Área de Atuação COURO E CALÇADOS

Curso CONFECCIONADOR DE CALÇADOS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 160h

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Preparação e Pesponto de Cabedais de calçados 110h 1. Documentação técnica 1.1. Ficha de produção para o setor de pesponto 1.2. Normas técnicas 1.3. Relatórios 2. Organização e disciplina no trabalho 2.1. Responsabilidades individuais e coletivas 2.2. Planejamento e Controle 3 Segurança no Trabalho no setor de pesponto 3.1. Acidentes de trabalho: 3.1.1. conceitos, tipos e características 3.2. Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções 3.3. Normas básicas de segurança 4. Tipos, características e aplicação de materiais para pesponto de calçados 4.1. Adesivos 4.2. Couraças e contrafortes 4.3. Fitas e fitilho 4.4. Linhas 4.5. Materiais para limpeza 4.6. Metais e plásticos 4.7. Produtos químicos 1.Tipos de máquinas, características e aplicações 1.1. Equipamento para queimar fios e linha 1.2. Máquina de abrir costura (rebater costura) 1.3. Máquina de costura – coluna, uma agulha 1.4. Máquina de costura plana 1.5. Máquina de costura programável 1.6. Máquina de refilar 1.7. Máquina de virar cortes (orlar) 1.8. Mesa de preparação 2.Ferramentas e instrumentos 2.1. Agulhas 2.2. Cepos 2.3. Cravador 2.4. Gabarito de medida 2.5. Gabaritos de preparação 2.6. Martelo de preparação 2.7. Matrizes 2.8. Pincéis 2.9. Sovela 2.10. Tesoura e corta-fio 2.11. Vazadores 3. Preparação das peças para costura 4. Tipos de ponto 4.1. Tipos 4.1.1. Ponto fixo 4.1.2. Zigue zague 4.1.3. Comprimento do ponto 4.1.4. Tensão de linha 5. Tipos de costuras 5.1. De sobreposição 5.1. 1. Sobreposição a fio 5.1. 2. Sobreposição virado 5.1. 3. Costura aberta ou ponto luva 5.1. 4. Ponto luva simples 5.1. 5. Ponto luva com reforço 5.1. 6. Costura de borda 5.1. 7. Borda virada 5.1.8. Virada com forro 6. Sistema de Produção 6. 1. Célula 7. Ficha de produção do calçado 7.1. onferência das peças 7.1. 1. Quantidade 7.1. 2. Qualidade 7.1. 3. Cor 7.1. 4. Numeração do calçado 7.1. 5. Referência do modelo 7.1. 6. Registro de ocorrências 8. Processo operacional de costura 8.1. Calçado aberto; 9. Costuras para emendas de peças 9.1. Emenda aberta com reforço interno 9.2.Emenda dobrada 1.Virtudes profissionais 1.1. Atenção 1.2. Disciplina 1.3. Organização 1.4. Comprometimento 1.5. Precisão 1.6. Zelo 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1. Mapa de riscos (Finalidades) 2.2. Sinalizações de segurança 2.3. Trabalho em equipe 3. Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 3.2. Cooperação 3.3. Ajustes interpessoais 3.4. A relação com o líder 4. Conflitos nas equipes de trabalho 4.1. Tipos 4.2. Características 4.3. Fatores internos e externos 4.4. Causas 4.5. Consequências 5. Organograma 6. Princípios da comunicação profissional 7. Pesquisa 7.1. Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações 7.2. Características 7.3. Métodos 7.4. Fontes 7.5. Estruturação 8. Ética 8.1. Ética nos relacionamentos profissionais 8.2. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Corte de Cabedais de calçados 30h 1. Documentação técnica 1.1Tipos 1.2 Ficha técnica 1.3. Ficha de produção do calçado para o setor de corte 1.3.8 Normas técnicas 2.Organização no trabalho 2.1.Sequência de operações 2.2.Ritmo de trabalho 3 Segurança no Trabalho no setor de corte: 3.1. Acidentes de trabalho: 3.1.1. conceitos, tipos e características 3.2. Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções 3.3. Normas básicas de segurança 4.Meio Ambiente 4.1.Tipos de resíduos 4.2.Segregação, destinação e descarte 5. Materiais para cabedal. 5.1 Principais defeitos e suas causas 5.2 Aviamentos 5.3 Não tecido 5.4 Tecido 5.5 Sintético 5.6 Couro 6. Ferramentas de corte. 6.1 Pedra de amolar/afiar 6.2 Navalhas para corte mecânico 6.3 Espessímetro 6.4 Caneta marca couro 6.5 Cabo e lâmina para faca de cortador 1. Tipos, características e aplicações de máquinas e equipamentos para corte. 1.1 Mesa de corte (manual) 1.2 Máquina de virar(orlar) tiras 1.3 Máquina de corte automatizada 1.4 Máquina de chanfrar 1.5 Máquina de carimbar 1.6 Balancim mecânico 1.7 Balancim hidráulico 1.8 Balancim de ponte 2. Sistemas de corte. 3.1 Características das peças 3.2 Sentido de elasticidade 3. Tipos de corte. 3.1 Automatizado 3.2 Mecânico 3.3 Manual 4. Ficha de produção do calçado. 4.1 Conferência das peças 5. Aproveitamento de materiais. 5.1 Encaixe de peças (plano de corte) 5.2 Sequência de peças para corte 5.3 Corte decrescente 6. Formação de cabedal. 6.1 Composição (Quantidade de peças por par, Características) 6.2 Nomenclatura das peças 1.Virtudes profissionais 1.1. Atenção 1.2. Disciplina 1.3. Organização 1.4. Comprometimento 1.5. Precisão 1.6. Zelo 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1. Mapa de riscos (Finalidades) 2.2. Sinalizações de segurança 2.3. Trabalho em equipe 3. Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 3.2. Cooperação 3.3. Ajustes interpessoais 3.4. A relação com o líder 4. Conflitos nas equipes de trabalho 4.1. Tipos 4.2. Características 4.3. Fatores internos e externos 4.4. Causas 4.5. Consequências 5. Organograma 6. Princípios da comunicação profissional 7. Pesquisa 7.1. Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações 7.2. Características 7.3. Métodos 7.4. Fontes 7.5. Estruturação 8. Ética 8.1. Ética nos relacionamentos profissionais 8.2. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Montagem e Acabamento de calçados 20h 1. Documentação técnica 1.3. Ficha de produção 1.4. Normas técnicas 1.5. Relatórios 1.6. Características 1.7. Aplicação 2. Organização e disciplina no trabalho 2.1. Compromisso 2.2. Atividades 2.3. Trabalho em equipe 2.4. Conceitos de grupo e equipe 2.5. Responsabilidades individuais e coletivas 3 Segurança no Trabalho no setor de montagem 3.1. Acidentes de trabalho: 3.1.1. conceitos, tipos e características 3.2. Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções 3.3. Normas básicas de segurança 4.Materiais Ferramentas e Instrumentos de montagem. 4.1 Alicate de corte reto; 4.2 Alicate de montagem (torquês, tenalha); 4..3 Caneta; 4.4 Caneta marca couro; 4.5 Cepos; Escovas; 4.6 Extrator de grampos; 4.7 Formas; 4.8 Grampeador pneumático; 4.9 Lixas; 4.10 Martelo de sapateiro; 4.11 Sovela; 4.12 Tesoura; 4.13 Vazadores 5.Meio Ambiente 5.1.Tipos de resíduos 5.2.Segregação, destinação e descarte 1. Adesivos. 1.1 Hot melt 1.2Policloropreno 1.3 Adesivo PVA 1.4 Adesivo de látex sintético 2. Tipos de máquinas, características e aplicações. 2.1 Cabine de halogenação; 2.2 Câmara de luz ultravioleta; 2.3 Cavalete/carrinho; 2.4 Equipamento para riscar e marcar cabedais; 2.5 Estabilizador a frio; Estufa flash de luz; 2.6 Estufa reativadora a seco (sintético); 2.7 Formeiros; 2.8 Forno conformador; 2.9Lixadeira; 2.10 Máquina de conformar contraforte; 2.11 Máquina de escovar (rolo de pano e cabelo); 2.12 Máquina de pregar palmilha; 2.13 Máquina de rebater planta; 2.14 Máquina de tirar rugas (canhão ou luz); 2.15 Máquina para aplicação de adesivo (coleiro); 2.16 Máquina para montar traseiro/calcanhar; 2.17 Prensa pneumática; 2.18 Torno de montagem 3. Técnicas de montagem de calçados 3.1 Técnicas de preparação dos cabedais 3.1.1 Conformação 4. Operações de montagem 4.1. Montagem colado (manual e por máquina) 4.2. Montagem no cordão 4.3. Injeção direta 4.4. Calçados vulcanizados 4.5. Calçados ponteados 4.6 Montagem ensacado 5. Técnicas de fixação do solado 5.1. Técnicas de preparação de superfícies 5.2. Principais defeitos, causas e soluções 6. Acabamento de calçados 6.1. Palmilhas e adornos 6.2. Técnicas de blaqueado 6.3. Acabamento do cabedal 6.4. Condicionamento 1.Virtudes profissionais 1.1. Atenção 1.2. Disciplina 1.3. Organização 1.4. Comprometimento 1.5. Precisão 1.6. Zelo 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1. Mapa de riscos (Finalidades) 2.2. Sinalizações de segurança 2.3. Trabalho em equipe 3. Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 3.2. Cooperação 3.3. Ajustes interpessoais 3.4. A relação com o líder 4. Conflitos nas equipes de trabalho 4.1. Tipos 4.2. Características 4.3. Fatores internos e externos 4.4. Causas 4.5. Consequências 5. Organograma 6. Princípios da comunicação profissional 7. Pesquisa 7.1. Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações 7.2. Características 7.3. Métodos 7.4. Fontes 7.5. Estruturação 8. Ética 8.1. Ética nos relacionamentos profissionais 8.2. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.