CARGA HORÁRIA TOTAL: 80h
APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Ensaios Microbiológicos em Alimentos | 80h | 1. Amostragem 1.1. Definição 1.2. Tipos 1.3. Procedimentos 1.4. Fluxograma de amostragem 1.5. Rastreabilidade 1.6. Periodicidade 1.7. Armazenamento 1.8. Registro 2. Materiais, Equipamentos e Reagentes 3. Boas Práticas de Laboratórios – BPL 4. Meio de cultura 4.1. Definição 4.2. Tipos 4.3. Procedimentos para preparação 4.4. Registros 5. Técnicas de assepsia 5.1. Limpeza 5.2. Sanitização 5.3. Higienização 5.4. Esterilização 6. Análises Microbiológicas 6.1. Conceitos 6.2. Metabolismo microbiano 6.3. Agentes antimicrobianos 6.4. Fontes de contaminação e deterioração microbiana 6.5. Alterações químicas causadas por microrganismos 6.6. Culturas de microrganismos 6.7. Controle de populações bacterianas 6.8. Microrganismo de indicadores de qualidade, higiênicos e sanitários. 6.9. Análises de resultados 6.10. Registros 6.11. Boas Práticas Laboratoriais - BPL 7. Normas, procedimentos e legislações 1. Ética 1.1. Ética nos relacionamentos profissionais 1.2. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 2. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 2.1. Respeito 2.2. Cordialidade 2.3. Disciplina 2.4. Empatia 2.5. Responsabilidade 2.6. Comunicação 2.7. Cooperação 3. Comportamento e equipes de trabalho 3.1. O homem como ser social 3.2. O papel das normas de convivência em grupos sociais 3.3. A influência do ambiente de trabalho no comportamento 3.4. Fatores de satisfação no trabalho 4. Segurança no Trabalho 4.1. Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características 4.2. Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos 4.3. Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções 4.4. Mapa de riscos (Finalidades) 4.5. Inspeções de segurança 5. Orientações de prevenção de acidentes 5.1. Sinalizações de segurança 5.2. Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI 5.3. PPRA: (Conceito, finalidades) 6. Conceitos de planejamento, organização e controle 7. A importância da organização do local de trabalho 8. Pesquisa 8.1. Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica 8.2. Características 8.3. Métodos 8.4. Fontes 8.5. Estruturação 9. Ferramentas da Qualidade 9.1. Ciclo PDCA 9.2. Brainstorming 9.3. Ciclo PDCA 9.4. Brainstorming | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |