Área de Atuação ENERGIA GTD

Curso TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - ITINERÁRIO V

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1290h

HABILITAÇÃO TÉCNICA

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Autoconhecimento 30h

1.Características Pessoais

1.1. Motivadores pessoais e Profissionais;

1.2. Valores e crenças como causa de características pessoais;

1.3. Talentos e habilidades;

1.4. Competências;

1.5. Aptidões;

1.6. Forças e oportunidades de desenvolvimento;

1.7. Sonhos e planos.

2.Cidadania

2.1. Valores e crenças;

2.2. Urbanidade;

2.3. Convivência cidadã;

3.Trabalho em Equipe

3.1. Colaboração e cooperação;

3.2. Trabalho em equipe;

3.2.1.Comunicação (saber ouvir e saber quando usar a palavra);

3.2.2.Liderança;

3.2.3.Definição de papéis;

3.2.4.Compromisso com objetivos e metas;

4.Relacionamento Interpessoal

4.1. Habilidades socioemocionais;

4.1.1.Autocontrole;

4.1.2.Adaptabilidade;

4.1.3.Flexibilidade.

5. Materiais: Tipos, Características e Aplicações

5.1. Atitudes (empatia);

5.2. Comportamento;

5.3. Direitos e deveres;

5.3.1.Individuais;

5.3.2.Coletivos;

6.Trabalho em Equipe

6.1. Colaboração;

6.2. Integração;

6.3. Participar de atividades de grupo;

6.4. Capacidades de comunicação;

6.5. Colaboração (liderar e ser liderado, persuasão, motivação etc.);

6.6. Negociação (estabelecimento de acordos para alcançar objetivos).

7.Resolução de Problemas

7.1. Tomada de decisão;

7.2. Criatividade;

7.3. Flexibilidade;

7.4. Espírito empreendedor;

7.5. Abertura ao novo;

8.Autonomia

8.1. Organização;

8.2. Disciplina;

8.3. Responsabilidade;

8.4. Concentração;

8.5. Gestão do tempo;

8.6. Objetividade;

Pensamento crítico.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.

Projeto de Vida e Carreira 40h

1. Trabalho em Equipe
1.1 Estágio;
1.1.1 Objetivo;
1.1.2 Possibilidades;
1.1.3 Legislação;
1.2 Programa Jovem Aprendiz;
1.3 Programas de Trainee;
1.4 Fontes de fomento para estudos no exterior.
2. Comprometimento
2.1 Cursos profissionalizantes;
2.1.1 Técnicos;
2.1.2 Superiores de tecnologia;
2.1.3 Bacharelados;
2.1.4 Licenciaturas;
2.2 Cursos de qualificação, aperfeiçoamentos e extensão;
2.3 Pós-graduação: especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado;
2.4 Cursos de idiomas;
2.5 Carreira militar.
3. Metas Profissionais
3.1 Planejamento profissional;
3.2 Fontes de financiamento;
3.2.1 Recursos próprios;
3.2.2 Governamentais;
3.2.3 Instituições financeiras;
3.2.4 Fundações;
3.2.5 Bolsas de estudos;
3.2.6 Outros.
4. Trabalho em Equipe
4.1 Colaboração;
4.2 Integração;
4.3 Participar de atividades de grupo;
4.4 Capacidades de comunicação;
4.5 Colaboração (liderar e ser liderado, persuasão, motivação
etc.);
4.6 Negociação (estabelecimento de acordos para alcançar objetivos);
5. Resolução de Problemas
5.1 Tomada de Decisão;
5.2 Criatividade;
5.3 Flexibilidade;
5.4 Espírito empreendedor;
5.5 Abertura ao novo;
6. Autonomia
6.1 Organização;
6.2 Disciplina;
6.3 Responsabilidade;
6.4 Concentração;
6.5 Gestão do tempo;
6.6 Objetividade;
6.7 Pensamento crítico.

 

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Comunicação Técnica e Informação Aplicada 30h

1. Documentação Técnica Aplicada à Eletroeletrônica: definições, características, estrutura, fontes acesso confiáveis, finalidades e responsabilidades dos usuários.

2.1 Informativos;

2.2 Jornalísticos;

2.3 Catálogos (físicos e eletrônicos);

2.4 Manuais de Fabricantes;

2.5 Relatórios;

2.6 Ordens de Serviço;

2.7 Procedimentos;

2.8 Normas Técnicas;

2.9 Normas Regulamentadoras;

2.10 Legislação;

2.11 Memoriais Descritivos;

2.12 Orçamentos;

2.13 Boletins Técnicos;

2.14 Checklist;

2.15 Permissão de Trabalho;

2. Comunicação oral: técnicas de argumentação

3. Informática Aplicada (como ferramenta de apoio à elaboração de documentos técnicos, apresentações e pesquisas)

3.1. Editor de Textos:

● Tipos;

● Formatação;

● Configuração de páginas;

● Importação de figuras e objetos;

● Inserção de tabelas e gráficos;

● Arquivamentos;

● Controles de exibição;

● Correção ortográfica e dicionário;

● Quebra de páginas;

● Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens;

● Marcadores e numeradores;

● Bordas e sombreamento;

● Colunas;

● Ferramentas de desenho;

● Controle de alterações;

● Criação de índice/sumário;

● Impressão;

● Outros.

3.2. Editor de Planilhas Eletrônicas

● Funções/ finalidades;

● Linhas, colunas e endereços de células;

● Formatação de células;

● Configuração de páginas;

● Inserção de fórmulas básicas;

● Classificação e filtro de dados;

● Gráficos, quadros e tabelas;

● Impressão;

● Outros.

3.3. Editor de Apresentações

● Criação de apresentações em slides e vídeos;

● Recursos multimídia de apoio a apresentações e vídeos;

● Outros.

3.4. Internet

● Normas de uso;

● Navegadores;

● Sites de busca;

● Download e gravação de arquivos;

● Direitos autorais (citação de fontes de consulta);

● Criação de contas e uso de correio eletrônico;

● Armazenamento de arquivos em nuvem.

4. Ética

● Código de conduta;

● Respeito às individualidades; 

● Ética nas relações interpessoais;

● Direitos e deveres individuais e coletivos.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.

Fundamentos de Eletroeletrônica 170h

1. Eletrotécnica Básica

1.1 Matéria: conceito, estrutura, camada de valência;

1.2 Fundamentos de Eletrostática e Eletrodinâmica, Carga Elétrica, Eletrização, Lei de Coulomb, Campo elétrico, Força elétrica, Potencial elétrico, Diferença de Potencial, Corrente Elétrica, Energia elétrica, Potência elétrica; *(Potência de base dez, números fracionários e decimais, múltiplos e submúltiplos, conversão de base numérica);

1.3 Grandezas elétricas: Corrente, Tensão, Resistência, Potência, Frequência e seus Instrumentos de Medidas;

1.4 Efeitos da corrente elétrica: eletrolítico e térmico (efeito Joule);

1.5 Resistividade: Materiais condutores, isolantes e resistivos;

1.6 Circuitos de Corrente Contínua: Circuitos série, paralelo e misto;

1.7 Circuitos elétricos: Série, paralelo e misto;

1.8 Leis de OHM; *(Função Linear, Funções Trigonométricas);

1.9 Resistores, Associação de Resistores;

1.10 Fontes geradoras de corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada;

1.11 Processos de geração de energia: Pressão, Química, Magnética, Térmica, Mecânica, Luminosa;

1.12 Leis de Kirchoff; *(Sistemas Lineares);

1.13 Teoremas de Thévenin e Norton;

1.14 Potência em corrente contínua; *(Funções do 1º e do 2º Grau);

1.15 Magnetismo: Origem do magnetismo, Teoria WEBER, Teoria dos domínios magnéticos, Campo magnético, densidade de campo magnético ou densidade de fluxo magnético, Indução magnética – Imantação, Classificação das substâncias quanto ao comportamento magnético, Permeabilidade magnética, Relutância magnética;

1.16 Eletromagnetismo: campo magnético no condutor, regras, força Lorentz, lei de Faraday, lei de Lenz, autoindução;

1.17 Indutores e Capacitores: conceitos e características;

1.18 Propriedade dos Materiais: Resistência, Condutância, Resistividade, Susceptância, Coeficiente de temperatura e impedância;

1.19 Transformadores elétricos: conceitos e características;

1.20 Corrente elétrica alternada: frequência, período, amplitude, valor médio;

1.21 Conceitos básicos de circuito em corrente alternada: Resistivo, indutivo, capacitivo;

1.22 Conceitos básicos de potência em circuitos de corrente alternada: Ativa, reativa e aparente;

1.23 Conservação e racionalização de energia;

1.24 Formas alternativas de geração de energia;

1.25 Sistemas de distribuição de energia elétrica: normas, isolação e aterramento;

1.26 Circuitos Trifásicos: Características de tensão (linha e fase), corrente (linha e fase), potências (ativa, reativa e aparente) e Fator de potência (FP – cos) nas configurações,

Estrela, Delta. *(Números Complexos);

1.27 Conceitos de retificação de corrente elétrica;

1.28 Conceitos de inversão de corrente elétrica;

1.29 Motores Elétricos (conceitos Básicos);

1.30 Princípios de funcionamento do gerador trifásico;

2. Princípios de Eletrônica

2.1 Diodos semicondutores;

2.2 Retificação monofásica;

2.3 Retificação trifásica;

2.4 Diodo Zener;

2.5 Led;

2.6 Reguladores de tensão;

2.7 Filtro capacitivo;

2.8 Transistor de junção bipolar, Construção, Polarização, Curvas características, Regiões de operação;

2.9 Fontes: Reguláveis e Chaveadas;

3. Metrologia aplicada a sistemas eletroeletrônicos

3.1 Instrumentos de medição de grandezas elétricas;

3.2 Princípio de funcionamento dos instrumentos de medida: ferro móvel, bobina móvel, eletrodinâmico, ressonante, digitais, Características básicas dos instrumentos de medida: escala, precisão, sensibilidade, posição, isolação;

3.3 Instrumentos e grandezas: voltímetro, amperímetro, ohmímetro, wattímetro, cossifímetro, frequencímetro, multímetros, medidores de energia elétrica;

3.4 Transformadores de Corrente – TC; Transformadores de Potência – TP:características, aplicações e recomendações de uso;

3.5 Instrumentos de Painel;

3.6 Instrumentos Portáteis.

4. Ferramentas

4.1 Ferramentas manuais para a instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos: tipos, características, aplicações, técnicas e recomendações de uso, conservação;

5. Materiais: tipos, características e aplicações;.

5.1 Condutores elétricos;

5.2 Acionadores e acessórios; botoeiras, chaves fim de curso, alavancas, sensores;

5.3 Sinalizadores e acessórios: óticos e sonoros;

5.4 Dispositivos de manobra e acessórios: contatores de potência, relés de interface; contatores auxiliares; relés de estado sólido e chaves manuais;

5.5 Dispositivos de proteção e acessórios: fusíveis, disjuntores, disjuntor-motor, relé térmico de sobrecarga, relé falta de fase, relé sequência de fase;

5.6 Tomadas, conectores e plugues industriais;

5.7 Quadro de comandos e acessórios: canaletas, trilhos, identificadores, exaustores, filtros de ar, prensa-cabos, terminais, etc.;

5.8 Dispositivos Retificadores: ponte retificadora; diodo retificador; fonte chaveada;

6. Fundamentos de Desenho Técnico

6.1 Razão e importância (o desenho e o técnico);

6.2 Normas – ABNT – ISO – DIN e outros;

6.3 Instrumentos e utensílios de desenho;

6.4 Formatos e dobramentos de papel;

6.5 NBRs pertinentes a Escrita, Escalas e Linhas;

6.6 Projeção ortogonal: projeção no primeiro e terceiro diedros, vistas, esboço cotado de vistas, cotagem;

6.7 Perspectiva: paralela cavaleira (45º), axométrica e isométrica, desenho isométrico (visão explodida), esboço cotado em perspectiva.

7. Segurança

7.1 Procedimentos de segurança em instalações elétricas;

7.2 Choque elétrico: efeitos; fatores determinantes da gravidade do choque elétrico;

7.3 Equipamentos elétricos industriais e medidas de proteção;

7.4 Segurança nas proximidades de redes elétricas energizadas;

7.5 Equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs);

7.6 Normas e Regulamentações: conceitos e aplicações;

7.7 NBR-5410: instalações elétricas de baixa tensão;

7.8 Regulamento das Instalações Consumidoras de Baixa Tensão;

7.9 NR 10: segurança em instalações e serviços em eletricidade;

8. Condições ambientais para instalação de sistemas elétricos

8.1 Obstáculos em estruturas de instalação (máquinas, veículos, esteiras, sistemas hidráulicos, sistemas automatizados, gás, vigas, colunas, ...);

8.2 Estruturas industriais (galerias, instalações suspensas, passarelas,...).

9. Efeitos das condições ambientais nas instalações elétricas

9.1 Temperatura;

9.2 Umidade;

9.3 Maresia;

9.4 Altitude;

9.5 Ventilação;

9.6 Pressão;

9.7 Outros.

10. Organização de ambientes de trabalho

10.1 Princípios de organização

10.2 Organização do espaço de trabalho;

10.3 Ferramenta da Qualidade: 5S;

10.4 EPIs e EPCs: Conceitos, funções e uso. Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.

Instalação de Sistemas Elétricos Prediais 100h

1. Ferramentas e equipamentos

1.1Tipos e Manuseio

● Ferramentas manuais: alicates, chaves de fenda, canivetes;

● serras, tarraxa para eletrodutos, linha de bater, limas;

● martelo, níveis, prumo de centro, dobradores de tubos;

● Rebitadeira;

● Ferramentas elétricas: soprador térmico, parafusadeira;

● furadeira manual, serras;

● Instrumentos: instrumentos de medidas elétricas;

● instrumentos de medição linear.

2. Infraestrutura

2.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410;

2.2 Características;

2.3 Simbologia;

2.4 Identificação;

2.5 Tipos

● Eletrodutos e acessórios;

● Barramentos e acessórios;

● Canaletas e acessórios;

● Quadro de distribuição e caixas;

● Cabeamento estruturado.

3. Aterramento

3.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410;

3.2 Características;

3.3 Simbologia;

3.4 Esquemas: TNC, TNS, TNCS, TT, IT.

4. Sistema de iluminação

4.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410 e 5413;

4.2 Características;

4.3 Simbologia;

4.4 Identificação;

4.5 Tipos de lâmpadas e acessórios: lâmpadas incandescentes,

lâmpadas frias, lâmpadas de descarga, LED.

5. Dispositivos de proteção

5.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410;

5.2 Característica;

5.3 Simbologia;

5.4 Identificação;

5.5 Tipos de Fusível, Disjuntores,

Diferencial Residual (DR),

Dispositivo de proteção contra surtos (DPS).

6. Diagramas elétricos

6.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410 e 5444;

6.2 Características;

6.3 Simbologia;

6.4 Identificação;

6.5 Tipos: unifilar e multifilar.

7. Condutores elétricos

7.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410;

7.2 Tipos: rígidos e flexíveis, unipolares e multipolares, isolados e nus;

7.3 Conexões: emendas e conectores

7.4 Características;

7.5 Simbologia;

7.6 Identificação;

7.7 Instalações - Fixados em paredes;

Sobre isoladores e em linha aérea,

em eletroduto aparente ou embutidos,

em leitos de cabos e em eletrocalhas.

8. Dispositivos de manobra e Controle

8.1 Aplicação conforme Norma ABNT BR 5410;

8.2 Características;

8.3 Simbologia;

8.4 Identificação;

8.5Tipos:

Interruptores;

Dimmer;

Botões;

Contatores;

Sensores;

Relés: relés de impulso, minuterias, programadores de

Horários;

Controladores programáveis.

9. Sistema de proteção contra descargas atmosféricas

(SPDA)

9.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5419;

9.2 Características;

9.3 Simbologia;

9.4 Tipos: Faraday e Franklin;

9.5 Acessórios.

10. Tomadas de corrente

10.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410;

10.2 Características;

10.3 Simbologia;

10.4 Identificação;

10.5 Tipos;

11. Motores elétricos de corrente alternada

11.1 Tipos: motor monofásico de fase auxiliar e universal;

12. Sistemas de alimentação elétrica;

12.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410;

12.2 Aplicação conforme Norma ABNT BR 14039;

12.3 Características: regulamentação das Concessionárias locais;

12.4 Simbologia;

12.5 Identificação;

12.6 Tipos: alimentação em baixa tensão e alimentação em média

Tensão;

13. Dispositivos de comunicação e segurança patrimonial

13.1 Características;

13.2 Simbologia;

13.3 Identificação;

13.4 Tipos: sistemas de alarme residencial, sistema de telefonia,

cerca elétrica, sistema de porteiro eletrônico, sistema de portão

automático, sistema de circuito fechado de TV (CFTV).

14 Riscos em instalações e serviços com eletricidade

14.1 O choque elétrico, mecanismos e efeitos;

14.2 Campos eletromagnéticos;

14.3 Arcos elétricos, queimaduras e quedas;

15. Técnicas de Análise de Risco

16. Acidentes de origem elétrica

16.1 Causas diretas e indiretas;

16.2 Discussão de casos;

17. Medidas de Controle do Risco Elétrico

18. Equipamentos de proteção individual

19. Equipamentos de proteção coletiva

20. Riscos adicionais

20.1 Trabalho em altura;

21. Equipes de trabalho

21.1 Trabalho em grupo;

21.2 Relações interpessoais;

21.3 Responsabilidades individuais;

21.4 Fatores de satisfação no trabalho;

22. Postura ética

22.1 Ética nos relacionamentos sociais e profissionais;

22.2 Ética no uso de máquinas e equipamentos;

23. Organização de ambientes de trabalho – gestão da rotina

23.1 Definição de etapas;

23.2 Elaboração de cronogramas;

23.3 Registro de serviço.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica; Conhecimento em informática.

Projetos Elétricos Prediais 100h

1. Ética:

1.1 Ética no tratamento das informações coletadas e elaboradas;

2. Pesquisa e análise de informações

2.1 Técnicas de Pesquisa;

2.2 Fontes de consulta;

2.3 Seleção de informações;

2.4 Análise das informações e conclusões;

3. Normas técnicas

3.1 Disposições gerais e campo de aplicação;

3.2 Organização;

3.3 Hierarquia e órgãos regulamentadores;

3.4 Tipos;

3.5 Uso;

3.6 Exemplos;

3.7. Outras denominações;

3.8 Legislações: Federais, Estaduais e Municipais;

4. Desenho de instalações elétricas

4.1 Elementos de um sistema elétrico;

4.2 Circuitos elétricos;

4.3 Materiais utilizados em instalações elétricas;

4.4 Dispositivos de controle dos circuitos;

4.5 Dispositivos de proteção dos circuitos;

4.6 Representação das instalações em planta: simbologia, planta baixa, cobertura, esquema vertical, detalhamento, ponto de consumo;

4.7 Instalação de para-raios;

4.8 Instalações elétricas em edificação;

5. Projeto

5.1 Definição;

5.2 Planejamento;

5.3 Viabilidade técnica e econômica;

5.4 Confiabilidade;

5.5 Recursos: humanos, financeiros e materiais;

5.6 Cronograma: físico e financeiro;

5.7 Apresentação do projeto;

6. Desenho assistido por computador

6.1 Software aplicativo: apresentação e características;

6.2 Desenho aplicado às instalações elétricas: a área de trabalho, comandos de desenho e modificação e comandos de auxílio;

6.3 Manipulação de desenhos: trabalhando com textos, manipulação de blocos de desenhos, manipulando as hachuras, comandos de dimensionamento;

6.4 Impressão e manipulação de escalas.

7. Fundamentos de Desenho Técnico

7.1 Razão e importância (o desenho e o técnico);

7.2 Normas – ABNT – ISO – DIN e outros;

7.3 Instrumentos e utensílios de desenho;

7.4 Formatos e dobramentos de papel;

7.5 Escrita (NBR 8402);

7.6 Escalas (NBR 8196);

7.7 Linhas (NBR 8403);

7.8 Projeção ortogonal (NBR

10067): projeção no primeiro e terceiro diedros, vistas, esboço cotado de vistas, cotagem (NBR 10126);

7.9 Perspectiva: paralela cavaleira (45º), axométrica e isométrica, desenho isométrico (visão explodida), esboço cotado em perspectiva.

8. Conselho de classe

8.1 Atribuições técnicas;

8.2 Responsabilidade técnica;

8.3 Código de defesa do consumidor;

8. Planejamento e controle

8.1 Etapas de planejamento: análise de cenários, formulação dos objetivos, formulação das estratégias, cronograma, execução e avaliação;

8.2 Organização: documentação;

9. Projeto de instalações elétricas prediais, seguindo padrão de eficiência energética

9.1 Dimensionamento de condutores;

9.2 Dimensionamento de dispositivos de proteção;

9.3 Dimensionamento de eletroduto;

9.4 Cálculo de demanda;

9.5 Cálculo de fator de carga;

9.6 Cálculo de iluminação (lâmpadas, luminárias e sistemas de iluminação, iluminação interna, iluminação externa);

9.7 Planta elétrica;

10. Memorial descritivo

10.1 Estrutura;

10.2 Objetivo;

10.3 Levantamento de dados;

10.4 Partes componentes: memória de cálculo, diagramas elétricos, plantas, leiautes, especificações, lista de material, anexos (manuais de equipamentos/instrumentos);

11. Organização de trabalho – gestão da rotina

11. 1 Delimitação de atividades;

11.2 Definição de etapas;

11.3 Previsão de recursos;

11.4 Elaboração de cronogramas;

12. Organização das informações

12.1 Coleta;

12.2 Seleção;

12.3 Organização;

12.4 Análise;

12.5 Formatação dos dados e informações (Norma da ABNT).

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica; Conhecimento em informática.

Mundo do Trabalho 130h

Raciocínio lógico: indutivo, dedutivo, hipotético, inferencial e lógica de programação (Arduino©).                      • Criatividade, pesquisa e inovação. • Pensamento crítico. • Gestão de recursos físicos, humanos, financeiros e de tempo. • Análise de variáveis em cronogramas, tabelas e gráficos, e previsão de consequências. • Tomadas de decisão embasadas por comportamentos éticos, • Colaboração e cooperação. • Comunicação (saber ouvir e saber quando usar a palavra). • Liderança. • Definição de papéis. • Compromisso com objetivos e metas. • Características pessoais: autocontrole, adaptabilidade, flexibilidade e empatia. • Níveis hierárquicos, atribuições nas organizações e níveis de comunicação. • Identificação e administração de conflitos. • Responsabilidade. • Engajamento. • Atenção. • Organização. • Precisão. • Zelo. • Resiliência. • Mídias sociais. • Ambiente de nuvem. • Ferramentas de comunicação instantânea. • Segurança da informação. • Ética no uso das mídias sociais. • Direito autoral. • Ferramentas da qualidade. Profissões: • o que, como e onde faz e que recursos utiliza; • características pessoais necessárias para a profissão e tendências futuras; • situações de risco à integridade pessoal (doenças ocupacionais, insalubridade, periculosidade, assédio, agentes agressores, posições não ergonômicas de trabalho, acidentes de trabalho e uso de Equipamento de Proteção Individual –EPI e Equipamento de Proteção Coletiva – EPC); • situações de riscos ao meio ambiente (geração e destinação não adequadas de resíduos, uso racional de recursos e sustentabilidade); • trajetória de formação exigida, tendências futuras e faixa salarial; • setores do mercado de trabalho (1º, 2º, 3º e 4º) em que está inserido, tendência da profissão, empregabilidade e empreendedorismo; • órgãos de classe e registros profissionais.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica; Conhecimento em informática.

Instalações Elétricas Industriais 70h

1. Gerador Elétrico

1.1 Características;

1.2 Simbologia;

1.3 Identificação;

1.4 Funcionamento: a vazio e com carga;

1.5 Ligações;

1.6 Diagramas;

1.7 Tipos: gerador monofásico e gerador trifásico;

7 Transformador

7.1 Características;

7.2 Simbologia;

7.3 Identificação;

7.4 Funcionamento: a vazio e com carga;

7.5 Ligações;

7.6 Diagramas;

7.7 Tipos: transformador monofásico e transformador trifásico;

3. Dispositivos de manobra, sinalização e proteção;

3.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410;

3.2 Características;

3.3 Simbologia;

3.4 Identificação;

3.5 Tipos: botoeiras, contatores, relés, sinaleiras luminosa e sonora, chave fim de curso, sensores indutivo, capacitivo, fotoelétrico e ultrassônico, relé térmico de proteção contra sobrecarga, fusíveis Diazed e NH, disjuntor termomagnético, disjuntor diferencial residual, disjuntor motor;

4. Condutores elétricos industriais

4.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410;

4.2 Tipos;

4.3 Conexões.

5. Infraestruturas de sistemas elétricos industriais

5.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410

5.2 Características;

5.3 Simbologia;

5.4 Identificação;

5.5 Tipos e acessórios;

●  Perfilados, eletrocalhas, leitos;

●  Barramentos;

●  Canaletas;

●  Painéis de comandos e caixas;

5.6 Descarte de resíduos;

5.7 Reciclagem de resíduos.

6. Aterramento – instalações elétricas industriais, conforme

ABNT NBR 5410

7. Acionamentos

7.1 Características;

7.2 Parametrização;

7.3 Simbologia;

7.4 Diagramas;

7.5 Identificação;

7.6 Tipos;

7.7 Sistemas de partida direta: direta sem reversão e direta com reversão;

7.8 Sistemas de partida indireta: partida estrela triângulo com e sem reversão, partida série paralelo, partida compensadora com e sem reversão, partida com chave soft starter;

7.9 Frenagem: por contra corrente, eletromecânica, por injeção de corrente contínua;

7.10 Inversor de frequência: comando local via IHM, comando remoto digital e analógico;

8. Motores de indução (assíncrono)

8.1 Características;

8.2 Funcionamento: a vazio e com carga;

8.3 Ligações;

8.4 Simbologia;

8.5 Diagramas;

8.6 Identificação;

8.7 Tipos: motor trifásico e motor de múltiplas velocidades;

9. Motor síncrono

9.1 Características;

9.2 Funcionamento: a vazio e com carga;

9.3 Ligações;

9.4 Simbologia;

9.5 Diagramas;

9.6 Identificação;

9.7 Servo acionamentos;

10. Motor de corrente contínua

10.1 Características;

10.2 Funcionamento: a vazio e com carga;

10.3 Ligações;

10.4 Simbologia;

10.5 Diagramas;

10.6 Identificação;

10.7 Tipos: excitação independente, série, paralelo e misto;

10.8 Motor universal;

11. Segurança em Eletricidade

11.1 Riscos elétricos e riscos; adicionais em instalações e serviços com eletricidade;

11.2 Técnicas de Análise de Risco;

11.3 Acidentes de origem elétrica;

11.4 Medidas de Controle do Risco Elétrico;

11.5 Equipamentos de proteção individual;

12. Equipes de trabalho

12.1 Trabalho em grupo;

12.2 Relações interpessoais;

12.3 Responsabilidades individuais

13. Postura ética

13.1 Ética nos relacionamentos sociais e profissionais;

13.2 Ética no uso de máquinas e equipamentos;

14 Higiene e Segurança no Trabalho

14.1 Princípios de higiene e segurança no trabalho;

14.1 Procedimentos e normas de segurança;

15. Descartes adequados de resíduos

16. Organização no trabalho

16.1 Organização do local de trabalho;

16.2 Organização e limpeza de ambientes de trabalho;

16.3 Registro de serviço.

 

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica; Conhecimento em informática.

Projetos Elétricos Industriais 70h

1. Ética

1.1 Ética no tratamento das informações coletadas e elaboradas;

2. Normas técnicas

2.1 Disposições gerais e campo de aplicação;

2.2 Organização;

2.3 Hierarquia e órgãos regulamentadores;

2.4 Tipos;

2.5 Uso;

2.6 Exemplos;

2.7 Outras denominações;

2.8 Legislações: Federais, Estaduais, Municipais;

3. Projeto

3.1 Definição;

3.2 Planejamento;

3.3 Viabilidade técnica e econômica;

3.3 Confiabilidade;

3.5 Apresentação do projeto;

3.6 Recursos: humanos, financeiros, materiais;

3.7 Cronograma: físico, financeiro.

4. Pesquisa e Análise de Informações – ABNT

4.1 Fontes de consulta;

4.2 Seleção de informações;

4.3 Técnicas de pesquisa;

4.4 Análise das informações e conclusões;

4.5 Norma de formatação;

5. Planejamento e controle

5.1 Organização: documentação;

5.2 Etapas de planejamento: análise de cenários, formulação dos objetivos, formulação das estratégias, cronograma, execução, avaliação;

6. Memorial descritivo

6.1 Objetivo;

6.2 Levantamento de dados;

6.3 Partes componentes: memória de cálculo, diagramas elétricos, plantas, leiautes, especificações, lista de material;

7. Organização de trabalho – gestão da rotina

7.1 Delimitação de atividades;

7.2 Definição de etapas;

7.3 Previsão de recursos;

7.4 Elaboração de cronogramas.

8. Organização das informações

8.1 Coleta;

8.2 Seleção;

8.3 Organização;

8.4 Análise;

8.5 Formatação dos dados e informações (Norma da

ABNT).

9. Projeto de instalações elétricas industriais

9.1 Dimensionamento de condutores;

9.2 Dimensionamento de dispositivos de proteção;

9.3 Dimensionamento de eletrodutos e eletrocalhas;

9.4 Cálculo de demanda;

9.5 Cálculo de fator de carga;

9.6 Correção de fator de potência;

9.7 Iluminação industrial;

9.8 Planta elétrica;

9.9 Sistemas de aterramento;

9.10 Para-raios (SPDA);

9.11 Projetos de subestação de consumidor;

10. Anexos (manuais de equipamentos / instrumentos).

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.

Acionamento de Dispositivos Elétricos Automatizados 70h

1. Equipes de trabalho

1.1 Trabalho em grupo;

1.2 Relações interpessoais;

1.3 Responsabilidades individuais;

2. Postura ética

2.1 Ética nos relacionamentos sociais e profissionais;

2.2 Ética no uso de máquinas e equipamentos;

3. Higiene e Segurança no Trabalho

3.1 Princípios de higiene e segurança no trabalho;

3.2 Procedimentos e normas de segurança;

4. Organização no trabalho

4.1 Organização do local de trabalho;

4.2 Organização e limpeza de ambientes de trabalho;

5. Acionamentos eletro-hidráulicos e eletropneumáticos

5.1 Eletropneumática;

Fundamentos físicos da pneumática: propriedades, produção, preparação e distribuição do ar comprimido, construção e função dos elementos de trabalho;

Elementos de comandos e sinais: válvulas direcionais, válvulas de bloqueio, válvulas de vazão, válvulas de pressão; Simbologia: normas nacionais e internacionais;

Princípio da técnica de comando: construção e interpretação de circuitos pneumáticos, estrutura e função dos elementos eletropneumáticos, construção e interpretação de esquemas eletropneumáticos.

5.2 Eletro-hidráulica

Fundamentos físicos da hidráulica;

Óleos hidráulicos;

Grupo de acionamento;

Bombas hidráulicas: função e construção dos elementos hidráulicos;

Simbologia: normas nacionais e internacionais, estudo do controle da velocidade do cilindro, noções de cálculos sobre força, área e volume dos atuadores;

Princípio da técnica de comandos: estrutura e função dos elementos eletro-hidráulicos, construção e interpretação de esquemas eletrohidráulicos;

5.3 Descarte adequado de resíduos;

6. Acionamentos eletroeletrônicos

6.1 Controladores Programáveis – CLP: contexto, evolução, aplicações, conceito e princípios de funcionamento, arquitetura, programação.

7. IHM: contexto e aplicações

8. Sistema supervisório SCADA: contexto e aplicações.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.

Segurança em Eletricidade 60h

1. Segurança no trabalho

1.1 Organização do local de trabalho;

1.2 Organização dos dados e informações coletadas;

1.3 Procedimentos de segurança.

2. Primeiros socorros

2.1 Noções sobre lesões;

2.2 Priorização do atendimento;

2.3 Aplicação de respiração artificial;

2.4 Massagem cardíaca;

2.5 Técnicas para remoção e transporte de acidentados;

2.6 Práticas.

3. Riscos em instalações e serviços com eletricidade

3.1 O choque elétrico, mecanismos e efeitos;

3.2 Campos eletromagnéticos;

3.3 Arcos elétricos, queimaduras e quedas;

4. Técnicas de Análise de Risco

5. Acidentes de origem elétrica

5.1 Causas diretas e indiretas;

5.2 Discussão de casos;

6. Medidas de Controle do Risco Elétrico

6.1 Desenergização;

6.2 Equipotencialização;

6.3 Seccionamento automático da alimentação;

6.4 Extrabaixa tensão;

6.5 Barreiras e invólucros;

6.6 Bloqueios e impedimentos;

6.7 Obstáculos e anteparos;

6.8 Isolamento das partes vivas;

6.9 Isolação dupla ou reforçada;

6.10 Colocação fora de alcance;

6.11 Separação elétrica;

6.12 Aterramento funcional (TN/ TT / IT), de proteção, temporário;

6.13 Dispositivos a corrente de fuga;

7. Equipamentos de proteção coletiva

8. Regulamentações do TEM

8.1 Normas Regulamentadoras relacionadas às instalações elétricas;

8.2 Disposições gerais e campo de aplicação;

8.3 NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;

8.4 NR 6 - Equipamentos de Proteção Individual (EPI);

8.5 NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;

8.6 NR 17 – Ergonomia;

8.7 NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção;

8.8 NR 21 - Trabalho a Céu Aberto;

8.9 NR 26 - Sinalização de Segurança;

8.10 NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados;

8.11 NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade;

8.12 Qualificação, habilitação, capacitação e autorização;

9. Rotinas de trabalho – procedimentos

9.1 Instalações desenergizadas;

9.2 Liberação para serviços;

9.3 Sinalização Inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento.

10. Responsabilidades

11. Proteção e combate a incêndio

11.1 Noções básicas;

11.2 Medidas preventivas;

11.3 Métodos de extinção;

11.4 Prática;

12. Riscos adicionais

12.1 Altura;

12.2 Ambientes confinados;

12.3 Áreas classificadas;

12.4 Umidade;

12.5 Condições atmosféricas.

13. Equipamentos de proteção individual

14. Fundamentos da segurança com eletricidade

15. Educação em Prevenção de Acidentes – GEPA/CIPA

15.1 Campanhas de segurança.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.

Manutenção Elétrica Predial e Industrial 60h

1. Elementos de manutenção elétrica

1.1 Aplicação conforme Norma ABNT de Instalações Elétricas em Baixa Tensão (NBR 5410);

1.2 Planejamento, programação e controle da manutenção das instalações elétricas;

1.3 Manutenção preditiva, corretiva e preventiva;

1.4 Manutenção Total Produtiva Instrumentos de controle de manutenção;

1.5 Técnicas de desmontagem de equipamentos das instalações elétricas;

1.6 Técnicas de análise de falhas em instalações elétricas: identificação de sobrecargas em circuitos, identificação de sobreaquecimento em componentes e circuitos, verificação de centelhamento e de falha de isolação (fuga de corrente), resistência de isolamento, falhas elétricas (curto-circuito franco/por impedância), seletividade dos dispositivos de proteção dos circuitos elétricos, condições e valores nominais de trabalho (sub/sobre/desequilíbrio/tensão-corrente), sequência de fase (inversão), análise de vibrações, análise de ruídos;

1.7 Instrumentos de medição de temperatura: pirômetros e termovisor;

1.8 Megômetro;

1.9 Analisador de energia;

1.10 Confiabilidade: análise de falhas e defeitos, falha humana, análise de riscos, prevenção e correção de falhas;

1.11 Conhecimento de gestão;

1.12 Organização no trabalho: limpeza, higiene, organização;

2. Meio ambiente: descarte adequado, tipos de materiais reciclados

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.

Manutenção Elétrica Predial e Industrial 60h

1. Elementos de manutenção elétrica

1.1 Aplicação conforme Norma ABNT de Instalações Elétricas em Baixa Tensão (NBR 5410);

1.2 Planejamento, programação e controle da manutenção das instalações elétricas;

1.3 Manutenção preditiva, corretiva e preventiva;

1.4 Manutenção Total Produtiva Instrumentos de controle de manutenção;

1.5 Técnicas de desmontagem de equipamentos das instalações elétricas;

1.6 Técnicas de análise de falhas em instalações elétricas: identificação de sobrecargas em circuitos, identificação de sobreaquecimento em componentes e circuitos, verificação de centelhamento e de falha de isolação (fuga de corrente), resistência de isolamento, falhas elétricas (curto-circuito franco/por impedância), seletividade dos dispositivos de proteção dos circuitos elétricos, condições e valores nominais de trabalho (sub/sobre/desequilíbrio/tensão-corrente), sequência de fase (inversão), análise de vibrações, análise de ruídos;

1.7 Instrumentos de medição de temperatura: pirômetros e termovisor;

1.8 Megômetro;

1.9 Analisador de energia;

1.10 Confiabilidade: análise de falhas e defeitos, falha humana, análise de riscos, prevenção e correção de falhas;

1.11 Conhecimento de gestão;

1.12 Organização no trabalho: limpeza, higiene, organização;

2. Meio ambiente: descarte adequado, tipos de materiais reciclados

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.

Manutenção Elétrica Predial e Industrial 60h

1. Elementos de manutenção elétrica

1.1 Aplicação conforme Norma ABNT de Instalações Elétricas em Baixa Tensão (NBR 5410);

1.2 Planejamento, programação e controle da manutenção das instalações elétricas;

1.3 Manutenção preditiva, corretiva e preventiva;

1.4 Manutenção Total Produtiva Instrumentos de controle de manutenção;

1.5 Técnicas de desmontagem de equipamentos das instalações elétricas;

1.6 Técnicas de análise de falhas em instalações elétricas: identificação de sobrecargas em circuitos, identificação de sobreaquecimento em componentes e circuitos, verificação de centelhamento e de falha de isolação (fuga de corrente), resistência de isolamento, falhas elétricas (curto-circuito franco/por impedância), seletividade dos dispositivos de proteção dos circuitos elétricos, condições e valores nominais de trabalho (sub/sobre/desequilíbrio/tensão-corrente), sequência de fase (inversão), análise de vibrações, análise de ruídos;

1.7 Instrumentos de medição de temperatura: pirômetros e termovisor;

1.8 Megômetro;

1.9 Analisador de energia;

1.10 Confiabilidade: análise de falhas e defeitos, falha humana, análise de riscos, prevenção e correção de falhas;

1.11 Conhecimento de gestão;

1.12 Organização no trabalho: limpeza, higiene, organização;

2. Meio ambiente: descarte adequado, tipos de materiais reciclados

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.

Gestão da Manutenção 30h

1. Planejamento

1.1 Metas;

Função;

Estratégias de implementação do planejamento;

Ferramentas de avaliação das metas;

1.2 Cronograma de atividades;

Função;

Estrutura;

Etapas;

Elaboração do cronograma;

Estratégias de implementação;

Ferramentas de avaliação de atividades;

1.3 Programa de manutenção

Função;

Estrutura;

Etapas;

Recursos;

Elaboração da programação;

Estratégias de implementação;

Ferramentas de avaliação.

2. Gestão administrativa de pessoas

2.1 Sistemas de administração de pessoas;

Sistema autoritário coercitivo;

Sistema autoritário benevolente;

Sistema consultivo;

Sistema participativo;

2.2 Recrutamento e seleção

Triagem;

Identificação das características pessoais;

Integração de equipe;

2.3 Técnicas de capacitação;

Definição de capacitação e desenvolvimento;

Levantamento das necessidades de capacitação;

Programação da capacitação;

Avaliação de resultados;

2.4 Reuniões: planejamento e condução;

2.5 Ética.

3. Coordenação e supervisão de equipes

3.1 Planejamento, organização e controle do trabalho;

Planejamento estratégico e de atividades;

Cronograma e Fluxograma;

Lista de atividades;

Ciclo PDCA;

Administração de tempo;

3.2 Supervisão de equipes de trabalho;

3.3 Comunicação em equipe;

3.4 Liderança;

3.5 Reflexão pessoal e importância da percepção;

3.6 Papel da supervisão.

4. Relações humanas no trabalho

4.1 Inteligência emocional;

4.2 Motivação;

Necessidades humanas;

Teoria sobre motivação humana;

Objetivos individuais;

4.3 Administração de conflitos: gravidade, condições, processo, comportamento, abordagens quanto à administração, efeitos positivos e negativos;

4.4 Comunicação: tipos de comunicação e falhas na comunicação

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.

Eficiência Energética 30h

1. Ética

1.1 Postura ética nos dados levantados e aplicados.

2. Equipes de trabalho

2.1 Trabalho em grupo;

2.1 Relações interpessoais.

3. Organização dos dados e informações

3.1 Pesquisa aplicada;

3.2 Inovação;

3.2 Tecnológica;

3.3 Levantamento de dados.

4. Conservação de energia

4.1 Cogeração;

4.2 Normas técnicas para continuidade de fornecimento;

4.3 Sistema tarifário;

4.4 Monitoramento de grandezas elétricas;

4.5 Diagnóstico de eficiência energética;

4.6 Análise econômica.

5. Energias renováveis

5.1 Energia eólica;

pequeno/médio e grande porte

5.2 Energia solar fotovoltaica

pequeno/médio e grande porte;

5.3 Biomassa;

5.4 Outras energias.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.

Instalação de Sistemas Elétrico de Potência (SEP) 90h

1. Equipes de trabalho

1.2 Trabalho em grupo;

1.3 Relações interpessoais;

1.4 Responsabilidades individuais;

2. Postura ética

2.1 Ética nos relacionamentos sociais e profissionais;

2.2 Ética no uso de máquinas e equipamentos;

3. Higiene e Segurança no Trabalho

3.1 Princípios de higiene e segurança no trabalho;

3.2 Procedimentos e normas de segurança;

4. Distribuição

4.1 Aplicação conforme norma e padrões da concessionária local;

4.2 Características;

4.3 Dimensionamento;

4.4 Funcionamento;

4.5 Ligações;

4.6 Classe de tensão: BT, MT, AT;

4.7 Simbologia;

4.8 Diagramas;

4.9 Identificação;

4.10 Tipos de distribuição: aérea, subterrânea, rural;

4.11 (RDU), Urbana (RDR);

4.12 Equipamentos de transformação;

4.13 Equipamentos de manobra: chaves fusíveis, chaves a óleo, seccionadoras, religadores, alimentadores, disjuntores.

5. Organização no trabalho

5.1 Organização do local de trabalho;

5.2 Organização e limpeza de ambientes de trabalho;

5.3 Registro de serviço.

6. Geração

6.1 Aplicação conforme norma e padrões da concessionária local;

6.2 Características;

6.3 Dimensionamento;

6.4 Funcionamento;

6.5 Ligações;

6.6 Simbologia;

6.7 Diagramas;

6.8 Identificação;

6.9 Tipos de geração.

7. Transmissão

7.1 Aplicação conforme norma e padrões da concessionária local;

7.2 Características;

7.3 Funcionamento;

7.4 Ligações;

7.5 Simbologia;

7.6 Diagramas;

7.7 Identificação;

7.8 Tipos de transmissão.

8. Subestação

8.1 Aplicação conforme norma e padrões da concessionária local;

8.2 Características;

8.3 Dimensionamento;

8.4 Funcionamento;

8.5 Ligações;

8.6 Simbologia;

8.7 Diagramas;

8.8 Identificação;

8.9 Tipos de subestação;

8.10 Equipamentos de transformação para subestação: transformadores de potência e distribuição, transformadores de corrente, transformadores de potencial, transformadores reguladores de tensão;

8.11 Equipamentos de manobra: chaves fusíveis, chaves a óleo, seccionadoras, disjuntores;

8.12 Sistema de proteção: relé de sobrecorrente, relés de sub e sobre tensão, relés de gás ou Buchholz, relés de temperatura, relé diferencial, válvula de alívio de pressão;

8.13 Para-raios: descarregador de chifres, tipos de pararaios, tensão de disparo, corrente de descarga, tensão residual, aterramento – resistência de aterramento;

8.14 Capacitores – shunt, tipos de ligação, proteção por TP e TC;

8.15 Cabos isolados;

8.16 Barras nuas;

8.17 Malhas de aterramento: cabos de cobre nu e hastes de aterramento;

8.18 Serviços auxiliares de SEP: sistemas de corrente contínua, sistema de ar comprimido buchas e isoladores: suporte, passa-muros, de equipamentos;

8.19 Metais isolantes;

8.20 Conectores.

9. Smart grid

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.

Manutenção e Operação de Sistemas Elétricos de Potência (SEP) 30h

1. Meio ambiente: descarte adequado, tipos de materiais reciclados

2. Elementos de manutenção elétrica do SEP

2.1 Aplicação conforme norma e procedimentos operacionais e de manutenção da concessionária local;

2.2 Planejamento, programação e controle da manutenção do SEP;

2.3 Técnicas de desmontagem e substituição de equipamentos do SEP: substituição de postes, substituição de estruturas, substituição de isoladores, substituição de transformadores, substituição de seccionadores, emenda/conexão/troca de condutores;

2.4 Técnicas de análise de falhas do SEP: identificação de sobrecargas em circuitos de distribuição, identificação de sobreaquecimento em componentes e circuitos de distribuição, verificação de centelhamento e identificação de falha de isolação (fuga de corrente) no SEP, resistência de isolamento, falhas elétricas (curto-circuito franco/por impedância), condições e valores nominais de trabalho (sub/sobre/desequilíbrio/tensão corrente);

2.5 Aterramento: definitivo e provisório.

3. Elementos de operação do SEP.

3.1 Procedimentos da concessionária local;

3.2 Operações de seccionadores de redes de distribuição e subestações;

3.3 Operação local e remota;

3.4 Procedimentos de abertura e fechamento de circuitos;

3.5 Painéis de controle: supervisório (interagir) e quadro sinótico (interagir).

4. Organização no trabalho: limpeza, higiene, organização.

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.

Projetos de Sistemas Elétricos de Potência - SEP 60h

1. Ética

1.1 Ética no tratamento das

informações coletadas e elaboradas.

2. Normas técnicas

2.1 Disposições gerais e campo de

aplicação;

2.2 Organização;

2.3 Hierarquia e órgãos

regulamentadores;

2.4 Tipos;

2.5 Uso;

2.6 Exemplos;

2.7 Outras denominações;

2.8 Legislações: Federais, Estaduais e

Municipais.

3. Projeto

3.1 Definição;

3.2 Planejamento;

3.3 Viabilidade técnica e econômica;

3.4 Confiabilidade;

3.5 Recursos: humanos, financeiros e

materiais;

3.6 Cronograma: físico e financeiro;

3.7 Apresentação do projeto.

4. Pesquisa e Análise de Informações

– ABNT

4.1 Fontes de consulta;

4.2 Seleção de informações;

4.3 Técnicas de pesquisa;

 

4.4 Análise das informações e

conclusões;

4.5 Norma de formatação.

5. Planejamento e controle

5.1 Organização: documentação

Projeto de sistemas elétricos de

potência;

5.2 Etapas de planejamento: análise

de cenários, formulação dos objetivos,

formulação das estratégias,

cronograma, execução, avaliação;

5.3 Levantamento de campo;

5.4 Projetos de redes;

5.5 Dimensionamento de dispositivos

de manobra e proteção;

5.6 Dimensionamento de condutores;

5.7 Dimensionamento de estruturas.

6. Memorial descritivo

6.1 Objetivo;

6.2 Levantamento de dados;

6.3 Partes componentes: memória de

cálculo, diagramas elétricos, plantas,

leiautes, especificações, lista de

material.

7. Organização de trabalho – gestão

da rotina

7.1 Delimitação de atividades;

7.2 Definição de etapas;

7.3 Previsão de recursos;

7.4 Elaboração de cronogramas.

8. Organização das informações

8.1 Coleta;

8.2 Seleção;

8.3 Organização;

8.4 Análise;

8.5 Formatação dos dados e

informações (Norma da ABNT).

9. Anexos (manuais de

equipamentos/instrumentos)

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica.