Área de Atuação ELETROELETRÔNICA

Curso ELETRICISTA INSTALADOR INDUSTRIAL

CARGA HORÁRIA TOTAL: 620h

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Fundamentos da Comunicação e Informação 20h 1. Comunicação 1.1 Elementos da comunicação 1.1.1 Emissor 1.1.2 Mensagem 1.1.3 Canal 1.1.4 Receptor 1.2 Estrutura de frases e parágrafos 1.3 Produção textual 1.3.1 Descrição 1.3.2 Narração 1.3.3 Dissertação 1.4 Gramática aplicada ao texto 1.5 Técnicas de argumentação 2. Interpretação de texto 2.1.1 Informativos (jornalísticos e técnicos) 2.1.2 Literários 3. Produção de texto 3.1 Relatórios 3.2 Atas 3.3 Cartas comerciais 4. Documentação Técnica 4.1 Conceito 4.2 Documentos técnicos aplicáveis à produção: 4.2.1 Tipos 4.2.2 Características 4.2.3 Finalidades 5. Tipos de informações 6. Formas de apresentação de dados e informações 7. Responsabilidades dos usuários 8. Tipos de Pesquisa 8.1 Bibliográfica 8.2 Em publicações eletrônicas 8.3 De campo 9. Apresentação de resultados de pesquisas 9.1 Tema 9.2 Objetivo 9.3 Apresentação 9.4 Método utilizado 9.5 Desenvolvimento e análise das informações 9.6 Síntese das Informações 9.7 Citação 9.8 Referências Bibliográficas (fontes de consulta) 10. Sistema operacional 10.1 Fundamentos e funções 10.2 Barra de ferramentas 10.3 Utilização de Acessórios 10.4 Criação de diretórios 10.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 10.6 Área de trabalho 10.7 Criação de atalhos 10.8 Ferramentas de sistemas 10.9 Compactação de arquivos 11. Editor de Textos 11.1 Tipos 11.2 Formatação 11.3 Configuração de páginas 11.4 Importação de figuras e objetos 11.5 Inserção de tabelas e gráficos 11.6 Arquivamentos 11.7 Controles de exibição 11.8 Correção ortográfica e dicionário 11.9 Quebra de páginas 11.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens. 11.11 Marcadores e numeradores 11.12 Bordas e sombreamento 11.13 Colunas 11.14 Ferramentas de desenho 12. Internet 12.1 Normas de uso 12.2 Navegadores 12.3 Sites de busca 12.4 Download e gravação de arquivos 12.5 Correio eletrônico 12.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Relações Sócio-profissionais, Cidadania e Ética 20h Cultura e Trabalho História e a cultura do trabalho no Brasil; A relação da cultura local com a organização do trabalho. Composição do Território Nacional Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais. Características da área ocupacional (ocupação de que trata o curso) na sua região: demanda de trabalhadores; perfil profissional da ocupação; oportunidades de ascensão profissional. Ética Código de conduta; Respeito às individualidades pessoais; Ética nas relações interpessoais; Ética nos relacionamentos profissionais; Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal Respeito; Cordialidade; Disciplina; Empatia; Responsabilidade; Comunicação; Cooperação. Ética: Código de ética profissional; Senso moral; Consciência moral; Cultura, história e dilema; Cidadania; Comportamento social; Direitos e deveres individuais e coletivas; Valores pessoais e universais; O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos. Ética profissional Virtudes profissionais: conceitos e valor Responsabilidade; Iniciativa; Honestidade; Sigilo; Prudência; Perseverança; Imparcialidade. Direitos Humanos Conceito; Declaração universal dos direitos humanos; Código de direitos humanos (conceito, aplicação); Violência (com origem no assédio e discriminação); Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades); Estatuto do idoso. Orientação sexual; Assédio e Discriminação: efeitos psicológicos, sociais e legais; impactos no trabalho; políticas públicas de prevenção. Noções de direitos trabalhistas Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito). Contrato individual de trabalho Conceito; Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja, não proibida em lei); Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família,...); Licença paternidade; Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Jornada de Trabalho (limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT, horas extras, trabalho noturno, repouso semanal, férias remuneradas, coletivas). Sujeitos do contrato Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário); Empregador. Dissolução do contrato de trabalho (Resilição, Resolução, Rescisão); Aviso Prévio. Noções de direitos previdenciários. A previdência social Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial). Atendimento: I cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; II proteção à maternidade, especialmente à gestante; III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; IV salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; V pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes. Legislação Previdenciária Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações); Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas); Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo). Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS Conceito; Aplicação. Saúde e Segurança no Trabalho Prevenção; Higiene (bucal, pessoal, dos alimentos, da água); Vacinas (tipos e aplicações). Saúde ocupacional Conceito; Exposição ao risco. Segurança no Trabalho Conceito; Procedimentos de segurança no trabalho Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações); Comportamento seguro; Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress; Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos; Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções; Normas básicas de segurança. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA Conceito (Estatuto, criança, adolescente); Características do ECA; Conselho Tutelar: Constituição; Atribuições. Estatuto da Juventude Conceito; Importância; Disponibilidade; Capítulo II – Seção II e III. Políticas de Segurança Fatores de risco (vulnerabilidade, maus tratos, discriminação); Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades); Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Saúde e Segurança do Trabalho 20h Segurança no Trabalho: Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos; Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções; Normas básicas de segurança. Orientações de prevenção de acidentes Mapa de riscos (Finalidades); Inspeções de segurança; Sinalizações de segurança; Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI; PPRA: (Conceito, finalidades). Qualidade Ambiental: Homem e o meio ambiente; Prevenção à poluição ambiental; Aquecimento global; Descarte de resíduos; Reciclagem de resíduos; Reciclagem de resíduos; Uso racional de Recursos e Energias disponíveis; Energias renováveis. Segurança no trabalho Comportamento seguro; Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress. Segurança no Trabalho: Procedimentos de segurança no trabalho; Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações). Saúde ocupacional Conceito; Exposição ao risco. Meio ambiente e sustentabilidade: Responsabilidades socioambientais; Políticas públicas ambientais; A indústria e o meio ambiente. Álcool, tabaco e outras drogas Características; Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas. Programas de prevenção Tipos; Importância; Funcionamento. Dependência Química Tipos; Consequências; Tratamento. Dependência Química x Trabalho Impactos no desempenho profissional; Exposição a riscos; Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. O homem como ser social: direitos e deveres. Temas associados à saúde sexual: Respeito às individualidades da pessoa; Saúde sexual e reprodutiva: conceitos e implicações; Combate à violência sexual baseada em questões de gênero; Violência sexual: causas, consequências e implicações legais. Educação Sexual Promoção da educação sexual; Promoção dos cuidados de saúde perinatais; DSTs e AIDS; Direito de escolha (contracepção); Direito de respeito (identidade sexual). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Planejamento e Organização do Trabalho 20h Conceitos de organização e disciplina no trabalho: Organização do Tempo; Organização de Compromissos; Organização de Atividades; A organização do local de trabalho. Organização do trabalho Estruturas hierárquicas; Sistemas administrativos; Gestão organizacional. Trabalho e profissionalismo: Administração do tempo; Autonomia e iniciativa; Inovação, flexibilidade e tecnologia. Diretrizes empresariais Missão; Visão; Política da Qualidade. Conceitos de grupo e equipe Trabalho em equipe Trabalho em grupo; O relacionamento com os colegas de equipe; Responsabilidades individuais e coletivas; Cooperação; Divisão de papéis e responsabilidades; Compromisso com objetivos e metas. Comportamento e equipes de trabalho: O homem como ser social; O papel das normas de convivência em grupos sociais; A influência do ambiente de trabalho no comportamento; Fatores de satisfação no trabalho. Conflitos nas equipes de trabalho Tipos; Características; Fatores internos e externos; Causas; Consequências. A relação com o líder: Estilos de liderança: democrático, centralizador e liberal; Papéis do líder; Como apresentar críticas e sugestões. Controle emocional no trabalho: Perceber e expressar emoções no trabalho; Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho. Trabalho em equipe: Níveis de autonomia nas equipes de trabalho; Cooperação; Ajustes interpessoais. Organograma. Planejamento Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento; Conceito de planejamento; Técnicas e ferramentas de planejamento. Qualidade Conceito; Aplicação. Qualidade Total: Conceito; Eficiência; Eficácia; Melhoria Contínua. Ferramentas da Qualidade 5 S; Ciclo PDCA; Brainstorming. Ferramentas da Qualidade Análise e Solução de Problemas; Diagrama de Pareto; Espinha de Peixe. Iniciativa Conceito; Importância, valor no trabalho; Formas de demonstrar iniciativa; Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. Formas alternativas de geração de trabalho Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas); Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). Pesquisa Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; Características; Métodos; Fontes; Estruturação; Anterioridade; Propriedade intelectual. Inovação Conceito; Inovação x melhoria; Visão inovadora. Empreendedorismo Conceitos básicos; Espírito empreendedor. Desenvolvimento profissional Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional; Empregabilidade. Empreendedorismo Etapas da constitui8ção de um negócio; Órgãos de fomento. Auto empreendedorismo Características empreendedoras; Atitudes empreendedoras; Auto responsabilidade e empreendedorismo; A construção da missão pessoal; Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento; Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança; Cooperação como ferramenta de desenvolvimento. Sistema tributário Brasileiro O que é?; Finalidades; Importância. Esferas administrativas de arrecadação. Sistema tributário: Tributos federais; Tributos Estaduais; Tributos Municipais; Sistemas de arrecadação: formas e responsabilidades; Aplicação de tributos. Educação fiscal PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal (conceito e aplicação); Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações); Prática cidadã e transformação social; Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos; Lei de responsabilidade fiscal. Educação Financeira Educação financeira pessoal / familiar (conceito); Tomada de decisões; Consumo: necessidades básicas, apelos comerciais, criação de necessidades. Marketing e Mídia (instrumentos de consumo). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Raciocínio Lógico e Análise de Dados 20h Lógica Fundamentos básicos: Raciocínio lógico; Proposições; Valor lógico (falso / verdadeiro); Princípios Básicos: Princípio da Identidade; Princípio da não contradição; Princípio de Terceiro Excluído. Sequências Sequências de figuras; Sequências de palavras; Sequências de números. Conjuntos Conceito; Propriedades; Representação; Conjuntos especiais; Operações entre conjuntos: Interseção de conjuntos; União de conjuntos; Diferença de conjuntos; complementar de um conjunto. Frações Conceito; Tipos de frações: Fração própria; Fração imprópria; Fração aparente; Frações equivalentes (simplificar frações); Frações decimais; Adição e multiplicação de frações. Razões e Proporções Razão: Conceito; Tipos (inversas, equivalentes, irredutível); Propriedades. Proporção: Conceito; Tipos (múltipla, contínua, terceira proporcional, quarta proporcional, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais). Percentagem Conceitos gerais: desconto; abatimento; lucro; prejuízo; Razão percentual: conceito; Representação: forma; percentual; forma fracionária; forma decimal. Correlação Conceito; Aplicação. Técnicas de Resolução de Problemas Sequência de passos: Detalhar as variáveis do problema; encontrar possíveis soluções; escolher a solução adequada; executar a solução escolhida; revisar e atualizar os dados. Planilhas Eletrônicas Funções/finalidades; Linhas, colunas e endereços de células; Formatação de células; Configuração de páginas; Inserção de Fórmulas; Classificação e filtro de dados. Gráficos, quadros e tabelas Finalidade; Organização; Representações gráficas; Ferramentas computacionais. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Transformação digital no setor industrial 20h 1. A Indústria 4.0 1.1 Primeira revolução industrial 1.2 Segunda revolução industrial 1.3 Terceira revolução industrial 1.4 Quarta revolução industrial 2. Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 3. O Futuro do Emprego 4. Tecnologias habilitadoras 4.1 Internet das Coisas - IoT 4.1.1 O que é internet das coisas? 4.1.2 IoT na Indústria 4.0 4.2 Computação em Nuvem 4.2.1 O que é Computação em Nuvem? 4.2.2 Modelos de serviço 4.2.3 Modelos de implantação de Nuvem 4.2.4 A Nuvem na Indústria 4.0 4.3 Big Data 4.3.1 O que é Big Data? 4.3.2 Big data Analytics 4.3.3 Inteligência artificial 4.3.4 Mineração de dados 4.3.5 Big data da Indústria 4.0 4.4 Robótica Avançada 4.4.1 O que é robótica? 4.4.2 Composição dos robôs 4.4.2.1 Estrutura 4.4.2.2 Manipuladores 4.4.2.3 Atuadores 4.4.2.4 Controladores 4.4.2.5 Fonte de energia 4.4.2.6 Transmissão 4.4.2.7 Sensores 4.4.3 Robôs na Indústria 4.0 4.5 Manufatura Aditiva 4.5.1 O que é Manufatura Aditiva? 4.5.2 Processo de manufatura aditiva 4.5.3 Impressão em 3D 4.5.4 Benefícios da manufatura aditiva 4.5.5 Manufatura aditiva na Indústria 4.0 4.6 Simulação 4.6.1 O que é Simulação? 4.6.2 Etapas de Simulação 4.6.2.1 Simulação de produto 4.6.2.2 Simulação de equipamentos e simulação da célula 4.6.2.3 Simulação da célula 4.7 Integração de sistemas 4.7.1 Sistemas Integrados: Verticalização e Horizontalização 4.7.2 Verticalização integrada 4.7.3 Ciclo do produto na fábrica 4.7.4 Integração de sistemas na Indústria 4.0 4.8 Segurança digital 4.8.1 O que é Segurança Digital? 4.8.2 Pilares da segurança digital 4.8.2.1 Integridade 4.8.2.2 Disponibilidade 4.8.2.3 Confidencialidade 4.8.3 Requisitos de segurança 4.8.3.1 Autenticidade 4.8.3.2 Não repúdio 4.8.3.3 Legalidade 4.8.3.4 Privacidade 4.8.3.5 Auditoria 4.8.4 Segurança digital na Indústria 4.0 4.9 Realidade Aumentada 4.9.1 O que é Realidade Aumentada 4.9.2 Aplicações em Realidade Aumentada 4.9.3 Componentes e processo Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Norma Regulamentadora - NR 10 40h Riscos elétricos: Riscos em instalações e serviços com eletricidade; Técnicas de análise de riscos; Medidas de controle do risco elétrico; Equipamentos de proteção coletiva; Equipamentos de proteção individual; Normas técnicas brasileiras; Rotinas de trabalho. Aplicação prática da NR 10: Objetivo e campo de aplicação; Medidas de controle; Segurança em projetos; Segurança em instalações elétricas desenergizadas; Segurança em instalações elétricas energizadas; Trabalhos envolvendo alta tensão; Habilitação, qualificação, capacitação E autorização dos trabalhadores; Proteção contra incêndio e explosão; Sinalização de segurança; Procedimentos de trabalho; Situações de emergência; Responsabilidades; Prevenção de incêndios: Combustão; Química e física do fogo; Formas de transmissão de calor; Incêndio; Métodos de extinção de incêndios; Classes de incêndio; Agentes extintores; Sinalização, simbologia e localização dos extintores. Primeiros socorros: Procedimentos para prestar os primeiros socorros Legislação sobre o ato de prestar os primeiros socorros Salvando vidas: como identificar o problema Praticando os primeiros socorros Transportando as vítimas do local do acidente Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Instalações Elétricas Prediais 200h Teoria Eletrônica Matéria; Fundamentos da Eletrostática e eletrodinâmica; Corpos simples e corpos compostos; Energia e suas formas. Fontes de eletricidade Ação química; Indução; Aquecimento; Luz; Atrito. Circuito Elétrico Definição; Circuito Elétrico Elementar; Tipos: Série, Paralelo e Misto. Corrente Elétrica (CA e CC) Definição; Unidade de Medida; Instrumento de Medição. Resistência Elétrica Definição; Unidade de Medida; Instrumento de Medição. Tensão Elétrica Definição; Unidade de Medida; Instrumento de Medição. Potência Elétrica Definição; Unidade de Medida; Instrumento de Medição. Potência Elétrica Potência Ativa; Potência Reativa; Potência Aparente. Múltiplos e Submúltiplos Conversões de Unidades de Medidas. Instrumentos de Medidas Voltímetro; Ohmímetro; Amperímetro; Wattímetro; Frequencímetro; Megômetro Fasímetro. 1ᵃ e 2ᵃ Lei de Ohm Enunciados das Leis de Ohm; Representações Matemática da Lei de Ohm. 1ᵃ e 2ᵃ Leis de Kirchhoff Enunciados da 1ᵃ Lei de Kirchhoff; Características do circuito em paralelo; Enunciados da 2ᵃ Lei de Kirchhoff; Características do circuito em série. Magnetismo e Eletromagnetismo Definição; Teoria de Weber; Indução Magnética; Princípio de funcionamento de bobinas; Fenômenos do Eletromagnetismo. Forma construtiva dos motores elétricos, e princípio de funcionamento Princípio de funcionamento; Lei de Faraday; Lei de Lenz. Conhecimentos Leitura do projeto elétrico Escalas e unidades de medida; Simbologias de acordo com as normas técnicas vigentes; Circuitos elétricos existente no projeto. Planejamento, programação e controle no desenvolvimento de serviços PDCA; 5s. Levantamento dos recursos necessários: humanos e materiais Check List. Organização de espaços: Noções de Lay-out e fluxo de trabalho Montagem do Layout. Ambiental na execução de serviços Box simulando uma casa. Aspectos de qualidade na seleção de materiais, máquinas e equipamentos; Saúde, segurança e preservação. Normas técnicas Normalização; NBR 5410; NR 10. Diagramas elétricos Diagrama funcional; Diagrama multifilar; Diagrama unifilar. Sistema de Aterramento Principais Objetivos do Aterramento; Sistema de Aterramento; Fatores que influenciam no aterramento. Dimensionamento dos Circuitos Dimensionamento do circuito de iluminação e tomadas; Seções mínimas dos condutores elétricos; Dispositivo de proteção. Uso Racional de Energia Dicas para o uso correto de energia; Dicas de segurança; Eficiência energética. Dispositivos de Segurança Disjuntores termomagnéticos; Dispositivo Diferencial Residual (DR); Dispositivos de Proteção Contra Surto (DPS); Pára-Raios. Emendas ou conexões em instalações elétricas Tipos de Emendas; Tipos de Conectores; Isolação das Emendas. Instalação de: Lâmpada incandescente, mista, vapor de sódio e vapor mercúrio, comandada por interruptor simples; Tomada 2P + T, 10 A, 250 V (TUG); Tomada 2P + T, 20 A, 250 V (TUE); Tomada 3P +N+ T, 10 A, 220 V (INDUSTRIAL); Lâmpada comandada por interruptor simples conjugado com tomada 2P + T; Lâmpada comandada por interruptores Paralelos; Instalações de quadros de medição monofásicos padronizados; Instalação de dispositivos de proteção, Disjuntor termomagnético, DR, Relés, DPS e Para-raios; Instalação de lâmpada comandada por interruptores Paralelos e Intermediários; Instalação de lâmpadas comandadas por Programador horário. Instalação de lâmpada Incandescente comandada por Dimmer; Instalação de lâmpada comandada por relé foto elétrico; Instalação de lâmpada comandada por sensor de presença; Instalação de Luminárias fluorescente tubular; Instalação de luminária de leds; Quadro de Distribuição Monofásico; Instalação de quadro de distribuição monofásico. Noções de Motores elétricos: Princípio de funcionamento; Classificação dos motores elétricos; Fechamentos dos terminais do motor elétrico. Instalação de: Instalação de motor monofásico e trifásico com chave de partida direta e reversora manual; Instalação de Motor Monofásico e Trifásico com chave Magnética para partida direta; Instalação de motor bomba monofásica e trifásica com chave magnética comandada por chave de boia. Manutenção em Instalações elétricas prediais: Esquema elétrico; Estudo dos tipos de manutenção; Causas de falhas e defeitos em sistemas elétricos prediais; Ferramentas de diagnóstico de defeitos Execução da manutenção Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Instalações Elétricas Industriais 180h Dispositivos de proteção Fusíveis; DPS; Disjuntor motor; Disjuntor termomagnético; Relé térmico; Relé de nível; Relé falta de fase; Dispositivos de Comando e acionamento Botoeiras; Chaves fins de curso; Sensores; Chaves seletoras; Relé de tempo. Contatores; Mini Contatores; Sinalização Tipos de sinalizadores; Simbologia; Sinaleiros luminosos; Cores padronizadas de sinalizadores. Normas técnicas NBR 5410 NBR 5444 NBR 7845 NBR 5413 Simbologia, leitura e interpretação de diagramas de comandos elétricos. Diagrama multifilar; Diagrama unifilar; Diagrama tradicional. Motores Tipos de motores em corrente alternada; Tipos de motores em corrente Contínua; Placa de identificação dos motores elétricos; Categoria dos motores elétricos; Fator de serviço; Classe de isolamento; Letra código; Regime; Grau de Proteção (IP) Motor de indução (assíncrono); Motor de indução (assíncrono); Motor Dahlander; Ligação de motores; Montagem de painéis de comando Usinagem; Identificação dos pontos de acionamento e iluminação no painel; Contator Funcionamento; Características técnicas; Tipos de contatores comerciais; Simbologia numérica e literal; Intertravamento de contatores; Intertravamento elétrico; Intertravamento mecânico. Métodos de Partida Direta e Indireta para Motores Elétricos Motor trifásico comandado por disjuntor industrial; Partida direta manual; Partida com chave reversora manual; Partida com chave estrela-triângulo (Y-Δ) manual; Partida com chave de comutação polar manual; Montagem e instalação de chave magnética para motores trifásicos com partida direta; Montagem e instalação de chave magnética para motores trifásicos com reversão; Montagem e instalação de chave magnética para motores trifásicos com reversão e chaves fim-de-curso; Chave Magnética para partida de motor trifásico em estrela-triângulo (Com temporizador eletrônico); Chave magnética para partida de motor trifásico em estrela-triângulo (Com temporizador estrela-triângulo); Chave magnética para partida compensada de motor trifásico; Chave magnética para partida compensada de motor trifásico com reversão; Chave magnética para partida direta consecutiva de motor trifásico; Chave magnética para partida direta de motor Dahlander; Chave magnética para partida direta de motor Dahlander com reversão; Montagem e instalação de chave magnética para motores trifásicos com frenagem por corrente retificada; Métodos de Partida Eletrônica para Motores Elétricos Instalação e parametrização de motores por Soft start; Instalação e parametrização de motores por Inversor de frequência, Instalação de motores por CLP. Manutenção em Instalações elétricas Industriais: Esquema elétrico; Estudo dos tipos de manutenção; Causas de falhas e defeitos em sistemas elétricos prediais; Ferramentas de diagnóstico de defeitos Execução da manutenção Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Sistemas Automatizados 80h Introdução a CLP Histórico, Evolução e Aplicações do CLP; Estrutura básica Funcionamento; Ciclo de processamento SCAN Arquitetura de um CLP Dimensionamento; Tratamento das Variáveis Tipos de dados Endereçamento Tipos de memorias Áreas da memoria Tipos de entradas e saídas Características das entradas e saídas Módulos de entradas Tratamento do sinal de entrada Módulos de saída Tratamento do sinal de saída Planejamento das atividades de montagem e instalação elétrica; Ferramentas e equipamentos específicos conforme normas de segurança; Manuseio e zelo dos equipamentos e ferramentas; Utilização e teste de instrumentos de medida; Testes dos cabos para rede de comunicação industrial; Instalação dos controladores lógicos modulares e monoblocos; Conexões elétricas de entradas e saídas; Manutenção dos sistemas com controladores programáveis. Linguagens de programação; Classificação; Áreas de memória do controlador lógico programável; Diagramas de contatos; Diagrama de blocos lógicos. Normalização; Noções da Norma Regulamentadora IEC 61131-3. Planejamento das atividades de montagem e instalação elétrica; Visão geral do compilador de programação, conforme modelo do controlador programável; Configuração do hardware do CP; Desenvolvimento do programa na linguagem LADDER; Instruções básicas SET-RESET; Instrução temporização Instrução contagem Instrução comparação Funções aritméticas e operações com Bits; Diagramas de bloco funcionais (FBD); Tratamento de sinais analógicos; Especificação do controlador lógico programável; Envio, compilação e teste do sistema para o controlador programável; Monitoração do Sistema (Program Status); Programar para aplicações industriais: Partida direta de um motor; Sinalização intermitente; Partida com reversão de um motor com intertravamento lógico e elétrico; Partida Estrela-Triângulo de um motor; Semáforo de controle de tráfego; Acionamento de esteiras como motores elétricos, sensores e atuadores; Controle de nível de água e misturador de tinta com motobomba e sensores específicos. Introdução a INVERSORES Histórico, Evolução e Aplicações dos inversores; Estrutura básica Funcionamento; Comunicação Arquitetura dos Soft e inversores Dimensionamento; Entradas e saídas Tipos de entradas Tipos de saídas Entrada de força (linha) Saída de força (carga) Tipos de controle e comunicação Características de comunicação Módulos de comunicação Tratamento dos parâmetros Módulos expansíveis Acesso aos parâmetros Níveis de programação Configurações iniciais Partida simplificada Acompanhamento de parâmetros segundo manual Configuração Básica Parâmetros de fabrica Parâmetros para acionamento básico de motores elétricos Parâmetros de controle avançado Condições de segurança Emergência (externo) Intertravamento (externo) Conjunto de instruções Rampa de aceleração Rampa de desaceleração Freio elétrico Jog Conforme Normas técnicas Normalização; Noções da NEMA MG1.12.53 e IEC 79.7 Causas de falhas e defeitos em sistemas de utilização Procedimentos de diagnósticos em sistemas com Inversores. INVERSORES E CONVERSORES DE FREQUENCIA Ensaios Acionamento local/remoto Partida em rampa controlada Mudança de velocidade e sentido Parada via IHM ou D.IN. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.