Área de Atuação ELETROELETRÔNICA

Curso MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELETRÔNICOS INDUSTRIAIS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 120h

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Sistemas Eletrônicos Industriais 120h 1. Sistemas de partida de motores convencionais: 1.1. Direta: 1.1.1. Dispositivos de sinalização, 1.1.2. Botões, 1.1.3. Contatores e relés, 1.1.4. Fusíveis, 1.1.5. Disjuntores (termomagnético e motor), 1.1.6. Relés térmicos, 1.1.7. Finalidade do sistema de partida, 1.1.8. Funcionamento do sistema de partida, 1.1.9. Sensor de nível mecânico (chave bóia) 1.1.10. Procedimento de Testes, 1.1.11. Possíveis Falhas. 1.2. Direta com reversão: 1.2.1. Características construtivas internas e princípio de funcionamento de Motor trifásico com rotor gaiola de esquilo, 1.2.2. Sensores: indutivo 1.2.3. Finalidade do sistema de partida, 1.2.4. Funcionamento do sistema de partida, 1.2.5. Procedimento de Testes, 1.2.6. Possíveis Falhas. 1.3. Estrela – triângulo: 1.3.1. Temporizadores, 1.3.2. Finalidade do sistema de partida, 1.3.3. Funcionamento do sistema de partida, 1.3.4. Procedimento de Testes, 1.3.5. Possíveis Falhas. 1.4. Compensadora: 1.4.1. Autotransformadores, 1.4.2. Transformadores de corrente, 1.4.3. Finalidade do sistema de partida, 1.4.4. Funcionamento do sistema de partida, 1.4.5. Procedimento de Testes, 1.4.6. Possíveis Falhas. 1.4.7. Sensor de temperatura 1.5. Com comutação de velocidades: 1.5.1. Características construtivas internas e princípio de funcionamento de Motor trifásico tipo Dahlander, 1.5.2. Finalidade do sistema de partida, 1.5.3. Funcionamento do sistema de partida, 1.5.4. Procedimento de Testes, 1.5.5. Possíveis Falhas. 1.6. Aceleração rotórica: 1.6.1. Características construtivas internas e princípio de funcionamento de Motor trifásico com rotor bobinado, 1.6.2. Finalidade do sistema de partida, 1.6.3. Funcionamento do sistema de partida, 1.6.4. Procedimento de Testes, 1.6.5. Possíveis Falhas. 1.7. Motores de corrente contínua: 1.7.1. Características construtivas internas e princípio de funcionamento de Motores de corrente contínua, 1.7.2. Finalidade do sistema de partida, 1.7.3. Funcionamento do sistema de partida, 1.7.4. Procedimento de Testes, 1.7.5. Possíveis Falhas. 1.7.6. Conversores CA/CC 1.8. Servomotores: 1.8.1. Características construtivas internas e princípio de funcionamento de Servomotores, 1.8.2. Finalidade do sistema de partida, 1.8.3. Funcionamento do sistema de partida, 1.8.4. Procedimento de Testes, 1.8.5. Possíveis Falhas. 1.8.6. Tacogerador, 1.8.7. Encoders, 1.8.8. Resolver; 1.8.9. Servoconversores. 2. Soft Starter: 2.1.1. Finalidade do sistema de partida, 2.1.2. Funcionamento do sistema de partida, 2.1.3. Procedimento de Testes, 2.1.4. Possíveis Falhas. 2.2. Conversor CA/CA (Inversor de frequência): 2.2.1. Finalidade do sistema de partida, 2.2.2. Funcionamento do sistema de partida, 2.2.3. Procedimento de Testes, 2.2.4. Possíveis Falhas. 3. Sistemas Eletropneumáticos: 3.1.1. Circuito eletropneumático 3.1.2. Unidade de conservação, 3.1.3. Elementos de trabalho, 3.1.4. Válvulas direcionais, 3.1.5. Eletroválvula 3.1.6. Finalidade do sistema, 3.1.7. Funcionamento do sistema, 3.1.8. Sensor de pressão 3.1.9. Sensor capacitivo 3.1.10. Procedimento de Testes, 3.1.11. Possíveis Falhas. 3.2. Sistemas Eletrohidráulicos: 3.2.1. Circuito eletrohidráulico, 3.2.2. Unidade hidráulica, 3.2.3. Elementos de trabalho, 3.2.4. Válvulas direcionais, 3.2.5. Eletroválvula 3.2.6. Finalidade do sistema, 3.2.7. Funcionamento do sistema, 3.2.8. Sensor de vazão 3.2.9. Procedimento de Testes, 3.2.10. Possíveis Falhas. 4. Controladores Programáveis: 4.1. Estrutura básica, 4.2. Ciclo de processamento SCAN, 4.3. Arquitetura de um CLP, 4.4. Sistema de memória; 4.5. Comunicação com computador e Interface Homem Máquina 4.6. Tipos de entrada e saída (digital e analógica), 4.7. Configuração dos módulos de entrada e saída, 4.8. Programação de entradas e saídas digitais 4.9. Interface Homem Máquina 4.10. Testes de cabos de redes industriais 4.11. Monitoração 4.12. Finalidade, 4.13. Funcionamento, 4.14. Procedimento de Testes, 4.15. Falhas possíveis. 4.16. Sensor ultrassônico 4.17. Sensores óptico 4.18. Sensor pick-up - Diagnóstico de defeitos e falhas em sistemas eletroeletrônicos industriais: - Manutenção Corretiva - Coleta de dados, - Documentação técnica, - Entrevista com o operador, - Levantamento de hipóteses, - Inspeção visual, - Comparação com outro equipamento, - Comparação com esquema elétrico, - Manutenção preventiva: - Inspeção visual e instrumental periódica, - Análise de valores medidos com os referenciais típicos, - Registro de anomalias constatadas nos sistemas, - Planejamento da manutenção preditiva e otimização; - Manutenção Corretiva - Teste de continuidade, - Teste de isolação, - Teste de presença de tensão, - Por software, - Comprovação das hipóteses, - Registrando informações sobre as causas de falhas e defeitos. - Manutenção preventiva: - Procedimentos de inspeção visual dos elementos de potência e comando; - Procedimentos para testes dos dispositivos de proteção; - Substituição de componentes; - Limpeza e lubrificação; - Procedimentos para a verificação de parâmetros elétricos de circuitos eletroeletrônicos industriais; - Aspectos relacionados ao meio ambiente, saúde e segurança do trabalho na execução dos serviços de manutenção industrial. - Validação da manutenção em sistemas elétricos industriais: - Rotinas para o teste de funcionamento do sistema; - Rotina para a medição das grandezas envolvidas; - Rotina de encerramento de ordem do serviço. - Registros dos serviços de manutenção realizados • Atitudes e comportamento ético na manutenção de Sistema de Rede de Comunicação de Dados de Veículos; • Visão Sistêmica Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.