Área de Atuação COURO E CALÇADOS

Curso MODELISTA DE CALÇADOS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 180h

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Fundamentos da modelagem de calçados 20h 1. Modelagem Técnica do Calçado 1.1 Especificações do projeto 1.1.1 Anatomia e biomecânica do pé 1.1.2 Sistemas de medidas de fôrmas e calçados 1.1.3 Fôrmas para calçados 1.1.4 Etapas do processo de modelagem 1.1.5 Ferramentas de modelagem 1.1.6 Classificação de modelos de calçados 1.1.7 Materiais para Calçados 1.2 Planificação do corpo-de-fôrma 1.2.1 Sistemas de medidas de fôrmas e calçados 1.2.2 Corpo-de-fôrma Médio: Tipos e materiais para confecção; 1.2.3 Pontos e Linhas Básicas: determinação, importância 1.2.4 Planificação do corpo-de-fôrma: reconhecimento do método via CAD 1.2.5 Técnicas e manuseio das máquinas, equipamentos, ferramentas e utensílios de planificação manual do corpo de fôrma médio 1.3 Transferência de desenho 1.3.1 Métodos de transferência de desenhos do corpo de forma médio 1.3.2 Pontos e linhas básicas 1.3.3 Classificação de modelos de calçados 1.3.4 Desenho de calçados com auxílio dos pontos e linhas básicas 1.3.5 Técnicas e manuseio das máquinas, equipamentos, ferramentas e utensílios aplicáveis à transferência de desenhos 1.4 Destaque de peças 1.4.1 Equipamentos, ferramentas e utensílios: tipos, características, aplicações e manuseio 1.4.2 Quantificação de peças e componentes 1.4.3 Aproveitamento de material 1.4.4 Inserção de margens nas bordas das peças: aumento ou diminuição de dimensões 1.5 Identificação de peças 1.5.1 Máquinas, equipamentos, ferramentas e utensílios: tipos, características, aplicações, manuseio e operação 1.5.2 Tipos de identificação: tamanho; quantidade; códigos de numeração, pontos de preparação, vazadores, riscadores e acabamentos de borda 1.6 Ajustes na modelagem 1.6.1 Máquinas, equipamentos, ferramentas e utensílios: tipos, características, aplicações, manuseio e operação 1.6.2 Quantificação de peças e componentes 1.6.3 Adequação de moldes (aproveitamento de material) 1.6.4 Aumentos e reduções de peças 1.6.5 Identificação de peças 2. Realização das Correções 2.1 Projeto 2.1.1 Especificações do projeto 2.1.2 Análise do projeto, dos materiais, processos e produto (viabilidade técnica e econômica) 2.1.3 Processos e procedimentos de correção 2.1.4 Critérios da qualidade 2.1.5 Validação do projeto 2.2 Operações de correção 2.2.1 Etapas do processo de modelagem e desenvolvimento de protótipos, navalhas, escalas, matrizes, palmilhas, solados, ... 2.3 Documentação 2.3.1 Ficha técnica e instrução de serviço: interpretação, informações de produto, de processo, de materiais, estilo, gênero... 2.3.2 Tipos e atualização de registros: ficha técnica, cartelas, pasta técnica, amostras 2.4 Segurança 2.4.1 Procedimentos de saúde, segurança e ergonomia 2.5 Meio ambiente 2.5.1 Geração, classificação, segregação e destinação de resíduos 3. Organização de ambientes de trabalho 4. Ferramentas da Qualidade: 5S 5. Visão Sistêmica 5.1 Conceito 5.2 Pensamento sistêmico 5.3 Cultura organizacional 5.4 Microcosmo e macrocosmo 5.5 Estrutura organizacional: formal e informal 5.6 Funções e responsabilidades 5.7 Organização das funções, informações e recursos 5.8 Controle organizacional 5.9 Sistema de Comunicação 6. Sistema de Gestão Qualidade 6.1 ISO9001: aspectos centrais 6.2 Sistema de Gestão Ambiental: aspectos centrais da ISO1400 7. Ética 7.1 Virtudes profissionais: responsabilidade, iniciativa, honestidade, sigilo, prudência, perseverança, imparcialidade. 1.Virtudes profissionais 1.1. Atenção 1.2. Disciplina 1.3. Organização 1.4. Comprometimento 1.5. Precisão 1.6. Zelo 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1. Mapa de riscos (Finalidades) 2.2. Sinalizações de segurança 2.3. Trabalho em equipe 3. Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 3.2. Cooperação 3.3. Ajustes interpessoais 3.4. A relação com o líder 4. Conflitos nas equipes de trabalho 4.1. Tipos 4.2. Características 4.3. Fatores internos e externos 4.4. Causas 4.5. Consequências 5. Organograma 6. Princípios da comunicação profissional 7. Pesquisa 7.1. Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações 7.2. Características 7.3. Métodos 7.4. Fontes 7.5. Estruturação 8. Ética 8.1. Ética nos relacionamentos profissionais 8.2. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Modelagem de Calçados 160h 1. Modelagem Técnica do Calçado 1.1 Planificação do corpo-de-fôrma 1.1.1 Sistemas de medidas de fôrmas e calçados 1.1.2 Corpo-de-fôrma Médio: Tipos e materiais para confecção; 1.1.3 Pontos e Linhas Básicas: determinação, importância 1.1.4 Planificação do corpo-de-fôrma 1.1.5 Técnicas e manuseio das máquinas, equipamentos, ferramentas e utensílios de planificação manual do corpo de fôrma médio 1.2 Transferência de desenho 1.2.1 Métodos de transferência de desenhos do corpo de forma médio 1.2.2 Pontos e linhas básicas 1.2.3 Classificação de modelos de calçados 1.2.4 Desenho de calçados com auxílio dos pontos e linhas básicas 1.2.5 Técnicas e manuseio das máquinas, equipamentos, ferramentas e utensílios aplicáveis à transferência de desenhos 1.3 Destaque de peças 1.3.1 Equipamentos, ferramentas e utensílios: tipos, características, aplicações e manuseio 1.3.2 Quantificação de peças e componentes 1.3.3 Aproveitamento de material 1.3.4 Inserção de margens nas bordas das peças: aumento ou diminuição de dimensões 1.4 Identificação de peças 1.4.1 Máquinas, equipamentos, ferramentas e utensílios: tipos, características, aplicações, manuseio e operação 1.4.2 Tipos de identificação: tamanho; quantidade; códigos de numeração, pontos de preparação, vazadores, riscadores e acabamentos de borda 1.5 Ajustes na modelagem 1.5.1 Máquinas, equipamentos, ferramentas e utensílios: tipos, características, aplicações, manuseio e operação 1.5.2 Quantificação de peças e componentes 1.5.3 Adequação de moldes de acordo com o aproveitamento do material 1.5.4 Aumentos e reduções de peças 1.5.5 Identificação de peças 2. Realização das Correções 2.1 Projeto 2.1.1 Especificações do projeto 2.1.2 Viabilidade técnica e econômica do projeto, materiais, processos e produto 2.1.3 Processos e procedimentos de correção 2.1.4 Critérios da qualidade 2.1.5 Validação do projeto 2.2 Operações de correção 2.2.1 Etapas do processo de modelagem e desenvolvimento de protótipos, navalhas, escalas, matrizes, palmilhas e solados 2.3 Documentação 2.3.1 Ficha técnica: interpretação, informações de produto, processo, materiais e estilo. 2.3.2 Tipos e atualização de registros: ficha técnica, cartelas, pasta técnica, amostras 1.Virtudes profissionais 1.1. Atenção 1.2. Disciplina 1.3. Organização 1.4. Comprometimento 1.5. Precisão 1.6. Zelo 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1. Mapa de riscos (Finalidades) 2.2. Sinalizações de segurança 2.3. Trabalho em equipe 3. Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 3.2. Cooperação 3.3. Ajustes interpessoais 3.4. A relação com o líder 4. Conflitos nas equipes de trabalho 4.1. Tipos 4.2. Características 4.3. Fatores internos e externos 4.4. Causas 4.5. Consequências 5. Organograma 6. Princípios da comunicação profissional 7. Pesquisa 7.1. Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; em publicações 7.2. Características 7.3. Métodos 7.4. Fontes 7.5. Estruturação 8. Ética 8.1. Ética nos relacionamentos profissionais 8.2. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.