CARGA HORÁRIA TOTAL: 460h
APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Leitura e Comunicação | 20h | Elementos da comunicação: emissor, mensagem, canal e receptor. Estrutura de frases e parágrafos. Produção textual: descrição, narração e dissertação. Gramática aplicada ao texto. Técnicas de argumentação. Interpretação de texto: informativos (jornalísticos e técnicos)e literários. Produção de texto: relatórios, atas, cartas comerciais. Documentação Técnica: Conceito; Documentos técnicos aplicáveis à produção: tipos, características e finalidades; Tipos de informações; Formas de apresentação de dados e informações; Responsabilidades dos usuários. Pesquisa: bibliográfica; em publicações eletrônicas; de campo. Apresentação de resultados de pesquisas: Tema; Objetivo; Apresentação; Método utilizado; Desenvolvimento e análise das informações; Síntese das Informações; Citação; Referências Bibliográficas (fontes de consulta). Sistema operacional: Fundamentos e funções; Barra de ferramentas; Utilização de Acessórios; Criação de diretórios; Pesquisa de arquivos e diretórios; Área de trabalho; Criação de atalhos; Ferramentas de sistemas; Compactação de arquivos. Editor de Textos: Tipos; Formatação; Configuração de páginas; Importação de figuras e objetos; Inserção de tabelas e gráficos; Arquivamentos; Controles de exibição; Correção ortográfica e dicionário; Quebra de páginas; Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens; Marcadores e numeradores; Bordas e sombreamento; Colunas; Ferramentas de desenho. Internet Normas de uso; Navegadores; Sites de busca; Download e gravação de arquivos; Correio eletrônico; Direitos autorais (citação de fontes de consulta). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Relações Sócioprofissionais, Cidadania e Ética | 20h | Cultura e Trabalho História e a cultura do trabalho no Brasil; A relação da cultura local com a organização do trabalho. Composição do Território Nacional Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais; Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais. Características da área ocupacional (ocupação de que trata o curso) na sua região: demanda de trabalhadores; perfil profissional da ocupação; oportunidades de ascensão profissional. Ética Código de conduta; Respeito às individualidades pessoais; Ética nas relações interpessoais; Ética nos relacionamentos profissionais; Ética no desenvolvimento das atividades profissionais. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal Respeito; Cordialidade; Disciplina; Empatia; Responsabilidade; Comunicação; Cooperação. Ética: Código de ética profissional; Senso moral; Consciência moral; Cultura, história e dilema; Cidadania; Comportamento social; Direitos e deveres individuais e coletivas; Valores pessoais e universais; O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos. Ética profissional Virtudes profissionais: conceitos e valor Responsabilidade; Iniciativa; Honestidade; Sigilo; Prudência; Perseverança; Imparcialidade. Direitos Humanos Conceito; Declaração universal dos direitos humanos; Código de direitos humanos (conceito, aplicação); Violência (com origem no assédio e discriminação); Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades); Estatuto do idoso. Orientação sexual; Assédio e Discriminação: efeitos psicológicos, sociais e legais; impactos no trabalho; políticas públicas de prevenção. Noções de direitos trabalhistas Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito). Contrato individual de trabalho Conceito; Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja não proibida em lei); Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família,...); Licença paternidade; Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Jornada de Trabalho (limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT, horas extras, trabalho noturno, repouso semanal, férias remuneradas, coletivas). Sujeitos do contrato Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário); Empregador. Dissolução do contrato de trabalho (Resilição, Resolução, Rescisão); Aviso Prévio. Noções de direitos previdenciários. A previdência social Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial). Atendimento: I cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; II proteção à maternidade, especialmente à gestante; III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; IV salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; V pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes. Legislação Previdenciária Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações); Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas); Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo). Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS Conceito; Aplicação. Saúde e Segurança no Trabalho Prevenção; Higiene (bucal, pessoal, dos alimentos, da água); Vacinas (tipos e aplicações). Saúde ocupacional Conceito; Exposição ao risco. Segurança no Trabalho Conceito; Procedimentos de segurança no trabalho Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações); Comportamento seguro; Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress; Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos; Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções; Normas básicas de segurança. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA Conceito (Estatuto, criança, adolescente); Características do ECA; Conselho Tutelar: Constituição; Atribuições. Estatuto da Juventude Conceito; Importância; Disponibilidade; Capítulo II – Seção II e III. Políticas de Segurança Fatores de risco (vulnerabilidade, maus tratos , discriminação); Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades); Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Saúde e Segurança do Trabalho | 20h | Segurança no Trabalho: Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características; Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos; Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções; Normas básicas de segurança. Orientações de prevenção de acidentes Mapa de riscos (Finalidades); Inspeções de segurança; Sinalizações de segurança; Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI; PPRA: (Conceito, finalidades). Qualidade Ambiental: Homem e o meio ambiente; Prevenção à poluição ambiental; Aquecimento global; Descarte de resíduos; Reciclagem de resíduos; Reciclagem de resíduos; Uso racional de Recursos e Energias disponíveis; Energias renováveis. Segurança no trabalho Comportamento seguro; Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress. Segurança no Trabalho: Procedimentos de segurança no trabalho; Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações). Saúde ocupacional Conceito; Exposição ao risco. Meio ambiente e sustentabilidade: Responsabilidades socioambientais; Políticas públicas ambientais; A indústria e o meio ambiente. Álcool, tabaco e outras drogas Características; Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas. Programas de prevenção Tipos; Importância; Funcionamento. Dependência Química Tipos; Consequências; Tratamento. Dependência Química x Trabalho Impactos no desempenho profissional; Exposição a riscos; Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social. O homem como ser social: direitos e deveres. Temas associados à saúde sexual: Respeito às individualidades da pessoa; Saúde sexual e reprodutiva: conceitos e implicações; Combate à violência sexual baseada em questões de gênero; Violência sexual: causas, consequências e implicações legais. Educação Sexual Promoção da educação sexual; Promoção dos cuidados de saúde perinatais; DSTs e AIDS; Direito de escolha (contracepção); Direito de respeito (identidade sexual). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Planejamento e Organização do Trabalho | 20h | Conceitos de organização e disciplina no trabalho: Organização do Tempo; Organização de Compromissos; Organização de Atividades; A organização do local de trabalho. Organização do trabalho Estruturas hierárquicas; Sistemas administrativos; Gestão organizacional. Trabalho e profissionalismo: Administração do tempo; Autonomia e iniciativa; Inovação, flexibilidade e tecnologia. Diretrizes empresariais Missão; Visão; Política da Qualidade. Conceitos de grupo e equipe Trabalho em equipe Trabalho em grupo; O relacionamento com os colegas de equipe; Responsabilidades individuais e coletivas; Cooperação; Divisão de papéis e responsabilidades; Compromisso com objetivos e metas. Comportamento e equipes de trabalho: O homem como ser social; O papel das normas de convivência em grupos sociais; A influência do ambiente de trabalho no comportamento; Fatores de satisfação no trabalho. Conflitos nas equipes de trabalho Tipos; Características; Fatores internos e externos; Causas; Consequências. A relação com o líder: Estilos de liderança: democrático, centralizador e liberal; Papéis do líder; Como apresentar críticas e sugestões. Controle emocional no trabalho: Perceber e expressar emoções no trabalho; Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho. Trabalho em equipe: Níveis de autonomia nas equipes de trabalho; Cooperação; Ajustes interpessoais. Organograma Planejamento Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento; Conceito de planejamento; Técnicas e ferramentas de planejamento. Qualidade Conceito; Aplicação. Qualidade Total: Conceito; Eficiência; Eficácia; Melhoria Contínua. Ferramentas da Qualidade 5 S; Ciclo PDCA; Brainstorming. Ferramentas da Qualidade Análise e Solução de Problemas; Diagrama de Pareto; Espinha de Peixe. Iniciativa Conceito; Importância, valor no trabalho; Formas de demonstrar iniciativa; Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho. Formas alternativas de geração de trabalho Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas); Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações). Pesquisa Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica; Características; Métodos; Fontes; Estruturação; Anterioridade; Propriedade intelectual. Inovação Conceito; Inovação x melhoria; Visão inovadora. Empreendedorismo Conceitos básicos; Espírito empreendedor. Desenvolvimento profissional Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional; Empregabilidade. Empreendedorismo Etapas da constitui8ção de um negócio; Órgãos de fomento. Auto empreendedorismo Características empreendedoras; Atitudes empreendedoras; Autorresponsabilidade e empreendedorismo; A construção da missão pessoal; Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento; Persuasão e rede de contatos; Independência e autoconfiança; Cooperação como ferramenta de desenvolvimento. Sistema tributário Brasileiro O que é?; Finalidades; Importância. Esferas administrativas de arrecadação. Sistema tributário: Tributos federais; Tributos Estaduais; Tributos Municipais; Sistemas de arrecadação: formas e responsabilidades; Aplicação de tributos. Educação fiscal PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal (conceito e aplicação); Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações); Prática cidadã e transformação social; Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos; Lei de responsabilidade fiscal. Educação Financeira Educação financeira pessoal / familiar (conceito); Tomada de decisões; Consumo: necessidades básicas, apelos comerciais, criação de necessidades. Marketing e Mídia (instrumentos de consumo). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Raciocínio Lógico e Análise de Dados | 20h | Lógica Fundamentos básicos: Raciocínio lógico; Proposições; Valor lógico (falso / verdadeiro); Princípios Básicos: Princípio da Identidade; Princípio da não contradição; Princípio de Terceiro Excluído. Sequências Sequências de figuras; Sequências de palavras; Sequências de números. Conjuntos Conceito; Propriedades; Representação; Conjuntos especiais; Operações entre conjuntos: Interseção de conjuntos; União de conjuntos; Diferença de conjuntos; Complementar de um conjunto. Frações Conceito; Tipos de frações: Fração própria; Fração imprópria; Fração aparente; Frações equivalentes (simplificar frações); Frações decimais; Adição e multiplicação de frações. Razões e Proporções Razão: Conceito; Tipos (inversas, equivalentes, irredutível); Propriedades. Proporção: Conceito; Tipos (múltipla, contínua, terceira proporcional, quarta proporcional, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais). Percentagem Conceitos gerais: desconto; abatimento; lucro; prejuízo; Razão percentual: conceito; Representação: forma; percentual; forma fracionária; forma decimal. Correlação Conceito; Aplicação. Técnicas de Resolução de Problemas Sequência de passos: Detalhar as variáveis do problema; Encontrar possíveis soluções; Escolher a solução adequada; Executar a solução escolhida; Revisar e atualizar os dados. Planilhas Eletrônicas Funções/finalidades; Linhas, colunas e endereços de células; Formatação de células; Configuração de páginas; Inserção de Fórmulas; Classificação e filtro de dados. Gráficos, quadros e tabelas Finalidade; Organização; Representações gráficas; Ferramentas computacionais. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
História da Moda | 20h | Conceitos Gerais ∙ O homem, costumes e moda; ∙ Conceito de moda como produção estética para a análise da moda e de seus criadores; ∙ A moda do século XVIII, XIX e XX; ∙ Arte e moda como parte do pensamento do homem; ∙ Movimentos que influenciaram a moda brasileira. Mercado de Moda ∙ Perfil do mercado de moda no Brasil; ∙ Panorama da cadeia produtiva na moda; ∙ Profissões que se destacam no mercado da moda; ∙ A moda e o mercado globalizado. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Tecnologia da Confecção | 60h | Introdução à Costura • Ambiente industrial; • O trabalho em equipe; • Organização do trabalho; • Materiais e ferramentas para costura. Agulhas Nomenclatura; Tipos (classes e variedades); Utilização. Linhas, Fios e Tecidos Tipos de linhas; Utilização; Tipos de fios (sintéticos, naturais); Tipos de tecidos (sintéticos, naturais, artificiais). Maquinário Classificação de máquinas de costura por: Tipo de alimentação; Tipo de ponto; Tipo de costura; Manutenção preventiva. Noções de Modelagem Leitura de ficha técnica; Medidas do corpo humano; Leitura do molde. Noções de Risco e Corte Tipos de máquina; Tipos de risco; Tipos de enfesto. Costura e Pilotagem Costura preliminar em máquina reta e Overloque; Montagem de uma peça. Aviamentos Tipos; Adequação; Características dos tecidos em relação; aos resíduos Descarte de resíduos; Equipamentos de Proteção Individual (EPI). | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Costura em Máquina de Ponto Fixo | 100h | Historia da moda; Tecnologia da costura; Costura em máquina de ponto fixo (reta, duas agulhas e zigue-zague) e acabamento (máquina travete, caseadeira e botoneira). Introdução à máquina de ponto fixo: nomenclatura utilizada; partes principais (sapatilha, agulha, chapa, transportador, bancada, volante, pedal, motor, chave liga-desliga); acessórios (aparelhos de viés, sapatilhas, guiadores). Lubrificação e Noções de Manutenção da Máquina de Costura Nível de óleo; Limpeza da máquina; Troca de acessórios e dispositivos. Passagem do fio; Apresentação da sequência dos passa Fios; Colocação dos fios. Troca de agulhas e Operação da Máquina de Ponto Fixo Posicionamento dos componentes (lotes de peças cortadas) sobre a mesa da máquina; Ligar e desligar a máquina; Posicionamento do tecido embaixo da Sapatilha. Ajustagem e regulagem; Organização dos aviamentos e peças; Costura em máquina de ponto fixo. Tipos de Costura Retas com paradas em pontos predeterminados; Retas com paralelas na largura do calcador; Retas cruzadas; Retas com cantos em ângulos retos; Curvas e arremates; Curvas e cantos arredondados; União de curvas; Costuras em forma circular. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Costura em Máquina de Ponto Corrente | 100h | Costura em máquinas de ponto corrente (overloque, colarete/galoneira e interloque) e acabamentos; Desenvolvimento de produtos. Introdução à máquina ponto corrente: nomenclatura utilizada; partes principais (sapatilha, agulha, chapa, transportador, bancada, volante, pedal, motor, chave ligadesliga); acessórios (aparelhos de viés, sapatilhas, guiadores). Lubrificação e Noções de Manutenção da Máquina de Costura Ponto Corrente Nível de óleo; Limpeza da máquina; Troca de acessórios e dispositivos. Passagem do Fio Apresentação da sequência dos passa fios; Colocação dos fios; Troca de agulhas. Operação da Máquina de Ponto Corrente Posicionamento dos componentes (lotes de peças cortadas) sobre a mesa da máquina. Ligar e desligar a máquina; Posicionamento do tecido embaixo da sapatilha; Ajustagem e regulagem; Organização dos aviamentos e peças; Costura em máquina de ponto corrente. Tipos de Costura Retas com paradas em pontos predeterminados; Retas com paralelas na largura do calcador; Retas cruzadas; Retas com cantos em ângulos retos; Curvas e arremates; Curvas e cantos arredondados; União de curvas; Costuras em forma circular. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Desenvolvimento de Produto | 80h | Desenvolver projeto de peças do vestuário Escolher as peças; Analisar a modelagem; Costurar; Entregar o produto acabado. | Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. | Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |