CARGA HORÁRIA TOTAL: 180h
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Fundamentos do Design Gráfico | 30h | 1. TEORIA DAS CORES 1.1 Cores, tonalidades e brilho 1.2 Texturas: tipos, simulações 1.3 Ambiente padrão (equipamentos) 2. PROPORÇÃO ÁUREA 2.1 Proporção áurea 2.2 Representação gráfica manual 2.3 Representação gráfica digital 2.4 Relação entre representação técnica e artística 3. ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA NO TRABALHO 3.1 Tempo 3.2 Compromisso 3.3 Atividades 4. CONCEITOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE 5. TRABALHO EM EQUIPE 5.1 Conceitos de grupo e equipe 5.2 Trabalho em grupo 5.3 O relacionamento com os colegas de equipe 5.4 Responsabilidades 5.5 Cooperação 5.6 Divisão de papéis e responsabilidades 5.7 Compromisso com objetivos e metas 6. SEGURANÇA NO TRABALHO 6.1 Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características 6.2 Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos 6.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções 6.4 Normas básicas de segurança. 7. CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO E DA DISCIPLINA NO TRABALHO E NA VIDA PESSOAL 8. O PAPEL DAS NORMAS NA ORGANIZAÇÃO PESSOAL, NO CONTEXTO ESCOLAR E NO TRABALHO 9. INICIATIVA 9.1 Conceito 9.2 Importância, valor 9.3 Formas de demonstrar iniciativa 9.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis 10. ÉTICA 10.1 Código de conduta 10.2 Respeito às individualidades pessoais 10.3 Ética nas relações interpessoais 11. HABILIDADES BÁSICAS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 11.1 Respeito 11.2 Cordialidade 11.3 Disciplina 11.4 Empatia 11.5 Responsabilidade 11.6 Comunicação 11.7 Cooperação | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Desenho Manual de Calçados | 75h | 1. FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS PARA MODELAGEM 1.1 Aquarela 1.2 Borracha 1.3 Borracha 1.4 Curva francesa 1.5 Esquadro 1.6 Estilete 1.7 Fita crepe 1.8 Fita mágica 1.9 Fita métrica 1.10 Fita métrica sapateiro 1.10 Giz pastel seco e a óleo 1.11 Grafite e carvão 1.12 Lapiseira 1.13 Lapiseira 1.14 Lápis para colorir 1.15 Papel para desenho 1.16 Papel vegetal 1.17 Pincéis 1.18 Tesoura 1.19 Tesoura 1.20 Transferidor 2. TIPOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 2.1 Computadores com acesso à internet 2.2 Materioteca (amostras de materiais utilizados na confecção de bolsas e artefatos, como: couros, sintéticos, tecidos, metais, linhas e fios, zíperes e gorgurões, etc.) 2.3 Mesas e cadeiras 2.4 Painéis (para criação de moodboard) 2.5 Painéis (para criação de moodboard) 3. P3. MATERIAIS DE UTILIZAÇÃO HABITUAL 3.1 Adesivos 3.2 Cartolina duplex/papel cartão 3.3 Casquinha de forma (branca para desenhar) 3.4 Papéis 3.5 Papel vegetal 3.6 Tintas 4. PESQUISA E ANÁLISE DEINFORMAÇÕES 4.1 Técnicas de Pesquisa 4.2 Fontes de consulta 4.3 Seleção de informações 4.4 Análise das informações e conclusões 4.5 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações; 4.6 Estruturação 5. INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS 5.1 Interpretação de briefing 5.2 Interpretação de painéis de inspiração 5.3 Composição de ideias 5.4 Tipos de produto 5.5 Tipos de formas 5.6 Tipos de formas 5.7 Materiais 6. APLICAÇÃO DA TEORIA DAS CORES 6.1 Cores, tonalidades e brilho 6.2 Texturas: tipos, toque, simulações 6.3 Ambiente padrão (iluminação, mobiliário, interferências) 6.4 Esboço e desenho calçados componentes e acessórios 7. CONDIÇÕES AMBIENTAIS 7.1 Luminosidade 7.2 Ergonomia 7.3 Organização e limpeza 8. DISPOSITIVOS, FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS 8.1 Definições e seleção 8.2 Características essenciais 8.3 Finalidades e aplicações 9. DESENHOS MANUAIS DE CALÇADOS, ACESSÓRIOS, COMPONENTES E SUPERFÍCIES 9.1 Aplicação dos fundamentos: composição, princípios de geometria, proporções, eixos de simetria e divisão áurea 9.2 Desenhos bidimensionais (linear) 9.3 Desenhos tridimensionais (profundidade) 9.4 Representação em diferentes vistas: vista frontal, superior, três quartos, inferior e lateral 9.5 Perspectiva e ponto de fuga no calçado 9.6 Flotagem (cópia de textura/superfície) 9.7 Brilho, luz e sombra 9.8 Acabamentos de superfície 9.9 Técnicas de ilustração e finalização em diferentes ferramentas 10. DOCUMENTAÇÃO DE PROJETOS 10.1 Arquivamento 10.2 Organização 10.3 Catálogos físicos 10.4 Portfólios 10.5 Apresentação 11. ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE TRABALHO 11.1 Princípios de organização 11.2 Organização de ferramentas e instrumentos:formas, importância 11.3 Organização do espaço de trabalho 12. FERRAMENTA DA QUALIDADE: ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 13. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 13.1 Estruturas hierárquicas 13.2 Sistemas administrativos 13.3 Controle de atividades 14. VIRTUDES PROFISSIONAIS: ATENÇÃO, DISCIPLINA, ORGANIZAÇÃO, COMPROMETIMENTO, PRECISÃO E ZELO 15. TRABALHO EM EQUIPE 15.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 15.2 Cooperação 15.3 Ajustes interpessoais 15.4 A relação com o líder 16. PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL 17. ÉTICA 17.1 Ética nos relacionamentos profissionais 17.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais • Ética • Comportamento e equipes de trabalho * Visão sistêmica * Criatividade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Desenho Digital de Calçados | 75h | 1. FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS PARA MODELAGEM 1.1 Softwares de desenho assistido por computador e manufatura auxiliada por computador para modelagem de bolsas e artefatos 2D e 3D; 1.2 Softwares para desenho e criação de bolsas e artefatos 2. TIPOS, CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 2.1 Computadores com acesso à internet 2.2 Impressora 3D para prototipagem 2.3 Impressoras 2.4 Materioteca (amostras de materiais utilizados na confecção bolsas e artefatos, como: couros, sintéticos, tecidos, metais, linhas e fios, zíperes e gorgurões, etc.) 2.5 Prancheta / tablet 2.6 Scanner 2D 2.7 Scanner 3D 3. PESQUISA E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES 3.1 Técnicas de Pesquisa 3.2 Fontes de consulta 3.3 Seleção de informações 3.4 Análise das informações e conclusões 3.5 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações 3.6 Estruturação 4. INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS 4.1 Interpretação de briefing 4.2 Interpretação de painéis de inspiração 4.3 Composição de ideias 4.4 Tipos de produto 4.5 Construções 4.6 Materiais 5. APLICAÇÃO DA TEORIA DAS CORES 5.1 Cores, tonalidades e brilho 5.2 Texturas: tipos, toque, simulações 5.3 Ambiente padrão (iluminação, mobiliário, interferências) 5.4 Esboço e desenho de bolsas e artefatos, componentes e acessórios. 6. CONDIÇÕES AMBIENTAIS 6.1 Luminosidade 6.2 Ergonomia 6.3 Organização e limpeza 7. DISPOSITIVOS, FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS 7.1 Definições e seleção 7.2 Características essenciais 7.3 Finalidades e aplicações 8. DESENHOS POR MEIO DE SOFTWARES, DE BOLSAS E ARTEFATOS, ACESSÓRIOS, COMPONENTES E SUPERFÍCIES 8.1 Importação e exportação de imagens 8.2 Técnicas de vetorização 8.3 Desenhos bidimensionais (linear) 8.4 Desenhos tridimensionais (profundidade) 8.5 Aplicação de cores, texturas 8.6 Aplicação de volume, luz, sombra e profundidade em representação digital de bolsas e artefatos e componentes 8.7 Tratamento digital de imagens 8.8 Renderização de desenhos 9. DOCUMENTAÇÃO DE PROJETOS 9.1 Arquivamento 9.2 Organização 9.3 Portfólios 9.4 Catálogos físicos 9.5 Apresentação 10. ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE TRABALHO 10.1 Princípios de organização 10.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância; 10.3 Organização do espaço de trabalho 11. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 12. VIRTUDES PROFISSIONAIS: ATENÇÃO, DISCIPLINA, ORGANIZAÇÃO, COMPROMETIMENTO, PRECISÃO E ZELO 13. TRABALHO EM EQUIPE 13.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 13.2 Cooperação 13.3 Ajustes interpessoais 13.4 A relação com o líder 14. PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL 15. ÉTICA 15.1 Ética nos relacionamentos profissionais 15.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 16. HABILIDADES BÁSICAS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 16.1 Respeito 16.2 Cordialidade 16.3 Disciplina 16.4 Empatia 16.5 Responsabilidade 16.6 Comunicação 16.7 Cooperação • Ética • Comportamento e equipes de trabalho * Visão sistêmica * Criatividade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |