CARGA HORÁRIA TOTAL: 610h
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Fundamentos da Comunicação e Informação | 20h | 1. Comunicação 1.1 Elementos da comunicação 1.1.1 Emissor 1.1.2 Mensagem 1.1.3 Canal 1.1.4 Receptor 1.2 Estrutura de frases e parágrafos 1.3 Produção textual 1.3.1 Descrição 1.3.2 Narração 1.3.3 Dissertação 1.4 Gramática aplicada ao texto 1.5 Técnicas de argumentação 2. Interpretação de texto 2.1.1 Informativos (jornalísticos e técnicos) 2.1.2 Literários 3. Produção de texto 3.1 Relatórios 3.2 Atas 3.3 Cartas comerciais 4. Documentação Técnica 4.1 Conceito 4.2 Documentos técnicos aplicáveis à produção: 4.2.1 Tipos 4.2.2 Características 4.2.3 Finalidades 5. Tipos de informações 6. Formas de apresentação de dados e informações 7. Responsabilidades dos usuários 8. Tipos de Pesquisa 8.1 Bibliográfica 8.2 Em publicações eletrônicas 8.3 De campo 9. Apresentação de resultados de pesquisas 9.1 Tema 9.2 Objetivo 9.3 Apresentação 9.4 Método utilizado 9.5 Desenvolvimento e análise das informações 9.6 Síntese das Informações 9.7 Citação 9.8 Referências Bibliográficas (fontes de consulta) 10. Sistema operacional 10.1 Fundamentos e funções 10.2 Barra de ferramentas 10.3 Utilização de Acessó rios 10.4 Criação de diretórios 10.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 10.6 Área de trabalho 10.7 Criação de atalhos 10.8 Ferramentas de sistemas 10.9 Compactação de arquivos 11. Editor de Textos 11.1 Tipos 11.2 Formatação 11.3 Configuração de páginas 11.4 Importação de figuras e objetos 11.5 Inserção de tabelas e gráficos 11.6 Arquivamentos 11.7 Controles de exibição 11.8 Correção ortográfica e dicionário 11.9 Quebra de páginas 11.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens. 11.11 Marcadores e numeradores 11.12 Bordas e sombreamento 11.13 Colunas 11.14 Ferramentas de desenho 12. Internet 12.1 Normas de uso 12.2 Navegadores 12.3 Sites de busca 12.4 Download e gravação de arquivos 12.5 Correio eletrônico 12.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Relações socioprofissionais, cidadania e ética | 20h | 1. Cultura e Trabalho 1.1 História e a cultura do trabalho no Brasil 1.2 A relação da cultura local com a organização do trabalho 2. Território Nacional 2.1 Composição do Território Nacional 2.1.1 Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.2 Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.3 Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.4 Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.5 Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 3. Ética 3.1 Código de conduta 3.2 Respeito às individualidades pessoais 3.3 Ética nas relações interpessoais. 3.4 Ética nos relacionamentos profissionais 3.5 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. 4. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 4.1 Respeito 4.2 Cordialidade 4.3 Disciplina 4.4 Empatia 4.5 Responsabilidade 4.6 Comunicação 4.7 Cooperação 5. Ética 5.1 Código de ética profissional 5.2 Senso moral 5.3 Consciência moral 5.4 Cultura, história e dilema 5.5 Cidadania 5.6 Comportamento social 5.7 Direitos e deveres individuais e coletivos 5.8 Valores pessoais e universais 5.9 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos 6. Ética profissional 7. Virtudes profissionais: conceitos e valor 7.1 Responsabilidade 7.2 Iniciativa 7.3 Honestidade 7.4 Sigilo 7.5 Prudência 7.6 Perseverança 7.7 Imparcialidade 8. Direitos Humanos 8.1 Conceito 8.2 Declaração universal dos direitos humanos 8.3 Código de direitos humanos (conceito, aplicação) 8.4 Violência (com origem no assédio e discriminação) 8.5 Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades) 8.6 Estatuto do idoso 9. Orientação sexual (Identidade) 10. Assédio e Discriminação 10.1 Efeitos psicológicos, sociais e legais 10.2 Impactos no trabalho 10.3 Políticas públicas de prevenção 11. Noções de direitos trabalhistas 11.1 Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito) 12. Contrato individual de trabalho 12.1 Conceito 12.2 Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja, não proibida em lei) 12.3 Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família) 12.4 Licença paternidade 12.5 Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 13. Jornada de Trabalho 13.1 Limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT. 13.2 Horas extras 13.3 Trabalho noturno 13.4 Repouso semanal 13.5 Férias remuneradas 13.6 Coletivas 14. Sujeitos do contrato 14.1 Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário) 14.2 Empregador 15. Dissolução do contrato de trabalho 15.1 Resilição 15.2 Resolução 15.3 Rescisão 16. Aviso Prévio 17. Legislação previdenciária 17.1 Noções de direitos previdenciários 17.2 A previdência social 17.2.1 Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial) 17.3 Atendimento 17.3.1 Cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada 17.3.2 Proteção à maternidade, especialmente à gestante 17.3.3 Proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário 17.3.4 Salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda 17.3.5 Pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes 17.4 Legislação Previdenciária 17.4.1 Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações) 17.4.2 Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas) 17.4.3 Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo) 18. Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS 18.1 Conceito 18.2 Aplicação 19. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA 19.1 Conceito (Estatuto, criança, adolescente) 19.2 Características do ECA 19.3 Conselho Tutelar 19.3.1 Constituição 19.3.2 Atribuições 20. Estatuto da Juventude 20.1 Conceito 20.2 Importância 20.3 Disponibilidade 20.4 Capítulo II - Seção II e III 21. Políticas de Segurança 21.1 Fatores de risco (vulnerabilidade, maus-tratos, discriminação) 21.2 Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades) 21.3 Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança do Trabalho | 20h | 1. Segurança no Trabalho 1.1 Acidentes de trabalho 1.1.1 Conceitos 1.1.2 Tipos 1.1.3 Características 1.2 Agentes agressores à saúde 1.2.1 Físicos 1.2.2 Químicos 1.2.3 Biológicos 1.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva 1.3.1 Tipos 1.3.2 Funções 1.4 Normas básicas de segurança 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1 Mapa de riscos (Finalidades) 2.2 Inspeções de segurança 2.3 Sinalizações de segurança 2.4 Prevenção e combate a incêndio 2.4.1 Conceito 2.4.2 Importância de PPCI (Plano de Prevenção contra Incêndios) 2.5 PPRA 2.5.1 Conceito 2.5.2 Finalidades 3. Qualidade Ambiental 3.1 Homem e o meio ambiente 3.2 Prevenção à poluição ambiental 3.3 Aquecimento global 3.4 Descarte de resíduos 3.5 Reciclagem de resíduos 3.6 Uso racional de Recursos e Energias disponíveis 3.7 Energias renováveis 4. Saúde no trabalho 4.1 Comportamento seguro 4.2 Qualidade de vida no trabalho 4.2.1 Cuidados com a saúde 4.2.2 Administração de estresse 4.2.3 Vacinas (tipos e aplicações) 5. Normas de segurança no Trabalho 5.1 Procedimentos de segurança no trabalho 5.2 Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações) 6. Saúde ocupacional 6.1 Conceito 6.2 Exposição ao risco 7. Meio ambiente e sustentabilidade: 7.1 Responsabilidades socioambientais 7.2 Políticas públicas ambientais 7.3 A indústria e o meio ambiente 8. Álcool, tabaco e outras drogas 8.1 Características 8.1.1 Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas. 9. Programas de prevenção 9.1 Tipos 9.2 Importância 9.3 Funcionamento 10. Dependência Química 10.1 Tipos 10.2 Consequências 10.3 Tratamento 11. Dependência Química x Trabalho 11.1 Impactos no desempenho profissional 11.2 Exposição a riscos 11.3 Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. 12. O homem como ser social 12.1 Direitos 12.2 Deveres 13. Temas associados à saúde sexual 13.1 Respeito às individualidades da pessoa 13.2 Saúde sexual e reprodutiva 13.2.1 Conceitos 13.2.2 Implicações 13.3 Combate à violência sexual baseada em questões de gênero 13.4 Violência sexual 13.4.1 Causas 13.4.2 Consequências 13.4.3 Implicações legais 14. Educação Sexual 14.1 Promoção da educação sexual 14.2 Promoção dos cuidados de saúde perinatais 14.3 DSTs e AIDS 14.4 Direito de escolha (contracepção) 14.5 Direito de respeito (identidade sexual) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Planejamento e Organização do Trabalho | 20h | 1. Conceitos de organização e disciplina no trabalho 1.1 Organização do Tempo 1.2 Organização de Compromissos 1.3 Organização de Atividades 1.4 A organização do local de trabalho 2. Organização do trabalho 2.1 Estruturas hierárquicas 2.2 Sistemas administrativos 2.3 Gestão organizacional 3. Trabalho e profissionalismo 3.1 Administração do tempo 3.2 Autonomia e iniciativa 3.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia 4. Diretrizes empresariais 4.1 Missão 4.2 Visão 4.3 Política da Qualidade 5. Conceitos de grupo e equipe 6. Trabalho em equipe 6.1 Trabalho em grupo 6.2 O relacionamento com os colegas de equipe 6.3 Responsabilidades individuais e coletivas 6.4 Cooperação 6.5 Divisão de papéis e responsabilidades 6.6 Compromisso com objetivos e metas 7. Comportamento e equipes de trabalho 7.1 O homem como ser social 7.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais 7.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento 7.4 Fatores de satisfação no trabalho 8. Conflitos nas equipes de trabalho 8.1 Tipos 8.2 Características 8.3 Fatores internos e externos 8.4 Causas 8.5 Consequências 9. A relação com o líder 9.1 Estilos de liderança 9.1.1 democrático 9.1.2 Centralizador 9.1.3 Liberal 9.2 Papéis do líder 9.3 Como apresentar críticas e sugestões 10. Controle emocional no trabalho 10.1 Perceber e expressar emoções no trabalho 10.2 Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho 11. Organograma 12. Planejamento 12.1 Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento. 12.2 Conceito de planejamento 12.3 Técnicas e ferramentas de planejamento 13. Qualidade 13.1 Conceito 13.2 Aplicação 14. Qualidade Total 14.1 Conceito 14.2 Eficiência 14.3 Eficácia 14.4 Melhoria Contínua 15. Ferramentas da Qualidade 15.1 5 S 15.2 Ciclo PDCA 15.3 Brainstorming 16. Ferramentas da Qualidade 16.1 Análise e Solução de Problemas 16.2 Diagrama de Pareto 16.3 Espinha de Peixe 17. Iniciativa 17.1 Conceito 17.2 Importância, valor no trabalho 17.3 Formas de demonstrar iniciativa 17.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. 18. Formas alternativas de geração de trabalho 18.1 Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas) 18.2 Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). 19. Pesquisa 19.1 Tipos 19.1.1 Bibliográfica 19.1.2 De campo 19.1.3 Laboratorial 19.1.4 Acadêmica 19.2 Características 19.3 Métodos 19.4 Fontes 19.5 Estruturação 19.6 Anterioridade 19.7 Propriedade intelectual 20. Inovação 20.1 Conceito 20.2 Inovação x melhoria 20.3 Visão inovadora 21. Empreendedorismo 21.1 Conceitos básicos 21.2 Espírito empreendedor 22. Desenvolvimento profissional 22.1 Planejamento Profissional 22.1.1 Ascensão profissional 22.1.2 Formação profissional 22.1.3 Investimento educacional 22.2 Empregabilidade 23. Empreendedorismo 23.1 Etapas da constituição de um negócio 23.2 Órgãos de fomento 24. Autoempreendedorismo 24.1 Características empreendedoras 24.2 Atitudes empreendedoras 24.3 Autorresponsabilidade e empreendedorismo 24.4 A construção da missão pessoal 24.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento. 24.6 Persuasão e rede de contatos 24.7 Independência e autoconfiança 24.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento 25. Educação Financeira 25.1 Educação financeira pessoal / familiar (conceito) 25.2 Tomada de decisões 25.3 Consumo 25.3.1 Necessidades básicas 25.3.2 Apelos comerciais 25.3.3 Criação de necessidades 26. Educação fiscal 26.1 PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal 26.1.1 Conceito 26.1.2 Aplicação 26.2 Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações) 26.3 Prática cidadã e transformação social 26.4 Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos 26.5 Lei de responsabilidade fiscal | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Raciocínio lógico e análise de dados | 20h | 1. Lógica 1.1 Fundamentos básicos 1.1.1 Raciocínio lógico 1.1.2 Proposições 1.1.3 Valor lógico (falso / verdadeiro) 1.2 Princípios Básicos 1.2.1 Princípio da Identidade 1.2.2 Princípio da não contradição 1.2.3 Princípio de Terceiro Excluído 2. Sequências 2.1 Sequências de figuras 2.2 Sequências de palavras 2.3 Sequências de números 3. Conjuntos 3.1 Conceito 3.2 Propriedades 3.3 Representação 3.4 Conjuntos especiais 3.5 Operações entre conjuntos 3.5.1 Interseção de conjuntos 3.5.2 União de conjuntos 3.5.3 Diferença de conjuntos 3.5.4 Complementar de um conjunto 4. Frações 4.1 Conceito 4.2 Tipos de frações 4.2.1 Fração própria 4.2.2 Fração imprópria 4.2.3 Fração aparente 4.2.4 Frações equivalentes (simplificar frações) 4.2.5 Frações decimais 4.2.6 Adição e multiplicação de frações 5. Razões e Proporções 5.1 Razão 5.1.1 Conceito 5.1.2 Tipos (inversas, equivalentes, irredutível) 5.1.3 Propriedades 5.2 Proporção 5.2.1 Conceito 5.2.2 Tipos 5.2.2.1 Múltipla 5.2.2.2 Contínua 5.2.2.3 Terceira proporcional 5.2.2.4 Quarta proporcional 5.2.2.5 Grandezas diretamente proporcionais 5.2.2.6 Grandezas inversamente proporcionais) 6. Percentagem 6.1 Conceitos gerais 6.1.1 Desconto 6.1.2 Abatimento 6.1.3 Lucro 6.1.4 Prejuízo 6.2 Razão percentual 6.2.1 Conceito 6.3 Representação 6.3.1 Forma 6.3.2 Percentual 6.3.3 Forma fracionária 6.3.4 Forma decimal 7. Correlação 7.1 Conceito 7.2 Aplicação 8. Técnicas de Resolução de Problemas 8.1 Sequência de passos 8.1.1 Detalhar as variáveis do problema 8.1.2 Encontrar possíveis soluções 8.1.3 Escolher a solução adequada 8.1.4 Executar a solução escolhida 8.1.5 Revisar e atualizar os dados 9. Planilhas Eletrônicas 9.1 Funções/finalidades 9.2 Linhas, colunas e endereços de células 9.3 Formatação de células 9.4 Configuração de páginas 9.5 Inserção de Fórmulas 9.6 Classificação e filtro de dados 10. Gráficos, quadros e tabelas 10.1 Finalidade 10.2 Organização 10.3 Representações gráficas 10.4 Ferramentas computacionais | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Transformação digital no setor industrial | 20h | 1. A Indústria 4.0 1.1 Primeira revolução industrial 1.2 Segunda revolução industrial 1.3 Terceira revolução industrial 1.4 Quarta revolução industrial 2. Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 3. O Futuro do Emprego 4. Tecnologias habilitadoras 4.1 Internet das Coisas - IoT 4.1.1 O que é internet das coisas? 4.1.2 IoT na Indústria 4.0 4.2 Computação em Nuvem 4.2.1 O que é Computação em Nuvem? 4.2.2 Modelos de serviço 4.2.3 Modelos de implantação de Nuvem 4.2.4 A Nuvem na Indústria 4.0 4.3 Big Data 4.3.1 O que é Big Data? 4.3.2 Big data Analytics 4.3.3 Inteligência artificial 4.3.4 Mineração de dados 4.3.5 Big data da Indústria 4.0 4.4 Robótica Avançada 4.4.1 O que é robótica? 4.4.2 Composição dos robôs 4.4.2.1 Estrutura 4.4.2.2 Manipuladores 4.4.2.3 Atuadores 4.4.2.4 Controladores 4.4.2.5 Fonte de energia 4.4.2.6 Transmissão 4.4.2.7 Sensores 4.4.3 Robôs na Indústria 4.0 4.5 Manufatura Aditiva 4.5.1 O que é Manufatura Aditiva? 4.5.2 Processo de manufatura aditiva 4.5.3 Impressão em 3D 4.5.4 Benefícios da manufatura aditiva 4.5.5 Manufatura aditiva na Indústria 4.0 4.6 Simulação 4.6.1 O que é Simulação? 4.6.2 Etapas de Simulação 4.6.2.1 Simulação de produto 4.6.2.2 Simulação de equipamentosSimulação da célula 4.6.2.3 Simulação da célula 4.7 Integração de sistemas 4.7.1 Sistemas Integrados: Verticalização e Horizontalização 4.7.2 Verticalização integrada 4.7.3 Ciclo do produto na fábrica 4.7.4 Integração de sistemas na Indústria 4.0 4.8 Segurança digital 4.8.1 O que é Segurança Digital? 4.8.2 Pilares da segurança digital 4.8.2.1 Integridade 4.8.2.2 Disponibilidade 4.8.2.3 Confidencialidade 4.8.3 Requisitos de segurança 4.8.3.1 Autenticidade 4.8.3.2 Não repúdio 4.8.3.3 Legalidade 4.8.3.4 Privacidade 4.8.3.5 Auditoria 4.8.4 Segurança digital na Indústria 4.0 4.9 Realidade Aumentada 4.9.1 O que é Realidade Aumentada 4.9.2 Aplicações em Realidade Aumentada 4.9.3 Componentes e processo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Confecção de Calçados | 40h | 1.Tipos, características e aplicação de materiais 1.2.Adesivos 1.3.Alma de reforço 1.4.Atacadores (cadarços) 1.5.Couraças e contrafortes 1.6.Couros 1.7.Entretelas 1.8.Fachetes 1.9.Fitas e fitilho 1.10.Laminado sintético 1.11.Linhas 1.12.Madeiras 1.13.Materiais de acabamento 1.14.Materiais de embalagem 1.15.Materiais de planta para palmilha 1.16.Materiais de reforço para palmilha 1.17.Materiais para limpeza 1.18.Metais e plásticos 1.19.Papéis 1.20.Parafuso de reforço 1.21.Passamanarias 1.22.Placa de textura 1.23.Prego, grampo e tachas 1.24.Produtos químicos 1.25.Rolos e feltros 1.26.Saltos 1.27.Solas 1.28.Tacões 1.29.Tecidos e não tecidos 1.30.Tintas 1.31.Velcro 1.32.Viras 1.33.Zíper 1.34.Produtos auxiliares 1.35.Diluente 2.Materiais para composição do cabedal 2.1.Couro 2.2.Recouro 2.3.Laminado sintético 2.4.Tecido 2.5.Não tecido 2.6.Aviamentos 2.7.Principais defeitos e suas causas 2.8.Novos materiais 2.9.Destinação de resíduos 3.Adesivos e produtos auxiliares 3.1.Adesivos 3.2.Poliuretano em solução 3.3.Poliuretano em emulsão 3.4.Adesivo benzina 3.5.Policloropreno 3.6.Hot melt 3.7.Produtos auxiliares 3.8.Diluente 3.9.Solvente 3.10.Limpador 3.11.Primer 3.12.Solução halogenante 3.13.Reticulante 3.14.Cola base 4.Composição do cabedal 4.1.Gáspea 4.2.Taloneira 4.3.Pala 4.4.Vivo 4.5.Língua 4.6.Cano 4.7.Forro 4.8.Materiais de estruturação 4.9.Tiras 4.10.Gravata 4.11.Biqueira 4.12.Traseira 4.13.Lateral 4.14.Nomenclatura das peças 4.15.Composição (Quantidade de peças por par, Características 5.Tipos de chanfros 5.1.A fio 5.2.A zero 5.3.Dobrado (virado, orlado) 5.4.Ponto luva (costura luva) 5.5.Ângulo 5.6.Sobreposição de peça superior 5.7.Sobreposição (carnal) 5.8.Sobreposição (flor) 5.9.Emenda cega 6.Processos operacionais utilizados na confecção de calçados 6.1.Operações manuais 6.2.Operações mecânicas 6.3.Operações automatizadas 6.4.Sistema de produção por esteira 6.5.Sistema de produção por células 7.Ficha de produção do calçado 7.1.Conferência das peças 7.2.Quantidade 7.3.Qualidade 7.4.Cor 7.5.Numeração do calçado 7.6.Referência do modelo 7.7.Registro de ocorrências 8.Organização no trabalho 8.1.Sequência de operações 8.2.Ritmo de trabalho 8.3.Descarte dos resíduos 9.Controle da qualidade 10.Economia de movimentos 11.Conceitos de planejamento e controle 12.Trabalho em equipe 12.1.Conceitos de grupo e equipe 12.2.Trabalho em grupo 12.3.O relacionamento com os colegas de equipe 12.4.Responsabilidades individuais e coletivas 12.5.Cooperação 12.6.Divisão de papéis e responsabilidades 12.7.Compromisso com objetivos e metas 13.Segurança no Trabalho 13.1.Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características 13.2.Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos 13.3.Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções 13.4.Normas básicas de segurança 14.Meio Ambiente 14.1.Tipos de resíduos 14.2Segregação, destinação 1 -Ética; 2 -Autoconfiança; 3 -Vontade de aprender; 4- Flexibilidade; 5 - Automotivação; 6 - Boa comunicação; 7 - Saber trabalhar em equipe; 8 - Honestidade; 9 - Responsabilidade; 10 -Profissionalismo; | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Corte de Cabedais de Calçados | 70h | 1 Tipos, características e aplicações de máquinas e equipamentos para corte 1.2 Balancim de ponte 1.3 Balancim hidráulico 1.4 Balancim mecânico 1.5 Máquina de alta frequência 1.6 Máquina de cambrê 1.7 Máquina de carimbar 1.8 Máquina de chanfrar 1.9 Máquina de cortar tiras 1.10 Máquina de corte automatizada 1.11 Máquina de corte de tecido 1.12 Máquina de corte e gravação a laser 1.13 Máquina de dividir 1.14 Máquina de dublar 1.15 Máquina de dublar quente 1.16 Máquina de virar(orlar) tiras 1,17 Mesa de corte (manual) 2 Ferramentas de corte 2.1 Cabo e lâmina para faca de cortador 2.2 Caneta marca couro 2.3 Espessímetro 2.4 Lima triangular 2.5 Navalhas para corte mecânico 2.6 Pedra de amolar/afiar 2.7 Software CAD e CAM 2.8 Tesoura 3 Materiais para cabedal 3.1 Couro 3.2 Recouro 3.3 Sintético 3.4 Tecido 3.5 Não tecido 3.6 Aviamentos 3.7 Principais defeitos e suas causas 3.8 Destinação de resíduos 4.Sistemas de corte 4.1 Tipos 4.2 Par a par 4.3 Convencional 4.4 Geométrico 4.6 Sentido de elasticidade 4.7 Características das peças 4.8 Tamanho 4.9 Quantidade 5 Tipo de corte 5.1 Códigos de numeração 5.2 Pontos de preparação 5.3 Pontos de perfuração 5.4 Marcações de caneta 5.5 Tipos de corte 5.6 Manual 5.8 Mecânico 5.9 Automatizado 6 Moldes para corte 6.1 Tipos de moldes 6.2 Codificação de moldes 6.3 Armazenamento das navalhas e moldes de papelão 6.4 Afiação de navalhas 7 Cepos 7.1 Características 7.2 Aplicações e manuseio 7.3 Manutenção 8 Aproveitamento de materiais 8.1 Área encoberta 8.2 Sobreposição de peças 8.3 Área de montagem 8.4 Ocultação de defeitos do material 8.5 Corte decrescente 8.6 Sequência de peças para corte 8.7 Encaixe de peças (plano de corte) 9 Formação de cabedal 9.1 Nomenclatura das peças 9.2 Composição (Quantidade de peças por par, Características) 9.3 Cálculos aplicados ao corte 9.4 Quantidade de batidas 9.5 Consumo de material 9.6 Conversão de medidas 9.7 Organização no trabalho 9.8 Sequência de operações 9.9 Ritmo de trabalho 9.10 Descarte dos resíduos 9.11 Ficha de produção do calçado 9.12 Conferência das peças 9.13 Quantidade 9.14 Qualidade 9.15 Cor 9.16 Numeração do calçado 9.17 Referência do modelo 9.18 Registro de ocorrências 9.19 Operação das máquinas 9.20 Regulagem das máquinas 9.21 Limpeza e conservação das máquinas 10 Controle da qualidade 10.1 Economia de movimentos 10.2 Sistemas de Produção 11 Organização no trabalho 11.1 Sequência de operações 11.2 Ritmo de trabalho 11.3 Descarte dos resíduos 12 Ficha de produção do calçado 12.1 Conferência das peças 12.2 Quantidade 12.3 Qualidade 12.4 Cor 12.5 Numeração do calçado 12.6 Referência do modelo 12.7 Registro de ocorrências 13 Operação das máquinas 14 Regulagem das máquinas 15 Limpeza e conservação das máquinas 16 Controle da qualidade 17 Economia de movimentos 18 Sistemas de Produção 18.1 Celula 19 Organização de ambientes de trabalho 19.1 Princípios de organização 19.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 19.3 Organização do espaço de trabalho 20 Ferramenta da Qualidade: Análise e Solução de Problemas 1. Orientações de prevenção de acidentes 1.1 Mapa de riscos (Finalidades) 1.2 Sinalizações de segurança 2Virtudes profissionais 2.1 Atenção 2.2 Disciplina 2.3 Organização 2.4 Comprometimento 2.5 Precisão 2.6 Zelo 3 Princípios da comunicação profissional 4 Trabalho em equipe 5 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 5.1 Cooperação 5.2 Ajustes interpessoais 5.3 A relação com o líder 6. Conflitos nas equipes de trabalho 6.1 Tipos 6.2 Características 6.3 Fatores internos e externos 6.4 Causas 6.5 Consequências 7. Ética 7.1 Ética nos relacionamentos profissionais 7.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Pesponto de Cabedais de Calçados | 140h | 1 Tipos de máquinas, características e aplicações 1.1 Equipamento para queimar fios e linha 1.2 Máquina de abrir costura (rebater costura) 1.3 Máquina de aplicar adesivo hot melt 1.4 Máquina de aplicar couraça 1.5 Máquina de bordar 1.6 Máquina de colocar metais e enfeites 1.7 Máquina de costura – coluna, duas agulhas 1.8 Máquina de costura – coluna, uma agulha 1.9 Máquina de costura com refilo 1.10 Máquina de costura de debruar 1.11 Máquina de costura para mocassim 1.12 Máquina de costura para nervura 1.13 Máquina de costura plana 1.14 Máquina de costura programável 1.15 Máquina de costura tipo overloque 1.16 Máquina de costura zigue zague 1.17 Máquina de perfurar tiras 1.18 Máquina de pré conformar contraforte 1.19Máquina de refilar 1.20 Máquina de virar cortes (orlar) 1.21 Máquina de virar tiras 1.22 Mesa de preparação 1.23 Prensa para dublar 2 Tipos, características e aplicação de materiais para pesponto de calçados 2.1 Adesivos. 2.2 Atacadores (cadarços) 2.3 Couraças e contrafortes 2.4 Fitas e fitilho 2.5 Linhas 2.6 Materiais para limpeza 2.7 Metais e plásticos 2.8 Produtos químicos 2.9 Tintas 2.10 Velcro 2.11 Zíper 3 Ferramentas e instrumentos 3.1 Agulhas 3.2 Cepos 3.3 Cravador 3.4 Espuma para aplicação de cola a base dágua 3.5 Chaves de venda 3.6 Chave Allem 3.7 Gabarito de medida 3.8 Gabaritos de preparação 3.9 Martelo de preparação 3.10 Matrizes 3.11 Pincéis 3.12 Sovela 3.13 Tesoura e corta-fio 3.14 Vazadores 3.15 Compasso 4 Preparação das peças para costura 5 Tipos de ponto 5.1.Tipos 5.2.Tipo fixo 5.3 Zigue zague 5.4 Comprimento do ponto 5.5 Tensão de linha 6 Tipos de costuras 6.1.1 De sobreposição 6.1.2 Sobreposição a fio 6.1.3 Sobreposição virado 6.1.4 Sobreposição picoteado 6.1.5 Sobreposição vivado 6.1.6 Sobreposição com ponto luva 6.2 Costura aberta ou ponto luva 6.2.1 Ponto luva simples 6.2.2 Ponto luva com reforço 6.3 Costura zigue-zague 6.4 Costura de stringar 6.5 Costura filete (vivo) 6.6 Costura com debrum 6.6.1 Viés 6.6.2 Debrum e forro 6.6.3 Debrum francês 6.6.4 Debrum francês largo 6.6.5 Francês com forro 6.7 Costura de borda 6.7.1 Borda rampada (chanfrado) 6.7.2 Borda rampada com vivo 6.7.3 Borda virada 6.7.4 Borda virada com vivo 6.7.5 Virada com forro 6.7.6 Dobrada com duas costuras 6.8 Costura fantasia 6.8.1 Lateral ao picote 6.8.2 Costura sobre riscos 6.8.3 Lateral estreitinha 6.8.4 Na largura do rodízio 6.8.5 Costura cordonê 6.8.6 Costura lateral ao cordonê 6.8.7 Rede de ponto 7 Processo operacional de costura 7.1 Tênis 7.2 Sandália 7.3 Bota 7.4 Sapato 8 Costuras para emendas de peças 8.1 Emendas zigue zague 8.2 Emenda aberta com vivo 8.3 Emenda aberta com reforço interno 8.4 Emenda aberta com reforço externo 8.5 Emenda dobrada 8.6 Costura luva externa 8.7 Costura luva sem emenda 8.8 Costura dupla com cordão (macarrão) 8.9 Emenda de borda zigue zague 8.10 Costura zigue zague com cordão 8.11 Emenda simples 8.12 Emenda simples com duas costuras 8.13 Emenda em borda rampada 8.14 Emenda dobrada 8.15 Emenda com vivo 8.16 Emenda dobrada com vivo 8.17 Costura luva interna 9 Organização no trabalho 9.1 Sequência de operações 9.2 Ritmo de trabalho 9.3 Descarte dos resíduos 10 Ficha de produção do calçado 10 1Conferência das peças 10.2 Quantidade 10.3 Qualidade 10.4 Cor 10.5 Numeração do calçado 10.6 Referência do modelo 10.7 Registro de ocorrências 11 Operação das máquinas 12 Regulagem das máquinas 13 Limpeza e conservação das máquinas 14 Controle da qualidade 15 Economia de movimentos 16.Sistema de Produção 16.1 Célula 17 Organização de ambientes de trabalho 17.1 Princípios de organização 17.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 17.3 Organização do espaço de trabalho 18 Ferramenta da Qualidade: Análise e Solução de Problemas 1. Orientações de prevenção de acidentes 1.1 Mapa de riscos (Finalidades) 1.2 Sinalizações de segurança 2Virtudes profissionais 2.1 Atenção 2.2 Disciplina 2.3 Organização 2.4 Comprometimento 2.5 Precisão 2.6 Zelo 3 Princípios da comunicação profissional 4 Trabalho em equipe 5 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 5.1 Cooperação 5.2 Ajustes interpessoais 5.3 A relação com o líder 6. Conflitos nas equipes de trabalho 6.1 Tipos 6.2 Características 6.3 Fatores internos e externos 6.4 Causas 6.5 Consequências 7. Ética 7.1 Ética nos relacionamentos profissionais 7.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Confecção de Palmilhas e Solados | 40h | 1 Tipos de máquinas, características e aplicações 1.2 Balancim Hidráulico; 1.3 Balancim Mecânico; 1.4 Cabine de pintura; 1.5 Carimbos; 1.6 Coletor de pó; 1.7 Dosadoras de plastisol; 1.8 Esteira transportadora; 1.9 Estufa reativadora e forno; 1.10 Fresadora 2 cabeçotes; 1.11 Fresadora convencional; 1.12 Lixadeira boneca; 1.13 Lixadeira de mesa; 1.14 Lixadeira horizontal; 1.15 Lixadeira igualizadora de espessura; 1.16 Lixadeira vertical; 1.17 Máquina de corte CNC; 1.18 Máquina corte em chanfro; 1.19 Máquina de alta frequência; 1.20 Máquina de aplicar adesivo; 1.21 Máquina de carimbar; 1.22 Máquina de chanfrar; 1.23 Máquina de chanfrar reforço da palmilha; 1.24 Máquina de conformar palmilhas; 1.25 Máquina de desquinar palmilhas; 1.26 Máquina de dividir solas; 1.27 Máquina de fazer palhetas; 1.28 Máquina de fazer vira falsa no solado; 1.29 Máquina de fresar beira de solas; 1.30 Máquina de Jordan; 1.31 Máquina de perfurar palmilhas; 1.32 Máquina de prototipagem 3D (impressora 3D); 1.33 Máquina de rebitar palmilhas; 1.34 Máquina de recartilho; 1.35 Máquina para escovar; 1.36 Máquinas de abrir canaletas; 1.37 Máquinas de corte rotativo; 1.38 Máquinas para aplicar estampa; 1.39 Máquinas para aplicar giga; 1.40 Máquinas para aplicar logomarca; 1.41 Máquinas para aplicar salto; 1.42 Máquinas para aplicar vira; 1.44 Máquinas para embonecamento; 1.45 Máquinas para equalizar solado; 1.46 Máquinas para injetar antiderrapante; 1.48 Prensas Pneumáticas; 1.49 Prensas hidráulicas; 1.50 Grampeador Pneumático; 1.51 Facão de corte de modelagem (guilhotina); 1.52 Secadores; 1.53 Scanner 2D; 1.54 Scanner 3D; 1.55 Software CAD e CAM 2 Materiais para produção de solados e palmilhas 2.1.Adesivos; 2.2 Alma de reforço; 2.3 Couros; 2.4 EVA placa; 2.5 Fachetes; 2.6 Laminado sintético; 2.6 Linhas; 2.7 Madeiras; 2.8 Materiais de acabamento; 2.9 Materiais de embalagem; 2.30 Materiais de planta para palmilha; 2.31 Materiais de reforço para palmilha; 2.32 Metais e plásticos; 2.33 Parafuso de reforço; 2.34 Placa de textura; 2.35 Prego, grampo e tachas; 2.36 Produtos químicos; 2.37 Recouro; 2.38 Rolos e feltros; 2.39 Saltos; 2.40 SBR placa; 2.41 Sola Grupon; 2.42 Componentes injetados; 2.43 Tacões; 2.44 Tecidos e não tecidos; 2.45 Termoplástico TR; Tintas; Viras 3 Ferramentas e instrumentos para produção de palmilhas e solados 3.1 Alicate de corte reto; 3.2 Cepos; 3.3 Compasso; 3.4 Cravador; 3.5 Delineador de perfil de forma; 3.6 Extrator de grampos; 3.7 Fita métrica de sapateiro; 3.8 Formas; Fresas; 3.9 Gabarito de medida; 3.10 Lima triangular; 3.11 Martelo de sapateiro; 3.12 Matrizes; 3.13 Navalhas para corte mecânico; 3.15 Paquímetro; 3.16 Pedra de amolar/afiar; 3.17 Régua de aço; 3.18 Régua de salto e bico; 3.19 Sovela; 3.20 Tesoura; 3.21 Transferidor; 3.22 Vazadores 4.Tipos, características e aplicação de Palmilhas de montagem 4.1 Meia palmilha; 4.2 Palmilha simples; 4.3 Palmilha mista; 4.4 Palmilha emendada; 4.5 Palmilha com reforço colado; 4.6 Palmilha com reforço duplo; 4.7 Palmilha com reforço dianteiro; 4.8 Palmilha com reforço inferior; 4.9 Palmilha com esqueleto; 4.10 Palmilha com perfuros internos; 4.11 Palmilha com encaixe lateral; 4.12 Palmilha forrada e debruada; 4.13 Palmilha com acabamento; 4.14 Palmilha com reforço injetado; 4.15 Palmilha para sistema “empalmilhado” 5 Tipos, características e aplicação de solados 5.1 Solado com vira; Solado sem vira; Solado com palheta; Solado com encaixe para salto; 5.2.Solado injetado 5.2.1 Composição de solados 5.2.2 Salto injetado 5.2.3 Salto pré-fabricado 5.2.4 Meia pata 5.2.5 Entressola 5.2.6 Soleta 5.2.7 Tacão 5.2.8 Forros e Fachetes 6 Produção de Solados pré-fresados e palmilhas 6.1 Corte de palmilhas, solados e componentes; 6.2 Confecção dos gabaritos para Fresagem; 6.3 Fresagem de solados; Escavação de solados; 6.4 Abertura de canaletas em solados; 6.5 Polimento de superfícies – embonecamento; 6.6 Aplicação de viras em solados; Aplicação de estampas em solados; 6.7 Aplicação de logomarca e referências em solados; 6.8 Aplicação de acabamento em solados; 6.9 Aplicação de salto em solados; 6.10 Polimento de lateral – giga; 6.11 Injeção de antiderrapante; 6.12 Aplicação de acabamento em solado e palmilhas; 6.13 Sistemas de colagem; 6.14 Preparação da superfície; 6.15 Conformação de palmilhas e solados 7 Principais defeitos e suas causas 8 Organização no trabalho 8.1 Sequência de operações 8.2 Ritmo de trabalho 8.3 Descarte dos resíduos 9 Ficha de produção do calçado 9.1 Conferência das peças 9.1.1 Quantidade 9.1.2 Qualidade 9.1.3 Cor 9.1.4 Numeração do calçado 9.1.5 Referência do modelo 9.2 Registro de ocorrências 10 Operação das máquinas 11 Regulagem das máquinas 12 Limpeza e conservação das máquinas 13 Controle da qualidade 14 Economia de movimentos 15.1 Sistema de Produção 15.1 Célula 16 Organização de ambientes de trabalho 16.1 Princípios de organização 16.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 16.3 Organização do espaço de trabalho 17 Ferramenta da Qualidade: Análise e Solução de Problemas 18 Organização do trabalho 18 1Estruturas hierárquicas 18.2 Sistemas administrativos 18.3 Controle de atividades 19 Orientações de prevenção de acidentes 19.1 Mapa de riscos (Finalidades) 19.2 Sinalizações de segurança. 1. Orientações de prevenção de acidentes 1.1 Mapa de riscos (Finalidades) 1.2 Sinalizações de segurança 2Virtudes profissionais 2.1 Atenção 2.2 Disciplina 2.3 Organização 2.4 Comprometimento 2.5 Precisão 2.6 Zelo 3 Princípios da comunicação profissional 4 Trabalho em equipe 5 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 5.1 Cooperação 5.2 Ajustes interpessoais 5.3 A relação com o líder 6. Conflitos nas equipes de trabalho 6.1 Tipos 6.2 Características 6.3 Fatores internos e externos 6.4 Causas 6.5 Consequências 7. Ética 7.1 Ética nos relacionamentos profissionais 7.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Montagem e Acabamento de Calçados | 80h | 1 Tipos de máquinas, características e aplicações 1.1 Blaqueadeira; 1.2 Cabine de halogenação; 1.3 Cabine de pintura; 1.4 Calçadeira / ensacadeira; 1.5 Câmara de luz ultravioleta; 1.6 Cavalete/carrinho; 1.7 Equipamento para riscar e marcar cabedais; 1.8 Estabilizador a frio; 1.9 Estufa flash de luz; 1.10 Estufa reativadora a seco (sintético); 1.11 Estufa reativadora a vapor (bico e traseiro); 1.12 Estufa vento norte; 1.13 Formeiros; 1.14 Forno conformador; 1.15 Lixadeira; 1.16 Lixadeira automática; 1.17 Máquina “perna de moça”; 1.18 Máquina de conformar contraforte; 1.19 Máquina de enforquilhamento (cabresto); 1.20 Máquina de escovar (rolo de pano e cabelo); 1.21 Máquina de estirar mocassim; 1.22 Máquina de montar bico; 1.23 Máquina de montar enfranque; 1.24 Máquina de pontear; 1.25 Máquina de pregar palmilha; 1.26 Máquina de pregar salto; 1.27 Máquina de prensar rebite; 1.28 Máquina de rebaixar; 1.29 Máquina de rebater cama de salto; 1.30 Máquina de rebater planta; 1.31 Máquina de sacar fôrma; 1.32 Máquina de selim; 1.33 Máquina de serigrafia; 1.34 Máquina de string (montagem); 1.35 Máquina de tirar rugas (canhão ou luz); 1.36 Máquina de transfer a quente (hot stamp); 1.37 Máquina para aplicação de adesivo (coleiro); 1.38 Máquina para fechar caixas; 1.39 Máquina para montar traseiro/calcanhar; 1.40 Pé de ferro; 1.41 Prensa pneumática; 1.42 Rebitadeira; 1.43 Torno de montagem 2 Ferramentas de montagem 2.1 Alicate de corte reto; 2.2 Alicate de montagem (torquês, tenalha); 2.3 Caneta; 2.4 Caneta marca couro; 2.5 Cepos; 2.6 Escovas; 2.7 Espuma para aplicação de cola a base dágua; 2.8 Extrator de grampos; 2.9 Formas; 2.30 Grampeador pneumático; 2.31 Lixas; 2.32 Martelo de sapateiro; 2.33 Sovela; 2.34 Termômetro; 2.35 Tesoura; 2.36 Vazadores; 3 Tipos, características e aplicação de materiais para montagem de calçados 3.1 Adesivos 3.1.1 Poliuretano em solução 3.1.2 Poliuretano em emulsão 3.1.3 Adesivo benzina 3.1.4 Policloropreno 3.1.5 Hot melt 3.2 Produtos auxiliares 3.2.1 Diluente 3.2.2 Solvente 3.2.3 Limpador 3.2.4 Primer 3.2.5 Solução halogenante 3.2.6 Reticulante 3.2.7 Cola base 3.3 Solados 3.4 Saltos 3.5 Palmilhas 3.6 Cabedais 3.7 Formas 3.8 Tintas 3.9 Cremes 3.10 Ceras 3.11 Aviamentos 3.12 Embalagem 4 Termos técnicos do setor de montagem 4.1 Substrato; 4.2 Tempo de secagem; 4.3 Efeito casca; 4.4 Taque; 4.5 Resistência inicial; 4.6 Tempo aberto; 4.7 Resistência final; 4.8 Resistência ao envelhecimento; 4.9 Resistência ao calor; 4.10 Teor de sólidos; 4.11 Viscosidade; 4.12 Força de adesão; 4.13 Força de união; 4.14 Força de coesão 5 Técnicas de montagem de calçados 5.1 Técnicas de preparação dos cabedais 5.1.1 Conformeção 5.2 Operações de montagem 5.2.1 Montagem ensacado 5.2.2 Montagem no cordão 5.2.3 Montagem colado (manual e por máquina) 5.2.4 Injeção direta 5.2.5 Calçados vulcanizados 5.2.6 Calçados ponteados 5.2.7 Calçados mocassim 5.3Técnicas de fixação do solado 5.3.1 Técnicas de preparação de superfícies 5.3.2 Principais defeitos, causas e soluções 5.4 Acabamento de calçados 5.4.1 Palmilhas e adornos 5.4.2 Técnicas de blaqueado 5.4.3 Acabamento do cabedal 5.4.4 Condicionamento 6 Organização no trabalho 6.1 Sequência de operações 6.2 Ritmo de trabalho 6.3 Descarte dos resíduos 7 Ficha de produção do calçado 7.1 Conferência das peças 7.1.1 Quantidade 7.1.2 Qualidade 7.1.3 Cor 7.1.4 Numeração do Calçado 7.1.5 Referência do Modelo 7.2 Quantidade 7.3 Qualidade 7.4 Cor 7.5 Numeração do calçado 7.6 Referência do modelo 7.7 Registro de ocorrências 8 Operação das máquinas 9 Regulagem das máquinas 10 Limpeza e conservação das máquinas 11 Controle da qualidade 12 Economia de movimentos 13 Sistema de Produção 13.1 Esteira 13.2 Célula 14 Organização de ambientes de trabalho 14.1 Princípios de organização 14.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 14.3 Organização do espaço de trabalho 15 Ferramentas da Qualidade; Análise e Solução de Problemas 1. Orientações de prevenção de acidentes 1.1 Mapa de riscos (Finalidades) 1.2 Sinalizações de segurança 2Virtudes profissionais 2.1 Atenção 2.2 Disciplina 2.3 Organização 2.4 Comprometimento 2.5 Precisão 2.6 Zelo 3 Princípios da comunicação profissional 4 Trabalho em equipe 5 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 5.1 Cooperação 5.2 Ajustes interpessoais 5.3 A relação com o líder 6. Conflitos nas equipes de trabalho 6.1 Tipos 6.2 Características 6.3 Fatores internos e externos 6.4 Causas 6.5 Consequências 7. Ética 7.1 Ética nos relacionamentos profissionais 7.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Modelagem de Calçados | 80h | 1 Tipos, características e aplicação de máquinas e equipamentos 1.1 Esmeril para fazer fio das facas 1.2 Vacum forming (Máquina de moldar casquinha) 2 Materiais para modelagem 2.1 Papéis 2.2 Fita crepe 2.3 Cartolina duplex ou papel cartão 2.4 Papel vegetal 2.5 Fita mágica 2.6 Casquinha de forma 3 Ferramentas e instrumentos para modelagem 3.2 Definições e seleção 3.2.1 Características 3.2.2 Finalidades 3.2.3 Aplicações 3.3 Cabo e lâmina para faca de cortador 3.4 Caneta 3.5 Caneta marca couro 3.6 Compasso 3.7 Cravador 3.8 Delineador de perfil de fôrma 3.9 Esquadro 3.10 Estilete 3.11 Fita métrica de sapateiro 3.12 Formas 3.13 Gabarito de medida 3.14 Lapiseira 3.15 Limas 3.16 Lixas 3.17 Matrizes 3.18 Pedra de amolar/afiar 3.19 Régua 3.20 Régua de aço 3.21 Régua de salto e bico 3.22 Tesoura 3.23 Transferidor 3.24 vazadores 3.25 Facão de modelagem 3.26 Carretilha 4 Sistema de medidas 4.2 Francês 4.3 Inglês 4.4 Sistema Métrico 4.5 Americano 5 Cálculos aplicados à modelagem 5.2 Consumo de materiais 5.3 Conversão de medidas 6 Tipologia dos calçados 6.2 Nomenclatura 6.3 Características 7 Formas para calçados 7.2 Tipos de formas 7.2.1 Características 7.2.2 Aplicação 7.3 Medidas das formas 8 Etapas da modelagem manual de calçados 8.2 Revestimento de formas de calçados 8.3 Definição de pontos e linhas básicas 8.4 Técnicas de desenho do modelo 8.5 Planificação do corpo de forma 8.6 Técnicas de giro do corpo de forma 8.7 Confecção de moldes 8.8 Identificação dos moldes 9 Ficha técnica 9.2 Descrição de produto 9.3 Descrição de materiais 9.4 Sequência operacional 9.5 Consumo de materiais 10 Ergonomia 10.2 Anatomia dos pés 10.3 Biomecânica 11 Documentação de projetos 11.1 Arquivamento 11.2 Organização 11.3 Catálogos físicos 11.4 Portfólios 11.5 Apresentação 1. Orientações de prevenção de acidentes 1.1 Mapa de riscos (Finalidades) 1.2 Sinalizações de segurança 2Virtudes profissionais 2.1 Atenção 2.2 Disciplina 2.3 Organização 2.4 Comprometimento 2.5 Precisão 2.6 Zelo 3 Princípios da comunicação profissional 4 Trabalho em equipe 5 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 5.1 Cooperação 5.2 Ajustes interpessoais 5.3 A relação com o líder 6. Conflitos nas equipes de trabalho 6.1 Tipos 6.2 Características 6.3 Fatores internos e externos 6.4 Causas 6.5 Consequências 7. Ética 7.1 Ética nos relacionamentos profissionais 7.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Montagem de Protótipos de Calçados | 40h | 1. Especificações do Projeto ou Ficha de protótipo 2. Tipos, características e aplicação dos materiais 3. Máquinas e equipamentos utilizados no processo de confecção de protótipos de calçados 4. Processo de confecção de Protótipos de Calçados 5. Sistema de Produção 5.1 Célula 6. Ajustes técnicos e estéticos do protótipo de calçados 7. Ajustes técnicos no processo de confecção do protótipo de calçados 8. Requisitos de qualidade dos protótipos de Calçados 9. Organograma 10. Organização no trabalho 10.1 Sequência de operações 10.2 Descarte dos resíduos 11 Organização de ambientes de trabalho 11.1 Princípios de organização 11.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 11.3 Organização do espaço de trabalho 1. Orientações de prevenção de acidentes 1.1 Mapa de riscos (Finalidades) 1.2 Sinalizações de segurança 2Virtudes profissionais 2.1 Atenção 2.2 Disciplina 2.3 Organização 2.4 Comprometimento 2.5 Precisão 2.6 Zelo 3 Princípios da comunicação profissional 4 Trabalho em equipe 5 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 5.1 Cooperação 5.2 Ajustes interpessoais 5.3 A relação com o líder 6. Conflitos nas equipes de trabalho 6.1 Tipos 6.2 Características 6.3 Fatores internos e externos 6.4 Causas 6.5 Consequências 7. Ética 7.1 Ética nos relacionamentos profissionais 7.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |