Área de Atuação TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Curso TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1200h

HABILITAÇÃO TÉCNICA

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Sustentabilidade nos processos industriais 8h Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente Definição Relação entre Homem e o meio ambiente Recursos Naturais Definição Renováveis Não renováveis Sustentabilidade Definição Pilares Políticas e Programas Produção e consumo inteligente Uso racional de recursos e fontes de energia Poluição Industrial Definição Resíduos Industriais Destinação Caracterização Classificação Ações de prevenção da Poluição Industrial Redução Reciclagem Reuso Tratamento Disposição Alternativas para prevenção da poluição Ciclo de Vida (Definição e Fases) Produção mais limpa (Definição e Fases) Economia Circular (Definição e Princípios) Logística Reversa (Definição e Objetivo) Organização de ambientes de trabalho Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância Organização do espaço de trabalho Princípios de organização Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Introdução a Qualidade e Produtividade 16h Estrutura organizacional Formal e informal Funções e responsabilidades Organização das funções, informações e recursos Sistema de Comunicação Visão Sistêmica Conceito Microcosmo e macrocosmo Pensamento sistêmico Filosofia Lean Definição e importância Mindset Pilares Etapas Preparação Coleta Intervenção Monitoramento Encerramento Ferramentas Diagrama espaguete Cronoanálise Takt-time Cadeia de valores Mapa de fluxo de valor Métodos e Ferramentas da Qualidade Definição e Aplicabilidade PDCA MASP Histograma Brainstorming Fluxograma de processos Diagrama de Pareto Diagrama de Ishikawa CEP 5W2H Folha de verificação Diagrama de dispersão Princípios da gestão da qualidade Foco no cliente Liderança Engajamento das pessoas Abordagem de processos Tomada de decisão baseado em evidências Melhoria Gestão de relacionamentos Qualidade Definição Evolução da qualidade Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Introdução a Indústria 4.0 24h Elementos da organização Articulação entre elementos da organização Pensamento sistêmico Comportamento Inovador Postura Investigativa Mentalidade de Crescimento (Growth Mindset) Curiosidade Motivação Pessoal Raciocínio Lógico Dedução Indução Abdução Inovação Definição e características Inovação x Invenção Importância Tipos Incremental Disruptiva Impactos Tecnologias Habilitadoras Definições e aplicações Big Data Robótica Avançada Segurança Digital Internet das Coisas (IoT) Computação em Nuvem Manufatura Aditiva Manufatura Digital Integração de Sistemas Histórico da evolução industrial 1ª Revolução Industrial Mecanização dos processos 2ª Revolução Industrial A eletricidade O petróleo 3ª Revolução Industrial A energia nuclear A automação 4ª Revolução Industrial Digitalização das informações Utilização dos dados Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Saúde e Segurança no Trabalho 12h O impacto da falta de ética nos ambientes de trabalho Código de Ética profissional Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais Definição Tipos Causa Imprudência, imperícia e negligência Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) CAT Definição Medidas de Controle Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo Riscos Ocupacionais Perigo e risco Classificação de Riscos Ocupacionais: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes Mapa de Riscos Segurança do Trabalho Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil Hierarquia das leis Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho CIPA Definição Objetivo SESMT Definição Objetivo Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Introdução ao Desenvolvimento de Projetos 12h Estratégias de Resolução de problema Postura Investigativa Formulação de hipóteses e perguntas Argumentação Colaboração Comunicação Métodos de Desenvolvimento de projeto Método indutivo Método dedutivo Método hipotético-dedutivo Método dialético Projetos Definição Tipos Características Fases Concepção (ideação, Pesquisa de anterioridade e Registros e patentes) Fundamentação Planejamento Viabilidade Execução Resultados Apresentação Normas técnicas relacionadas a projetos Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Introdução a Tecnologia da Informação e Comunicação 40h Comunicação em equipes de trabalho Dinâmica do trabalho em equipe Busca de consenso Gestão de Conflitos Segurança da Informação Definição dos pilares da Segurança da Informação Reconhecer Leis vigentes a segurança da informação Tipos de golpes na internet Contas e Senhas Navegação segura na internet Backup Códigos maliciosos (Malware) Internet (World Wide Web) Políticas de uso Navegadores Sites de busca Download e gravação de arquivos Correio eletrônico Direitos autorais (citação de fontes de consulta) Armazenamento e compartilhamento em nuvem Software de escritório Editor de Textos Tipos Formatação Configuração de páginas Importação de figuras e objetos Inserção de tabelas e gráficos Arquivamentos Controles de exibição Correção ortográfica e dicionário Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens Marcadores e numeradores Bordas e sombreamento Colunas Controle de alterações Impressão Editor de Planilhas Eletrônicas Funções básicas e suas finalidades Linhas, colunas e endereços de células Formatação de células Configuração de páginas Inserção de fórmulas básicas Classificação e filtro de dados Gráficos, quadros e tabelas Impressão Editor de Apresentações Funções básicas e suas finalidades Tipos Formatação Configuração de páginas Importação de figuras e objetos Inserção de tabelas e gráficos Arquivamentos Controles de exibição Criação de apresentações em slides e vídeos Recursos multimídia de apoio a apresentações e vídeos Informática Fundamentos de hardware Identificação de componentes Identificação de processadores e periféricos Sistema Operacional Tipos Fundamentos e funções Barra de ferramentas Utilização de periféricos Organização de arquivos (Pastas) Pesquisa de arquivos e diretórios Área de trabalho Compactação de arquivos Textos Técnicos Definição Tipos e exemplos Normas aplicáveis para redação (ex.: ABNT, ISO, IEEE, ANSI…) Interpretação Comunicação Identificação de textos técnicos Relatórios Atas Memorandos Resumos Níveis de Fala Linguagem culta Linguagem técnica Jargão Características Elementos da Comunicação Emissor Receptor Mensagem Canal Ruído Código Feedback Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Lógica de Programação 60h 1 FUNDAMENTOS DE ALGORITMOS DE PROGRAMAÇÃO 1.1 Fluxograma e representações gráficas 1.2 Etapas para construção de algoritmos 1.3 Abstração lógica 1.4 Definição e considerações sobre lógica de programação 2 CODIFICAÇÃO 2.1 Tipos de dados 2.2 Constantes 2.3 Variáveis 2.4 Estruturas condicionais 2.5 Estruturas de repetição 2.6 Legibilidade de código fonte 2.6.1 Padrões de nomenclatura 2.7 Indentação e comentários de códigos 2.8 Ferramentas para codificação 3 OPERADORES 3.1 Lógicos 3.2 Relacionais 3.3 Aritméticos 4.IMPLEMENTAÇÃO DE CÓDIGO EM LINGUAGEM FORMAL EM COMPILADORES INOVAÇÃO E MELHORIA 5.1 A inovação e a melhoria contínua nos processos e ambientes de trabalho 5.2 Visão inovadora Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Boas Práticas em Gestão de TI 54h 1 COMPLIANCE 1.1 Normas de referência vigentes 1.2 Mapeamento de riscos 1.3 Mitigação de riscos 2 METODOLOGIAS ÁGEIS 2.1 Manifesto ágil 2.2 Metodologias ágeis 2.2.1 Scrum 2.2.2 Kanban 2.2.3 Lean 2.2.4 SMART 2.3 Time Scrum 2.3.1 Product Owner 2.3.2 Scrum Master 2.3.3 Scrum Team 2.4 Eventos Scrum 2.4.1 Daliy Scrum 2.4.2 Sprint Planning Meeting 2.4.3 Sprint Review Meeting 2.4.4 Sprint Retrospective Meeting 2.5 Artefatos Scrum 2.5.1 Sprint Backlog 2.5.2 Product Backlog 3 PLANOS DE AÇÃO 3.1 PDCA 3.2 5W2H 4 TRABALHO EM EQUIPE 4.1 Compromisso com objetivos e metas 4.2 O papel das normas e acordos coletivos 4.3 Divisão de papéis e responsabilidades 4.4 Engajamento Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Infraestrutura de Redes de Computadores 60h 1 INFRAESTRUTURA FÍSICA 1.1 Subsistemas do cabeamento estruturado 1.1.1 Entrada de edifício 1.1.2 Sala de telecom 1.1.3 Sala de equipamentos 1.1.4 Cabeamento vertical 1.1.5 Cabeamento horizontal 1.1.6 Área de trabalho 1.2 Passivos 1.2.1 Bandeja (organizador) 1.2.2 Rack 1.2.3 Plug e socket 1.2.4 Blocos 1.2.5 Patch panel 1.3 Equipamentos 1.3.1 Firewall 1.3.2 Access point 1.3.3 Roteador 1.3.4 Switch 1.4 Meio físico 1.4.1 Sem fio 1.4.2 Cabeamento óptico 1.4.3 Cabeamento metálico 2 MODELO DE PROTOCOLO EM CAMADAS 2.1 OSI 2.1.1 Modelo referencial 2.1.2 Sete camadas 2.2 TCP/IP 2.2.1 Camada de acesso à rede: cabeamento estruturado, meios metálicos, meios ópticos, meios eletromagnéticos, protocolo de enlace ethernet, MAC e LLC 2.2.2 Camada de internet: endereçamento IP v4 e v6 e roteamento 2.2.3 Camada de transporte: TCP e UDP 2.2.4 Camada de aplicação: aplicações e serviços 3 INOVAÇÃO E MELHORIA 3.1 Inovação x melhoria 3.2 Conceitos Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Estruturas de Computadores 54h 1 SISTEMAS OPERACIONAIS 1.1 Sistemas de arquivos 1.1.1 New Technology File System - NTFS 1.1.2 File Allocation Table - FAT 1.1.3 Extended file system - EXT 1.2 Licenciamento de software 1.2.1 Software proprietário (Código fechado) 1.2.2 Software livre (Código aberto) 1.3 Tipos 1.3.1 Cliente 1.3.2 Servidor 1.4 Arquitetura 1.4.1 32 bits 1.4.2 64 bits 1.5 Interface 1.5.1 Graphical User Interface - GUI 1.5.2 Command-Line Interface - CLI 2 HARDWARE DE MICROCOMPUTADORES 2.1 Componentes internos 2.1.1 Fonte de alimentação 2.1.2 Armazenamento 2.1.3 Memória 2.1.4 CPU 2.2 Componentes externos 2.2.1 Teclado 2.2.2 Monitor de vídeo 2.2.3 Mouse 2.2.4 Impressora 2.2.5 Plotter 2.2.6 Scanner 2.2.7 Gabinete 641 2.2.8 Caixas de som 2.2.9 Microfone 2.2.10 Headset 2.2.11 Webcam 2.3 Interfaces de entrada e saída 2.3.1 Interfaces sem fio 2.3.2 Rede (Ethernet) 2.3.3 VGA 2.3.4 HDMI 2.3.5 USB 2.3.6 Áudio 3 UNIDADES DE MEDIDA DA TI 3.1 Taxa de transferência 3.1.1 Múltiplos 3.1.2 Byte/seg (Bps) 3.1.3 Tráfego no canal 3.2 Largura de banda 3.2.1 Capacidade do canal 3.2.2 bit/seg (bps) 3.2.3 Múltiplos 3.3 Frequência 3.3.1 Múltiplos 3.3.2 Hertz 3.4 Capacidade de armazenamento 3.4.1 Múltiplos 3.4.2 Byte 3.4.3 bit 4 GRANDEZAS ELÉTRICAS 4.1 Tensão elétrica 4.2 Corrente elétrica 4.3 Resistência elétrica 4.4 Potência elétrica 5 TRABALHO EM EQUIPE 5.1 Cooperação 5.2 Responsabilidades individuais e coletivas no trabalho em equipe 5.3 O relacionamento com colegas de equipe 5.4 Conceitos de grupo, equipe e time Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Instalação e Manutenção de Microcomputadores 120h 1 INSTALAÇÃO DE MICROCOMPUTADORES 1.1 Análise de compatibilidades 1.1.1 Referências técnicas do hardware 1.1.2 Referências técnicas dos softwares 1.2 Instalação de hardware 1.2.1 Inspeção da rede elétrica 1.2.2 Inspeção das condições ambientais 1.2.3 Conexão de dispositivos 1.2.4 Conexão de rede 1.3 Instalação de sistemas operacionais 1.3.1 Instalação de drivers 1.3.2 Instalação do S.O. 1.3.3 Formatação 1.3.4 Particionamento 1.3.5 Gerenciamento de boot 1.3.6 Sistemas de arquivos 1.4 Instalação de aplicativos 1.4.1 Softwares adicionais 1.4.2 Pacote de escritório 1.4.3 Antivírus 1.5 Testes de funcionamento 1.5.1 Ferramentas benchmark para teste de desempenho 2 MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADORES 2.1 Técnicas para manutenção 2.1.1 Testes para diagnóstico 2.1.2 Técnicas para desmontagem 2.1.3 Técnicas para substituição de componentes 2.1.4 Técnicas para montagem 2.1.5 Testes de funcionamento 3 FERRAMENTAL BÁSICO 3.1 Kit de ferramentas para instalação de microcomputadores 3.2 Kit de ferramentas para manutenção de microcomputadores 3.3 Multímetro 3.4 Placas de diagnóstico (POST) 3.5 Testador de fonte de alimentação 3.6 Equipamentos de proteção contra ESD 3.6.1 Luva anti-estática 3.6.2 Manta anti-estática 3.6.3 Pulseira anti-estática 4 IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA 4.1 Análise SWOT 4 IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA 4.1 Análise SWOT CONHECIMENTOS Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Instalação e Manutenção de Redes SOHO 120h 1 INSTALAÇÃO DE REDES SOHO 1.1 Configuração e Testes 1.1.1 Configuração de Equipamentos de Rede 1.1.2 Testes de conectividade 1.2 Instalação da infraestrutura física 1.2.1 Passivos 1.2.2 Subsistemas de Cabeamento Estruturado 1.2.3 Equipamentos 1.2.4 Meio físico 1.3 Pilha de Protocolos TCP/IP 1.3.1 Protocolos de Aplicação : HTTPS, HTTP, RTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NTP, , POP3, IMAP, BitTorrent, DNS, DHCP 1.3.2 Protocolos de Transporte: TCP e UDP 1.3.3 Protocolos de Internet: IP (IPv4, IPv6), IPsec, ICMP, NAT 1.3.4 Protocolos de Acesso ao meio: NDP, ARP, L2TP, PPP, MAC, Ethernet, DSL, FDDI, IEEE 802.X 1.4 Modelo OSI 1.4.1 Camada 7 - Aplicação 1.4.2 Camada 6 - Apresentação 1.4.3 Camada 5 - Sessão 1.4.4 Camada 4 - Transporte 1.4.5 Camada 3 - Rede 1.4.6 Camada 2 - Enlace de Dados 1.4.7 Camada 1 - Física 2 MANUTENÇÃO DE REDES SOHO 2.1 Gerenciamento de Redes 2.1.1 Inventário de Equipamentos de Rede 2.1.2 Monitoramento de Redes 2.1.3 Manutenção de Equipamentos de Rede 2.1.4 Manutenção da operação da Rede 2.1.5 Testes de Conectividade Física e Lógica 2.1.6 Análise de desempenho de Redes 3 FERRAMENTAL 3.1 Kits de Ferramentas para Manutenção de Redes 3.1.1 Handskit para Reparação de Redes Metálicas: Alicate de crimpagem, Testador de cabo de rede, Cortador de decapagem de fio, Chave de fenda, Ferramenta de punch-down, Caixa de conectores RJ45 Handskit para a Reparação de Redes Ópticas : Clivador, Power Meter (SC/FC), Caneta Laser, Receptáculo para álcool isopropílico, Alicate Decapador, Decapador de Cabo, Chaves Allen para regulagem, Gabarito de conectorização. 3.1.2 Handskit para a Reparação de Redes Ópticas: Clivador, Power Meter (SC/FC), Caneta Laser, Receptáculo para álcool isopropílico, Alicate Decapador, Decapador de Cabo, Chaves Allen para regulagem, Gabarito de conectorização 3.2 Kits de Ferramentas para Instalação de Redes 3.2.1 Handskit para Instalação de Redes de Ópticas 3.2.2 Handskit para Instalação de Redes Metálicas 4 IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA 4.1 Importância do engajamento das equipes na solução de problemas 4.2 Abertura para novas ideias e soluções Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Elaboração de Dashboards 120h 1 MATEMÁTICA 1.1 Estatística 1.1.1 Medidas de dispersão 1.1.2 Medidas de tendência central 1.1.3 Amostra 1.1.4 População 1.2 Cálculo 1.2.1 Porcentagem 1.2.2 Proporção 1.2.3 Razão 1.2.4 Fração 2 INTELIGÊNCIA DO NEGÓCIO 2.1 Informações gerenciais 2.1.1 Indicadores 2.1.2 Dados 2.1.3 Métricas 2.2 Procedimento Operacional Padronizado (POP) 2.3 Mapeamento de Processos 2.4 Fluxo de informação 3 FERRAMENTAS 3.1 Leiaute 3.2 Aplicativos dedicados 3.2.1 Google Data Studio 3.2.2 Aplicação de BI 3.3 Planilhas eletrônicas 4 TI-VERDE 4.1 Descarte adequado de suprimentos 5 BOAS PRÁTICAS DE ERGONOMIA 5.1 Jornada de trabalho BOAS PRÁBTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 6.1 Uso de sistemas regulamentados 7 AUTOEMPREENDEDORISMO 7.1 Persuasão e rede de contatos 7.2 Independência e autoconfiança 7.3 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento 7.4 Fatores do sucesso 7.4.1 Comportamento do empreendedor 7.4.2 Características do empreendedor Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Desenvolvimento de sistemas Web 160h 1 LINGUAGEM DE MARCAÇÃO (HTML) 1.1 Estrutura de documentos 1.2 Formatação 1.3 Etiquetas para links 1.4 Listas numeradas 1.5 Listas não numeradas 1.6 Tabelas 1.7 Formulários 1.8 Imagem 1.9 Áudio 1.10 Vídeo 2 FOLHA DE ESTILOS (CSS) 2.1 Estilos de fontes 2.2 Estilos de linhas 2.3 Eventos 2.4 Responsividade 2.4.1 Criação de layouts 2.4.2 Código semântico 2.4.3 Versionamento 3 FRAMEWORKS 3.1 Modelagem 3.2 Padrões de desenvolvimento de interface 3.3 Classes de elementos gráficos 3.4 Tipos de aplicação 3.5 Propriedades dos objetos 3.6 IDE 3.7 Depuração 3.8 Configurações 3.9 Versionamento 3.10 Documentação de software 4 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 4.1 Variáveis e constantes 4.2 Operadores 4.3 Laços 4.3.1 de repetição 4.3.2 condicionais 4.4 Classes 4.5 Funções 4.6 Bibliotecas 5 HOSPEDAGEM DO SERVIÇO WEB 6 TI-VERDE 6.1 Descarte adequado de equipamentos 7 BOAS PRÁTICAS DE ERGONOMIA 7.1 Boas práticas de ergonomia 8 BOAS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 8.1 Técnicas de armazenamento seguro de arquivos 9 IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA 9.1 Importância do engajamento das equipes na solução de problemas Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Manipulação de Bancos de Dados 120h 1 DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO DE BANCO DE DADOS 1.1 Escopo do Banco de Dados 1.2 Fluxograma de Desenvolvimento do Banco de Dados 1.3 Cronograma de desenvolvimento do Banco de Dados 1.4 Plano de ação e orçamento do Projeto de Banco de Dados 2 MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO 2.1 Padronização de dados 2.2 Normalização de dados 2.3 Diagrama entidade-relacionamento 2.4 Atributos da Entidade 2.4.1 Multivalorado 2.4.2 Referencial 2.4.3 Nominativo 2.4.4 Descritivo 2.4.5 Composto 2.4.6 Simples 2.5 Relacionamento 2.5.1 Muitos para muitos 2.5.2 Um para muitos 2.5.3 Um para um 2.6 Entidades 2.6.1 Associativas 2.6.2 Fracas 2.6.3 Fortes 3 BANCO DE DADOS 3.1 Preparação de ambiente de banco de dados 3.1.1 Configuração 3.1.2 Instalação 3.2 Gerenciadores de Banco de Dados 3.2.1 Tipos 3.2.2 Características 3.2.3 Requisitos 4 LINGUAGEM DE CONSULTA DE BANCO DE DADOS 4.1 Linguagem de definição de dados 4.1.1 Campos 4.1.2 Tabelas 4.1.3 Relações 4.2 Linguagem de manipulação de dados 4.2.1 Triggers (disparadores) 4.2.2 Procedure (procedimentos armazenados) 4.2.3 Exclusão 4.2.4 Inserção 4.2.5 Atualização 4.2.6 Consulta 5 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 5.1 Auditoria de acesso 5.2 Controle de acesso 5.2.1 Criação de usuários e grupos 5.2.2 Permissão de usuários e grupos 5.3 Pilares 5.3.1 Confidencialidade 5.3.2 Disponibilidade 5.3.3 Integridade 6 MIGRAÇÃO DE DADOS 6.1 Backup e restauração de dados 6.2 Exportação de dados 6.3 Importação de dados 7 TI-VERDE 7.1 Descarte adequado de suprimentos 8 BOAS PRÁTICAS DE ERGONOMIA 8.1 Exercícios compensatórios 9 BOAS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 9.1 Técnicas de armazenamento seguro de arquivos Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Gestão da Segurança de TI 100h 1 Elaboração de projeto de gestão da segurança de dados e de TI 1.1 Levantamento de problemas de segurança de dados dos usuários 1.1.1 Relatórios de Softwares de segurança dos dispositivos finais 1.2 Inventário do Parque Tecnológico 1.2.1 Softwares 1.2.2 Dispositivos 1.3 Normas, políticas e padrões de segurança de dados e de Gestão de TI da empresa 1.3.1 Regulamentações e Conformidades 1.4 Levantamento de tecnologias para segurança de dados 1.4.1 Atualização de softwares para segurança 1.5 Planejamento 1.5.1 Plano de ação: atividades, responsáveis, prazos, cronograma; 1.5.2 Gestão de riscos 1.5.3 Orçamento 2 IMPLEMENTAÇÃO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA DE DADOS 2.1 Campanhas de comunicação / sensibilização 2.2 Gestão de Recursos 2.2.1 Computacionais 2.2.2 Financeiros 2.2.3 Humanos 2.3 Treinamentos/ capacitações 3 MONITORAMENTO DO DESEMPENHO DA SEGURANÇA DE DADOS 3.1 Métodos e técnicas de acompanhamento 3.1.1 Scripts de monitoramento 3.1.2 Monitoramento de alertas de segurança 3.2 Tecnologias de cibersegurança 3.2.1 SOAR 3.2.2 SIEM 3.3 Especificação de melhorias na segurança 3.3.1 Análise de Gaps : desempenho obtido X desempenho desejado 4 TI-VERDE 4.1 Inventário eletrônico de TI 5 BOAS PRÁTICAS DE ERGONOMIA 5.1 Jornada de trabalho 6 BOAS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 6.1 Uso de sistemas regulamentados 7 COMPORTAMENTO ÉTICO 7.1 Princípios e valores éticos das organizações 7.2 O risco no julgamento das pessoas e de comportamentos 7.3 Atitudes éticas Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projetos de TI 120h LEVANTAMENTO DE REQUISITOS 1.1 Atualizações necessárias 1.2 Demandas do cliente 1.3 Normas e padronizações 2 LEVANTAMENTO DE TECNOLOGIAS 2.1 de processamento 2.2 de armazenamento 2.3 de comunicação 2.4 de segurança 2.5 de software 3 PROJETO DE HARDWARE 3.1 Topologia física 3.1.1 Interconexões 3.1.2 Equipamentos 3.2 Custos 3.3 Implantação 3.3.1 Boas práticas 3.3.2 Procedimentos 3.3.3 Normas 4 PROJETO DE SOFTWARE 4.1 Topologia lógica 4.1.1 Endereçamento 4.2 Linguagem de programação para script 4.3 Desenvolvimento de scripts 4.3.1 Automação de processos 4.4 Custos 4.5 Implantação 4.5.1 Procedimentos 4.5.2 Boas práticas 4.5.3 Normas 5 MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA PROJETADA 5.1 Monitoramento da disponibilidade de rede SOHO 5.2 Atualização de versionamento de softwares 5.3 Monitoramento do hardware 6 GESTÃO DE PROJETOS DE TI 6.1 Monitoramento 6.2 Ajustes 6.3 Cronograma 6.4 Documentação de projetos 6.4.1 Estrutura do documento 6.4.2 Diagramação do documento 6.4.3 Simbologias 6.4.4 Orçamento 7 TI-VERDE 7.1 Descarte adequado de equipamentos 8 BOAS PRÁTICAS DE ERGONOMIA 8.1 Mobiliário 9 BOAS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 9.1 Controle de versão de softwares 10 TRABALHO E PROFISSIONALISMO 10.1 Compromisso com diretrizes, normas e procedimentos 10.2 Critérios de organização, disciplina, responsabilidade, concentração e gestão do tempo. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.