Área de Atuação METALMECÂNICA

Curso DESENHISTA MECÂNICO - SOLIDWORKS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 200h

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Fundamentos da mecânica aplicada a desenho técnico mecânico 40h 1 MATEMÁTICA APLICADA À MECÂNICA: 1.1 Números decimais; 1.2 Números fracionários; 1.3 Potenciação; 1.4 Radiciação; 1.5 Prefixos gregos (notação científica e de engenharia); 1.6 Razão e proporção (regra de três, percentagem e razão inversa); 1.7 Relações trigonométricas (seno, cosseno, tangente); 1.8 Figuras geométricas: área, volume, retas, prismas regulares. 2 METROLOGIA 2.1 Conceito, histórico e aplicação; 2.2 Normas técnicas básicas para metrologia; 2.3 Unidades de medidas e conversões; 2.4 Tipos, características, aplicações, uso e conservação dos instrumentos: 2.4.1 Régua graduada; 2.4.2 Régua de controle; 2.4.3 Trena; 2.4.4 Esquadro; 2.4.5 Gabarito de verificação (de raio, de rosca, de folga, passa não passa, ...); 2.4.6 Paquímetros; 2.4.7 Traçador de altura; 2.4.12 Goniômetro / Transferidor de Grau; 2.4.13 Rugosímetro; 2.5 Tolerâncias dimensionais / geométricas. 3 SAÚDE E SEGURANÇA 3.1 Acidentes do trabalho: tipos, características e prevenção; 3.2 Ato inseguro; 3.3 Condição insegura; 3.4 EPIs e EPCs; 3.5 Agentes agressores à saúde; 3.6 Riscos em eletricidade (choques elétricos); 3.7 Riscos em movimentação e transporte; 3.8 Sinalização de segurança; 3.9 Ergonomia: posturas na execução de operações de produção. 4 Ética 4.1 Código de conduta; 4.2 Respeito às individualidades pessoais; 4.3 Ética nas relações interpessoais; 4.4 Ética no desenvolvimento das atividades. 5 Habilidades básicas do relacionamento interpessoal: 5.1 Respeito; 5.2 Cordialidade; 5.3 Disciplina; 5.4 Empatia; 5.5 Responsabilidade; 5.6 Comunicação 5.7 Cooperação. 6 Trabalho em equipe: 6.1 Conceito de grupo e equipe; 6.2 O desafio do trabalho em equipe; 6.3 O relacionamento com os colegas de equipe; 6.4 Responsabilidades individuais e coletivas; 6.5 Divisão de papéis e responsabilidades; 6.6 Compromisso com objetivos e metas; 7 Iniciativa: 7.1 Conceito; 7.2 Importância, valor; 7.3 Formas de demonstrar iniciativa; 7.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis. 8 Organização de ambientes de trabalho: 8.1 Princípios de organização; 8.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância; 8.3 Organização do espaço de trabalho. 9 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: 9.1 Tempo; 9.2 Compromisso; 9.3 Atividades. 10 Segurança no Trabalho 10.1 Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; 10.2 Agentes agressores à saúde: riscos físicos, químicos e biológicos; 10.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções; 10.4 Mapa de riscos (Finalidades); 10.5 Inspeções de segurança. 11 Qualidade Total: 11.1 Conceito; 11.2 Eficiência; 11.3 Eficácia; 11.4 Melhoria Contínua. 12 Ferramentas da Qualidade: 12.1 Brainstorming.17.2 5S Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Desenho técnico mecânico 160h 1 Representações Gráficas em prancheta e em Software (Conforme normas) 1.1 Acabamento superficial 1.2 Dureza 1.3 Tratamentos térmicos 1.4 Tratamentos superficiais 1.5 Elementos de máquina Subconjuntos 1.5.1 Hélice 1.5.2 Roscas 1.5.3 Parafusos 1.5.4 Porcas 1.5.5 Arruelas 1.5.6 Molas 1.5.7 Cones 1.5.8 Chavetas 1.5.9 Pinos, passadores e cunhas 1.5.10 Eixos ou árvores simples 1.5.11 Polias 1.5.12 Volantes 1.5.13 Rolamentos 1.5.14 Mancais 1.5.15 Acoplamentos 1.5.16 Rodas dentadas 1.5.17 Rebites 1.5.18 Soldas 1.5.19 Perfis 1.6 Formas de união 1.6.1 Soldas 1.6.2 Rebites 1.6.3 Parafusos 1.7 Tolerância de forma e posição 2 Planificação 2.1 Sólidos geométricos 2.1.1 Paralelepípedo 2.1.2 Cilindro 2.1.3 Cone 2.1.4 Esfera 2.1.5 Pirâmide 2.1.6 Tronco de cone 2.1.7 Tronco de pirâmide 2.2 Construções de caldeiraria 2.2.1 Conformação de chapas 2.2.2 Curva de gomos 2.2.3 Boca de lobo 2.2.4 Derivações a 45º 2.2.5 Vasos 3 Conjuntos Mecânicos 3.1 Desenho de conjuntos mecânicos 3.2 Funcionamento e Detalhamento 4 Software de Desenho Assistido por Computador (Solidworks) 4.1 Introdução ao Software de Desenho Assistidos por Computador 4.2 Modelagem Básica 4.2.1 Criação de Sketches; 4.2.2 Conceitos básicos para Modelamento 3D; 4.2.3 Criação de Modelos 3D a partir de Sketches; 4.3 Modelagem Avançada 4.3.1 Criação de planos auxiliares; 4.3.2 Transição de Perfis; 4.3.3 Elaboração de Roscas e espirais; 4.4 Montagem de Conjuntos 4.4.1 Introdução dos princípios básicos de montagem; 4.4.2 Inserção de restrições de montagem em componentes; 4.4.3 Formação e Utilização de Biblioteca; 4.4.4 Criação de apresentações de Montagem; 4.4.5 Criação de Vistas Explodidas e Linhas de Explosão; 4.5 Desenhos de Detalhamento 4.5.1 Inserção de Formatos Padronizados; 4.5.2 Criação de Vistas com Projeções Ortogonais; 4.5.3 Execução de Cortes total, parcial e em desvio; 4.5.4 Criação de Vistas Auxiliares; 4.5.5 Inserção Automática de Cotas e Anotações; 4.5.6 Detalhamento de Montagens; 4.5.7 Configuração de Formatos de exibição no ambiente 2D; 4.5.8 Inserção e Classificação de Cotas por Tolerâncias; 4.5.9 Criação de Balões e Lista de Materiais. 1 Ética 1.1 Código de ética profissional; 1.2 Cidadania; 1.3 Comportamento social; 1.4 Direitos e deveres individuais e coletivas; 1.5 Valores pessoais e universais; 1.6 Ética profissional: direitos autorais, propriedade intelectual e industrial. 2 Organização do trabalho: 2.1 Estruturas hierárquicas; 2.2 Sistemas administrativos; 2.3 Controle de atividades. 3 Comportamento e equipes de trabalho: 3.1 O homem como ser social 3.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais 3.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento 3.4 Fatores de satisfação e insatisfação no trabalho. 4 Conflitos nas equipes de trabalho: 4.1 Tipos; 4.2 Características; 4.3 Fatores internos e externos; 4.4 Causas; 4.5 Consequências. 5 Qualidade Ambiental: 5.1 Prevenção à poluição ambiental; 5.2 Descarte de resíduos; 5.3 Reciclagem de resíduos; 5.4 Uso racional de Recursos e Energias; 5.5 ISO14000: aspectos centrais. 6nSegurança no trabalho: 6.1 Comportamento seguro; 7 Qualidade de vida no trabalho: 7.1 Cuidados com a saúde 7.2 Administração de stress 7.3 Uso de drogas lícitas e ilícitas... 8 Inovação: 8.1 Conceito; 8.2 Inovação x melhoria; 8.3 Visão inovadora. 9 Cliente 9.1 Clientes internos e externos; 9.2 Cuidados no atendimento; 9.3 Impactos da qualidade no atendimento; 9.4 Expectativas do cliente; 9.5 Fidelização de clientes; 9.6 Excelência no atendimento. 10 Sistema de Gestão Qualidade: 10.1 ISO9001: aspectos centrais. 10 Análise de cenários: 10.1 Ferramentas de análise de cenários e solução de problemas; 10.2 Definição de prioridades; 10.3 Tomada de decisões: responsabilidades e impactos. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.