2.1 Tipos; 2.2 Dobramento em relação ao formato; 3 Grafite; 3.1 Tipos; 3.2 Emprego; 4 Linhas 4.1 Tipos; 4.2 Espessuras; 4.3 Utilização; 5 Caligrafia técnica; 5.1 largura das linhas para a escrita; 5.2 traçado de caracteres – proporções; 6 Instrumentos 6.1 Lapiseiras; 6.2 Canetas; 6.3 Réguas; 6.4 Gabaritos; 6.5 Escalímetro; 6.6 Esquadros; 7 Escala 7.1 Definição; 7.2 Tipos; 8 Noções de perspectiva: cavaleira, cônica e cilíndrica (definições gerais) 9 Perspectiva isométrica 9.1 Definição; 9.2 Ângulos; 9.3 Eixos isométricos; 9.4 Representação; 10 Desenho Projetivo 10.1 Projeção ortogonal: representação de figuras e sólidos geométricos em três planos; 11 Cotagem 11.1 Definição; 11.2 Elementos; 11.3 Simbologia; 12 Desenho de projetos de arquitetura de edificações 12.1 Plantas Baixas; 12.1.1 Conceituação; 12.1.2 Elementos do desenho; 12.1.3 Representação do desenho; 12.1.4 Layout fixo; 12.1.5 Escadas; 13 Cobertura 13.1 Conceituação; 13.2 Tipos de cobertura; 13.3 Elementos de um telhado; 13.4 Representação de cobertura; 14 Cortes: longitudinal, transversal; 14.1 Conceituação; 14.2 Posicionamento dos cortes; 14.3 Elementos do desenho; 61 14.4 Representação do desenho; 15 Fachadas (elevações); 15.1 Conceituação; 15.2 Elementos do desenho; 15.3 Representação do desenho; 16 Planta de Locação ou Implantação; 16.1 Conceituação; 16.2 Elementos do desenho; 16.3 Representação do desenho; 17 Plantas de Situação ou Localização; 17.1 Conceituação; 17.2 Elementos do desenho; 17.3 Representação do desenho; 18 Desenho técnico assistido por computador; 19 Ética 19.1 Código de conduta; Respeito às individualidades pessoais; Ética nas relações interpessoais. Direitos e deveres individuais e coletivos; 20 Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 20.1 Respeito; Cordialidade; Disciplina; Empatia; Responsabilidade; Comunicação; Cooperação. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Pré Projeto I 30h 1 Normas técnicas para formatação e apresentação de trabalho acadêmico e científico 2 Normalização de referências 3 Projeto de pesquisa 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Características 3.4 Aplicação 3.5 Inovação e tecnologia 4 Metodologia de pesquisa científica 5 Orientações gerais sobre trabalho final de conclusão de curso (tcc, projetos, estágios etc.) 6 Conceituação e Hierarquização de Atividades de Pesquisa; Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Pré Projeto II 20h 1 Definição do tema do trabalho de conclusão de curso 1.1 Importância 1.2 Objetivos 1.3 Principais pesquisadores/autores relacionados ao tema escolhido 2 Leitura com identificação de elementos textuais e análise crítica de artigos científicos relacionados ao tema proposto 2.1 Estrutura 2.2 Palavras-chaves 2.3 Importância do tema e justificativa 2.4 Objetivos definidos 2.5 Materiais e métodos 2.6 Coerência entre objetivos, metodologia, resultados e considerações finais. 2.7 Levantamentos de problemas e hipóteses (confirmadas ou negadas). 3 Apresentação do tema proposto 4 Apresentação e defesa de projetos (TCC ou artigo) 5 Organização do trabalho 6 Orientações gerais sobre trabalho final de conclusão de curso (tcc, projetos, estágios etc.) 7 Pesquisa Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Documentação Técnica e Legalização de Projetos 30h 1 Obrigações Legais 1.1 Alvarás 1.2 Matrículas 1.3 Certidões 1.4 Emolumentos 1.5 Tributos 2 Normas e Legislação 2.1 Definição 2.2 Identificação dos órgãos competentes para legalização e aprovação dos projetos de edificações 2.3 Desenhos técnicos necessários para legalização projetos de edificações 2.4 Processo de aprovação de projetos residenciais unifamiliares 2.5 Abrangência: Código de Obras/edificações; Lei de Uso e Ocupação (Plano diretor urbano/Municipal) ; Estatuto da Cidade; Lei de Inspeção Predial; 2.6 Requisitos 2.7 Prazos 2.8 Penalidades 2.9 Vigência 3 Licitações e Contratos 3.1 Licitação 3.2 Definição 3.3 Tipos 4 Documentação Técnica complementar do imóvel 4.1 Memoriais 4.2 Especificações Técnicas 4.3 Manual do Proprietário 5 Tipos de projetos que necessitam de aprovação 5.1 Construção nova 5.2 Reforma 5.3 Reforma com aumento de área 5.4 Reforma com regularização 5.5 Mudança de uso 5.6 Modificativo 5.7 Reconstrução 5.8 Regularização 6 Documentação referente à obra 6.1 Título de Propriedade do imóvel 6.2 Registro de imóveis 6.3 Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 6.4 Ficha técnica 6.5 Auto de Conclusão 6.6 Habite-se 6.7 Certificado de Regularidade – CEDI 6.8 Histórico do Imóvel 6.9 Consulta ao arquivo geral 6.10 Anotação de Responsabilidade 6.11 Técnica (ART) e/ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). 6.12 Matrícula no INSS 6.13 Relatórios de impacto ambiental da edificação: EIA/RIMA e EIV 7 Liderança 7.1 Críticas e sugestões: análise, ponderação e reação 7.2 Feedback (positivo e negativo) – Causas e efeitos 7.3 Gestão de conflitos 7.4 Delegação 8 Virtudes profissionais: Definição e valor 8.1 Responsabilidade 8.2 Iniciativa 8.3 Honestidade 8.4 Sigilo 8.5 Prudência 8.6 Perseverança 8.7. Imparcialidade Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projeto de Instalações Elétricas 60h 1 Fundamentos de eletricidade 1.1 Corrente; Tensão; Potência; Resistência elétrica; Lei de Ohm; Tipos de circuitos. 2 Noções de geração, transmissão e distribuição de energia 2.1 Tipos de Geração de energia 2.2 Tipos de Transmissão e distribuição 3 Noções de eficiência energética 3.1 Placas Fotovoltaicas 3.2 Energia Eólica 3.3 Armazenamento de Energia - baterias 3.4 Biomassa 4 Desenho de instalações elétricas 4.1 Simbologias 4.2 Legenda 4.3 Plantas 4.4 Prumadas 4.5 Distribuição dos circuitos 4.6 Detalhes 4.7 Diagramas 4.8 Quadro de distribuição. 5 Noções de dimensionamento de circuitos 5.1 Distribuição de cargas de uma edificação 5.2 Caixas de passagem e de derivação 5.3 Quadro de distribuição de disjuntores,DPS e disjuntor residual 5.4 Condutores e eletrodutos 5.5 Luminotécnico 6 Aterramento 7 Leitura e interpretação de projetos de instalações especiais 7.1 Sistema de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA 7.2 Instalações telefônicas 7.3 Sinal de TV: antena e a cabo sistema de controle patrimonial (circuito fechado de TV, alarme). 8 Legislação e Normas aplicáveis a Instalações Elétricas 9 Aplicativos computacionais para projetos de instalações elétricas prediais 9.1 Tipos 9.2 Aplicação 10 Segurança no trabalho 10.1 Comportamento seguro 10.2 Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress, ... 11 Controle emocional no trabalho 11.1 Perceber, avaliar e expressar emoções no trabalho; Fatores internos e externos; Autoconsciência; Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projeto Executivo 50h 1 Importância do planejamento e controle de produção de projetos de edificações 2 Processo integrado de projetos de edificações 3 Projeto Executivo de edificações 3.1 Definição 3.2 Interpretação 3.3 Documentação segundo normas e procedimentos 3.4 Detalhes construtivos 3.5 Especificações 3.6 Quadro de acabamentos 3.7 Construção enxuta 4 Compatibilização e representação de projetos 4.1 Compatibilidade entre sistemas construtivos 4.2 Interferências nocivas entre os sistemas construtivos, instalações e equipamentos 4.3 Representação gráfica e Exequibilidade 4.4 Normas e procedimentos técnicos 4.5 Projeto como construído (As Built) 5 Ferramentas computacionais: Tecnologias CAD e BIM 6 Organização do trabalho 6.1 Estruturas hierárquicas 6.2 Sistemas administrativos 6.3 Gestão organizacional 6.4 Controle de atividades. 7 Legislação do trabalho 7.1 Direitos do Trabalhador 7.2 Deveres do Trabalhador Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projeto Estrutural 80h 1 Estruturas 1.1 Definição 1.2 Tipos ( concreto armado, aço, mista, madeira.) 1.3 Características 1.4 Aplicação 1.5 Peças estruturais 2 Fundamentos da Isostática 2.1 Tipos de Apoio 2.2 Tipos de Carregamento 2.3 Tipos de Estruturas Isostáticas 2.4 Esforços Internos: força normal, força cortante, momento fletor e momento torçor; 2.5 Noções de interpretação do diagrama de esforços 2.6 Noção de Tensão e Deformação 2.7 Técnicas de Lançamentos de Estruturas 3 Estrutura de concreto armado 3.1 Definição 3.2 Características 3.3 Aplicação 3.4 Superestrutura 3.5 Infraestrutura 4 Desenho de estruturas de concreto armado 4.1 Formas 4.2 Armação 4.2.1 Tipos 4.2.2 Nomenclatura e simbologia 4.2.3 Detalhes de elementos estruturais 4.3 Escoramentos 4.4 Detalhes construtivos 4.5 Simbologia 5 Alvenaria Estrutural 5.1 Representação 5.2 Paginação 5.3 Detalhamento de armaduras 6 Levantamento de quantitativos 6.1 Aço 6.2 Concreto 6.3 Formas 7 Aplicativos computacionais para projetos estruturais 8 Legislação e normas aplicáveis 8.1 Definição; Inovação x melhoria; Visão inovadora. 9 Pesquisa 9.1 Patentes; Propriedade intelectual. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projetos de Instalações Hidrossanitárias 60h 1 Noções de mecânica dos fluidos e hidrostática 1.1 Pressão e vazão; Princípio dos vasos comunicantes; 2 Exigências regulamentares e normativas aplicáveis 3 Instalações prediais de água fria 3.1 determinação do consumo 3.2 dimensionamento de ramais 3.3 colunas e barrilete 3.4 tubulação de recalque 3.5 dimensionamento de reservatórios e reserva técnica para combate a incêndio 4 Instalações prediais de água quente 4.1 sistemas de aquecimento 4.2 elementos constituintes 4.3 Dimensionamento do consumo 4.4 Dimensionamento dos ramais;sub-ramais, coluna de distribuição 5 Instalações prediais de esgoto 5.1 sistemas de esgotamento 5.2 caixas de passagem, e caixa de gordura 5.3 dimensionamento do tanque séptico e do filtro anaeróbio 6 Instalações de águas pluviais 6.1 dimensionamento das tubulações 6.2 dimensionamento das calhas 6.3 caixas de passagem 7 Noções de Sistemas de captação e reuso de água 8 Desenhos de instalações hidrossanitárias 8.1 Simbologias 8.2 Rede de água fria 8.3 Rede de água quente 8.4 Rede de Esgoto e ventilação 8.5 Rede de água pluvial 8.6 Prumadas e esquemas verticais 8.7 Isométrico 9 Noções de Instalações para combate a incêndio 9.1 Materiais e equipamentos 9.2 Leitura e interpretação de Projetos 10 Aplicativos computacionais para projetos de instalações hidrossanitárias prediais 11 Materiais e componentes 11.1 Tipos de materiais utilizados em instalações hidrossanitárias. 11.2 Quantitativos de materiais 12 Conflitos nas Organizações 12.1 Tipos; Características; Fatores internos e externos; Causas; Consequências Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projeto Arquitetônico 80h 1 Estilos arquitetônicos 2 Construção sustentável 3 Noções de ergonomia e conforto ambiental 3.1 Térmico 3.2 Acústico 3.3 Lumínico 4 Etapas do projeto arquitetônico 4.1 Levantamento de dados 4.2 Análise do local da construção e seu entorno 4.3 Programa de necessidades 4.4 Estudo de viabilidade 4.5 Estudo preliminar de arquitetura 4.6 Anteprojeto ou pré- execução 4.7 Projeto Legal 4.8 Projeto básico de arquitetura 4.9 Projeto para execução 4.10 Projeto de as built 5 Desenvolvimento do projeto arquitetônico de uma edificação 5.1 Plantas de situação (localização) e locação (implantação) 5.2 Plantas baixas 5.3 Coberturas 5.4 Cortes – longitudinal e transversal 5.5 Fachadas (elevações) 5.6 Circulação vertical 5.7 Detalhamentos 5.8 Representação volumétrica (desenvolvimento de perspectivas e/ou maquetes) 6 Aplicativos computacionais para representação do projeto arquitetônico e volumetria 7 Legislação e normas aplicáveis 8 Qualidade Ambiental 8.1 Homem e o meio ambiente; Prevenção à poluição ambiental; Aquecimento global. Uso racional de Recursos e Energias disponíveis 9 Ética profissional Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Gestão de Pessoas 30h 1 Clima Organizacional 1.1 O homem como ser social 1.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais 1.3 Indicadores 1.4 Ciclo motivacional 1.5 Hierarquia das necessidades 1.6 Fatores motivacionais 1.7 Autoestima e autoconfiança 1.8 Motivação 1.9 A importância do autoconhecimento 2 Ética Ética nos relacionamentos profissionais 2.1 Ética nos relacionamentos profissionais 2.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 3 Equipes de trabalho 3.1 Dimensionamento 3.2 Perfil dos profissionais 3.3 Avaliação de desempenho 3.4.Identificação de necessidades de treinamento 4 Liderança 4.1 Definição 4.2 Modelos de liderança 4.3 Liderança nas organizações 5 Comportamento e equipes de trabalho 5.1 O papel das normas de convivência em grupos sociais 5.2 A influência do ambiente de trabalho no comportamento 5.3 Fatores de satisfação no trabalho. 6 Definição de planejamento, organização e controle. 7 A importância da organização do local de trabalho. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Materiais e Ensaios Tecnológicos 80h 1 Introdução à ciência dos materiais 2 Materiais de construção 2.1 Definição 2.2 Tipos 2.3 Características, propriedades, obtenção e aplicação 2.3.1 Materiais Metálicos e suas ligas 2.3.2 Materiais poliméricos 2.3.3 Materiais betuminosos 2.3.4 Materiais cerâmicos, madeira e vidro 2.3.5 Aglomerantes 2.3.6 Agregados 2.3.7 Concreto e Argamassa; 2.3.8 Tintas e Vernizes 2.4 Tipos e características de equipamentos e ferramentas 3 Ensaios tecnológicos 3.1 Normas técnicas 3.2 Aglomerantes 3.3 Agregados 3.4 Argamassas 3.4.1 Ensaios no estado fresco e no estado endurecido 3.4.2 Traços de argamassa 3.4.3 Critérios de dosagem 3.5 Concreto 3.5.1 Traços de concreto 3.5.2 Ensaios destrutivos e não destrutivos 3.5.3 Ensaios no estado fresco e endurecido 3.5.4 Critérios de dosagem 4 Instrumentos para ensaios tecnológicos 4.1 Tipo 4.2 Características 4.3 Aplicação 5 Ética 5.1 Ética nos relacionamentos profissionais 5.2 Discrição 5.3 Sigilo 5.4 Ética no tratamento de informações 5.5 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Processos Construtivos 160h 1 Procedimentos no canteiro de obras 1.1 Organização e limpeza; 1.2 Aspectos ambientais inerentes; 1.3 Normas e leis pertinentes à 1.4 Norma de desempenho de edificações; 1.5 Uso de EPI e EPC e cuidado no trabalho em altura; 1.6 Necessidade de conservação, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos 1.7 Controle de desperdícios; 1.8 Indicadores de produtividade; 1.9 Consulta aos projetos de edificações no canteiro; 2 Serviços Preliminares aos Processos Construtivos 2.1 Instalação da obra; 2.2 Limpeza do terreno e demolição; 2.3 Implantação do canteiro de obras: 2.3.1 locação e dimensionamento de equipamentos; 2.3.2 ligações provisórias áreas de vivência locais de estocagem, recebimento e armazenamento de materiais; 2.3.3 layout de canteiro (mobilização e desmobilização), logística, 2.3.4 Transporte vertical e horizontal, local para descarte de materiais segurança coletiva e patrimonial; 2.4 Locação da obra; 3 Processos Construtivos execução de obras de edificações;3.1 infraestrutura 3.1.1 Execução da infraestrutura; 3.1.2 Nivelamento e serviços de movimento de terra e terraplenagem (equipamentos e cálculo de volume de aterro/corte); 3.1.3 Produção de argamassa e concreto; 3.1.4 Fundação direta e indireta; 3.1.5 Noções sobre drenagem, taludes e contenções; 3.1.6 impermeabilização de fundações; 3.1.7 reforço de fundações.; 3.2 Superestrutura 3.2.1 Execução da superestrutura; 3.2.2 Critérios para escolha de sistemas de estruturas; 3.2.3 Tipos de estruturas; 3.2.4 Formas e armações prontas 3.2.5 Sistemas pré-moldados; 3.2.6 Concretos especiais e estruturas diferenciadas; 3.8.6 Cálculo básico de quantitativo do madeiramento e telhas. 3.9 Pavimentação 3.9.1 Tipos aplicáveis a obras de edificações; 3.10 Limpeza para entrega da obra; 3.11 Procedimentos de execução, verificação e aceitação dos serviços; 4 Segurança no Trabalho 4.1 Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos; 4.2 O impacto do uso de drogas lícitas e ilícitas na segurança e na saúde; 4.3 Inspeções de segurança; 5 Iniciativa 5.1 Definição; 5.2 Importância, valor; 5.3 Formas de demonstrar; iniciativa 5.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis; Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projeto de Pesquisa e Inovação 40h 1 Projeto de pesquisa 1.1 Revisão dos objetivos propostos 1.2 Elaboração de cronograma de desenvolvimento 1.3 Definição da justificativa 1.4 Definição da metodologia 2 Planejamento do projeto de pesquisa 2.1 Previsão de recursos 2.2 Coleta de dados 2.3 Análise de dados 3 Elaboração do estudo de caso 4 Desenvolvimento do projeto de pesquisa 4.1 Execução 4.2 Sistematização dos resultados 4.3 Conclusão 5 Elaboração de documentação técnica do projeto de pesquisa 6 Apresentação do projeto de pesquisa 6.1 Técnicas de apresentação 6.2 Critérios de Avaliação do projeto de pesquisa 7 Ética 7.1 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos 7.2 Plágio 7.3 Direitos Autorais 8 Virtudes profissionais: conceitos e valor 8.1 Responsabilidade 8.2 Iniciativa 8.3 Honestidade 8.4 Sigilo 8.5 Prudência 8.6 Perseverança 8.7 Imparcialidade 9 Trabalho e profissionalismo 9.1 Administração do tempo 9.2 Autonomia e iniciativa 9.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia 10 Diretrizes empresariais 10.1 Missão 10.2 Visão 10.3 Política da Qualidade 11 Desenvolvimento profissional 11.1 Planejamento Profissional (ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional); 11.2 Empregabilidade 12 Autoempreendedorismo 12.1 Características empreendedoras 12.2 Atitudes empreendedoras 12.3 Autorresponsabilidade e empreendedorismo 12.4 A construção da missão pessoal 12.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento 12.6 Persuasão e rede de contatos 12.7 Independência e autoconfiança 12.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento 13 Visão Sistêmica 13.1 Conceito 13.2 Microcosmo e macrocosmo 13.3 Pensamento sistêmico 14 Estrutura organizacional 14.1 Formal e informal 14.2 Funções e responsabilidades 14.3 Organização das funções, informações e recursos 14.4 Sistema de Comunicação 15 Planejamento Estratégico 15.1 Conceitos; Relações com o mercado. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Planejamento e Gestão da Produção 80h 1 Histórico do sistema de planejamento e gestão 1.1 Breve histórico da produção em massa para a produção enxuta - Lean Construction 1.2 Breve introdução à atual filosofia de gestão de processos 2 Legislação, resoluções e normas 2.1 Considerações 2.2 Definições 2.3 Legislação estadual e municipal 2.4 PGR (Programa de Gerenciamento de Resíduos) 2.5 Sistema de Gestão ambiental 2.6 Desenvolvimento Sustentável 2.7 Produção mais limpa. 3 Procedimentos de Qualidade 3.1 Programas da empresa 3.2 Referenciais normativos (ISO; PBQP-H) 3.3 Ferramentas da Qualidade 4 Projeto do canteiro de obras 4.1 Layout de Canteiro e Obras 4.2 Área de vivência 4.3 Locais de estocagem 4.4 Locação e dimensionamento de equipamentos 4.5 Normalização 4.6 Sustentabilidade do Canteiro 5 Logística de Canteiro de obras 5.1 Definição 5.2 Fluxos de movimentação 5.3 Problemas logísticos na construção civil 6 Logística Reversa 6.1 Definição 6.2 Características 6.3 Aplicação 7 Provisão de recursos por meio de 7.1 Locação 7.2 Terceirização 7.3 Aquisição 7.4 Remanejamento 8 Conceitos de organização do trabalho 8.1 Estruturas hierárquicas 8.2 Sistemas administrativos 8.3 Planejamento e Controle de atividades 9 Planejamento e Gestão da Produção 9.1 Conceitos Básicos 9.2 Importância 9.3 Coleta de Informações 9.4 Organização do Trabalho 9.5 Relatórios de acompanhamento da obra 9.6 Avaliação de processos 9.7 Metas 10 Cronograma Físico- Financeiro 10.1 Definição 10.2 Tipos 10.3 Características 10.4 Aplicação 11 Curva ABC e curva S 11.1 Definição 11.2 Características 11.3 Aplicabilidade 12 Gráfico de gestão de estoque 12.1 Ponto pedido 12.2 Revisão periódica 13 Suprimentos 13.1 Definição 13.2 Tipos 13.3 Características 14 Aplicativos computacionais 14.1 Definição 14.2 Tipos 14.3 Características 14.4 Utilização 15 Racionalização da Produção 15.1 Definição 15.2 Métodos 15.3 Aplicação 15.4 Inovação x melhoria contínua 15.5 Gestão da inovação 15.6 Cultura da inovação 15.7 Visão inovadora 16 Equipes de trabalho 16.1 Dimensionamento 16.2 Perfil dos profissionais 16.3 Avaliação do desempenho 16.4 Avaliação e controle de índices de produtividade 16.5 Identificação de necessidades de aperfeiçoamento 17 Planejamento de curto, médio e longo prazo 17.1 Conceitos 17.2 Análise de restrições 17.3 Planejamento dos fluxos físicos 17.4 Noções de Redes de planejamento: PERT/CPM 17.5 Noções de Rede Roy 17.6 Noções de Gerenciamento de um projeto pelo caminho crítico, folgas livres e totais 17.7 Noções de Cronograma de barras (Gantt); 17.8 Noções de Linhas de balanço 18 Padrões de eficiência energética em edificações com característica de green building na construção 19 Análise de otimização energética (estrutura física, equipamentos técnicos, tais como ar climatizado, iluminação, etc.) 20 Desenvolvimento de equipes de trabalho 20.1 Processos de comunicação 21 Meio ambiente e sustentabilidade 21.1 Responsabilidades socioambientais 21.2 Políticas públicas ambientais 21.3 A indústria e o meio ambiente 22 Coordenação de equipe 22.1 Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia 22.2 Gestão da Rotina 22.3 Tomada de decisão 23 Administração de conflitos 23.1 Identificação 23.2 Expressão de emoções 23.3 Intervenção em conflitos 24 Relações de trabalho 24.1 Organograma 24.2 Relacionamentos internos 24.3 Relacionamento com representações externas 25 Trabalho e profissionalismo 25.1 Administração do tempo 25.2 Autonomia e iniciativa 25.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia 26 Diretrizes empresariais 26.1 Missão 26.2 Visão 27 Desenvolvimento profissional 27.1 Planejamento Profissional (ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional 27.2 Empregabilidade 28 Autoempreendedorismo 28.1 Características empreendedoras 28.2 Atitudes empreendedoras 28.3 Autorresponsabilidade e empreendedorismo 28.4 A construção da missão pessoal 28.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento 28.6 Persuasão e rede de contatos 28.7 Independência e autoconfiança 28.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Orçamento de Obras 60h 1 Orçamento 1.1 Definição 1.2 Tipos 1.3 Características 1.4 Etapas de Elaboração 1.5 Planilhas Eletrônicas 1.6 Normalização 1.7 Levantamento de quantitativos e elaboração de planilhas orçamentárias 2 Custos 2.1 Definição 2.2 Tipos 2.3 Características 2.4 Fatores que afetam os custos na construção civil 2.5 Critérios de Rateio 2.6 BDI 2.7 Índices Parametrizados (SINAPI, TCPO) 2.8 Apropriação de custos 3 Matemática Financeira 3.1 Porcentagem 3.2 Juros 3.3 Descontos 3.4 Gráficos 4 Aplicativos Computacionais 4.1 Características 4.2 Finalidades 4.3 Aplicação 5 Noções de Legislação Trabalhista aplicada à construção civil 5.1 Remuneração 5.2 Salário 5.3 Adicionais 5.4 Encargos Sociais 5.5 Gratificações 5.6 Descontos 5.7 Direitos e Deveres do Trabalhador 6 Fornecedores 6.1 Pesquisa de Preço 7 Procedimento Licitatório 7.1 Editais de licitação 7.2 Legislação pertinente a editais 8 Ética 8.1 Código de ética profissional; Senso moral; Consciência moral; Cidadania; Comportamento social; Valores pessoais e universais; O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos. 9 Visão Sistêmica 9.1 Definição; Microcosmo e macrocosmo; Pensamento sistêmico. 10 Estrutura organizacional 10.1 Formal e informal; Funções e responsabilidades; Organização das funções, informações e recursos; Sistema de Comunicação. 11 Planejamento Estratégico 11.1 Definição; Relações com o mercado. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.