CARGA HORÁRIA TOTAL: 520h
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Fundamento da Comunicação e Informação | 20h | Elementos da comunicação: emissor, mensagem, canal e receptor. Editor de Textos |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Relações Sócio-profissionais, Cidadania e Ética | 20h | Cultura e Trabalho História e a cultura do trabalho no Brasil A relação da cultura local com a organização do trabalho. Composição do Território Nacional Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais. Características da área ocupacional (ocupação de que trata o curso) na sua região: demanda de trabalhadores; perfil profissional da ocupação; oportunidades de ascensão profissional; Ética Código de conduta Respeito às individualidades pessoais Ética nas relações interpessoais. Ética nos relacionamentos profissionais Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal Respeito Cordialidade Disciplina Empatia Responsabilidade Comunicação Cooperação Ética: Código de ética profissional Senso moral Consciência moral Cultura, história e dilema Cidadania Comportamento social Direitos e deveres individuais e coletivas; Valores pessoais e universais O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos Ética profissional Virtudes profissionais: conceitos e valor Responsabilidade Iniciativa Honestidade Sigilo Prudência Perseverança Imparcialidade. Direitos Humanos Conceito Declaração universal dos direitos humanos Código de direitos humanos (conceito, aplicação) Violência (com origem no assédio e discriminação) Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades). Estatuto do idoso Orientação sexual (Identidade) Assédio e Discriminação: efeitos psicológicos, sociais e legais; impactos no trabalho; políticas públicas de prevenção. Noções de direitos trabalhistas Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito) Contrato individual de trabalho Conceito Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja não proibida em lei) Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família, ...) Licença paternidade Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Jornada de Trabalho (limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT, horas extras, trabalho noturno, repouso semanal, férias remuneradas, coletivas) Sujeitos do contrato Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário) Empregador Dissolução do contrato de trabalho (Resilição, Resolução, Rescisão,...) Aviso Prévio Noções de direitos previdenciários A previdência social Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial). Atendimento: I cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; II proteção à maternidade, especialmente à gestante; III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; IV salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; e V pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes. Legislação Previdenciária Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações) Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas) Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo) Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS Conceito Aplicação Saúde e Segurança no Trabalho Prevenção Higiene (bucal, pessoal, dos alimentos, da água) Vacinas (tipos e aplicações) Saúde ocupacional Conceito Exposição ao risco Segurança no Trabalho Conceito Procedimentos de segurança no trabalho Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações) Comportamento seguro Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress, ... Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características. Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos. Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções Normas básicas de segurança Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA Conceito (Estatuto, criança, adolescente) Características do ECA Conselho Tutelar: Constituição; Atribuições. Estatuto da Juventude Conceito Importância Disponibilidade Capítulo II – Seção II e III. Políticas de Segurança Fatores de risco (vulnerabilidade, maus tratos , discriminação) Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades) Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança do Trabalho | 20h | Segurança no Trabalho: Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características. Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos. Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções Normas básicas de segurança. Orientações de prevenção de acidentes Mapa de riscos (Finalidades); Inspeções de segurança; Sinalizações de segurança Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI PPRA: (Conceito, finalidades); Qualidade Ambiental: Homem e o meio ambiente; Prevenção à poluição ambiental; Aquecimento global. Descarte de resíduos Reciclagem de resíduos Reciclagem de resíduos Uso racional de Recursos e Energias disponíveis Energias renováveis Segurança no trabalho Comportamento seguro Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress, ... Segurança no Trabalho: Procedimentos de segurança no trabalho Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações) Saúde ocupacional Conceito Exposição ao risco Meio ambiente e sustentabilidade: Responsabilidades socioambientais Políticas públicas ambientais A indústria e o meio ambiente Álcool, tabaco e outras drogas Características Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas. Programas de prevenção Tipos Importância Funcionamento Dependência Química Tipos Consequências Tratamento Dependência Química x Trabalho Impactos no desempenho profissional Exposição a riscos Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. O homem como ser social: direitos e deveres. Temas associados à saúde sexual: Respeito às individualidades da pessoa Saúde sexual e reprodutiva: conceitos e implicações Combate à violência sexual baseada em questões de gênero Violência sexual: causas, consequências e implicações legais Educação Sexual Promoção da educação sexual Promoção dos cuidados de saúde perinatais DSTs e AIDS Direito de escolha (contracepção) Direito de respeito (identidade sexual) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Raciocínio Lógico e Análise de Dados | 20h | Conceitos de organização e disciplina no trabalho: Organização do Tempo Organização de Compromissos Organização de Atividades A organização do local de trabalho. Organização do trabalho Estruturas hierárquicas Sistemas administrativos Gestão organizacional Trabalho e profissionalismo: Administração do tempo Autonomia e iniciativa Inovação, flexibilidade e tecnologia. Diretrizes empresariais Missão Visão Política da Qualidade • Conceitos de grupo e equipe • Trabalho em equipe Trabalho em grupo O relacionamento com os colegas de equipe Responsabilidades individuais e coletivas Cooperação Divisão de papéis e responsabilidades Compromisso com objetivos e metas • Comportamento e equipes de trabalho: O homem como ser social O papel das normas de convivência em grupos sociais A influência do ambiente de trabalho no comportamento Fatores de satisfação no trabalho. • Conflitos nas equipes de trabalho Tipos Características Fatores internos e externos Causas Consequências • A relação com o líder: Estilos de liderança: democrático, centralizador e liberal; Papéis do líder; Como apresentar críticas e sugestões. Controle emocional no trabalho: Perceber e expressar emoções no trabalho; Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho. Trabalho em equipe: Níveis de autonomia nas equipes de trabalho. Cooperação Ajustes interpessoais Organograma Planejamento Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento. Conceito de planejamento Técnicas e ferramentas de planejamento • Qualidade Conceito Aplicação Qualidade Total: Conceito Eficiência Eficácia Melhoria Contínua Ferramentas da Qualidade 5 S Ciclo PDCA Brainstorming Ferramentas da Qualidade Análise e Solução de Problemas Diagrama de Pareto Espinha de Peixe Iniciativa Conceito Importância, valor no trabalho Formas de demonstrar iniciativa Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. Formas alternativas de geração de trabalho Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas) Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). Pesquisa Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica. Características Métodos Fontes Estruturação Anterioridade Propriedade intelectual • Inovação Conceito Inovação x melhoria Visão inovadora • Empreendedorismo Conceitos básicos Espírito empreendedor • Desenvolvimento profissional Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional. Empregabilidade • Empreendedorismo Etapas da constitui8ção de um negócio; Órgãos de fomento. • Autoempreendedorismo Características empreendedoras; Atitudes empreendedoras Autorresponsabilidade e empreendedorismo; A construção da missão pessoal; • Desenvolvimento profissional Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional. Empregabilidade • Empreendedorismo Etapas da constitui8ção de um negócio; Órgãos de fomento. • Autoempreendedorismo Características empreendedoras; Atitudes empreendedoras Autorresponsabilidade e empreendedorismo; A construção da missão pessoal; Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento. Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança. Cooperação como ferramenta de desenvolvimento • Sistema tributário Brasileiro O que é? Finalidades Importância Esferas administrativas de arrecadação. Sistema tributário: Tributos federais Tributos Estaduais Tributos Municipais Sistemas de arrecadação: formas e responsabilidades. Aplicação de tributos. Educação fiscal PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal (conceito e aplicação) Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações) Prática cidadã e transformação social Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos Lei de responsabilidade fiscal Educação Financeira Educação financeira pessoal / familiar (conceito) Tomada de decisões Consumo: necessidades básicas, apelos comerciais, criação de necessidades Marketing e Mídia (instrumentos de consumo) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Planejamento e Organização do Trabalho | 20h | Conceitos de organização e disciplina no trabalho: Organização do Tempo Organização de Compromissos Organização de Atividades A organização do local de trabalho.
Organização do trabalho Estruturas hierárquicas Sistemas administrativos Gestão organizacional
Trabalho e profissionalismo: Administração do tempo Autonomia e iniciativa Inovação, flexibilidade e tecnologia.
Diretrizes empresariais Missão Visão Política da Qualidade
• Conceitos de grupo e equipe • Trabalho em equipe Trabalho em grupo O relacionamento com os colegas de equipe Responsabilidades individuais e coletivas Cooperação Divisão de papéis e responsabilidades Compromisso com objetivos e metas
• Comportamento e equipes de trabalho: O homem como ser social O papel das normas de convivência em grupos sociais A influência do ambiente de trabalho no comportamento Fatores de satisfação no trabalho.
• Conflitos nas equipes de trabalho Tipos Características Fatores internos e externos Causas Consequências
• A relação com o líder: Estilos de liderança: democrático, centralizador e liberal; Papéis do líder; Como apresentar críticas e sugestões.
Controle emocional no trabalho: Perceber e expressar emoções no trabalho; Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho.
Trabalho em equipe: Níveis de autonomia nas equipes de trabalho. Cooperação Ajustes interpessoais Organograma
Planejamento Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento. Conceito de planejamento Técnicas e ferramentas de planejamento
• Qualidade Conceito Aplicação Qualidade Total: Conceito Eficiência Eficácia Melhoria Contínua
Ferramentas da Qualidade 5 S Ciclo PDCA Brainstorming Ferramentas da Qualidade Análise e Solução de Problemas Diagrama de Pareto Espinha de Peixe Iniciativa Conceito Importância, valor no trabalho Formas de demonstrar iniciativa Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. Formas alternativas de geração de trabalho Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas) Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). Pesquisa Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica. Características Métodos Fontes Estruturação Anterioridade Propriedade intelectual
• Inovação Conceito Inovação x melhoria Visão inovadora
• Empreendedorismo Conceitos básicos Espírito empreendedor
• Desenvolvimento profissional Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional. Empregabilidade
• Empreendedorismo Etapas da constitui8ção de um negócio; Órgãos de fomento.
• Autoempreendedorismo Características empreendedoras; Atitudes empreendedoras Autorresponsabilidade e empreendedorismo; A construção da missão pessoal;
• Desenvolvimento profissional Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional. Empregabilidade • Empreendedorismo Etapas da constitui8ção de um negócio; Órgãos de fomento. • Autoempreendedorismo Características empreendedoras; Atitudes empreendedoras Autorresponsabilidade e empreendedorismo; A construção da missão pessoal; Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento. Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança. Cooperação como ferramenta de desenvolvimento • Sistema tributário Brasileiro O que é? Finalidades Importância Esferas administrativas de arrecadação. Sistema tributário: Tributos federais Tributos Estaduais Tributos Municipais Sistemas de arrecadação: formas e responsabilidades. Aplicação de tributos. Educação fiscal PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal (conceito e aplicação) Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações) Prática cidadã e transformação social Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos Lei de responsabilidade fiscal Educação Financeira Educação financeira pessoal / familiar (conceito) Tomada de decisões Consumo: necessidades básicas, apelos comerciais, criação de necessidades Marketing e Mídia (instrumentos de consumo) |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Transformação digital no setor industrial | 20h | 1. A Indústria 4.0 1.1 Primeira revolução industrial 1.2 Segunda revolução industrial 1.3 Terceira revolução industrial 1.4 Quarta revolução industrial 2. Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 3. O Futuro do Emprego 4. Tecnologias habilitadoras 4.1 Internet das Coisas - IoT 4.1.1 O que é internet das coisas? 4.1.2 IoT na Indústria 4.0 4.2 Computação em Nuvem 4.2.1 O que é Computação em Nuvem? 4.2.2 Modelos de serviço 4.2.3 Modelos de implantação de Nuvem 4.2.4 A Nuvem na Indústria 4.0 4.3 Big Data 4.3.1 O que é Big Data? 4.3.2 Big data Analytics 4.3.3 Inteligência artificial 4.3.4 Mineração de dados 4.3.5 Big data da Indústria 4.0 4.4 Robótica Avançada 4.4.1 O que é robótica? 4.4.2 Composição dos robôs 4.4.2.1 Estrutura 4.4.2.2 Manipuladores 4.4.2.3 Atuadores 4.4.2.4 Controladores 4.4.2.5 Fonte de energia 4.4.2.6 Transmissão 4.4.2.7 Sensores 4.4.3 Robôs na Indústria 4.0 4.5 Manufatura Aditiva 4.5.1 O que é Manufatura Aditiva? 4.5.2 Processo de manufatura aditiva 4.5.3 Impressão em 3D 4.5.4 Benefícios da manufatura aditiva 4.5.5 Manufatura aditiva na Indústria 4.0 4.6 Simulação 4.6.1 O que é Simulação? 4.6.2 Etapas de Simulação 4.6.2.1 Simulação de produto 4.6.2.2 Simulação de equipamentosSimulação da célula 4.6.2.3 Simulação da célula 4.7 Integração de sistemas 4.7.1 Sistemas Integrados: Verticalização e Horizontalização 4.7.2 Verticalização integrada 4.7.3 Ciclo do produto na fábrica 4.7.4 Integração de sistemas na Indústria 4.0 4.8 Segurança digital 4.8.1 O que é Segurança Digital? 4.8.2 Pilares da segurança digital 4.8.2.1 Integridade 4.8.2.2 Disponibilidade 4.8.2.3 Confidencialidade 4.8.3 Requisitos de segurança 4.8.3.1 Autenticidade 4.8.3.2 Não repúdio 4.8.3.3 Legalidade 4.8.3.4 Privacidade 4.8.3.5 Auditoria 4.8.4 Segurança digital na Indústria 4.0 4.9 Realidade Aumentada 4.9.1 O que é Realidade Aumentada 4.9.2 Aplicações em Realidade Aumentada 4.9.3 Componentes e processo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Metrologia básica | 40h | Instrumento de medição; Conceito, histórico e aplicação; Normas técnicas básicas para metrologia; Unidades de medidas e conversões; Tipos, características, aplicações e conservação de instrumentos: Paquímetro Micrometro externo e interno Relógio comparador Goniômetro. Sistema de tolerância e ajuste ISO Utilizar a importância da normalização, Identificando os diversos fatores que impedem a medida exata, determinando o campo de tolerância e as dimensões máxima e mínima de acordo com as tabelas de Tolerâncias e Ajustes ISO. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Ferramentas da Qualidade Básica | 20h | Conceitos; Ferramentas da Qualidade Diagrama de Causa e Efeito; Gráfico de Pareto; Brainstorming; Origem; Conceitos e Definições; Fluxograma; PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir); Lista de Verificação checklist; Lista de Estratificação; Histograma; Diagrama de Dispersão; Cinco Porquês; 5W1H e 5W2H; Identificação do problema Levantamento de Dados Estatísticos; Escolha da Ferramenta Adequada; Análise de Causa Raiz; Produtos conformes; Produtos Não‐conformes; Produtos Defeituosos; Material rejeitado; Material refugado; Níveis de exigência na fabricação de produtos; Relatórios de não conformidades, produtos rejeitados, refugos de material, paradas por problemas de qualidade; Áreas de segregação; Programa 5 S; Desenvolvimento de programa educacional; Origem e finalidade do Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke; Planejamento para aplicação dos conceitos do 5S; Desenvolvimento de Qualidade com 5S; Planejamento de auditoria de 5S; Lista de Verificação checklist para Auditoria de 5S; Pontuação e Classificação de Auditoria de 5S; Solução do Problema Aplicação da Metodologia; Método de Análise e Solução de Problemas (MASP); Repetição do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Introdução ao Desenho Técnico | 40h | Definição; Histórico; Caligrafia técnica; Figuras geométricas; Perspectivas isométricas; Projeções ortogonais; Aplicação de linhas; Cotagem; Desenho em corte; Escalas; Tolerância dimensional; Desenho de conjuntos mecânicos. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Eletricidade Básica | 40h | Teoria eletrônica da eletricidade: Fundamentos da Eletrostática; Matéria e átomo; Cargas Elétricas; Formas de eletrização dos corpos. Energia e suas formas: Conversão de energia; Formas de energia Fontes de energia elétrica: Energia renovável; Energia não renovável. Geração, Transmissão, Distribuição e Padrão de Fornecimento de energia elétrica: Tipos de usinas geradoras de energia elétrica; Transmissão de energia elétrica; Distribuição de energia elétrica. Grandezas elétricas: Corrente elétrica; Tensão elétrica; Resistência elétrica; Potência elétrica. Circuito elétrico: Elementos dos circuitos elétricos; Tipos de circuitos. Lei de Ohm: 1ᵃ e 2ᵃ Lei de Ohm. - Leis de Kirchhoff: 1ᵃ e 2ᵃ Lei de Kirchhoff. - Associação de Resistores: Tipos de associações. Magnetismo e Eletromagnetismo: Fenômenos Magnéticos e Eletromagnéticos. Introdução a Luminotécnica: Grandezas e unidades utilizadas em luminotécnica; Lâmpadas. Uso racional de Energia: Dicas para o uso correto da energia; Cálculo de consumo da energia elétrica; Dicas de Segurança. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Logística Industrial | 60h | Conceitos gerais; Noções de Armazenagem - ênfase nas embalagens, estruturas de armazenagem e movimentação de cargas e materiais; Noções de Transporte - ênfase na abordagem dos tipos de equipamento utilizados para transporte as mercadorias pela fábrica ou CD; Noções de Logística Reversa. Recursos necessários: ferramentas, máquinas, mão de obra; Lead time: tempo de preparação, tempo de fabricação, tact time; Capacidade instalada: recurso existente, carga máquina; Simulação: eliminação de gargalos, ajustes do planejamento, tratamento de exceções; Coeficientes da programação da produção: produto, hora máquina, mão de obra, embalagem, área e volume; Movimentação dos materiais (4h); Reserva operacional; Roteiro processual: produtos acabados e operações de fabricação; Volume diário de produção; Abastecimento das linhas; Desabastecimento das linhas; Embalagens (10h); Tipos de embalagens; Unitização; Conteinerização; Identificação das embalagens: de acordo com o material e com maior índice de retorno de produtos; Métodos de embalagem de cargas perigosas; Margens de retorno por avaria de embalagem; Embalagens retornáveis: determinação de coeficientes; Embalagens para manutenção; Relação material x embalagem; Entradas e saídas no sistema; Capacidade das embalagens: em relação ao tipo de material; Necessidades: para atender ao volume de produção e de material por embalagem; Locais de guarda; Devolução das embalagens; Softwares (4h); Enterprise resurces planning (erp); Materials requiriment planning (mrp i, mrp ii); Novas tendências (6); Tecnologia de otimização da produção – opt; Estudos de casos; Custos do produto; Custo industrial; Custo final. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Planejamento e Controle da Produção | 60h | Árvore de produto, PERT/CPM, sequenciamento da produção; As necessidades (equipamentos, Mão de obra, matérias‐primas, insumos, ferramental, preparação do trabalho); Lead time (tempo de preparação, tempos de fabricação, takt time); Capacidade instalada (recurso existente, carga máquina) x Meta de produção; Medidas de capacidade de produção; Balanceamento da produção (necessidade de pessoas, índice de ociosidade, gerenciamento de gargalos); Simulação (ajustes no planejamento, eliminação de gargalos, tratamento das exceções); Técnicas de análise e previsão de demanda; Etapas do planejamento e programação; Sistema de planejamento dos recursos da manufatura; Tecnologia de otimização da produção – OPT; Gestão de estoques na produção (estoque médio, ponto de ressuprimento, lista crítica, empenho); Outsourcing (considerações, indicações e desvantagens da terceirização de etapas dos processos); Programa Mestre de Produção; Ferramentas de Gestão da Produção; Demanda dos clientes; Processo da árvore do produto; Processo do sistema (Product Data Management – PdM); Ordens de fabricação (em aberto, encerradas e previstas); Relatórios (status das O.F, diários de produção, de dados de produção); Controle de estoque (produtos acabados, peças manufaturadas, componentes comprados, matéria-prima e insumos); Ferramentas de análise de cronograma de execução; Planos de contingência. Programa Mestre de Produção • Necessidade de Vendas; • Pedidos dos clientes; • Emissão das ordens de produção; • Lead time de produção; • Análise dos contratos: cálculo do lead. Movimentação dos Materiais • Reserva Operacional; • Roteiro processual: produtos acabados, operações de fabricação; • Volume diário de produção; • Abastecimento de linhas; • Desabastecimento de linhas. Estoques • Classificação; • Estoque médio; • Ponto de ressuprimento; • Lista crítica; • Empenho. Máquinas • Capacidade instalada; • Máquinas disponíveis; • Alocação de máquinas: por volume, por peso, por distância. Ferramentas • Ferramentas disponíveis; • Alocação de ferramentas. Insumos • Matéria- prima para transformação; • Componentes de aplicação no produto; • Materiais Indiretos; • Alocação de materiais; • Materiais improdutivos; Mão de Obra • Tipos: fixa variável; • Disponível: direta, indireta; • Alocação: por ordem de produção, direta, indireta; Embalagens • Estoque das embalagens; • Capacidade das embalagens: peso bruto e liquido das embalagens, volume das embalagens; • Alocação das embalagens. Manutenção Industrial • Programação: preventiva, preditiva; • Máquinas disponíveis; • Equipamentos disponíveis. Programação da Produção • Produtos: programação, montagem, mix de produção, tact time; • Programação de peças manufaturadas: quantidades necessárias, horas /máquinas, horas/ homens, equipamentos de movimentação, embalagens; • Softwares específicos • JIT; • MRP; • OPT – Tecnologia de Otimização da Produção. Liberação de Ordens de Produção • Por produto: peças manufaturadas, componentes comprados; • Por setor; • Por máquina; • Liberação de matéria prima: ordens de produção, requisições, ordens de serviço; • Embalagens | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Elementos de Máquinas e Sistemas de Lubrificação. | 40h | Lubrificação Princípios da lubrificação; Substâncias lubrificantes; Atrito e suas influências; Características dos lubrificantes; Óleos – viscosidade, densidade; ponto de fulgor; de névoa e de fluidez; acidez e alcalinidade; demulsibilidade; ponto de combustão; Graxas – tipos de sabão metálico, consistência, cor, ponto de gota; Aditivos – antioxidantes/ anticorrosivos; Antidesgastantes/ antiespumantes; extrema pressão; Tipos de lubrificantes; Gasosos; Sólidos; Líquidos; Lubrificação de equipamentos; Métodos de lubrificação; Lubrificação organizada; Armazenamento, manuseio e controle; Contaminantes: diferentes tipos; Lubrificação preventiva e corretiva; Tabelas comparativas entre fabricantes. Elementos de Máquinas Elementos comuns (suas ferramentas) – Pinos , roscas, parafusos, porcas, travas, anéis elásticos, chavetas, juntas, molas, arruelas, gaxetas e selos mecânicos. Normas, tabelas e designação. Funções dos elementos. Danos típicos. Eixos, árvores e guias. Aplicação de eixos e árvores. Mancais de deslizamento e rolamentos. Classificação. Aplicação. Danos típicos. Elementos de transmissão- Polias, correias, correntes, engrenagens. Princípios e relação de transmissão. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Manutenção de Máquinas e Equipamentos Mecânicos | 40h | Elaboração de solicitação de manutenção--Registros de manutenção. Manutenção operacional Organização do posto de trabalho Cuidado no manuseio e descarte de resíduos (produtos químicos, consumíveis, trapos, resíduos sólidos etc.). Normas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Acidente de trabalho: tipos, características e prevenção. Ato inseguro. Condição insegura. Tipos de EPI’s . Agentes agressores à saúde. Riscos em eletricidade. Sinalização de segurança. Primeiros socorros. Ergonomia. Tipos de Manutenção: Manutenção corretiva. Manutenção preventiva Manutenção autônoma | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Desenvolvimento de Projeto | 60h | Metodologia de Pesquisa; Diagnósticos; Identificação de problemas; Oportunidade de melhoria; Pesquisa (tipos e métodos); Benchmarking e indicadores de desempenho; Análise comparativa de alternativas (viabilidade técnica e financeira); Projeto de pesquisa: estrutura, normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Projetos Proposição de soluções (descrição, argumentação, vantagens e implicações) Cronograma; Plano de ação; Análise comparativa. Relatório: estrutura, normas da ABNT. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |