Área de Atuação TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Curso OPERADOR DE COMPUTADOR

CARGA HORÁRIA TOTAL: 160h

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Fundamentos de Tecnologia da Informação 40h 1. Tecnologia da Informação 1.1 Evolução e avanços; 1.2 Base numérica; 1.3 Unidades de Medidas 2. Fundamentos de hardware 2.1 Definição; 2.2 Evolução; 2.3 Arquitetura (componentes e periféricos); 2.4 Funcionamento; 3. Fundamentos do software 3.1 Definição; 3.2 Evolução; 3.3 Tipos e características; 3.4 Ciclo de vida (definição, importância). 4. Fundamentos de sistemas operacionais 4.1 Definição; 4.2 Evolução; 4.3 Função; 4.4 Tipos e características (classificação, estrutura e componente). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Instalação de aplicativos e periféricos 20h 1. INSTALAÇÃO DE PERIFÉRICOS 1.1 Tipos de Periféricos 1.2 Características dos drivers 2. REQUISITOS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS 2.1 Arquiteturas 2.2 Versão 2.3 Tipos de conexões 2.4 Tipos de instaladores de drivers 2.5 Personalização de instalação 2.6 Teste de funcionalidades 2.7 Personalização de funcionalidades 3. INSTALAÇÃO DE SOFTWARES 3.1 Requisitos dos softwares 3.2 Arquiteturas 3.3 Requisitos de hardwares 3.4 Licenciamento 3.5 Tipos de instaladores 3.6 Personalização de instalação 3.7 Ativação do produto 3.8 Teste de funcionalidades 3.9 Personalização 4. ÉTICA 4.1 Código de ética profissional 4.2 Senso moral 4.3 Consciência moral 4.4 Cultura, história e dilema 4.5 Cidadania 4.6 Comportamento social 4.7 Direitos e deveres individuais e coletivas 4.8 Valores pessoais e universais 4.9 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos 5. LIDERANÇA 5.1 Estilos: democrático, centralizador e liberal 5.2 Características 5.3 Papéis do líder 5.4 Críticas e sugestões: análise, ponderação e reação 5.5 Feedback (positivo e negativo) – Causas e efeitos 5.6 Gestão de conflitos 5.7 Delegação 6. CONTROLE EMOCIONAL NO TRABALHO 6.1 Perceber, avaliar e expressar emoções no trabalho 6.2 Fatores internos e externos 6.3 Autoconsciência 6.4 Inteligência emocional 7. CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES 7.1 Tipos 7.2 Características 7.3 Fatores internos e externos 7.4 Causas 7.5 Consequências 8. INOVAÇÃO 8.1 Conceito 8.2 Inovação x melhoria 8.3 Visão inovadora 9. PESQUISA 9.1 Anterioridade 9.2 Propriedade intelectual 10. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 10.1 Estruturas hierárquicas 10.2 Sistemas administrativos 10.3 Gestão organizacional 10.4 Controle de atividades. 11. QUALIDADE AMBIENTAL 11.1 Homem e o meio ambiente 11.2 Prevenção à poluição ambiental 11.3 Aquecimento global 11.4 Descarte de resíduos 11.5 Reciclagem de resíduos 11.6 Uso racional de Recursos e Energias disponíveis 11.7 Energias renováveis 12. SEGURANÇA NO TRABALHO 12.1 Comportamento seguro 12.2 Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress. • Ética • Comportamento e equipes de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Fundamentos de Sistema operacional 20h 1. SISTEMA OPERACIONAL 1.1 Evolução 1.2 Definição 1.3 Classificação 1.4 Aplicação 1.5 Arquitetura 1.5.1 Definição 1.5.2 Componentes 1.6 Trabalho com janelas 1.7 Área de trabalho 1.8 Área de notificação 1.9 Configuração do sistema 1.10 Principais aplicativos 1.11 Menu de ajuda 1.12 Gerenciamento de arquivos 1.13 Gerenciamento de usuários e permissões 1.14 Estrutura de Diretórios 1.15 Atualização do sistema operacional aplicativos 2. COMANDOS DE SHELL BÁSICO 2.1 Diretórios: Navegação, Criação, Exclusão 2.2 Arquivos: Criação, Exclusão 2.3 Alteração de nome 2.4 Classificação 2.5 Visualização 2.6 Pesquisa 2.7 Ferramentas de edição de texto 3. CATEGORIAS DE SOFTWARES 3.1 Conceitos 3.2 Aplicações 4. ÉTICA 4.1 Ética nos relacionamentos profissionais 4.2 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 5. COMPORTAMENTO E EQUIPES DE TRABALHO 5.1 O homem como ser social 5.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais 5.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento 5.4 Fatores de satisfação no trabalho. 6. HABILIDADES BÁSICAS DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 6.1 Respeito 6.2 Cordialidade 6.3 Disciplina 6.4 Empatia 6.5 Responsabilidade 6.6 Comunicação 6.7 Cooperação 7. PESQUISA 7.1 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica 7.2 Características 7.3 Métodos 7.4 Fontes 7.5 Estruturação 8. CONCEITOS DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE 9. A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO 10. SEGURANÇA NO TRABALHO 10.1 Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características 10.2 Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos 10.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções 10.4 Mapa de riscos (Finalidades) 10.5 Inspeções de segurança 11. ORIENTAÇÕES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 11.1 Sinalizações de segurança 11.2 Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI 11.3 PPRA: (Conceito, finalidades). 12. INTRODUÇÃO AO RACIOCÍNIO LÓGICO 12.1 Conceitos do Raciocínio Lógico 12.2 Premissas, Inferências, Conclusão e Argumentos 12.3 Proposições 12.4 Conectivos Lógicos 12.5 Cálculo Proposicional 12.6 Tabelas Verdade 13. ASSOCIAÇÕES ANALÍTICAS DE RACIOCÍNIO 13.1 Tautologia 13.2 Equivalências Tautológicas 13.3 Contradição 13.4 Contingência 13.5 Diagramas Lógicos 13.6 Silogismo 14. LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO 14.1 Validade de um Argumento 14.2 Argumentos Dedutivos e Indutivos 14.3 Argumentos Dedutivos Válidos 14.4 Argumentos Dedutivos não Válidos 14.5 Equivalências 14.6 Conclusão 14.7 Lógica dedutiva • Ética • Comportamento e equipes de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Ferramentas de produtividade e recursos web 80h 1. TIPOS DE TEXTOS TÉCNICOS, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES 2. PROCESSAMENTO DE TEXTO E FORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS 2.1 Características 2.2 Tratamento de arquivos 2.2.1 Novo, Abrir, Fechar, Salvar, Localizar, Configurar página 2.3 Digitação de textos 2.4 Formatação de: Fonte, Parágrafo, Tabulação, Colunas, Maiúsculas e minúsculas 2.5 Inserção de: Quebra, Números de páginas, Anotações, Arquivo, Planilhas, Tabelas; Figura, Marcadores, Cabeçalho e rodapé; Sumário; Índice de ilustrações; 2.6 Edição: Recortar, Copiar, Colar, Limpar; Verificação de ortografia e gramática, Impressão de arquivos; Mala Direta. 3. CÁLCULOS E GRÁFICOS COM PLANILHA ELETRÔNICA 3.1 Características; Criação de planilhas; Formatação de células; 3.2 Entrada de dados: Números, Textos, Fórmulas; Autopreenchimento. 3.3 Funções: Aritméticas, Estatísticas, Contagem, Data e hora, Texto, Pesquisa e procura, Condicionais, Criação de gráficos; Impressão. 4. APRESENTAÇÕES COM SLIDES ELETRÔNICOS 4.1 Características; Tipos de apresentação; Transição de Slides; Animação de Slides; Slide Mestre; Personalização de apresentações; Hyperlink; Recursos especiais para inserção de som, imagem e vídeo; Aplicação; 4.2 Cuidados na construção de Slides: Uso de fonte, Uso de cores, Uso de imagens e sons, Uso de recursos da ferramenta. 4.3 INTERNET Características dos navegadores para Internet; Tipos de sites; Pesquisa: Como estruturar uma pesquisa na Internet, Como verificar a validade da informação, Como organizar os resultados obtidos, Direitos de Utilização e Pirataria; Colaboração Web Softwares para videoconferência Nuvem Armazenamento de arquivos, Compartilhamento de arquivos e pastas. 4.4 INTERNET Características dos navegadores para Internet; Tipos de sites; Pesquisa: Como estruturar uma pesquisa na Internet, Como verificar a validade da informação, Como organizar os resultados obtidos, Direitos de Utilização e Pirataria; 4.5 Colaboração Web Softwares para videoconferência Nuvem Armazenamento de arquivos, Compartilhamento de arquivos e pastas. 4.6 Correio eletrônico: Cliente de correio eletrônico, Configuração e utilização, Recursos básicos de cliente de correio eletrônico. Calendário, Tarefas, Reuniões, Pessoas 5. ÉTICA PROFISSIONAL 6. VIRTUDES PROFISSIONAIS: CONCEITOS E VALOR 6.1 Responsabilidade 6.2 Iniciativa 6.3 Honestidade 6.4 Sigilo 6.5 Prudência 6.6 Perseverança 6.7 Imparcialidade. 7. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 7.1 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional. 7.2 Empregabilidade 8. AUTOEMPREENDEDORISMO 8.1 Características empreendedoras 8.2 Atitudes empreendedoras 8.3 Auto responsabilidade e empreendedorismo 8.4 A construção da missão pessoal 8.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento 8.6 Persuasão e rede de contatos 8.7 Independência e autoconfiança 8.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento 9. TRABALHO E PROFISSIONALISMO 9.1 Administração do tempo 9.2 Autonomia e iniciativa 9.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia 10. DIRETRIZES EMPRESARIAIS 10.1 Missão 10.2 Visão 10.3 Política da Qualidade • Ética • Comportamento e equipes de trabalho Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.