CARGA HORÁRIA TOTAL: 1200h
HABILITAÇÃO TÉCNICA
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Lógica de Programação | 220h | 1 ABSTRAÇÃO LÓGICA 1.1 Álgebra Booleana 1.2 Fluxogramas, organogramas e representações gráficas 2 TIPOS DE DADOS 2.1 Variáveis e constantes 3 EXPRESSÕES LÓGICAS E ARITMÉTICAS 4 PSEUDOCÓDIGO 5 LEGIBILIDADE DE CÓDIGO FONTE 5.1 Padrões de nomenclatura 5.2 Convenções de linguagem 6 FERRAMENTAS PARA ELABORAÇÃO DE ALGORITMOS 7 TESTE DE MESA 8 RECURSIVIDADE 9 ESTRUTURAS DE DADOS 9.1 Vetores 9.2 Matrizes 9.3 Registros 9.4 Pilha 9.5 Fila 10 ALGORITMO DE ORDENAÇÃO 11 ALGORITMO DE BUSCA 12 CÓDIGOS 12.1 Modularização 12.2 Indentação 12.3 Comentários 13 LEGISLAÇÃO AUTORAL 13.1 Propriedade intelectual 13.2 Licenciamento de software 14 SEGURANÇA DO TRABALHO – INFORMÁTICA 14.1 Normas 14.2 Ergonomia 15 FUNDAMENTOS DO SOFTWARE 15.1 Definição 15.2 Evolução 15.3 Tipos e características 15.4 Ciclo de vida 15.4.1 Definição 15.4.2 Importância 16 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS 16.1 Definição 16.2 Evolução 16.3 Função 16.4 Tipos e características 16.4.1 Classificação 16.4.2 Estrutura 17 FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES 17.1 Definição 17.2 Evolução 17.3 Tipos e características 17.3.1 Classificação 17.3.2 Estrutura 17.3.3 Modelos 17.4 Função 18 TRABALHO EM EQUIPE 18.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho 18.2 Ajustes interpessoais 18.3 A relação com o líder | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Fundamentos de Eletroeletrônica Aplicada | 150h | 1 CONCEITOS DE ELETRICIDADE 1.1 Corrente elétrica 1.1.1 Corrente contínua (CC) 1.1.2 Corrente alternada (CA) 1.2 Tensão elétrica 1.3 Potência elétrica 1.4 Frequência 1.5 Resistência elétrica 1.6 Capacitância 1.7 Indutância 1.8 Impedância 2 LEI DE OHM 3 MULTÍMETRO 4 MAGNETISMO E ELETROMAGNETISMO 5 CARGA ELÉTRICA 5.1 Eletrização 5.2 Condutores 5.3 Isolantes 5.4 Potencial elétrico 5.5 Diferença de potencial 6 RISCOS ELÉTRICOS 7 ATERRAMENTO ELÉTRICO 8 DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO ELÉTRICA 9 ELETRÔNICA ANALÓGICA 9.1 Diodos retificadores 9.2 Diodos Emissores de Luz (LED) 9.3 Fontes de alimentação 9.4 Transistores bipolares 9.4.1 Chaveamento 9.5 Amplificadores operacionais 9.5.1 Amplificador 9.5.2 Comparador 9.5.3 Somador 9.5.4 Subtrator 9.6 Tiristores 9.6.1 SCR 9.6.2 DIAC 9.6.3 TRIAC 10 ELETRÔNICA DIGITAL 10.1 Portas Lógicas 10.2 Conversores 10.2.1 Analógico-digital (A/D) 10.2.2 Digital-analógico (D/A) 10.3 Tipos e características de sensores 10.3.1 Digitais 10.3.2 Analógicos 10.4 Transdutores e conversores - Colaboração em atividades coletivas - Organização - Estratégias de Resolução de Problemas | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Banco de Dados | 120h | 1 GERENCIAMENTO DO BANCO DE DADOS 1.1 Sistemas de gerenciamento de banco de dados 1.1.1 Definições 1.1.2 Tipos 1.1.3 Características 1.1.4 Aplicações 1.1.5 Instalação: configuração e requisitos mínimos 1.1.6 Segurança 1.1.7 Backup 1.1.8 Manipulação de banco de dados 1.1.9 Ferramentas 1.1.10 DDL, DML e DCL 1.1.11 Triggers 1.1.12 Stored procedures 1.1.13 Views 2 METODOLOGIA DE SEGURANÇA DE DADOS 2.1 Métodos 2.2 Rastreabilidade 2.2.1 Ferramenta da qualidade 3 BIG DATA 3.1 Extração de dados estruturados 3.2 Fundamentos de PL/SQL 3.3 Banco de dados não relacional 4 ORGANIZAÇÃO DE DADOS 4.1 Estruturação e organização de dados 4.2 Coleta de dados 4.3 Formas de apresentação 4.4 Sistematização e tratamento de dados 5 BANCO DADOS 5.1 Definição 5.1.1 Sistema de banco de dados 5.2 Características 5.3 Armazenamento 5.4 Arquitetura 5.4.1 Relacional 5.4.2 Não-relacional 6 MODELAGEM DE DADOS 6.1 Modelo lógico e físico 6.1.1 Definições 6.1.2 Restrições 6.1.3 Design 6.1.4 Dependência funcional 6.2 Normalização 6.3 Definição 6.4 Modelo conceitual 6.4.1 Modelagem de dados usando o modelo entidade/ relacionamento 6.4.2 Definições 6.4.3 Arquitetura 7 ÉTICA 7.1 Ética nos relacionamentos profissionais 7.2 Respeito às individualidades 7.3 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 8 DIRETRIZES EMPRESARIAIS 8.1 Missão 8.2 Visão 8.3 Política da Qualidade | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Programação de Aplicativos | 170h | 1 PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVOS 2 PREPARAÇÃO DO AMBIENTE 2.1 Ferramentas 2.1.1 Funções 2.1.2 Repositórios 2.1.3 IDE 2.2 Instalação 2.2.1 Configurações 2.2.2 Requisitos mínimos 3 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA 4 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 5 CONEXÃO COM BANCO DE DADOS 6 TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO 6.1 Formatação 6.2 Documentação de código 6.3 Reutilização de código 6.4 Técnicas de otimização de código 6.5 Depuração 6.6 Rastreabilidade 6.7 Teste Unitário 7 ÉTICA PROFISSIONAL 7.1 Princípios da conduta ética do serviço 7.1.1 Sigilo 7.1.2 Prudência 7.1.3 Imparcialidade 7.1.4 Honestidade 8 TRABALHO E PROFISSIONALISMO 8.1 Planejamento da rotina 8.2 Flexibilidade 8.3 Resultado dos dados 9 GESTÃO DA QUALIDADE 9.1 Ferramentas da Qualidade 9.1.1 Monitoramento 9.1.2 Controle 9.1.3 Registro 10 MODELAGEM DE NEGÓCIOS 10.1 Canvas | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Internet das Coisas | 132h | 1 FUNDAMENTOS DE INTERNET DAS COISAS 2 MICROCONTROLADORES 2.1 Aplicações 2.2 Arduino 3 CONFIGURAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES 4 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DE BAIXO NÍVEL 4.1 Linguagem C 5 CONECTIVIDADE DE HARDWARE 5.1 Satélite 5.2 Bluetooth 5.3 Wi-Fi 5.4 Rádio 5.5 Radio-Frequency Identification (RFID) 5.6 Internet 6 CONECTIVIDADE DE SOFTWARE 6.1 Open Platform Communications (OPC) 6.2 Message Queuing Telemetry Transport (MQTT) 6.3 Protocolos para IOT 7 ROBÓTICA 7.1 Sensores 7.1.1 Definições 7.1.2 Aplicações 7.2 Atuadores 7.2.1 Definições 7.2.2 Aplicações 7.3 Parametrização de robôs - Qualidade - Organização - Profissionalismo | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Teste de Sistemas | 60h | 1 TESTE DE SISTEMAS 1.1 Definições 1.2 Tipos 1.3 Características 2 PLANEJAMENTO DE TESTES 2.1 Análise documental 2.2 Plano de teste 3 EXECUÇÃO DE TESTE 3.1 Normas 3.2 Métodos e técnicas 3.3 Ferramentas 3.4 Configuração de ambiente 4 VALIDAÇÃO E COMPARAÇÃO DE RESULTADOS DE TESTES 4.1 Falhas dos sistemas 4.1.1 Classificação 4.1.2 Planos de ação 4.2 Documentação 5 VIRTUDES PROFISSIONAIS 5.1 Atenção 5.2 Disciplina 5.3 Organização 5.4 Comprometimento 5.5 Precisão 5.6 Zelo 6 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 6.1 Planejamento de atividades 6.2 Organização de atividades 6.3 Hierarquia de atividades 7 QUALIDADE 7.1 Conceito 7.2 Qualidade total 7.3 Eficiência 7.4 Eficácia 7.5 Melhoria contínua | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Implantação de Sistemas | 30h | 1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS 1.1 Planejamento 1.2 Requisitos de infraestrutura 1.3 Métodos 2 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE SERVIÇOS 2.1 Segurança de serviços e do sistema 2.2 Migração do banco de dados 3 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA 3.1 Parametrização 3.2 Integração de sistemas 4 VALIDAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO 4.1 Documentação 5 TREINAMENTO DE USUÁRIOS E CLIENTES 5.1 Definição 5.2 Objetivo 5.3 Recursos 6 MANUAL DE USUÁRIO 6.1 Definição 6.2 Objetivo 6.3 Estrutura 7 AUTOEMPREENDEDORISMO 7.1 Características empreendedoras 7.2 Atitudes empreendedoras 7.3 Autorresponsabilidade e empreendedorismo 7.4 Valores do empreendedor 7.5 Persistência e Comprometimento 8 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 8.1 Planejamento 8.2 Metas 8.3 Custos 8.4 Administração do tempo 9 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 9.1 Conceito 9.2 Tipos 9.3 Necessidades 9.4 Políticas de desenvolvimento 9.5 Ciclo de treinamento | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Modelagem de Sistemas | 88h | 1 REGRA DE NEGÓCIO 1.1 Definição 1.2 Objetivo 1.3 Estrutura 2 REQUISITOS DE SISTEMAS 2.1 Regra de Negócio 2.2 Requisito Funcional 2.3 Requisito não funcional 2.4 Técnica de análise de requisitos 3 MODELAGEM DE SISTEMAS 3.1 Definição 3.2 Tipos 3.3 Características 4 TÉCNICAS DE MODELAGEM 4.1 Ferramentas 4.2 Linguagem UML 5 PROJEÇÃO DE SISTEMAS PARA CONECTIVIDADE E INTEROPERABILIDADE 6 FUNDAMENTOS DE USER EXPERIENCE (UX) 7 INICIATIVA 7.1 Formas de demonstrar iniciativa 7.2 Resultado 8 AUTONOMIA 8.1 Consequências favoráveis e desfavoráveis 9 ORGANIZAÇÃO DE DADOS 9.1 Roteiro de trabalho (check list) 9.2 Organização de dados para análise 9.3 Métodos e Técnicas de Trabalho 9.4 Análise de informações e dados 9.5 Ciclo de PDCA 10 MODELAGEM DE NEGÓCIOS 10.1 Canvas | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Manutenção de Sistemas | 30h | 1 SUPORTE E CHAMADOS DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO 1.1 Ferramentas de gestão de suporte de chamados 1.1.1 Ferramentas de suporte remoto 1.1.2 Tipos de suporte de chamados 1.2 Gerenciamento de suporte e chamados de serviços 1.2.1 Finalização de chamadas 2 MANUTENÇÃO DE SISTEMAS 2.1 Definição 2.2 Tipos 2.3 Procedimentos 2.4 Plano de manutenção 2.5 Documentação 3 TRABALHO EM GRUPO 3.1 Relacionamento com os colegas de equipe 3.2 Responsabilidades individuais e coletivas 3.3 Cooperação 3.4 Divisão de papéis e responsabilidades 4 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 4.1 Roteiro de trabalho (check list) 4.2 Organização de atividades 4.3 Organização do ambiente 4.3.1 Higiene 4.3.2 Saúde 4.3.3 Segurança 4.4 Ferramentas de gerenciamento 4.5 Ciclo de PDCA 5 MODELAGEM DE NEGÓCIOS - CANVAS 5.1 Indicadores de desempenho 5.2 Análise de indicadores 5.3 Processo de melhorias | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Desenvolvimento de Sistemas | 200h | 1 METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 1.1 Tipos 1.2 Características 1.3 Ferramentas 1.4 Aplicabilidade 2 TÉCNICAS DE DEFINIÇÃO DE PRAZOS 2.1 Ferramentas de tarefas 3 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 3.1 Tipos 3.2 Ferramentas 3.3 Boas práticas 3.4 Bibliotecas e APIs 3.5 Frameworks 3.6 Multiplaformas 4 INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS 4.1 Padrões de projetos (Design Patterns) 4.2 Gerência de configuração 4.3 Ferramentas 4.4 Controle de versão 4.5 Rastreabilidade 4.6 Documentação 5 DESIGN DE INTERFACE PARA INTERAÇÃO DE SUBSISTEMAS 6 UTILIZAÇÃO EM PLATAFORMAS DE DESENVOLVIMENTO EM NUVEM 7 PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL E POSTURA 7.1 Comportamento e Trabalho em Equipe 7.2 Situações de conflito 7.3 Normas de convivência 7.4 Fatores de satisfação 8 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 8.1 Estruturas hierárquicas 8.2 Sistemas administrativos 8.3 Controle de atividades 9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 9.1 Conceitos 10 VISÃO SISTÊMICA 10.1 Conceito 10.2 Microcosmo e macrocosmo 10.3 Pensamento sistêmico | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |