CARGA HORÁRIA TOTAL: 240h
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Fundamentos da mecânica aplicados à manutenção | 100h | 1 Fundamentos Matemáticos: 1.1 Números inteiros; 1.2 Números decimais; 1.3 Frações ordinárias; 1.4 Razão, proporção e regra de três; 1.5 Medida de comprimento; 1.6 Ângulos; 1.7 Polígonos 1.7.1 Perímetro: 1.7.2 Área; 1.7.3 Volume. 1.8 Teorema de Pitágoras; 1.9 Relações Trigonométricas 2 Elementos de Máquinas (conceitos e aplicações) 2.1 Elementos de Fixação 2.1.1 Parafusos e porcas (tipos de parafusos e porcas, tipos de rosca, perfil do filete, sentido de direção, nomenclatura da rosca, tabelas de roscas) 2.1.2 Rebites 2.1.3 Arruelas 2.1.4 Grampos 2.1.5 Pinos 2.1.6 Contrapinos ou Cupilhas 2.1.7 Anéis Elásticos 2.2 Elementos de Apoio 2.2.1 Mancais: Deslizamento e Rolamento. 2.2.2 Guias 2.3 Elementos de transmissão 2.3.1 Polias e correias 2.3.2 Engrenagens 2.3.3 Rodas de Atrito 2.3.4 Correntes e rodas dentadas 2.3.5 Cames 2.3.6 Acoplamentos 2.3.7 Cabos 2.3.8 Eixos e Árvores 2.3.9 Roscas para transmissão de movimento 2.3.10 Chavetas 2.4 Elementos de Vedação 2.4.1 Vedantes Químicos 2.4.2 Juntas 2.4.3 Gaxetas 2.4.4 Selos Mecânicos 2.4.5 Anéis de Vedação 2.4.6 Retentores 2.5 Elementos Elásticos 2.5.1 Molas Helicoidais 2.5.2 Molas Planas 2.6 Elementos de Elevação e Transporte 2.6.1 Cabos de aço 2.6.2 Cintas de içamento 3 Materiais: 3.1 Metais Ferrosos e não ferrosos: 3.1.1 Obtenção; 3.1.2 Conceitos; 3.1.3 Características, propriedades e aplicações; 3.1.4 Formas comerciais. 3.2 Não Metais: 3.2.1 Sintéticos (características, propriedades e aplicações). 3.2.2 Naturais (características, propriedades e aplicações). 3.3 Tecnologias de tratamentos térmicos e termoquímicos - Conceitos: 3.3.1 Têmpera; 3.3.2 Revenimento; 3.3.3 Cementação; 3.3.4 Nitretação; 3.3.5 Recozimento. 4 Metrologia: 4.1 Conceito, histórico e aplicação; 4.2 Normas técnicas básicas para metrologia; 4.3 Unidades de medidas e conversões; 4.4 Tipos, características, aplicações e conservação dos instrumentos: 4.4.1 Régua graduada; 4.4.2 Régua de controle; 4.4.3 Esquadro; 4.4.4 Gabarito de verificação (de raio, de rosca, de folga, ...); 4.4.5 Paquímetros; 4.4.6 Traçador de altura; 4.4.7 Micrômetros; 4.4.8 Relógio comparador; 4.4.9 Relógio apalpador; 4.4.10 Goniômetro; 4.4.11 Trena. 5 Desenho Técnico Mecânico (interpretação): 5.1 Introdução ao Desenho Mecânico; 5.2 Instrumentos; 5.3 Linhas; 5.4 Caligrafia; 5.5 Formatos de papéis, margens e legendas; 5.6 Perspectivas; 5.7 Projeções de sólidos em 1º diedro; 5.8 Vistas essenciais; 5.9 Supressão de vistas; 5.10 Cotagem: 5.10.1 Representação das cotas; 5.10.2 Regras de cotagem; 5.10.3 Símbolos e convenções; 5.10.4 Cotagem de detalhes. 5.11 Escalas; 5.12 Representação em corte; 5.12.1 Hachuras 5.12.2 Corte total. 5.12.3 Linhas de corte; 5.13 Tolerância dimensional; 5.14 Tolerância de forma e posição; 5.15 Desenho de conjuntos; 5.16 Estados de superfície; 5.17 Rotação de detalhes oblíquos; 5.18 Vista simplificada; 5.19 Vista explodida; 5.20 Normas de desenho; 5.21 Vista auxiliar; 5.22 Simbologia de solda; 5.23 Representação de elementos de máquinas 6 Organização de ambientes de trabalho: 6.1 Princípios de organização; 6.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância; 6.3 Organização do espaço de trabalho. 7 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: 7.1 Tempo; 7.2 Compromisso; 7.3 Atividades. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Manutenção Mecânica Aplicada | 140h | 1 Manutenção: 1.1 Tipos: 1.1.1 Preventiva; 1.1.2 Corretiva; 1.1.3 Preditiva; 1.1.4 TPM. 1.2 Limpeza e conservação e máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos; 1.3 Lubrificantes; 1.4 Sistemas de lubrificação de máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas; 2 Diagnóstico 2.1 Procedimentos técnicos de identificação de anomalias; 2.2 Instrumentos de diagnóstico 3 Documentação Técnica 3.1 Acesso e interpretação de: 3.2 Catálogos Técnicos 3.3 Manuais de Fabricantes 3.4 Normas 3.5 Certificados de materiais 3.6 Procedimentos Internos; 3.7 Histórico de manutenções; 3.8 Projetos das Máquinas e Equipamentos. 3.9 Ficha de máquina 3.9.1 Procedimento para Manutenção Preventiva 3.10 Controle das Atividades de Manutenção 3.10.1 Solicitação de Serviço 3.10.2 Ordem de Serviço 4 Montagem e Desmontagem de Equipamentos - 4.1 Técnicas de desmontagem e montagem de conjuntos mecânicos 4.2 Caixas de engrenagem e redutores 4.2.1 Eixos 4.2.2 Rolamentos 4.2.3 Chavetas 4.2.4 Buchas 4.2.5 Engrenagens 4.3 Bombas 4.4 Compressores 4.5 Esteiras Transportadoras 4.6 Máquinas operatrizes 4.7 Mesas e guias 4.8 Fusos 4.9 Periféricos 4.10 Mancais de deslizamento 4.11 Mancais de rolamento 5 Organização do Trabalho: 5.1 Leiaute (ambiente / máquina); 5.2 Procedimentos de saúde e segurança; 5.3 Sequência de desmontagem; 5.4 Classificação de peças e/ou componentes; 5.5 Identificação; 5.6 Limpeza; 5.6.1 Desengraxantes; 5.6.2 Solventes: Armazenamento; Segregação e destinação de resíduos. 6 Ética: 6.1 Código de ética profissional; 6.2 Cidadania; 6.3 Comportamento social; 6.4 Direitos e deveres individuais e coletivas; 6.5 Valores pessoais e universais; 6.6 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos. 7 Organização do trabalho: 7.1 Estruturas hierárquicas; 7.2 Sistemas administrativos; 7.3 Controle de atividades. 8 Comportamento e equipes de trabalho: 8.1 O homem como ser social 8.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais 8.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento 8.4 Fatores de satisfação e insatisfação no trabalho. 9 Conflitos nas equipes de trabalho: 9.1 Tipos; 9.2 Características; 9.3 Fatores internos e externos; 9.4 Causas; 9.4.1 Consequências. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |