Área de Atuação TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Curso DESENHISTA DE PRODUTOS GRÁFICOS (WEB DESIGN)

CARGA HORÁRIA TOTAL: 180h

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Fundamentos de Web Design 20h 1 Princípios de Design 1.1 Definição 1.2 Evolução/história 1.3 Sintaxe Visual 1.3.1 Posicionamento 1.3.2 Repetição 1.4 Alinhamento 1.5 Espaçamento 1.6 Formas geométricas 1.7 Processo de criação 1.8 Identidade visual 1.8.1 Definição 1.8.2 Importância 1.8.3 Tipo 1.8.4 Estilo 1.8.5 Direito autoral 2 Trabalho em equipe 2.1 Responsabilidades individuais e coletivas; 2.2 Divisão de papéis e responsabilidades. 3 Organização e da disciplina 3.1 Conceitos e importância da organização e da disciplina; 3.2 O papel das normas na organização pessoal, no contexto escolar e no trabalho. 4 Pesquisa 4.1 Tipos; 4.2 Características; 4.3 Métodos; 4.4 Fontes; 4.5 Estruturação. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Estruturação de interface web 60h 1 Técnicas de Compatibilidade 1.1 Responsividade 1.2 Características dos navegadores 2 Produção de Interface 2.1 Linguagem de marcação 2.2 Ferramentas - Aprenda o que é o HTML e o CSS - Entenda a estrutura básica de um arquivo HTML - Utilize o navegador para inspecionar elementos - Aprenda a definir estilos para elementos usando o CSS - Desenvolva um página Web 2.3 Folha de estilo - Marcação do primeiro texto - Separando o conteúdo e informações - Trabalhando com CSS - Estilizando imagens - Listas e divisões de conteúdo - Finalizando a página 2.4 Padrões W3C 2.5 Resolução de dispositivos 2.6 Padrão de documento - Aprenda a estrutura da página HTML - Navegue entre páginas web - Conheça reset.css e o posicionamento pelo CSS - Entenda a diferença entre inline e block - Lide com bordas e pseudo-classes CSS - A tag section - Lidando com bordas - Pseudo-classes CSS - Finalizando a página de produtos -2.7 Incorporação de mídia 2.8 Linguagem de notação 3 Linguagem de script 3.1 Bibliotecas e APIs (animação) 4 Trabalho em equipe 4.1 Compromisso com objetivos e metas; 4.2 O relacionamento com os colegas de equipe; 4.3 Cooperação. 5 Organização do trabalho 5.1 Organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades 6 Qualidade Total 6.1 Conceito; 6.2 Eficiência; 6.3 Eficácia; 6.4 Melhoria Contínua. • Ética • Comportamento e equipes de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Criação e editoração de multimídia 60h 1 Interação Homem Máquina 1.1 Definição 1.2 Ergonomia 1.3 Usabilidade 1.4 Acessibilidade 2 Mídia Digital 2.1 Definição 2.2 Tipos 2.3 Característica 3 Ferramentas de Edição 3.1 Tipos 3.2 Características 3.3 Aplicabilidade - Crie formulários complexos - Trabalhe com campos para celulares - Apresente informações em tabelas - Use estilos para formulários, campos e tabelas - Entenda a hierarquia no CSS - Trabalhe com transformações e transições - Começando um formulário - Tipos de campos diferentes - Melhorando a semântica - CSS avançado - Estrutura de tabelas 4 Criação de Elementos de Multimídia 4.1 Definição 4.2 Característica - Simplifique a organização de seus arquivos CSS. - Crie arquiteturas CSS simples e robusta. - Aprenda boas práticas e metodologias sobre CSS. 4.3 Recursos 4.4 Mídia 4.5 Formas e espaços 4.6 Cores 4.7 Formas e espaços 4.8 Paleta de cores 4.9 Representação simbólica de conteúdos 4.10 Tipografia 4.11 Imagem 4.11.1 Tipos 4.11.2 Tratamento 4.11.3 Resolução 4.11.4 Contraste - Importe conteúdo externo na sua página HTML, como fontes, vídeos e mapas - Conheça pseudo-classes e pseudo-elementos - Use seletores de CSS avançados - Saiba como lidar com opacidade e sombra - Entenda sobre o Viewport e design responsivo - Conteúdo externo - Melhorando o CSS - Selecionando qualquer coisa - Opacidade e sombra - Design responsivo 5 Ética profissional 5.1 Princípios da conduta ética do serviço (sigilo, prudência, imparcialidade, honestidade). 6 Trabalho e profissionalismo 6.1 Planejamento da rotina; 6.2 Flexibilidade; 6.3 Resultados. 7 Gestão da Qualidade 7.1 Ferramenta da Qualidade. • Ética • Comportamento e equipes de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Projeto de interface web 40h 1 Documentação Técnica 1.1 Briefing 1.1.1 Definição 1.1.2 Objetivo 1.1.3 Característica 1.2 Projeto 1.2.1 Objetivo 1.2.2 Segmento de mercado 1.2.3 Perfil do cliente 1.2.4 Escopo 1.2.5 Normas 1.2.6 Padrão 1.2.7 Termos Técnicos 2 Projeto 2.1 Objetivo - Crie do zero um layout proposto - Utilize recursos do CSS3 para aplicar um visual fidedigno - Pratique conceitos de design responsivo - Utilize também JavaScript e jQuery 2.2 Segmento de mercado 2.3 Perfil do cliente 2.4 Escopo 2.5 Normas 2.6 Padrão 2.7 Termos Técnicos 3 Elaboração de Artefato Gráfico usando CSS Grid 3.1 Definição 3.2 Objetivo: Web Design Responsivo: Páginas que se adaptam do mobile ao desk 3.3 Elementos 3.4 Normas: Acessibilidade web: introdução a designs inclusivos 3.5 Característica 3.6 Ferramentas: Flexbox: Posicione elementos na tela 3.7 Técnicas de criação 3.8 Hierarquia de elementos 4 Ética 4.1 Ética nos relacionamentos profissionais 4.2 Respeito às individualidades pessoais 4.3 Sigilo. 5 Organização de dados 5.1 Estruturação e organização de dados; 5.2 Coleta de dados; 5.3 Sistematização e tratamento de dados. 6 Diretrizes empresariais 6.1 Missão; 6.2 Visão; 6.3 Política da Qualidade • Ética • Comportamento e equipes de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.