Área de Atuação ELETROELETRÔNICA

Curso TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1200h

HABILITAÇÃO TÉCNICA

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Fundamentos da Eletroeletrônica 200h Eletrotécnica Básica Matéria: conceito, estrutura, camada de valência; Fundamentos de Eletrostática e Eletrodinâmica, Carga Elétrica, Eletrização, Lei de Coulomb, Campo elétrico, Força elétrica, Potencial elétrico, Diferença de Potencial, Corrente Elétrica, Energia elétrica, Potência elétrica; *(Potência de base dez, números fracionários e decimais, múltiplos e submúltiplos, conversão de base numérica); Grandezas elétricas: Corrente, Tensão, Resistência, Potência, Frequência e seus Instrumentos de Medidas; Efeitos da corrente elétrica: eletrolítico e térmico (efeito Joule); Resistividade: Materiais condutores, isolantes e resistivos; Circuitos de Corrente Contínua: Circuitos série, paralelo e misto; Circuitos elétricos: Série, paralelo e misto; Leis de OHM; *(Função Linear, Funções Trigonométricas); Resistores, Associação de Resistores; Fontes geradoras de corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada; Processos de geração de energia: Pressão, Química, Magnética, Térmica, Mecânica, Luminosa; Leis de Kirchoff; *(Sistemas Lineares); Teoremas de Thévenin e Norton; Potência em corrente contínua; *(Funções do 1º e do 2º Grau); Magnetismo: Origem do magnetismo, Teoria WEBER, Teoria dos domínios magnéticos, Campo magnético, Densidade de campo magnético ou densidade de fluxo magnético, Indução magnética – Imantação, Classificação das substâncias quanto ao comportamento magnético, Permeabilidade magnética, Relutância magnética; Eletromagnetismo: campo magnético no condutor, regras, força Lorentz, lei de Faraday, lei de Lenz, auto indução; Indutores e Capacitores: conceitos e características; Propriedade dos Materiais: Resistência, Condutância, Resistividade, Susceptância, Coeficiente de temperatura e impedância; Transformadores elétricos: conceitos e características Corrente elétrica alternada: frequência, período, amplitude, valor médio; Conceitos básicos de circuito em corrente alternada: Resistivo, indutivo, capacitivo; Conceitos básicos de potência em circuitos de corrente alternada: Ativa, reativa e aparente; Conservação e racionalização de energia; Formas alternativas de geração de energia; Sistemas de distribuição de energia elétrica: normas, isolação e aterramento; Conceitos de retificação de corrente elétrica; Circuitos Trifásicos: Características de tensão (linha e fase), corrente (linha e fase), potências (ativa, reativa e aparente) e Fator de potência (FP – cos) nas configurações, Estrela, Delta. *(Números Complexos); Conceitos de inversão de corrente elétrica; Motores Elétricos (conceitos Básicos); Princípios de funcionamento do gerador trifásico; Princípios de Eletrônica; Diodos semicondutores; Retificação monofásica; Diodo Zener; Retificação trifásica; Led; Reguladores de tensão; Filtro capacitivo; Transistor de junção bipolar: Construção, Polarização, Curvas características, Regiões de operação; Fontes: Reguláveis e Chaveadas; Metrologia aplicada a sistemas eletroeletrônicos; Instrumentos de medição de grandezas elétricas; Princípio de funcionamento dos instrumentos de medida: ferro móvel, bobina móvel, eletrodinâmico, ressonante, digitais, Características básicas dos instrumentos de medida: escala, precisão, sensibilidade, posição, isolação; Instrumentos e grandezas: voltímetro, amperímetro, ohmímetro, wattímetro, cossifímetro, frequencímetro, multímetros, medidores de energia elétrica; Transformadores de Corrente – TC; Transformadores de Potência – TP: características, aplicações e recomendações de uso; Instrumentos de Painel; Instrumentos Portáteis; Ferramentas; Ferramentas manuais para a instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos: tipos, características, aplicações, técnicas e recomendações de uso, conservação; Materiais: tipos, características e aplicações; Condutores elétricos; Acionadores e acessórios: botoeiras, chaves fim de curso, alavancas, sensores; Sinalizadores e acessórios: óticos e sonoros; Dispositivos de manobra e acessórios: contatores de potência, relés de interface; contatores auxiliares; relés de estado sólido e chaves manuais; Dispositivos de proteção e acessórios: fusíveis, disjuntores, disjuntor-motor, relé térmico de sobrecarga, relé falta de fase, relé sequência de fase; Tomadas, conectores e plugues industriais; Quadro de comandos e acessórios: canaletas, trilhos, identificadores, exaustores, filtros de ar, prensa-cabos, terminais, etc; Dispositivos Retificadores: ponte retificadora; diodo retificador; fonte chaveada; Fundamentos de Desenho Técnico; Razão e importância (o desenho e o técnico); Normas – ABNT – ISO – DIN e outros; Instrumentos e utensílios de desenho; Formatos e dobramentos de papel; NBRs pertinentes a Escrita, Escalas e Linhas; Projeção ortogonal: projeção no primeiro e terceiro diedros, vistas, esboço cotado de vistas, cotagem; Perspectiva: paralela cavaleira, axométrica e isométrica, desenho isométrico (visão explodida), esboço cotado em perspectiva; Segurança; Procedimentos de segurança em instalações elétricas; Choque elétrico: efeitos; fatores determinantes da gravidade do choque elétrico; Equipamentos elétricos industriais e medidas de proteção; Segurança nas proximidades de redes elétricas energizadas; Equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs); Normas e Regulamentações: conceitos e aplicações; NBR-5410: instalações elétricas de baixa tensão; Regulamento das Instalações Consumidoras de Baixa Tensão; NR 10: segurança em instalações e serviços em eletricidade; Condições ambientais para instalação de sistemas elétricos; Obstáculos em estruturas de instalação (máquinas, veículos, esteiras, sistemas hidráulicos, sistemas automatizados, gás, vigas, colunas, ...); Estruturas industriais (galerias, instalações suspensas, passarelas, ...); Efeitos das condições ambientais nas instalações elétricas; Temperatura; Umidade; Maresia; Altitude; Ventilação; Pressão; Outros; Organização de ambientes de trabalho; Ferramenta da Qualidade: 5S; EPIs e EPCs: Conceitos, funções e uso; Princípios de organização Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância; Organização do espaço de trabalho; Ferramenta da Qualidade: 5S; EPIs e EPCs: Conceitos, funções e uso. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Comunicação Técnica e Informática 40h 1 Documentação Técnica Aplicada à Eletroeletrônica: definições, características, estrutura, fontes acesso confiáveis, finalidades e responsabilidades dos usuários; 1.1 Informativos; 1.2 Jornalísticos; 1.3 Catálogos (físicos e eletrônicos); 1.4 Manuais de Fabricantes; 1.5 Relatórios; 1.6 Ordens de Serviço; 1.7 Procedimentos; 1.8 Normas Técnicas; 1.9 Normas Regulamentadoras; 1.10 Legislação; 1.11 Memoriais Descritivos; 1.12 Orçamentos; 1.13 Boletins Técnicos; 1.14 Checklist; 1.15 Permissão de Trabalho; 2 Comunicação oral: técnicas de argumentação; 3 Informática Aplicada (como ferramenta de apoio à elaboração de documentos técnicos, apresentações e pesquisas); 3.1 Editor de Textos; 3.1.1 Tipos; 3.1.2 Formatação; 3.1.3 Configuração de páginas; 3.1.4 Importação de figuras e objetos; 3.1.5 Inserção de tabelas e gráficos; 3.1.6 Arquivamentos; 3.1.7 Controles de exibição; 3.1.8 Correção ortográfica e dicionário; 3.1.9 Quebra de páginas; 3.1.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens; 3.1.11 Marcadores e numeradores; 3.1.12 Bordas e sombreamento; 3.1.13 Colunas; 3.1.14 Ferramentas de desenho; 3.1.15 Controle de alterações; 3.1.16 Criação de índice/sumário; 3.1.17 Impressão; 3.1.18 Outros; 3.2 Editor de Planilhas Eletrônicas; 3.2.1 Funções/finalidades; 3.2.2 Linhas, colunas e endereços de células; 3.2.3 Formatação de células; 3.2.4 Configuração de páginas; 3.2.5 Inserção de fórmulas básicas; 3.2.6 Classificação e filtro de dados; 3.2.7 Gráficos, quadros e tabelas; 3.2.8 Impressão; 3.2.9 Outros; 3.3 Editor de Apresentações; 3.3.1 Criação de apresentações em slides e vídeos; 3.3.2 Recursos multimídia de apoio a apresentações e vídeos; 3.3.3 Outros; 3.4 Internet; 3.4.1 Normas de uso; 3.4.2 Navegadores; 3.4.3 Sites de busca; 3.4.4 Download e gravação de arquivos; 3.4.5 Direitos autorais (citação de fontes de consulta); 3.4.6 Criação de contas e uso de correio eletrônico; 3.4.7 Armazenamento de arquivos em nuvem; 4 Ética e Segurança na Internet; 4.1 Código de conduta; 4.2 Respeito às individualidades pessoais; 4.3 Ética nas relações interpessoais; 4.4 Direitos e deveres individuais e coletivos. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Instalação de Sistemas Elétricos Industriais 100h 1 Máquinas elétricas; 1.1 Tipos: geradores, motores e transformadores; 1.1.1 Identificação; 1.1.2 Características; 1.1.3 Simbologia; 1.1.4 Ligações; 1.1.5 Funcionamento: a vazio e com carga; 1.2 Testes: tensão, corrente e resistência; 2 Dispositivos de Sistemas Elétricos Industriais; 2.1 Dispositivos de sinalização; 2.1.1 Tipos: botões de comando, contatores, relés temporizadores e sensores; 2.1.2 Características; 2.1.3 Simbologias; 2.2 Dispositivos de manobra; 2.2.1 Tipos: luminosa e sonora; 2.2.2 Características; 2.2.3 Simbologias; 2.3 Dispositivos de proteção; 2.3.1 Tipos: relés, fusíveis, disjuntores, disjuntores-motor e supressores; 2.3.2 Características; 2.3.3 Simbologias; 3 Diagramas Elétricos; 3.1 Tipos; 3.1.1 Unifilar; 3.1.2 Multifilar; 3.1.3 Funcional; 3.2 Diagrama de comando; 3.3 Diagrama principal (força); 4 Planejamento operacional; 4.1 Definição das etapas de trabalho; 4.2 Fases de execução; 4.3 Previsão do tempo; 4.4 Previsão de recursos; 4.5 Ordem de serviço; 4.6 Análise Preliminar de Riscos (APR); 4.7 Orçamento; 5 Ferramentas e equipamentos; 5.1 Tipos; 5.2 Características; 5.3 Aplicações; 6 Normas e Regulamentações; 6.1 Normas técnicas; 6.2 Normas Regulamentadoras; 6.3 Normas da concessionária de energia elétrica; 6.4 Resoluções de meio ambiente; 7 Montagem de infraestrutura; 7.1 Tipos de infraestrutura; 7.1.1 Perfilados, eletrocalhas, leitos, canaletas e acessórios; 7.1.2 Condutores elétricos; 7.1.3 Tomadas, conectores, plugues industriais; 7.1.4 Quadro/painéis de comandos e acessórios; 7.2 Obstáculos em estruturas de instalação; 7.3 Estruturas industriais (galerias, instalações suspensas, passarelas); 8 Procedimentos de Instalação de Acionamentos elétricos; 8.1 Sistema de partida direta 8.2 Sistema de partida direta com reversão; 8.3 Sistema de partida estrela triângulo; 8.4 Sistema de partida estrela triângulo com reversão; 8.5 Sistema de partida série paralelo; 8.6 Sistema de partida compensadora; 8.7 Sistema de partida compensadora com reversão; 8.8 Sistema de partida consecutivas; 8.9 Frenagem de motores elétricos por contra corrente e por injeção de corrente contínua; 8.10 Sistema de acionamentos de motores de múltiplas velocidades; 9 Ética; 9.1 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais; 9.2 Ética nos relacionamentos profissionais; 10 Comportamento e equipes de trabalho; 10.1 O homem como ser social; 10.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais; 10.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento; 10.4 Fatores de satisfação no trabalho. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Instalação de Sistemas Elétricos Prediais 100h 1 Projetos Residenciais; 1.1 Plantas; 1.2 Diagramas; 1.3 Simbologias e legendas; 2 Condições Ambientais; 2.1 Temperatura; 2.2 Umidade; 2.3 Maresia; 2.4 Ventilação; 3 Catálogos, Manuais e Sites de Fabricantes (nacionais e internacionais); 3.1 Especificações técnicas; 3.2 Ligações elétricas; 3.3 Parâmetros construtivos; 3.4 Terminologia técnica; 4 Máquinas e Ferramentas; 4.1 Tipos; 4.2 Características; 4.3 Aplicações; 4.4 Recomendações de uso; 5 Instrumentos de Medição; 5.1 Tipos; 5.2 Características; 5.3 Aplicações; 5.4 Técnicas de manuseio; 6 Normas e Regulamentações; 6.1 Normas técnicas; 6.1.1 Instalações elétricas de baixa tensão; 6.1.2 Símbolos e gráficos para instalações; 6.1.3 Iluminação de ambientes de trabalho; 6.1.4 Aterramento e SPDA; 6.2 Normas Regulamentadoras (NR); 6.2.1 Equipamentos de Proteção; 6.2.2 Segurança em instalações elétricas; 6.2.3 Trabalho em altura; 6.3 Normas da concessionária de energia elétrica; 6.4 Resoluções de meio ambiente; 7 Materiais e Componentes Elétricos; 7.1 Tipos de materiais ecomponentes; 7.1.1 Condutores elétricos; 7.1.2 Luminárias; 7.1.3 Interruptores; 7.1.4 Tomadas; 7.1.5 Cigarras e campainhas; 7.1.6 Torneira e chuveiro elétrico; 7.1.7 Centro de distribuição; 7.1.8 Motores elétricos; 7.1.9 Medidores de energia; 7.1.10 Emendas pré-fabricadas; 7.1.11 Terminais e conectores; 7.2 Tipos de acessórios; 7.2.1 Caixas de passagem; 7.2.2 Caixas de distribuição; 7.2.3 Elementos de fixação; 7.3 Características; 7.4 Formas de ligação; 7.5 Aplicações; 8 Dispositivos de Sistemas Elétricos Prediais; 8.1 Dispositivos de manobra; 8.1.1 Tipos: interruptores, botões, sensores, relés e dimmer; 8.1.2 Características; 8.1.3 Simbologias; 8.2 Dispositivos de proteção; 8.2.1 Tipos: relés, fusíveis, disjuntores, disjuntores-motor e supressores; 8.2.2 Características; 8.2.3 Simbologias; 9 Planejamento da instalação; 9.1 Plano de trabalho; 9.1.1 Compatibilização dos sistemas construtivos; 9.1.2 Estruturas para instalação (alvenaria, gesso, madeiras); 9.2 Ordem de serviço (OS); 9.3 Lista de verificações (checklist); 9.4 Análise Preliminar de Riscos (APR); 9.5 Fases do trabalho de instalação; 9.6 Previsão de recursos; 9.6.1 Disponibilidade (turnos de trabalho, acesso e liberação); 9.6.2 Listas de Materiais; 9.6.3 Lista de Ferramentas, Máquinas, Equipamentos e Instrumentos; 9.6.4 Lista de EPIs e EPCs; 9.7 Cronograma; 10 Montagem de infraestrutura; 10.1 Tipos de instalações; 10.1.1 Aparentes; 10.1.2 Embutidas; 10.1.3 Aérea; 10.2 Tipos de infraestrutura; 10.2.1 Perfilados, eletrocalhas, eletrodutos, leitos, canaletas e acessórios; 10.2.2 Condutores elétricos; 10.2.3 Tomadas, conectores e plugues; 10.2.4 Quadro de distribuição; 10.2.5 Quadro de comando; 10.2.6 Quadro de medição; 10.3 Obstáculos em estruturas de instalação; 10.4 Estruturas prediais (galerias, instalações suspensas, passarelas, vigas e pilares); 11 Procedimentos de instalação; 11.1 Conexões elétricas; 11.2 Circuito de alimentação e distribuição; 11.3 Dispositivo de proteção; 11.4 Quadros elétricos; 11.5 Sistema de acionamento de motores; 11.6 Sistema de aterramento; 11.7 Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA); 11.8 Circuitos terminais de tomadas; 11.9 Circuitos terminais de iluminação; 11.10 Circuitos de emergência; 11.11 Padrões de medidores de energia elétrica; 11.12 Sistemas autônomos de segurança patrimonial; 12 Comissionamento; 12.1 Isolação elétrica; 12.2 Corrente elétrica; 12.3 Tensão de fase; 12.4 Tensão de linha; 12.5 Continuidade de aterramento; 12.6 Testes de funcionamento; 13 Orçamentos; 13.1 Mão de obra; 13.2 Materiais; 13.3 Serviços terceirizados; 13.4 Fornecedores; 13.5 Locação de equipamentos; 14 Segurança no Trabalho; 14.1 Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; 14.2 Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos; 14.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções; 14.4 Mapa de riscos (Finalidades); Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Instalação de Sistemas Eletroeletrônicos Industriais 240h 1 Componentes Optoeletrônicas; 1.1 Indicador de sete segmentos; 1.2 Fotodiodo; 1.3 Fototransistor; 1.4 Acoplador ótico; 2 Tiristores; 2.1 Tipos; 2.1.1 Retificador controlado de silício (SCR); 2.1.2 Bidirecionais (DIAC e TRIAC); 2.2 Aplicações; 2.2.1 Circuito de controle de potência; 3 Dispositivos de proteção; 3.1 Tipos; 3.1.1 Fusíveis; 3.1.2 Termistores; 3.1.3 Varistores; 3.2 Características; 3.3 Aplicações; 4 Placas de Circuito Impresso (PCI); 4.1 Tipos; 4.2 Materiais; 4.3 Processos de fabricação; 5 Componentes Eletrônicos; 5.1 Tipos; 5.1.1 Tecnologia com pinos de passagem em furos (PTH); 5.1.2 Tecnologia para montagem em superfície (SMT); 5.2 Encapsulamentos; 5.3 Técnicas de manuseio; 5.3.1 Procedimentos elétricos; 5.3.2 Procedimentos mecânicos; 5.4 Conectores; 5.4.1 Definição; 5.4.2 Tipos; 5.4.3 Técnicas de montagem; 5.5 Transistor de efeito de campo (MOSFET); 5.5.1 Características; 5.5.2 Aplicações; 6 Planejamento da Montagem Eletrônica; 6.1 Levantamento de necessidades; 6.2 Sequenciamento de atividades; 6.3 Cronograma de atividades; 7 Ferramentas; 7.1 Tipos; 7.2 Características; 7.3 Aplicações; 7.4 Recomendações de uso; 8 Procedimentos de Montagem Eletrônica; 8.1 Inserção de componentes; 8.2 Fixação de componentes e acessórios; 8.3 Soldagem; 8.3.1 Materiais para soldagem; 8.3.2 Técnicas de soldagem; 8.3.3 Segurança durante a soldagem; 8.3.4 Descarte de materiais; 8.3.5 Normas técnicas; 9 Procedimentos de Validação; 9.1 Testes de funcionamento; 9.2 Equipamentos de testes e verificação; 9.3 Instruções de trabalho; 9.4 Normas técnicas; 9.5 Registros de validação; 10 Sistemas de Numeração; 10.1 Sistema binário; 10.2 Sistema octal; 10.3 Sistema hexadecimal; 10.4 Conversões entre os sistemas; 11 Circuitos Lógicos; 11.1 Portas lógicas; 11.1.1 Tipos; 11.1.2 Função lógica; 11.1.3 Tabela da verdade; 11.2 Expressões algébricas; 11.2.1 Teoremas de álgebra booleana; 11.2.2 Teoremas de DeMorgan; 11.2.3 Simplificação algébrica; 11.2.4 Simplificação de circuitos lógicos; 11.3 Circuitos integrados digitais; 12 Procedimentos de Instalação de Acionamentos elétricos; 12.1 Inversor de frequência 12.2 Partida suave (soft-starter); 12.3 Controladores programáveis (CLP); 12.3.1 Arquitetura; 12.3.2 Tipos; 12.3.3 Linguagens; 12.3.4 Periféricos; 12.4 Controladores de potência; 12.5 Relés de estado sólido; 12.6 Sistema supervisório; 13 Comissionamento; 13.1 Isolação elétrica; 13.2 Corrente elétrica; 13.3 Tensão de fase; 13.4 Tensão de linha; 13.5 Continuidade de aterramento; 13.6 Testes de funcionamento; 14 Novas tecnologias aplicadas à eletroeletrônica; 14.1 Computação em nuvens; 14.2 Internet das coisas (IoT); 14.3 Realidade aumentada; 14.4 Infraestrutura para manufatura avançada; 15 Conceitos de planejamento, organização e controle; 16 A importância da organização do local de trabalho; 17 Pesquisa; 17.1 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; 17.2 Características; 17.3 Métodos; 17.4 Fontes; 17.5 Estruturação. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Gestão da Instalação de Sistemas Eletroeletrônicos 60h 1 Planejamento; 1.1 Documentos normativos; 1.1.1 Legislações e normas; 1.1.2 Diretrizes internas; 1.1.3 Procedimentos Operacionais; 1.1.4 Instruções de trabalho; 1.2 Projetos; 1.2.1 Definição; 1.2.2 Fases do projeto; 1.2.3 Escopo, tempo e custo; 1.2.4 Técnicas de comunicação; 1.2.5 Técnicas de negociação; 1.2.6 Controle de documentos; 1.3 Ferramentas de Planejamento; 1.3.1 Fluxograma; 1.3.2 Ciclo PDCA; 1.3.3 Cronograma; 1.3.4 5W2H; 1.3.5 Plano de comunicação; 2 Gestão de Equipes de Trabalho; 2.1 Comunicação; 2.2 Treinamento; 2.3 Motivação; 2.4 Percepção e diferenças individuais; 2.5 Controle de conflitos; 2.6 Liderança; 2.7 Avaliação de desempenho; 2.8 Técnicas de condução de reuniões; 2.9 Feedback; 3 Gestão dos Processos; 3.1 Ferramentas de Controle; 3.1.1 Diagrama de Pareto; 3.1.2 Lista de verificação; 3.1.3 Macro fluxo de valor; 3.1.4 Cronoanálise; 3.1.5 Análise de valor agregado; 3.1.6 Relatório A3; 3.2 Sustentabilidade; 3.2.1 Princípios; 3.2.2 Indicadores; 3.3 Softwares de controle; 3.3.1 Conceito; 3.3.2 Operação; 3.3.3 Análise; 4 Orientações de prevenção de acidentes; 4.1 Sinalizações de segurança; 4.2 Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI; 4.3 PPRA: (Conceito, finalidades); 5 Fundamentos da Qualidade; 5.1 Princípios da qualidade; 5.1.1 Definição de qualidade; 5.1.2 Motivos e benefícios da gestão da qualidade; 5.1.3 Cultura organizacional; 5.2 Ferramentas da qualidade; 5.2.1 Brainstorming; 5.2.2 Ciclo PDCA; 5.2.3 Diagrama de causa e efeito; 5.2.4 Fluxograma; 5.2.5 Lista de verificação; 5.2.6 Diagrama de Pareto; 5.3 Sistemas de qualidade 5.3.1 Conceito; 5.3.2 Manuais de qualidade; 5.3.3 Certificação; 6 Meio Ambiente; 6.1 Desenvolvimento Sustentável; 6.1.1 Ecossistema; 6.1.2 Paradigmas ambientais 6.1.3 Conservação x preservação ambiental; 6.1.4 Desenvolvimento sustentável; 6.2 Gerenciamento de resíduos sólidos; 6.2.1 Caracterização; 6.2.2 Classificação; 6.2.3 Tratamento; 6.3 Gestão Ambiental; 6.3.1 Sistemas de gestão ambiental; 6.3.2 Responsabilidade ambiental. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Manutenção de Sistemas Elétricos Prediais 40h 1 Princípios da Manutenção; 1.1 Tipos de manutenção; 1.1.1 Preventiva; 1.1.2 Preditiva; 1.1.3 Corretiva; 1.2 Registros da manutenção; 1.3 Plano de manutenção; 2 Causas de Falhas e Defeitos; 2.1 Sistemas de alimentação elétrica instáveis; 2.2 Umidade em tubulações, fiações ou dispositivos; 2.3 Conexões com mau contato; 2.4 Regulagem inadequada dos sistemas de proteção; 2.5 Obstrução da ventilação de equipamentos; 2.6 Descargas atmosféricas e surtos; 2.7 Deterioração dos componentes; 2.8 Operação inadequada de dispositivos; 2.9 Obstrução por falta de limpeza; 2.10 Falta de neutro no sistema elétrico; 2.11 Curto-circuito; 2.12 Rompimento de condutores; 2.13 Fuga de corrente; 3 Ferramentas de Diagnóstico de Defeitos; 3.1 Coleta de dados; 3.2 Análise dos dados/defeitos; 3.3 Relatórios de diagnóstico; 3.4 Verificação das hipóteses; 3.5 Instrumentos de medição; 3.5.1 Temperatura; 3.5.2 Analisador de energia; 3.5.3 Multímetro; 4 Procedimentos de Manutenção; 4.1 Inspeção das instalações; 4.2 Testes em redes elétricas; 4.2.1 Medida de tensão; 4.2.2 Medida de corrente; 4.3 Ensaios das instalações; 4.4 Testes dos componentes; 4.5 Reparos ou substituições; 4.5.1 Dispositivos de comando; 4.5.2 Conexões; 4.5.3 Iluminação; 4.5.4 Sinalização; 4.5.5 Componentes elétricos; 4.5.6 Dispositivos de proteção elétrica; 4.5.7 Sistema autônomo de segurança patrimonial; 4.5.8 Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA); 4.6 Procedimentos de bloqueio e sinalização de energias; 5 Normas e Regulamentações; 5.1 Normas técnicas; 5.1.1 Instalações elétricas de baixa tensão; 5.1.2 Símbolos e gráficos para instalações elétricas prediais; 5.1.3 Iluminação de ambientes de trabalho; 5.1.4 Aterramento e SPDA; 5.2 Normas Regulamentadoras; 5.3 Resoluções de meio ambiente; 6 Segurança no trabalho; 6.1 Comportamento seguro; 6.2 Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Manutenção de Sistemas Elétricos Industriais 60h 2 Causas de Falhas e Defeitos; 2.1 Sistemas de alimentação elétrica instáveis; 2.2 Umidade em tubulações, fiações ou dispositivos; 2.3 Conexões com mau contato; 2.4 Regulagem inadequada dos sistemas de proteção; 2.5 Obstrução da ventilação de equipamentos; 2.6 Descargas atmosféricas e surtos; 2.7 Deterioração dos componentes; 2.8 Operação inadequada de dispositivos; 2.9 Obstrução por falta de limpeza; 2.10 Falta de neutro no sistema elétrico; 2.11 Rompimento de condutores; 2.12 Fuga de corrente; 2.13 Curto-circuito; 2.14 Sobrecargas; 2.15 Vibração e ruído; 3 Ferramentas de Diagnóstico de Defeitos; 3.1 Coleta de dados; 3.2 Análise dos dados/defeitos; 3.3 Verificação das hipóteses; 3.4 Relatórios de diagnóstico; 3.5 Instrumentos de medição; 3.5.1 Temperatura; 3.5.2 Analisador de energia; 3.5.3 Vibração; 3.5.4 Multímetro; 4 Procedimentos de Manutenção; 4.1 Técnicas de desmontagem de equipamentos elétricos industriais; 4.2 Inspeção das máquinas e equipamentos; 4.3 Testes em redes elétricas; 4.3.1 Medida de tensão; 4.3.2 Medida de corrente; 4.3.3 Fator de potência; 4.3.4 Isolação; 4.4 Ensaios de acionamentos; 4.5 Testes dos componentes; 4.6 Reparos ou substituições; 4.6.1 Dispositivos de comando; 4.6.2 Dispositivos de acionamento; 4.6.3 Dispositivos eletroeletrônicos; 4.6.4 Conexões; 4.6.5 Iluminação; 4.6.6 Componentes elétricos; 4.6.7 Sinalização; 4.6.8 Dispositivos de proteção elétrica; 4.6.9 Controladores programáveis; 4.6.10 Motores; 4.6.11 Transformadores; 4.6.12 Geradores; 4.6.13 Redes industriais; 4.7 Procedimentos de bloqueio e sinalização de energias; 4.8 Acionamentos lineares; 4.8.1 Eletropneumática; 4.8.2 Eletro hidráulica; 5 Normas e Regulamentações; 5.1 Normas técnicas; 5.2 Normas Regulamentadoras; 5.3 Resoluções de meio ambiente; 6 Controle emocional no trabalho; 6.1 Perceber, avaliar e expressar emoções no trabalho; 6.2 Fatores internos e externos; 6.3 Autoconsciência; 6.4 Inteligência emocional Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Manutenção de Sistemas Eletrônicos Industriais 40h 1 Causas de Falhas e Defeitos; 1.1 Sistemas de alimentação elétrica instáveis; 1.2 Umidade; 1.3 Conexões com mau contato; 1.4 Obstrução da ventilação de equipamentos; 1.5 Descargas atmosféricas e surtos; 1.6 Deterioração dos componentes; 1.7 Operação inadequada de dispositivos; 1.8 Obstrução por falta de limpeza; 1.9 Interferência eletroestática; 1.10 Fuga de corrente; 1.11 Curto-circuito; 2 Ferramentas de Diagnóstico de Defeitos; 2.1 Coleta de dados; 2.2 Análise dos dados/defeitos; 2.2.1 Inspeção visual; 2.2.2 Por comparação com esquema eletrônico; 2.2.3 Por comparação com outro equipamento; 2.3 Verificação das hipóteses; 2.4 Relatórios de diagnóstico; 2.5 Instrumentos de medição; 2.5.1 Temperatura; 2.5.2 Multímetro; 3 Procedimentos de Manutenção; 3.1 Testes em circuitos de alimentação; 3.1.1 Medida de tensão; 3.1.2 Medida de corrente; 3.2 Testes dos componentes; 3.3 Reparos ou substituições; 3.3.1 Conexões; 3.3.2 Componentes eletrônicos; 3.3.3 Componentes de proteção; 3.3.4 Dessoldagem e soldagem; 3.4 Limpeza de placas; 4 Normas e Regulamentações; 4.1 Normas técnicas; 4.2 Normas Regulamentadoras; 4.3 Resoluções de meio ambiente; 4.3.1 Descarte de materiais; 5 Organização do trabalho; 5.1 Estruturas hierárquicas; 5.2 Sistemas administrativos; 5.3 Gestão organizacional; 5.4 Controle de atividades; 6 Inovação; 6.1 Conceito; 6.2 Inovação x melhoria; 6.3 Visão inovadora; 7 Pesquisa; 7.1 Anterioridade; 7.2 Propriedade intelectual. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Gestão da Manutenção de Sistemas Eletroeletrônicos 40h 1 Princípios da Manutenção; 1.1 Periodicidade da manutenção; 1.2 Qualificação do pessoal; 1.3 Verificações de rotina; 2 Planejamento; 2.1 Documentos Normativos; 2.1.1 Procedimentos Operacionais; 2.1.2 Instruções de trabalho; 2.2 Plano de Manutenção; 2.2.1 Dimensionamento de recursos humanos; 2.2.2 Dimensionamento de insumos e componentes; 2.2.3 Tipos de máquinas e ferramentas; 2.2.4 Documentos de controle; 2.3 Planejamento e programação da produção; 3 Controle da Manutenção; 3.1 Ferramentas de Controle; 3.1.1 Lista de verificação; 3.1.2 Ishikawa; 3.1.3 MASP; 3.1.4 FMEA; 3.1.5 FMECA; 3.1.6 Árvore de análise de falhas; 3.2 Softwares de Manutenção; 3.2.1 Conceito; 3.2.2 Operação; 3.2.3 Análise; 3.3 Indicadores de manutenção; 4 Qualidade Ambiental; 4.1 Homem e o meio ambiente; 4.2 Prevenção à poluição ambiental; 4.3 Aquecimento global; 4.4 Descarte de resíduos; 4.5 Reciclagem de resíduos; 4.6 Reciclagem de resíduos; 4.7 Uso racional de Recursos e Energias disponíveis; 4.8 Energias renováveis; 5 Ética; 5.1 Código de ética profissional; 5.2 Senso moral; 5.3 Consciência moral; 5.4 Cultura, história e dilema; 5.5 Cidadania; 5.6 Comportamento social; 5.7 Direitos e deveres individuais e coletivas; 5.8 Valores pessoais e universais; 5.9 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos; 6 Liderança; 6.1 Estilos: democrático, centralizador e liberal; 6.2 Características; 6.3 Papéis do líder; 6.4 Delegação; 6.5 Críticas e sugestões: análise, ponderação e reação; 6.6 Feedback (positivo e negativo) - Causas e efeitos; 6.7 Gestão de conflitos; 7 Conflitos nas Organizações; 7.1 Tipos; 7.2 Características; 7.3 Fatores internos e externos; 7.4 Causas; 7.5 Consequências; 8 Sistema de Gestão Qualidade; 8.1 ISO9001: aspectos centrais; 9 Sistema de Gestão Ambiental; 9.1 ISO14000: aspectos centrais. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projetos de Instalações Elétricas Prediais 80h 1 Projeto elétrico predial; 1.1 Etapas do projeto; 1.1.1 Requisitos do projeto; 1.1.2 Desenho técnico; 1.1.3 Dimensionamento; 1.1.4 Quadro de carga; 1.1.5 Detalhamentos; 1.1.6 Memorial descritivo; 1.2 Definição; 1.3 Normas aplicadas; 1.4 Estimativa de custos; 2 Desenho Técnico de Projeto; 2.1 Ferramentas de desenho assistido por computador; 2.1.1 Comandos básicos; 2.1.2 Simbologia; 2.1.3 Recursos de edição; 2.1.4 Assistente de projeto; 2.2 Posicionamento dos componentes do sistema na planta; 2.3 Distribuição dos circuitos; 2.4 Diagramas elétricos; 3 Dimensionamento Elétrico; 3.1 Condutores; 3.1.1 Capacidade de condução de corrente (IZ); 3.1.2 Queda de tensão (ΔV); 3.1.3 Seção normalizada; 3.1.4 Aplicação do fator de demanda; 3.2 Condutos; 3.2.1 Eletrodutos; 3.2.2 Bandejas, leitos, prateleiras e suportes horizontais; 3.2.3 Canaletas e perfilados; 3.3 Dispositivos de proteção; 3.3.1 Seletividade; 3.3.2 Sobrecarga; 3.3.3 Curto-circuito; 3.3.4 Dispositivos Diferenciais Residuais (DR); 3.3.5 Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS); 3.4 Aterramento; 3.4.1 Especificação conforme norma; 4 Luminotécnica; 4.1 Iluminação de interiores; 4.2 Luminárias e distribuição; 4.3 Iluminação de exteriores; 5 Documentação do projeto; 5.1 Quadro de cargas; 5.2 Lista de material; 5.3 Memorial descritivo; 5.4 Memorial de cálculo; 6 Segurança no Trabalho; 6.1 Procedimentos de segurança no trabalho; 6.2 Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 - conceitos e aplicações); 7 Saúde ocupacional; 7.1 Conceito; 7.2 Exposição ao risco; 8 Meio ambiente e sustentabilidade; 8.1 Responsabilidades socioambientais; 8.2 Políticas públicas ambientais; 8.3 A indústria e o meio ambiente; 9 Desenvolvimento de equipes de trabalho; 9.1 Motivação de pessoas; 9.2 Capacitação; 9.3 Avaliação de desempenho; 9.4 Processos de comunicação; 10 Administração de conflitos; 10.1 Identificação; 10.2 Expressão de emoções; 10.3 Intervenção em conflitos; Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projetos de Acionamento e Controle Industriais 100h 1 Projeto elétrico industrial; 1.1 Definição; 1.2 Etapas do projeto; 1.2.1 Requisitos do projeto; 1.2.2 Desenho técnico; 1.2.3 Dimensionamento; 1.2.4 Quadro de carga; 1.2.5 Detalhamentos; 1.2.6 Memorial descritivo; 1.3 Normas aplicadas; 1.4 Estimativa de custos; 2 Desenho Técnico de Projeto; 2.1 Ferramentas de desenho assistido por computador; 2.1.1 Simbologia; 2.1.2 Recursos de edição; 2.1.3 Assistente de projeto; 2.2 Posicionamento dos componentes do sistema no quadro de comandos; 2.3 Distribuição dos circuitos; 2.4 Diagramas elétricos; 2.4.1 Multifilar (força e comando); 2.4.2 Unifilar; 3 Dimensionamento de Acionamentos; 3.1 Condutores; 3.1.1 Capacidade de condução de corrente (IZ); 3.1.2 Queda de tensão (ΔV); 3.1.3 Seção normalizada; 3.1.4 Fator de demanda; 3.1.5 Fator de serviço; 3.1.6 Fator de simultaneidade; 3.1.7 Fator de utilização; 3.1.8 Fator de potência; 3.2 Dispositivos de proteção; 3.2.1 Seletividade; 3.2.2 Sobrecarga; 3.2.3 Curto-circuito; 3.2.4 Dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS); 3.2.5 Relé de segurança; 3.3 Contator; 3.4 Seccionadora; 3.5 Motor elétrico; 3.6 Autotransformador; 3.7 Partida suave (soft starter); 3.8 Inversor de frequência; 3.9 Controlador programável; 3.9.1 Especificação; 3.10 Aterramento; 3.10.1 Especificação conforme norma; 4 Documentação do projeto; 4.1 Lista de material; 4.2 Memorial descritivo; 4.3 Memorial de cálculo; 5 Coordenação de equipe; 5.1 Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia; 5.2 Gestão da Rotina; 5.3 Tomada de decisão; 6 Trabalho em equipe; 6.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho; 7 Desenvolvimento profissional; 7.1 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional; 7.2 Empregabilidade; 8 Auto Empreendedorismo; 8.1 Características empreendedoras; 8.2 Atitudes empreendedoras; 8.3 Auto responsabilidade e empreendedorismo; 8.4 A construção da missão pessoal; 8.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento; 8.6 Persuasão e rede de contatos; 8.7 Independência e autoconfiança; 8.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento; 9 Visão Sistêmica; 9.1 Conceito; 9.2 Microcosmo e macrocosmo; 9.3 Pensamento sistêmico; 10 Estrutura organizacional; 10.1 Formal e informal; 10.2 Funções e responsabilidades; 10.3 Organização das funções, informações e recursos; 10.4 Sistema de Comunicação; 11 Planejamento Estratégico: conceitos; 12 Relações com o mercado. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projetos de Circuitos Eletrônicos Industriais 100h 1 Conceitos de projeto; 1.1 Objetivos e características; 1.2 Tipos de projetos; 1.2.1 Sistemas; 1.2.2 Infraestrutura; 1.2.3 Serviço; 1.2.4 Melhoria contínua; 1.3 Ciclo de vida de um projeto; 2 Gestão de projetos; 2.1 Gerente de projeto; 2.2 Escopo do projeto; 2.3 Interação com o cliente; 2.4 Etapas de gerenciamento de projeto; 2.5 Orçamento do projeto; 3 Pesquisa; 3.1 Tipos de pesquisa; 3.1.1 Pesquisa documental; 3.1.2 Pesquisa operacional; 3.1.3 Pesquisa de campo; 3.2 Normas e legislação; 3.3 Propriedade intelectual; 3.4 Inovação; 4 Planejamento e Execução do projeto; 4.1 Especificação inicial e levantamento das necessidades do projeto; 4.1.1 Fonte linear; 4.1.2 Interface de potência AC/DC; 4.1.3 Interface com sensores; Desenvolvimento do circuito eletrônico; 4.1.4 Esquema elétrico; 4.1.5 Simulação de funcionamento; 4.1.6 Layout da placa; 4.1.7 Arquivos de produção; 4.1.8 Prototipagem da placa; 4.1.9 Montagem; 4.1.10 Descarte de resíduos; 4.2 Teste de funcionamento; 4.3 Documentação técnica; 5 Controle da realização do projeto; 5.1 Adequação do projeto ao escopo; 5.2 Ferramentas da qualidade; 5.2.1 Gantt; 5.2.2 PERT; 6 Ética profissional; 7 Virtudes profissionais: conceitos e valor; 7.1 Responsabilidade; 7.2 Iniciativa; 7.3 Honestidade; 7.4 Sigilo; 7.5 Prudência; 7.6 Perseverança; 7.7 Imparcialidade; 8 Trabalho e profissionalismo; 8.1 Autonomia e iniciativa; 8.2 Administração do tempo; 8.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia; 9 Diretrizes empresariais; 9.1 Missão; 9.2 Visão; 9.3 Política da Qualidade. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.