Área de Atuação GESTÃO

Curso TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

CARGA HORÁRIA TOTAL: 832h

HABILITAÇÃO TÉCNICA

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
MODELAGEM DE PROJETOS 32h 1. Estratégia e Inovação 1.1 Inovação e Estratégia Competitiva 1.2 Integração entre a estratégia da empresa e o mercado 1.3. Integração entre a educação e inovação 2. Proposta de Valor 2.1. Canvas 2.2 Lean Canvas 2.3 Business Model Generation 3. Project Model Canvas 3. Modelo de Negócios 3.1. Tipos de Modelo de Negócios 3.2. Impacto da Experiência do Usuário no Modelo de Negócios 4. Metodologia Ágil de Projeto 4.1. Scrum 4.2. Design sprint 4.3. Design Thinking 5. Convivência social e trabalho colaborativo 5.1. O homem como um ser social 5.2. Os desafios da vida coletiva e do trabalho em equipe: respeito ao próximo, compreensão, empatia, tolerância, apoio mútuo O papel das normas "11 PENSAMENTO CRÍTICO E INOVAÇÃO 11.1 Senso comum e senso crítico 11.2 Pensamento crítico reflexivo 11.3 Criatividade e pensamento crítico 11.4 Análise crítica e posicionamento pessoal 12 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 12.1 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional 12.2 Autodesenvolvimento: importância e reflexos na empregabilidade e no crescimento profissional " Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 60h 1. Elementos da Comunicação 1.1. Emissor; 1.2. Receptor 1.3. Mensagem 1.4. Canal 1.5. Ruído 1.6. Código 1.7. Feedback 2. Níveis de Fala 2.1. Linguagem culta 2.2. Linguagem técnica 2.2.1. Jargão 2.2.2. Características 3. Comunicação 3.1. Identificação de textos técnicos 3.2. Relatórios 3.3. Atas 3.4. Memorandos 3.5. Resumos 4. Textos Técnicos 4.1. Definição 4.2. Tipos e exemplos 4.3. Normas aplicáveis para redação (ex.: ABNT, ISO, IEEE, ANSI…) 4.4. Interpretação 5. Informática 5.1. Fundamentos de hardware 5.1.1. Identificação de componentes 5.1.2. Identificação de processadores e periféricos 5.2. Sistema Operacional 5.2.1. Tipos 5.2.2. Fundamentos e funções 5.2.3. Barra de ferramentas 5.2.4. Utilização de periféricos 5.2.5. Organização de arquivos (Pastas) 5.2.6. Pesquisa de arquivos e diretórios 5.2.7. Área de trabalho 5.2.8. Compactação de arquivos 6. Software de escritório 6.1. Editor de Textos 6.1.1. Tipos 6.1.2. Formatação 6.1.3. Configuração de páginas 6.1.4. Importação de figuras e objetos 6.1.5. Inserção de tabelas e gráficos 6.1.6. Arquivamentos 6.1.7. Controles de exibição 6.1.8. Correção ortográfica e dicionário 6.1.9. Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 6.1.10. Marcadores e numeradores 6.1.11. Bordas e sombreamento 6.1.12. Colunas 6.1.13. Controle de alterações 6.1.14. Impressão 6.2. Editor de Planilhas Eletrônicas 6.2.1. Funções básicas e suas finalidades 6.2.2. Linhas, colunas e endereços de células 6.2.3. Formatação de células 6.2.4. Configuração de páginas 6.2.5. Inserção de fórmulas básicas 6.2.6. Classificação e filtro de dados 6.2.7. Gráficos, quadros e tabelas 6.2.8. Impressão 6.3. Editor de Apresentações 6.3.1. Funções básicas e suas finalidades 6.3.2. Tipos 6.3.3. Formatação 6.3.4. Configuração de páginas 6.3.5. Importação de figuras e objetos 6.3.6. Inserção de tabelas e gráficos 6.3.7. Arquivamentos 6.3.8. Controles de exibição 6.3.9. Criação de apresentações em slides e vídeos 6.3.10. Recursos multimídia de apoio a apresentações e vídeos 7. Internet (World Wide Web) 7.1. Políticas de uso 7.2. Navegadores 7.3. Sites de busca 7.4. Download e gravação de arquivos 7.5. Correio eletrônico 7.6. Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 7.7. Armazenamento e compartilhamento em nuvem 8. Segurança da Informação 8.1. Definição dos pilares da Segurança da Informação 8.2. Reconhecer Leis vigentes a segurança da informação 8.3. Tipos de golpes na internet 8.4. Contas e Senhas 8.5. Navegação segura na internet 8.6. Backup 8.7. Códigos maliciosos (Malware) 9. Comunicação em equipes de trabalho 9.1. Dinâmica do trabalho em equipe 9.2. Busca de consenso 9.3. Gestão de Conflitos Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
CRIATIVIDADE E IDEAÇÃO 24h 1 ESTUDO DE CENÁRIOS 1.1 Identificação de novos fatos, ideias e opiniões 2 FERRAMENTAS DE IDEAÇÃO 2.1 Brainstorming 2.2 Benchmarking 2.3 Como poderiamos? 2.4 Matriz de alinhamento 2.5 Funil de ideias 2.6 Crazy 3 GERAÇÃO DE VALOR 3.1 Exemplos de proposta de valor 3.2 Conceito de valor 4 EQUIPES 4.1 Empreendedor, Talentos e Desafios 5 MERCADO 5.1 Análise do negócio 5.1.1 Como vender e riscos envolvidos. 5.1.2 Para quem vender 5.2 Análise do mercado 5.2.1 Custos 5.2.2 Atendimento do mercado 5.2.3 Demandas do cliente 5.3 Integração: mercado, negócio e equipe. 6 INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E IDEAÇÃO 6.1 Definição e Exemplos Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
INTRODUÇÃO A PROCESSO DE MELHORIA E INOVAÇÃO 80h 1 BOAS PRÁTICAS DE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO 1.1 Tipos de desperdícios 2 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS 2.1 PL e P+L 2.2 PNRS/PMRS 2.3 Lei 12.305/2010 3 SEGURANÇA DO TRABALHO 3.1 Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil 3.2 Hierarquia das leis 3.3 Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho 3.4 CIPA 3.4.1 Definição 3.4.2 Objetivo 4 RISCOS OCUPACIONAIS 4.1 Perigo e risco 4.2 Classificação de Riscos Ocupacionais: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes 4.3 Mapa de Riscos 5 MEDIDAS DE CONTROLE 5.1 Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo 5.1 EPC’s 5.2 EPI’s 5.3 NR’s - NR 04, 05, 06, 07, 09, 12 e 17. 4 ACIDENTES DO TRABALHO E DOENÇAS OCUPACIONAIS 4.1 Definição 4.2 Tipos 4.3 Causa: 4.3.1 Imprudência, imperícia e negligência 4.3.2 Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes 4.4 Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) 5 QUALIDADE 1.1 Definições e evolução da qualidade 6 PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE 6.1 Foco no cliente 6.2 Liderança 6.3 Engajamento das pessoas 6.4 Abordagem de processos 6.5 Tomada de decisão baseado em evidências 6.6 Melhoria 6.7 Gestão de relacionamentos 7 NORMAS E DIRETRIZES DA QUALIDADE 7.1 FNQ 7.2 Modelo de Excelência em Gestão 7.3 ISO 7.3.1 ISO Série 9000 7.3.2 ISO Série 14000 7.3.3 ISO Série 45000 7.4 ABNT NBR 8 PROCESSO DE MELHORIA E INOVAÇÃO 8.1 Inovação Aplicada aos Processos e Produtos Organizacionais 8.1.1 Metodologias de Inovação 8.1.2 Inovações tecnológicas 8.2 Aplicação das Ferramentas e programas de Melhoria e Inovação 8.2.1 MASP 8.2.2 Kaizen 8.2.3 PDCA 8.2.4 Histograma 8.2.5 Brainstorming 8.2.6 Fluxograma de processos 8.2.7 Diagrama de Pareto 8.2.8 Diagrama de Ishikawa 8.2.9 5W2H 8.2.10 Folha de verificação 8.2.11 Diagrama de dispersão 8.3 Inovação 8.4 Melhoria contínua 6 TRABALHO EM EQUIPE 6.1 Conceitos de grupo, equipe e time 6.1.1 Compromisso com objetivos e metas 6.1.2 O papel das normas e acordos coletivos 6.1.3 Divisão de papéis e responsabilidades 6.1.4 Engajamento 6.1.5 Cooperação 6.1.6 Responsabilidades individuais e coletivas no trabalho em equipe 6.1.7 O relacionamento com colegas de equipe Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
INTRODUÇÃO A GESTÃO ORGANIZACIONAL 110h 1 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 1.1 Feedback 1.1.1 Técnicas 1.1.2 Definição 1.2 Atendimento a Stakholders 1.3 Apresentação Oral 1.3.1 Eventos: Entrevista, Palestra, Conferência, Seminário, Workshop 1.3.2 Estratégias (Vídeos, Pitch, Podcast, Mensagens, exposição oral) 1.3.3 Planejamento 1.4 Técnicas de oralidade 1.4.1 Interação com o interlocutor 1.4.2 Assunto 1.4.3 Fala 1.4.4 Linguagem corporal 1.4.5 Estilos de comunicação 1.5 Estrutura de Documentos 1.5.1 Fechamento 1.5.2 Mensagem 1.5.3 Vocativo 1.5.4 Assunto 1.6 Interpretação do contexto comunicativo 1.7 Tipos de Linguagem 2 LGPD – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS 2.1 Aplicação nos processos administrativos 2.2 Pilares 2.3 Definição 3 MACROPROCESSOS 3.1 Arranjo Físico 3.2 Organograma 3.3 Fluxograma 3.4 Principais processos da Organização 3.4.1 Qualidade 4 Administração 4.1 Origens, conceitos, função, Definição, Objetivo 4.2 As diversas abordagens: (Científica, clássica, de relações humanas, burocrática, neoclássica, sistêmica e contingencial) 4.3 Funções Administrativas:planejar, organizar, dirigir e controlar 4.4 Processo de departamentalização 4.4.1 Logística 4.4.2 Financeiro 4.4.3 Contabilidade 4.4.4 Marketing e Vendas 4.4.5 Recursos Humanos 4.4.6 Produção 5 TÉCNICAS DE CONDUÇÃO REUNIÃO 5.1 Registros 5.1.1 Lista de Presença 5.1.2 Ata 5.2 Formas 5.2.1 Virtual 5.2.2 Presencial 5.3 Planejamento 5.4 Definição 6 DOCUMENTOS 6.1 Validade 6.2 Protocolos 6.3 Tipos 6.3.1 Procedimentos 6.3.2 Administrativos: Nota Fiscal, Recibo, Orçamento, Pedidos, Requisição, Solicitações, Contratos, Ficha Cadastral 6.4 Definição 7 ARQUIVOS 7.1 Preservação 7.2 Ordenação 7.3 Tipos de arquivo 7.4 Definição 8 OPERAÇÕES MATEMÁTICAS APLICADAS AOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 8.1 Razão e Proporção 8.2 Conjuntos numéricos 8.3 Estatística Básica 8.4 Sequência lógica 8.5 Área, volume e peso 8.6 Porcentagem 8.7 Conversão de unidades 8.8 Regra de Três 9 LIDERANÇA 9.1 Tipos 9.2 Definição 10 CONSTRUÇÃO DE MUDANÇAS POSITIVAS E INOVADORAS NO CONTEXTO DE TRABALHO 10.1 Análise de compatibilidade de oportunidades de melhorias com normas, procedimentos e diretrizes organizacionais. 10.2 Identificação de oportunidades de melhoria Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE MARKETING E VENDAS 80h 1 INTRODUÇÃO AO MARKETING 1.1 Evolução 1.2 Definição 1.3 Aplicação 2 Os 4Ps DE MARKETING 2.1 Produto: classificação, ciclo de vida, embalagem e marca 2.2 Preço: métodos e estratégias de adequação de preço 2.3 Promoção: propaganda, técnicas de promoção de vendas e relações públicas, estratégias de mensagem 2.4 Praça: canais de distribuição e uso de intermediários, pesquisa mercadológica 3 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO 3.1 Definição 3.2 Necessidades 3.3 Identificação de ambientes: Demográfico, Econômico e Sócio-Cultural 3.4 Elaboração - Etapas Aplicação 4 POSICIONAMENTO NO MERCADO 4.1 Imagem 4.2 Marca 4.3 Brand equity 5 CONSUMIDOR 5.1 Comportamento do Consumidor 5.2 Processo de decisão de compra 5.3 Fidelização do cliente. 5.4 Qualidade no atendimento ao cliente 6 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING 6.1 Data mining 5.2 Data base 6.3 Pesquisa de Marketing 7 SISTEMAS DE INTELIGÊNCIAS EM MARKETING 7.1 Definição 7.2 Tipos 7.2.1 E-mail marketing 7.2.3 Inteligência Artificial 7.2.4 Comercialização 7.2.5 Marketing no E-commerce 7.2.6 Neuromarketing 7.2.7 Marketing on-line 7.2.8 In-bound marketing 7.2.9 Marketing de mídias sociais 7.2.10 Métricas de marketing em mídias sociais 7.2.11 Google Adwords 7.2.12 Marketing de Guerrilha 8 PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DE MARKETING E VENDA 8.1 Documentação 8.2 Sigilo e confidencialidade 8.3 Código de Defesa do consumidor 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL 9.1 Definição 9.2 Tipos 9.3 Diferença entre patente e propriedade intelectual. 10 ESTUDO DE CENÁRIOS 10.1 Identificação de novos fatos, ideias e opiniões. 11 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 11.1 Autodesenvolvimento: importância e reflexos na empregabilidade e no crescimento profissional Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NO APOIO A PROJETOS 40h 1 MODELO DE NEGÓCIOS 1.1 Impacto da Experiência do Usuário no Modelo de Negócios 1.2 Tipos de Modelo de Negócios 2 PROPOSTA DE VALOR 2.1 Canvas 2.1.1 Project Model Canvas 2.1.2 Business Model Generation 2.1.3 Lean Canvas 3 PROCESSOS DE GESTÃO DE PROJETOS 3.1 Tipos e aplicação 3.1.1 Encerramento 3.1.2 Controle 3.1.3 Execução 3.1.4 Planejamento 3.1.5 Iniciação 3.2 Definição 4 PROJETO 4.1 Aplicação 4.1.1 Gestão de Comunicação 4.1.2 Gestão de Risco 4.1.3 Gestão dos Stakeholders 4.1.4 Gestão de Recursos Humanos 4.1.5 Gestão de Financeira 4.1.6 Planejamento do Projeto 4.1.7 Escopo do projeto 4.1.8 Gestão da Operação 4.1.9 Gestão da Qualidade 4.1.10 Gestão de Aquisições 4.2 Definição 4.3 Metodologias 4.3.1 Ágeis 4.3.1.1 Design Thinking 4.3.1.2 Design sprint 4..3.1.3 Scrum 4.3.2 Tradicionais 5 BENCHMARKING 5.1 Tipos e Aplicação 5.2 Definição 6 A CRIATIVIDADE COMO FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA INOVAÇÃO E DA MELHORIA 7 PENSAMENTO CRÍTICO E INOVAÇÃO 7.1 Análise crítica e posicionamento pessoal 7.2 Criatividade e pensamento crítico 7.3 Pensamento crítico reflexivo 7.4 Senso comum e senso crítico Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE APOIO CONTÁBIL E FINANCEIRO 80h 1 CONCEITOS BÁSICOS DE CONTABILIDADE 1.1 Objeto, finalidade, princípios e técnicas 2 DOCUMENTOS FINANCEIROS 2.1 Movimentação bancária e preenchimento de documentos 2.2 Fluxo de Caixa 2.3 Conciliação Bancária 2.4 Definição 2.5 Tipos 3 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS 3.1 Atos e Fatos Administrativos 3.2 Situações Patrimoniais 3.3 Classificação das contas 3.4 Tipos de lançamentos 3.5 Definição 4 DOCUMENTOS CONTÁBEIS 4.1 Lançamento 4.2 Registro 4.3 Tipos 5 NORMAS E LEGISLAÇÃO 5.1 Órgãos de proteção ao crédito 5.2 Proteção e Segurança de Dados 5.3 Tributos, Impostos, Taxas e Contribuições 5.4 Livros aplicáveis 6 TÉCNICAS CONTÁBEIS 6.1 Inventários 6.2 Tipos 6.2.1 Análise de Balanços 6.2.2 Auditoria 6.2.3 Demonstrações Contábeis 6.2.4 Escrituração 7 PROCESSOS FINANCEIROS 7.1 Princípios e Características do Sistema Financeiro 7.2 Contas a pagar 7.3 Contas a Receber 7.4 Empréstimo 7.5 Juros simples e composto 7.6 Financiamento 7.6.1 SAA 7.6.2 PRICE 7.6.3 SAC 7.7 Instruções Bancárias 7.7.1 Baixa 7.7.2 Desconto 7.7.3 Prorrogação 7.7.4 Cartório 8 TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 8.1 Pagamento 8.2 Cobrança 9 PREVISÃO ORÇAMENTARIA 9.1 Definição 9.2 Objetivo 10 INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS 10.1 Objetivos 10.2 Terminologia 10.3 Definição 11 CUSTOS 11.1 Tipos de Custeio 11.1.1 Para Estoques: Inicial; Final e Compras 11.1.2 Por Departamento 11.1.3 Por Processo 11.1.4 ABC 11.2 Mão-de-obra direta 11.2.1 Controle e Valoração 11.3 Sistemas de Custeio 11.4 Tipos de custos 11.4.1 Variáveis 11.4.2 Fixos 11.4.3 Indiretos 11.4.4 Diretos 12 FORMAÇÃO DE PREÇO 12.1 Definição 12.1 Margem de contribuição 12.2 Tipos e Aplicação 12.3 CPC, CPA, CPM, CPV 13 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 13.1 Relevância da melhoria contínua 13.2 Análises de validade, viabilidade e aplicabilidade de novas soluções 13 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 13.1 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 80h 1. PRODUÇÃO 1.1 Definição e Objetivos 1.2 Processos administrativos 1.3 Tipos de Sistemas de produção e Operações 1.4 Plano de Produção 1.4.1 Definição 1.4.2 Elementos do Plano de Produção 1.4.3 Aplicação 2. APONTAMENTO E INDICADORES DE PERFORMANCE (KPI) - PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 2.1 Definição 2.2 Tipos e Aplicação 2.2.1 Produtividade 2.2.2 Eficiência 2.2.3 Qualidade 2.2.4 OEE 2.2.5 Tempo de Espera da Produção (LEAD Time) 2.2.5 Eficácia 3 AMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS 3.1 Definição 3.2 Softwares Utilizados para Gestão de Materiais 3.3 Programação dos suprimentos 3.3.1 Compras 3.3.2 Solicitação 3.3.3 Pedido 3.3..4 Cotação 3.3.5 Monitoramento 3.3.6 Recebimento 3.3.7 Inspeção Visual 3.3.8 Conferência Qualitativa 3.3.9 Conferência Quantitativa 3.3.10 Regularização 3.4 TIpos de Armazenagem 3.4.1 Armazem 3.4.2 Pátio 3.4.3 Galpão 3.4.4. Silos 3.4.5 Tanques 3.5 Estruturas de Armazenagem 3.5.1 Sistema Porta Palete 3.5.2 Paletização Compacta - Drive In 3.5.3 Estoque Dinâmico 3.5.4 Armazéns Auto Portantes 3.5.5 Armazéns Midi Loads 3.5.6 Sistema Flow - Rack 3.5.7 Estantes Simples 3.5.8 Sistema Cantilever 3.5.9 Armários deslizantes 3.6 Gestão de Estoque 3.6.1 Definição e Tipos 3.6.2 Métodos de Movimentação e estocagem: PEPS, UEPS, MPM e PVPS 3.7 Técnicas de Gestão de Estoque: Curva ABC, Inventário, Estoque Mínimo e Estoque Máximo, KANBAN 3.8 Gestão de Custos no Estoque Redução de Desperdícios 3.8.1 Definição 3.9 Ferramentas Aplicadas para Redução de Desperdícios 3.9.1 Ferramentas Lean 4 LOGÍSTICA 4.1 Definição 4.2 Logística Interna 4.3 Logística de Distribuição 4.4 Modais de Transportes 4.4.1 Serviço próprio ou terceirizado 4.4.2 Frete 4.5 Canais de Distribuição 4.6 Gerenciamento de Risco 5 LOGÍSTICA REVERSA 5.1Definição 5.2 Tipos e Aplicação 5.3 Normas Regulamentadoras aplicadas à Produção e Logística 6 AUTODIDATISMO E AUTOGESTÃO – PROJETO DE VIDA 6.1 Compromisso com a excelência profissional 6.2 Importância dos planos pessoais de formação continuada Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE RH E DP 86h 1 PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 1.1 Definição 1.2 Tipos de Recrutamento 1.2.1 Interno 1.2.2 Externo 2 TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO 2.2 Anúncios 2.3 Triagem de currículos e Vídeo currículo 2.4 Agências de Recrutamento 2.5 Contatos em escolas, agremiações e universidades 2.6 Apresentação de candidatos por indicação de funcionários Consulta aos arquivos de candidatos 2.7 Banco de talentos 3 TÉCNICAS DE SELEÇÃO 3.1 entrevistas, dinâmicas e testes 3.2Tecnologias: softwares diversos para recrutamento e seleção 4 INDICADORES DE PERFORMANCE DE RH E DP 4.1 Currículos recebidos 4.2 Custo da contratação 4.3 Tempo de contratação 4.4 Porcentagem de vagas fechadas no prazo 4.5 Custo da rotatividade 4.6 Turnover 4.7 Taxa de aderência ao perfil da empresa 4.8 Absenteísmo 4.9 Custo do Treinamento 4.10 ROI em treinamentos 4.11 Avaliação da aprendizagem 4.12 Relatórios de resultados 5 LGPD – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS 5.1 Aplicação nos processos de RH e DP 6 TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL 6.1 Definição 6.2 Tipos de Treinamento 6.3 Etapas do Processo de Treinamento 6.4 Matriz de polivalência: Definição e aplicação 6.5 LNT - Levantamento de Necessidade de Treinamento 6.6 Operação e Controle do Processo de Treinamento 6.7 Avaliação do Treinamento 7 FORMAÇÃO NO TRABALHO 7.1 Programas de Integração 7.2 Programas de formação corporativa 7.3 Treinamento e desenvolvimento de pessoas 8 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 8.1 Definição 8.2 étodos de avaliação de desempenho 8.3 Ferramentas e Softwares 9 PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS 9.1 Remuneração 9.2 CBO – Classificação Brasileira de 9.3 Ocupação e Competências 9.4 Pesquisa Salarial 10 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 10.1 CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas 10.2 Jornada de trabalho 10.3 Acordo coletivo e Individual 10.4 Normas Regulamentadoras e-Social 11 ADMISSÃO E DEMISSÃO 11.1 Definição 11.2 Exames 11.3 Admissional 11.4 Periódico 11.5 Demissional 11.6 Documentos do empregado 11.7 Termos e declarações 11.8 Rescisão Contratual 11.9 Tipos 11.10 Cálculos 11.11 Prazos 11.12 Aviso prévio 11.13 Seguro desemprego 12 FOLHA DE PAGAMENTO 12.1 Definição 12.2 Rubricas 12.3 Cálculos 12.4 Descontos 12.5 Proventos 12.6 Férias 12.7 13º Salário 12.8 FGTS 13 BENEFÍCIOS 13.1 Legais 13.2 Espontâneos 13.3 Cronograma de benefícios 13.4 Cálculos 13.5 Distribuição e controle 14 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 14.1 Relevância da criatividade e da inovação Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Modelagem de Projetos 32h 1. Estratégia e Inovação 1.1 Inovação e Estratégia Competitiva 1.2 Integração entre a estratégia da empresa e o mercado 1.3. Integração entre a educação e inovação 2. Proposta de Valor 2.1. Canvas 2.2 Lean Canvas 2.3 Business Model Generation 3. Project Model Canvas 3. Modelo de Negócios 3.1. Tipos de Modelo de Negócios 3.2. Impacto da Experiência do Usuário no Modelo de Negócios 4. Metodologia Ágil de Projeto 4.1. Scrum 4.2. Design sprint 4.3. Design Thinking 5. Convivência social e trabalho colaborativo 5.1. O homem como um ser social 5.2. Os desafios da vida coletiva e do trabalho em equipe: respeito ao próximo, compreensão, empatia, tolerância, apoio mútuo O papel das normas 11 PENSAMENTO CRÍTICO E INOVAÇÃO 11.1 Senso comum e senso crítico 11.2 Pensamento crítico reflexivo 11.3 Criatividade e pensamento crítico 11.4 Análise crítica e posicionamento pessoal 12 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 12.1 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional 12.2 Autodesenvolvimento: importância e reflexos na empregabilidade e no crescimento profissional Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
PROJETO DE INOVAÇÃO 24h 1 EMPREENDEDOR 1.1 Características do empreendedor 1.2 Tipos de empreendedor 1.2.1 Informal 1.2.2 Cooperado 1.2.3 Individual 1.2.4 Franquia 1.2.5 Social 1.2.6 Intraempreendedor 2 EMPREENDEDORISMO DE CADEIA DE VALOR 3 START UP 3.1 Conceito 3.2 Características 3.3 Inovação 3.4 Escalabilidade 3.5 Repetição 3.6 Potencial 3.7 Flexibilidade 3.8 Talentos 3.9 Tipo 3.9.1 Pequenas negócios 3.9.2 Lifestyle 3.9.3 Escaláveis 3.9.4 Compráveis 3.9.5 Sociais 3.9.6 Corporativas 4 ANÁLISE DE REQUISITOS 4.1 Cliente 4.2 Produto ou Processo 4.3 Escopo do Projeto 4.4 Viabilidade do Protótipo 4.5 Validação de recursos 5 PROTÓTIPO 5.1 Definição e importância 5.2 Tipos de protótipos 5.3 Etapas da Prototipação 5.4 Técnicas de prototipação 5.5 Ferramentas para Prototipação 6 PITCH 6.1 Definição 6.2 Aplicação 6.3 Dicas de oratória e dialética 6.4 Técnicas 7 INCUBADORAS E CO-WORKING 8 PROJETO 8.1 Método de apresentação 8.2 Modelo de Projeto 8.3 Modelo de Negócio 8.4 Protótipo 9 ELEVADOR PITCH 9.1 Roteiro do Pitch 9.2 Apresentação Pitch 9.3 Vídeo Pitch 10 ENCERRAMENTO 10.1 Lições Aprendidas 10.2 Gestão do Conhecimento 10.3 Plano de Projeto 11 PENSAMENTO CRÍTICO E INOVAÇÃO 11.1 Senso comum e senso crítico 11.2 Pensamento crítico reflexivo 11.3 Criatividade e pensamento crítico 11.4 Análise crítica e posicionamento pessoal 12 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 12.1 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional 12.2 Autodesenvolvimento: importância e reflexos na empregabilidade e no crescimento profissional Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS 80h 1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1.1 Definição 1.2 Missão, Visão e Diretrizes 1.3 Metas e indicadores 1.4 Níveis 1.4.1 Estratégico 1.4.2 Tático 1.4.3 Operacional 1.5 Analise SWOT 1.6 Modelo SMART 2 RECURSOS ORGANIZACIONAIS 2.1 Definição 2.2 Tipos de recursos 2.2 Cronograma 2.3 Gráfico de Gantt 2.4 Softwares 3 FERRAMENTAS DE PRIORIZAÇÃO 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Matriz GUT 3.4 RICE (Reach, Impact, Confidence e Effort) 3.5 Matriz de Custo x benefício 3.6 Matriz de Eisenhower 4 PLANO DE TRABALHO 4.1 Definição 4.2 Etapas 4.3 Recursos 4.4 Responsabilidades da equipe de trabalho 4.5 Prazos 4.6 Canais de comunicação 4.7 Custos 4.8 Matriz de responsabilidade (Responsável, Autoridade, Consultado, Informado) 4.9 Impacto dos critérios normativos no plano de trabalho. 5 EQUIPE DE TRABALHO 5.1 Definição 5.2 Diferença Grupo x Equipe 5.3 Tipos de Equipe 5.4 Monitoramento 5.5 Avaliação de Desempenho das equipes 5.6 Softwares para gestão das equipes de trabalho 5.7Treinamento de Equipes 5.7.1Levantamento de Necessidades 5.7.2 Tipos de treinamento (interno, externo, on the job) 6 PESQUISA DE CLIMA 7 MOTIVAÇÃO 7.1 Ciclo Motivacional 7.2 Hierarquia de necessidades 7.3 Fatores Motivacionais 8 EMPOWERMENT 9 INDICADORES DE MONITORAMENTO DO PLANO DE TRABALHO OPERACIONAL 9.1Definição 9.2 Tipos 9.3 Tempo médio da atividade 9.4 Porcentagem de tarefas realizadas no prazo 9.5 Porcentagem de tarefas concluídas 9.6 Custo por recurso 9.7 Custo por tarefa 9.8 Produtividade 9.9 Eficiência 9.10 Classificação 9.11 Resultado 9.11 Desempenho 9.12 Fatores Críticos 10 ANÁLISE DE PROBLEMA E TOMADA DE DECISÃO 10.1 Definição 10.2 Relatórios de Análise de indicadores 10.3 Identificação do Problema 10.4 Identificação da Causa 10.5 Técnicas para solução de problemas 11 AUTODESENVOLVIMENTO 11.1 Valores pessoais e profissionais 11.2 Referências institucionais para o autodesenvolvimento 11.3 Definição de objetivos e metas Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Prototipagem de projetos 24h 1 PENSAMENTO CRÍTICO E INOVAÇÃO 1.1 Análise crítica e posicionamento pessoal. 1.2 Criatividade e pensamento crítico 1.3 Pensamento crítico reflexivo 1.4 Senso comum e senso crítico 2 INCUBADORAS E CO-WORKING 3 PITCH 3.1 Técnicas 3.2 Dicas de oratória e dialética 3.3 Aplicação 3.4 Definição 4 PROTÓTIPO 4.1 Ferramentas para Prototipação 4.2 Técnicas de prototipação 4.3 Etapas da Prototipação 4.4 Tipos de protótipos 4.5 Definição e importância 5 ANÁLISE DE REQUISITOS 5.1 Validação de recursos 5.2 Viabilidade do Protótipo 5.3 Escopo do Projeto 5.4 Produto ou Processo 5.5 Cliente 6 START UP 6.1 Tipo 6.1.1 Corporativas 6.1.2 Sociais 6.1.3 Compráveis 6.1.4 Escaláveis 6.1.5 Lifestyle 6.1.6 Pequenas negócios 6.2 Características 6.2.1 Talentos Capacidades Básicas Identificar requisitos do projeto e necessidades do cliente, para a elaboração do protótipo Identificar melhorias internas/externas de processos e ou produtos e ou empreender negócios Validar proposta de valor por meio do protótipo Aplicar técnicas de apresentação de projetos 511 6.2.2 Flexibilidade 6.2.3 Potencial 6.2.4 Repetição 6.2.5 Escalabilidade 6.2.6 Inovação 6.3 Conceito 7 EMPREENDEDORISMO DE CADEIA DE VALOR 8 EMPREENDEDOR 8.1 Tipos de empreendedor 8.1.1 Intraempreendedor. 8.1.2 Social 8.1.3 Franquia 8.1.4 Individual 8.1.5 Cooperado 8.1.6 Informal 8.2 Características do empreendedor 11 PENSAMENTO CRÍTICO E INOVAÇÃO 11.1 Senso comum e senso crítico 11.2 Pensamento crítico reflexivo 11.3 Criatividade e pensamento crítico 11.4 Análise crítica e posicionamento pessoal 12 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 12.1 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional 12.2 Autodesenvolvimento: importância e reflexos na empregabilidade e no crescimento profissional Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.