Área de Atuação GESTÃO

Curso ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - QP

CARGA HORÁRIA TOTAL: 160h

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Rotinas administrativas 50h 1. QUALIDADE 1.1 Princípios de organização e limpeza 1.2 Ferramentas da Qualidade (noções) 1.2.1 Brainstorming 1.2.2 Histograma 1.2.3 Fluxograma 1.2.4 MASP 1.2.5 5 S 1.2.6 PDCA 1.2.7 5s 1.3 Conceito 1.4 Aplicação 1.5 Aplicação de Ferramentas da Qualidade na Manutenção: ciclo PDCA; 5W2H; GUT 1.6 Plano de ação 1.7 Terminologias e procedimentos 1.8 Princípios de gestão da qualidade 1.9 Processo 1.10 Ferramentas da qualidade 1.10.1 Estratificação 1.10.2 Histrograma 1.10.3 Diagrama de pareto 1.10.4 Diagrama de causa e efeito 1.10.5 Diagrama de dispersão 1.10.6 Folha de verificação 1.10.7 Gráfico de controle 1.10.8 PDCA 1.10.9 Brainstorming 1.10.10 Gráfico de Pareto 1.10.11 Diagrama Causa e Efeito (Ishikawa) 1.10.12 Brainstoring 1.10.13 Gráfico pareto 1.11 Sistemas da qualidade aplicados a empresas específicas do setor automobilístico: ferramentas de informática definidas para sistemas da qualidade, tabelas, textos, gráficos e registros 1.12 Conceitos básicos da Gestão da Qualidade 1.13 Ferramenta da Qualidade 5S 1.14 Conceitos e procedimento de qualidade 1.15 Ferramentas da qualidade: PDCA; brainstorming; gráfico Pareto; diagrama de causa e efeito (Ishikawa) conceitos e noções básicas 1.16 Gestão da qualidade: satisfação do cliente e produtividade 1.17 5s 1.18 PDCA 1.19 MASP 1.20 Fluxograma 1.21 Histograma 1.22 Brainstorming 1.23 Definição 1.24 Qualidade x produtividade 1.25 Controle de qualidade 1.26 Ferramentas 1.26.1 Gráfico de Pareto 1.26.2 Diagrama de causa e efeito 1.26.3 Histograma 1.26.4 Folha de verificação 1.26.5 Gráficos de dispersão 1.26.6 Fluxograma 1.26.7 Cartas de controle 1.26.8 5W2H 1.26.9 Diagrama de causa efeito 1.26.10 KANBAN 1.27 5W2H 1.28 Princípios 1.28.1 Satisfação do cliente 1.28.2 Participação e produtividade 1.29 A qualidade como processo 1.30 Ferramentas: Pareto, Ishikawa, histograma, lista de verificação, brainstorm, gráfico de controle, diagrama de dispersão 1.31 Planilhas e gráficos 1.32 Métodos 1.32.1 Ciclo PDCA (planejar, executar, checar, agir) 1.32.2 Programa 5S 1.32.3 Estratificação de dados 1.32.4 Controle de estoque e utilizaçãoFIFO/PEPS 1.32.5 MASP Método de Análise e Solução de Problemas 1.32.6 Controle de estoque e utilização - FIFO/PEPS 1.32.7 MASP - Método de Análise e Solução de Problemas 1.32.8 Controle de estoque e utilização- FIFO/PEPS 1.33 Normas 1.33.1 Técnicas 1.33.2 De qualidade 1.33.3 Ambientais 1.33.4 De saúde e segurança no trabalho 1.33.5 Dequalidade 1.34 Ciclo PDCA (planejar, executar, checar, agir) 1.35 Programa 5S 1.36 Estratificação de dados 1.37 Controle de estoque e utilização - FIFO/PEPS 1.38 MASP Método de Análise e Solução de Problemas 1.39 Diagrama de causa efeito 1.40 KANBAN 1.41 Técnicas 1.42 De qualidade 1.43 Ambientais 1.44 De saúde e segurança no trabalho 1.45 Boas práticas de fabricação 1.46 Procedimentos 1.47 Normalização 1.48 Sistema de qualidade 1.48.1 Implantação do Sistema da Qualidade com base nas normas ISO 1.49 Indicadores de desempenho 1.50 Padronização 1.51 Coleta e descarte de resíduos 1.52 Normas de saúde e segurança 1.53 Produto padrão 1.54 Responsabilidades 1.55 Auditorias 1.56 Inspeção 1.56.1 Função 1.56.2 Rastreabilidade de processos de fabricação 1.56.3 Visual 1.56.4 Acústica 1.57 Gestão da qualidade 1.57.1 Satisfação do cliente 1.57.2 Produtividade 1.58 Satisfação do cliente 1.59 Participação e produtividade 1.60 Conceito, controle e dimensões 1.61 Conceito de: 1.61.1 Sistema 1.61.2 Subsistema 1.61.3 Processo 1.61.4 Tarefas 1.61.5 Cliente interno 1.61.6 Cliente externo 1.61.7 Sistema 1.61.8 Subsistema 1.61.9 Processo 1.61.10 Tarefas 1.61.11 Cliente interno 1.61.12 Cliente externo 1.62 Organização do trabalho 1.63 Terminologias e procedimentos 1.64 Princípios 1.65 Satisfação do cliente o Participação e produtividade 1.66 A qualidade como processo 2. CONCEITOS DE ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA NO TRABALHO 2.1 Organização do tempo 2.2 Organização de compromissos 2.3 Organização de atividades 2.4 A organização do local de trabalho 2.4.1 Qualidade 2.4.2 Conceito 2.4.3 Aplicação 2.5 Organização do local de trabalho 2.6 Tempo 2.7 Compromisso e atividades 2.8 Importância da organização do local de trabalho 2.9 Tempo, compromisso e atividades 3. ROTINAS DE ESCRITÓRIO 3.1 Organização das empresas 3.1.1 Categorias 3.1.2 Classificação 3.1.3 Organograma 3.1.4 Fluxograma 3.1.5 Cronograma 3.2 Equipamentos no escritório 3.2.1 Telefone 3.2.2 Fax 3.2.3 Máquina fotocopiadora 3.2.4 Calculadora 3.2.5 Microcomputador 3.3 Documentos comerciais 3.3.1 Cheque 3.3.2 Ao portador 3.3.3 Nominal 3.3.4 Cruzado 3.3.5 Visado 3.3.6 Especial 3.3.7 Administrativo 3.3.8 Ordem de pagamento 3.3.9 Nota promissória 3.3.10 Recibo 3.3.11 Nota fiscal 3.3.12 Fatura/ duplicata 3.3.13 Borderô 3.3.14 DARF 3.4 Serviço postal 3.4.1 Cartas 3.4.2 Registrada 3.4.3 Aviso de recebimento (A.R.) 3.4.4 Malote 3.4.5 Entrega rápida 3.4.6 Telegrama 3.5 Tipos de empresa 3.6 Constituição e legalização de empresas 3.7 Organograma 3.8 Guias de Recolhimento 3.9 Jornada de Trabalho 3.10 Apontamento de horas 3.11 Composição de Cálculo de DSR Descanso Semanal Remunerado 3.12 Composição de Cálculo de Horas Extras 3.13 Composição de Cálculo de Integração de Horas Extras ao DSR 3.14 Composição de Cálculo de INSS Instituto Nacional do Seguro Social 3.15 Composição de Cálculo de IR Imposto de Renda 3.16 Composição de Cálculo de Faltas e Atrasos 3.17 Remuneração e descontos obrigatórios/ facultativos 3.18 Relações humanas no trabalho 3.19 CIPA 3.20 Rotinas de documentação 3.21 Técnica de Arquivamento 3.22 Fundamentos de Legislação Trabalhista 3.23 5S 3.24 Processos administrativos 3.25 Recrutamento e seleção 3.26 Treinamento e desenvolvimento de funcionários 3.27 Planos de carreira 3.28 Crescimento profissional 4. FUNDAMENTOS DE MARKETING 4.1 Técnicas de levantamento de dados: entrevistas, observação, questionários, fluxograma, diagrama de fluxo de dados 4.2 Papel estratégico da informação 4.3 Fundamentos de comércio eletrônico 4.4 Ética e segurança das informações 4.5 Cronograma de lançamento de produtos 4.6 Cronograma de prestação de serviços 5. FUNDAMENTOS DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Rotinas de recrutamento e seleção: recrutamento pelo jornal, carta de solicitação de vaga, pedido de emprego, seleção 5.2 Procedimentos trabalhistas: folha de pagamento, apuração de atrasos e faltas, horas extras, repouso remunerado, férias, salários, gratificação, comissões, adicionais, salário de contribuição, contribuição ao INSS, Imposto de renda retido na fonte, adiantamentos e descontos legais, contribuição sindical, lançamentos na ficha de controle individual, guias de recolhimento (INSS, , FGTS, contribuição sindical, etc.) 5.3 Rotinas de demissão 5.4 Sistemas de informação em RH 6. FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE 6.1 Patrimônio 6.1.1 Conceito 6.1.2 Bens da empresa 6.1.3 Direitos e obrigações da empresa 6.1.4 Lucro, receita e custo 6.2 Demonstrações Contábeis 6.2.1 Ativo e passivo 6.2.2 Conta conceitos, tipos de conta, funções do plano de contas 6.2.3 Análise do patrimônio 6.3 Atos e fatos contábeis 6.3.1 Ativos 6.3.2 Passivos 6.3.3 Patrimônio 6.3.4 Receitas 6.3.5 Ganhos 6.3.6 Despesas 6.3.7 Perdas 6.4 Escrituração 6.4.1 Relatórios 6.4.2 Balanços 6.5 Inventário 6.6 Orçamento 6.7 Plano de contas 6.8 Lançamentos contábeis 6.9 Regras gerais 6.10 Elementos dos lançamentos 6.11 Método das partidas dobradas 6.12 Fatos administrativos e contábeis 6.13 Erros de escrituração 6.14 Retificação nos registros contábeis 6.15 Sistemas de Informação em Finanças e Contabilidade • Ética • Comportamento e equipes de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Organização e Controle de Documentos 50h 1. INICIATIVA 1.1 Conceito 1.2 Importância e valor 1.3 Formas de demonstrar iniciativa 1.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis 1.5 Importância, valor 1.6 Definição 2. TRABALHO EM EQUIPE 2.1 Trabalho em grupo 2.2 O relacionamento com os colegas de equipe 2.3 Responsabilidades individuais e coletivas 2.4 Cooperação 2.5 Divisão de papéis e responsabilidades 2.6 Compromisso com objetivos e metas 2.7 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 2.8 Ajustes interpessoais 2.9 Estrutura 2.10 Organização 2.11 Definição de objetivos e metas 2.12 Divisão de papéis e funções 2.13 Resolução de conflitos 2.14 Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia 2.15 Relações com o líder 2.16 Liderança: tipos e características 2.17 Conceitos de grupo e de equipe 2.18 Definição de papéis e funções 2.19 Intermediação de conflitos 2.20 Lidar com críticas e sugestões 2.21 Organização do trabalho 2.22 Responsabilidade 2.23 Níveis de autonomia 2.24 Inovação, flexibilidade e tecnologia 2.25 Responsabilidade no tratamento dos dados analisados 2.26 Interação com a equipe 2.27 Resiliência 2.28 Relações interpessoais 2.29 Divisão do trabalho 2.30 Relações com líder 2.31 Estrutura organizacional 2.32 Organização do Ambiente de Trabalho 2.33 Definição de etapas 2.34 Cronograma de tempo de execução 2.35 Interação com o grupo 2.36 Relacionamento interpessoal na construção do projeto 2.37 Postura ética no trabalho em equipe 2.38 Formação, estrutura e funcionamento de equipes de trabalho 2.39 Gestão da Rotina 2.40 Conceito, estrutura e funcionamento de uma equipe 2.41 Definição de atribuições e responsabilidades 2.42 Valores individuais e coletivos 2.43 Liderança 2.44 Funções 2.45 Instrumento 2.46 Definição 2.47 Equipe e grupo 2.47.1 Estilos 2.47.2 Formas de constituição 2.47.3 Competências essenciais 2.48 Estratégias 2.49 Cooperação e trabalho 2.50 Liderança: tipos, funções 2.51 Rotina e melhorias 2.52 Relacionamento com os colegas de equipe 2.53 Diferença entre grupo e equipe 2.54 Características 2.55 Técnicas 2.56 Integração 2.57 Instrumento 2.58 Divisão de papéis e responsabilidades Compromisso com objetivos e metas 2.59 Cronograma de Apresentação 2.60 Divisão de papeis e responsabilidades 2.61 Responsabilidades. 2.62 Responsabilidade e tarefas 2.63 Checklist de procedimento laboratorial 2.64 Cronograma de tempo de execução e resultado. 2.65 Gráficos, quadros e tabelas 2.66 Tabelas 2.67 Organização de dados da análise 2.68 Representações gráficas 2.69 Softwares laboratoriais para registro e organização de dados 2.70 Controle de registro (rastreabilidade). 2.71 Ferramentas da Qualidade 2.72 Garantia da qualidade na análise laboratorial. 2.73 Relação interpessoal 2.74 Comunicação 2.75 Interação com setores afins 2.76 Equipe 2.77 Coletivas 2.78 Divisão de papéis e responsabilidades 2.79 Níveis de autonomia na equipes de trabalho 2.80 Funções 2.81 Estratégias 3. ROTINAS DE DOCUMENTOS 3.1 Entrada 3.2 Saída 4. TRIAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE DOCUMENTOS 4.1 Controle de documentos: dados, prazos e datas, normalização, irregularidades, rasuras 5. TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO 5.1 Classificação 5.2 Controle 5.3 Procedimentos internos 6. ORGANOGRAMAS, FLUXOGRAMAS E CRONOGRAMAS 6.1 Modelos 6.2 Finalidades 6.3 Aplicações 7. PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 7.1 Fluxo de documentos 7.2 Prazos 7.3 Relatórios de não conformidade 7.4 Protocolos 7.5 Atualização de dados cadastrais 7.6 Expedição de documentos 8. SOFTWARES DE CONTROLE DE DOCUMENTOS • Ética • Comportamento e equipes de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos de Informática 30h 1. PESQUISA 1.1 Tipos de pesquisa: bibliográfica, pesquisa em publicações eletrônicas, pesquisa de campo 1.2 Apresentação de resultados de pesquisas 1.2.1 Tema 1.2.2 Objetivo 1.2.3 Método 1.2.4 Análise das informações 1.2.5 Síntese das informações 1.2.6 Citações 1.3 Bibliografias confiáveis e não confiáveis 1.4 Métodos 1.5 Estruturação 1.6 Anterioridade 1.7 Propriedade intelectual 1.8 Definição 1.9 Finalidades 1.10 Métodos e Técnicas 1.11 Etapas 1.12 Fontes 1.12.1 Mídia impressa 1.12.2 Mídia eletrônica 1.12.3 Identificação das fontes: obras de referência, fontes bibliográficas 1.12.4 Identificação das fontes: obras de referência e fontes bibliográficas 1.12.5 Recursos de internet 1.12.6 Confiabilidade 1.12.7 Referências bibliográficas 1.12.8 Autorização de uso de imagem 1.12.9 Direitos autorais 1.13 Seleção e delimitação de temas 1.14 Documentação 1.14.1 Anotações e o uso de fichas 1.14.2 Resumo e seus tipos 1.14.3 Indicações bibliográficas 1.15 Análise e seleção dos dados coletados 1.16 Planejamento do trabalho 1.17 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica 1.18 Características 1.19 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial e acadêmica 1.20 Fontes de referências confiáveis 1.21 Tipos: bibliográfica; em publicações eletrônicas; de campo 1.22 Apresentação de resultados de pesquisas: tema; objetivo; apresentação método utilizado; desenvolvimento e análise das informações; síntese das informações; citações; referências bibliográficas (fontes de consulta) 1.23 Classificação 1.24 Metodologia. 1.25 Projeto de Pesquisa 1.26 Delimitação de temas 1.27 Resumo de texto 1.28 Tipos de pesquisa: bibliográfica; pesquisa em publicações eletrônicas; pesquisa de campo 1.29 Tipos 1.29.1 Documental 1.29.2 Bibliográfica 1.29.3 Descritiva 1.29.4 Experimental 1.29.5 Bibliografia de campo 1.29.6 Laboratorial e acadêmica 1.30 Dados 1.30.1 Coleta 1.30.2 Análise 1.30.3 Síntese 1.31 Esclarecimentos iniciais sobre pesquisa 1.32 Busca 1.33 Definição de temas 1.34 Estrutura 1.34.1 Título 1.34.2 Introdução 1.34.3 Hipótese 1.34.4 Metodologia 1.34.5 Cronograma 1.34.6 Referencias 1.34.7 Elaboração 1.35 Tipos de pesquisa: bibliográfica, pesquisa em publicações eletrônicas, pesquisa de campo 1.36 Apresentação de resultados de pesquisas 1.36.1 Tema 1.36.2 Objetivo 1.36.3 Método 1.36.4 Análise das informações 1.36.5 Síntese das informações 1.36.6 Citações 1.37 Bibliografias confiáveis e não confiáveis 1.38 Ordem de serviços 1.39 Metodologias 1.40 Coleta, tratamento e análise de dados 1.41 Tipos 1.42 Métodos 1.43 Estruturação 1.44 Fontes 1.45 Características 1.46 Propriedade intelectual 2. EDITOR DE TEXTOS 2.1 Tipos 2.2 Formatação 2.3 Configuração de páginas 2.4 Importação de figuras e objetos 2.5 Inserção de tabelas e gráficos 2.6 Arquivamentos 2.7 Controles de exibição 2.8 Correção ortográfica e dicionário 2.9 Quebra de páginas 2.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens. 2.11 Marcadores e numeradores 2.12 Bordas e sombreamento 2.13 Colunas 2.14 Ferramentas de desenho 2.15 Funcionalidades 2.16 Ferramentas e recursos 2.17 Inserções de tabelas, ilustrações e objetos 2.18 Índices 2.19 Verificação de ortografia 2.20 Personalização 2.21 Impressão 2.22 Ferramentas 2.23 Menus 2.24 Abertura e fechamento do programa 2.25 Área de trabalho 2.26 Manipulação de arquivos (abrir, salvar, fechar, novo documento) 2.27 Formatação de texto 2.28 Configuração de página 2.29 Comandos de edição 2.30 Correção ortográfica e gramatical 2.31 Impressão básica 2.32 Tipos 2.33 Formatação 2.34 Configuração de páginas 2.35 Importação de figuras e objetos 2.36 Inserção de tabelas e gráficos 2.37 Arquivamentos 2.38 Controles de exibição 2.39 Correção ortográfica e dicionário 2.40 Quebra de páginas 2.41 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 2.42 Marcadores e numeradores 2.43 Bordas e sombreamento 2.44 Colunas 2.45 Ferramentas de desenho 2.46 Estruturação textual 2.47 Formatação 2.48 Arquivamentos 2.49 Marcadores e numeradores 2.50 Bordas e sombreamento 2.51 Colunas 3. CONFLITOS NAS EQUIPES DE TRABALHO 3.1 Tipos 3.1.1 Características 3.1.2 Fatores internos e externos 3.1.3 Causas 3.1.4 Consequências 3.1.5 Trabalho e profissionalismo 3.1.6 Competência profissional 3.1.7 Qualidades pessoais e profissionais 3.1.8 Níveis de conflito 3.1.9 Autoconsciência 3.2 Características 3.3 Fatores internos e externos 3.4 Causas 3.5 Consequências 3.6 Tipos 3.7 Causas: fatores internos e externos 3.8 Possíveis soluções 3.9 Trabalho e profissionalismo 3.10 Competência profissional 3.11 Qualidades pessoais e profissionais 3.12 Níveis de conflito 3.13 Autoconsciência 3.14 características 3.15 fatores internos e externos 3.16 causas 3.17 consequências 3.18 características 3.19 Fatores internos e externos 3.20 causas 3.21 Consequências 4. ÉTICA 4.1 Código de conduta 4.2 Respeito às individualidades pessoais 4.3 Ética nas relações interpessoais 4.4 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 4.5 Senso moral 4.6 Consciência moral 4.7 Cultura, história e dilema 4.8 Cidadania 4.9 Comportamento social 4.10 Direitos e deveres individuais e coletivos 4.11 Valores pessoais e universais 4.12 O impacto da falta de ética ao país: pirataria e impostos 4.13 Ética nos relacionamentos sociais 4.14 Ética no uso de máquinas e equipamentos 4.15 Conceitos 4.16 Código de ética profissional 4.17 Trabalho em equipe 4.18 Definição de objetivos e metas 4.19 Divisão de papéis e responsabilidades 4.20 Ajustes interpessoais 4.21 Lidar com críticas e sugestões 4.22 Ética nos relacionamentos sociais e profissionais 4.23 Direitos e deveres individuais e coletivas 4.24 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos 4.25 Ética nos relacionamentos profissionais 4.26 Qualidade Total 4.27 Conceito 4.28 Eficiência 4.29 Eficácia 4.30 Melhoria contínua 4.31 Virtudes profissionais: responsabilidade, iniciativa, honestidade, sigilo, prudência, perseverança, imparcialidade 4.32 Importância para as relações familiares e profissionais 4.33 Crise ética na contemporaneidade e seus efeitos nas relações interpessoais 4.34 Direitos autorais 4.35 Pirataria 4.36 Propriedade intelectual 4.37 Postura ética nos dados e informações coletados 4.38 Ética no tratamento das informações coletadas e elaboradas 4.39 Postura ética nos dados levantados e aplicados 4.40 Conceito de relacionamentos 4.41 Análise e Interpretação de situações propostas 4.42 Ética no uso de recursos (máquinas, equipamentos, ferramentas, materiais) 4.43 Impacto da falta de ética ao país: pirataria e impostos 4.44 Impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos 4.45 O impacto da falta de ética ao país: pirataria e impostos 4.46 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 4.47 Ética nos relacionamentos profissionais 5. EDITOR DE APRESENTAÇÕES 5.1 Criação de slides 5.2 Apresentação de slides 5.3 Abertura e fechamento do programa 5.4 Área de trabalho 5.5 Manipulação de arquivos (abrir, salvar, fechar, novo documento) 5.6 Formatação de apresentação 5.7 Comandos de edição 5.8 Recursos de apresentação 5.9 Impressão básica 6. EDITOR DE PLANILHAS 6.1 Abertura e fechamento do programa 6.2 Área de trabalho 6.3 Manipulação de arquivos (abrir, salvar, fechar, novo documento) 6.4 Formatação de planilha 6.5 Formatação de célula 6.6 Comandos de edição 6.7 Fórmulas básicas 6.8 Impressão básica • Ética • Comportamento e equipes de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Comunicação Oral e Escrita 30h 1. COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 1.1 Elementos de comunicação: emissor, mensagem, receptor e canal 1.2 Leitura e interpretação de texto 1.3 Estrutura de frases e parágrafos 1.4 Técnicas de resumo 1.5 Relatório 1.6 Apresentação de trabalhos escolares 1.7 Gramática aplicada ao texto 1.8 Técnicas de argumentação 1.9 Normas da linguagem culta aplicadas ao texto 1.10 Produção de textos: resumos, atas, relatórios, circulares, memorandos e ofícios 1.11 Documentos oficiais: memorando, ata, ofício, relatório, curriculum 1.12 Técnicas de comunicação oral e escrita 1.13 Introdução à metodologia científica e de pesquisa 1.14 Expressão oral (oratória) 1.15 Leitura e interpretação 1.16 Normas da linguagem culta 1.17 Redação Técnica (técnica do resumo, resenha, relatório técnico) 1.18 Interpretação de textos 1.19 Manuais técnicos 1.20 Procedimentos 1.21 Artigos técnicos 1.22 Catálogos 1.23 Nomenclatura técnica 1.24 Elementos de comunicação: emissor,mensagem, receptor e canal 1.25 Elementos de comunicação: emissor, mensagem, receptor e canal 1.26 Leitura e interpretação de texto 1.27 Estrutura de frases e parágrafos 1.28 Técnicas de resumo 1.29 Relatório 1.30 Apresentação de trabalhos escolares 1.31 Gramática aplicada ao texto 1.32 Técnicas de argumentação 2. HABILIDADES BÁSICAS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 2.1 Respeito 2.2 Cordialidade 2.3 Disciplina 2.4 Empatia 2.5 Responsabilidade 2.6 Comunicação 2.7 Cooperação • Ética • Comportamento; • Trabalho em equipe Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.