CARGA HORÁRIA TOTAL: 180h
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Sustentabilidade nos processos industriais | 8h | 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposição 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Indústria 4.0 | 12h | 1 Pensamento crítico e inovação 1.1 Relevância da criatividade e da inovação 1.2 Relevância da melhoria contínua 1.3 Senso comum e senso crítico 2 Inovação 2.1 Definição 2.2 Importância 3 Tecnologias Habilitadoras 3.1 Definições e Exemplos de aplicações 3.1.1 Big Data 3.1.2 Robótica Avançada 3.1.3 Segurança Digital 3.1.4 Internet das Coisas (IoT) 3.1.5 Computação em Nuvem 3.1.6 Manufatura Aditiva 3.1.7 Manufatura Digital 3.1.8 Integração de Sistemas 4 Os impactos das revoluções industriais 4.1 Sociais 4.2 Carreira 4.2.1 Formação Profissional 4.3 Econômicos 5 Histórico da evolução industrial. 5.1 1ª Revolução Industrial 5.1.1 Mecanização dos processos 5.2 2ª Revolução Industrial 5.2.1 A eletricidade 5.2.2 O petróleo 5.3 3ª Revolução Industrial 5.3.1 A energia nuclear 5.3.2 A automação 5.4 4ª Revolução Industrial 5.4.1 A digitalização das informações 5.4.2 A utilização dos dados | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Tecnologia da Informação e Comunicação | 20h | 1 Trabalho em equipe 1.1 Cooperação 1.2 Divisão de papéis e responsabilidades 1.3 Compromisso com objetivos e metas 1.4 Relações com o líder 2 Internet (World Wide Web) 2.1 Normas de uso 2.2 Navegadores 2.3 Sites de busca 2.4 Download e gravação de arquivos 2.5 Correio eletrônico 2.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 3 Informática 3.1 Sistema Operacional 3.1.1 Fundamentos e funções 3.1.2 Barra de ferramentas 3.1.3 Utilização de periféricos 3.1.4 Organização de arquivos (Pastas) 3.1.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 3.1.6 Área de trabalho 3.1.7 Compactação de arquivos 3.2 Editor de Textos 3.2.1 Tipos 3.2.2 Formatação 3.2.3 Configuração de páginas 3.2.4 Importação de figuras e objetos 3.2.5 Inserção de tabelas e gráficos 3.2.6 Arquivamentos 3.2.7 Controles de exibição 3.2.8 Correção ortográfica e dicionário 3.2.9 Quebra de páginas 3.2.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 3.2.11 Marcadores e numeradores 3.2.12 Bordas e sombreamento 3.2.13 Colunas 3.2.14 Controle de alterações 3.2.15 Impressão 4 Comunicação 4.1 Identificação de textos técnicos 4.2 Relatórios 4.3 Atas 4.4 Memorandos 4.5 Resumos 5 Linguagem técnica 5.1 Jargão 5.2 Características 6 Níveis de Fala 6.1 Linguagem coloquial 6.2 Gíria 6.3 Linguagem culta 7 Elementos da Comunicação 7.1 Emissor 7.2 Receptor 7.3 Mensagem 7.4 Canal 7.5 Ruído 7.6 Código 7.7 Feedback. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança no Trabalho | 12h | 1 O impacto da falta de ética nos ambientes de trabalho 2 Código de Ética profissional 3 Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Causa 3.3.1 Imprudência, imperícia e negligência 3.3.2 Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes 3.4 Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) 3.5 CAT 3.5.1 Definição 4 Medidas de Controle 4.1 Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo 5 Riscos Ocupacionais 5.1 Perigo e risco 5.2 Classificação de Riscos Ocupacionais 5.2.1 Físico 5.2.2 Químico 5.2.3 Biológico 5.2.4 Ergonômico 5.2.5 De acidentes 5.3 Mapa de Riscos 6 Segurança do Trabalho 6.1 Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil 6.2 Hierarquia das leis 6.3 Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho 6.4 CIPA 6.4.1 Definição 6.4.2 Objetivo 6.5 SESMT 6.5.1 Definição 6.5.2 Objetivo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Logística | 40h | 1 Logística 1.1 Definição 1.2 História 1.2.1 Surgimento 1.2.2 Evolução 1.3 Atividades Primárias 1.4 Modais de Transporte 1.5 Cadeia de Suprimento 1.5.1 Definição 1.5.2 Elementos 2 Gestão Organizacional 2.1 Níveis hierárquicos 2.2 Funções da Administração 2.2.1 Planejar 2.2.2 Organizar 2.2.3 Comandar 2.2.4 Coordenar 2.2.5 Controlar 3 Comunicação técnica 3.1 Principais Documentos dos processos Logísticos 3.1.1 Procedimentos 3.1.2 Instruções de Trabalho 3.1.3 Registros 3.1.4 Apólice 3.1.5 Contratos 3.1.6 Nota Fiscal 3.1.7 Conhecimento de Transporte 3.1.8 Manifestos 3.1.9 Catálogos 3.1.10 Ficha Técnica 3.1.11 Ordem de Produção/Suprimentos 3.1.12 Romaneios 4 Ferramentas da Informática aplicadas à Logística 4.1 Planilha eletrônica 4.1.1 Tabelas 4.1.2 Banco de Dados 4.1.3 Relatórios 4.1.4 Gráficos 4.1.5 Dashboard 4.1.6 Impressão 4.2 Editor de Texto 4.2.1 Relatórios 4.2.2 Mala Direta 4.2.3 Documentos Administrativos 4.2.4 Impressão 4.3 Ferramentas de Apresentação 4.3.1 Elaboração de slides 4.3.2 Manipulação de arquivos 4.3.3 Impressão 5 Matemática aplicada à Logística 5.1 Operações básicas 5.2 Regra de três 5.3 Razão e Proporção 5.4 Porcentagem 5.5 Elementos básicos da geometria 5.5.1 Polígonos 5.5.2 Sólidos geométricos 5.5.3 Ângulos 5.5.4 Ponto, reta e plano 5.6 Estatística aplicada 5.6.1 Média 5.6.2 Desvio 5.6.3 Moda 5.6.4 Mediana 5.6.5 Interpretação de Dados 5.7 Unidades de Medida 5.7.1 Comprimento 5.7.2 Massa 5.7.3 Capacidade 5.7.4 Tempo 5.7.5 Temperatura 5.7.6 Conversão de Unidades 6 Instrumentos de Medição 6.1 Tipos 6.1.1 Régua 6.1.2 Trena 6.1.3 Paquímetro 6.1.4 Cronômetro 6.1.5 Balança 6.1.6 Termômetro 7 Segurança e Sustentabilidade nas Operações Logísticas 7.1 Normas Regulamentadoras 7.2 EPIs e EPCs específicos 7.3 Impactos Ambientais 7.4 Resíduos 7.4.1 Definição 7.4.2 Classificação 8 Ferramentas da Qualidade aplicadas aos processos Logísticos 8.1 Cinco sensos – 5s 8.2 Lista de verificação 8.3 PDCA 8.4 5W2H 8.5 Fluxograma 8.6 Brainstorming 8.7 Ferramentas de Análise das causas e efeitos 8.8 Diagrama de Pareto 9 Arranjos Físico 9.1 Tipos de leiaute 9.2 Ferramentas para representação gráficas 1 Comportamento Ético 1.1 Ética 1.1.2 Definição 1.1.3 Ética Profissional 1.1.4 Definição 1.1.5 Exemplos 1.1.6 Moral 1.1.7 Definição 1.1.8 Exemplos 1.1.9 Comunicação não violenta nos ambientes de trabalho 1.1.10 Definição 1.1.11 Pilares 2.1 Posturas profissionais 2.1.2 Definição e exemplos 2.1.3 Precisão 2.1.4 Zelo 2.1.5 Cooperação 2.1.6 Autonomia 2.1.7 Iniciativa 2.1.8 Criatividade 2.1.9 Responsabilidade 2.1.10 Honestidade 2.1.11 Sigilo 2.1.12 Prudência 2.1.13 Perseverança 2.1.14 Imparcialidade 2.1.15 Respeito 2.1.16 Cordialidade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Planejamento de Compras | 40h | 1. Cadeia de Suprimento a. Definição; b. Fluxo das Operações. 2. Materiais: a. Tipos: i. Insumos; ii. Matéria prima; iii. Material semi acabado; iv. Material em processo; v. Material acabado; vi. Suprimentos; vii.Materiais alternativos/sustentáveis. 3. Classificação de Materiais por categoria: a. Perigosos: i. Inflamáveis; ii. Explosivos; iii.Corrosivos; iv.Tóxicos; v. Biológicos. b. Carga Frigorificada: i. Resfriada; ii. Congelada. c. Carga seca; d. Carga a Granel: i. Sólido; ii. Liquido; iii.Gasosos. e. Carga Viva; f. Carga Frágil; g. Carga de Valor; h. Carga Perecível; i. Carga Indivisível. 4. Classificação de Criticidade de Materiais: a. Curva ABC i. Definição; ii. Aplicação. b. Classificação XYZ: i. Definição; ii. Aplicação. 5. Demanda de Suprimentos a. Níveis de Estoque: i. Definições; ii. Tipos; iii.Cálculos (ponto de pedido, estoque mínimo, estoque máximo, tamanho do lote de pedido). b. Previsão de Demanda; c. Tipos de demanda: i. Sazonal; ii. Cíclica; iii. Declínio; iv. Qualitativa; v. Quantitativa; vi. Just in time. d. Métodos de Previsão de Demanda: i. Média Aritmética; ii. Média móvel simples; iii.Média móvel ponderada. 6. Processo de Compras a. Definição; b. Objetivo; c. Modalidades: i. De emergência; ii. Especulativa; iii. Antecipada. d. Contratada; e. Reposição; f. Licitação: i. Concorrência; ii. Tomada de preços; iii. Convite; iv. Concurso; v. Leilão; vi. Pregão. g. Documentações de Compras: i. Requisição de Compras; ii. Mapa de Cotação; iii.Pedido de Compras; iv.Contratos de Compra; v. Cadastro de Fornecedor. 7. Sistemas de Informação aplicados a Compras: a. MRP; b. ERP; c. WMS; d. EDI; e. E-COMMERCE; f. E-PROCUREMENT; g. Planilhas eletrônicas; h. Compras 4.0: i. IA – Inteligência Artificial; ii. IOT – Internet das Coisas; iii. BOT; iv. Blockchain. 8. Fornecedores a. Desenvolvimento de Fornecedores; b. Selecionar Fornecedores; c. Fornecedores Alternativos; d. Cotação. 9. Legislação Relativa ao Processo de Compras: a. Nacional; b. Internacional. 10. Estrutura Organizacional: a. Formal e Informal; b. Funções e Responsabilidades; c. Planejamento Estratégico: i. Conceitos; ii.Relações com o mercado. 11. Relações Institucionais Verticais e Horizontais: a. Relação com pares; b. Relação com líderes; c. Relação com Clientes internos e externos; d. Relação com subordinados. 9 - Estrutura organizacional 9.1 Formal e informal 9.2 Funções e responsabilidades 10 - Planejamento Estratégico 10.1 Conceitos 10.1.1 Relações com o mercado 10.1.2 Relações Institucionais verticais e horizontais 10.1.3 Relação com pares 10.1.4 Relação com Lideres 10.1.5 Relação com clientes internos e externos 10.1.6 Relação com subordinados | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Processo de Compras | 40h | 1. Processo de Compra: a.Definição; b.Fluxo operacional; c.Informações de Mercado; d.Definição da modalidade de Compra. 2. Consolidação da Demanda de Compras: a.Classificação de Materiais; b.Mapa de Compras. 3. Seleção dos Fornecedores para a Cotação: a.Definição; b.Objetivo; c.Avaliação dos Fornecedores. 4. Cotação de Preços: a.Definição; b.Objetivo; c.Métodos de Cotação: i. On-line; ii.Carta; iii.Presencial (lojas, feiras e etc.) d.Condições para Cotação: i.Quantidade; ii.Prazo de resposta; iii. Benefícios Adicionais. 5. Negociação com Fornecedores: a.Definição; b.Objetivo; c.Técnicas de Negociação: i. Ganha ganha; ii. Busca de Parcerias. d.Ética no processo de Compras 6. Concretização da Compra a.Definição; b. Objetivo; c. Emissão do pedido de Compras; d. Contratos: i. Tipos; ii. Sanções Contratuais (multa, desclassificação). 7. Follow-up de Compras a.Definição; b.Tipos: i. Preventivo; ii. Corretivo. c.Monitoramento de Performance: i.Qualidade; ii.Prazo; iii.Infraestrutura do fornecedor. d.Comunicação com o fornecedor; e.Ações Corretivas; f. Registros de Monitoramento. 8.Auto-Gestão: a.Organização: i.Local de trabalho; ii.Atividades; iii. Materiais. b.Gestão do Tempo: i.Ferramentas para uma gestão eficaz do tempo; ii.Produtividade; iii.Falhas e Retrabalhos. 9.Gestão do Comportamento: a.Proatividade: i.Definição; ii.Pilares. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Qualidade e Produtividade | 8h | 1 Trabalho em equipe 1.1 Definição de grupo, de equipe e time 1.2 Trabalho em equipe 1.3 O relacionamento com os colegas de equipe 1.4 Responsabilidades individuais e coletivas 2 Filosofia Lean 2.1 Definição 2.2 Mindset Lean 2.3 Desperdícios 3 Ferramentas da Qualidade (Definição e aplicabilidade) 3.1 Cinco sensos – 5s 3.2 Lista de verificação 3.3 PDCA 3.4 5W2H 3.5 Fluxograma 3.6 CEP 3.7 Ferramentas de Geração de ideias 3.7.1 Benchmarking 3.7.2 Brainstorming 3.8 Ferramentas de Análise das causas 3.9 Diagrama de Pareto 4 Qualidade 4.1 Definição 4.2 Evolução da qualidade 4.3 Princípios da qualidade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |