CARGA HORÁRIA TOTAL: 80h
APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Ferramentas da qualidade | 80h | 1 - Aplicar a Metodologia 5S : Relacionar de forma correta os conceitos dos sensos do 5S por meio do jogo "`Ferramentas da Qualidade 5S”, na plataforma WordWall, para realizar o levantamento dos conhecimentos apresentados pelo aluno sobre os 5 sensos de responsabilidade. Posteriormente, os alunos deverão realizar uma pesquisa de um ambiente de trabalho afetado pela falta de organização, no qual irão identificar e aplicar as ferramentas da qualidade dos 5S visando a melhoria e otimização desse espaço. 2 - Construir um ciclo PDCA/MASP a partir de uma situação organizacional. Desenvolver um ciclo PDCA/MASP da situação organizacional fornecida pelo docente, levando em consideração um plano de ação a ser tomado dentro do PDCA para resolver o problema. O aluno poderá levantar mais de um plano de ação. 3 - Elaborar um Fluxograma da Processo Produtivo. Os alunos com base nas orientações iniciais do instrutor, deverão montar um fluxograma onde irão descrever com exemplos e situações práticas de um processo de fabricação dos produtos e ensaios utilizados para garantir a qualidade dos mesmos. 4 - Utilizar as Ferramentas da Qualidade nos Processos de Manutenção. Analisar os relatórios de controle de qualidade e manutenção que serão fornecidos pelo docente, tratar essas informações e aplicar as ferramentas da Qualidade como Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto e Diagrama de Gantt utilizando para estruturar as informações e planejamentos, o MASP será utilizado para criar o plano de manutenção. Os alunos deverão preparar uma apresentação de um plano de manutenção para solucionar os problemas da empresa. 1. Visão Sistêmica; 2. Organização do ambiente de trabalho; 3. Ética nas relaçoes interpessoais 4. Liderança; 5. Normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho; | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |