Área de Atuação GESTÃO

Curso AUXILIAR DE PRODUÇÃO

CARGA HORÁRIA TOTAL: 560h

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Fundamentos da Comunicação e Informação 20h 1. Comunicação 1.1 Elementos da comunicação 1.1.1 Emissor; 1.1.2 Mensagem; 1.1.3 Canal; 1.1.4 Receptor; 1.2 Estrutura de frases e parágrafos; 1.3 Produção textual 1.3.1 Descrição; 1.3.2 Narração; 1.3.3 Dissertação; 1.4 Gramática aplicada ao texto; 1.5 Técnicas de argumentação; 8. Tipos de Pesquisa 8.1 Bibliográfica; 8.2 Em publicações eletrônicas; 8.3 De campo; 9. Apresentação de resultados de pesquisas 9.1 Tema; 9.2 Objetivo; 9.3 Apresentação; 9.4 Método utilizado; 9.5 Desenvolvimento e análise das informações; 9.6 Síntese das Informações; 9.7 Citação; 9.8 Referências Bibliográficas (fontes de consulta); 10. Sistema operacional 10.1 Fundamentos e funções; 10.2 Barra de ferramentas; 10.3 Utilização de Acessórios; 10.4 Criação de diretórios; 10.5 Pesquisa de arquivos e diretórios; 10.6 Área de trabalho; 10.7 Criação de atalhos; 10.8 Ferramentas de sistemas; 10.9 Compactação de arquivos; 11. Editor de Textos 11.1 Tipos; 11.2 Formatação; 11.3 Configuração de páginas; 11.4 Importação de figuras e objetos; 11.5 Inserção de tabelas e gráficos; 11.6 Arquivamentos; 11.7 Controles de exibição; 11.8 Correção ortográfica e dicionário; 11.9 Quebra de páginas; 11.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens; 11.11 Marcadores e numeradores; 11.12 Bordas e sombreamento; 11.13 Colunas; 11.14 Ferramentas de desenho; 12. Internet 12.1 Normas de uso; 12.2 Navegadores; 12.3 Sites de busca; 12.4 Download e gravação de arquivos; 12.5 Correio eletrônico; 12.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta)." Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Relações Socioprofissionais, Cidadania e Ética 20h 1. Cultura e Trabalho 1.1 História e a cultura do trabalho no Brasil; 1.2 A relação da cultura local com a organização do trabalho; 2. Território Nacional 2.1 Composição do Território Nacional; 2.1.1 Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; 2.1.2 Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; 2.1.3 Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; 2.1.4 Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; 2.1.5 Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; 3. Ética 3.1 Código de conduta; 3.2 Respeito às individualidades pessoais; 3.3 Ética nas relações interpessoais; 3.4 Ética nos relacionamentos profissionais; 3.5 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais; 4. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 4.1 Respeito; 4.2 Cordialidade; 4.3 Disciplina; 4.4 Empatia; 4.5 Responsabilidade; 4.6 Comunicação; 4.7 Cooperação; 5. Ética 5.1 Código de ética profissional; 5.2 Senso moral; 5.3 Consciência moral; 5.4 Cultura, história e dilema; 5.5 Cidadania; 5.6 Comportamento social; 5.7 Direitos e deveres individuais e coletivos; 5.8 Valores pessoais e universais; 5.9 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos; 6. Ética profissional; 7. Virtudes profissionais: conceitos e valor 7.1 Responsabilidade; 7.2 Iniciativa; 7.3 Honestidade; 7.4 Sigilo; 7.5 Prudência; 7.6 Perseverança; 7.7 Imparcialidade; 8. Direitos Humanos 8.1 Conceito; 8.2 Declaração universal dos direitos humanos; 8.3 Código de direitos humanos (conceito, aplicação); 8.4 Violência (com origem no assédio e discriminação); 8.5 Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades); 8.6 Estatuto do idoso; 9. Orientação sexual (Identidade); 10. Assédio e Discriminação 10.1 Efeitos psicológicos, sociais e legais; 10.2 Impactos no trabalho; 10.3 Políticas públicas de prevenção; 11. Noções de direitos trabalhistas 11.1 Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito); 12. Contrato individual de trabalho 12.1 Conceito; 12.2 Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja, não proibida em lei); 12.3 Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família); 12.4 Licença paternidade; 12.5 Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); 13. Jornada de Trabalho 13.1 Limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT; 13.2 Horas extras; 13.3 Trabalho noturno; 13.4 Repouso semanal; 13.5 Férias remuneradas; 13.6 Coletivas; 14. Sujeitos do contrato 14.1 Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário); 14.2 Empregador; 15. Dissolução do contrato de trabalho 15.1 Resilição; 15.2 Resolução; 15.3 Rescisão; 16. Aviso Prévio; 17. Legislação previdenciária 17.1 Noções de direitos previdenciários; 17.2 A previdência social 17.2.1 Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial); 17.3 Atendimento 17.3.1 Cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; 17.3.2 Proteção à maternidade, especialmente à gestante; 17.3.3 Proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; 17.3.4 Salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; 17.3.5 Pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes; 17.4 Legislação Previdenciária 17.4.1 Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações); 17.4.2 Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas); 17.4.3 Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo); 18. Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS 18.1 Conceito; 18.2 Aplicação; 19. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA 19.1 Conceito (Estatuto, criança, adolescente); 19.2 Características do ECA; 19.3 Conselho Tutelar 19.3.1 Constituição; 19.3.2 Atribuições; 20. Estatuto da Juventude 20.1 Conceito; 20.2 Importância; 20.3 Disponibilidade; 20.4 Capítulo II - Seção II e III; 21. Políticas de Segurança 21.1 Fatores de risco (vulnerabilidade, maus-tratos, discriminação); 21.2 Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades); 21.3 Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Saúde e Segurança do Trabalho 20h 1. Segurança no Trabalho 1.1 Acidentes de trabalho 1.1.1 Conceitos; 1.1.2 Tipos; 1.1.3 Características; 1.2 Agentes agressores à saúde 1.2.1 Físicos; 1.2.2 Químicos; 1.2.3 Biológicos; 1.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva 1.3.1 Tipos; 1.3.2 Funções; 1.4 Normas básicas de segurança; 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1 Mapa de riscos (Finalidades); 2.2 Inspeções de segurança; 2.3 Sinalizações de segurança; 2.4 Prevenção e combate a incêndio 2.4.1 Conceito; 2.4.2 Importância de PPCI (Plano de Prevenção contra Incêndios); 2.5 PPRA 2.5.1 Conceito; 2.5.2 Finalidades; 5. Normas de segurança no Trabalho 5.1 Procedimentos de segurança no trabalho; 5.2 Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações); 5.2.1 NR 5 5.2.2 NR 9 5.2.3 NR16 5.2.4 NR 17 5.2.5 NR 25 6. Saúde ocupacional 6.1 Conceito; 6.2 Exposição ao risco; 7. Meio ambiente e sustentabilidade 7.1 Responsabilidades socioambientais; 7.2 Políticas públicas ambientais; 7.3 A indústria e o meio ambiente; 8. Álcool, tabaco e outras drogas 8.1 Características 8.1.1 Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas; 9. Programas de prevenção 9.1 Tipos; 9.2 Importância; 9.3 Funcionamento; 10. Dependência Química 10.1 Tipos; 10.2 Consequências; 10.3 Tratamento; 11. Dependência Química x Trabalho 11.1 Impactos no desempenho profissional; 11.2 Exposição a riscos; 11.3 Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social; 12. O homem como ser social 12.1 Direitos; 12.2 Deveres; 13. Temas associados à saúde sexual 13.1 Respeito às individualidades da pessoa 13.2 Saúde sexual e reprodutiva 13.2.1 Conceitos; 13.2.2 Implicações; 13.3 Combate à violência sexual baseada em questões de gênero 13.4 Violência sexual 13.4.1 Causas; 13.4.2 Consequências; 13.4.3 Implicações legais; 14. Educação Sexual 14.1 Promoção da educação sexual;; 14.2 Promoção dos cuidados de saúde perinatais 14.3 ISTs e AIDS; 14.4 Direito de escolha (contracepção); 14.5 Direito de respeito (identidade sexual). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Planejamento e Organização do Trabalho 20h 1. Conceitos de organização e disciplina no trabalho 1.1 Organização do Tempo; 1.2 Organização de Compromissos; 1.3 Organização de Atividades; 1.4 A organização do local de trabalho; 2. Organização do trabalho 2.1 Estruturas hierárquicas; 2.2 Sistemas administrativos; 2.3 Gestão organizacional; 3. Trabalho e profissionalismo 3.1 Administração do tempo; 3.2 Autonomia e iniciativa; 3.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia; 4. Diretrizes empresariais 4.1 Missão; 4.2 Visão; 4.3 Política da Qualidade; 3. Trabalho e profissionalismo 3.1 Administração do tempo; 3.2 Autonomia e iniciativa; 3.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia; 4. Diretrizes empresariais 4.1 Missão; 4.2 Visão; 4.3 Política da Qualidade; 5. Conceitos de grupo e equipe; 6. Trabalho em equipe 6.1 Trabalho em grupo; 6.2 O relacionamento com os colegas de equipe; 6.3 Responsabilidades individuais e coletivas; 6.4 Cooperação; 6.5 Divisão de papéis e responsabilidades; 6.6 Compromisso com objetivos e metas; 7. Comportamento e equipes de trabalho 7.1 O homem como ser social; 7.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais; 7.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento; 7.4 Fatores de satisfação no trabalho; 8. Conflitos nas equipes de trabalho 8.1 Tipos; 8.2 Características; 8.3 Fatores internos e externos; 8.4 Causas; 8.5 Consequências; 9. A relação com o líder 9.1 Estilos de liderança 9.1.1 democrático; 9.1.2 Centralizador; 9.1.3 Liberal; 9.2 Papéis do líder; 9.3 Como apresentar críticas e sugestões; 10. Controle emocional no trabalho 10.1 Perceber e expressar emoções no trabalho; 10.2 Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho; 11. Organograma; 12. Planejamento 12.1 Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento; 12.2 Conceito de planejamento; 12.3 Técnicas e ferramentas de planejamento; 13. Qualidade 13.1 Conceito; 13.2 Aplicação; 14. Qualidade Total 14.1 Conceito; 14.2 Eficiência; 14.3 Eficácia; 14.4 Melhoria Contínua; 15. Ferramentas da Qualidade 15.1 5 S; 15.2 Ciclo PDCA; 15.3 Brainstorming; 16. Ferramentas da Qualidade 16.1 Análise e Solução de Problemas; 16.2 Diagrama de Pareto; 16.3 Espinha de Peixe; 17. Iniciativa 17.1 Conceito; 17.2 Importância, valor no trabalho; 17.3 Formas de demonstrar iniciativa; 17.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho; 18. Formas alternativas de geração de trabalho 18.1 Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas); 18.2 Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações); 19. Pesquisa 19.1 Tipos 19.1.1 Bibliográfica; 19.1.2 De campo; 19.1.3 Laboratorial; 19.1.4 Acadêmica; 19.2 Características; 19.3 Métodos; 19.4 Fontes; 19.5 Estruturação; 19.6 Anterioridade; 19.7 Propriedade intelectual; 20. Inovação 20.1 Conceito; 20.2 Inovação x melhoria; 20.3 Visão inovadora; 21. Empreendedorismo 21.1 Conceitos básicos; 21.2 Espírito empreendedor; 22. Desenvolvimento profissional 22.1 Planejamento Profissional 22.1.1 Ascensão profissional; 22.1.2 Formação profissional; 22.1.3 Investimento educacional; 22.2 Empregabilidade; 23. Empreendedorismo 23.1 Etapas da constituição de um negócio; 23.2 Órgãos de fomento; 24. Autoempreendedorismo 24.1 Características empreendedoras; 24.2 Atitudes empreendedoras; 24.3 Autorresponsabilidade e empreendedorismo; 24.4 A construção da missão pessoal; 24.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento; 24.6 Persuasão e rede de contatos; 24.7 Independência e autoconfiança; 24.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento; 25. Educação Financeira 25.1 Educação financeira pessoal / familiar (conceito); 25.2 Tomada de decisões; 25.3 Consumo 25.3.1 Necessidades básicas; 25.3.2 Apelos comerciais; 25.3.3 Criação de necessidades; 26. Educação fiscal 26.1 PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal 26.1.1 Conceito; 26.1.2 Aplicação; 26.2 Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações); 26.3 Prática cidadã e transformação social; 26.4 Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos; 26.5 Lei de responsabilidade fiscal. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Raciocínio Lógico e Análise de Dados 20h 1. Lógica 1.1 Fundamentos básicos 1.1.1 Raciocínio lógico; 1.1.2 Proposições; 1.1.3 Valor lógico (falso / verdadeiro); 1.2 Princípios Básicos 1.2.1 Princípio da Identidade; 1.2.2 Princípio da não contradição; 1.2.3 Princípio de Terceiro Excluído; 2. Sequências 2.1 Sequências de figuras; 2.2 Sequências de palavras; 2.3 Sequências de números; 3. Conjuntos 3.1 Conceito; 3.2 Propriedades; 3.3 Representação; 3.4 Conjuntos especiais; 3.5 Operações entre conjuntos 3.5.1 Interseção de conjuntos; 3.5.2 União de conjuntos; 3.5.3 Diferença de conjuntos; 3.5.4 Complementar de um conjunto; 4. Frações 4.1 Conceito; 4.2 Tipos de frações 4.2.1 Fração própria; 4.2.2 Fração imprópria; 4.2.3 Fração aparente; 4.2.4 Frações equivalentes (simplificar frações); 4.2.5 Frações decimais; 4.2.6 Adição e multiplicação de frações; 5. Razões e Proporções 5.1 Razão 5.1.1 Conceito; 5.1.2 Tipos (inversas, equivalentes, irredutível); 5.1.3 Propriedades; 5.2 Proporção 5.2.1 Conceito; 5.2.2 Tipos 5.2.2.1 Múltipla; 5.2.2.2 Contínua; 5.2.2.3 Terceira proporcional; 5.2.2.4 Quarta proporcional; 5.2.2.5 Grandezas diretamente proporcionais; 5.2.2.6 Grandezas inversamente proporcionais; 6. Percentagem 6.1 Conceitos gerais 6.1.1 Desconto; 6.1.2 Abatimento; 6.1.3 Lucro; 6.1.4 Prejuízo; 6.2 Razão percentual 6.2.1 Conceito 6.3 Representação 6.3.1 Forma 6.3.2 Percentual 6.3.3 Forma fracionária 6.3.4 Forma decimal 7. Correlação 7.1 Conceito 7.2 Aplicação 8. Técnicas de Resolução de Problemas 8.1 Sequência de passos 8.1.1 Detalhar as variáveis do problema; 8.1.2 Encontrar possíveis soluções; 8.1.3 Escolher a solução adequada; 8.1.4 Executar a solução escolhida; 8.1.5 Revisar e atualizar os dados; 9. Planilhas Eletrônicas 9.1 Funções/finalidades; 9.2 Linhas, colunas e endereços de células; 9.3 Formatação de células; 9.4 Configuração de páginas; 9.5 Inserção de Fórmulas; 9.6 Classificação e filtro de dados; 10. Gráficos, quadros e tabelas 10.1 Finalidade; 10.2 Organização; 10.3 Representações gráficas; 10.4 Ferramentas computacionais; Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Transformação digital no setor industrial 20h 1. A Indústria 4.0 1.1 Primeira revolução industrial; 1.2 Segunda revolução industrial; 1.3 Terceira revolução industrial; 1.4 Quarta revolução industrial; 2. Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0; 3. O Futuro do Emprego; 4. Tecnologias habilitadoras 4.1 Internet das Coisas - IoT 4.1.1 O que é internet das coisas?; 4.1.2 IoT na Indústria 4.0; 4.2 Computação em Nuvem 4.2.1 O que é Computação em Nuvem?; 4.2.2 Modelos de serviço; 4.2.3 Modelos de implantação de Nuvem; 4.2.4 A Nuvem na Indústria 4.0; 4.3 Big Data 4.3.1 O que é Big Data?; 4.3.2 Big data Analytics; 4.3.3 Inteligência artificial; 4.3.4 Mineração de dados; 4.3.5 Big data da Indústria 4.0; 4.4 Robótica Avançada 4.4.1 O que é robótica?; 4.4.2 Composição dos robôs 4.4.2.1 Estrutura; 4.4.2.2 Manipuladores; 4.4.2.3 Atuadores; 4.4.2.4 Controladores; 4.4.2.5 Fonte de energia; 4.4.2.6 Transmissão; 4.4.2.7 Sensores; 4.4.3 Robôs na Indústria 4.0; 4.5 Manufatura Aditiva 4.5.1 O que é Manufatura Aditiva?; 4.5.2 Processo de manufatura aditiva; 4.5.3 Impressão em 3D; 4.5.4 Benefícios da manufatura aditiva; 4.5.5 Manufatura aditiva na Indústria 4.0; 4.6 Simulação 4.6.1 O que é Simulação?; 4.6.2 Etapas de Simulação 4.6.2.1 Simulação de produto; 4.6.2.2 Simulação de equipamentosSimulação da célula; 4.6.2.3 Simulação da célula; 4.7 Integração de sistemas 4.7.1 Sistemas Integrados: Verticalização e Horizontalização; 4.7.2 Verticalização integrada; 4.7.3 Ciclo do produto na fábrica; 4.7.4 Integração de sistemas na Indústria 4.0; 4.8 Segurança digital 4.8.1 O que é Segurança Digital?; 4.8.2 Pilares da segurança digital 4.8.2.1 Integridade; 4.8.2.2 Disponibilidade; 4.8.2.3 Confidencialidade; 4.8.3 Requisitos de segurança 4.8.3.1 Autenticidade; 4.8.3.2 Não repúdio; 4.8.3.3 Legalidade; 4.8.3.4 Privacidade; 4.8.3.5 Auditoria; 4.8.4 Segurança digital na Indústria 4.0; 4.9 Realidade Aumentada 4.9.1 O que é Realidade Aumentada; 4.9.2 Aplicações em Realidade Aumentada; 4.9.3 Componentes e processo. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Introdução a gestão da produção 50h 1. Sistemas de produção 1.1 Conceitos de sistemas de produção 1.2 Objetivos de desempenho dos sistemas de produção 1.3 Tipos de processos 1.4 Layout 1.5 Fluxogramas 1.6 Métodos de trabalho 1.6.1 Definição e características 1.6.2 Aprimoração do método de trabalho 1.6.3 Princípio de economia dos movimentos 1.6.4 Organização de um posto de trabalho 1.6.5 Condições de Trabalho 2. Planejamento da Produção 2.1 Definição 2.2 Níveis: tático, estratégico e operacional. 3. Fluxo dos Processos Produtivos 3.1 Processos Produtivos 3.1.1 Classificação, Características, Layout Produtivo. 3.1.2 Roteiro de Produção 3.2 Mapeamento e Modelagem do Processo 3.2.1 Definição, Ferramentas, Árvore de Produto 4. Capacidade Produtiva 4.1 Definição 4.2 Recursos de Transformação 4.3 Recursos a serem Transformados 4.4 Gargalos 4.5 Cálculo de Capacidade Produtiva 4.5.1 Lead Time 4.5.2 Tempo Ciclo 4.5.3 Takt Time 4.6 Previsão demanda 4.6.1 Tipos de demanda 4.6.2 Sazonal 4.6.3 Ciclica 4.6.4 Declínio 4.6.5 Qualitativa 4.6.6 Quantitativa 4.7 Plano Mestre de Produção 4.7.1 Definição 4.7.2 Etapas 4.7.3 Previsão da Demanda 4.7.4 Planejamento da Capacidade de Produção 4.7.5 Planejamento de Materiais 4.7.6 Planejamento da Produção 4.8 Sequenciamentos da Produção 4.8.1 Definição 4.8.2 Tipos 4.8.3 Movimentação de Materiais 4.8.4 Abastecimento de Linha (Definição) 4.8.5 Programação do abastecimento 4.9 Lean Manufacturing 4.9.1 Filosofia Lean: Objetivos, benefícios e aplicação. 4.9.2 Desperdícios no processo produtivo 4.9.3 Princípios do Lean 4.9.4 Ferramentas do Lean 1 - Liderança 1.1 Definição 1.2 Tipos 2 - Construção de mudanças positivas e inovadoras no contexto de trabalho 2.1 Identificação de oportunidades de melhoria 2.2 Análise de compatibilidade de oportunidades de melhorias com normas, procedimentos e diretrizes organizacionais. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Gestão da qualidade 30h 1. Qualidade 1.1 Conceitos gerais 1.2 Eras da Qualidade (histórico) 1.3 Gurus da Qualidade 1.4 Princípios da qualidade 1.5 O papel dos profissionais da qualidade 1.6 Ferramentas da Qualidade (Definição e aplicabilidade) 1.6.1 Cinco sensos – 5s 1.6.2 Lista de verificação 1.6.3 PDCA 1.6.4 5W2H 1.6.5 Fluxograma 1.6.6 CEP 1.6.7 Ferramentas de Geração de ideias (Benchmarking, Brainstorming) 1.6.8 Diagrama de Pareto 2. Prêmios e normas da qualidade 2.1 Modelos dos Prêmios 2.2 Modelos das Normas 3. Indicadores de desempenho 3.1 Formações de indicadores 3.2 Analise de Indicadores 3.3 Plano de ação 1- Estrutura organizacional 1.1 Formal e informal 1.2 Funções e responsabilidades 1.3 Organização das funções, informações e recursos 1.4 Sistema de Comunicação Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Planejamento e Controle da Produção 120h 1. Planejamento e Controle de Produção 1.1 PCP e tipos de processos 1.2 Planejamento agregado da produção 1.3 Planejamento mestre da produção 1.3.1 Recursos humanos 1.3.2 Materiais e insumos 1.3.3 Máquinas 2. Programação da produção 3. Controle de produção 3.1 MRP I 3.2 MRP II 3.3 ERP 3.4 MÊS 3.5 Ordens de produção em aberto e encerradas 3.6 Relatórios de acompanhamento da produção e registro de dados da produção 4. Mapeamento e Modelagem do Processo 4.1 Ferramentas 4.2 Árvore de Produto 4.3 Rede PERT/COM 5. Controle de estoque 5.1 Estoques 5.2 Classificação ABC dos estoques 5.3 Software de controle de estoque 6. Controle de Indicadores de produção 7. Controle de movimentação de materiais 7.1 Fluxo de materiais no abastecimento 7.2 Fluxo de embalagens no abastecimento 7.3 Fluxo de equipamentos no abastecimento 7.4 Fluxo de abastecimento de linhas 7.5 Indicadores do controle de abastecimento 1. Estudo de cenários 1.1 Identificação de novos fatos, ideias e opiniões. 2. Desenvolvimento profissional 2.1 Autodesenvolvimento: importância e reflexos na empregabilidade e no crescimento profissional Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Processos Logisticos 80h 1. Estoque 1.1 Definição 1.2 Tipos 1.3 Riscos 1.4 Importância 2. Técnicas de Controle de Estoque 2.1 Giro de estoque 2.2 Cobertura de estoque 2.3 Ruptura de estoque 2.4 Níveis de estoque 2.4.1 Ponto de pedido 2.4.2 Estoque mínimo 2.4.3 Estoque máximo 2.5 Inventário 2.5.1 Tipos de inventário 2.5.2 Planejamento de inventário 2.5.3 Acuracidade do estoque 2.6 Classificação ABC 2.7 Ressuprimento Automático 3 Sistemas de armazenamento 3.1 Tipos, Características, Aplicação 3.1.1 FIFO 3.1.2 FEFO 3.1.3 LIFO 3.1.4 Custo médio 4 Indicadores de Performance 4.1 Definição e aplicação 4.1.1 Acuracidade 4.1.2 Inacuracidade 4.1.3 Tempo de doca ao estoque 4.1.4 Lead time 4.1.5 Capacidade de estoque 5 Auto Gestão 5.1 Gestão do Tempo 5.1.1 Ferramentas para uma gestão eficaz do tempo 5.1.2 Produtividade 5.1.3 Falhas e Retrabalhos 6 Processos de Expedição 6.1 Definição 6.2 Etapas da expedição 6.2.1 Fluxo do processo de expedição 6.2.2 Fluxo do processo de cross docking- Puro e Futuro 6.2.3 Fluxo do processo de Order Fulfiment 7 Expedição de Carga 7.1 Consolidação de carga 7.1.1 Definição 7.2 Preparação de cargas 7.2.1 Composição de carga 7.2.2 Packing list 7.2.3 Documentação fiscal 7.2.4 Unitização 7.2.5 Amarração de carga 1. Comportamento Ético 1.1 Ética 1.1.1 Definição 1.2 Ética Profissional 1.2.1 Definição 1.3 Moral 1.3.1 Definição 1.3.2 Exemplos 1.4 Comunicação não violenta nos ambientes de trabalho 1.4.1 Definição 1.4.2 Pilares 2. Posturas profissionais 2.1 Definição e exemplos 2.1.1 Engajamento 2.1.2 Disciplina 2.1.3 Precisão 2.1.4 Zelo 2.1.5 Cooperação 2.1.6 Autonomia 2.1.7 Iniciativa 2.1.8 Criatividade 2.1.9 Responsabilidade 2.1.10 Honestidade 2.1.11 Sigilo 2.1.12 Prudência 2.1.13 Perseverança 2.1.14 Imparcialidade 2.1.15 Respeito 2.1.16 Cordialidade Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Gestão da Manutenção 80h 1. Introdução a Manutenção de Equipamentos e Dispositivos 2. Planos de Manutenção 3. Tipos de manutenção 3.1 Plano de manutenção corretiva 3.2 Plano de manutenção preventiva 3.3 Plano de manutenção preditiva 3.4 Plano de manutenção detectiva 4. Diagnóstico de Falhas 4.1 Métodos de diagnóstico de falhas 4.2 Orientações básicas para o atendimento aos chamados de Manutenção 4.3 Analisando falhas e atuando em Manutenção 5. Procedimento de Calibração 5.1 Conteúdos dos procedimentos 5.1.1 Instruções do Manual do Fabricante 5.1.2 Informações de Segurança 5.1.3 Informações de montagem 5.1.4 Recomendações para áreas perigosas 6 Confiabilidade da Manutenção 6.1 Confiabilidade de execução 6.2 Outras técnicas de manutenção preditiva 1. Autogestão 1.1 Organização pessoal e profissional 1.2 Capacidade de gestão do tempo 2. A amabilidade como valor 2.1 No crescimento pessoal 2.2 No crescimento profissional 2.3 Nas relações interpessoais e profissionais Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Operação de máquinas industriais 80h 1 Máquinas e Equipamentos 1.2 Definição 1.3 Tipos de processos e suas maquinas 1.4 Ferramentas de trabalho 1.4.1 Tipos 1.4.2 Finalidades 1.5 Parametrização 1.6 Procedimentos operacionais das máquinas 1.6.1 Leitura / interpretação da ficha técnica 1.6.2 Preenchimento de ficha de produção 1.6.3 Identificação do produto 1.7 Dispositivos de segurança das máquinas: tipos, funções, condições de funcionamento. 1.8 Operacionalização das maquinas 1.9 Operação de recursos automatizados e programas específicos 1.10 Procedimentos de qualidade 1.11 Defeitos e origem dos defeitos 1.12 Defeitos de produção e de Acabamento 1.13 Defeitos de Acabamento corrigíveis 1.14 Procedimentos de correção 2 Equipamentos de movimentação 3 Processamento das operações 3.1 Organização do posto de trabalho 3.2 Condições de uso das máquinas 3.3 Técnicas de manuseio e operação de máquinas 3.4 Ferramentas para operação 3.5 Ferramentas de aferição 3.6 Proteções 3.7 Gabaritos e dispositivos 3.8 Instrução de trabalho 3.9 Resíduos 3.10 Condições ergonômicas 1. Recursos ambientais 1.1 Poluição 1.2 Destinação dos resíduos dos processos para estamparia 2. Saúde e segurança no trabalho nos processos para estamparia 2.1 Comportamento seguro EPIs e EPCs 2.2 Qualidade de vida no trabalho 2.3 Cuidados com a saúde 2.4 Administração de stress 3. Qualidade e produtividade nos processos para estamparia 3.1 Conceitos 3.2 Normas e procedimentos operacionais 3.3 Instrução de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.