Área de Atuação LOGÍSTICA

Curso OPERADOR DE PROCESSOS DE DISTRIBUIÇÃO LOGISTICA

CARGA HORÁRIA TOTAL: 220h

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Sustentabilidade nos processos industriais 8h 1 Organização de ambientes de trabalho 1.1 Princípios de organização 1.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 1.3 Organização do espaço de trabalho 1.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 2 Poluição Industrial 2.1 Definição 2.2 Resíduos Industriais 2.2.1 Caracterização 2.2.2 Classificação 2.2.3 Destinação 2.3 Ações de prevenção da Poluição Industrial 2.3.1 Redução 2.3.2 Reciclagem 2.3.3 Reuso 2.3.4 Tratamento 2.3.5 Disposição 2.4 Alternativas para prevenção da poluição 2.4.1 Ciclo de Vida (Definição e Fases) 2.4.2 Logística Reversa (Definição e Objetivo) 2.4.3 Produção mais limpa (Definição e Fases) 2.4.4 Economia Circular (Definição e Princípios) 3 Desenvolvimento Sustentável 3.1 Meio Ambiente 3.1.1 Definição 3.1.2 Relação entre Homem e o meio ambiente 3.2 Recursos Naturais 3.2.1 Definição 3.2.2 Renováveis 3.2.3 Não renováveis 3.3 Sustentabilidade 3.3.1 Definição 3.3.2 Pilares 3.3.3 Políticas e Programas 3.4 Produção e consumo inteligente 3.4.1 Uso racional de recursos e fontes de energia. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Indústria 4.0 12h 1 Pensamento crítico e inovação 1.1 Relevância da criatividade e da inovação 1.2 Relevância da melhoria contínua 1.3 Senso comum e senso crítico 2 Inovação 2.1 Definição 2.2 Importância 3 Tecnologias Habilitadoras 3.1 Definições e Exemplos de aplicações 3.1.1 Big Data 3.1.2 Robótica Avançada 3.1.3 Segurança Digital 3.1.4 Internet das Coisas (IoT) 3.1.5 Computação em Nuvem 3.1.6 Manufatura Aditiva 3.1.7 Manufatura Digital 3.1.8 Integração de Sistemas 4 Os impactos das revoluções industriais 4.1 Sociais 4.2 Carreira 4.2.1 Formação Profissional 4.3 Econômicos 5 Histórico da evolução industrial. 5.1 1ª Revolução Industrial 5.1.1 Mecanização dos processos 5.2 2ª Revolução Industrial 5.2.1 A eletricidade 5.2.2 O petróleo 5.3 3ª Revolução Industrial 5.3.1 A energia nuclear 5.3.2 A automação 5.4 4ª Revolução Industrial 5.4.1 A digitalização das informações 5.4.2 A utilização dos dados Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Qualidade e Produtividade 8h 1 Trabalho em equipe 1.1 Definição de grupo, de equipe e time 1.2 Trabalho em equipe 1.3 O relacionamento com os colegas de equipe 1.4 Responsabilidades individuais e coletivas 2 Filosofia Lean 2.1 Definição 2.2 Mindset Lean 2.3 Desperdícios 3 Ferramentas da Qualidade (Definição e aplicabilidade) 3.1 Cinco sensos - 5s 3.2 Lista de verificação 3.3 PDCA 3.4 5W2H 3.5 Fluxograma 3.6 CEP 3.7 Ferramentas de Geração de ideias 3.7.1 Benchmarking 3.7.2 Brainstorming 3.8 Ferramentas de Análise das causas 3.9 Diagrama de Pareto 4 Qualidade 4.1 Definição 4.2 Evolução da qualidade 4.3 Princípios da qualidade Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Tecnologia da Informação e Comunicação 20h 1 Trabalho em equipe 1.1 Cooperação 1.2 Divisão de papéis e responsabilidades 1.3 Compromisso com objetivos e metas 1.4 Relações com o líder 2 Internet (World Wide Web) 2.1 Normas de uso 2.2 Navegadores 2.3 Sites de busca 2.4 Download e gravação de arquivos 2.5 Correio eletrônico 2.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 3 Informática 3.1 Sistema Operacional 3.1.1 Fundamentos e funções 3.1.2 Barra de ferramentas 3.1.3 Utilização de periféricos 3.1.4 Organização de arquivos (Pastas) 3.1.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 3.1.6 Área de trabalho 3.1.7 Compactação de arquivos 3.2 Editor de Textos 3.2.1 Tipos 3.2.2 Formatação 3.2.3 Configuração de páginas 3.2.4 Importação de figuras e objetos 3.2.5 Inserção de tabelas e gráficos 3.2.6 Arquivamentos 3.2.7 Controles de exibição 3.2.8 Correção ortográfica e dicionário 3.2.9 Quebra de páginas 3.2.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 3.2.11 Marcadores e numeradores 3.2.12 Bordas e sombreamento 3.2.13 Colunas 3.2.14 Controle de alterações 3.2.15 Impressão 4 Comunicação 4.1 Identificação de textos técnicos 4.2 Relatórios 4.3 Atas 4.4 Memorandos 4.5 Resumos 5 Linguagem técnica 5.1 Jargão 5.2 Características 6 Níveis de Fala 6.1 Linguagem coloquial 6.2 Gíria 6.3 Linguagem culta 7 Elementos da Comunicação 7.1 Emissor 7.2 Receptor 7.3 Mensagem 7.4 Canal 7.5 Ruído 7.6 Código 7.7 Feedback. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Saúde e Segurança no Trabalho 12h 1 O impacto da falta de ética nos ambientes de trabalho 2 Código de Ética profissional 3 Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Causa 3.3.1 Imprudência, imperícia e negligência 3.3.2 Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes 3.4 Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) 3.5 CAT 3.5.1 Definição 4 Medidas de Controle 4.1 Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo 5 Riscos Ocupacionais 5.1 Perigo e risco 5.2 Classificação de Riscos Ocupacionais 5.2.1 Físico 5.2.2 Químico 5.2.3 Biológico 5.2.4 Ergonômico 5.2.5 De acidentes 5.3 Mapa de Riscos 6 Segurança do Trabalho 6.1 Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil 6.2 Hierarquia das leis 6.3 Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho 6.4 CIPA 6.4.1 Definição 6.4.2 Objetivo 6.5 SESMT 6.5.1 Definição 6.5.2 Objetivo Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos da Logística 40h 1 Logística 1.1 Definição 1.2 História 1.2.1 Surgimento 1.2.2 Evolução 1.3 Atividades Primárias 1.4 Modais de Transporte 1.5 Cadeia de Suprimento 1.5.1 Definição 1.5.2 Elementos 2 Gestão Organizacional 2.1 Níveis hierárquicos 2.2 Funções da Administração 2.2.1 Planejar 2.2.2 Organizar 2.2.3 Comandar 2.2.4 Coordenar 2.2.5 Controlar 3 Comunicação técnica 3.1 Principais Documentos dos processos Logísticos 3.1.1 Procedimentos 3.1.2 Instruções de Trabalho 3.1.3 Registros 3.1.4 Apólice 3.1.5 Contratos 3.1.6 Nota Fiscal 3.1.7 Conhecimento de Transporte 3.1.8 Manifestos 3.1.9 Catálogos 3.1.10 Ficha Técnica 3.1.11 Ordem de Produção/Suprimentos 3.1.12 Romaneios 4 Ferramentas da Informática aplicadas à Logística 4.1 Planilha eletrônica 4.1.1 Tabelas 4.1.2 Banco de Dados 4.1.3 Relatórios 4.1.4 Gráficos 4.1.5 Dashboard 4.1.6 Impressão 4.2 Editor de Texto 4.2.1 Relatórios 4.2.2 Mala Direta 4.2.3 Documentos Administrativos 4.2.4 Impressão 4.3 Ferramentas de Apresentação 4.3.1 Elaboração de slides 4.3.2 Manipulação de arquivos 4.3.3 Impressão 5 Matemática aplicada à Logística 5.1 Operações básicas 5.2 Regra de três 5.3 Razão e Proporção 5.4 Porcentagem 5.5 Elementos básicos da geometria 5.5.1 Polígonos 5.5.2 Sólidos geométricos 5.5.3 Ângulos 5.5.4 Ponto, reta e plano 5.6 Estatística aplicada 5.6.1 Média 5.6.2 Desvio 5.6.3 Moda 5.6.4 Mediana 5.6.5 Interpretação de Dados 5.7 Unidades de Medida 5.7.1 Comprimento 5.7.2 Massa 5.7.3 Capacidade 5.7.4 Tempo 5.7.5 Temperatura 5.7.6 Conversão de Unidades 6 Instrumentos de Medição 6.1 Tipos 6.1.1 Régua 6.1.2 Trena 6.1.3 Paquímetro 6.1.4 Cronômetro 6.1.5 Balança 6.1.6 Termômetro 7 Segurança e Sustentabilidade nas Operações Logísticas 7.1 Normas Regulamentadoras 7.2 EPIs e EPCs específicos 7.3 Impactos Ambientais 7.4 Resíduos 7.4.1 Definição 7.4.2 Classificação 8 Ferramentas da Qualidade aplicadas aos processos Logísticos 8.1 Cinco sensos - 5s 8.2 Lista de verificação 8.3 PDCA 8.4 5W2H 8.5 Fluxograma 8.6 Brainstorming 8.7 Ferramentas de Análise das causas e efeitos 8.8 Diagrama de Pareto 9 Arranjos Físico 9.1 Tipos de leiaute 9.2 Ferramentas para representação gráficas. 1 Comportamento Ético 1.1 Ética 1.1.2 Definição 1.1.3 Ética Profissional 1.1.4 Definição 1.1.5 Exemplos 1.1.6 Moral 1.1.7 Definição 1.1.8 Exemplos 1.1.9 Comunicação não violenta nos ambientes de trabalho 1.1.10 Definição 1.1.11 Pilares 2.1 Posturas profissionais 2.1.2 Definição e exemplos 2.1.3 Precisão 2.1.4 Zelo 2.1.5 Cooperação 2.1.6 Autonomia 2.1.7 Iniciativa 2.1.8 Criatividade 2.1.9 Responsabilidade 2.1.10 Honestidade 2.1.11 Sigilo 2.1.12 Prudência 2.1.13 Perseverança 2.1.14 Imparcialidade 2.1.15 Respeito 2.1.16 Cordialidade Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Separação e Movimentação de Pedidos 40h 1.Arranjo físico a.Tipos de Layout: i. Estocagem livre; ii. Estocagem fixa; iii.Giro de estoque; iv.Categoria do produto; v. Demanda; vi.Volume e peso. b. Planta baixa - Leitura e Interpretação 2.Estruturas de Armazenagem: a. Tipos; b. Características; c. Identificação da estrutura. 3.Equipamentos de Movimentação: a. Tipos; b. Características; c. Critérios de seleção; d. Inovações Tecnológicas. 4.Endereçamento: a. Sistemas de Localização: i. Numérico; ii. Alfanumérico; iii.Código de barras. b. Locais de Endereçamento: i. Pátio, Depósito, Ruas, Área, Corredor, Módulo, Nível e Vão. 5. Identificação dos Materiais: a. Tipos de Etiquetas: i. Tradicional; ii. Código de barras; iii.RFID. b. Embalagens: i. Tipos; ii. Função; iii.Simbologias; iv. Classificação. 6. Processo de Separação: a. Fluxograma; b. Referências para Separação de Materiais: i. Picking list; ii. Packing list. c. Características dos Pedidos: i. Descrição; ii. Classificação de Materiais; iii.Unidade de Medida. 7. Sistemáticas de Picking: a. Estratégias; b. Tipos i. Discreto; ii. Por onda; iii.Por zona; iv. Por lote; v. Bucket Brigades. c. Tecnologias aplicadas a separação de materiais: i. Picking voice; ii. Picking to light; iii.Put to light; iv. Coletor de dados; v. Picking Automático - postos de picking na cabeceira do armazém automático, postos de picking na lateral do armazém automático, picking em zonas adjacentes, picking automático mediante robôs; vi. Sistemas Informatizados - WMS, YMS, ERP e Analytics. 8. Programação de Separação e Movimentação: a. Agendamentos; b. Rotas de movimentação interna; c. Alocação de recursos; d. Documentação e registros. 9. Segurança na Movimentação de Materiais: a. Principais Riscos; b. NR 5; c. NR 11; d. NR 17; e. NR 26. 10. Legislação Ambiental: a. ISO 14000; b. ISO 45000. 11. Qualidade nas operações: a. Ferramentas da Qualidade. 12. Estrutura organizacional: a. Formal e informal; b. Funções e responsabilidades; c. Planejamento Estratégico: i. Conceitos; ii.Relações com o mercado. 13. Relações Institucionais verticais e horizontais: a. Relação com pares; b. Relação com Líderes; c. Relação com clientes internos e externos; d. Relação com subordinados. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Expedição e Transportes de Pedidos 80h 1. Processos de Expedição: a. Definição; b. Etapas da expedição: i. Fluxo do processo de expedição; ii. Fluxo do processo de cross docking- Puro e Futuro; iii. Fluxo do processo de Order Fulfiment. 2. Documentação Expedição: a. Tipos de documentação: i. Nota fiscal; ii. Conhecimento de frete; iii. Romaneio; iv. Documentos específicos da carga. 3. Expedição de Carga: a. Consolidação de carga: i. Definição. b. Preparação de cargas: i. Composição de carga; ii. Packing list; iii. Documentação fiscal; iv. Unitização; v. Amarração de carga - Técnicas e Acessórios. 4. Conferência de pedidos: a. Técnicas de conferência Manual, Informatizada e Automática: i. Documental; ii. Física; iii. Registro de conformidades. 5. Célula de Expedição: a. Arranjo físico da célula de expedição; b. Endereçamento; c. Localização sistêmica e física. 6. Preparação de pedidos: a. Separação; b. Consolidação: i. Unitização; ii. Amarração; iii. Identificação da carga. 7. Transporte: a. Definição; b. Modais; c. Tipos de veículos i. Características; ii. Capacidades- Peso real e Cubagem. 8. Programação da Distribuição: a. Sequenciamento: i. Pedidos; ii. Carregamento. 9. Roteirização: a. Definição; b. Benefícios da roteirização; c. Manual, Informatizada e automática. 10. Indicadores de desempenho da Distribuição: a. Lead time do pedido; b. Tempo em trânsito; c. TMA; d. OTIF; e. Fullfilment; f. Folow up de acompanhamento do pedido; g. Nível de serviço. 11. Logística Reversa: a. Embalagens retornáveis; b. Descarte e destinação de embalagens; c. Simbologias; d. Retorno de pedidos; e. Resíduos de pós venda e pós consumo. 12. Segurança na Expedição: a. Principais Riscos; b. NR 11; c. NR 12; d. NR 16; e. NR 26; f. FISPQ. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Y8HHORACB5_NJ3xbGcXpLdiHFdOPwrVC/edit#gid=437657435 Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.