Área de Atuação TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Curso TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1000h

HABILITAÇÃO TÉCNICA

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Fundamentos de UI / UX 40h 1 PRINCÍPIOS DE DESIGN 1.1 Definição 1.2 Evolução histórica 1.3 Formas geométricas 1.4 Regras de visualização dos elementos da interface 1.5 Teoria das cores 1.6 Processo de criação 2 DIREITO AUTORAL 2.1 Definição 2.2 Anterioridade 2.3 Creative Commons 2.4 Registro 3 ESTRATÉGIAS DE COLETA DE INFORMAÇÕES 3.1 Determinação de estratégia 3.2 Aplicação de estratégica 3.3 Coleta de feedbacks 3.4 Resolução de conflitos 3.5 Determinação de escopo 4 USER EXPERIENCE 4.1 Definição 4.2 Design centrado no usuário 4.3 Processo de design interativo 4.4 Jornada do usuário 4.4.1 Objetivos do público-alvo 4.4.2 Pesquisa do usuário 4.5 Usabilidade 4.5.1 Friendly 4.5.2 Intuitividade 5 USER INTERFACE 5.1 Definição 5.2 Layout dos elementos da interface 5.2.1 Padrões de leitura: F e Z 5.2.2 Alinhamento 5.2.3 Tamanho 5.2.4 Espaçamento 5.2.5 Texturas 5.2.6 Fontes de caracteres 5.2.7 Repetições de elementos da interface 5.3 Eventos 5.4 Navegação 5.5 Tipos 5.5.1 Texto 5.5.2 Voz 5.5.3 Natural 6 PROTOTIPAGEM 6.1 Storyboard 6.2 Protótipos de papel (paper prototypes) 6.3 Mock-Ups digitais 7 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 7.1 Análise Crítica 7.2 Análise de Cenários 1 PRINCÍPIOS DE DESIGN 1.1 Definição 1.2 Evolução histórica 1.3 Formas geométricas 1.4 Regras de visualização dos elementos da interface 1.5 Teoria das cores 1.6 Processo de criação 2 DIREITO AUTORAL 2.1 Definição 2.2 Anterioridade 2.3 Creative Commons 2.4 Registro 3 ESTRATÉGIAS DE COLETA DE INFORMAÇÕES 3.1 Determinação de estratégia 3.2 Aplicação de estratégica 3.3 Coleta de feedbacks 3.4 Resolução de conflitos 3.5 Determinação de escopo 4 USER EXPERIENCE 4.1 Definição 4.2 Design centrado no usuário 4.3 Processo de design interativo 4.4 Jornada do usuário 4.4.1 Objetivos do público-alvo 4.4.2 Pesquisa do usuário 4.5 Usabilidade 4.5.1 Friendly 4.5.2 Intuitividade 5 USER INTERFACE 5.1 Definição 5.2 Layout dos elementos da interface 5.2.1 Padrões de leitura: F e Z 5.2.2 Alinhamento 5.2.3 Tamanho 5.2.4 Espaçamento 5.2.5 Texturas 5.2.6 Fontes de caracteres 5.2.7 Repetições de elementos da interface 5.3 Eventos 5.4 Navegação 5.5 Tipos 5.5.1 Texto 5.5.2 Voz 5.5.3 Natural 6 PROTOTIPAGEM 6.1 Storyboard 6.2 Protótipos de papel (paper prototypes) 6.3 Mock-Ups digitais 7 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 7.1 Análise Crítica 7.2 Análise de Cenários Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Lógica de Programação 152h 1 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS 1.1 Algoritmos 1.1.1 Descritivo 1.1.2 Fluxogramas 1.1.3 Pseudocódigo 1.1.4 Decisões 1.1.5 Repetições 1.1.6 Recursividade 1.1.7 Funções, procedimentos e métodos 1.1.8 Estruturas de dados: Vetores, Matrizes, Registros, Pilhas, Filas, Listas, Dicionários e Mapas 1.1.9 Ordenação e Busca 1.1.10 Implementação de algoritmos 1.2 Lógica 1.2.1 Lógica proposicional 1.2.2 Álgebra Booleana 1.2.3 Operadores aritméticos 1.2.4 Operadores lógicos 1.2.5 Operadores relacionais 1.2.6 Expressões lógicas 1.2.7 Expressões aritméticas 2 SOFTWARE 2.1 Aplicativos 2.1.1 Definições 2.1.2 Tipos 2.2 Software de Base 2.2.1 Firmware 2.2.2 Sistemas operacionais 2.2.3 Drivers 3 PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO 3.1 Definição 3.2 Tipos de programação 3.2.1 Estruturada 3.2.2 Interativa 3.2.3 Funcional 3.2.4 Orientada a objetos 3.2.5 Procedural 4 PROGRAMAÇÃO 4.1 Programas de computadores 4.1.1 Definição 4.1.2 Características 4.1.3 Níveis de linguagens de programação 4.2 Etapas do processo de conversão 4.2.1 Interpretação 4.2.2 Ligação 4.2.3 Compilação 4.2.4 Montagem 4.3 Linguagens de programação 4.3.1 Características 4.3.2 Semântica 4.3.3 Indentação 4.3.4 Modularização 4.3.5 Documentação 4.3.6 Bibliotecas e APIs 4.3.7 Frameworks 4.3.8 Linguagens de programação: Assembly, C, C++, C#, Visual Basic, Java, Python, PHP e JavaScript 5 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5.1 Análise Crítica 5.2 Análise de Cenários 5.3 Identificação do problema Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Versionamento e Colaboração 20h 1 METODOLOGIAS DE VERSIONAMENTO 1.1 Definições 1.2 Histórico 1.3 Git 1.3.1 Instalação 1.3.2 Configuração 1.3.3 Repositórios 1.3.4 Versionamento 1.3.5 Alterações 1.3.6 Branchs e tags 1.3.7 Ignorar arquivos 1.3.8 Corrigir erros 1.3.9 Repositório remoto 1.3.10 Boas práticas 1.4 Implementação de projeto com versionamento 2 AUTOGESTÃO 2.1 Organização Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Arquitetura de Hardware e Software 24h 1 SOFTWARE 1.1 Software básico 1.1.1 Firmware 1.1.2 Sistemas operacionais 1.1.3 Drivers 1.2 Aplicativos 1.2.1 Prontos 1.2.2 Customizados 1.3 Tipos 1.3.1 Livre 1.3.2 Proprietário 1.4 Licenças e distribuição 1.4.1 Uso perpétuo 1.4.2 Tempo determinado 1.4.3 Copywrite 1.4.4 Copyleft 1.4.5 Creative Commons 1.4.6 Software livre 1.4.7 Código aberto 2 COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NOS AMBIENTES DE TRABALHO 2.1 Definição 2.2 Pilares 3 HARDWARE 3.1 Processadores 3.1.1 Tipos 3.1.2 Frequência 3.1.3 Núcleos 3.2 Memória 3.2.1 Frequência 3.2.2 Tipos 3.2.3 Capacidade de armazenamento 3.3 Periféricos 3.3.1 Armazenamento: HD e SSD 3.3.2 Portas de comunicação: USB,Ethernet, Wi-Fi, áudio 3.3.3 Interfaces: mouse, vídeo, bluetooth, teclado 3.4 Rede de comunicação 3.4.1 Arquitetura cliente/servidor 3.4.2 Ativos de redes 3.5 Cloud 3.5.1 Infraestrutura como serviço (IAAS) 3.5.2 Plataforma como serviço (PAAS) 3.5.3 Players 3.6 Dispositivos móveis 3.6.1 Arquiteturas 3.6.2 Sensores 3.6.3 Óculos RA/RV Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Metodologias de Desenvolvimento de Projetos 12h 1 METODOLOGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 1.1 Fases do processo de software 1.1.1 Especificação 1.1.2 Projeto 1.1.3 Codificação 1.1.4 Validação e Verificação 1.2 Modelos de desenvolvimento de projetos 1.2.1 Cascata 1.2.2 Interativo 1.2.3 Espiral 2 MANIFESTO AGILE 2.1 Scrum 2.2 Lean 2.3 Kanban 2.4 XP 3 SCRUM 3.1 Definição 3.2 Características 3.3 Aplicações 3.4 Valores 3.5 Time Scrum 3.5.1 Product Owner (PO) 3.5.2 Team 3.5.3 Scrum Master (SM) 3.6 Eventos Scrum 3.6.1 Sprint 3.6.2 Sprint Plannner 3.6.3 Daily meeting 3.6.4 Sprint review 3.6.5 Sprint retrospective 3.7 Artefatos Scrum 3.7.1 Backlog do produto 3.7.2 Backlog da sprint 3.7.3 Incremento / mudança do backlog 3.7.4 Release (entrega) 4 PROATIVIDADE 4.1 Definição 4.2 Pilares Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Codificação para Front-End 100h 1 LINGUAGEM DE MARCAÇÃO 1.1 Estrutura de documentos 1.2 Formatação 1.3 Etiquetas para links 1.4 Listas numeradas 1.5 Listas não numeradas 1.6 Tabelas 1.7 Formulários 1.8 Imagem 1.9 Áudio 1.10 Vídeo 2 FOLHA DE ESTILOS (CSS) 2.1 Estilos de fontes 2.2 Estilos de linhas 2.3 Eventos 2.4 Responsividade 2.4.1 Criação de layouts 2.4.2 Código semântico 2.4.3 Versionamento 3 FRAMEWORKS 3.1 Modelagem 3.2 Padrões de desenvolvimento de interface 3.3 Classes de elementos gráficos 3.4 Tipos de aplicação 3.5 Propriedades dos objetos 3.6 IDE 3.7 Depuração 3.8 Configurações 3.9 Versionamento 3.10 Documentação de software 4 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 4.1 Variáveis e constantes 4.2 Operadores 4.3 Laços 4.3.1 de repetição 4.3.2 condicionais 4.4 Classes 4.5 Funções 4.6 Bibliotecas 4.6.1 Manipulação de arquivos 4.6.2 Conversão de arquivos 4.7 Documentação de software 5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 5.1 Formal e informal 5.2 Funções e responsabilidades 5.3 Planejamento 6 PROTOTIPAGEM 6.1 Técnicas de prototipagem 6.1.1 Desenvolvimento 6.1.2 Apresentação 6.2 Cases de protótipos 6.3 Definição 6.4 Importância da protótipagem 6.5 Conceito de protótipo 6.5.1 Rápido 6.5.2 Sujo 6.5.3 Barato 6.5.4 “Errar cedo” 6.6 Tipos de protótipos 6.6.1 Protótipos funcionais 6.6.2 Exemplos 6.6.3 Paper prototype Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Interação com APIs 40h 1 SERVIÇOS SERVER-SIDE 1.1 Documentação de APIs 1.1.1 Instalação 1.1.2 Modelos 1.1.3 Componentes 1.1.4 Exemplos 1.1.5 Mensagens de retorno 1.2 Operações (CRUD) 1.2.1 Criação 1.2.2 Consulta 1.2.3 Atualização 1.2.4 Destruição 1.3 Tratamento de mensagens do server-side 1.3.1 Respostas 1.3.2 Erros 1.3.3 Captura de exceções 2 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 2.1 Boas práticas 2.1.1 Controle de acesso 2.1.2 Auditoria 2.1.3 Criptografia 2.1.4 Backup 2.2 Pilares 2.2.1 Integridade 2.2.2 Disponibilidade 2.2.3 Confidencialidade 3 PENSAMENTO CRÍTICO E INOVAÇÃO 3.1 Relevância da criatividade e da inovação 3.2 Relevância da melhoria contínua 3.3 Senso comum e senso crítico Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Testes de Front-End 40h 1 PROCESSO FUNDAMENTAL DE TESTE 1.1 Planejamento 1.2 Desenho dos Testes 1.3 Execução dos Testes 1.4 Monitoração e Controle 1.5 Avaliação dos Resultados 2 PLANEJAMENTO DE TESTES CLIENT-SIDE 2.1 Análise do documento de requisitos 2.2 Plano de testes 2.3 Suíte de testes 2.4 Casos de testes 3 CONCEITOS FUNDAMENTAIS 3.1 Verificação 3.2 Validação 4 TIPOS DE TESTES 4.1 Funcionalidade 4.2 Usabilidade 4.3 Confiabilidade 4.4 Desempenho 4.5 Manutenibilidade 5 TÉCNICAS DE TESTES 5.1 Teste funcional (caixa preta) 5.2 Teste estrutural (caixa branca) 6 AUTOMAÇÃO DE TESTES 6.1 Definição 6.2 Frameworks 6.3 Aplicação 6.4 Interação com equipe de testes 7 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 7.1 Análise de Cenários 7.2 Identificação do problema Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projeto de Front-End 136h "1 PROGRAMAÇÃO EM NUVEM 1.1 Definições 1.2 Players 2 METODOLOGIAS ÁGEIS 2.1 Técnicas de priorização 2.2 Kanban 3 PROTOTIPAGEM 3.1 Tipos de protótipos 4 VERSIONAMENTO 4.1 Técnicas de versionamento 5 PLANOS DE TESTES 5.1 Elaboração 5.1.1 Composição 5.1.2 Atribuições 5.1.3 Relatórios 5.2 Utilização 5.2.1 Relatórios 6 DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 7 RELAÇÕES INSTITUCIONAIS VERTICAIS E HORIZONTAIS 7.1 Relação com pares 7.2 Relação com líderes 8 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 8.1 Proposição de hipóteses 8.2 Testagem de Hipóteses 8.3 Validação de Resultados" 9 COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NOS AMBIENTES DE TRABALHO 9.1 Conflitos 9.2 Consensos Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Codificação para Back-End 100h "1 LINGUAGEM DE MARCAÇÃO 1.1 Estrutura de documentos 1.2 Formatação 1.2.1 Etiquetas para links 1.2.2 Listas numeradas 1.2.3 Listas não numeradas 1.2.4 Tabelas 1.2.5 Formulários 2 FRAMEWORKS 2.1 Modelagem 2.2 Padrões de desenvolvimento de interface 2.3 Classes de elementos gráficos 2.4 Tipos de aplicação 2.5 Propriedades dos objetos 2.6 IDE 2.7 Depuração 2.8 Configurações 2.9 Versionamento 2.10 Documentação de software 3 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO 3.1 Variáveis e constantes 3.2 Operadores 3.3 Laços 3.3.1 de repetição 3.3.2 condicionais 3.4 Classes 3.5 Funções 3.6 Bibliotecas 3.6.1 Manipulação de arquivos 3.6.2 Conversão de arquivos 3.7 Documentação de software 4 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4.1 Políticas de segurança da informação 4.2 Criptografia 4.3 Perfis de usuários 4.4 Proteção de dados pessoais 5 VALIDAÇÃO DE SISTEMAS 5.1 Escolha da estratégia de validação de software 5.2 Aspectos funcionais e não funcionais do software 6 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS 6.1 Características de hardware e software 6.2 Configurações de servidores 6.3 Parametrização de protocolos 6.4 Documentação de implantação 7 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 7.1 Conceitos 7.2 Relações com o mercado Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Desenvolvimento de APIs 60h "1 INTERFACE DE PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVOS (API) 1.1 Definição 1.2 Formatos 1.3 Aplicação 1.4 Protocolo de comunicação 1.5 Metodologias ágeis para desenvolvimento de APIs 1.6 Pilares da Segurança da informação 1.6.1 Integridade 1.6.2 Disponibilidade 1.6.3 Confidencialidade 1.7 Boas práticas em Segurança da informação 1.7.1 Controle de acesso 1.7.2 Auditoria 1.7.3 Criptografia 1.7.4 Backup 2 MÉTODOS DE REQUISIÇÃO HTTP 2.1 Get 2.2 Put 2.3 Post 2.4 Patch 2.5 Delete 3 PADRÃO MODEL VIEW CONTROL (MVC) 3.1 Organização de arquitetura de sistemas 4 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA APIS 4.1 Funcionalidades para APIs 4.2 Técnicas de depuração 4.3 Documentação do sistema 4.4 Técnicas de programação e controle 4.5 Frameworks 4.6 Status de respostas 4.7 Tratamento de exceções 4.8 Técnicas de formato de comunicação 4.8.1 Formatos e requisição 4.8.2 XML" 5 PENSAMENTO CRÍTICO E INOVAÇÃO 5.1 Relevância da criatividade e da inovação 5.2 Relevância da melhoria contínua 5.3 Senso comum e senso crítico 6 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 6.1 Proposição de hipóteses 6.2 Testagem de Hipóteses Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Banco de Dados 80h "1 DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA 1.1 Escopo do projeto 1.2 Cronograma 1.3 Fluxograma 2 MODELO ENTIDADE- RELACIONAMENTO 2.1 Entidades 2.1.1 Fracas 2.1.2 Fortes 2.1.3 Associativas 2.2 Relacionamento 2.2.1 Um para um 2.2.2 Um para muitos 2.2.3 Muitos para muitos 2.3 Atributos 2.3.1 Simples 2.3.2 Composto 2.3.3 Descritivo 2.3.4 Nominativo 2.3.5 Referencial 2.4 Diagrama entidade- relacionamento 2.5 Normalização de dados 2.6 Padronização de dados 3 BANCO DE DADOS 3.1 Gerenciadores 3.1.1 Características 3.1.2 Requisitos 3.2 Preparação de ambiente de banco de dados 3.2.1 Instalação 3.2.2 Configuração 4 LINGUAGEM DE CONSULTA DE BANCO DE DADOS 4.1 Linguagem de definição de dados 4.1.1 Tabelas 4.1.2 Campos 4.1.3 Relações 4.2 Linguagem de manipulação de dados 4.2.1 Consulta 4.2.2 Atualização 4.2.3 Inserção 4.2.4 Exclusão 4.2.5 Procedimentos armazenados 4.2.6 Triggers (disparadores) 5 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 5.1 Pilares 5.1.1 Integridade 5.1.2 Disponibilidade 5.1.3 Confidencialidade 5.2 Controle de acesso 5.3 Auditoria de acesso 6 AUTOGESTÃO 6.1 Gestão do tempo" 9 COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NOS AMBIENTES DE TRABALHO 9.1 Desafios 9.2 Estratégias Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Testes de Back-End 60h 1 PROCESSO FUNDAMENTAL DE TESTE 1.1 Avaliação dos Resultados 1.2 Conceitos fundamentais 1.2.1 Verificação 1.2.2 Validação 1.3 Planejamento 1.4 Desenho dos Testes 1.5 Execução dos Testes 1.6 Monitoração e Controle 2 PLANEJAMENTO DE TESTES SERVER-SIDE 2.1 Análise do documento de requisitos 2.2 Plano de testes 2.3 Suíte de testes 2.4 Casos de testes 3 TIPOS DE TESTES 3.1 Funcionalidade 3.2 Usabilidade 3.3 Confiabilidade 3.4 Desempenho 3.5 Manutenibilidade 4 TÉCNICAS DE TESTES 4.1 Teste funcional (caixa preta) 4.2 Teste estrutural (caixa branca) 5 NÍVEIS DE TESTES 5.1 Teste de Unidade ou Teste Unitário 5.2 Teste de Integração 5.3 Teste de Sistema 5.4 Teste de Aceitação 6 FRAMEWORKS DE TESTE EM SISTEMAS SERVER-SIDE 6.1 Estrutura 6.2 Instalação 6.3 Configuração 6.4 Ferramentas 6.5 Documentação 7 PRÁTICAS DE TESTES 7.1 Review 7.2 Passeio 7.3 Inspeção 8 AUTOMAÇÃO DE TESTES 8.1 Definição 8.2 Frameworks de automação de testes 8.3 Aplicação 8.4 Interação com equipe de testes 9 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 9.1 Conceitos 9.2 Planejamento Estratégico 10 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 10.1 Validação de Resultados Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.
Projeto de Back-End 136h 1 METODOLOGIAS ÁGEIS 1.1 Técnicas de priorização 1.2 Kanban 2 ARQUITETURAS DE BACK-END 2.1 REST 2.2 MVC 3 VERSIONAMENTO 3.1 Técnicas de versionamento 4 FRAMEWORKS 5 PLANOS DE TESTES 5.1 Elaboração 5.1.1 Composição 5.1.2 Atribuições 5.1.3 Relatórios 5.2 Utilização 5.2.1 Relatórios 6 DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 7 RELAÇÕES INSTITUCIONAIS VERTICAIS E HORIZONTAIS 7.1 Relação com clientes internos e externos 7.2 Relação com subordinados 8 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 8.1 Proposição de hipóteses 8.2 Testagem de Hipóteses 8.3 Validação de Resultados 7 RELAÇÕES INSTITUCIONAIS VERTICAIS E HORIZONTAIS 7.1 Relação com clientes internos e externos 7.2 Relação com subordinados 8 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 8.1 Proposição de hipóteses 8.2 Testagem de Hipóteses 8.3 Validação de Resultados 9 COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NOS AMBIENTES DE TRABALHO 9.1 Desafios 9.2 Estratégias Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.