CARGA HORÁRIA TOTAL: 730h
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Fundamentos da comunicação e informação | 20h | 1. Comunicação 1.1 Elementos da comunicação 1.1.1 Emissor 1.1.2 Mensagem 1.1.3 Canal 1.1.4 Receptor 1.2 Estrutura de frases e parágrafos 1.3 Produção textual 1.3.1 Descrição 1.3.2 Narração 1.3.3 Dissertação 1.4 Gramática aplicada ao texto 1.5 Técnicas de argumentação 2. Interpretação de texto 2.1.1 Informativos (jornalísticos e técnicos) 2.1.2 Literários 3. Produção de texto 3.1 Relatórios 3.2 Atas 3.3 Cartas comerciais 4. Documentação Técnica 4.1 Conceito 4.2 Documentos técnicos aplicáveis à produção: 4.2.1 Tipos 4.2.2 Características 4.2.3 Finalidades 5. Tipos de informações 6. Formas de apresentação de dados e informações 7. Responsabilidades dos usuários 8. Tipos de Pesquisa 8.1 Bibliográfica 8.2 Em publicações eletrônicas 8.3 De campo 9. Apresentação de resultados de pesquisas 9.1 Tema 9.2 Objetivo 9.3 Apresentação 9.4 Método utilizado 9.5 Desenvolvimento e análise das informações 9.6 Síntese das Informações 9.7 Citação 9.8 Referências Bibliográficas (fontes de consulta) 10. Sistema operacional 10.1 Fundamentos e funções 10.2 Barra de ferramentas 10.3 Utilização de Acessórios 10.4 Criação de diretórios 10.5 Pesquisa de arquivos e diretórios 10.6 Área de trabalho 10.7 Criação de atalhos 10.8 Ferramentas de sistemas 10.9 Compactação de arquivos 11. Editor de Textos 11.1 Tipos 11.2 Formatação 11.3 Configuração de páginas 11.4 Importação de figuras e objetos 11.5 Inserção de tabelas e gráficos 11.6 Arquivamentos 11.7 Controles de exibição 11.8 Correção ortográfica e dicionário 11.9 Quebra de páginas 11.10 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens. 11.11 Marcadores e numeradores 11.12 Bordas e sombreamento 11.13 Colunas 11.14 Ferramentas de desenho 12. Internet 12.1 Normas de uso 12.2 Navegadores 12.3 Sites de busca 12.4 Download e gravação de arquivos 12.5 Correio eletrônico 12.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Relações Socioprofissionais, Cidadania e Ética. | 20h | CONHECIMENTOS 1. Cultura e Trabalho 1.1 História e a cultura do trabalho no Brasil 1.2 A relação da cultura local com a organização do trabalho 2. Território Nacional 2.1 Composição do Território Nacional 2.1.1 Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.2 Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.3 Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.4 Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 2.1.5 Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais 3. Ética 3.1 Código de conduta 3.2 Respeito às individualidades pessoais 3.3 Ética nas relações interpessoais. 3.4 Ética nos relacionamentos profissionais 3.5 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. 4. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal 4.1 Respeito 4.2 Cordialidade 4.3 Disciplina 4.4 Empatia 4.5 Responsabilidade 4.6 Comunicação 4.7 Cooperação 5. Ética 5.1 Código de ética profissional 5.2 Senso moral 5.3 Consciência moral 5.4 Cultura, história e dilema 5.5 Cidadania 5.6 Comportamento social 5.7 Direitos e deveres individuais e coletivos 5.8 Valores pessoais e universais 5.9 O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos 6. Ética profissional 7. Virtudes profissionais: conceitos e valor 7.1 Responsabilidade 7.2 Iniciativa 7.3 Honestidade 7.4 Sigilo 7.5 Prudência 7.6 Perseverança 7.7 Imparcialidade 8. Direitos Humanos 8.1 Conceito 8.2 Declaração universal dos direitos humanos 8.3 Código de direitos humanos (conceito, aplicação) 8.4 Violência (com origem no assédio e discriminação) 8.5 Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades) 8.6 Estatuto do idoso 9. Orientação sexual (Identidade) 10. Assédio e Discriminação 10.1 Efeitos psicológicos, sociais e legais 10.2 Impactos no trabalho 10.3 Políticas públicas de prevenção 11. Noções de direitos trabalhistas 11.1 Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito) 12. Contrato individual de trabalho 12.1 Conceito 12.2 Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja, não proibida em lei) 12.3 Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família) 12.4 Licença paternidade 12.5 Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 13. Jornada de Trabalho 13.1 Limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT. 13.2 Horas extras 13.3 Trabalho noturno 13.4 Repouso semanal 13.5 Férias remuneradas 13.6 Coletivas 14. Sujeitos do contrato 14.1 Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário) 14.2 Empregador 15. Dissolução do contrato de trabalho 15.1 Resilição 15.2 Resolução 15.3 Rescisão 16. Aviso Prévio 17. Legislação previdenciária 17.1 Noções de direitos previdenciários 17.2 A previdência social 17.2.1 Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial) 17.3 Atendimento 17.3.1 Cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada 17.3.2 Proteção à maternidade, especialmente à gestante 17.3.3 Proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário 17.3.4 Salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda 17.3.5 Pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes 17.4 Legislação Previdenciária 17.4.1 Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações) 17.4.2 Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas) 17.4.3 Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo) 18. Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS 18.1 Conceito 18.2 Aplicação 19. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA 19.1 Conceito (Estatuto, criança, adolescente) 19.2 Características do ECA 19.3 Conselho Tutelar 19.3.1 Constituição 19.3.2 Atribuições 20. Estatuto da Juventude 20.1 Conceito 20.2 Importância 20.3 Disponibilidade 20.4 Capítulo II - Seção II e III 21. Políticas de Segurança 21.1 Fatores de risco (vulnerabilidade, maus-tratos, discriminação) 21.2 Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades) 21.3 Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança do Trabalho | 20h | 1. Segurança no Trabalho 1.1 Acidentes de trabalho 1.1.1 Conceitos 1.1.2 Tipos 1.1.3 Características 1.2 Agentes agressores à saúde 1.2.1 Físicos 1.2.2 Químicos 1.2.3 Biológicos 1.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva 1.3.1 Tipos 1.3.2 Funções 1.4 Normas básicas de segurança 2. Orientações de prevenção de acidentes 2.1 Mapa de riscos (Finalidades) 2.2 Inspeções de segurança 2.3 Sinalizações de segurança 2.4 Prevenção e combate a incêndio 2.4.1 Conceito 2.4.2 Importância de PPCI (Plano de Prevenção contra Incêndios) 2.5 PPRA 2.5.1 Conceito 2.5.2 Finalidades 3. Qualidade Ambiental 3.1 Homem e o meio ambiente 3.2 Prevenção à poluição ambiental 3.3 Aquecimento global 3.4 Descarte de resíduos 3.5 Reciclagem de resíduos 3.6 Uso racional de Recursos e Energias disponíveis 3.7 Energias renováveis 4. Saúde no trabalho 4.1 Comportamento seguro 4.2 Qualidade de vida no trabalho 4.2.1 Cuidados com a saúde 4.2.2 Administração de estresse 4.2.3 Vacinas (tipos e aplicações) 5. Normas de segurança no Trabalho 5.1 Procedimentos de segurança no trabalho 5.2 Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações) 6. Saúde ocupacional 6.1 Conceito 6.2 Exposição ao risco 7. Meio ambiente e sustentabilidade: 7.1 Responsabilidades socioambientais 7.2 Políticas públicas ambientais 7.3 A indústria e o meio ambiente 8. Álcool, tabaco e outras drogas 8.1 Características 8.1.1 Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas. 9. Programas de prevenção 9.1 Tipos 9.2 Importância 9.3 Funcionamento 10. Dependência Química 10.1 Tipos 10.2 Consequências 10.3 Tratamento 11. Dependência Química x Trabalho 11.1 Impactos no desempenho profissional 11.2 Exposição a riscos 11.3 Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. 12. O homem como ser social 12.1 Direitos 12.2 Deveres 13. Temas associados à saúde sexual 13.1 Respeito às individualidades da pessoa 13.2 Saúde sexual e reprodutiva 13.2.1 Conceitos 13.2.2 Implicações 13.3 Combate à violência sexual baseada em questões de gênero 13.4 Violência sexual 13.4.1 Causas 13.4.2 Consequências 13.4.3 Implicações legais 14. Educação Sexual 14.1 Promoção da educação sexual 14.2 Promoção dos cuidados de saúde perinatais 14.3 DSTs e AIDS 14.4 Direito de escolha (contracepção) 14.5 Direito de respeito (identidade sexual) | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Planejamento e Organização do Trabalho | 20h | 1. Conceitos de organização e disciplina no trabalho 1.1 Organização do Tempo 1.2 Organização de Compromissos 1.3 Organização de Atividades 1.4 A organização do local de trabalho 2. Organização do trabalho 2.1 Estruturas hierárquicas 2.2 Sistemas administrativos 2.3 Gestão organizacional 3. Trabalho e profissionalismo 3.1 Administração do tempo 3.2 Autonomia e iniciativa 3.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia 4. Diretrizes empresariais 4.1 Missão 4.2 Visão 4.3 Política da Qualidade 5. Conceitos de grupo e equipe 6. Trabalho em equipe 6.1 Trabalho em grupo 6.2 O relacionamento com os colegas de equipe 6.3 Responsabilidades individuais e coletivas 6.4 Cooperação 6.5 Divisão de papéis e responsabilidades 6.6 Compromisso com objetivos e metas 7. Comportamento e equipes de trabalho 7.1 O homem como ser social 7.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais 7.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento 7.4 Fatores de satisfação no trabalho 8. Conflitos nas equipes de trabalho 8.1 Tipos 8.2 Características 8.3 Fatores internos e externos 8.4 Causas 8.5 Consequências 9. A relação com o líder 9.1 Estilos de liderança 9.1.1 democrático 9.1.2 Centralizador 9.1.3 Liberal 9.2 Papéis do líder 9.3 Como apresentar críticas e sugestões 10. Controle emocional no trabalho 10.1 Perceber e expressar emoções no trabalho 10.2 Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho 11. Organograma 12. Planejamento 12.1 Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento. 12.2 Conceito de planejamento 12.3 Técnicas e ferramentas de planejamento 13. Qualidade 13.1 Conceito 13.2 Aplicação 14. Qualidade Total 14.1 Conceito 14.2 Eficiência 14.3 Eficácia 14.4 Melhoria Contínua 15. Ferramentas da Qualidade 15.1 5 S 15.2 Ciclo PDCA 15.3 Brainstorming 16. Ferramentas da Qualidade 16.1 Análise e Solução de Problemas 16.2 Diagrama de Pareto 16.3 Espinha de Peixe 17. Iniciativa 17.1 Conceito 17.2 Importância, valor no trabalho 17.3 Formas de demonstrar iniciativa 17.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. 18. Formas alternativas de geração de trabalho 18.1 Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas) 18.2 Programas de geração de renda (Pro jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). 19. Pesquisa 19.1 Tipos 19.1.1 Bibliográfica 19.1.2 De campo 19.1.3 Laboratorial 19.1.4 Acadêmica 19.2 Características 19.3 Métodos 19.4 Fontes 19.5 Estruturação 19.6 Anterioridade 19.7 Propriedade intelectual 20. Inovação 20.1 Conceito 20.2 Inovação ou melhoria 20.3 Visão inovadora 21. Empreendedorismo 21.1 Conceitos básicos 21.2 Espírito empreendedor 22. Desenvolvimento profissional 22.1 Planejamento Profissional 22.1.1 Ascensão profissional 22.1.2 Formação profissional 22.1.3 Investimento educacional 22.2 Empregabilidade 23. Empreendedorismo 23.1 Etapas da constituição de um negócio 23.2 Órgãos de fomento 24. Auto empreendedorismo 24.1 Características empreendedoras 24.2 Atitudes empreendedoras 24.3 Auto Responsabilidade e empreendedorismo 24.4 A construção da missão pessoal 24.5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento. 24.6 Persuasão e rede de contatos 24.7 Independência e autoconfiança 24.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento 25. Educação Financeira 25.1 Educação financeira pessoal / familiar (conceito) 25.2 Tomada de decisões 25.3 Consumo 25.3.1 Necessidades básicas 25.3.2 Apelos comerciais 25.3.3 Criação de necessidades 26. Educação fiscal 26.1 PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal 26.1.1 Conceito 26.1.2 Aplicação 26.2 Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações) 26.3 Prática cidadã e transformação social 26.4 Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos 26.5 Lei de responsabilidade fiscal | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Raciocínio Lógico e Análise de Dados | 20h | 1. Lógica 1.1 Fundamentos básicos 1.1.1 Raciocínio lógico 1.1.2 Proposições 1.1.3 Valor lógico (falso / verdadeiro) 1.2 Princípios Básicos 1.2.1 Princípio da Identidade 1.2.2 Princípio da não contradição 1.2.3 Princípio de Terceiro Excluído 2. Sequências 2.1 Sequências de figuras 2.2 Sequências de palavras 2.3 Sequências de números 3. Conjuntos 3.1 Conceito 3.2 Propriedades 3.3 Representação 3.4 Conjuntos especiais 3.5 Operações entre conjuntos 3.5.1 Interseção de conjuntos 3.5.2 União de conjuntos 3.5.3 Diferença de conjuntos 3.5.4 Complementar de um conjunto 4. Frações 4.1 Conceito 4.2 Tipos de frações 4.2.1 Fração própria 4.2.2 Fração imprópria 4.2.3 Fração aparente 4.2.4 Frações equivalentes (simplificar frações) 4.2.5 Frações decimais 4.2.6 Adição e multiplicação de frações 5. Razões e Proporções 5.1 Razão 5.1.1 Conceito 5.1.2 Tipos (inversas, equivalentes, irredutível) 5.1.3 Propriedades 5.2 Proporção 5.2.1 Conceito 5.2.2 Tipos 5.2.2.1 Múltipla 5.2.2.2 Contínua 5.2.2.3 Terceira proporcional 5.2.2.4 Quarta proporcional 5.2.2.5 Grandezas diretamente proporcionais 5.2.2.6 Grandezas inversamente proporcionais) 6. Percentagem 6.1 Conceitos gerais 6.1.1 Desconto 6.1.2 Abatimento 6.1.3 Lucro 6.1.4 Prejuízo 6.2 Razão percentual 6.2.1 Conceito 6.3 Representação 6.3.1 Forma 6.3.2 Percentual 6.3.3 Forma fracionária 6.3.4 Forma decimal 7. Correlação 7.1 Conceito 7.2 Aplicação 8. Técnicas de Resolução de Problemas 8.1 Sequência de passos 8.1.1 Detalhar as variáveis do problema 8.1.2 Encontrar possíveis soluções 8.1.3 Escolher a solução adequada 8.1.4 Executar a solução escolhida 8.1.5 Revisar e atualizar os dados 9. Planilhas Eletrônicas 9.1 Funções/finalidades 9.2 Linhas, colunas e endereços de células 9.3 Formatação de células 9.4 Configuração de páginas 9.5 Inserção de Fórmulas 9.6 Classificação e filtro de dados 10. Gráficos, quadros e tabelas 10.1 Finalidade 10.2 Organização 10.3 Representações gráficas 10.4 Ferramentas computacionais | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Transformação digital no setor industrial | 20h | 1. A Indústria 4.0 1.1 Primeira revolução industrial 1.2 Segunda revolução industrial 1.3 Terceira revolução industrial 1.4 Quarta revolução industrial 2. Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 3. O Futuro do Emprego 4. Tecnologias habilitadoras 4.1 Internet das Coisas - IoT 4.1.1 O que é internet das coisas? 4.1.2 IoT na Indústria 4.0 4.2 Computação em Nuvem 4.2.1 O que é Computação em Nuvem? 4.2.2 Modelos de serviço 4.2.3 Modelos de implantação de Nuvem 4.2.4 A Nuvem na Indústria 4.0 4.3 Big Data 4.3.1 O que é Big Data? 4.3.2 Big data Analytics 4.3.3 Inteligência artificial 4.3.4 Mineração de dados 4.3.5 Big data da Indústria 4.0 4.4 Robótica Avançada 4.4.1 O que é robótica? 4.4.2 Composição dos robôs 4.4.2.1 Estrutura 4.4.2.2 Manipuladores 4.4.2.3 Atuadores 4.4.2.4 Controladores 4.4.2.5 Fonte de energia 4.4.2.6 Transmissão 4.4.2.7 Sensores 4.4.3 Robôs na Indústria 4.0 4.5 Manufatura Aditiva 4.5.1 O que é Manufatura Aditiva? 4.5.2 Processo de manufatura aditiva 4.5.3 Impressão em 3D 4.5.4 Benefícios da manufatura aditiva 4.5.5 Manufatura aditiva na Indústria 4.0 4.6 Simulação 4.6.1 O que é Simulação? 4.6.2 Etapas de Simulação 4.6.2.1 Simulação de produto 4.6.2.2 Simulação de equipamentos e simulação da célula 4.6.2.3 Simulação da célula 4.7 Integração de sistemas 4.7.1 Sistemas Integrados: Verticalização e Horizontalização 4.7.2 Verticalização integrada 4.7.3 Ciclo do produto na fábrica 4.7.4 Integração de sistemas na Indústria 4.0 4.8 Segurança digital 4.8.1 O que é Segurança Digital? 4.8.2 Pilares da segurança digital 4.8.2.1 Integridade 4.8.2.2 Disponibilidade 4.8.2.3 Confidencialidade 4.8.3 Requisitos de segurança 4.8.3.1 Autenticidade 4.8.3.2 Não repúdio 4.8.3.3 Legalidade 4.8.3.4 Privacidade 4.8.3.5 Auditoria 4.8.4 Segurança digital na Indústria 4.0 4.9 Realidade Aumentada 4.9.1 O que é Realidade Aumentada 4.9.2 Aplicações em Realidade Aumentada 4.9.3 Componentes e processo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Metodologias Ágeis | 12h | 2 Requisitos do projeto 2.1 Níveis de descrição 2.1.1 Requisitos de usuários 2.1.2 Requisitos de sistemas 2.2 Requisitos funcionais 2.3 Requisitos não funcionais 3 Scrum 3.1 Definição 3.2 Características 3.3 Aplicações 3.4 Valores 3.5 Time Scrum 3.5.1 Product Owner (PO) 3.5.2 Team 3.5.3 Scrum Master (SM) 3.6 Eventos Scrum 3.6.1 Sprint 3.6.2 Sprint Plannner 3.6.3 Daily meeting 3.6.4 Daily meeting 3.6.5 Sprint review 3.6.6 Sprint retrospective 3.7 Artefatos Scrum 3.7.1 Backlog do produto 3.7.2 Backlog da sprint 3.7.3 Incremento / mudança do backlog 3.7.4 Release (entrega) 4 Manifesto Agile 4.1 Scrum 4.2 Lean 4.3 Kanban 4.4 XP CONHECIMENTOS 1 Autogestão 1.1 Organização 1.2 Disciplina | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Versionamento | 16h | 3 Metodologias de versionamento 3.1 Aplicações 3.2 Histórico 3.3 Git 3.3.1 Instalação 3.3.2 Configuração 3.3.3 Repositórios 3.3.4 Versionamento 3.3.5 Alterações 3.3.6 Branchs e tags 3.3.7 Ignorar arquivos 3.3.8 Corrigir erros 3.3.9 Repositório remoto 3.3.10 Boas práticas CONHECIMENTOS 1 Resolução de Problemas 1.1 Análise Crítica 1.2 Análise de Cenários 2 Autogestão 2.1 Gestão do tempo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Lógica de Programação | 40h | 2 Programação 2.1 Programas de computadores 2.1.1 Definição 2.1.2 Características 2.1.3 Níveis de linguagens de programação 2.2 Etapas do processo de conversão 2.2.1 Interpretação 2.2.2 Ligação 2.2.3 Compilação 2.2.4 Montagem 2.3 Linguagens de programação 2.3.1 Características 2.3.2 Semântica 2.3.3 Indentação 2.3.4 Bibliotecas e APIs 2.3.5 Técnicas de programação: Java, C#, JavaScript ou Python 2.3.6 Frameworks 2.3.7 Aplicações de programação: Assembly, C, C++, C#, Visual Basic, Java, Python, PHP, JavaScript 3 Software 3.1 Aplicativos 3.1.1 Definições 3.1.2 Tipos 3.2 Software de Base 3.2.1 Firmware 3.2.2 Sistemas operacionais 3.2.3 Drivers 4 Lógica de Programação e Algoritmos 4.1 Algoritmos 4.1.1 Descritivo 4.1.2 Fluxogramas 4.1.3 Decisões 4.1.4 Repetições 4.1.5 Estruturas de dados 4.2 Lógica 4.2.1 Lógica proposicional 4.2.2 Operadores aritméticos 4.2.3 Operadores lógicos 4.2.4 Operadores relacionais CONHECIMENTOS 1 Autogestão 1.1 Responsabilidade 1.2 Concentração | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Interação com APIs | 40h | 2 Serviços server-side 2.1 Documentação de APIs 2.1.1 Instalação 2.1.2 Modelos 2.1.3 Componentes 2.1.4 Exemplos 2.1.5 Mensagens de retorno 2.2 Operações (CRUD) 2.2.1 Criação 2.2.2 Consulta 2.2.3 Atualização 2.2.4 Destruição 2.3 Tratamento de mensagens do server-side 2.3.1 Respostas 2.3.2 Erros 2.3.3 Captura de exceções 3 Segurança da informação 3.1 Pilares 3.1.1 Integridade 3.1.2 Disponibilidade 3.1.3 Confidencialidade 3.2 Boas práticas 3.2.1 Controle de acesso 3.2.2 Auditoria 3.2.3 Criptografia 3.2.4 Backup 1 Pensamento crítico e inovação 1.1 Relevância da criatividade e da inovação 1.2 Relevância da melhoria contínua 1.3 Senso comum e senso crítico | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Testes de Front-End | 40h | 2 Automação de Testes 2.1 Definição 2.2 Comunicação com equipe de automação de testes 3 Técnicas de testes 3.1 Teste funcional (caixa preta) 3.2 Teste estrutural (caixa branca) 4 Tipos de testes 4.1 Funcionalidade 4.2 Usabilidade 4.3 Confiabilidade 4.4 Desempenho 4.5 Manutenibilidade 5 Conceitos fundamentais 5.1 Verificação 5.2 Validação 6 Planejamento de testes client-side 6.1 Análise do documento de requisitos 6.2 Plano de teste 6.3 Suíte de testes 6.4 Casos de testes 7 Processo fundamental de teste 7.1 Planejamento 7.2 Desenho dos Testes 7.3 Execução 7.4 Monitoração e Controle 7.5 Avaliação dos Resultados Planejamento e desenho de teste Realizar plano de teste e o desenho do teste considerando as especificações técnicas da interface. Teste de sistema Testar sistemas de acordo com o plano de teste e aplicando correções quando necessário. CONHECIMENTOS 1 Resolução de Problemas 1.1 Análise de Cenários 1.2 Identificação do problema | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Codificação para Front-End | 140h | 4 Linguagens de programação 4.1 Variáveis e constantes 4.2 Operadores 4.3 Laços 4.3.1 de repetição 4.3.2 condicionais 4.4 Classes 4.5 Funções 4.6 Bibliotecas 4.6.1 Manipulação de arquivos 4.6.2 Conversão de arquivos 4.7 Documentação de software 5 Frameworks 5.1 Modelagem 5.2 Padrões de desenvolvimento de interface 5.3 Classes de elementos gráficos 5.4 Tipos de aplicação 5.5 Propriedades dos objetos 5.6 Integrated Development Environment (IDE) 5.7 Depuração 5.8 Configurações 5.9 Versionamento 5.10 Documentação de software 6 Cascading Style Sheets (CSS) 6.1 Estilos de fontes 6.2 Estilos de linhas 6.3 Eventos 6.4 Responsividade 6.4.1 Criação de leiautes 6.4.2 Código semântico 6.4.3 Versionamento 7 Linguagem de marcação 7.1 Estrutura de documentos 7.2 Formatação 7.3 Etiquetas para links 7.4 Listas numeradas 7.5 Listas não numeradas 7.6 Tabelas 7.7 Formulários 7.8 Imagem 7.9 Áudio 7.10 Vídeo 8 Prototipagem 8.1 Definição 8.2 Importância dos protótipos 8.3 Conceito de protótipos 8.3.1 Rápido 8.3.2 Sujo 8.3.3 Barato 8.3.4 “Errar cedo” 8.4 Tipos de protótipos 8.4.1 Paper prototype 8.4.2 Protótipos funcionais 8.4.3 Exemplos 8.5 Técnicas de prototipagem 8.5.1 Desenvolvimento 8.5.2 Apresentação 8.6 Cases de protótipos 9 User Interface (UI) 9.1 Definição 9.2 Leiaute 9.3 Eventos 9.4 Navegação 9.5 Tipos 9.5.1 Texto 9.5.2 Voz 9.5.3 Natural 10 User Experience (UX) 10.1 Definição 10.2 Design centrado no usuário 10.3 Processo de design interativo 10.4 Jornada do usuário 10.4.1 Objetivos do público alvo 10.4.2 Pesquisa do usuário 10.4.3 Usabilidade 10.4.4 Friendly 10.4.5 Intuitividade 11 Técnicas de levantamento de requisitos 11.1 Brainstorm 11.2 Questionário 11.3 Entrevista 11.4 Etnografia 11.5 Workshop 11.6 Prototipagem Criação de páginas com Linguagem de Marcação Desenvolver páginas utilizando linguagem HTML fazendo uso de links, Listas numeradas, Listas não numeradas, Tabelas, Formulários, Imagem, Áudio e Vídeo. Criação de páginas com linguagem de marcação e folha de estilos em cascata Desenvolver páginas utilizando linguagem HTML e CSS, fazendo uso de eventos, responsividade e versionamento. Criação de páginas com HTML, CSS e JavaScript Desenvolver projeto Front-End utilizando HTML, CSS e a linguagem de programação JavaScript. Framework Angular Desenvolver projeto Front-End fazendo uso do framework Angular. 1 Comunicação não violenta nos ambientes de trabalho 1.1 Definição 1.2 Desafios 2 Resolução de Problemas 2.1 Proposição de hipóteses 2.2 Testagem de Hipóteses 3 Estrutura organizacional 3.1 Formal e informal 3.2 Funções e responsabilidades 3.3 Planejamento Estratégico | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Banco de Dados | 36h | 4 Segurança da informação 4.1 Pilares 4.2 Controle de acesso 4.3 Auditoria de acesso 5 Linguagem de consulta de banco de dados 5.1 Linguagem de definição de dados 5.1.1 Tabelas 5.1.2 Campos 5.1.3 Relações 5.2 Linguagem de manipulação de dados 5.2.1 Consulta 5.2.2 Atualização 5.2.3 Inserção 5.2.4 Exclusão 5.2.5 Procedimentos armazenados 5.2.6 Triggers (disparadores) 6 Banco de dados 6.1 Gerenciadores 6.1.1 Características 6.1.2 Requisitos 6.2 Preparação de ambiente de banco de dados 6.2.1 Instalação 6.2.2 Configuração 7 Modelo entidade-relacionamento 7.1 Entidades 7.1.1 Fracas 7.1.2 Fortes 7.1.3 Associativas 7.2 Relacionamento 7.2.1 Um para um 7.2.2 Um para muitos 7.2.3 Muitos para muitos 7.3 Atributos 7.3.1 Simples 7.3.2 Composto 7.3.3 Descritivo 7.3.4 Nominativo 7.3.5 Referencial 7.4 Diagrama entidade-relacionamento 7.5 Normalização de dados 7.6 Padronização de dados 8 Documentação técnica 8.1 Escopo do projeto 8.2 Cronograma 8.3 Fluxograma 1 Relações Institucionais verticais e horizontais 1.1 Relação com pares 1.2 Relação com líderes 1.3 Relação com clientes internos e externos 1.4 Relação com subordinados 2 Estrutura organizacional 2.1 Conceitos 2.2 Relações com o mercado 3 Comunicação não violenta nos ambientes de trabalho 3.1 Pilares 3.2 Consensos 3.3 Estratégias | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Testes de Back-End | 62h | 2 Automação de Testes 2.1 Definição 2.2 Comunicação com equipe de automação de testes 3 Práticas de testes 3.1 Review 3.2 Passeio 3.3 Inspeção 4 Frameworks de teste em sistemas server-side 4.1 Estrutura 4.2 Instalação 4.3 Configuração 4.4 Ferramentas 4.5 Documentação 5 Níveis de testes 5.1 Teste de Unidade ou Teste Unitário 5.2 Teste de Integração 5.3 Teste de Sistema 5.4 Teste de Aceitação 6 Técnicas de testes 6.1 Teste funcional (caixa preta) 6.2 Teste estrutural (caixa branca) 7 Tipos de testes 7.1 Funcionalidade 7.2 Usabilidade 7.3 Confiabilidade 7.4 Desempenho 7.5 Manutenibilidade 8 Conceitos fundamentais 8.1 Verificação 8.2 Validação 9 Planejamento de testes server-side 9.1 Análise do documento de requisitos 9.2 Plano de teste 9.3 Suíte de testes 9.4 Casos de testes 10 Processo fundamental de teste 10.1 Planejamento 10.2 Desenho dos Testes 10.3 Execução 10.4 Monitoração e Controle 10.5 Avaliação dos Resultados 11 Testes server-side 11.1 Motivação 11.2 Objetivos 11.3 Testes no processo de desenvolvimento Planejamento e desenho de teste Realizar plano de teste e o desenho do teste considerando as especificações técnicas da interface. Teste de sistema Testar sistema de acordo com o plano de teste e aplicando correções quando necessário. 1 Resolução de Problemas 1.1 Validação de Resultados | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Desenvolvimento de APIs | 60h | 3 Linguagem de programação para APIs 3.1 Funcionalidades para APIs 3.2 Técnicas de depuração 3.3 Documentação do sistema 3.4 Técnicas de programação e controle 3.5 Frameworks 3.6 Status de respostas 3.7 Tratamento de exceções 3.8 Técnicas de formato de comunicação 3.8.1 Formatos e requisição 3.8.2 XML 3.8.3 JSON 4 Padrão Model View Control (MVC) 4.1 Organização de arquitetura de sistemas 5 Métodos de requisição HTTP 5.1 Get 5.2 Put 5.3 Post 5.4 Patch 5.5 Delete 6 Application Programming Interface (API) 6.1 Definição 6.2 Formatos 6.3 Aplicação 6.4 Protocolo de comunicação 6.5 Metodologias ágeis para desenvolvimento de APIs 6.6 Segurança da informação Desenvolvimento de API de aplicação desenvolver um API para um determinado aplicativo disponibilizando os recursos para leitura, escrita, atualização e deleção de itens. Restrição de acesso atribuir restrições de acesso aos recursos para apenas usuários autenticados, visando a segurança e integridade dos dados. 1 Resolução de Problemas 1.1 Proposição de hipóteses 1.2 Testagem de Hipóteses 2 Pensamento crítico e inovação 2.1 Relevância da criatividade e da inovação 2.2 Relevância da melhoria contínua 2.3 Senso comum e senso crítico | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Codificação para Back-End | 164h | 4 Implantação de sistemas 4.1 Características de hardware e software 4.2 Configurações de servidores 4.3 Parametrização de protocolos 4.4 Documentação de implantação 5 Validação de sistemas 5.1 Estratégia de validação de software 5.2 Aspectos funcionais e não funcionais do software 6 Segurança da informação 6.1 Políticas de segurança da informação 6.2 Criptografia 6.3 Perfis de usuários 6.4 Proteção de dados pessoais 7 Linguagem de programação 7.1 Variáveis e constantes 7.2 Operadores 7.3 Laços 7.3.1 de repetição 7.3.2 condicionais 7.4 Classes 7.5 Funções 7.6 Bibliotecas 7.6.1 Manipulação de arquivos 7.6.2 Conversão de arquivos 7.7 Documentação de software 8 Frameworks 8.1 Modelagem 8.2 Padrões de desenvolvimento de interface 8.3 Classes de elementos gráficos 8.4 Tipos de aplicação 8.5 Propriedades dos objetos 8.6 Integrated Development Environment (IDE) 8.7 Depuração 8.8 Configurações 8.9 Versionamento 8.10 Documentação de software 9 Linguagem de marcação 9.1 Estrutura de documentos 9.2 Formatação 9.2.1 Etiquetas para links 9.2.2 Listas numeradas 9.2.3 Listas não numeradas 9.2.4 Tabelas 9.2.5 Formulário 10 Metodologias de desenvolvimento 10.1 Clássicas 10.2 Ágeis 11 Levantamento de requisitos 11.1 Brainstorm 11.2 Questionário 11.3 Entrevista 11.4 Etnografia 11.5 Workshop 11.6 Prototipagem Levantamento de Requisitos e documentação realizar levantamento de requisitos funcionais e não funcionais da situação problema proposta pelo professor e aplicar metodologia ágil para desenvolvimento do projeto. Linguagem de programação Criação de programas com linguagem de programação fazendo uso de Variáveis e constantes, Operadores, laços de repetição, condicionais, Classes, Funções, Bibliotecas, Manipulação e Conversão de arquivos. Apresentações dos resultados Fazendo uso de linguagem de marcação para apresentação dos resultados produzidos na fase de programação Aplicar Validação de Sistema Usar estratégias de validação de software para definir a correspondência entre o sistema e os requisitos. Implantação de Sistema Simulação de implantação de sistema levando-se em consideração características de hardware e software, Configurações de servidores, Parametrização de protocolos e documentação de implantação. 1 Comunicação não violenta nos ambientes de trabalho 1.1 Conflitos 2 Resolução de Problemas 2.1 Proposição de hipóteses 2.2 Testagem de Hipóteses 3 Proatividade 3.1 Definição 3.2 Pilares | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |