Área de Atuação GESTÃO

Curso GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES

CARGA HORÁRIA TOTAL: 24h

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E EQUIPES 24h 1. Ambiente organizacional e as relações humanas 1.2 Conceito e implicações conforme normas da organização; 1.3 Relações humanas no trabalho; Grupos, equipes e times de trabalho. 1.4 A importância da diversidade nas organizações; Cenários e tendências globais: idade; gênero; formação; cor; pessoas com deficiência; 1.5 Comportamento interpessoal; 2. Motivação e crescimento do ser humano 2.1 A relação motivação-desempenho; 2.2 Principais teorias da motivação; 2.3 Programas motivacionais e cooperativos: círculos de controle da qualidade, programa 5S, trabalho em equipes e equipes semiautônomas; 2.4 Treinamento e desenvolvimento de pessoas 3.Gestão de conflitos: 3.1. Conceito e tipos; 3.2.Conflitos interpessoais; 3.3.visões sobre conflito nas organizações; 3.4. intensidade de conflitos; 3.5.conflitos de papéis e responsabilidades; 3.6.consequências dos conflitos para o clima e desempenho coletivos; 3.7.Processo do conflito; 3.8. técnicas de administração de conflitos; 3.9. Negociação: estratégias e etapa; 3.10.Penalidades, premiações e promoções; 4. Liderança na gestão de pessoas: 4.1. Administração x liderança 4.2. Poder x liderança; 4.3. Teorias de liderança: 4.4. Confiança e liderança; 4.5. Liderança e modelagem da cultura organizacional; 4.6. Influência da liderança no comportamento, na integração e na sinergia das equipes de trabalho; 5. Feedback: 5.1. Conceito e finalidade; 5.2. Estratégias e técnicas de feedback; 5.3. Tipos de feedback: formal, informal; 5.4. A importância do feedback e sua relação com a motivação; 5.5. Papéis e responsabilidades; 6. Gestão da informação nas relações de trabalho: 6.1. A comunicação nas organizações; 6.2. A importância da comunicação informal; 1.Virtudes profissionais 1.1. Atenção 1.2. Disciplina 1.3. Organização 1.4. Comprometimento 1.5. Precisão 1.6. Zelo 2. Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 2.2. Cooperação 2.3. Ajustes interpessoais 2.4. A relação com o líder 3. Conflitos nas equipes de trabalho 3.1. Tipos 3.2. Características 3.3. Fatores internos e externos 3.4. Causas 3.5. Consequências 4. Ética 4.1. Ética nos relacionamentos profissionais 4.2. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.