CARGA HORÁRIA TOTAL: 1290h
HABILITAÇÃO TÉCNICA
Nome | Carga Horária | Conteúdo Programático | Experiência | Formação |
Autoconhecimento | 30h | 1.Características Pessoais 1.1. Motivadores pessoais e Profissionais; 1.2. Valores e crenças como causa de características pessoais; 1.3. Talentos e habilidades; 1.4. Competências; 1.5. Aptidões; 1.6. Forças e oportunidades de desenvolvimento; 1.7. Sonhos e planos. 2.Cidadania 2.1. Valores e crenças; 2.2. Urbanidade; 2.3. Convivência cidadã; 3.Trabalho em Equipe 3.1. Colaboração e cooperação; 3.2. Trabalho em equipe; 3.2.1.Comunicação (saber ouvir e saber quando usar a palavra); 3.2.2.Liderança; 3.2.3.Definição de papéis; 3.2.4.Compromisso com objetivos e metas; 4.Relacionamento Interpessoal 4.1. Habilidades socioemocionais; 4.1.1.Autocontrole; 4.1.2.Adaptabilidade; 4.1.3.Flexibilidade. 5. Materiais: Tipos, Características e Aplicações 5.1. Atitudes (empatia); 5.2. Comportamento; 5.3. Direitos e deveres; 5.3.1.Individuais; 5.3.2.Coletivos; 6.Trabalho em Equipe 6.1. Colaboração; 6.2. Integração; 6.3. Participar de atividades de grupo; 6.4. Capacidades de comunicação; 6.5. Colaboração (liderar e ser liderado, persuasão, motivação etc.); 6.6. Negociação (estabelecimento de acordos para alcançar objetivos). 7.Resolução de Problemas 7.1. Tomada de decisão; 7.2. Criatividade; 7.3. Flexibilidade; 7.4. Espírito empreendedor; 7.5. Abertura ao novo; 8.Autonomia 8.1. Organização; 8.2. Disciplina; 8.3. Responsabilidade; 8.4. Concentração; 8.5. Gestão do tempo; 8.6. Objetividade; Pensamento crítico. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Projeto de Vida e Carreira | 40h | 1. Trabalho em Equipe
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Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Comunicação Técnica e Informação Aplicada | 30h | 1. Documentação Técnica Aplicada à Eletroeletrônica: definições, características, estrutura, fontes acesso confiáveis, finalidades e responsabilidades dos usuários. 2.1 Informativos; 2.2 Jornalísticos; 2.3 Catálogos (físicos e eletrônicos); 2.4 Manuais de Fabricantes; 2.5 Relatórios; 2.6 Ordens de Serviço; 2.7 Procedimentos; 2.8 Normas Técnicas; 2.9 Normas Regulamentadoras; 2.10 Legislação; 2.11 Memoriais Descritivos; 2.12 Orçamentos; 2.13 Boletins Técnicos; 2.14 Checklist; 2.15 Permissão de Trabalho; 2. Comunicação oral: técnicas de argumentação 3. Informática Aplicada (como ferramenta de apoio à elaboração de documentos técnicos, apresentações e pesquisas) 3.1. Editor de Textos: ● Tipos; ● Formatação; ● Configuração de páginas; ● Importação de figuras e objetos; ● Inserção de tabelas e gráficos; ● Arquivamentos; ● Controles de exibição; ● Correção ortográfica e dicionário; ● Quebra de páginas; ● Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens; ● Marcadores e numeradores; ● Bordas e sombreamento; ● Colunas; ● Ferramentas de desenho; ● Controle de alterações; ● Criação de índice/sumário; ● Impressão; ● Outros. 3.2. Editor de Planilhas Eletrônicas ● Funções/ finalidades; ● Linhas, colunas e endereços de células; ● Formatação de células; ● Configuração de páginas; ● Inserção de fórmulas básicas; ● Classificação e filtro de dados; ● Gráficos, quadros e tabelas; ● Impressão; ● Outros. 3.3. Editor de Apresentações ● Criação de apresentações em slides e vídeos; ● Recursos multimídia de apoio a apresentações e vídeos; ● Outros. 3.4. Internet ● Normas de uso; ● Navegadores; ● Sites de busca; ● Download e gravação de arquivos; ● Direitos autorais (citação de fontes de consulta); ● Criação de contas e uso de correio eletrônico; ● Armazenamento de arquivos em nuvem. 4. Ética ● Código de conduta; ● Respeito às individualidades; ● Ética nas relações interpessoais; ● Direitos e deveres individuais e coletivos. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Fundamentos de Eletroeletrônica | 170h | 1. Eletrotécnica Básica 1.1 Matéria: conceito, estrutura, camada de valência; 1.2 Fundamentos de Eletrostática e Eletrodinâmica, Carga Elétrica, Eletrização, Lei de Coulomb, Campo elétrico, Força elétrica, Potencial elétrico, Diferença de Potencial, Corrente Elétrica, Energia elétrica, Potência elétrica; *(Potência de base dez, números fracionários e decimais, múltiplos e submúltiplos, conversão de base numérica); 1.3 Grandezas elétricas: Corrente, Tensão, Resistência, Potência, Frequência e seus Instrumentos de Medidas; 1.4 Efeitos da corrente elétrica: eletrolítico e térmico (efeito Joule); 1.5 Resistividade: Materiais condutores, isolantes e resistivos; 1.6 Circuitos de Corrente Contínua: Circuitos série, paralelo e misto; 1.7 Circuitos elétricos: Série, paralelo e misto; 1.8 Leis de OHM; *(Função Linear, Funções Trigonométricas); 1.9 Resistores, Associação de Resistores; 1.10 Fontes geradoras de corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada; 1.11 Processos de geração de energia: Pressão, Química, Magnética, Térmica, Mecânica, Luminosa; 1.12 Leis de Kirchoff; *(Sistemas Lineares); 1.13 Teoremas de Thévenin e Norton; 1.14 Potência em corrente contínua; *(Funções do 1º e do 2º Grau); 1.15 Magnetismo: Origem do magnetismo, Teoria WEBER, Teoria dos domínios magnéticos, Campo magnético, densidade de campo magnético ou densidade de fluxo magnético, Indução magnética – Imantação, Classificação das substâncias quanto ao comportamento magnético, Permeabilidade magnética, Relutância magnética; 1.16 Eletromagnetismo: campo magnético no condutor, regras, força Lorentz, lei de Faraday, lei de Lenz, autoindução; 1.17 Indutores e Capacitores: conceitos e características; 1.18 Propriedade dos Materiais: Resistência, Condutância, Resistividade, Susceptância, Coeficiente de temperatura e impedância; 1.19 Transformadores elétricos: conceitos e características; 1.20 Corrente elétrica alternada: frequência, período, amplitude, valor médio; 1.21 Conceitos básicos de circuito em corrente alternada: Resistivo, indutivo, capacitivo; 1.22 Conceitos básicos de potência em circuitos de corrente alternada: Ativa, reativa e aparente; 1.23 Conservação e racionalização de energia; 1.24 Formas alternativas de geração de energia; 1.25 Sistemas de distribuição de energia elétrica: normas, isolação e aterramento; 1.26 Circuitos Trifásicos: Características de tensão (linha e fase), corrente (linha e fase), potências (ativa, reativa e aparente) e Fator de potência (FP – cos) nas configurações, Estrela, Delta. *(Números Complexos); 1.27 Conceitos de retificação de corrente elétrica; 1.28 Conceitos de inversão de corrente elétrica; 1.29 Motores Elétricos (conceitos Básicos); 1.30 Princípios de funcionamento do gerador trifásico; 2. Princípios de Eletrônica 2.1 Diodos semicondutores; 2.2 Retificação monofásica; 2.3 Retificação trifásica; 2.4 Diodo Zener; 2.5 Led; 2.6 Reguladores de tensão; 2.7 Filtro capacitivo; 2.8 Transistor de junção bipolar, Construção, Polarização, Curvas características, Regiões de operação; 2.9 Fontes: Reguláveis e Chaveadas; 3. Metrologia aplicada a sistemas eletroeletrônicos 3.1 Instrumentos de medição de grandezas elétricas; 3.2 Princípio de funcionamento dos instrumentos de medida: ferro móvel, bobina móvel, eletrodinâmico, ressonante, digitais, Características básicas dos instrumentos de medida: escala, precisão, sensibilidade, posição, isolação; 3.3 Instrumentos e grandezas: voltímetro, amperímetro, ohmímetro, wattímetro, cossifímetro, frequencímetro, multímetros, medidores de energia elétrica; 3.4 Transformadores de Corrente – TC; Transformadores de Potência – TP:características, aplicações e recomendações de uso; 3.5 Instrumentos de Painel; 3.6 Instrumentos Portáteis. 4. Ferramentas 4.1 Ferramentas manuais para a instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos: tipos, características, aplicações, técnicas e recomendações de uso, conservação; 5. Materiais: tipos, características e aplicações;. 5.1 Condutores elétricos; 5.2 Acionadores e acessórios; botoeiras, chaves fim de curso, alavancas, sensores; 5.3 Sinalizadores e acessórios: óticos e sonoros; 5.4 Dispositivos de manobra e acessórios: contatores de potência, relés de interface; contatores auxiliares; relés de estado sólido e chaves manuais; 5.5 Dispositivos de proteção e acessórios: fusíveis, disjuntores, disjuntor-motor, relé térmico de sobrecarga, relé falta de fase, relé sequência de fase; 5.6 Tomadas, conectores e plugues industriais; 5.7 Quadro de comandos e acessórios: canaletas, trilhos, identificadores, exaustores, filtros de ar, prensa-cabos, terminais, etc.; 5.8 Dispositivos Retificadores: ponte retificadora; diodo retificador; fonte chaveada; 6. Fundamentos de Desenho Técnico 6.1 Razão e importância (o desenho e o técnico); 6.2 Normas – ABNT – ISO – DIN e outros; 6.3 Instrumentos e utensílios de desenho; 6.4 Formatos e dobramentos de papel; 6.5 NBRs pertinentes a Escrita, Escalas e Linhas; 6.6 Projeção ortogonal: projeção no primeiro e terceiro diedros, vistas, esboço cotado de vistas, cotagem; 6.7 Perspectiva: paralela cavaleira (45º), axométrica e isométrica, desenho isométrico (visão explodida), esboço cotado em perspectiva. 7. Segurança 7.1 Procedimentos de segurança em instalações elétricas; 7.2 Choque elétrico: efeitos; fatores determinantes da gravidade do choque elétrico; 7.3 Equipamentos elétricos industriais e medidas de proteção; 7.4 Segurança nas proximidades de redes elétricas energizadas; 7.5 Equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs); 7.6 Normas e Regulamentações: conceitos e aplicações; 7.7 NBR-5410: instalações elétricas de baixa tensão; 7.8 Regulamento das Instalações Consumidoras de Baixa Tensão; 7.9 NR 10: segurança em instalações e serviços em eletricidade; 8. Condições ambientais para instalação de sistemas elétricos 8.1 Obstáculos em estruturas de instalação (máquinas, veículos, esteiras, sistemas hidráulicos, sistemas automatizados, gás, vigas, colunas, ...); 8.2 Estruturas industriais (galerias, instalações suspensas, passarelas,...). 9. Efeitos das condições ambientais nas instalações elétricas 9.1 Temperatura; 9.2 Umidade; 9.3 Maresia; 9.4 Altitude; 9.5 Ventilação; 9.6 Pressão; 9.7 Outros. 10. Organização de ambientes de trabalho 10.1 Princípios de organização 10.2 Organização do espaço de trabalho; 10.3 Ferramenta da Qualidade: 5S; 10.4 EPIs e EPCs: Conceitos, funções e uso. Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Instalação de Sistemas Elétricos Prediais | 100h | 1. Ferramentas e equipamentos 1.1Tipos e Manuseio ● Ferramentas manuais: alicates, chaves de fenda, canivetes; ● serras, tarraxa para eletrodutos, linha de bater, limas; ● martelo, níveis, prumo de centro, dobradores de tubos; ● Rebitadeira; ● Ferramentas elétricas: soprador térmico, parafusadeira; ● furadeira manual, serras; ● Instrumentos: instrumentos de medidas elétricas; ● instrumentos de medição linear. 2. Infraestrutura 2.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410; 2.2 Características; 2.3 Simbologia; 2.4 Identificação; 2.5 Tipos ● Eletrodutos e acessórios; ● Barramentos e acessórios; ● Canaletas e acessórios; ● Quadro de distribuição e caixas; ● Cabeamento estruturado. 3. Aterramento 3.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410; 3.2 Características; 3.3 Simbologia; 3.4 Esquemas: TNC, TNS, TNCS, TT, IT. 4. Sistema de iluminação 4.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410 e 5413; 4.2 Características; 4.3 Simbologia; 4.4 Identificação; 4.5 Tipos de lâmpadas e acessórios: lâmpadas incandescentes, lâmpadas frias, lâmpadas de descarga, LED. 5. Dispositivos de proteção 5.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410; 5.2 Característica; 5.3 Simbologia; 5.4 Identificação; 5.5 Tipos de Fusível, Disjuntores, Diferencial Residual (DR), Dispositivo de proteção contra surtos (DPS). 6. Diagramas elétricos 6.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410 e 5444; 6.2 Características; 6.3 Simbologia; 6.4 Identificação; 6.5 Tipos: unifilar e multifilar. 7. Condutores elétricos 7.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410; 7.2 Tipos: rígidos e flexíveis, unipolares e multipolares, isolados e nus; 7.3 Conexões: emendas e conectores 7.4 Características; 7.5 Simbologia; 7.6 Identificação; 7.7 Instalações - Fixados em paredes; Sobre isoladores e em linha aérea, em eletroduto aparente ou embutidos, em leitos de cabos e em eletrocalhas. 8. Dispositivos de manobra e Controle 8.1 Aplicação conforme Norma ABNT BR 5410; 8.2 Características; 8.3 Simbologia; 8.4 Identificação; 8.5Tipos: Interruptores; Dimmer; Botões; Contatores; Sensores; Relés: relés de impulso, minuterias, programadores de Horários; Controladores programáveis. 9. Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) 9.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5419; 9.2 Características; 9.3 Simbologia; 9.4 Tipos: Faraday e Franklin; 9.5 Acessórios. 10. Tomadas de corrente 10.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410; 10.2 Características; 10.3 Simbologia; 10.4 Identificação; 10.5 Tipos; 11. Motores elétricos de corrente alternada 11.1 Tipos: motor monofásico de fase auxiliar e universal; 12. Sistemas de alimentação elétrica; 12.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410; 12.2 Aplicação conforme Norma ABNT BR 14039; 12.3 Características: regulamentação das Concessionárias locais; 12.4 Simbologia; 12.5 Identificação; 12.6 Tipos: alimentação em baixa tensão e alimentação em média Tensão; 13. Dispositivos de comunicação e segurança patrimonial 13.1 Características; 13.2 Simbologia; 13.3 Identificação; 13.4 Tipos: sistemas de alarme residencial, sistema de telefonia, cerca elétrica, sistema de porteiro eletrônico, sistema de portão automático, sistema de circuito fechado de TV (CFTV). 14 Riscos em instalações e serviços com eletricidade 14.1 O choque elétrico, mecanismos e efeitos; 14.2 Campos eletromagnéticos; 14.3 Arcos elétricos, queimaduras e quedas; 15. Técnicas de Análise de Risco 16. Acidentes de origem elétrica 16.1 Causas diretas e indiretas; 16.2 Discussão de casos; 17. Medidas de Controle do Risco Elétrico 18. Equipamentos de proteção individual 19. Equipamentos de proteção coletiva 20. Riscos adicionais 20.1 Trabalho em altura; 21. Equipes de trabalho 21.1 Trabalho em grupo; 21.2 Relações interpessoais; 21.3 Responsabilidades individuais; 21.4 Fatores de satisfação no trabalho; 22. Postura ética 22.1 Ética nos relacionamentos sociais e profissionais; 22.2 Ética no uso de máquinas e equipamentos; 23. Organização de ambientes de trabalho – gestão da rotina 23.1 Definição de etapas; 23.2 Elaboração de cronogramas; 23.3 Registro de serviço. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica; Conhecimento em informática. |
Projetos Elétricos Prediais | 100h | 1. Ética: 1.1 Ética no tratamento das informações coletadas e elaboradas; 2. Pesquisa e análise de informações 2.1 Técnicas de Pesquisa; 2.2 Fontes de consulta; 2.3 Seleção de informações; 2.4 Análise das informações e conclusões; 3. Normas técnicas 3.1 Disposições gerais e campo de aplicação; 3.2 Organização; 3.3 Hierarquia e órgãos regulamentadores; 3.4 Tipos; 3.5 Uso; 3.6 Exemplos; 3.7. Outras denominações; 3.8 Legislações: Federais, Estaduais e Municipais; 4. Desenho de instalações elétricas 4.1 Elementos de um sistema elétrico; 4.2 Circuitos elétricos; 4.3 Materiais utilizados em instalações elétricas; 4.4 Dispositivos de controle dos circuitos; 4.5 Dispositivos de proteção dos circuitos; 4.6 Representação das instalações em planta: simbologia, planta baixa, cobertura, esquema vertical, detalhamento, ponto de consumo; 4.7 Instalação de para-raios; 4.8 Instalações elétricas em edificação; 5. Projeto 5.1 Definição; 5.2 Planejamento; 5.3 Viabilidade técnica e econômica; 5.4 Confiabilidade; 5.5 Recursos: humanos, financeiros e materiais; 5.6 Cronograma: físico e financeiro; 5.7 Apresentação do projeto; 6. Desenho assistido por computador 6.1 Software aplicativo: apresentação e características; 6.2 Desenho aplicado às instalações elétricas: a área de trabalho, comandos de desenho e modificação e comandos de auxílio; 6.3 Manipulação de desenhos: trabalhando com textos, manipulação de blocos de desenhos, manipulando as hachuras, comandos de dimensionamento; 6.4 Impressão e manipulação de escalas. 7. Fundamentos de Desenho Técnico 7.1 Razão e importância (o desenho e o técnico); 7.2 Normas – ABNT – ISO – DIN e outros; 7.3 Instrumentos e utensílios de desenho; 7.4 Formatos e dobramentos de papel; 7.5 Escrita (NBR 8402); 7.6 Escalas (NBR 8196); 7.7 Linhas (NBR 8403); 7.8 Projeção ortogonal (NBR 10067): projeção no primeiro e terceiro diedros, vistas, esboço cotado de vistas, cotagem (NBR 10126); 7.9 Perspectiva: paralela cavaleira (45º), axométrica e isométrica, desenho isométrico (visão explodida), esboço cotado em perspectiva. 8. Conselho de classe 8.1 Atribuições técnicas; 8.2 Responsabilidade técnica; 8.3 Código de defesa do consumidor; 8. Planejamento e controle 8.1 Etapas de planejamento: análise de cenários, formulação dos objetivos, formulação das estratégias, cronograma, execução e avaliação; 8.2 Organização: documentação; 9. Projeto de instalações elétricas prediais, seguindo padrão de eficiência energética 9.1 Dimensionamento de condutores; 9.2 Dimensionamento de dispositivos de proteção; 9.3 Dimensionamento de eletroduto; 9.4 Cálculo de demanda; 9.5 Cálculo de fator de carga; 9.6 Cálculo de iluminação (lâmpadas, luminárias e sistemas de iluminação, iluminação interna, iluminação externa); 9.7 Planta elétrica; 10. Memorial descritivo 10.1 Estrutura; 10.2 Objetivo; 10.3 Levantamento de dados; 10.4 Partes componentes: memória de cálculo, diagramas elétricos, plantas, leiautes, especificações, lista de material, anexos (manuais de equipamentos/instrumentos); 11. Organização de trabalho – gestão da rotina 11. 1 Delimitação de atividades; 11.2 Definição de etapas; 11.3 Previsão de recursos; 11.4 Elaboração de cronogramas; 12. Organização das informações 12.1 Coleta; 12.2 Seleção; 12.3 Organização; 12.4 Análise; 12.5 Formatação dos dados e informações (Norma da ABNT). |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica; Conhecimento em informática. |
Mundo do Trabalho | 130h | Raciocínio lógico: indutivo, dedutivo, hipotético, inferencial e lógica de programação (Arduino©). • Criatividade, pesquisa e inovação. • Pensamento crítico. • Gestão de recursos físicos, humanos, financeiros e de tempo. • Análise de variáveis em cronogramas, tabelas e gráficos, e previsão de consequências. • Tomadas de decisão embasadas por comportamentos éticos, • Colaboração e cooperação. • Comunicação (saber ouvir e saber quando usar a palavra). • Liderança. • Definição de papéis. • Compromisso com objetivos e metas. • Características pessoais: autocontrole, adaptabilidade, flexibilidade e empatia. • Níveis hierárquicos, atribuições nas organizações e níveis de comunicação. • Identificação e administração de conflitos. • Responsabilidade. • Engajamento. • Atenção. • Organização. • Precisão. • Zelo. • Resiliência. • Mídias sociais. • Ambiente de nuvem. • Ferramentas de comunicação instantânea. • Segurança da informação. • Ética no uso das mídias sociais. • Direito autoral. • Ferramentas da qualidade. Profissões: • o que, como e onde faz e que recursos utiliza; • características pessoais necessárias para a profissão e tendências futuras; • situações de risco à integridade pessoal (doenças ocupacionais, insalubridade, periculosidade, assédio, agentes agressores, posições não ergonômicas de trabalho, acidentes de trabalho e uso de Equipamento de Proteção Individual –EPI e Equipamento de Proteção Coletiva – EPC); • situações de riscos ao meio ambiente (geração e destinação não adequadas de resíduos, uso racional de recursos e sustentabilidade); • trajetória de formação exigida, tendências futuras e faixa salarial; • setores do mercado de trabalho (1º, 2º, 3º e 4º) em que está inserido, tendência da profissão, empregabilidade e empreendedorismo; • órgãos de classe e registros profissionais. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica; Conhecimento em informática. |
Instalações Elétricas Industriais | 70h | 1. Gerador Elétrico 1.1 Características; 1.2 Simbologia; 1.3 Identificação; 1.4 Funcionamento: a vazio e com carga; 1.5 Ligações; 1.6 Diagramas; 1.7 Tipos: gerador monofásico e gerador trifásico; 7 Transformador 7.1 Características; 7.2 Simbologia; 7.3 Identificação; 7.4 Funcionamento: a vazio e com carga; 7.5 Ligações; 7.6 Diagramas; 7.7 Tipos: transformador monofásico e transformador trifásico; 3. Dispositivos de manobra, sinalização e proteção; 3.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410; 3.2 Características; 3.3 Simbologia; 3.4 Identificação; 3.5 Tipos: botoeiras, contatores, relés, sinaleiras luminosa e sonora, chave fim de curso, sensores indutivo, capacitivo, fotoelétrico e ultrassônico, relé térmico de proteção contra sobrecarga, fusíveis Diazed e NH, disjuntor termomagnético, disjuntor diferencial residual, disjuntor motor; 4. Condutores elétricos industriais 4.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410; 4.2 Tipos; 4.3 Conexões. 5. Infraestruturas de sistemas elétricos industriais 5.1 Aplicação conforme Norma ABNT NBR 5410 5.2 Características; 5.3 Simbologia; 5.4 Identificação; 5.5 Tipos e acessórios; ● Perfilados, eletrocalhas, leitos; ● Barramentos; ● Canaletas; ● Painéis de comandos e caixas; 5.6 Descarte de resíduos; 5.7 Reciclagem de resíduos. 6. Aterramento – instalações elétricas industriais, conforme ABNT NBR 5410 7. Acionamentos 7.1 Características; 7.2 Parametrização; 7.3 Simbologia; 7.4 Diagramas; 7.5 Identificação; 7.6 Tipos; 7.7 Sistemas de partida direta: direta sem reversão e direta com reversão; 7.8 Sistemas de partida indireta: partida estrela triângulo com e sem reversão, partida série paralelo, partida compensadora com e sem reversão, partida com chave soft starter; 7.9 Frenagem: por contra corrente, eletromecânica, por injeção de corrente contínua; 7.10 Inversor de frequência: comando local via IHM, comando remoto digital e analógico; 8. Motores de indução (assíncrono) 8.1 Características; 8.2 Funcionamento: a vazio e com carga; 8.3 Ligações; 8.4 Simbologia; 8.5 Diagramas; 8.6 Identificação; 8.7 Tipos: motor trifásico e motor de múltiplas velocidades; 9. Motor síncrono 9.1 Características; 9.2 Funcionamento: a vazio e com carga; 9.3 Ligações; 9.4 Simbologia; 9.5 Diagramas; 9.6 Identificação; 9.7 Servo acionamentos; 10. Motor de corrente contínua 10.1 Características; 10.2 Funcionamento: a vazio e com carga; 10.3 Ligações; 10.4 Simbologia; 10.5 Diagramas; 10.6 Identificação; 10.7 Tipos: excitação independente, série, paralelo e misto; 10.8 Motor universal; 11. Segurança em Eletricidade 11.1 Riscos elétricos e riscos; adicionais em instalações e serviços com eletricidade; 11.2 Técnicas de Análise de Risco; 11.3 Acidentes de origem elétrica; 11.4 Medidas de Controle do Risco Elétrico; 11.5 Equipamentos de proteção individual; 12. Equipes de trabalho 12.1 Trabalho em grupo; 12.2 Relações interpessoais; 12.3 Responsabilidades individuais 13. Postura ética 13.1 Ética nos relacionamentos sociais e profissionais; 13.2 Ética no uso de máquinas e equipamentos; 14 Higiene e Segurança no Trabalho 14.1 Princípios de higiene e segurança no trabalho; 14.1 Procedimentos e normas de segurança; 15. Descartes adequados de resíduos 16. Organização no trabalho 16.1 Organização do local de trabalho; 16.2 Organização e limpeza de ambientes de trabalho; 16.3 Registro de serviço.
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Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica; Conhecimento em informática. |
Projetos Elétricos Industriais | 70h | 1. Ética 1.1 Ética no tratamento das informações coletadas e elaboradas; 2. Normas técnicas 2.1 Disposições gerais e campo de aplicação; 2.2 Organização; 2.3 Hierarquia e órgãos regulamentadores; 2.4 Tipos; 2.5 Uso; 2.6 Exemplos; 2.7 Outras denominações; 2.8 Legislações: Federais, Estaduais, Municipais; 3. Projeto 3.1 Definição; 3.2 Planejamento; 3.3 Viabilidade técnica e econômica; 3.3 Confiabilidade; 3.5 Apresentação do projeto; 3.6 Recursos: humanos, financeiros, materiais; 3.7 Cronograma: físico, financeiro. 4. Pesquisa e Análise de Informações – ABNT 4.1 Fontes de consulta; 4.2 Seleção de informações; 4.3 Técnicas de pesquisa; 4.4 Análise das informações e conclusões; 4.5 Norma de formatação; 5. Planejamento e controle 5.1 Organização: documentação; 5.2 Etapas de planejamento: análise de cenários, formulação dos objetivos, formulação das estratégias, cronograma, execução, avaliação; 6. Memorial descritivo 6.1 Objetivo; 6.2 Levantamento de dados; 6.3 Partes componentes: memória de cálculo, diagramas elétricos, plantas, leiautes, especificações, lista de material; 7. Organização de trabalho – gestão da rotina 7.1 Delimitação de atividades; 7.2 Definição de etapas; 7.3 Previsão de recursos; 7.4 Elaboração de cronogramas. 8. Organização das informações 8.1 Coleta; 8.2 Seleção; 8.3 Organização; 8.4 Análise; 8.5 Formatação dos dados e informações (Norma da ABNT). 9. Projeto de instalações elétricas industriais 9.1 Dimensionamento de condutores; 9.2 Dimensionamento de dispositivos de proteção; 9.3 Dimensionamento de eletrodutos e eletrocalhas; 9.4 Cálculo de demanda; 9.5 Cálculo de fator de carga; 9.6 Correção de fator de potência; 9.7 Iluminação industrial; 9.8 Planta elétrica; 9.9 Sistemas de aterramento; 9.10 Para-raios (SPDA); 9.11 Projetos de subestação de consumidor; 10. Anexos (manuais de equipamentos / instrumentos). |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Acionamento de Dispositivos Elétricos Automatizados | 70h | 1. Equipes de trabalho 1.1 Trabalho em grupo; 1.2 Relações interpessoais; 1.3 Responsabilidades individuais; 2. Postura ética 2.1 Ética nos relacionamentos sociais e profissionais; 2.2 Ética no uso de máquinas e equipamentos; 3. Higiene e Segurança no Trabalho 3.1 Princípios de higiene e segurança no trabalho; 3.2 Procedimentos e normas de segurança; 4. Organização no trabalho 4.1 Organização do local de trabalho; 4.2 Organização e limpeza de ambientes de trabalho; 5. Acionamentos eletro-hidráulicos e eletropneumáticos 5.1 Eletropneumática; Fundamentos físicos da pneumática: propriedades, produção, preparação e distribuição do ar comprimido, construção e função dos elementos de trabalho; Elementos de comandos e sinais: válvulas direcionais, válvulas de bloqueio, válvulas de vazão, válvulas de pressão; Simbologia: normas nacionais e internacionais; Princípio da técnica de comando: construção e interpretação de circuitos pneumáticos, estrutura e função dos elementos eletropneumáticos, construção e interpretação de esquemas eletropneumáticos. 5.2 Eletro-hidráulica Fundamentos físicos da hidráulica; Óleos hidráulicos; Grupo de acionamento; Bombas hidráulicas: função e construção dos elementos hidráulicos; Simbologia: normas nacionais e internacionais, estudo do controle da velocidade do cilindro, noções de cálculos sobre força, área e volume dos atuadores; Princípio da técnica de comandos: estrutura e função dos elementos eletro-hidráulicos, construção e interpretação de esquemas eletrohidráulicos; 5.3 Descarte adequado de resíduos; 6. Acionamentos eletroeletrônicos 6.1 Controladores Programáveis – CLP: contexto, evolução, aplicações, conceito e princípios de funcionamento, arquitetura, programação. 7. IHM: contexto e aplicações 8. Sistema supervisório SCADA: contexto e aplicações. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Segurança em Eletricidade | 60h | 1. Segurança no trabalho 1.1 Organização do local de trabalho; 1.2 Organização dos dados e informações coletadas; 1.3 Procedimentos de segurança. 2. Primeiros socorros 2.1 Noções sobre lesões; 2.2 Priorização do atendimento; 2.3 Aplicação de respiração artificial; 2.4 Massagem cardíaca; 2.5 Técnicas para remoção e transporte de acidentados; 2.6 Práticas. 3. Riscos em instalações e serviços com eletricidade 3.1 O choque elétrico, mecanismos e efeitos; 3.2 Campos eletromagnéticos; 3.3 Arcos elétricos, queimaduras e quedas; 4. Técnicas de Análise de Risco 5. Acidentes de origem elétrica 5.1 Causas diretas e indiretas; 5.2 Discussão de casos; 6. Medidas de Controle do Risco Elétrico 6.1 Desenergização; 6.2 Equipotencialização; 6.3 Seccionamento automático da alimentação; 6.4 Extrabaixa tensão; 6.5 Barreiras e invólucros; 6.6 Bloqueios e impedimentos; 6.7 Obstáculos e anteparos; 6.8 Isolamento das partes vivas; 6.9 Isolação dupla ou reforçada; 6.10 Colocação fora de alcance; 6.11 Separação elétrica; 6.12 Aterramento funcional (TN/ TT / IT), de proteção, temporário; 6.13 Dispositivos a corrente de fuga; 7. Equipamentos de proteção coletiva 8. Regulamentações do TEM 8.1 Normas Regulamentadoras relacionadas às instalações elétricas; 8.2 Disposições gerais e campo de aplicação; 8.3 NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; 8.4 NR 6 - Equipamentos de Proteção Individual (EPI); 8.5 NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade; 8.6 NR 17 – Ergonomia; 8.7 NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção; 8.8 NR 21 - Trabalho a Céu Aberto; 8.9 NR 26 - Sinalização de Segurança; 8.10 NR 33 - Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados; 8.11 NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade; 8.12 Qualificação, habilitação, capacitação e autorização; 9. Rotinas de trabalho – procedimentos 9.1 Instalações desenergizadas; 9.2 Liberação para serviços; 9.3 Sinalização Inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento. 10. Responsabilidades 11. Proteção e combate a incêndio 11.1 Noções básicas; 11.2 Medidas preventivas; 11.3 Métodos de extinção; 11.4 Prática; 12. Riscos adicionais 12.1 Altura; 12.2 Ambientes confinados; 12.3 Áreas classificadas; 12.4 Umidade; 12.5 Condições atmosféricas. 13. Equipamentos de proteção individual 14. Fundamentos da segurança com eletricidade 15. Educação em Prevenção de Acidentes – GEPA/CIPA 15.1 Campanhas de segurança. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Manutenção Elétrica Predial e Industrial | 60h | 1. Elementos de manutenção elétrica 1.1 Aplicação conforme Norma ABNT de Instalações Elétricas em Baixa Tensão (NBR 5410); 1.2 Planejamento, programação e controle da manutenção das instalações elétricas; 1.3 Manutenção preditiva, corretiva e preventiva; 1.4 Manutenção Total Produtiva Instrumentos de controle de manutenção; 1.5 Técnicas de desmontagem de equipamentos das instalações elétricas; 1.6 Técnicas de análise de falhas em instalações elétricas: identificação de sobrecargas em circuitos, identificação de sobreaquecimento em componentes e circuitos, verificação de centelhamento e de falha de isolação (fuga de corrente), resistência de isolamento, falhas elétricas (curto-circuito franco/por impedância), seletividade dos dispositivos de proteção dos circuitos elétricos, condições e valores nominais de trabalho (sub/sobre/desequilíbrio/tensão-corrente), sequência de fase (inversão), análise de vibrações, análise de ruídos; 1.7 Instrumentos de medição de temperatura: pirômetros e termovisor; 1.8 Megômetro; 1.9 Analisador de energia; 1.10 Confiabilidade: análise de falhas e defeitos, falha humana, análise de riscos, prevenção e correção de falhas; 1.11 Conhecimento de gestão; 1.12 Organização no trabalho: limpeza, higiene, organização; 2. Meio ambiente: descarte adequado, tipos de materiais reciclados |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Manutenção Elétrica Predial e Industrial | 60h | 1. Elementos de manutenção elétrica 1.1 Aplicação conforme Norma ABNT de Instalações Elétricas em Baixa Tensão (NBR 5410); 1.2 Planejamento, programação e controle da manutenção das instalações elétricas; 1.3 Manutenção preditiva, corretiva e preventiva; 1.4 Manutenção Total Produtiva Instrumentos de controle de manutenção; 1.5 Técnicas de desmontagem de equipamentos das instalações elétricas; 1.6 Técnicas de análise de falhas em instalações elétricas: identificação de sobrecargas em circuitos, identificação de sobreaquecimento em componentes e circuitos, verificação de centelhamento e de falha de isolação (fuga de corrente), resistência de isolamento, falhas elétricas (curto-circuito franco/por impedância), seletividade dos dispositivos de proteção dos circuitos elétricos, condições e valores nominais de trabalho (sub/sobre/desequilíbrio/tensão-corrente), sequência de fase (inversão), análise de vibrações, análise de ruídos; 1.7 Instrumentos de medição de temperatura: pirômetros e termovisor; 1.8 Megômetro; 1.9 Analisador de energia; 1.10 Confiabilidade: análise de falhas e defeitos, falha humana, análise de riscos, prevenção e correção de falhas; 1.11 Conhecimento de gestão; 1.12 Organização no trabalho: limpeza, higiene, organização; 2. Meio ambiente: descarte adequado, tipos de materiais reciclados |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Manutenção Elétrica Predial e Industrial | 60h | 1. Elementos de manutenção elétrica 1.1 Aplicação conforme Norma ABNT de Instalações Elétricas em Baixa Tensão (NBR 5410); 1.2 Planejamento, programação e controle da manutenção das instalações elétricas; 1.3 Manutenção preditiva, corretiva e preventiva; 1.4 Manutenção Total Produtiva Instrumentos de controle de manutenção; 1.5 Técnicas de desmontagem de equipamentos das instalações elétricas; 1.6 Técnicas de análise de falhas em instalações elétricas: identificação de sobrecargas em circuitos, identificação de sobreaquecimento em componentes e circuitos, verificação de centelhamento e de falha de isolação (fuga de corrente), resistência de isolamento, falhas elétricas (curto-circuito franco/por impedância), seletividade dos dispositivos de proteção dos circuitos elétricos, condições e valores nominais de trabalho (sub/sobre/desequilíbrio/tensão-corrente), sequência de fase (inversão), análise de vibrações, análise de ruídos; 1.7 Instrumentos de medição de temperatura: pirômetros e termovisor; 1.8 Megômetro; 1.9 Analisador de energia; 1.10 Confiabilidade: análise de falhas e defeitos, falha humana, análise de riscos, prevenção e correção de falhas; 1.11 Conhecimento de gestão; 1.12 Organização no trabalho: limpeza, higiene, organização; 2. Meio ambiente: descarte adequado, tipos de materiais reciclados |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão da Manutenção | 30h | 1. Planejamento 1.1 Metas; Função; Estratégias de implementação do planejamento; Ferramentas de avaliação das metas; 1.2 Cronograma de atividades; Função; Estrutura; Etapas; Elaboração do cronograma; Estratégias de implementação; Ferramentas de avaliação de atividades; 1.3 Programa de manutenção Função; Estrutura; Etapas; Recursos; Elaboração da programação; Estratégias de implementação; Ferramentas de avaliação. 2. Gestão administrativa de pessoas 2.1 Sistemas de administração de pessoas; Sistema autoritário coercitivo; Sistema autoritário benevolente; Sistema consultivo; Sistema participativo; 2.2 Recrutamento e seleção Triagem; Identificação das características pessoais; Integração de equipe; 2.3 Técnicas de capacitação; Definição de capacitação e desenvolvimento; Levantamento das necessidades de capacitação; Programação da capacitação; Avaliação de resultados; 2.4 Reuniões: planejamento e condução; 2.5 Ética. 3. Coordenação e supervisão de equipes 3.1 Planejamento, organização e controle do trabalho; Planejamento estratégico e de atividades; Cronograma e Fluxograma; Lista de atividades; Ciclo PDCA; Administração de tempo; 3.2 Supervisão de equipes de trabalho; 3.3 Comunicação em equipe; 3.4 Liderança; 3.5 Reflexão pessoal e importância da percepção; 3.6 Papel da supervisão. 4. Relações humanas no trabalho 4.1 Inteligência emocional; 4.2 Motivação; Necessidades humanas; Teoria sobre motivação humana; Objetivos individuais; 4.3 Administração de conflitos: gravidade, condições, processo, comportamento, abordagens quanto à administração, efeitos positivos e negativos; 4.4 Comunicação: tipos de comunicação e falhas na comunicação |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Eficiência Energética | 30h | 1. Ética 1.1 Postura ética nos dados levantados e aplicados. 2. Equipes de trabalho 2.1 Trabalho em grupo; 2.1 Relações interpessoais. 3. Organização dos dados e informações 3.1 Pesquisa aplicada; 3.2 Inovação; 3.2 Tecnológica; 3.3 Levantamento de dados. 4. Conservação de energia 4.1 Cogeração; 4.2 Normas técnicas para continuidade de fornecimento; 4.3 Sistema tarifário; 4.4 Monitoramento de grandezas elétricas; 4.5 Diagnóstico de eficiência energética; 4.6 Análise econômica. 5. Energias renováveis 5.1 Energia eólica; pequeno/médio e grande porte 5.2 Energia solar fotovoltaica pequeno/médio e grande porte; 5.3 Biomassa; 5.4 Outras energias. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Instalação de Sistemas Elétrico de Potência (SEP) | 90h | 1. Equipes de trabalho 1.2 Trabalho em grupo; 1.3 Relações interpessoais; 1.4 Responsabilidades individuais; 2. Postura ética 2.1 Ética nos relacionamentos sociais e profissionais; 2.2 Ética no uso de máquinas e equipamentos; 3. Higiene e Segurança no Trabalho 3.1 Princípios de higiene e segurança no trabalho; 3.2 Procedimentos e normas de segurança; 4. Distribuição 4.1 Aplicação conforme norma e padrões da concessionária local; 4.2 Características; 4.3 Dimensionamento; 4.4 Funcionamento; 4.5 Ligações; 4.6 Classe de tensão: BT, MT, AT; 4.7 Simbologia; 4.8 Diagramas; 4.9 Identificação; 4.10 Tipos de distribuição: aérea, subterrânea, rural; 4.11 (RDU), Urbana (RDR); 4.12 Equipamentos de transformação; 4.13 Equipamentos de manobra: chaves fusíveis, chaves a óleo, seccionadoras, religadores, alimentadores, disjuntores. 5. Organização no trabalho 5.1 Organização do local de trabalho; 5.2 Organização e limpeza de ambientes de trabalho; 5.3 Registro de serviço. 6. Geração 6.1 Aplicação conforme norma e padrões da concessionária local; 6.2 Características; 6.3 Dimensionamento; 6.4 Funcionamento; 6.5 Ligações; 6.6 Simbologia; 6.7 Diagramas; 6.8 Identificação; 6.9 Tipos de geração. 7. Transmissão 7.1 Aplicação conforme norma e padrões da concessionária local; 7.2 Características; 7.3 Funcionamento; 7.4 Ligações; 7.5 Simbologia; 7.6 Diagramas; 7.7 Identificação; 7.8 Tipos de transmissão. 8. Subestação 8.1 Aplicação conforme norma e padrões da concessionária local; 8.2 Características; 8.3 Dimensionamento; 8.4 Funcionamento; 8.5 Ligações; 8.6 Simbologia; 8.7 Diagramas; 8.8 Identificação; 8.9 Tipos de subestação; 8.10 Equipamentos de transformação para subestação: transformadores de potência e distribuição, transformadores de corrente, transformadores de potencial, transformadores reguladores de tensão; 8.11 Equipamentos de manobra: chaves fusíveis, chaves a óleo, seccionadoras, disjuntores; 8.12 Sistema de proteção: relé de sobrecorrente, relés de sub e sobre tensão, relés de gás ou Buchholz, relés de temperatura, relé diferencial, válvula de alívio de pressão; 8.13 Para-raios: descarregador de chifres, tipos de pararaios, tensão de disparo, corrente de descarga, tensão residual, aterramento – resistência de aterramento; 8.14 Capacitores – shunt, tipos de ligação, proteção por TP e TC; 8.15 Cabos isolados; 8.16 Barras nuas; 8.17 Malhas de aterramento: cabos de cobre nu e hastes de aterramento; 8.18 Serviços auxiliares de SEP: sistemas de corrente contínua, sistema de ar comprimido buchas e isoladores: suporte, passa-muros, de equipamentos; 8.19 Metais isolantes; 8.20 Conectores. 9. Smart grid |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
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Manutenção e Operação de Sistemas Elétricos de Potência (SEP) | 30h | 1. Meio ambiente: descarte adequado, tipos de materiais reciclados 2. Elementos de manutenção elétrica do SEP 2.1 Aplicação conforme norma e procedimentos operacionais e de manutenção da concessionária local; 2.2 Planejamento, programação e controle da manutenção do SEP; 2.3 Técnicas de desmontagem e substituição de equipamentos do SEP: substituição de postes, substituição de estruturas, substituição de isoladores, substituição de transformadores, substituição de seccionadores, emenda/conexão/troca de condutores; 2.4 Técnicas de análise de falhas do SEP: identificação de sobrecargas em circuitos de distribuição, identificação de sobreaquecimento em componentes e circuitos de distribuição, verificação de centelhamento e identificação de falha de isolação (fuga de corrente) no SEP, resistência de isolamento, falhas elétricas (curto-circuito franco/por impedância), condições e valores nominais de trabalho (sub/sobre/desequilíbrio/tensão corrente); 2.5 Aterramento: definitivo e provisório. 3. Elementos de operação do SEP. 3.1 Procedimentos da concessionária local; 3.2 Operações de seccionadores de redes de distribuição e subestações; 3.3 Operação local e remota; 3.4 Procedimentos de abertura e fechamento de circuitos; 3.5 Painéis de controle: supervisório (interagir) e quadro sinótico (interagir). 4. Organização no trabalho: limpeza, higiene, organização. |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Projetos de Sistemas Elétricos de Potência - SEP | 60h | 1. Ética 1.1 Ética no tratamento das informações coletadas e elaboradas. 2. Normas técnicas 2.1 Disposições gerais e campo de aplicação; 2.2 Organização; 2.3 Hierarquia e órgãos regulamentadores; 2.4 Tipos; 2.5 Uso; 2.6 Exemplos; 2.7 Outras denominações; 2.8 Legislações: Federais, Estaduais e Municipais. 3. Projeto 3.1 Definição; 3.2 Planejamento; 3.3 Viabilidade técnica e econômica; 3.4 Confiabilidade; 3.5 Recursos: humanos, financeiros e materiais; 3.6 Cronograma: físico e financeiro; 3.7 Apresentação do projeto. 4. Pesquisa e Análise de Informações – ABNT 4.1 Fontes de consulta; 4.2 Seleção de informações; 4.3 Técnicas de pesquisa;
4.4 Análise das informações e conclusões; 4.5 Norma de formatação. 5. Planejamento e controle 5.1 Organização: documentação Projeto de sistemas elétricos de potência; 5.2 Etapas de planejamento: análise de cenários, formulação dos objetivos, formulação das estratégias, cronograma, execução, avaliação; 5.3 Levantamento de campo; 5.4 Projetos de redes; 5.5 Dimensionamento de dispositivos de manobra e proteção; 5.6 Dimensionamento de condutores; 5.7 Dimensionamento de estruturas. 6. Memorial descritivo 6.1 Objetivo; 6.2 Levantamento de dados; 6.3 Partes componentes: memória de cálculo, diagramas elétricos, plantas, leiautes, especificações, lista de material. 7. Organização de trabalho – gestão da rotina 7.1 Delimitação de atividades; 7.2 Definição de etapas; 7.3 Previsão de recursos; 7.4 Elaboração de cronogramas. 8. Organização das informações 8.1 Coleta; 8.2 Seleção; 8.3 Organização; 8.4 Análise; 8.5 Formatação dos dados e informações (Norma da ABNT). 9. Anexos (manuais de equipamentos/instrumentos) |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |