CARGA HORÁRIA TOTAL: 816h
HABILITAÇÃO TÉCNICA
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Introdução à Indústria 4.0 | 24h | 1 VISÃO SISTÊMICA 1.1 Pensamento sistêmico 1.2 Articulação entre elementos da organização 1.3 Elementos da organização 2 COMPORTAMENTO INOVADOR 2.1 Motivação Pessoal 2.2 Curiosidade 2.3 Mentalidade de Crescimento (Growth Mindset) 2.4 Postura Investigativa 3 RACIOCÍNIO LÓGICO 3.1 Abdução 3.2 Indução 3.3 Dedução 4 INOVAÇÃO 4.1 Impactos 4.2 Tipos 4.2.1 Disruptiva 4.2.2 Incremental 4.3 Importância 4.4 Definição e características 4.4.1 Inovação x Invenção 5 TECNOLOGIAS HABILITADORAS 5.1 Definições e aplicações 5.1.1 Integração de Sistemas 5.1.2 Manufatura Digital 5.1.3 Manufatura Aditiva 5.1.4 Computação em Nuvem 5.1.5 Internet das Coisas (IoT) 5.1.6 Segurança Digital 5.1.7 Robótica Avançada 5.1.8 Big Data 6 HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO INDUSTRIAL 6.1 4ª Revolução Industrial 6.1.1 Utilização dos dados 6.1.2 Digitalização das informações 6.2 3ª Revolução Industrial 6.2.1 A automação 6.2.2 A energia nuclear 6.3 2ª Revolução Industrial 6.3.1 O petróleo 6.3.2 A eletricidade 6.4 1ª Revolução Industrial 6.4.1 Mecanização dos processos | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Introdução ao Desenvolvimento de Projetos | 24h | 1 ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA 2 POSTURA INVESTIGATIVA 3 FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES E PERGUNTAS 3.1 Comunicação 3.2 Colaboração 3.3 Argumentação 4 MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETO 4.1 Método dialético 4.2 Método hipotético-dedutivo 4.3 Método dedutivo 4.4 Método indutivo 5 PROJETOS 5.1 Normas técnicas relacionadas a projetos 5.2 Fases 5.2.1 Apresentação 5.2.2 Resultados 5.2.3 Execução 5.2.4 Viabilidade 5.2.5 Planejamento 5.2.6 Fundamentação 5.2.7 Concepção (ideação, Pesquisa de anterioridade e Registros e patentes) 5.3 Características 5.4 Tipos 5.5 Definição | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Sustentabilidade nos processos industriais | 8h | 1 ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE TRABALHO 1.1 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 1.2 Organização do espaço de trabalho 1.3 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.4 Princípios de organização 2 POLUIÇÃO INDUSTRIAL 2.1 Alternativas para prevenção da poluição 2.1.1 Economia Circular (Definição e Princípios) 2.1.2 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.1.3 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.1.4 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.2 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.2.1 Disposição 2.2.2 Tratamento 2.2.3 Reuso 2.2.4 Reciclagem 2.2.5 Redução 2.3 Resíduos Industriais 2.3.1 Destinação 2.3.2 Classificação 2.3.3 Caracterização 2.4 Definição 3 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3.1 Produção e consumo inteligente 3.1.1 Uso racional de recursos e fontes de energia 3.2 Sustentabilidade 3.2.1 Políticas e Programas 3.2.2 Pilares 3.2.3 Definição 3.3 Recursos Naturais 3.3.1 Não renováveis 3.3.2 Renováveis 3.3.3 Definição 3.4 Meio Ambiente 3.4.1 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.4.2 Definição | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Introdução a Tecnologia da Informação e Comunicação | 40h | 1 COMUNICAÇÃO EM EQUIPES DE TRABALHO 1.1 Gestão de Conflitos 1.2 Busca de consenso 1.3 Dinâmica do trabalho em equipe 2 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 2.1 Códigos maliciosos (Malware) 2.2 Backup 2.3 Navegação segura na internet 2.4 Contas e Senhas 2.5 Tipos de golpes na internet 2.6 Reconhecer Leis vigentes a segurança da informação 2.7 Definição dos pilares da Segurança da Informação 3 INTERNET (WORLD WIDE WEB) 3.1 Armazenamento e compartilhamento em nuvem 3.2 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 3.3 Correio eletrônico 3.4 Download e gravação de arquivos 3.5 Sites de busca 3.6 Navegadores 3.7 Políticas de uso 4 SOFTWARE DE ESCRITÓRIO 4.1 Editor de Apresentações 4.1.1 Recursos multimídia de apoio a apresentações e vídeos 4.1.2 Criação de apresentações em slides e vídeos 4.1.3 Controles de exibição 4.1.4 Arquivamentos 4.1.5 Inserção de tabelas e gráficos 4.1.6 Importação de figuras e objetos 4.1.7 Configuração de páginas 4.1.8 Formatação 4.1.9 Tipos 4.1.10 Funções básicas e suas finalidades 4.2 Editor de Planilhas Eletrônicas 4.2.1 Impressão 4.2.2 Gráficos, quadros e tabelas 4.2.3 Classificação e filtro de dados 4.2.4 Inserção de fórmulas básicas 4.2.5 Configuração de páginas 4.2.6 Formatação de células 4.2.7 Linhas, colunas e endereços de células 4.2.8 Funções básicas e suas finalidades 4.3 Editor de Textos 4.3.1 Impressão 4.3.2 Controle de alterações 4.3.3 Colunas 4.3.4 Bordas e sombreamento 4.3.5 Marcadores e numeradores 4.3.6 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 4.3.7 Correção ortográfica e dicionário 4.3.8 Controles de exibição 4.3.9 Arquivamentos 4.3.10 Inserção de tabelas e gráficos 4.3.11 Importação de figuras e objetos 4.3.12 Configuração de páginas 4.3.13 Formatação 4.3.14 Tipos 5 INFORMÁTICA 5.1 Sistema Operacional 5.1.1 Compactação de arquivos 5.1.2 Área de trabalho 5.1.3 Pesquisa de arquivos e diretórios 5.1.4 Organização de arquivos (Pastas) 5.1.5 Utilização de periféricos 5.1.6 Barra de ferramentas 5.1.7 Fundamentos e funções 5.1.8 Tipos 5.2 Fundamentos de hardware 5.2.1 Identificação de processadores e periféricos 5.2.2 Identificação de componentes 6 TEXTOS TÉCNICOS 6.1 Interpretação 6.2 Normas aplicáveis para redação (ex.: ABNT, ISO, IEEE, ANSI…) 6.3 Tipos e exemplos 6.4 Definição 7 COMUNICAÇÃO 7.1 Resumos 7.2 Memorandos 7.3 Atas 7.4 Relatórios 7.5 Identificação de textos técnicos 8 NÍVEIS DE FALA 8.1 Linguagem técnica 8.1.1 Características 8.1.2 Jargão 8.2 Linguagem culta 9 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO 9.1 Feedback 9.2 Código 9.3 Ruído 9.4 Canal 9.5 Mensagem 9.6 Receptor 9.7 Emissor | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Introdução a Qualidade e Produtividade | 16h | 1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 1.1 Sistema de Comunicação 1.2 Organização das funções, informações e recursos 1.3 Funções e responsabilidades 1.4 Formal e informal 2 VISÃO SISTÊMICA 2.1 Pensamento sistêmico 2.2 Microcosmo e macrocosmo 2.3 Conceito 3 FILOSOFIA LEAN 3.1 Ferramentas 3.1.1 Mapa de fluxo de valor 3.1.2 Cadeia de valores 3.1.3 Takt-time 3.1.4 Cronoanálise 3.1.5 Diagrama espaguete 3.2 Etapas 3.2.1 Encerramento 3.2.2 Monitoramento 3.2.3 Intervenção 3.2.4 Coleta 3.2.5 Preparação 3.3 Pilares 3.4 Mindset 3.5 Definição e importância 4 MÉTODOS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE 4.1 Definição e Aplicabilidade 4.1.1 Diagrama de dispersão 4.1.2 Folha de verificação 4.1.3 5W2H 4.1.4 CEP 4.1.5 Diagrama de Ishikawa 4.1.6 Diagrama de Pareto 4.1.7 Fluxograma de processos 4.1.8 Brainstorming 4.1.9 Histograma 4.1.10 MASP 4.1.11 PDCA 5 PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE 5.1 Gestão de relacionamentos 5.2 Melhoria 5.3 Tomada de decisão baseado em evidências 5.4 Abordagem de processos 5.5 Engajamento das pessoas 5.6 Liderança 5.7 Foco no cliente 6 QUALIDADE 6.1 Evolução da qualidade 6.2 Definição | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Saúde e Segurança no Trabalho | 16h | 1 O IMPACTO DA FALTA DE ÉTICA NOS AMBIENTES DE TRABALHO 2 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL 3 ACIDENTES DO TRABALHO E DOENÇAS OCUPACIONAIS 3.1 CAT 3.1.1 Definição 3.2 Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) 3.3 Causa 3.3.1 Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes 3.3.2 Imprudência, imperícia e negligência 3.4 Tipos 3.5 Definição 4 MEDIDAS DE CONTROLE 4.1 Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo 5 RISCOS OCUPACIONAIS 5.1 Mapa de Riscos 5.2 Classificação de Riscos Ocupacionais 5.2.1 De acidentes 5.2.2 Ergonômico 5.2.3 Biológico 5.2.4 Químico 5.2.5 Físico 5.3 Perigo e risco 6 SEGURANÇA DO TRABALHO 6.1 SESMT 6.1.1 Objetivo 6.1.2 Definição 6.2 CIPA 6.2.1 Objetivo 6.2.2 Definição 6.3 Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho 6.4 Hierarquia das leis 6.5 Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Criatividade e Ideação | 24h | 1 ESTUDO DE CENÁRIOS 1.1 Identificação de novos fatos, ideias e opiniões 2 FERRAMENTAS DE IDEAÇÃO 2.1 Brainstorming 2.2 Benchmarking 2.3 Como poderiamos? 2.4 Matriz de alinhamento 2.5 Funil de ideias 2.6 Crazy8 3 GERAÇÃO DE VALOR 3.1 Exemplos de proposta de valor 3.2 Conceito de valor 4 EQUIPES 4.1 Empreendedor, Talentos e Desafios 5 MERCADO 5.1 Análise do negócio 5.1.1 Como vender e riscos envolvidos. 5.1.2 Para quem vender 5.2 Análise do mercado 5.2.1 Custos 5.2.2 Atendimento do mercado 5.2.3 Demandas do cliente 5.3 Integração: mercado, negócio e equipe. 6 INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E IDEAÇÃO 6.1 Definição e Exemplos | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Introdução a Processos de Melhoria | 80h | 1 TRABALHO EM EQUIPE 1.1 Conceitos de grupo, equipe e time 1.1.1 Compromisso com objetivos e metas 1.1.2 O papel das normas e acordos coletivos 1.1.3 Divisão de papéis e responsabilidades 1.1.4 Engajamento 1.1.5 Cooperação 1.1.6 Responsabilidades individuais e coletivas no trabalho em equipe 1.1.7 O relacionamento com colegas de equipe 2 BOAS PRÁTICAS DE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO 2.1 Tipos de desperdícios 3 GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS 3.1 PL e P+L 3.2 PNRS/PMRS 3.3 Lei 12.305/2010 4 PROCEDIMENTOS E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA 4.1 EPC’s 4.2 EPI’s 4.3 NR’s 5 NORMAS E PRÊMIOS RELACIONADOS 5.1 Requisitos estatutários e regulamentares 5.2 MCTI 5.3 FNQ 5.4 Movimentos de Excelência 5.5 ISO 5.6 ABNT NBR 6 PROCESSO DE MELHORIA E INOVAÇÃO 6.1 Inovação Aplicada aos Processos e Produtos Organizacionais 6.1.1 Metodologias de Inovação 6.1.2 Inovações tecnológicas 6.2 Aplicação das Ferramentas e programas de Melhoria e Inovação 6.2.1 Sistemas White Belt 6.2.2 Metodologia A3 6.2.3 MASP 6.2.4 Kaizen 6.2.5 CCQ 6.3 Definição 6.3.1 Inovação 6.3.2 Melhoria contínua 6.3.3 Melhoria | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Introdução à Gestão Organizacional | 110h | 1 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 1.1 Feedback 1.1.1 Técnicas 1.1.2 Definição 1.2 Atendimento a Stakholders 1.2.1 Tipos 1.2.2 Definição 1.3 Apresentação Oral 1.3.1 Eventos: Entrevista, Palestra, Conferência, Seminário, Workshop 1.3.2 Estratégias (Vídeos, Pitch, Podcast, Mensagens, exposição oral) 1.3.3 Planejamento 1.4 Técnicas de oralidade 1.4.1 Interação com o interlocutor 1.4.2 Assunto 1.4.3 Fala 1.4.4 Linguagem corporal 1.4.5 Estilos de comunicação 1.5 Estrutura de Documentos 1.5.1 Fechamento 1.5.2 Mensagem 1.5.3 Vocativo 1.5.4 Assunto 1.6 Interpretação do contexto comunicativo 1.7 Tipos de Linguagem 2 LGPD – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS 2.1 Aplicação nos processos administrativos 2.2 Pilares 2.3 Definição 3 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO APLICADAS Á GESTÃO ORGANIZACIONAL 3.1 Sistema de Gestão Integrado - ERP 3.1.1 Principais aplicabilidades 3.1.2 Definição 3.2 Interação Digital 3.2.1 Segurança do usuário 3.2.2 Tendências 3.2.3 Canais de vídeo 3.2.4 Blogs 3.2.5 Redes sociais 3.2.6 Sistemas de mensagens instantâneas 3.2.7 E-mails 3.3 Aplicação avançada de Editor de planilhas 3.3.1 Gráficos dinâmicos 3.3.2 Dashboard 3.3.3 Proteção de células 3.3.4 Validação de dados 3.3.5 Filtros 3.3.6 Tabela dinâmica 3.3.7 Funções (PROCV, PROCH, Função SE, Cont SE) 3.3.8 Formatação condicional 3.4 Aplicação avançada de Editor de Textos 3.4.1 Imagens 3.4.2 SmartArt 3.4.3 Mala direta 4 MACROPROCESSOS 4.1 Arranjo Físico 4.2 Organograma 4.3 Fluxograma 4.4 Principais processos da Organização 4.4.1 Qualidade 4.4.2 PCP - Planejamento e Controle da Produção 4.4.3 Logística 4.4.4 Financeiro 4.4.5 Contabilidade 4.4.6 Marketing e Vendas 4.4.7 Recursos Humanos 4.4.8 Administração 4.5 Objetivo 4.6 Definição 5 TÉCNICAS DE CONDUÇÃO REUNIÃO 5.1 Registros 5.1.1 Lista de Presença 5.1.2 Ata 5.2 Formas 5.2.1 Virtual 5.2.2 Presencial 5.3 Planejamento 5.4 Definição 6 DOCUMENTOS 6.1 Validade 6.2 Protocolos 6.3 Tipos 6.3.1 Procedimentos 6.3.2 Administrativos: Nota Fiscal, Recibo, Orçamento, Pedidos, Requisição, Solicitações, Contratos, Ficha Cadastral 6.4 Definição 7 ARQUIVOS 7.1 Preservação 7.2 Ordenação 7.3 Tipos de arquivo 7.4 Definição 8 OPERAÇÕES MATEMÁTICAS APLICADAS AOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 8.1 Razão e Proporção 8.2 Conjuntos numéricos 8.3 Estatística Básica 8.4 Sequência lógica 8.5 Área, volume e peso 8.6 Porcentagem 8.7 Conversão de unidades 8.8 Regra de Três 9 LIDERANÇA 9.1 Tipos 9.2 Definição 10 CONSTRUÇÃO DE MUDANÇAS POSITIVAS E INOVADORAS NO CONTEXTO DE TRABALHO 10.1 Análise de compatibilidade de oportunidades de melhorias com normas, procedimentos e diretrizes organizacionais. 10.2 Identificação de oportunidades de melhoria | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Modelagem de Projetos | 24h | 1 CONVIVÊNCIA SOCIAL E TRABALHO COLABORATIVO 1.1 O papel das normas de convivência em grupos sociais e no trabalho em equipe 1.2 Os desafios da vida coletiva e do trabalho em equipe: respeito ao próximo, compreensão, empatia, tolerância, apoio mútuo 1.3 O homem como um ser social 2 METODOLOGIA ÁGIL DE PROJETO 2.1 Design Thinking 2.2 Design sprint 2.3 Scrum 3 MODELO DE NEGÓCIOS 3.1 Impacto da Experiência do Usuário no Modelo de Negócios 3.2 Tipos de Modelo de Negócios 4 PROPOSTA DE VALOR 4.1 Canvas 4.1.1 Project Model Canvas 4.1.2 Business Model Generation 4.1.3 Lean Canvas 5 ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO 5.1 Integração entre a educação e inovação 5.2 Integração entre a estratégia da empresa e o mercado 5.3 Inovação e Estratégia Competitiva | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Mapeamento e Controle de Processos | 130h | 1 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 1.1 Relevância da criatividade e da inovação 2 FORMAÇÃO NO TRABALHO 2.1 Treinamento e desenvolvimento de pessoas 2.2 Programas de formação corporativa 2.3 Programas de Integração 3 APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN 3.1 Ferramentas Operacionais 3.1.1 Filosofia Lean Thinking 3.1.2 Heijunka 3.1.3 5S 3.1.4 Kanban 3.1.5 Gestão à vista 3.1.6 Operador Polivalente 3.1.7 JIT (Just in Time) 3.1.8 Setup rápido (ou SMED) 3.2 Ferramentas Analíticas 3.2.1 Mapeamento do fluxo de valor 3.2.2 Tipos de desperdício 3.2.3 Análise de fluxo de processos 3.2.4 Identificação de tempos de processo 3.3 Percepção do Valor 4 DOCUMENTOS DO SISTEMA DE GESTÃO 4.1 Tipos 4.1.1 Lista Mestra de Documentos 4.1.2 Registros 4.1.3 Formulários 4.1.4 Procedimentos 4.1.5 Política da Qualidade 4.2 Armazenamento 4.3 Definição 5 INDICADORES DE DESEMPENHO 5.1 Plano de Ações 5.1.1 Manutenção 5.1.2 Preventiva 5.1.3 Corretiva 5.1.4 Melhorias 5.2 Análises de indicadores 5.2.1 tendências 5.2.2 referencial 5.3 Estrutura de desenvolvimento 5.3.1 fórmulas de cálculo 5.3.2 metas 5.3.3 aplicações 5.3.4 objetivo 5.4 Definição e tipos 6 REFERÊNCIAS EXTERNAS E INTERNAS 6.1 Matriz de Responsabilidades 6.2 Organismos regulamentadores, de certificação e acreditação 6.3 Requisitos de clientes 6.4 Normas Regulamentadoras 6.5 OHSAS 18001 6.6 NBR ISO 45001 6.7 NBR ISO 14001 6.8 NBR ISO 9001 7 MAPEAMENTO DE PROCESSO 7.1 Validação de fluxos de processo 7.2 Técnicas de Levantamento das Informações para Mapeamento de Processo: Tipos, Definição, Aplicabilidade e etapas 7.2.1 Observação 7.2.2 Questionário 7.2.3 Entrevista 7.3 Softwares para estruturação de Fluxogramas 7.4 Fluxogramas 7.4.1 Diagrama de Tartaruga 7.4.2 BPI – Business Process Improvement 7.4.3 SIPOC – Supplier, Input, Process, Outputs e Customer 7.4.4 BPMN – Business process Model and Notation 8 ABORDAGEM POR PROCESSO 8.1 Tipos 8.1.1 Processos de apoio 8.1.2 Processos de negócio 8.1.3 Processos de gestão 8.2 Definição | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Operacionalização do Sistema de Gestão da Qualidade | 100h | 1 ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS 1.1 Oportunidade de melhorias 1.2 Identificação de falhas 1.3 Mapeamento do fluxo 1.4 Prazos 1.5 Matriz de responsabilidades 2 PRINCÍPIOS DA NBR ISO 9001 2.1 Gestão de relacionamentos 2.2 Melhorias contínuas 2.3 Abordagem por processo 2.4 Engajamento das pessoas 2.5 Liderança 2.6 Foco no cliente 2.7 Tomada de decisão baseada em evidências 3 CAPACITAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 3.1 Registros de Capacitação 3.2 Indicadores de Desempenho de Treinamento 3.2.1 Competências Comportamentais 3.2.2 Conhecimento 3.2.3 Satisfação 3.2.4 CPED 3.3 Medição e Avaliação 3.4 Planejamento 3.5 Fontes de Identificação de necessidades de Treinamento 3.5.1 Modificações/Adequações do Sistema de Gestão da Qualidade 3.5.2 Resultados de Não Conformidades 3.5.3 Reclamações de clientes 3.5.4 Levantamento da Necessidade de Treinamento 3.5.5 Resultados da Avaliação de Clima Organizacional 3.5.6 Resultados da Avaliação de Desempenho 4 HOMOLOGAÇÃO DE FORNECEDORES EXTERNOS 4.1 Etapas 4.1.1 Avaliação da Capacidade de Fornecimento 4.1.2 Formas de Relacionamento 4.1.3 Avaliação e aprovação dos requisitos de produtos ou serviços 4.1.4 Identificação de produtos ou serviços 4.1.5 Avaliação de Desempenho 4.2 Técnicas 4.3 Definição 5 TRATAMENTO DE ANOMALIAS 5.1 Ferramentas para análise de causa 6 DOCUMENTOS DO SISTEMA DE GESTÃO 6.1 Tipos 6.1.1 Lista Mestra de Documentos 6.1.2 Registros 6.1.3 Formulários 6.1.4 Procedimentos 6.1.5 Política da Qualidade 7 ENGAJAMENTO E COOPERAÇÃO NAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS 7.1 Benefícios do engajamento e da cooperação no trabalho 7.2 Estratégias para o engajamento e a cooperação 7.3 O papel da amabilidade 8 AUTODESENVOLVIMENTO 8.1 Valores pessoais e profissionais 8.2 Referências institucionais para o autodesenvolvimento 8.3 Definição de objetivos e metas 1- Estrutura organizacional 1.1 Formal e informal 1.2 Funções e responsabilidades 1.3 Organização das funções, informações e recursos 1.4 Sistema de Comunicação | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Prototipagem de Projetos | 24h | 1 PENSAMENTO CRÍTICO E INOVAÇÃO 1.1 Análise crítica e posicionamento pessoal. 1.2 Criatividade e pensamento crítico 1.3 Pensamento crítico reflexivo 1.4 Senso comum e senso crítico 2 INCUBADORAS E CO-WORKING 3 PITCH 3.1 Técnicas 3.2 Dicas de oratória e dialética 3.3 Aplicação 3.4 Definição 4 PROTÓTIPO 4.1 Ferramentas para Prototipação 4.2 Técnicas de prototipação 4.3 Etapas da Prototipação 4.4 Tipos de protótipos 4.5 Definição e importância 5 ANÁLISE DE REQUISITOS 5.1 Validação de recursos 5.2 Viabilidade do Protótipo 5.3 Escopo do Projeto 5.4 Produto ou Processo 5.5 Cliente 6 START UP 6.1 Tipo 6.1.1 Corporativas 6.1.2 Sociais 6.1.3 Compráveis 6.1.4 Escaláveis 6.1.5 Lifestyle 6.1.6 Pequenas negócios 6.2 Características 6.2.1 Talentos 6.2.2 Flexibilidade 6.2.3 Potencial 6.2.4 Repetição 6.2.5 Escalabilidade 6.2.6 Inovação 6.3 Conceito 7 EMPREENDEDORISMO DE CADEIA DE VALOR 8 EMPREENDEDOR 8.1 Tipos de empreendedor 8.1.1 Intraempreendedor. 8.1.2 Social 8.1.3 Franquia 8.1.4 Individual 8.1.5 Cooperado 8.1.6 Informal 8.2 Características do empreendedor | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Projeto de Inovação | 16h | 1 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 1.1 Autodesenvolvimento: importância e reflexos na empregabilidade e no crescimento profissional 1.2 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional 2 ENCERRAMENTO 2.1 Plano de Projeto 2.2 Gestão do Conhecimento 2.3 Lições Aprendidas 3 ELEVATOR PITCH 3.1 Vídeo Pitch 3.2 Apresentação Pitch 3.3 Roteiro do Pitch 4 PROJETO 4.1 Método de apresentação 4.1.1 Protótipo 4.1.2 Modelo de Negócio 4.1.3 Modelo de Projeto | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade | 60h | 1 AUDITORIA 1.1 Objetivo da Auditoria 1.2 Papel do Auditor 1.3 Definição 2 NORMA NBR 19011 2.1 Número de auditores 2.2 Competências e comportamento do auditor 2.3 Atividades 2.3.1 Condução 2.3.2 Preparo 2.4 Gerenciamento 2.5 Princípios 2.6 Definição 3 TIPOS DE AUDITORIA 3.1 Terceira Parte 3.2 Segunda Parte 3.3 Primeira Parte 3.4 Processos 3.5 Produto 4 ETAPAS DA AUDITORIA 4.1 Reunião de Encerramento 4.2 Condução da Auditoria 4.2.1 Checklist 4.2.2 Formulação de perguntas para entrevista (abertas) 4.2.3 Comunicação entre auditores e auditados 4.2.4 Postura do Auditor 4.3 Reunião de Abertura (Kickoff) 4.4 Planejamento 4.4.1 Cronograma 4.4.2 Itinerário 4.4.3 Auditorias anteriores 5 RELATÓRIOS DA AUDITORIA 5.1 Descrição de oportunidade de melhoria 5.2 Descrição de Conformidades e ocorrências 5.3 Descrição de Não Conformidade 6 AUTOEMPREENDEDORISMO 6.1 Atitudes empreendedoras 6.2 Características empreendedoras 6.3 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento 6.4 Independência e autoconfiança 6.5 Persuasão e rede de contatos 6.6 Valores do empreendedor: persistência e comprometimento 6.7 A construção da missão pessoal 6.8 Autorresponsabilidade e empreendedorismo 1. Estudo de cenários 1.1 Identificação de novos fatos, ideias e opiniões. 2. Desenvolvimento profissional 2.1 Autodesenvolvimento: importância e reflexos na empregabilidade e no crescimento profissional | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Monitoramento de Produtos e Processos | 120h | 1 SISTEMA DE REFERÊNCIA 1.1 Temporalidade de Normas e Documentos 1.2 Procedimentos Internos 1.3 Requisitos de Clientes 1.4 Legislação 1.5 Normas 2 INSPEÇÃO 2.1 Registro das validações das inspeções realizadas 2.1.1 tipos e características 2.2 Inspeção por análise de laudos, procedimentos, instruções, normas, regulamentos 2.3 Inspeção por análise de requisitos em relação a padrões estabelecidos 2.4 Inspeção do Processo 2.4.1 Tipos e Definições 2.5 Inspeção do Produto 2.5.1 Tipos e Definições 3 METROLOGIA 3.1 Tolerâncias e erros 3.2 Medição tridimensional 3.2.1 Conceitos e funções 3.3 Tipos, características, aplicações, uso e conservação dos instrumentos 3.3.1 Trena 3.3.2 Traçador de altura 3.3.3 Relógio comparador 3.3.4 Relógio apalpador 3.3.5 Régua graduada 3.3.6 Paquímetros 3.3.7 Micrômetros 3.3.8 Mesa de desempeno 3.3.9 Manômetro 3.3.10 Goniômetro 3.3.11 Gabaritos de verificação 3.3.12 Esquadro 3.3.13 Durômetro 3.3.14 Balança 3.4 Unidades do sistema métrico 3.5 Normas técnicas de metrologia 3.6 Aplicação 3.7 Definição 4 ANÁLISE DE INDICADORES PARA MONITORAMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS 4.1 Impacto ambiental 4.1.1 Gerenciamento de resíduos 4.2 Tomada de ação 4.2.1 Software específicos 4.2.2 Identificação de Recursos 4.2.3 Tipos Ações: Adequação, Corretiva, Preventiva e Preditiva 4.2.4 Definição 4.3 Análise de tendência 4.4 Custos da Qualidade 5 METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE 5.1 Ferramentas de controle do produto e processo (CEP - Cartas por atributo e variável) 5.1.1 Acompanhamento 5.1.2 Tomada de decisão 5.1.3 Relatórios de não conformidade 5.1.4 Análise de resultados de processo 6 ÉTICA 6.1 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 6.2 Ética nos relacionamentos profissionais 6.3 Ética nas relações interpessoais 6.4 Respeito às individualidades pessoais 6.5 Códigos de conduta nas organizações | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |