Área de Atuação ELETROELETRÔNICA

Curso ELETRICIDADE INDUSTRIAL

CARGA HORÁRIA TOTAL: 260h

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Sistemas Elétricos Industriais 120h 1 MÁQUINAS ELÉTRICAS 1.1 Tipos: geradores, motores e transformadores 1.1.1 Características 1.1.2 Simbologia 1.1.3 Identificação 1.1.4 Ligações 1.1.5 Funcionamento: a vazio e com carga. 1.2 Testes: tensão, corrente e resistência 2 DISPOSITIVOS DE SISTEMAS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS 2.1 Dispositivos de manobra 2.1.1 Tipos: botões de comando, contatores, relés temporizadores e sensores 2.1.2 Características 2.1.3 Simbologias 2.2 Dispositivos de sinalização 2.2.1 Tipos: luminosa e sonora 2.2.2 Características 2.2.3 Simbologias 2.3 Dispositivos de proteção 2.3.1 Tipos: relés, fusíveis, disjuntores, disjuntores-motor e supressores 2.3.2 Características 2.3.3 Simbologias 3 MONTAGEM DE INFRAESTRUTURA 3.1 Tipos de infraestrutura 3.1.1 Perfilados, eletrocalhas, leitos, canaletas e acessórios 3.1.2 Tomadas, conectores,plugues industriais 3.1.3 Condutores elétricos 3.1.4 Quadro/painéis de comandos e acessórios 3.2 Obstáculos em estruturas de instalação 3.3 Estruturas industriais (galerias, instalações suspensas, passarelas) 4 NORMAS E REGULAMENTAÇÕES: 4.1 Normas técnicas 4.2 Normas Regulamentadoras 4.3 Normas da concessionária de energia elétrica 4.4 Resoluções de meio ambiente 5 FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS 5.1 Tipos 5.2 Características 5.3 Aplicações 6 PLANEJAMENTO OPERACIONAL 6.1 Definição das etapas de trabalho 6.2 Fases de execução 6.3 Previsão de recursos 6.4 Ordem de serviço 6.5 Análise Preliminar de Riscos (APR) 6.6 Orçamento 6.7 Previsão do tempo 7 DIAGRAMAS ELÉTRICOS 7.1 Diagrama de comando 7.2 Diagrama principal (força) 7.3 Tipos 7.3.1 Funcional 7.3.2 Unifilar 7.3.3 Multifilar 8 PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO DE ACIONAMENTOS ELÉTRICOS 8.1 Sistema de partida direta 8.2 Sistema de partida direta com reversão 8.3 Sistema de partida estrela triângulo 8.4 Sistema de partida estrela triângulo com reversão 8.5 Sistema de partida série paralelo 8.6 Sistema de partida compensadora 8.7 Sistema de partida compensadora com reversão 8.8 Sistema de partida consecutivas 8.9 Frenagem de motores elétricos por contra corrente e por injeção de corrente contínua 8.10 Sistema de acionamentos de motores de múltiplas velocidades 8.11 Inversor de frequência 8.12 Partida suave (soft-starter) 8.13 Controladores programáveis (CP) 8.14 Controladores de potência 8.15 Relés de estado sólido 8.16 Sistema supervisório 9 COMISSIONAMENTO 9.1 Isolação elétrica 9.2 Corrente elétrica 9.3 Tensão de fase 9.4 Tensão de linha 9.5 Continuidade de aterramento 9.6 Testes de funcionamento 10 COMPORTAMENTO E EQUIPES DE TRABALHO 10.1 Identificação do problema 10.2 Proposição de hipóteses 10.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento 10.4 Fatores de satisfação no trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Eletricidade Básica 36h 1. PROJETOS DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA PREDIAL 1.1 Composição do Projeto 1.2 Detalhes 1.3 Quadro de carga 1.4 Diagramas 1.5 Esquema Vertical 1.6 Planta Baixa 1.7 Simbologias 1.8 Definição 2. FUNDAMENTOS DA FÍSICA 2.1 Indução magnética 2.2 Transformadores 2.3 Força eletromotriz 2.4 Fluxo 2.5 Eletrostática 2.6 Potencial elétrico 2.7 Campo elétrico 2.8 Forças de interação entre cargas 2.9 Eletrização 2.10 Cargas elétricas 2.11 Eletrodinâmica 2.12 Consumo energia elétrica 2.13 Efeito Joule 3. CIRCUITOS ELÉTRICO 3.1 Fator de demanda 3.2 Fator de carga 3.3 Misto 3.4 Paralelo 3.5 Série 4. FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE 4.1 Instrumentos de medidas elétricas 4.2 Multímetros 4.3 Frequencímetro 4.4 Cossifímetro 4.5 Wattímetro 4.6 Ohmímetro 4.7 Amperímetro 4.8 Voltímetro 4.9 Leis 4.10 Kirchhoff 4.11 Ohm 4.12 Amperagem 4.13 Condutância 4.14 Capacitância 4.15 Potência 4.16 Resistência 4.17 Tensão 4.18 Corrente 5. Relacionamento interpessoal 6. Gestão do tempo 7. Ética Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Energia Solar Fotovoltaica 24h 1 Planejamento de uma instalação elétrica: - Previsão de Cargas - Divisão dos Circuitos de uma instalação - Localização dos pontos elétricos - Setores de uma instalação. 2 Preparação das condições necessárias para instalação 3 Normas e boas práticas na instalação de sistemas fotovoltaicos 4 Módulo Fotovoltaico - Constituição - Princípios de funcionamento - Modelo elétrico - Características - Associação de módulos 5 Inversores de potência - Tipos de inversores - Características - Classificação dos inversores - Sistemas de múltiplos inversores - Inversor central - Inversor de fileira ou de várias fileiras 6 Inversor com módulo integrado 7 Sistemas fotovoltaicos conectados a rede 8. Relacionamento interpessoal 9. Gestão do tempo 10. Ética Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Prática Profissional 80h 1. SEGURANÇA NO TRABALHO 1.1 EPIs e EPCs: Conceitos, funções e uso 1.2 Inspeções de segurança 1.3 O impacto do uso de drogas lícitas e ilícitas na segurança e na saúde 1.4 Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos 2. NORMAS E LEGISLAÇÕES 2.1 Resolução CONAMA 2.2 Normas Regulamentadoras 2.3 Regulamentações do MTE 2.4 Normas Técnicas Brasileiras ABNT 3. ORÇAMENTO 3.1 Cotação 3.2 Levantamento de materiais 3.3 Margem 3.4 Custos 3.5 Elementos 3.6 Definição 4. QUALIDADE 4.1 Procedimentos 4.2 Definição 5. PLANEJAMENTO 5.1 Cronograma 5.2 Etapas 5.3 Definição 6. SEGURANÇA DO TRABALHO 6.1 Prevenção e combate a incêndios 6.2 Primeiros socorros 6.3 Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo 6.4 Prevenção de acidentes 6.5 Causas dos acidentes 6.6 Ergonomia 6.7 Riscos ocupacionais 7. PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DE INSTALAÇÃO 7.1 Pré-comissionamento elétrico 7.2 Padrões de medidores de energia elétrica 10.3 Circuitos de emergência 8.4 Sistemas de iluminação 8.5 Circuitos terminais de tomadas 9.6 Circuitos terminais de iluminação 9.7 Sistema de aterramento 9.8 Dispositivo de proteção 9.9 Quadros elétricos 9.10 Circuito de alimentação edistribuição 9.11 Conexões elétricas 9.12 Montagem da infraestrutura 10. FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS 10.1 Aplicações 10.2 Características 10.3 Tipos 11. MATERIAIS E COMPONENTES 11.1 Aterramento 11.1.1 Esquemas 11.1.2 Características 11.2 Dispositivos de manobra: características e funcionamento 11.2.1 Dimmer 11.2.2 Reles (reles de impulso, minuterias, programadores de horário) 11.2.3 Sensores 11.2.4 Botões 11.2.5 Interruptores 11.3 Dispositivos de proteção: características e funcionamento 11.3.1 Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) 11.3.2 Diferencial Residual (DR) 11.3.3 Disjuntores 11.3.4 Fusíveis 11.4 Eletrodutos 11.4.1 Características 11.4.2 Tipos 11.5 Condutores elétricos 11.5.1 Emendas (em linha, em derivação, em caixa de passagem, com bases conectoras, para alta corrente, soldar emendas de condutores e isolar emendas de condutores) 11.5.2 Conexões (plugs e conectores) 11.5.3 Características (unipolares, multipolares, isolados e nus) 11.5.4 Tipos 11.5.5 true 11.5.6 Características (unipolares, multipolares, isolados e nus) 11.5.7 Tipos 12. Organização do local de trabalho 13. ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL 14. Organização de ambientes de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.