CARGA HORÁRIA TOTAL: 200h
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Eletricidade Aplicada | 20h | 1 PRINCÍPIOS DE ELETRICIDADE 1.1 Sistemas de unidades de medida 1.1.1 Conversão de unidades 1.1.2 Sistema internacional 1.2 Grandezas elétricas 1.2.1 Indutância elétrica 1.2.2 Corrente elétrica 1.2.3 Resistência elétrica 1.2.4 Frequência elétrica 1.2.5 Capacitância elétrica 1.2.6 Tensão elétrica 1.2.7 Potência elétrica 1.3 Eletromagnetismo 1.3.1 Ímãs 1.3.2 Magnetismo 1.3.3 Linhas magnéticas 1.3.4 Fluxo magnético 1.3.5 Campo magnético 1.4 Circuitos elétricos 1.4.1 Em série 1.4.2 Leis de Ohm 1.4.3 Paralelo 1.4.4 Misto 1.5 Diagramas elétricos 1.5.1 Definição 1.5.2 Tipos 1.5.3 Simbologia 1.5.4 Aplicações 2 MÁQUINAS E COMPONENTESELETROELETRÔNICOS 2.1 Componentes elétricos 2.1.1 Condutor 2.1.2 Isolante 2.1.3 Disjuntor 2.1.4 Fusível 2.1.5 Protetor térmico 2.1.6 Termostato 2.1.7 Interruptor 2.1.8 Chave seletora 2.1.9 Solenoide 2.1.10 Resistor 2.1.11 Capacitor 2.1.12 Relé 2.2 Componentes eletrônicos 2.2.1 Semicondutor 2.2.2 Capacitor 2.2.3 Diodo 2.2.4 Transistor 2.2.5 Placa eletrônica 2.2.6 Resistor 2.2.7 Sensor 2.3 Máquinas elétricas 2.3.1 Motor 2.3.2 Transformador 3 INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO 3.1 Tipos 3.1.1 Ohmímetro 3.1.2 Amperímetro 3.1.3 Voltímetro 3.1.4 Wattímetro 3.1.5 Megôhmetro 3.1.6 Frequencímetro 3.1.7 Capacímetro 3.2 Conservação 4 SEGURANÇA APLICADA À ELETRICIDADE 4.1 Choque elétrico 4.2 Efeito Joule 4.3 Descarga eletrostática 4.4 Aterramento 4.5 Normas regulamentadoras 5 ÉTICA 5.1 Conceitos 5.2 Princípios éticos 5.3 Valores éticos | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Mecânica Aplicada | 20h | 1 DOCUMENTAÇÃO DA MANUTENÇÃO 1.1 Ordem de serviço 1.1.1 Especificação de insumos 1.1.2 Lista de verificações 1.1.3 Orçamento 1.2 Plano de manutenção 1.2.1 Definição das atividades 1.2.2 Cronograma 1.3 Histórico de manutenção 1.3.1 Registros 1.3.2 Atualização 2 MANUTENÇÃO PREVENTIVA 2.1 Inspeção Visual 2.2 Higienização 2.2.1 Fungicidas 2.2.2 Bactericidas 2.2.3 Periodicidade 2.2.4 Substituição/limpeza de filtros 2.2.5 Desincrustante 3 MANUTENÇÃO CORRETIVA 3.1 Diagnóstico 3.2 Testes de funcionamento 3.3 Ferramentas 3.3.1 Elétricas 3.3.2 Manuais 4 DESENHO ARQUITETÔNICO 4.1 Diagramas 4.1.1 Unifilar 4.1.2 Multifilar 4.1.3 Simbologia 4.2 Planta baixa 4.2.1 Croqui 4.2.2 Leiaute 4.2.3 Legenda 4.2.4 Simbologia 4.3 Orientação geográfica 4.3.1 Estratégias de orientação 4.3.2 Ferramentas de orientação 5 DESENHO MECÂNICO 5.1 Legendas 5.2 Desenho e detalhes de conjuntos 5.2.1 Elementos de fixação 5.2.2 Vista explodida 5.3 Simbologia 5.4 Perspectiva isométrica 5.5 Escalas 5.5.1 Ampliação 5.5.2 Natural 5.5.3 Redução 5.6 Cotagem 5.6.1 Face de referência 5.6.2 Eixos de simetria 5.6.3 Elementos de cotagem 6 REFERÊNCIAS ORGANIZACIONAIS 6.1 Qualidade e produtividade 6.1.1 Normas 6.1.2 Procedimentos 6.1.3 Diretrizes 6.2 Comportamento profissional 6.2.1 Normas 6.2.2 Procedimentos 6.2.3 Diretrizes | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos de Refrigeração e Climatização | 60h | 1 GRANDEZAS FÍSICAS 1.1 Sistema Internacional 1.1.1 Tempo 1.1.2 Viscosidade 1.1.3 Densidade 1.1.4 Volume 1.1.5 Comprimento 1.1.6 Velocidade 1.1.7 Massa específica 1.1.8 Volume específico 1.1.9 Massa 1.1.10 Área 1.2 Conversão de unidades 1.2.1 Sistema Internacional 1.2.2 Sistema britânico 1.3 Mecânicas 1.3.1 Força 1.3.2 Vazão volumétrica 1.3.3 Pressão 1.3.4 Vazão em massa 2 TERMODINÂMICA 2.1 Calorimetria 2.1.1 Definição 2.1.2 Estados físicos da matéria 2.1.3 Transferência de calor: condução, convecção e radiação 2.1.4 Calor específico 2.1.5 Calor sensível 2.1.6 Calor latente 2.2 Leis 2.2.1 Primeira - Energia 2.2.2 Zero - Temperatura 2.3 Termometria 2.3.1 Conversões de unidades 2.3.2 Escalas de temperatura 2.3.3 Definição 2.4 Definição 3 FLUIDOS REFRIGERANTES 3.1 Aplicação 3.2 Tipos 3.2.1 Naturais 3.2.2 Sintéticos 3.3 Saturação 3.3.1 Definição 3.3.2 Tabelas de pressão x temperatura de saturação 3.4 Propriedades 3.4.1 Grupo de segurança 3.4.2 Potencial de destruição do ozônio 3.4.3 Potencial de aquecimento global 3.4.4 Miscibilidade 3.4.5 Inflamabilidade 3.4.6 Toxicidade 3.4.7 Higroscopia 4 SISTEMAS FRIGORÍFICOS 4.1 Ciclo básico de refrigeração 4.1.1 Princípios de funcionamento 4.1.2 Por compressão de vapor 4.2 Compressor 4.2.1 Classificação - formas de compressão 4.2.2 Características construtivas 4.2.3 Placa de identificação 4.2.4 Aplicação 4.2.5 Funcionamento 4.2.6 Lubrificação 4.3 Instrumentos de medição 4.3.1 De massa 4.3.2 De pressão 4.3.3 De vazão 4.3.4 De grandezas lineares e angulares 4.3.5 De umidade 4.3.6 De temperatura 4.4 Evaporador 4.4.1 Tipos 4.4.2 Características construtivas 4.4.3 Aplicação 4.4.4 Funcionamento 4.5 Dispositivo de expansão 4.5.1 Tipos 4.5.2 Características 4.5.3 Aplicação 4.5.4 Funcionamento 4.6 Condensador 4.6.1 Funcionamento 4.6.2 Tipos 4.6.3 Aplicação 4.6.4 Características construtivas 4.7 Equipamentos 4.7.1 Válvulas reguladoras de pressão 4.7.2 Recolhedora / recicladora de fluido refrigerante 4.7.3 Bomba de vácuo 4.7.4 Cilindro denitrogênio 4.8 Ferramentas 4.8.1 Para instalação 4.8.2 Para manutenção 4.9 Diagrama de Mollier 4.9.1 Superaquecimento 4.9.2 Subresfriamento 5 BOAS PRÁTICAS 5.1 Normas e legislação 5.1.1 Ficha deInformações de Segurançade Produtos Químicos -FISPQ 5.1.2 Normas regulamentadoras vigentes aplicáveis 5.2 Lubrificante 5.2.1 Armazenamento 5.2.2 Descarte 5.2.3 Manuseio 5.3 Produtos químicos 5.3.1 Desencrustante 5.3.2 Desengraxante 5.4 Fluido refrigerante 5.4.1 Recolhimento 5.4.2 Reciclagem 5.4.3 Reutilização 5.4.4 Armazenamento 6 A PRÁTICA DA AMABILIDADE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO TRABALHO 6.1 Importância 6.2 Objetivos 6.3 Efeitos no trabalho em equipe: 6.3.1 Cooperação 6.3.2 Fortalecimento das relações 6.3.3 Integração | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Refrigeração e Climatização Residencial | 100h | 1 BOAS PRÁTICAS 1.1 Fluido refrigerante 1.1.1 Recolhimento/reciclagem 1.1.2 Destinação 1.1.3 Manuseio 1.2 Lubrificantes 1.2.1 Manuseio 1.2.2 Destinação 1.3 Normas e legislação vigentes 1.4 Segurança no trabalho 1.4.1 Equipamento de proteção individual (EPI) 1.4.2 Identificação de riscos 2 DIAGNÓSTICO DE FALHAS E DEFEITOS DE REFRIGERADORES 2.1 Diagramas elétricos 2.2 Código de erros 2.3 Instrumentos de medida 2.4 Teste de componentes 2.4.1 Mecânico 2.4.2 Eletromecânico 2.4.3 Eletroeletrônico 2.5 Inspeção visual 2.5.1 Eletroeletrônicos 2.5.2 Mecânicos 3 TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO DE REFRIGERADORES 3.1 Substituição de componentes 3.2 Desmontagem e montagem 3.3 Entrega técnica 3.3.1 Relatório 3.4 Manual do fabricante 3.4.1 Avaliação 3.4.2 Testes e ajustes 3.5 Reoperação de sistemas 3.5.1 Evacuação e desidratação 3.5.2 Teste de rendimento 3.5.3 Teste de vazamento 3.5.4 Carga de fluido refrigerante 3.5.5 Carga de óleo lubrificante 3.5.6 Limpeza de tubulação frigorífica (interna) 3.6 Tubulações frigoríficas 3.6.1 Isolamento térmico 3.6.2 Brasagem 3.6.3 Lokring 3.6.4 União 3.6.5 Manuseio 4 EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO RESIDENCIAL 4.1 Refrigerador 4.1.1 Adega climatizada 4.1.2 Frigobar 4.1.3 Side by side 4.1.4 Inverse 4.1.5 Duplex 4.1.6 Convencional 4.2 Freezer 4.2.1 Vertical 4.2.2 Horizontal 4.3 Bebedouro 4.3.1 Eletrônico 4.3.2 Pressão 4.3.3 Garrafão 4.4 Máquina de gelo 4.5 Manual do fabricante 4.5.1 Instalação 5 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E NECESSIDADES NO TRABALHO 5.1 Diagnóstico 5.2 Proposição de melhorias 6 SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO RESIDENCIAL 6.1 Teste de rendimento 6.1.1 Cálculo de superaquecimento 6.1.2 Cálculo de rendimento 6.1.3 Entrega técnica 1.2 Variáveis de controle 6.2.1 Temperatura da linha de sucção 6.2.2 Temperatura da descarga do condensador 6.2.3 Temperatura de entrada do ar no condensador 6.2.4 Temperatura do insuflamento do evaporador 6.2.5 Temperatura de retorno do evaporador 6.2.6 Superaquecimento 6.2.7 Rendimento 6.3 Cabeamento: interligação elétrica 6.4 Acionamentos elétricos 6.4.1 Inverter 6.4.2 Convencional 6.5 Tipos de ciclo 6.5.1 Quente/frio 6.5.2 Frio 6.6 Componentes 6.6.1 Motor BLDC 6.6.2 Compressor inverter 6.6.3 Bomba de dreno 6.6.4 Orifício expansor 6.6.5 Válvula de expansão eletrônica 6.6.6 Válvula de serviço 6.6.7 Válvula de reversão 6.7 Equipamentos 6.7.1 Condicionador de ar de janela (ACJ) 6.7.2 Condicionador de ar tipo split (High wall, built in, cassete) 6.7.3 Condicionador de ar tipo Multi split 7 SEGURANÇA NO TRABALHO 7.1 Normas Regulamentadoras 7.1.1 NR 35 7.1.2 NR 10 7.2 Equipamentos de proteção coletiva (EPC) 7.3 Equipamentos de proteção individual (EPI) 7.4 Análise preliminar de riscos (APR) 8 INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS 8.1 Cálculo de carga térmica 8.1.1 Norma Regulamentadora vigente 8.1.2 Aplicativo 8.1.3 Planilha 8.2 Seleção do equipamento a ser instalado 8.3 Materiais 8.3.1 Isolamento térmico 8.3.2 Tubulação 8.3.3 Cabeamento 8.4 Equipamentos, ferramentas e instrumentos 8.5 Manual do Fabricante 9 TÉCNICAS DE INSTALAÇÃO 9.1 Equipamentos 9.1.1 Fixação 9.1.2 Nivelamento 9.2 Tubulações 9.2.1 Dreno 9.2.2 Isolamento térmico 9.2.3 Brasagem 9.2.4 Fixação 9.2.5 União 9.2.6 Manuseio 9.3 Interligação elétrica 9.4 Detecção de vazamentos 9.4.1 Detector de fluido refrigerante 9.4.2 Teste de estanqueidade 9.5 Carga de fluido refrigerante 9.6 Evacuação e Desidratação 10 MANUSEIO DE FLUIDOS REFRIGERANTES E LUBRIFICANTES 10.1 Recolhimento 10.2 Destinação 10.3 Protocolo de Montreal 10.4 Legislação ambiental vigente 11 INTERPRETAÇÃO DO PROJETO 11.1 Características gerais 11.1.1 Percurso das tubulações 11.1.2 Pontos de drenagem 11.1.3 Pontos elétricos 11.2 Orientação espacial do local de instalação 11.3 Lista de materiais 11.4 Posicionamento de Equipamento 12 ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES DE TRABALHO 12.1 Conceitos de organização e disciplina no trabalho 12.1.1 Atividades 12.1.2 Compromisso 12.1.3 Tempo 12.2 Organização do espaço de trabalho 12.3 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 12.4 Princípios de Organização 13 DIAGNÓSTICO DE FALHAS E DEFEITOS AR CONDICIONADOS 13.1 Inspeção visual 13.2 Teste de componentes 13.2.1 Mecânicos 13.2.2 Eletroeletrônicos 13.3 Instrumentos de medida 13.4 Código de erros 13.4.1 Placa eletrônica 13.4.2 Painel 14 TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO AR CONDICIONADOS 14.1 Tubulações frigoríficas 14.1.1 Isolamento térmico 14.1.2 Brasagem 14.1.3 União 14.1.4 Manuseio 14.2 Substituição de componentes 14.3 Desmontagem e montagem 14.4 Entrega técnica 14.4.1 Relatório 14.5 Manual do fabricante 14.5.1 Vazão de ar 14.5.2 Rendimento do evaporador 14.5.3 Superaquecimento 14.5.4 Avaliação 14.5.5 Testes e ajustes 14.6 Reoperação de sistemas 14.6.1 Limpeza de tubulação frigorífica (interna) 14.6.2 Carga de óleo lubrificante 14.6.3 Teste de rendimento 14.6.4 Evacuação e desidratação 14.6.5 Teste de vazamento 14.6.6 Recolhimento para unidade externa 14.6.7 Carga de fluido refrigerante 14.7 Limpeza e higienização 14.7.1 Limpeza química 14.7.2 Fungicidas 14.7.3 Bactericidas 14.7.4 Substituição/limpeza de Filtros 15 ACOLHIMENTO DE INDICAÇÕES E SUGESTÕES 16 PLANO DE MANUTENÇÃO 16.1 Ficha de manutenção 16.2 Tabela de Periodicidade 17 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 17.1 Validação de resultados 17.2 Testagem de hipóteses 17.3 Proposição de hipóteses 17.4 Proposição de hipóteses 1. Resolução de problemas 1.1 Proposição de hipóteses 1.2 Proposição de hipóteses 1.3 Testagem de hipóteses 1.4 Validação de resultados 2 . Organização de ambientes de trabalho 2.1 Princípios de organização 2.2 Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância 2.3 Organização do espaço de trabalho 2.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho 2.4.1 Tempo 2.4.2 Compromisso 2.4.3 Atividades | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |