Área de Atuação LOGÍSTICA

Curso LEAN NA LOGISTÍCA

CARGA HORÁRIA TOTAL: 100h

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
LEAN NA LOGISTICA 100h 1. Padronização: a. Definição - para que serve; b. Importância do controle; c. Documentação; d. Divulgação; e. Treinamento. 2. Conscientização do Programa 5S: a. Seleção; b. Coordenação; c. Limpeza; d. Higiene ; e. Autodisciplina. 3. Análise dos desperdícios: a. Super produção; b. Transporte; c. Estoques; d. Esperas; e. Processamento; f. Reparo; g. Movimentação; h. Desperdício intelectual. 4. Kaizen (melhoria continua): a. Conceitos; b. Inovação; c. Características específicas; d. Conscientização da “mentalidade kaizen; e. Metodologia Kaizen; f. Análise do processo atual; g. Propostas de melhoria. 5. Desperdícios Lean: a. Estoque; b. Espera; c. Transporte; d. Movimentação; e. Processamento; f. Desenhando o mapa do estado atual; g. Armazenagem e infraestrutura física; h. Desenhando o mapa do estado futuro; i. Relatório A3. 6. Mapeamento do fluxo de valor: a. Mapa Fluxo Materiais; b. Mapa fluxo Informações. 7. Tempo de ciclo ,Lead Time e Takt Time: a. Definição; b. Características; c. Diferenças. 8. Gestão a vista: a. Definição; b. Informação. i. Dados de Performance; ii. Indicadores do departamento; iii. Indicadores de gestão; iv. Código de conduta; v. Outras informações. 9. Custos Logísticos: a. Custos Fixos e Custos Variáveis; b. Estrutura de custos de transporte e mensuração do custo de frete rodoviário; c. Custos logísticos em outros países como benchmarking; d. Custos logísticos na Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain); e. Custeio da atividade de armazenagem e a mensuração dos custos de estoque. 1. Segurança do trabalho: a. Definição; b. Legislação sobre segurança do trabalho; c. Conceito legal de acidente de trabalho; d. Causa Acidente do trabalho; e. Consequências dos acidentes do trabalho; f. Ato inseguro e condição insegura; g. Doença profissional ou ocupacional. 2. Trabalho em equipe: a. Sensibilização sobre as mudanças no mundo do trabalho; b. Relacionamento interpessoal; c. Negociação; d. Comprometimento com os resultados; e. Comunicação; f. Liderança (Team Leader). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.