CARGA HORÁRIA TOTAL: 180h
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Técnicas e fundamentos da qualidade | 50h | 1. SENSIBILIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO PARA A QUALIDADE 1.1 Apresentação 1.2 Motivação 1.3 Sensibilização 1.4 Paradigmas 1.5 Comunicação 1.6 Diferenças Individuais 1.7 Percepção 1.8 Equipe 2. CUSTOS DA QUALIDADE 2.1 Introdução aos custos da qualidade 2.2 Custos de prevenção 2.3 Custos de avaliação 2.4 Custos de falhas 2.5 Custos de falhas internas 2.6 Custos de falhas externas 2.7 Identificação de áreas críticas para redução de custos da qualidade 3. IDENTIFICAÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS 3.1 Definições e termos relativosà qualidade 3.2 Normalização 3.3 Organismos de registros 3.4 Elaboração e Registros das Normas 3.5 Tipos de Normas/Órgãos Normativos ABNT/ INMETRO / NBR (Norma Brasileira Registrada) 3.6 Método de Ensaio 3.7 Fluxograma para elaboração de um procedimento | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Sistemas de Gestão Integrada | 50h | 1. INTERPRETAÇÃO DA ABNT NBR ISO 9001 1.1 Gestão da Qualidade, identificação, sequência e interação dos processos 1.2 Ciclo PDCA x Estrutura da Norma 1.3 Sistema de Gestão da Qualidade 1.4 Requisitos de Documentação 1.5 Manual da Qualidade 1.6 Controle de Documentos 1.7 Controle de Registros 1.8 Responsabilidade Comprometimento da Direção 1.9 Foco no Cliente 1.10 Política, Planejamento e Objetivos da Qualidade 1.11 Planejamento do sistema de gestão da qualidade 1.12 Responsabilidade, Autoridade e Comunicação 1.13 Responsabilidade e Autoridade; Representante da Direção 1.14 Comunicação Interna 1.15 Análise crítica pela direção 1.16 Entradas para análise crítica pela direção 1.17 Saídas de análise crítica 1.18 Gestão de Recursos 1.19 Realização do produto 1.20 Processos relacionados à clientes 1.21 Determinação de requisitos relacionados ao produto 1.22 Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto 1.23 Comunicação com o cliente 1.24 Planejamento de projeto e desenvolvimento 1.25 Entradas de projeto e desenvolvimento 1.26 Saídas de projeto e desenvolvimento 1.27 Análise crítica de projeto e desenvolvimento 1.28 Verificação de projeto e desenvolvimento 1.29 Validação de projeto e desenvolvimento 1.30 Controle de alterações de projeto e desenvolvimento 1.31 Aquisição, processo de aquisição, Informações de aquisição e verificação do produto adquirido 1.32 Produção e prestação de serviço 1.33 Controle de produção e prestação de serviço 1.34 Validação dos processos de produção e prestação de serviço 1.35 Identificação e rastreabilidade 1.36 Propriedade do cliente 1.37 Preservação do produto 1.38 Controle de equipamento de monitoramento e medição 1.39 Medição, análise e melhoria 1.40 Monitoramento e medição 1.41 Satisfação do cliente 1.42 Auditoria interna 1.43 Monitoramento e medição dos processos 1.44 Monitoramento e medição de produto 1.45 Controle de produto não conforme 1.46 Análise de dados 1.47 Melhoria e melhoria contínua 1.48 Ação corretiva 1.49 Ação preventiva 2. ABNT NBR ISO 14001 3. OHSAS 18001 4. ABNT NBR ISO 16001 5. SA 8000 5.1 Introdução e definições 5.2 Fornecedor 5.3 Empresa 5.4 Subcontratado 5.5 Ação de reparação 5.6 Ação corretiva 5.7 Parte interessada; 5.8 Criança 5.9 Trabalhador jovem 5.10 Trabalho infantil 5.11 Trabalho forçado 5.12 Reparação de crianças 5.13 Saúde e segurança 5.14 Liberdade de associação 5.15 Direito a negociação coletiva 5.16 Discriminação 5.17 Práticas disciplinares 5.18 Horário de trabalho 5.19 Remuneração 5.20 Sistemas de gestão | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Ferramentas da Qualidade | 80h | 1. FERRAMENTAS DA QUALIDADE 1.1 5S 1.2 Ciclo PDCA 1.3 Brainstorming 1.4 Custo/Benefício 1.5 Desempenho do Produto 1.6 Atendimento ao Cliente 1.7 Ferramentas da Qualidade: 5W1H; Ishikawa; Diagrama de Pareto; GUT 1.8 8S 1.9 Análise e solução de problemas 1.10 Elaboração de carta de controle 1.11 Sistemas de inspeção de peças (amostragem, lote, na fonte) 1.12 Histograma e Curva de Distribuição de Gauss (Curva Normal) 1.13 Gráficos de Controle para Variáveis: 1.13.1 Análise de Estabilidade, Causas Especiais e Causas Comuns 1.13.2 Análise de Capacidade 1.13.3 Diagrama de CausaEfeito 1.14 CustoBenefício 1.15 Ferramentas da qualidade: 5W1H e Ishikawa 1.16 Diagrama de Pareto 1.17 Gráficos de controle para variáveis: análise de estabilidade, causas especiais e causas comuns 1.18 Análise de capacidade 1.19 Diagrama de Causa e Efeito 1.20 Custo xBenefício 1.21 Ferramentas da qualidade: 5W1H, 1.22 Conceitos básicos da qualidade 1.23 Programa 5S 1.24 5W2H 1.25 Gráfico de Pareto 1.26 Gráfico de controle 1.27 Checklist 1.28 Plano de Ação 1.29 Conceitos 1.30 Política de gestão 1.31 Garantia da qualidade na análise laboratorial 1.32 Entre outros 1.33 Indicadores de qualidade 1.34 Objetivos, tipos e metas de indicadores 1.35 Política de qualidade no controle de indicadores de processo 1.36 Meta de produção x impacto ambiental 1.37 Indicadores de impacto ambiental 1.38 Tratamento de melhorias 1.39 Indicadores 1.40 Análises de indicadores 1.41 Processo de melhoria contínua 1.42 Uso de paletas entre outras ferramentas na identificação de treinamento 1.43 Avaliação e resultados do treinamento 1.44 5W1H; Ishikawa; Diagrama de Pareto; GUT. 1.45 Principais ferramentas: 5sPDCA; Diagrama de causa e efeito; Gráfico de ParetoG.U.T.; 5W2H 1.46 Ferramentas da Qualidade 1.47 Custo-Benefício 1.48 Ferramentas da qualidade: 5W2H; Ishikawa 1.49 Diagrama de Pareto; GUT 1.50 Origem; Conceitos e Definições 1.51 Fluxograma 1.52 PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir) 1.53 Lista de Verificação checklist 1.54 Lista de Estratificação 1.55 Histograma 1.56 Diagrama de Dispersão 1.57 Cinco Porquês 1.58 5W1H e 5W2H 1.59 PDCA 1.60 Gráfico Pareto 1.61 Diagrama causa e efeito (Ishikawa) 1.62 Ishikawa (espinha de peixe) 1.63 Ciclo do PDCA, Pareto, folha de verificação, diagrama de causa e efeito, histograma, gráfico de dispersão, programa 10S, círculo de controle de qualidade e controle estatístico de processo (CEP) 1.64 Planejamento 1.65 Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) 1.66 Análise de Modos e Efeitos de Falhas (FMEA) 1.67 Controle Estatístico de Processo (CEP) 1.68 (CPM) 1.69 Diagrama de Gantt 1.70 Diagrama de barras 1.71 Diagrama de Rede / Método do Caminho Crítico (PERT/COM) 1.72 Diagrama de Paretto 1.73 Cronograma 1.74 Sistema de Qualidade 1.75 Garantia da qualidade 1.76 Garantia da qualidade do controle laboratorial 1.77 Histórico da Qualidade; 2. PROGRAMA 5 S 2.1 Desenvolvimento de programa educacional 2.2 Origem e finalidade do Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke 2.3 Planejamento para aplicação dos conceitos do 5S 2.4 Desenvolvimento de Qualidade com 5S 2.5 Planejamento de auditoria de 5S 2.6 Lista de Verificação checklist para Auditoria de 5S 2.7 Pontuação e Classificação de Auditoria de 5S 3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA 3.1 Levantamento de Dados Estatísticos 3.2 Escolha da Ferramenta Adequada 3.3 Análise de Causa Raiz 4. SOLUÇÃO DO PROBLEMA 4.1 Aplicação da Metodologia; 4.2 Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) 4.3 Repetição do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |