CARGA HORÁRIA TOTAL: 1200h
HABILITAÇÃO TÉCNICA
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Fundamentos da Eletroeletrônica | 200h | Eletrotécnica Básica Matéria: conceito, estrutura, camada de valência; Fundamentos de Eletrostática e Eletrodinâmica, Carga Elétrica, Eletrização, Lei de Coulomb, Campo elétrico, Força elétrica, Potencial elétrico, Diferença de Potencial, Corrente Elétrica, Energia elétrica, Potência elétrica; *(Potência de base dez, números fracionários e decimais, múltiplos e submúltiplos, conversão de base numérica); Grandezas elétricas: Corrente, Tensão, Resistência, Potência, Frequência e seus Instrumentos de Medidas; Efeitos da corrente elétrica: eletrolítico e térmico (efeito Joule); Resistividade: Materiais condutores, isolantes e resistivos; Circuitos de Corrente Contínua: Circuitos série, paralelo e misto; Circuitos elétricos: Série, paralelo e misto; Leis de OHM; *(Função Linear, Funções Trigonométricas); Resistores, Associação de Resistores; Fontes geradoras de corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada; Processos de geração de energia: Pressão, Química, Magnética, Térmica, Mecânica, Luminosa; Leis de Kirchoff; *(Sistemas Lineares); Teoremas de Thévenin e Norton; Potência em corrente contínua; *(Funções do 1º e do 2º Grau); Magnetismo: Origem do magnetismo, Teoria WEBER, Teoria dos domínios magnéticos, Campo magnético, Densidade de campo magnético ou densidade de fluxo magnético, Indução magnética – Imantação, Classificação das substâncias quanto ao comportamento magnético, Permeabilidade magnética, Relutância magnética; Eletromagnetismo: campo magnético no condutor, regras, força Lorentz, lei de Faraday, lei de Lenz, auto indução; Indutores e Capacitores: conceitos e características; Propriedade dos Materiais: Resistência, Condutância, Resistividade, Susceptância, Coeficiente de temperatura e impedância; Transformadores elétricos: conceitos e características Corrente elétrica alternada: frequência, período, amplitude, valor médio; Conceitos básicos de circuito em corrente alternada: Resistivo, indutivo, capacitivo; Conceitos básicos de potência em circuitos de corrente alternada: Ativa, reativa e aparente; Conservação e racionalização de energia; Formas alternativas de geração de energia; Sistemas de distribuição de energia elétrica: normas, isolação e aterramento; Conceitos de retificação de corrente elétrica; Circuitos Trifásicos: Características de tensão (linha e fase), corrente (linha e fase), potências (ativa, reativa e aparente) e Fator de potência (FP – cos) nas configurações, Estrela, Delta. *(Números Complexos); Conceitos de inversão de corrente elétrica; Motores Elétricos (conceitos Básicos); Princípios de funcionamento do gerador trifásico; Princípios de Eletrônica; Diodos semicondutores; Retificação monofásica; Diodo Zener; Retificação trifásica; Led; Reguladores de tensão; Filtro capacitivo; Transistor de junção bipolar: Construção, Polarização, Curvas características, Regiões de operação; Fontes: Reguláveis e Chaveadas; Metrologia aplicada a sistemas eletroeletrônicos; Instrumentos de medição de grandezas elétricas; Princípio de funcionamento dos instrumentos de medida: ferro móvel, bobina móvel, eletrodinâmico, ressonante, digitais, Características básicas dos instrumentos de medida: escala, precisão, sensibilidade, posição, isolação; Instrumentos e grandezas: voltímetro, amperímetro, ohmímetro, wattímetro, cossifímetro, frequencímetro, multímetros, medidores de energia elétrica; Transformadores de Corrente – TC; Transformadores de Potência – TP: características, aplicações e recomendações de uso; Instrumentos de Painel; Instrumentos Portáteis; Ferramentas; Ferramentas manuais para a instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos: tipos, características, aplicações, técnicas e recomendações de uso, conservação; Materiais: tipos, características e aplicações; Condutores elétricos; Acionadores e acessórios: botoeiras, chaves fim de curso, alavancas, sensores; Sinalizadores e acessórios: óticos e sonoros; Dispositivos de manobra e acessórios: contatores de potência, relés de interface; contatores auxiliares; relés de estado sólido e chaves manuais; Dispositivos de proteção e acessórios: fusíveis, disjuntores, disjuntor-motor, relé térmico de sobrecarga, relé falta de fase, relé sequência de fase; Tomadas, conectores e plugues industriais; Quadro de comandos e acessórios: canaletas, trilhos, identificadores, exaustores, filtros de ar, prensa-cabos, terminais, etc; Dispositivos Retificadores: ponte retificadora; diodo retificador; fonte chaveada; Fundamentos de Desenho Técnico; Razão e importância (o desenho e o técnico); Normas – ABNT – ISO – DIN e outros; Instrumentos e utensílios de desenho; Formatos e dobramentos de papel; NBRs pertinentes a Escrita, Escalas e Linhas; Projeção ortogonal: projeção no primeiro e terceiro diedros, vistas, esboço cotado de vistas, cotagem; Perspectiva: paralela cavaleira, axométrica e isométrica, desenho isométrico (visão explodida), esboço cotado em perspectiva; Segurança; Procedimentos de segurança em instalações elétricas; Choque elétrico: efeitos; fatores determinantes da gravidade do choque elétrico; Equipamentos elétricos industriais e medidas de proteção; Segurança nas proximidades de redes elétricas energizadas; Equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs); Normas e Regulamentações: conceitos e aplicações; NBR-5410: instalações elétricas de baixa tensão; Regulamento das Instalações Consumidoras de Baixa Tensão; NR 10: segurança em instalações e serviços em eletricidade; Condições ambientais para instalação de sistemas elétricos; Obstáculos em estruturas de instalação (máquinas, veículos, esteiras, sistemas hidráulicos, sistemas automatizados, gás, vigas, colunas, ...); Estruturas industriais (galerias, instalações suspensas, passarelas, ...); Efeitos das condições ambientais nas instalações elétricas; Temperatura; Umidade; Maresia; Altitude; Ventilação; Pressão; Outros; Organização de ambientes de trabalho; Ferramenta da Qualidade: 5S; EPIs e EPCs: Conceitos, funções e uso; Princípios de organização Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância; Organização do espaço de trabalho; Ferramenta da Qualidade: 5S; EPIs e EPCs: Conceitos, funções e uso. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Comunicação Técnica e Informática | 40h | 1 Documentação Técnica Aplicada à Eletroeletrônica: definições, características, estrutura, fontes acesso confiáveis, finalidades e responsabilidades dos usuários; 1.1 Informativos; 1.2 Jornalísticos; 1.3 Catálogos (físicos e eletrônicos); 1.4 Manuais de Fabricantes; 1.5 Relatórios; 1.6 Ordens de Serviço; 1.7 Procedimentos; 1.8 Normas Técnicas; 1.9 Normas Regulamentadoras; 1.10 Legislação; 1.11 Memoriais Descritivos; 1.12 Orçamentos; 1.13 Boletins Técnicos; 1.14 Checklist; 1.15 Permissão de Trabalho; 2 Comunicação oral: técnicas de argumentação; 3 Informática Aplicada (como ferramenta de apoio à elaboração de documentos técnicos, apresentações e pesquisas); 3.1 Editor de Textos; 3.1.1 Tipos; 3.1.2 Formatação; 3.1.3 Configuração de páginas; 3.1.4 Importação de figuras e objetos; 3.1.5 Inserção de tabelas e gráficos; 3.1.6 Arquivamentos; 3.1.7 Controles de exibição; 3.1.8 Correção ortográfica e dicionário; 3.1.9 Quebra de páginas; 3.1.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens; 3.1.11 Marcadores e numeradores; 3.1.12 Bordas e sombreamento; 3.1.13 Colunas; 3.1.14 Ferramentas de desenho; 3.1.15 Controle de alterações; 3.1.16 Criação de índice/sumário; 3.1.17 Impressão; 3.1.18 Outros; 3.2 Editor de Planilhas Eletrônicas; 3.2.1 Funções/finalidades; 3.2.2 Linhas, colunas e endereços de células; 3.2.3 Formatação de células; 3.2.4 Configuração de páginas; 3.2.5 Inserção de fórmulas básicas; 3.2.6 Classificação e filtro de dados; 3.2.7 Gráficos, quadros e tabelas; 3.2.8 Impressão; 3.2.9 Outros; 3.3 Editor de Apresentações; 3.3.1 Criação de apresentações em slides e vídeos; 3.3.2 Recursos multimídia de apoio a apresentações e vídeos; 3.3.3 Outros; 3.4 Internet; 3.4.1 Normas de uso; 3.4.2 Navegadores; 3.4.3 Sites de busca; 3.4.4 Download e gravação de arquivos; 3.4.5 Direitos autorais (citação de fontes de consulta); 3.4.6 Criação de contas e uso de correio eletrônico; 3.4.7 Armazenamento de arquivos em nuvem; 4 Ética e Segurança na Internet; 4.1 Código de conduta; 4.2 Respeito às individualidades pessoais; 4.3 Ética nas relações interpessoais; 4.4 Direitos e deveres individuais e coletivos. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Instalação de Sistemas Elétricos Industriais | 100h | 1 Máquinas elétricas; 1.1 Tipos: geradores, motores e transformadores; 1.1.1 Identificação; 1.1.2 Características; 1.1.3 Simbologia; 1.1.4 Ligações; 1.1.5 Funcionamento: a vazio e com carga; 1.2 Testes: tensão, corrente e resistência; 2 Dispositivos de Sistemas Elétricos Industriais; 2.1 Dispositivos de sinalização; 2.1.1 Tipos: botões de comando, contatores, relés temporizadores e sensores; 2.1.2 Características; 2.1.3 Simbologias; 2.2 Dispositivos de manobra; 2.2.1 Tipos: luminosa e sonora; 2.2.2 Características; 2.2.3 Simbologias; 2.3 Dispositivos de proteção; 2.3.1 Tipos: relés, fusíveis, disjuntores, disjuntores-motor e supressores; 2.3.2 Características; 2.3.3 Simbologias; 3 Diagramas Elétricos; 3.1 Tipos; 3.1.1 Unifilar; 3.1.2 Multifilar; 3.1.3 Funcional; 3.2 Diagrama de comando; 3.3 Diagrama principal (força); 4 Planejamento operacional; 4.1 Definição das etapas de trabalho; 4.2 Fases de execução; 4.3 Previsão do tempo; 4.4 Previsão de recursos; 4.5 Ordem de serviço; 4.6 Análise Preliminar de Riscos (APR); 4.7 Orçamento; 5 Ferramentas e equipamentos; 5.1 Tipos; 5.2 Características; 5.3 Aplicações; 6 Normas e Regulamentações; 6.1 Normas técnicas; 6.2 Normas Regulamentadoras; 6.3 Normas da concessionária de energia elétrica; 6.4 Resoluções de meio ambiente; 7 Montagem de infraestrutura; 7.1 Tipos de infraestrutura; 7.1.1 Perfilados, eletrocalhas, leitos, canaletas e acessórios; 7.1.2 Condutores elétricos; 7.1.3 Tomadas, conectores, plugues industriais; 7.1.4 Quadro/painéis de comandos e acessórios; 7.2 Obstáculos em estruturas de instalação; 7.3 Estruturas industriais (galerias, instalações suspensas, passarelas); 8 Procedimentos de Instalação de Acionamentos elétricos; 8.1 Sistema de partida direta 8.2 Sistema de partida direta com reversão; 8.3 Sistema de partida estrela triângulo; 8.4 Sistema de partida estrela triângulo com reversão; 8.5 Sistema de partida série paralelo; 8.6 Sistema de partida compensadora; 8.7 Sistema de partida compensadora com reversão; 8.8 Sistema de partida consecutivas; 8.9 Frenagem de motores elétricos por contra corrente e por injeção de corrente contínua; 8.10 Sistema de acionamentos de motores de múltiplas velocidades; 9 Ética; 9.1 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais; 9.2 Ética nos relacionamentos profissionais; 10 Comportamento e equipes de trabalho; 10.1 O homem como ser social; 10.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais; 10.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento; 10.4 Fatores de satisfação no trabalho. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Instalação de Sistemas Elétricos Prediais | 100h | 1 Projetos Residenciais; 1.1 Plantas; 1.2 Diagramas; 1.3 Simbologias e legendas; 2 Condições Ambientais; 2.1 Temperatura; 2.2 Umidade; 2.3 Maresia; 2.4 Ventilação; 3 Catálogos, Manuais e Sites de Fabricantes (nacionais e internacionais); 3.1 Especificações técnicas; 3.2 Ligações elétricas; 3.3 Parâmetros construtivos; 3.4 Terminologia técnica; 4 Máquinas e Ferramentas; 4.1 Tipos; 4.2 Características; 4.3 Aplicações; 4.4 Recomendações de uso; 5 Instrumentos de Medição; 5.1 Tipos; 5.2 Características; 5.3 Aplicações; 5.4 Técnicas de manuseio; 6 Normas e Regulamentações; 6.1 Normas técnicas; 6.1.1 Instalações elétricas de baixa tensão; 6.1.2 Símbolos e gráficos para instalações; 6.1.3 Iluminação de ambientes de trabalho; 6.1.4 Aterramento e SPDA; 6.2 Normas Regulamentadoras (NR); 6.2.1 Equipamentos de Proteção; 6.2.2 Segurança em instalações elétricas; 6.2.3 Trabalho em altura; 6.3 Normas da concessionária de energia elétrica; 6.4 Resoluções de meio ambiente; 7 Materiais e Componentes Elétricos; 7.1 Tipos de materiais ecomponentes; 7.1.1 Condutores elétricos; 7.1.2 Luminárias; 7.1.3 Interruptores; 7.1.4 Tomadas; 7.1.5 Cigarras e campainhas; 7.1.6 Torneira e chuveiro elétrico; 7.1.7 Centro de distribuição; 7.1.8 Motores elétricos; 7.1.9 Medidores de energia; 7.1.10 Emendas pré-fabricadas; 7.1.11 Terminais e conectores; 7.2 Tipos de acessórios; 7.2.1 Caixas de passagem; 7.2.2 Caixas de distribuição; 7.2.3 Elementos de fixação; 7.3 Características; 7.4 Formas de ligação; 7.5 Aplicações; 8 Dispositivos de Sistemas Elétricos Prediais; 8.1 Dispositivos de manobra; 8.1.1 Tipos: interruptores, botões, sensores, relés e dimmer; 8.1.2 Características; 8.1.3 Simbologias; 8.2 Dispositivos de proteção; 8.2.1 Tipos: relés, fusíveis, disjuntores, disjuntores-motor e supressores; 8.2.2 Características; 8.2.3 Simbologias; 9 Planejamento da instalação; 9.1 Plano de trabalho; 9.1.1 Compatibilização dos sistemas construtivos; 9.1.2 Estruturas para instalação (alvenaria, gesso, madeiras); 9.2 Ordem de serviço (OS); 9.3 Lista de verificações (checklist); 9.4 Análise Preliminar de Riscos (APR); 9.5 Fases do trabalho de instalação; 9.6 Previsão de recursos; 9.6.1 Disponibilidade (turnos de trabalho, acesso e liberação); 9.6.2 Listas de Materiais; 9.6.3 Lista de Ferramentas, Máquinas, Equipamentos e Instrumentos; 9.6.4 Lista de EPIs e EPCs; 9.7 Cronograma; 10 Montagem de infraestrutura; 10.1 Tipos de instalações; 10.1.1 Aparentes; 10.1.2 Embutidas; 10.1.3 Aérea; 10.2 Tipos de infraestrutura; 10.2.1 Perfilados, eletrocalhas, eletrodutos, leitos, canaletas e acessórios; 10.2.2 Condutores elétricos; 10.2.3 Tomadas, conectores e plugues; 10.2.4 Quadro de distribuição; 10.2.5 Quadro de comando; 10.2.6 Quadro de medição; 10.3 Obstáculos em estruturas de instalação; 10.4 Estruturas prediais (galerias, instalações suspensas, passarelas, vigas e pilares); 11 Procedimentos de instalação; 11.1 Conexões elétricas; 11.2 Circuito de alimentação e distribuição; 11.3 Dispositivo de proteção; 11.4 Quadros elétricos; 11.5 Sistema de acionamento de motores; 11.6 Sistema de aterramento; 11.7 Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA); 11.8 Circuitos terminais de tomadas; 11.9 Circuitos terminais de iluminação; 11.10 Circuitos de emergência; 11.11 Padrões de medidores de energia elétrica; 11.12 Sistemas autônomos de segurança patrimonial; 12 Comissionamento; 12.1 Isolação elétrica; 12.2 Corrente elétrica; 12.3 Tensão de fase; 12.4 Tensão de linha; 12.5 Continuidade de aterramento; 12.6 Testes de funcionamento; 13 Orçamentos; 13.1 Mão de obra; 13.2 Materiais; 13.3 Serviços terceirizados; 13.4 Fornecedores; 13.5 Locação de equipamentos; 14 Segurança no Trabalho; 14.1 Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; 14.2 Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos; 14.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções; 14.4 Mapa de riscos (Finalidades); | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Instalação de Sistemas Eletroeletrônicos Industriais | 240h | 1 Componentes Optoeletrônicas; 1.1 Indicador de sete segmentos; 1.2 Fotodiodo; 1.3 Fototransistor; 1.4 Acoplador ótico; 2 Tiristores; 2.1 Tipos; 2.1.1 Retificador controlado de silício (SCR); 2.1.2 Bidirecionais (DIAC e TRIAC); 2.2 Aplicações; 2.2.1 Circuito de controle de potência; 3 Dispositivos de proteção; 3.1 Tipos; 3.1.1 Fusíveis; 3.1.2 Termistores; 3.1.3 Varistores; 3.2 Características; 3.3 Aplicações; 4 Placas de Circuito Impresso (PCI); 4.1 Tipos; 4.2 Materiais; 4.3 Processos de fabricação; 5 Componentes Eletrônicos; 5.1 Tipos; 5.1.1 Tecnologia com pinos de passagem em furos (PTH); 5.1.2 Tecnologia para montagem em superfície (SMT); 5.2 Encapsulamentos; 5.3 Técnicas de manuseio; 5.3.1 Procedimentos elétricos; 5.3.2 Procedimentos mecânicos; 5.4 Conectores; 5.4.1 Definição; 5.4.2 Tipos; 5.4.3 Técnicas de montagem; 5.5 Transistor de efeito de campo (MOSFET); 5.5.1 Características; 5.5.2 Aplicações; 6 Planejamento da Montagem Eletrônica; 6.1 Levantamento de necessidades; 6.2 Sequenciamento de atividades; 6.3 Cronograma de atividades; 7 Ferramentas; 7.1 Tipos; 7.2 Características; 7.3 Aplicações; 7.4 Recomendações de uso; 8 Procedimentos de Montagem Eletrônica; 8.1 Inserção de componentes; 8.2 Fixação de componentes e acessórios; 8.3 Soldagem; 8.3.1 Materiais para soldagem; 8.3.2 Técnicas de soldagem; 8.3.3 Segurança durante a soldagem; 8.3.4 Descarte de materiais; 8.3.5 Normas técnicas; 9 Procedimentos de Validação; 9.1 Testes de funcionamento; 9.2 Equipamentos de testes e verificação; 9.3 Instruções de trabalho; 9.4 Normas técnicas; 9.5 Registros de validação; 10 Sistemas de Numeração; 10.1 Sistema binário; 10.2 Sistema octal; 10.3 Sistema hexadecimal; 10.4 Conversões entre os sistemas; 11 Circuitos Lógicos; 11.1 Portas lógicas; 11.1.1 Tipos; 11.1.2 Função lógica; 11.1.3 Tabela da verdade; 11.2 Expressões algébricas; 11.2.1 Teoremas de álgebra booleana; 11.2.2 Teoremas de DeMorgan; 11.2.3 Simplificação algébrica; 11.2.4 Simplificação de circuitos lógicos; 11.3 Circuitos integrados digitais; 12 Procedimentos de Instalação de Acionamentos elétricos; 12.1 Inversor de frequência 12.2 Partida suave (soft-starter); 12.3 Controladores programáveis (CLP); 12.3.1 Arquitetura; 12.3.2 Tipos; 12.3.3 Linguagens; 12.3.4 Periféricos; 12.4 Controladores de potência; 12.5 Relés de estado sólido; 12.6 Sistema supervisório; 13 Comissionamento; 13.1 Isolação elétrica; 13.2 Corrente elétrica; 13.3 Tensão de fase; 13.4 Tensão de linha; 13.5 Continuidade de aterramento; 13.6 Testes de funcionamento; 14 Novas tecnologias aplicadas à eletroeletrônica; 14.1 Computação em nuvens; 14.2 Internet das coisas (IoT); 14.3 Realidade aumentada; 14.4 Infraestrutura para manufatura avançada; 15 Conceitos de planejamento, organização e controle; 16 A importância da organização do local de trabalho; 17 Pesquisa; 17.1 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; 17.2 Características; 17.3 Métodos; 17.4 Fontes; 17.5 Estruturação. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão da Instalação de Sistemas Eletroeletrônicos | 60h | 1 Planejamento; 1.1 Documentos normativos; 1.1.1 Legislações e normas; 1.1.2 Diretrizes internas; 1.1.3 Procedimentos Operacionais; 1.1.4 Instruções de trabalho; 1.2 Projetos; 1.2.1 Definição; 1.2.2 Fases do projeto; 1.2.3 Escopo, tempo e custo; 1.2.4 Técnicas de comunicação; 1.2.5 Técnicas de negociação; 1.2.6 Controle de documentos; 1.3 Ferramentas de Planejamento; 1.3.1 Fluxograma; 1.3.2 Ciclo PDCA; 1.3.3 Cronograma; 1.3.4 5W2H; 1.3.5 Plano de comunicação; 2 Gestão de Equipes de Trabalho; 2.1 Comunicação; 2.2 Treinamento; 2.3 Motivação; 2.4 Percepção e diferenças individuais; 2.5 Controle de conflitos; 2.6 Liderança; 2.7 Avaliação de desempenho; 2.8 Técnicas de condução de reuniões; 2.9 Feedback; 3 Gestão dos Processos; 3.1 Ferramentas de Controle; 3.1.1 Diagrama de Pareto; 3.1.2 Lista de verificação; 3.1.3 Macro fluxo de valor; 3.1.4 Cronoanálise; 3.1.5 Análise de valor agregado; 3.1.6 Relatório A3; 3.2 Sustentabilidade; 3.2.1 Princípios; 3.2.2 Indicadores; 3.3 Softwares de controle; 3.3.1 Conceito; 3.3.2 Operação; 3.3.3 Análise; 4 Orientações de prevenção de acidentes; 4.1 Sinalizações de segurança; 4.2 Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI; 4.3 PPRA: (Conceito, finalidades); 5 Fundamentos da Qualidade; 5.1 Princípios da qualidade; 5.1.1 Definição de qualidade; 5.1.2 Motivos e benefícios da gestão da qualidade; 5.1.3 Cultura organizacional; 5.2 Ferramentas da qualidade; 5.2.1 Brainstorming; 5.2.2 Ciclo PDCA; 5.2.3 Diagrama de causa e efeito; 5.2.4 Fluxograma; 5.2.5 Lista de verificação; 5.2.6 Diagrama de Pareto; 5.3 Sistemas de qualidade 5.3.1 Conceito; 5.3.2 Manuais de qualidade; 5.3.3 Certificação; 6 Meio Ambiente; 6.1 Desenvolvimento Sustentável; 6.1.1 Ecossistema; 6.1.2 Paradigmas ambientais 6.1.3 Conservação x preservação ambiental; 6.1.4 Desenvolvimento sustentável; 6.2 Gerenciamento de resíduos sólidos; 6.2.1 Caracterização; 6.2.2 Classificação; 6.2.3 Tratamento; 6.3 Gestão Ambiental; 6.3.1 Sistemas de gestão ambiental; 6.3.2 Responsabilidade ambiental. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Manutenção de Sistemas Elétricos Prediais | 40h | 1 Princípios da Manutenção; 1.1 Tipos de manutenção; 1.1.1 Preventiva; 1.1.2 Preditiva; 1.1.3 Corretiva; 1.2 Registros da manutenção; 1.3 Plano de manutenção; 2 Causas de Falhas e Defeitos; 2.1 Sistemas de alimentação elétrica instáveis; 2.2 Umidade em tubulações, fiações ou dispositivos; 2.3 Conexões com mau contato; 2.4 Regulagem inadequada dos sistemas de proteção; 2.5 Obstrução da ventilação de equipamentos; 2.6 Descargas atmosféricas e surtos; 2.7 Deterioração dos componentes; 2.8 Operação inadequada de dispositivos; 2.9 Obstrução por falta de limpeza; 2.10 Falta de neutro no sistema elétrico; 2.11 Curto-circuito; 2.12 Rompimento de condutores; 2.13 Fuga de corrente; 3 Ferramentas de Diagnóstico de Defeitos; 3.1 Coleta de dados; 3.2 Análise dos dados/defeitos; 3.3 Relatórios de diagnóstico; 3.4 Verificação das hipóteses; 3.5 Instrumentos de medição; 3.5.1 Temperatura; 3.5.2 Analisador de energia; 3.5.3 Multímetro; 4 Procedimentos de Manutenção; 4.1 Inspeção das instalações; 4.2 Testes em redes elétricas; 4.2.1 Medida de tensão; 4.2.2 Medida de corrente; 4.3 Ensaios das instalações; 4.4 Testes dos componentes; 4.5 Reparos ou substituições; 4.5.1 Dispositivos de comando; 4.5.2 Conexões; 4.5.3 Iluminação; 4.5.4 Sinalização; 4.5.5 Componentes elétricos; 4.5.6 Dispositivos de proteção elétrica; 4.5.7 Sistema autônomo de segurança patrimonial; 4.5.8 Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA); 4.6 Procedimentos de bloqueio e sinalização de energias; 5 Normas e Regulamentações; 5.1 Normas técnicas; 5.1.1 Instalações elétricas de baixa tensão; 5.1.2 Símbolos e gráficos para instalações elétricas prediais; 5.1.3 Iluminação de ambientes de trabalho; 5.1.4 Aterramento e SPDA; 5.2 Normas Regulamentadoras; 5.3 Resoluções de meio ambiente; 6 Segurança no trabalho; 6.1 Comportamento seguro; 6.2 Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Manutenção de Sistemas Elétricos Industriais | 60h | 2 Causas de Falhas e Defeitos; 2.1 Sistemas de alimentação elétrica instáveis; 2.2 Umidade em tubulações, fiações ou dispositivos; 2.3 Conexões com mau contato; 2.4 Regulagem inadequada dos sistemas de proteção; 2.5 Obstrução da ventilação de equipamentos; 2.6 Descargas atmosféricas e surtos; 2.7 Deterioração dos componentes; 2.8 Operação inadequada de dispositivos; 2.9 Obstrução por falta de limpeza; 2.10 Falta de neutro no sistema elétrico; 2.11 Rompimento de condutores; 2.12 Fuga de corrente; 2.13 Curto-circuito; 2.14 Sobrecargas; 2.15 Vibração e ruído; 3 Ferramentas de Diagnóstico de Defeitos; 3.1 Coleta de dados; 3.2 Análise dos dados/defeitos; 3.3 Verificação das hipóteses; 3.4 Relatórios de diagnóstico; 3.5 Instrumentos de medição; 3.5.1 Temperatura; 3.5.2 Analisador de energia; 3.5.3 Vibração; 3.5.4 Multímetro; 4 Procedimentos de Manutenção; 4.1 Técnicas de desmontagem de equipamentos elétricos industriais; 4.2 Inspeção das máquinas e equipamentos; 4.3 Testes em redes elétricas; 4.3.1 Medida de tensão; 4.3.2 Medida de corrente; 4.3.3 Fator de potência; 4.3.4 Isolação; 4.4 Ensaios de acionamentos; 4.5 Testes dos componentes; 4.6 Reparos ou substituições; 4.6.1 Dispositivos de comando; 4.6.2 Dispositivos de acionamento; 4.6.3 Dispositivos eletroeletrônicos; 4.6.4 Conexões; 4.6.5 Iluminação; 4.6.6 Componentes elétricos; 4.6.7 Sinalização; 4.6.8 Dispositivos de proteção elétrica; 4.6.9 Controladores programáveis; 4.6.10 Motores; 4.6.11 Transformadores; 4.6.12 Geradores; 4.6.13 Redes industriais; 4.7 Procedimentos de bloqueio e sinalização de energias; 4.8 Acionamentos lineares; 4.8.1 Eletropneumática; 4.8.2 Eletro hidráulica; 5 Normas e Regulamentações; 5.1 Normas técnicas; 5.2 Normas Regulamentadoras; 5.3 Resoluções de meio ambiente; 6 Controle emocional no trabalho; 6.1 Perceber, avaliar e expressar emoções no trabalho; 6.2 Fatores internos e externos; 6.3 Autoconsciência; 6.4 Inteligência emocional | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Manutenção de Sistemas Eletrônicos Industriais | 40h | 1 Causas de Falhas e Defeitos; 1.1 Sistemas de alimentação elétrica instáveis; 1.2 Umidade; 1.3 Conexões com mau contato; 1.4 Obstrução da ventilação de equipamentos; 1.5 Descargas atmosféricas e surtos; 1.6 Deterioração dos componentes; 1.7 Operação inadequada de dispositivos; 1.8 Obstrução por falta de limpeza; 1.9 Interferência eletroestática; 1.10 Fuga de corrente; 1.11 Curto-circuito; 2 Ferramentas de Diagnóstico de Defeitos; 2.1 Coleta de dados; 2.2 Análise dos dados/defeitos; 2.2.1 Inspeção visual; 2.2.2 Por comparação com esquema eletrônico; 2.2.3 Por comparação com outro equipamento; 2.3 Verificação das hipóteses; 2.4 Relatórios de diagnóstico; 2.5 Instrumentos de medição; 2.5.1 Temperatura; 2.5.2 Multímetro; 3 Procedimentos de Manutenção; 3.1 Testes em circuitos de alimentação; 3.1.1 Medida de tensão; 3.1.2 Medida de corrente; 3.2 Testes dos componentes; 3.3 Reparos ou substituições; 3.3.1 Conexões; 3.3.2 Componentes eletrônicos; 3.3.3 Componentes de proteção; 3.3.4 Dessoldagem e soldagem; 3.4 Limpeza de placas; 4 Normas e Regulamentações; 4.1 Normas técnicas; 4.2 Normas Regulamentadoras; 4.3 Resoluções de meio ambiente; 4.3.1 Descarte de materiais; 5 Organização do trabalho; 5.1 Estruturas hierárquicas; 5.2 Sistemas administrativos; 5.3 Gestão organizacional; 5.4 Controle de atividades; 6 Inovação; 6.1 Conceito; 6.2 Inovação x melhoria; 6.3 Visão inovadora; 7 Pesquisa; 7.1 Anterioridade; 7.2 Propriedade intelectual. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão da Manutenção de Sistemas Eletroeletrônicos | 40h | 1 Princípios da Manutenção; 1.1 Periodicidade da manutenção; 1.2 Qualificação do pessoal; 1.3 Verificações de rotina; 2 Planejamento; 2.1 Documentos Normativos; 2.1.1 Procedimentos Operacionais; 2.1.2 Instruções de trabalho; 2.2 Plano de Manutenção; 2.2.1 Dimensionamento de recursos humanos; 2.2.2 Dimensionamento de insumos e componentes; 2.2.3 Tipos de máquinas e ferramentas; 2.2.4 Documentos de controle; 2.3 Planejamento e programação da produção; 3 Controle da Manutenção; 3.1 Ferramentas de Controle; 3.1.1 Lista de verificação; 3.1.2 Ishikawa; 3.1.3 MASP; 3.1.4 FMEA; 3.1.5 FMECA; 3.1.6 Árvore de análise de falhas; 3.2 Softwares de Manutenção; 3.2.1 Conceito; 3.2.2 Operação; 3.2.3 Análise; 3.3 Indicadores de manutenção; 4 Qualidade Ambiental; 4.1 Homem e o meio ambiente; 4.2 Prevenção à poluição ambiental; 4.3 Aquecimento global; 4.4 Descarte de resíduos; 4.5 Reciclagem de resíduos; 4.6 Reciclagem de resíduos; 4.7 Uso racional de Recursos e Energias disponíveis; 4.8 Energias renováveis; 5 Ética; 5.1 Código de ética profissional; 5.2 Senso moral; 5.3 Consciência moral; 5.4 Cultura, história e dilema; 5.5 Cidadania; 5.6 Comportamento social; 5.7 Direitos e deveres individuais e coletivas; 5.8 Valores pessoais e universais; 5.9 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos; 6 Liderança; 6.1 Estilos: democrático, centralizador e liberal; 6.2 Características; 6.3 Papéis do líder; 6.4 Delegação; 6.5 Críticas e sugestões: análise, ponderação e reação; 6.6 Feedback (positivo e negativo) - Causas e efeitos; 6.7 Gestão de conflitos; 7 Conflitos nas Organizações; 7.1 Tipos; 7.2 Características; 7.3 Fatores internos e externos; 7.4 Causas; 7.5 Consequências; 8 Sistema de Gestão Qualidade; 8.1 ISO9001: aspectos centrais; 9 Sistema de Gestão Ambiental; 9.1 ISO14000: aspectos centrais. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Projetos de Instalações Elétricas Prediais | 80h | 1 Projeto elétrico predial; 1.1 Etapas do projeto; 1.1.1 Requisitos do projeto; 1.1.2 Desenho técnico; 1.1.3 Dimensionamento; 1.1.4 Quadro de carga; 1.1.5 Detalhamentos; 1.1.6 Memorial descritivo; 1.2 Definição; 1.3 Normas aplicadas; 1.4 Estimativa de custos; 2 Desenho Técnico de Projeto; 2.1 Ferramentas de desenho assistido por computador; 2.1.1 Comandos básicos; 2.1.2 Simbologia; 2.1.3 Recursos de edição; 2.1.4 Assistente de projeto; 2.2 Posicionamento dos componentes do sistema na planta; 2.3 Distribuição dos circuitos; 2.4 Diagramas elétricos; 3 Dimensionamento Elétrico; 3.1 Condutores; 3.1.1 Capacidade de condução de corrente (IZ); 3.1.2 Queda de tensão (ΔV); 3.1.3 Seção normalizada; 3.1.4 Aplicação do fator de demanda; 3.2 Condutos; 3.2.1 Eletrodutos; 3.2.2 Bandejas, leitos, prateleiras e suportes horizontais; 3.2.3 Canaletas e perfilados; 3.3 Dispositivos de proteção; 3.3.1 Seletividade; 3.3.2 Sobrecarga; 3.3.3 Curto-circuito; 3.3.4 Dispositivos Diferenciais Residuais (DR); 3.3.5 Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS); 3.4 Aterramento; 3.4.1 Especificação conforme norma; 4 Luminotécnica; 4.1 Iluminação de interiores; 4.2 Luminárias e distribuição; 4.3 Iluminação de exteriores; 5 Documentação do projeto; 5.1 Quadro de cargas; 5.2 Lista de material; 5.3 Memorial descritivo; 5.4 Memorial de cálculo; 6 Segurança no Trabalho; 6.1 Procedimentos de segurança no trabalho; 6.2 Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 - conceitos e aplicações); 7 Saúde ocupacional; 7.1 Conceito; 7.2 Exposição ao risco; 8 Meio ambiente e sustentabilidade; 8.1 Responsabilidades socioambientais; 8.2 Políticas públicas ambientais; 8.3 A indústria e o meio ambiente; 9 Desenvolvimento de equipes de trabalho; 9.1 Motivação de pessoas; 9.2 Capacitação; 9.3 Avaliação de desempenho; 9.4 Processos de comunicação; 10 Administração de conflitos; 10.1 Identificação; 10.2 Expressão de emoções; 10.3 Intervenção em conflitos; | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Projetos de Acionamento e Controle Industriais | 100h | 1 Projeto elétrico industrial; 1.1 Definição; 1.2 Etapas do projeto; 1.2.1 Requisitos do projeto; 1.2.2 Desenho técnico; 1.2.3 Dimensionamento; 1.2.4 Quadro de carga; 1.2.5 Detalhamentos; 1.2.6 Memorial descritivo; 1.3 Normas aplicadas; 1.4 Estimativa de custos; 2 Desenho Técnico de Projeto; 2.1 Ferramentas de desenho assistido por computador; 2.1.1 Simbologia; 2.1.2 Recursos de edição; 2.1.3 Assistente de projeto; 2.2 Posicionamento dos componentes do sistema no quadro de comandos; 2.3 Distribuição dos circuitos; 2.4 Diagramas elétricos; 2.4.1 Multifilar (força e comando); 2.4.2 Unifilar; 3 Dimensionamento de Acionamentos; 3.1 Condutores; 3.1.1 Capacidade de condução de corrente (IZ); 3.1.2 Queda de tensão (ΔV); 3.1.3 Seção normalizada; 3.1.4 Fator de demanda; 3.1.5 Fator de serviço; 3.1.6 Fator de simultaneidade; 3.1.7 Fator de utilização; 3.1.8 Fator de potência; 3.2 Dispositivos de proteção; 3.2.1 Seletividade; 3.2.2 Sobrecarga; 3.2.3 Curto-circuito; 3.2.4 Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS); 3.2.5 Relé de segurança; 3.3 Contator; 3.4 Seccionadora; 3.5 Motor elétrico; 3.6 Autotransformador; 3.7 Partida suave (soft starter); 3.8 Inversor de frequência; 3.9 Controlador programável; 3.9.1 Especificação; 3.10 Aterramento; 3.10.1 Especificação conforme norma; 4 Documentação do projeto; 4.1 Lista de material; 4.2 Memorial descritivo; 4.3 Memorial de cálculo; 5 Coordenação de equipe; 5.1 Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia; 5.2 Gestão da Rotina; 5.3 Tomada de decisão; 6 Trabalho em equipe; 6.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho; 7 Desenvolvimento profissional; 7.1 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional; 7.2 Empregabilidade; 8 Auto Empreendedorismo; 8.1 Características empreendedoras; 8.2 Atitudes empreendedoras; 8.3 Auto responsabilidade e empreendedorismo; 8.4 A construção da missão pessoal; 8.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento; 8.6 Persuasão e rede de contatos; 8.7 Independência e autoconfiança; 8.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento; 9 Visão Sistêmica; 9.1 Conceito; 9.2 Microcosmo e macrocosmo; 9.3 Pensamento sistêmico; 10 Estrutura organizacional; 10.1 Formal e informal; 10.2 Funções e responsabilidades; 10.3 Organização das funções, informações e recursos; 10.4 Sistema de Comunicação; 11 Planejamento Estratégico: conceitos; 12 Relações com o mercado. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Projetos de Circuitos Eletrônicos Industriais | 100h | 1 Conceitos de projeto; 1.1 Objetivos e características; 1.2 Tipos de projetos; 1.2.1 Sistemas; 1.2.2 Infraestrutura; 1.2.3 Serviço; 1.2.4 Melhoria contínua; 1.3 Ciclo de vida de um projeto; 2 Gestão de projetos; 2.1 Gerente de projeto; 2.2 Escopo do projeto; 2.3 Interação com o cliente; 2.4 Etapas de gerenciamento de projeto; 2.5 Orçamento do projeto; 3 Pesquisa; 3.1 Tipos de pesquisa; 3.1.1 Pesquisa documental; 3.1.2 Pesquisa operacional; 3.1.3 Pesquisa de campo; 3.2 Normas e legislação; 3.3 Propriedade intelectual; 3.4 Inovação; 4 Planejamento e Execução do projeto; 4.1 Especificação inicial e levantamento das necessidades do projeto; 4.1.1 Fonte linear; 4.1.2 Interface de potência AC/DC; 4.1.3 Interface com sensores; Desenvolvimento do circuito eletrônico; 4.1.4 Esquema elétrico; 4.1.5 Simulação de funcionamento; 4.1.6 Layout da placa; 4.1.7 Arquivos de produção; 4.1.8 Prototipagem da placa; 4.1.9 Montagem; 4.1.10 Descarte de resíduos; 4.2 Teste de funcionamento; 4.3 Documentação técnica; 5 Controle da realização do projeto; 5.1 Adequação do projeto ao escopo; 5.2 Ferramentas da qualidade; 5.2.1 Gantt; 5.2.2 PERT; 6 Ética profissional; 7 Virtudes profissionais: conceitos e valor; 7.1 Responsabilidade; 7.2 Iniciativa; 7.3 Honestidade; 7.4 Sigilo; 7.5 Prudência; 7.6 Perseverança; 7.7 Imparcialidade; 8 Trabalho e profissionalismo; 8.1 Autonomia e iniciativa; 8.2 Administração do tempo; 8.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia; 9 Diretrizes empresariais; 9.1 Missão; 9.2 Visão; 9.3 Política da Qualidade. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |