Área de Atuação TÊXTIL

Curso OPERADOR POLIVALENTE DA INDÚSTRIA TÊXTIL

CARGA HORÁRIA TOTAL: 500h

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Leitura e Comunicação 20h Elementos da comunicação: emissor, mensagem, canal e receptor. Estrutura de frases e parágrafos. Produção textual: descrição, narração e dissertação. Gramática aplicada ao texto. Técnicas de argumentação. Interpretação de texto: informativos (jornalísticos e técnicos)e literários. Produção de texto: relatórios, atas, cartas comerciais. Documentação Técnica: Conceito; Documentos técnicos aplicáveis à produção: tipos, características e finalidades; Tipos de informações; Formas de apresentação de dados e informações; Responsabilidades dos usuários. Pesquisa: bibliográfica; em publicações eletrônicas; de campo. Apresentação de resultados de pesquisas: Tema; Objetivo; Apresentação; Método utilizado; Desenvolvimento e análise das informações; Síntese das Informações; Citação; Referências Bibliográficas (fontes de consulta). Sistema operacional: Fundamentos e funções; Barra de ferramentas; Utilização de Acessórios; Criação de diretórios; Pesquisa de arquivos e diretórios; Área de trabalho; Criação de atalhos; Ferramentas de sistemas; Compactação de arquivos. Editor de Textos: Tipos; Formatação; Configuração de páginas; Importação de figuras e objetos; Inserção de tabelas e gráficos; Arquivamentos; Controles de exibição; Correção ortográfica e dicionário; Quebra de páginas; Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens; Marcadores e numeradores; Bordas e sombreamento; Colunas; Ferramentas de desenho. Internet Normas de uso; Navegadores; Sites de busca; Download e gravação de arquivos; Correio eletrônico; Direitos autorais (citação de fontes de consulta). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Relações Sócioprofissionais, Cidadania e Ética 20h Cultura e Trabalho História e a cultura do trabalho no Brasil; A relação da cultura local com a organização do trabalho. Composição do Território Nacional Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais. Características da área ocupacional (ocupação de que trata o curso) na sua região: demanda de trabalhadores; perfil profissional da ocupação; oportunidades de ascensão profissional. Ética Código de conduta; Respeito às individualidades pessoais; Ética nas relações interpessoais; Ética nos relacionamentos profissionais; Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal Respeito; Cordialidade; Disciplina; Empatia; Responsabilidade; Comunicação; Cooperação. Ética: Código de ética profissional; Senso moral; Consciência moral; Cultura, história e dilema; Cidadania; Comportamento social; Direitos e deveres individuais e coletivas; Valores pessoais e universais; O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos. Ética profissional Virtudes profissionais: conceitos e valor Responsabilidade; Iniciativa; Honestidade; Sigilo; Prudência; Perseverança; Imparcialidade. Direitos Humanos Conceito; Declaração universal dos direitos humanos; Código de direitos humanos (conceito, aplicação); Violência (com origem no assédio e discriminação); Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades); Estatuto do idoso. Orientação sexual; Assédio e Discriminação: efeitos psicológicos, sociais e legais; impactos no trabalho; políticas públicas de prevenção. Noções de direitos trabalhistas Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito). Contrato individual de trabalho Conceito; Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja não proibida em lei); Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família,...); Licença paternidade; Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Jornada de Trabalho (limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT, horas extras, trabalho noturno, repouso semanal, férias remuneradas, coletivas). Sujeitos do contrato Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário); Empregador. Dissolução do contrato de trabalho (Resilição, Resolução, Rescisão); Aviso Prévio. Noções de direitos previdenciários. A previdência social Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial). Atendimento: I cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; II proteção à maternidade, especialmente à gestante; III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; IV salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; V pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes. Legislação Previdenciária Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações); Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas); Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo). Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS Conceito; Aplicação. Saúde e Segurança no Trabalho Prevenção; Higiene (bucal, pessoal, dos alimentos, da água); Vacinas (tipos e aplicações). Saúde ocupacional Conceito; Exposição ao risco. Segurança no Trabalho Conceito; Procedimentos de segurança no trabalho Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações); Comportamento seguro; Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress; Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos; Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções; Normas básicas de segurança. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA Conceito (Estatuto, criança, adolescente); Características do ECA; Conselho Tutelar: Constituição; Atribuições. Estatuto da Juventude Conceito; Importância; Disponibilidade; Capítulo II – Seção II e III. Políticas de Segurança Fatores de risco (vulnerabilidade, maus tratos , discriminação); Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades); Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Saúde e Segurança do Trabalho 20h Segurança no Trabalho: Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos; Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções; Normas básicas de segurança. Orientações de prevenção de acidentes Mapa de riscos (Finalidades); Inspeções de segurança; Sinalizações de segurança; Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI; PPRA: (Conceito, finalidades). Qualidade Ambiental: Homem e o meio ambiente; Prevenção à poluição ambiental; Aquecimento global; Descarte de resíduos; Reciclagem de resíduos; Reciclagem de resíduos; Uso racional de Recursos e Energias disponíveis; Energias renováveis. Segurança no trabalho Comportamento seguro; Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress. Segurança no Trabalho: Procedimentos de segurança no trabalho; Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações). Saúde ocupacional Conceito; Exposição ao risco. Meio ambiente e sustentabilidade: Responsabilidades socioambientais; Políticas públicas ambientais; A indústria e o meio ambiente. Álcool, tabaco e outras drogas Características; Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas. Programas de prevenção Tipos; Importância; Funcionamento. Dependência Química Tipos; Consequências; Tratamento. Dependência Química x Trabalho Impactos no desempenho profissional; Exposição a riscos; Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. O homem como ser social: direitos e deveres. Temas associados à saúde sexual: Respeito às individualidades da pessoa; Saúde sexual e reprodutiva: conceitos e implicações; Combate à violência sexual baseada em questões de gênero; Violência sexual: causas, consequências e implicações legais. Educação Sexual Promoção da educação sexual; Promoção dos cuidados de saúde perinatais; DSTs e AIDS; Direito de escolha (contracepção); Direito de respeito (identidade sexual). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Planejamento e Organização do Trabalho 20h Conceitos de organização e disciplina no trabalho: Organização do Tempo; Organização de Compromissos; Organização de Atividades; A organização do local de trabalho. Organização do trabalho Estruturas hierárquicas; Sistemas administrativos; Gestão organizacional. Trabalho e profissionalismo: Administração do tempo; Autonomia e iniciativa; Inovação, flexibilidade e tecnologia. Diretrizes empresariais Missão; Visão; Política da Qualidade. Conceitos de grupo e equipe Trabalho em equipe Trabalho em grupo; O relacionamento com os colegas de equipe; Responsabilidades individuais e coletivas; Cooperação; Divisão de papéis e responsabilidades; Compromisso com objetivos e metas. Comportamento e equipes de trabalho: O homem como ser social; O papel das normas de convivência em grupos sociais; A influência do ambiente de trabalho no comportamento; Fatores de satisfação no trabalho. Conflitos nas equipes de trabalho Tipos; Características; Fatores internos e externos; Causas; Consequências. A relação com o líder: Estilos de liderança: democrático, centralizador e liberal; Papéis do líder; Como apresentar críticas e sugestões. Controle emocional no trabalho: Perceber e expressar emoções no trabalho; Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho. Trabalho em equipe: Níveis de autonomia nas equipes de trabalho; Cooperação; Ajustes interpessoais. Organograma Planejamento Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento; Conceito de planejamento; Técnicas e ferramentas de planejamento. Qualidade Conceito; Aplicação. Qualidade Total: Conceito; Eficiência; Eficácia; Melhoria Contínua. Ferramentas da Qualidade 5 S; Ciclo PDCA; Brainstorming. Ferramentas da Qualidade Análise e Solução de Problemas; Diagrama de Pareto; Espinha de Peixe. Iniciativa Conceito; Importância, valor no trabalho; Formas de demonstrar iniciativa; Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. Formas alternativas de geração de trabalho Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas); Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). Pesquisa Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; Características; Métodos; Fontes; Estruturação; Anterioridade; Propriedade intelectual. Inovação Conceito; Inovação x melhoria; Visão inovadora. Empreendedorismo Conceitos básicos; Espírito empreendedor. Desenvolvimento profissional Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional; Empregabilidade. Empreendedorismo Etapas da constitui8ção de um negócio; Órgãos de fomento. Auto empreendedorismo Características empreendedoras; Atitudes empreendedoras; Autorresponsabilidade e empreendedorismo; A construção da missão pessoal; Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento; Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança; Cooperação como ferramenta de desenvolvimento. Sistema tributário Brasileiro O que é?; Finalidades; Importância. Esferas administrativas de arrecadação. Sistema tributário: Tributos federais; Tributos Estaduais; Tributos Municipais; Sistemas de arrecadação: formas e responsabilidades; Aplicação de tributos. Educação fiscal PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal (conceito e aplicação); Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações); Prática cidadã e transformação social; Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos; Lei de responsabilidade fiscal. Educação Financeira Educação financeira pessoal / familiar (conceito); Tomada de decisões; Consumo: necessidades básicas, apelos comerciais, criação de necessidades. Marketing e Mídia (instrumentos de consumo).Iniciativa Conceito; Importância, valor no trabalho; Formas de demonstrar iniciativa; Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. Formas alternativas de geração de trabalho Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas); Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). Pesquisa Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; Características; Métodos; Fontes; Estruturação; Anterioridade; Propriedade intelectual. Inovação Conceito; Inovação x melhoria; Visão inovadora. Empreendedorismo Conceitos básicos; Espírito empreendedor. Desenvolvimento profissional Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional; Empregabilidade. Empreendedorismo Etapas da constitui8ção de um negócio; Órgãos de fomento. Auto empreendedorismo Características empreendedoras; Atitudes empreendedoras; Autorresponsabilidade e empreendedorismo; A construção da missão pessoal; Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento; Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança; Cooperação como ferramenta de desenvolvimento. Sistema tributário Brasileiro O que é?; Finalidades; Importância. Esferas administrativas de arrecadação. Sistema tributário: Tributos federais; Tributos Estaduais; Tributos Municipais; Sistemas de arrecadação: formas e responsabilidades; Aplicação de tributos. Educação fiscal PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal (conceito e aplicação); Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações); Prática cidadã e transformação social; Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos; Lei de responsabilidade fiscal. Educação Financeira Educação financeira pessoal / familiar (conceito); Tomada de decisões; Consumo: necessidades básicas, apelos comerciais, criação de necessidades. Marketing e Mídia (instrumentos de consumo). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Raciocínio Lógico e Análise de Dados 20h Lógica Fundamentos básicos: Raciocínio lógico; Proposições; Valor lógico (falso / verdadeiro); Princípios Básicos: Princípio da Identidade; Princípio da não contradição; Princípio de Terceiro Excluído. Sequências Sequências de figuras; Sequências de palavras; Sequências de números. Conjuntos Conceito; Propriedades; Representação; Conjuntos especiais; Operações entre conjuntos: Interseção de conjuntos; União de conjuntos; Diferença de conjuntos; Complementar de um conjunto. Frações Conceito; Tipos de frações: Fração própria; Fração imprópria; Fração aparente; Frações equivalentes (simplificar frações); Frações decimais; Adição e multiplicação de frações. Razões e Proporções Razão: Conceito; Tipos (inversas, equivalentes, irredutível); Propriedades. Proporção: Conceito; Tipos (múltipla, contínua, terceira proporcional, quarta proporcional, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais). Percentagem Conceitos gerais: desconto; abatimento; lucro; prejuízo; Razão percentual: conceito; Representação: forma; percentual; forma fracionária; forma decimal. Correlação Conceito; Aplicação. Técnicas de Resolução de Problemas Sequência de passos: Detalhar as variáveis do problema; Encontrar possíveis soluções; Escolher a solução adequada; Executar a solução escolhida; Revisar e atualizar os dados. Planilhas Eletrônicas Funções/finalidades; Linhas, colunas e endereços de células; Formatação de células; Configuração de páginas; Inserção de Fórmulas; Classificação e filtro de dados. Gráficos, quadros e tabelas Finalidade; Organização; Representações gráficas; Ferramentas computacionais. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Transformação digital no setor industrial 20h 1. A Indústria 4.0 1.1 Primeira revolução industrial 1.2 Segunda revolução industrial 1.3 Terceira revolução industrial 1.4 Quarta revolução industrial 2. Tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 3. O Futuro do Emprego 4. Tecnologias habilitadoras 4.1 Internet das Coisas - IoT 4.1.1 O que é internet das coisas? 4.1.2 IoT na Indústria 4.0 4.2 Computação em Nuvem 4.2.1 O que é Computação em Nuvem? 4.2.2 Modelos de serviço 4.2.3 Modelos de implantação de Nuvem 4.2.4 A Nuvem na Indústria 4.0 4.3 Big Data 4.3.1 O que é Big Data? 4.3.2 Big data Analytics 4.3.3 Inteligência artificial 4.3.4 Mineração de dados 4.3.5 Big data da Indústria 4.0 4.4 Robótica Avançada 4.4.1 O que é robótica? 4.4.2 Composição dos robôs 4.4.2.1 Estrutura 4.4.2.2 Manipuladores 4.4.2.3 Atuadores 4.4.2.4 Controladores 4.4.2.5 Fonte de energia 4.4.2.6 Transmissão 4.4.2.7 Sensores 4.4.3 Robôs na Indústria 4.0 4.5 Manufatura Aditiva 4.5.1 O que é Manufatura Aditiva? 4.5.2 Processo de manufatura aditiva 4.5.3 Impressão em 3D 4.5.4 Benefícios da manufatura aditiva 4.5.5 Manufatura aditiva na Indústria 4.0 4.6 Simulação 4.6.1 O que é Simulação? 4.6.2 Etapas de Simulação 4.6.2.1 Simulação de produto 4.6.2.2 Simulação de equipamentos e simulação da célula 4.6.2.3 Simulação da célula 4.7 Integração de sistemas 4.7.1 Sistemas Integrados: Verticalização e Horizontalização 4.7.2 Verticalização integrada 4.7.3 Ciclo do produto na fábrica 4.7.4 Integração de sistemas na Indústria 4.0 4.8 Segurança digital 4.8.1 O que é Segurança Digital? 4.8.2 Pilares da segurança digital 4.8.2.1 Integridade 4.8.2.2 Disponibilidade 4.8.2.3 Confidencialidade 4.8.3 Requisitos de segurança 4.8.3.1 Autenticidade 4.8.3.2 Não repúdio 4.8.3.3 Legalidade 4.8.3.4 Privacidade 4.8.3.5 Auditoria 4.8.4 Segurança digital na Indústria 4.0 4.9 Realidade Aumentada 4.9.1 O que é Realidade Aumentada 4.9.2 Aplicações em Realidade Aumentada 4.9.3 Componentes e processo Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Metrologia 20h Metrologia Conceito, histórico e aplicação Normas aplicadas à metrologia Medidas e convenções Métodos de medição Instrumentos de medição – tipos, aplicação e leitura Régua graduada Paquímetro (leitura no sistema métrico e inglês fracionário) Micrômetro - Conceito, aplicação e Normas Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Informática Aplicada 40h Componentes de um computador; Sistema operacional e operações básicas; Instalação e uso de software. Sistema operacional e operações básicas; Instalação e uso de software. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Introdução a Indústria Têxtil 20h Fibras Nomenclatura; Classificação Identificação Fiação o Fluxograma Cardado; Fluxograma Penteado; Fluxograma open end Título o Torção Tecelagem Fluxograma; Padronagem – Ligamentos Fundamentais; Processo de Tecimento Malharia o Sistema de formação da malha Processo trama; Processo Urdume Beneficiamento Primário; Secundário; Final Conceitos Introdutórios Noções de fibras têxteis Principais produtos químicos utilizados na indústria têxtil Tipos de corantes utilizados na indústria têxtil Fluxo da cadeia têxtil Processo Primário Escovagem, Navalhagem, Chamuscagem Tratamentos a úmido Desengomagem Mercerização Caustificação Pré-alvejamento Alvejamento Químico Purga Processo Secundário Noções de cor Tingimento Tipos de tingimento em fibras de algodão Tingimento com corantes diretos Tingimento com corantes reativos Tingimento com corantes sulforosos Tingimento em fibras de poliéster Tingimento de poliamida Tingimento de fibras mistas Estamparia Maquinário do Beneficiamento Têxtil Área seca Enfraldadeira Inversora Chamuscadeira Secador Rama Compactadeira (Calandra) Felpadeira Vaporizador Navalhadeira Sanforizadeira Área úmida Segurança e Higiene no Trabalho Conceitos de acidente no trabalho e doenças profissionais Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Processo Produtivo de Fiação 120h Fibras Nomenclatura; Classificação; Identificação. Fiação o Fluxograma Cardado; Fluxograma Penteado; Fluxograma open end Título o Torção Beneficiamento Primário; Secundário; Final. Conceito de fibra e filamento. Classificação das fibras quanto à natureza. Propriedades físicas das fibras têxteis. Estudo das Fibras Naturais vegetais; Naturais animais; Naturais minerais; Manufaturadas regeneradas; Manufaturadas sintéticas Abertura e Limpeza Pontos de limpeza Batedoria Estiragem e Paralelismo Estiragem mecânica; Estiragem Real; Porcentagem de Resíduos Torções por polegada; Fatores que influenciam Torção e Retorção Torções por metro Torções por polegada; Fatores que influenciam Enrolamento Corte de defeitos Segurança e Higiene no Trabalho Segurança e Higiene no Trabalho Conceitos de acidente no trabalho Doenças profissionais Qualidade e Produtividade Introdução à qualidade Introdução à produtividade Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Processo Produtivo de Tecelagem Plana 60h Fibras Nomenclatura; Classificação; Identificação Tecelagem Fluxograma; Padronagem – Ligamentos Fundamentais; Processo de Tecimento. Titulação de Fios Sistema direto; Sistema Indireto. Tipos de nós. Máquinas e equipamentos Tear; Peças e Acessórios. Noções sobre Tecidos Especiais. Defeitos nos Tecidos. Segurança e Higiene no Trabalho Conceitos de acidente no trabalho; Doenças profissionais; Qualidade e Produtividade; Introdução à qualidade; Introdução à produtividade. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Processo Produtivo de Tecelagem em Malha 40h Fibras Nomenclatura; Classificação; Identificação. Malharia o Sistema de formação da malha Fluxograma; Padronagem – Ligamentos; Fundamentais; Processo de Tecimento; Processo trama; Processo Urdume; Beneficiamento; Primário; Secundário; Final. Malharia Fluxograma; Padronagem – Ligamentos fundamentais; Processo de Tecimento; Sistema de formação da malha por trama; Sistema de formação da malha por Urdume. Qualidade e Produtividade Introdução à qualidade; Introdução à produtividade. Segurança e Higiene no Trabalho Conceitos de acidente no trabalho; Doenças profissionais; Qualidade e Produtividade; Introdução à qualidade; Introdução à produtividade. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
OPERADOR POLIVALENTE DA INDÚSTRIA TÊXTIL 60h Fibras Nomenclatura; Classificação; Identificação. Conceitos Introdutórios Noções de fibras têxteis; Principais produtos químicos utilizados na indústria têxtil; Tipos de corantes utilizados na indústria têxtil; Fluxo da cadeia têxtil. Processo Primário Escovagem, Navalhagem; Chamuscagem; Tratamentos a úmido; Desengomagem; Mercerização; Caustificação; Pré-alvejamentoAlvejamento Químico; Purga. Processo Secundário Escovagem, Navalhagem; Chamuscagem; Noções de cor; Tingimento; Tingimento com corantes reativos; Tingimento com corantes sulforosos; Tingimento em fibras de poliéster; Tingimento de poliamida; Tingimento de fibras mistas; Estamparia. Acabamentos Especiais Tratamento anti-chama; Impermeabilização. Maquinário do Beneficiamento Têxtil Área seca; Enfraldadeira; Inversora; Chamuscadeira; Secador; Rama; Compactadeira (Calandra); Felpadeira; Vaporizador; Navalhadeira; Sanforizadeira; Área úmida; Tingimento (Over Flow, Jet, Barca, Jigger, Autoclave). Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.
Controle de Qualidade na Produção 20h Conteúdo matemático. Fios cardados e penteados Tecidos planos; Tecidos de malha. Contrução dos tecidos Urdume; Trama; Curos e Colunas; Gramatura . Construção dos tecidos quantas: Armações; Entrelaçamento. Solidez da cor quanto a: Fricção; Lavagem; Suor. Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.