CARGA HORÁRIA TOTAL: 520h
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Fundamentos da Comunicação e Informação | 20h | 1. Comunicação 1.1. Elementos da comunicação 1.1.1. Emissor 1.1.2. Mensagem 1.1.3. Canal 1.1.4. Receptor 1.2. Estrutura de frases e parágrafos 1.3. Produção textual 1.3.1. Descrição 1.3.2. Narração 1.3.3. Dissertação 1.4. Gramática aplicada ao texto 1.5. Técnicas de argumentação 2. Interpretação de texto 2.1. Informativos (jornalísticos e técnicos) 2.2. Literários 3. Produção de texto 3.1. Relatórios 3.2. Atas 3.3. Cartas comerciais 4. Documentação Técnica 4.1. Conceito 4.2. Documentos técnicos aplicáveis à produção: 4.2.1. Tipos 4.2.2. Características 4.2.3. Finalidades 5. Tipos de informações 6. Formas de apresentação de dados e informações 7. Responsabilidades dos usuários 8. Tipos de Pesquisa 8.1. Bibliográfica 8.2. Em publicações eletrônicas 8.3. De campo 9. Apresentação de resultados de pesquisas 9.1. Tema 9.2. Objetivo 9.3. Apresentação 9.4. Método utilizado 9.5. Desenvolvimento e análise das informações 9.6. Síntese das Informações 9.7. Citação 9.8. Referências Bibliográficas (fontes de consulta) 10. Sistema operacional 10.1. Fundamentos e funções 10.2. Barra de ferramentas 10.3. Utilização de Acessórios 10.4. Criação de diretórios 10.5. Pesquisa de arquivos e diretórios 10.6. Área de trabalho 10.7. Criação de atalhos 10.8. Ferramentas de sistemas 10.9. Compactação de arquivos 11. Editor de Textos 11.1. Tipos 11.2. Formatação 11.3. Configuração de páginas 11.4. Importação de figuras e objetos 11.5. Inserção de tabelas e gráficos 11.6. Arquivamentos 11.7. Controles de exibição 11.8. Correção ortográfica e dicionário 11.9. Quebra de páginas 11.10. Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens. 11.11. Marcadores e numeradores 11.12. Bordas e sombreamento 11.13. Colunas 11.14. Ferramentas de desenho 12. Internet 12.1. Normas de uso 12.2. Navegadores 12.3. Sites de busca 12.4. Download e gravação de arquivos 12.5. Correio eletrônico 12.6. Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 13. Comunicação em equipes de trabalho 13.1. Dinâmica do trabalho em equipe 13.2. Busca de consenso; 13.3. Gestão de Conflitos. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Relações Sócio-profissionais, Cidadania e Ética | 20h | 1. Cultura e Trabalho 1.1 História e a cultura do trabalho no Brasil 1.2 A relação da cultura local com a organização do trabalho 2. Território Nacional 2.1 Composição do Território Nacional 2.1.1 Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.2 Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.3 Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.4 Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.5 Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 3. Ética 3.1 Código de conduta 3.2 Respeito às individualidades pessoais 3.3 Ética nas relações interpessoais. 3.4 Ética nos relacionamentos profissionais 3.5 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. 4. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 4.1 Respeito 4.2 Cordialidade 4.3 Disciplina 4.4 Empatia 4.5 Responsabilidade 4.6 Comunicação 4.7 Cooperação 5. Ética 5.1 Código de ética profissional 5.2 Senso moral 5.3 Consciência moral 5.4 Cultura, história e dilema 5.5 Cidadania 5.6 Comportamento social 5.7 Direitos e deveres individuais e coletivos 5.8 Valores pessoais e universais 5.9 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos 6. Ética profissional 7. Virtudes profissionais: conceitos e valor 7.1 Responsabilidade 7.2 Iniciativa 7.3 Honestidade 7.4 Sigilo 7.5 Prudência 7.6 Perseverança 7.7 Imparcialidade 8. Direitos Humanos 8.1 Conceito 8.2 Declaração universal dos direitos humanos 8.3 Código de direitos humanos (conceito, aplicação) 8.4 Violência (com origem no assédio e discriminação) 8.5 Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades) 8.6 Estatuto do idoso 9. Orientação sexual (Identidade) 10. Assédio e Discriminação 10.1 Efeitos psicológicos, sociais e legais 10.2 Impactos no trabalho 10.3 Políticas públicas de prevenção 11. Noções de direitos trabalhistas 11.1 Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito) 12. Contrato individual de trabalho 12.1 Conceito 12.2 Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja, não proibida em lei) 12.3 Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família) 12.4 Licença paternidade 12.5 Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 13. Jornada de Trabalho 13.1 Limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT. 13.2 Horas extras 13.3 Trabalho noturno 13.4 Repouso semanal 13.5 Férias remuneradas 13.6 Coletivas 14. Sujeitos do contrato 14.1 Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário) 14.2 Empregador 15. Dissolução do contrato de trabalho ] 15.1 Resilição 15.2 Resolução 15.3 Rescisão 16. Aviso Prévio 17. Legislação previdenciária 17.1 Noções de direitos previdenciários 17.2 A previdência social 17.2.1 Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial) 17.3 Atendimento 17.3.1 Cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada 17.3.2 Proteção à maternidade, especialmente à gestante 17.3.3 Proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário 17.3.4 Salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda 17.3.5 Pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes 17.4 Legislação Previdenciária 17.4.1 Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações) 17.4.2 Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas) 17.4.3 Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo) 18. Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS 18.1 Conceito 18.2 Aplicação 19. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA 19.1 Conceito (Estatuto, criança, adolescente) 19.2 Características do ECA 19.3 Conselho Tutelar 19.3.1 Constituição 19.3.2 Atribuições 20. Estatuto da Juventude 20.1 Conceito 20.2 Importância 20.3 Disponibilidade 20.4 Capítulo II - Seção II e III 21. Políticas de Segurança 21.1 Fatores de risco (vulnerabilidade, maus-tratos, discriminação) 21.2 Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades) 21.3 Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança no Trabalho | 20h | 1. Segurança no Trabalho 1.1 Acidentes de trabalho 1.1.1 Conceitos 1.1.2 Tipos 1.1.3 Características 1.2 Agentes agressores à saúde 1.2.1 Físicos 1.2.2 Químicos 1.2.3 Biológicos 1.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva 1.3.1 Tipos 1.3.2 Funções 1.4 Normas básicas de segurança 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1 Mapa de riscos (Finalidades) 2.2 Inspeções de segurança 2.3 Sinalizações de segurança 2.4 Prevenção e combate a incêndio 2.4.1 Conceito 2.4.2 Importância de PPCI (Plano de Prevenção contra Incêndios) 2.5 PPRA 2.5.1 Conceito 2.5.2 Finalidades 3. Qualidade Ambiental 3.1 Homem e o meio ambiente 3.2 Prevenção à poluição ambiental 3.3 Aquecimento global 3.4 Descarte de resíduos 3.5 Reciclagem de resíduos 3.6 Uso racional de Recursos e Energias disponíveis 3.7 Energias renováveis 4. Saúde no trabalho 4.1 Comportamento seguro 4.2 Qualidade de vida no trabalho 4.2.1 Cuidados com a saúde 4.2.2 Administração de estresse 4.2.3 Vacinas (tipos e aplicações) 5. Normas de segurança no Trabalho 5.1 Procedimentos de segurança no trabalho 5.2 Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações) 6. Saúde ocupacional 6.1 Conceito 6.2 Exposição ao risco 7. Meio ambiente e sustentabilidade: 7.1 Responsabilidades socioambientais 7.2 Políticas públicas ambientais 7.3 A indústria e o meio ambiente 8. Álcool, tabaco e outras drogas 8.1 Características 8.1.1 Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas 9. Programas de prevenção 9.1 Tipos 9.2 Importância 9.3 Funcionamento 10. Dependência Química 10.1 Tipos 10.2 Consequências 10.3 Tratamento 11. Dependência Química x Trabalho 11.1 Impactos no desempenho profissional 11.2 Exposição a riscos 11.3 Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. 12. O homem como ser social 12.1 Direitos 12.2 Deveres 13. Temas associados à saúde sexual 13.1 Respeito às individualidades da pessoa 13.2 Saúde sexual e reprodutiva 13.2.1 Conceitos 13.2.2 Implicações 13.3 Combate à violência sexual baseada em questões de gênero 13.4 Violência sexual 13.4.1 Causas 13.4.2 Consequências 13.4.3 Implicações legais 14. Educação Sexual 14.1 Promoção da educação sexual 14.2 Promoção dos cuidados de saúde perinatais 14.3 DSTs e AIDS 14.4 Direito de escolha (contracepção) 14.5 Direito de respeito (identidade sexual). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Planejamento e Organização do Trabalho | 20h | 1. Conceitos de organização e disciplina no trabalho 1.1 Organização do Tempo 1.2 Organização de Compromissos 1.3 Organização de Atividades 1.4 A organização do local de trabalho 2. Organização do trabalho 2.1 Estruturas hierárquicas 2.2 Sistemas administrativos 2.3 Gestão organizacional 3. Trabalho e profissionalismo 3.1 Administração do tempo 3.2 Autonomia e iniciativa 3.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia 4. Diretrizes empresariais 4.1 Missão 4.2 Visão 4.3 Política da Qualidade 5. Conceitos de grupo e equipe 6. Trabalho em equipe 6.1 Trabalho em grupo 6.2 O relacionamento com os colegas de equipe 6.3 Responsabilidades individuais e coletivas 6.4 Cooperação 6.5 Divisão de papéis e responsabilidades 6.6 Compromisso com objetivos e metas 7. Comportamento e equipes de trabalho 7.1 O homem como ser social 7.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais 7.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento 7.4 Fatores de satisfação no trabalho 8. Conflitos nas equipes de trabalho 8.1 Tipos 8.2 Características 8.3 Fatores internos e externos 8.4 Causas 8.5 Consequências 9. A relação com o líder 9.1 Estilos de liderança 9.1.1 democrático 9.1.2 Centralizador 9.1.3 Liberal 9.2 Papéis do líder 9.3 Como apresentar críticas e sugestões 10. Controle emocional no trabalho 10.1 Perceber e expressar emoções no trabalho 10.2 Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho 11. Organograma 12. Planejamento 12.1 Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento. 12.2 Conceito de planejamento 12.3 Técnicas e ferramentas de planejamento 13. Qualidade 13.1 Conceito 13.2 Aplicação 14. Qualidade Total 14.1 Conceito 14.2 Eficiência 14.3 Eficácia 14.4 Melhoria Contínua 15. Ferramentas da Qualidade 15.1 5 S 15.2 Ciclo PDCA 15.3 Brainstorming 16. Ferramentas da Qualidade 16.1 Análise e Solução de Problemas 16.2 Diagrama de Pareto 16.3 Espinha de Peixe 17. Iniciativa 17.1 Conceito 17.2 Importância, valor no trabalho 17.3 Formas de demonstrar iniciativa 17.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. 18. Formas alternativas de geração de trabalho 18.1 Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas) 18.2 Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). 19. Pesquisa 19.1 Tipos 19.1.1 Bibliográfica 19.1.2 De campo 19.1.3 Laboratorial 19.1.4 Acadêmica 19.2 Características 19.3 Métodos 19.4 Fontes 19.5 Estruturação 19.6 Anterioridade 19.7 Propriedade intelectual 20. Inovação 20.1 Conceito 20.2 Inovação x melhoria 20.3 Visão inovadora 21. Empreendedorismo 21.1 Conceitos básicos 21.2 Espírito empreendedor 22. Desenvolvimento profissional 22.1 Planejamento Profissional 22.1.1 Ascensão profissional 22.1.2 Formação profissional 22.1.3 Investimento educacional 22.2 Empregabilidade 23. Empreendedorismo 23.1 Etapas da constituição de um negócio 23.2 Órgãos de fomento 24. Autoempreendedorismo 24.1 Características empreendedoras 24.2 Atitudes empreendedoras 24.3 Autorresponsabilidade e empreendedorismo 24.4 A construção da missão pessoal 24.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento. 24.6 Persuasão e rede de contatos 24.7 Independência e autoconfiança 24.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento 25. Educação Financeira 25.1 Educação financeira pessoal / familiar (conceito) 25.2 Tomada de decisões 25.3 Consumo 25.3.1 Necessidades básicas 25.3.2 Apelos comerciais 25.3.3 Criação de necessidades 26. Educação fiscal 26.1 PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal 26.1.1 Conceito 26.1.2 Aplicação 26.2 Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações) 26.3 Prática cidadã e transformação social 26.4 Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos 26.5 Lei de responsabilidade fiscal | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Raciocínio Lógico e Análise de Dados | 20h | 1. Lógica 1.1 Fundamentos básicos 1.1.1 Raciocínio lógico 1.1.2 Proposições 1.1.3 Valor lógico (falso / verdadeiro) 1.2 Princípios Básicos 1.2.1 Princípio da Identidade 1.2.2 Princípio da não contradição 1.2.3 Princípio de Terceiro Excluído 2. Sequências 2.1 Sequências de figuras 2.2 Sequências de palavras 2.3 Sequências de números 3. Conjuntos 3.1 Conceito 3.2 Propriedades 3.3 Representação 3.4 Conjuntos especiais 3.5 Operações entre conjuntos 3.5.1 Interseção de conjuntos 3.5.2 União de conjuntos 3.5.3 Diferença de conjuntos 3.5.4 Complementar de um conjunto 4. Frações 4.1 Conceito 4.2 Tipos de frações 4.2.1 Fração própria 4.2.2 Fração imprópria 4.2.3 Fração aparente 4.2.4 Frações equivalentes (simplificar frações) 4.2.5 Frações decimais 4.2.6 Adição e multiplicação de frações 5. Razões e Proporções 5.1 Razão 5.1.1 Conceito 5.1.2 Tipos (inversas, equivalentes, irredutível) 5.1.3 Propriedades 5.2 Proporção 5.2.1 Conceito 5.2.2 Tipos 5.2.2.1 Múltipla 5.2.2.2 Contínua 5.2.2.3 Terceira proporcional 5.2.2.4 Quarta proporcional 5.2.2.5 Grandezas diretamente proporcionais 5.2.2.6 Grandezas inversamente proporcionais) 6. Percentagem 6.1 Conceitos gerais 6.1.1 Desconto 6.1.2 Abatimento 6.1.3 Lucro 6.1.4 Prejuízo 6.2 Razão percentual 6.2.1 Conceito 6.3 Representação 6.3.1 Forma 6.3.2 Percentual 6.3.3 Forma fracionária 6.3.4 Forma decimal 7. Correlação 7.1 Conceito 7.2 Aplicação 8. Técnicas de Resolução de Problemas 8.1 Sequência de passos 8.1.1 Detalhar as variáveis do problema 8.1.2 Encontrar possíveis soluções 8.1.3 Escolher a solução adequada 8.1.4 Executar a solução escolhida 8.1.5 Revisar e atualizar os dados 9. Planilhas Eletrônicas 9.1 Funções/finalidades 9.2 Linhas, colunas e endereços de células 9.3 Formatação de células 9.4 Configuração de páginas 9.5 Inserção de Fórmulas 9.6 Classificação e filtro de dados 10. Gráficos, quadros e tabelas 10.1 Finalidade 10.2 Organização 10.3 Representações gráficas 10.4 Ferramentas computacionais. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Transformação digital no setor industrial | 20h | 1. A Indústria 4.0 1.1 Primeira revolução industrial 1.2 Segunda revolução industrial 1.3 Terceira revolução industrial 1.4 Quarta revolução industrial 2. Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 3. O Futuro do Emprego 4. Tecnologias habilitadoras 4.1 Internet das Coisas - IoT 4.1.1 O que é internet das coisas? 4.1.2 IoT na Indústria 4.0 4.2 Computação em Nuvem 4.2.1 O que é Computação em Nuvem? 4.2.2 Modelos de serviço 4.2.3 Modelos de implantação de Nuvem 4.2.4 A Nuvem na Indústria 4.0 4.3 Big Data 4.3.1 O que é Big Data? 4.3.2 Big data Analytics 4.3.3 Inteligência artificial 4.3.4 Mineração de dados 4.3.5 Big data da Indústria 4.0 4.4 Robótica Avançada 4.4.1 O que é robótica? 4.4.2 Composição dos robôs 4.4.2.1 Estrutura 4.4.2.2 Manipuladores 4.4.2.3 Atuadores 4.4.2.4 Controladores 4.4.2.5 Fonte de energia 4.4.2.6 Transmissão 4.4.2.7 Sensores 4.4.3 Robôs na Indústria 4.0 4.5 Manufatura Aditiva 4.5.1 O que é Manufatura Aditiva? 4.5.2 Processo de manufatura aditiva 4.5.3 Impressão em 3D 4.5.4 Benefícios da manufatura aditiva 4.5.5 Manufatura aditiva na Indústria 4.0 4.6 Simulação 4.6.1 O que é Simulação? 4.6.2 Etapas de Simulação 4.6.2.1 Simulação de produto 4.6.2.2 Simulação de equipamentos 4.6.2.3 Simulação da célula 4.7 Integração de sistemas 4.7.1 Sistemas Integrados: Verticalização e Horizontalização 4.7.2 Verticalização integrada 4.7.3 Ciclo do produto na fábrica 4.7.4 Integração de sistemas na Indústria 4.0 4.8 Segurança digital 4.8.1 O que é Segurança Digital? 4.8.2 Pilares da segurança digital 4.8.2.1 Integridade 4.8.2.2 Disponibilidade 4.8.2.3 Confidencialidade 4.8.3 Requisitos de segurança 4.8.3.1 Autenticidade 4.8.3.2 Não repúdio 4.8.3.3 Legalidade 4.8.3.4 Privacidade 4.8.3.5 Auditoria 4.8.4 Segurança digital na Indústria 4.0 4.9 Realidade Aumentada 4.9.1 O que é Realidade Aumentada 4.9.2 Aplicações em Realidade Aumentada 4.9.3 Componentes e processo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Gestão Organizacional | 20h | 1. Empresa 1.1. Definição, objetivos e classificação 1.2. Estrutura organizacional: tipos, sistema de hierarquia, departamentalização, responsabilidades. 1.3. Organograma: diferentes modelos, funções. 1.4. Legislação empresarial e normas internas. 1.5. Sistema de Gestão Integrado (SGI) 2. Organização de espaços físicos (Leiaute) em ambientes de logística: importância, configurações, fluxo de trabalho, princípios de ergonomia. 3. Tratamento de Informações 3.1. Princípios éticos e valores 3.2. Procedimentos de segurança 3.3. Confidencialidade 4. Meios de Produção e Trabalho: características, finalidades e operação 4.1. Fotocopiadoras 4.2. Impressoras 4.3. Escâneres 4.4. Projetores 4.5. Fax 5. Recursos Consumíveis 5.1. Otimização e racionalização de recursos 6. Ferramentas da Qualidade: tipos, características e finalidades. 6.1. Programa 5S 6.2. PDCA 6.3. Fluxograma 6.4. Diagrama de Pareto 6.5. Brainstorming 6.6. Diagrama de Ishikawa 6.7. 5W2H 6.8. Técnica GUT 6.9. KAIZEN 6.10. Modelo de Gestão 7. Editor de Apresentações 7.1. Modos de exibição 7.2. Leiaute 7.3. Inserção de dados 7.4. Slides Mestre 7.5. Transição de slides 7.6. Efeitos de animação 7.7. Testar intervalos 8. Conceitos de organização, comprometimento e disciplina no trabalho. 9. Conceitos de planejamento, organização e controle. 10. A importância do planejamento e da organização no local de trabalho. 11. Elaboração de planejamentos básicos: escopo, objetivos, cronograma, atividades, resultados esperados, avaliação. 12. Qualidade (Conceito e aplicação) 13. Qualidade Total: 13.1. Conceito 13.2. Eficiência 13.3. Eficácia 13.4. Melhoria Contínua 14. “Noções” de gestão de projetos (Escopo, Prazo, Tempo, Custo) 15. “Noções” de inovação (conceitos, abordagem do design thinking) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Introdução à Logística | 40h | 1. Fundamentos da logística 1.1. Histórico. 1.2. Definição. 1.3. Sistemas. 1.4. Controles. 1.5. Tendências. 1.6. Conceitos de serviços. 1.7. Contexto profissional. 2. Suprimentos 2.1. Conceito de insumos (matéria prima, matéria prima em processo, componentes comprados, materiais de consumo); 2.2. Serviços prestadores (próprios e terceirizados) máquinas e equipamentos; 2.3. Lead time de suprimentos; 2.4. Cadastro de fornecedores; 2.5. Cadastro de materiais coleta de dados (materiais, demandas, fornecedores). 3. Produção 3.1. Processo produtivo: planos de trabalho da produção. 3.2. Controle da produção: relatórios de produção, indicadores de eficiência. 3.3. Controle de máquinas e ferramentas. 3.4. Expedição: procedimentos. 3.5. Recebimento: procedimentos. 3.6. Lista crítica (check-list) de materiais. 3.7. Tempo padrão. 3.8. Capacidade instalada. 3.9. Integração da logística com as demais áreas (por exemplo: marketing). 4. Armazenagem 4.1. Noções do Processo de Armazenagem. 5. Distribuição 5.1. Noções básicas de distribuição. 6. Transporte 6.1. Noções de transporte. 7. Manutenção 7.1. Noções de manutenção. 7.2. Noções da filosofia Lean 7.3. Noções do Sistema KanBan. 1. Comportamento Ético 1.1 Ética 1.1.1 Definição 1.1.2 Ética Profissional 1.1.3 Definição 1.1.4 Exemplos 1.1.5 Moral 1.1.6 Definição 1.1.7 Exemplos 1.1.8 Comunicação não violenta nos ambientes de trabalho 1.1.8.1 Definição 1.1.8.2 Pilares 2. Postura profissional 2.1 Definição e exemplos 2.2 Precisão 2.3 Zelo 2.4 Cooperação 2.5 Autonomia 2.6 Iniciativa 2.7 Criatividade 2.8 Responsabilidade 2.9 Honestidade 2.10 Sigilo 2.11 Prudência 2.12 Perseverança 2.13 Imparcialidade 2.14 Respeito 2.15 Cordialidade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Armazenagem | 60h | 1. Armazenagem 1.1. Processo de armazenagem 1.2. Equipamentos de movimentação: manuais, motorizados 1.3. Leiaute. 1.4. Noções de técnicas de abastecimento. 1.5. Codificação de materiais. 1.6. Controle por lote de identificação. 1.7. Controle por tipos de insumo: matéria-prima para transformação, peças manufaturadas, peças compradas, produtos acabados, materiais de consumo. 1.8. Endereçamento 1.9. Armazenagem Informatizada: Warehouse Management System (WMS) 1.10. Arranjo físico do almoxarifado (princípios a serem considerados na elaboração) 1.11. Estruturas de armazenagem 1.12. Disposição física do estoque 1.13. Fluxo de utilização 1.14. Organização e limpeza 1.15. Armazenagem de materiais perigosos: identificação, localização, manipulação, sinalização. 1.16. Armazenagem de resíduos: identificação conforme destinação (descarte ou reciclagem), delimitação de local, envio de resíduos 1.17. Registro de não conformidades. 1.18. Movimentação de materiais. 2. Inventário 2.1. Inventário anual de bens duráveis: operacionalização, não conformidades no inventário. 2.2. Inventário cíclico: conceito de contagem cíclica, operacionalização da contagem cíclica, curva ABC, programação de contagens. 3. Movimentação de materiais 3.1. Processos de movimentação. 3.2. Técnicas de movimentação. 3.3. Requisições de materiais: solicitação de liberação de mercadoria. 3.4. Liberação de materiais, matérias primas e embalagens. 3.5. Equipamentos de movimentação. 1. Relacionamentos em Equipes de Trabalho 1.1. Trabalho em equipe 1.2. Trabalho em grupo 1.3. O relacionamento com os colegas de equipe 1.4. Responsabilidades individuais e coletivas | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Recebimento e Embalagem | 60h | 1. Recebimento 1.1. Definição. 1.2. Procedimento para recebimento de materiais. 1.3. Processos de recebimento: separação dos materiais; entrada e registro dos materiais no sistema. 1.4. Conferência física e documental. 1.5. Registro de não conformidades. 1.6. Processo de recebimento: documentação, volumes, FIFO, LIFO. 2. Embalagem 2.1. Tipos, características, dimensionamento e funções. 2.2. Métodos de embalagem: de cargas perigosas, unitização e conteinerização. 2.3. Entradas e saídas no sistema. 2.4. Consignação de embalagem. 2.5. Estoque das embalagens. 2.6. Segregação e descarte de embalagens. 2.7. Contagem física das embalagens. 2.8. Etiquetas 2.9. Códigos de barras 1. Relacionamentos em Equipes de Trabalho 1.1. Trabalho em equipe 1.2. Trabalho em grupo 1.3. O relacionamento com os colegas de equipe 1.4. Responsabilidades individuais e coletivas | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Separação e Expedição | 60h | 1. Separação 1.1. Definição do plano de separação. 1.2. Procedimento para separação de materiais. 1.3. Identificação: código de barras, RFID. 1.4. Conferência da carga. 1.5. Processos de separação: coleta e registro dos materiais no sistema. 1.6. Conferência física e documental. 1.7. Registro de não conformidades. 1.8. Equipamentos de separação (por exemplo: máquinas de triagem). 2. Expedição 2.1. Definição do plano de expedição. 2.2. Processos de expedição: saída e registro dos materiais no sistema. 2.3. Sistemática de picking (separação de pedidos). 2.4. Procedimentos de expedição de materiais. 2.5. Conferência documental. 1. Relacionamentos em Equipes de Trabalho 1.1. Trabalho em equipe 1.2. Trabalho em grupo 1.3. O relacionamento com os colegas de equipe 1.4. Responsabilidades individuais e coletivas | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Distribuição | 60h | 1. Fundamentos. 2. Fluxo dos processos na distribuição. 3. Plano de distribuição. 4. Sistemáticas de carregamento físico (empilhamento, acomodação, fixação). 5. Canais de distribuição. 6. Níveis de serviço. 7. Ciclo de pedido. 8. Crossdocking. 9. Noções de roteirização: 9.1. Programação de pedidos. 9.2. Sistema de distritamento. 9.3. Sistema de Gerenciamento do Desempenho Operacional. 10. CEP. 11. Controle dos Processos de Distribuição: 11.1. Checklist dos processos. 11.2. Controle do lead time e transit time. 11.3. Técnicas de conferência. 11.4. Controle das entregas. 12. Rastreamento. 13. Centros de distribuição: 13.1. Definição; 13.2. Localização; 13.3. Importância estratégica. 14. Abastecimento: 14.1. Pontos de transbordo, 14.2. Abastecimento da cadeia, 14.3. Operações de transportes outbound. 15. Logística reversa: produtos, materiais reutilizáveis. 1. Relacionamentos em Equipes de Trabalho 1.1. Trabalho em equipe 1.2. Trabalho em grupo 1.3. O relacionamento com os colegas de equipe 1.4. Responsabilidades individuais e coletivas | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Transporte | 60h | 1. Tipos de modais. 2. Tipos de equipamentos dos modais, capacidade, ficha técnica de equipamentos e veículos, definição de veículos; 3. Capacidade do veículo de acordo com a legislação; 4. Programação de recebimentos; 5. Liberação de veículos; 6. Transporte próprio ou terceirizado. 7. Tipos de cargas: frágeis, normais, perigosas. 8. Tipos de seguro de carga. 9. Sistemas de rastreamento. 10. Documentos de carga. 11. Identificação de percursos internos. 12. Tipo de transporte para retirada de mercadoria. 13. Ocorrência de acidentes com cargas. 14. Rastreadores e Bloqueadores de veículos. 15. Acomodação da carga em veículos pesados e leves 16. Segurança no trânsito (sinalização, direção defensiva) 1. Relacionamentos em Equipes de Trabalho 1.1. Trabalho em equipe 1.2. Trabalho em grupo 1.3. O relacionamento com os colegas de equipe 1.4. Responsabilidades individuais e coletivas | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Tendências na logística | 40h | 1. Educação Ambiental para Cadeia de Suprimentos 1.1. Recursos Naturais 1.2. Uso de Energias Renováveis na Cadeia Logística 1.3. Carbono Zero 1.4. Impactos Ambientais 1.5. Relação Meio Ambiente e Qualidade de Vida 2. Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos 2.1. Definição 2.2. Abrangência 2.3. Pilares 2.3.1. Econômico 2.3.2. Financeiro 2.3.3. Social 2.4. Objetivo 3. Produção Mais Limpa 3.1. Definição 3.2. Resíduos - Tipos 3.2.1. Emissões Atmosféricas 3.2.2. Efluentes 3.2.3. Resíduos Sólidos 3.3. Princípios Básicos da Produção Mais Limpa 3.3.1. Não Gerar Resíduos 3.3.2. Minimizar Resíduos 3.3.3. Reciclar Resíduos 3.4. Destinação de Resíduos 3.4.1. Nível 1 3.4.2. Nível 2 3.4.3. Nível 3 4. Legislação 4.1. NBR 10004 4.2. NR25 4.3. NR09 4.4. NBR14001 4.5. NBR28004 4.6. NBR28001 4.7. NBR45000 4.8. Política Nacional de Resíduos Sólidos 5. Logística Verde 5.1. Operações Logísticas Potencialmente Contaminadoras 5.1.1. Diminuição de Rotas 5.1.2. Manutenção de Rotas 5.1.3. Gestão de Embalagens 5.1.4. Gestão de Equipamentos e Acessórios 5.1.5. Green Supply Chain 5.2. Logística Reversa 5.2.1. Planejamento da Cadeia Logística Reversa 5.2.2. Logística Colaborativa entre os Parceiros 5.2.3. Blockchain na Logística Reversa 5.3. Logística Reversa Nacional e Internacional 5.3.1. Desafios da Implantação 5.3.2. Tendências 5.3.3. Boas Práticas 5.3.4. Impactos por Modal de Transporte 5.3.5. Resíduos 5.3.6. Embalagens 6. Indicadores de Sustentabilidade 6.1. Emissões Atmosféricas 6.2. Resíduos 6.2.1. Geração 6.2.2. Destinação 6.2.3. Reciclagem 6.2.4. Reaproveitamento 6.2.5. Reutilização 6.3. Consumo de Energia 6.4. Quilômetros Rodado 6.5. Consumo de Combustível 1. Relacionamentos em Equipes de Trabalho 1.1. Trabalho em equipe 1.2. Trabalho em grupo 1.3. O relacionamento com os colegas de equipe 1.4. Responsabilidades individuais e coletivas | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |