CARGA HORÁRIA TOTAL: 200h
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Sustentabilidade nos processos industriais | 8h | 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposição 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Tecnologia da Informação e Comunicação | 20h | 1 Trabalho em equipe 1.1 Cooperação 1.2 Divisão de papéis e responsabilidades 1.3 Compromisso com objetivos e metas 1.4 Relações com o líder e equipe 2 Internet (World Wide Web) 2.1 Normas de uso 2.2 Navegadores 2.3 Sites de busca 2.4 Download e gravação de arquivos 2.5 Correio eletrônico 2.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 3 Informática 3.1 Sistema Operacional 3.1.1 Fundamentos e funções 3.1.2 Barra de ferramentas 3.1.3 Utilização de periféricos 3.1.4 Organização de arquivos (Pastas) 3.1.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 3.1.6 Área de trabalho 3.1.7 Compactação de arquivos 3.2 Editor de Textos 3.2.1 Tipos 3.2.2 Formatação 3.2.3 Configuração de páginas 3.2.4 Importação de figuras e objetos 3.2.5 Inserção de tabelas e gráficos 3.2.6 Arquivamentos 3.2.7 Controles de exibição 3.2.8 Correção ortográfica e dicionário 3.2.9 Quebra de páginas 3.2.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 3.2.11 Marcadores e numeradores 3.2.12 Bordas e sombreamento 3.2.13 Colunas 3.2.14 Controle de alterações 3.2.15 Impressão 4 Comunicação 4.1 Identificação de textos técnicos 4.2 Relatórios 4.3 Atas 4.4 Memorandos 4.5 Resumos 5 Linguagem técnica 5.1 Jargão 5.2 Características 6 Níveis de Fala 6.1 Linguagem coloquial 6.2 Gíria 6.3 Linguagem culta 7 Elementos da Comunicação 7.1 Emissor 7.2 Receptor 7.3 Mensagem 7.4 Canal 7.5 Ruído 7.6 Código 7.7 Feedback. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Indústria 4.0 | 12h | 1 Pensamento crítico e inovação 1.1 Relevância da criatividade e da inovação 1.2 Relevância da melhoria contínua 1.3 Senso comum e senso crítico 2 Inovação 2.1 Definição 2.2 Importância 3 Tecnologias Habilitadoras 3.1 Definições e Exemplos de aplicações 3.1.1 Big Data 3.1.2 Robótica Avançada 3.1.3 Segurança Digital 3.1.4 Internet das Coisas (IoT) 3.1.5 Computação em Nuvem 3.1.6 Manufatura Aditiva 3.1.7 Manufatura Digital 3.1.8 Integração de Sistemas 4 Os impactos das revoluções industriais 4.1 Sociais 4.2 Carreira 4.2.1 Formação Profissional 4.3 Econômicos 5 Histórico da evolução industrial. 5.1 1ª Revolução Industrial 5.1.1 Mecanização dos processos 5.2 2ª Revolução Industrial 5.2.1 A eletricidade 5.2.2 O petróleo 5.3 3ª Revolução Industrial 5.3.1 A energia nuclear 5.3.2 A automação 5.4 4ª Revolução Industrial 5.4.1 A digitalização das informações 5.4.2 A utilização dos dados | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Qualidade e Produtividade | 8h | 1 Trabalho em equipe 1.1 Definição de grupo, de equipe e time 1.2 Trabalho em equipe 1.3 O relacionamento com os colegas de equipe 1.4 Responsabilidades individuais e coletivas 2 Filosofia Lean 2.1 Definição 2.2 Mindset Lean 2.3 Desperdícios 3 Ferramentas da Qualidade (Definição e aplicabilidade) 3.1 Cinco sensos – 5s 3.2 Lista de verificação 3.3 PDCA 3.4 5W2H 3.5 Fluxograma 3.6 CEP 3.7 Ferramentas de Geração de ideias 3.7.1 Benchmarking 3.7.2 Brainstorming 3.8 Ferramentas de Análise das causas 3.9 Diagrama de Pareto 4 Qualidade 4.1 Definição 4.2 Evolução da qualidade 4.3 Princípios da qualidade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança no Trabalho | 12h | 1 O impacto da falta de ética nos ambientes de trabalho 2 Código de Ética profissional 3 Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Causa 3.3.1 Imprudência, imperícia e negligência 3.3.2 Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes 3.4 Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) 3.5 CAT 3.5.1 Definição 4 Medidas de Controle 4.1 Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo 5 Riscos Ocupacionais 5.1 Perigo e risco 5.2 Classificação de Riscos Ocupacionais 5.2.1 Físico 5.2.2 Químico 5.2.3 Biológico 5.2.4 Ergonômico 5.2.5 De acidentes 5.3 Mapa de Riscos 6 Segurança do Trabalho 6.1 Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil 6.2 Hierarquia das leis 6.3 Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho 6.4 CIPA 6.4.1 Definição 6.4.2 Objetivo 6.5 SESMT 6.5.1 Definição 6.5.2 Objetivo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos da Logística | 40h | 1 Logística 1.1 Definição 1.2 História 1.2.1 Surgimento 1.2.2 Evolução 1.3 Atividades Primárias 1.4 Modais de Transporte 1.5 Cadeia de Suprimento 1.5.1 Definição 1.5.2 Elementos 2 Gestão Organizacional 2.1 Níveis hierárquicos 2.2 Funções da Administração 2.2.1 Planejar 2.2.2 Organizar 2.2.3 Comandar 2.2.4 Coordenar 2.2.5 Controlar 3 Comunicação técnica 3.1 Principais Documentos dos processos Logísticos 3.1.1 Procedimentos 3.1.2 Instruções de Trabalho 3.1.3 Registros 3.1.4 Apólice 3.1.5 Contratos 3.1.6 Nota Fiscal 3.1.7 Conhecimento de Transporte 3.1.8 Manifestos 3.1.9 Catálogos 3.1.10 Ficha Técnica 3.1.11 Ordem de Produção/Suprimentos 3.1.12 Romaneios 4 Ferramentas da Informática aplicadas à Logística 4.1 Planilha eletrônica 4.1.1 Tabelas 4.1.2 Banco de Dados 4.1.3 Relatórios 4.1.4 Gráficos 4.1.5 Dashboard 4.1.6 Impressão 4.2 Editor de Texto 4.2.1 Relatórios 4.2.2 Mala Direta 4.2.3 Documentos Administrativos 4.2.4 Impressão 4.3 Ferramentas de Apresentação 4.3.1 Elaboração de slides 4.3.2 Manipulação de arquivos 4.3.3 Impressão 5 Matemática aplicada à Logística 5.1 Operações básicas 5.2 Regra de três 5.3 Razão e Proporção 5.4 Porcentagem 5.5 Elementos básicos da geometria 5.5.1 Polígonos 5.5.2 Sólidos geométricos 5.5.3 Ângulos 5.5.4 Ponto, reta e plano 5.6 Estatística aplicada 5.6.1 Média 5.6.2 Desvio 5.6.3 Moda 5.6.4 Mediana 5.6.5 Interpretação de Dados 5.7 Unidades de Medida 5.7.1 Comprimento 5.7.2 Massa 5.7.3 Capacidade 5.7.4 Tempo 5.7.5 Temperatura 5.7.6 Conversão de Unidades 6 Instrumentos de Medição 6.1 Tipos 6.1.1 Régua 6.1.2 Trena 6.1.3 Paquímetro 6.1.4 Cronômetro 6.1.5 Balança 6.1.6 Termômetro 7 Segurança e Sustentabilidade nas Operações Logísticas 7.1 Normas Regulamentadoras 7.2 EPIs e EPCs específicos 7.3 Impactos Ambientais 7.4 Resíduos 7.4.1 Definição 7.4.2 Classificação 8 Ferramentas da Qualidade aplicadas aos processos Logísticos 8.1 Cinco sensos – 5s 8.2 Lista de verificação 8.3 PDCA 8.4 5W2H 8.5 Fluxograma 8.6 Brainstorming 8.7 Ferramentas de Análise das causas e efeitos 8.8 Diagrama de Pareto 9 Arranjos Físico 9.1 Tipos de leiaute 9.2 Ferramentas para representação gráficas 1 Comportamento Ético 1.1 Ética 1.1.2 Definição 1.1.3 Ética Profissional 1.1.4 Definição 1.1.5 Exemplos 1.1.6 Moral 1.1.7 Definição 1.1.8 Exemplos 1.1.9 Comunicação não violenta nos ambientes de trabalho 1.1.10 Definição 1.1.11 Pilares 2.1 Posturas profissionais 2.1.2 Definição e exemplos 2.1.3 Precisão 2.1.4 Zelo 2.1.5 Cooperação 2.1.6 Autonomia 2.1.7 Iniciativa 2.1.8 Criatividade 2.1.9 Responsabilidade 2.1.10 Honestidade 2.1.11 Sigilo 2.1.12 Prudência 2.1.13 Perseverança 2.1.14 Imparcialidade 2.1.15 Respeito 2.1.16 Cordialidade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Controle da Produção | 40h | 3 Saúde, segurança e sustentabilidade 3.1 Acidentes de trabalho 3.2 NR12 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Reaproveitamento 3.3.3 Reutilização 3.3.4 Reciclagem 3.3.5 Destinação final de resíduos 4 Indicadores de performance 4.1 Metas produtivas 4.2 Eficiência 4.3 Utilização 5 Desperdícios 5.1 Definição 5.2 Os desperdícios do Lean 5.3 Restrições 5.4 Gargalos 5.5 Ociosidades 5.6 Desbalanceamento das operações dos postos de trabalho 5.7 Perdas 5.8 Retrabalho 6 Balanceamento da Produção 6.1 Definição 6.2 Técnicas de Balanceamento 6.3 Sequenciamento 7 Cronoanálise de produção 7.1 Definição 7.2 Objetivos 7.3 Etapas 7.3.1 Cronometragem 7.3.2 Definição de Tempo cronometrado 7.3.3 Definição de Tempo normal: Fator Ritmo 7.3.4 Definição de Tempo Padrão: Tipos de Tolerância 8 Estoque 8.1 Definição 8.2 Tipos de estoque 8.2.1 Produto acabado 8.2.2 Produto em processo 8.2.3 Estoque de Ciclo 8.2.4 Estoque de Antecipação (Sazonal) 8.2.5 Estoque em Trânsito 1 Gestão do Comportamento 1.1 Proatividade 1.1.1 Definição 1.1.2 Pilares 2 Auto Gestão 2.1 Organização 2.1.1 Local de trabalho 2.1.2 Atividades 2.1.3 Materiais 2.2 Gestão do Tempo 2.2.1 Ferramentas para uma gestão eficaz do tempo 2.2.2 Produtividade 2.2.3 Falhas e Retrabalhos | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Planejamento e programação da produção | 60h | 1 Relações Institucionais verticais e horizontais 1.1 Relação com pares 1.2 Relação com Lideres 1.3 Relação com clientes internos e externos 1.4 Relação com subordinados 2 Estrutura organizacional 2.1 Formal e informal 2.2 Funções e responsabilidades 2.3 Planejamento Estratégico 2.4 Conceitos 2.5 Relações com o mercado 3 Saúde, segurança e sustentabilidade na produção 3.1 Legislação e Normas Regulamentadoras 3.1.1 NR 9 3.1.2 NR16 3.1.3 NR 17 3.1.4 NR 25 3.1.5 ISO 14000 3.2 Legislação trabalhista 3.2.1 Jornada de trabalho 3.2.2 Hora extra 3.2.3 Adicional noturno 3.2.4 Adicional de periculosidade 3.2.5 Adicional de insalubridade 3.3 Logística reversa 3.3.1 Resíduos 3.3.2 Identificação 3.3.3 Segregação 3.3.4 Destinação 4 Técnicas e Boas Práticas de Produção 4.1 Tipos e Aplicação 4.1.1 Lean Manufacturing 4.1.2 JIT - Justin In Time 4.1.3 OPT - Tecnologia de Otimização da Produção 4.1.4 PML - Tecnologia de Produção Mais Limpa 5 Movimentação de Materiais 5.1 Abastecimento de Linha 5.1.1 Definição 5.1.2 Programação do abastecimento 5.2 Embalagens 5.2.1 Tipos 5.2.2 Características 5.2.3 Simbologias 5.3 Fluxo de Movimentação Interna 6 Sequenciamento da Produção 6.1 Definição 6.2 Tipos 7 Plano Mestre de Produção 7.1 Definição 7.2 Etapas 7.2.1 Previsão da Demanda 7.2.2 Planejamento da Capacidade de Produção 7.2.3 Planejamento de Materiais 7.2.4 Planejamento da Produção 8 Previsão demanda 8.1 Tipos de demanda 8.1.1 Sazonal 8.1.2 Ciclica 8.1.3 Declínio 8.1.4 Qualitativa 8.1.5 Quantitativa 8.2 Métodos de previsão de demanda 8.2.1 Média aritmética 8.2.2 Média móvel simples 8.2.3 Média móvel ponderada 9 Capacidade Produtiva 9.1 Definição 9.2 Recursos de Transformação 9.3 Recursos a serem Transformados 9.4 Gargalos 9.5 Cálculo de Capacidade Produtiva 9.5.1 Lead Time 9.5.2 Tempo Ciclo 9.5.3 Takt Time 10 Fluxo dos Processos Produtivos 10.1 Processo Produtivo 10.1.1 Classificação 10.1.2 Características 10.2 Leaute Produtivo 10.3 Roteiro de Produção 10.4 Mapeamento e Modelagem do Processo 10.4.1 Definição 10.4.2 Ferramentas 10.5 Árvore de Produto 10.6 Rede PERT/CPM 11 Softwares de Gestão da Produção 11.1 Planilhas 11.2 MRP I 11.3 MRP II 11.4 ERP 11.5 MES 12 Planejamento da Produção 12.1 Definição 12.2 Níveis: tático, estratégico e operacional 12.3 Instrumentos | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |