Nome |
Carga Horária |
Conteúdo Programático |
Experiência |
Formação |
Fundamentos da Comunicação e Informação
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20h |
1. TRABALHO EM EQUIPE 1.1 Relações com o líder 1.2 Compromisso com objetivos e metas 1.3 Divisão de papéis e responsabilidades 1.4 Cooperação 2. INTERNET (WORLD WIDE WEB) 2.1 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 2.2 Correio eletrônico 2.3 Download e gravação de arquivos 2.4 Sites de busca 2.5 Navegadores 2.6 Normas de uso 3. INFORMÁTICA 3.1 Editor de Textos 3.1.1 Impressão 3.1.2 Controle de alterações 3.1.3 Colunas 3.1.4 Bordas e sombreamento 3.1.5 Marcadores e numeradores 3.1.6 Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens 3.1.7 Quebra de páginas 3.1.8 Correção ortográfica e dicionário 3.1.9 Controles de exibição 3.1.10 Arquivamentos 3.1.11 Inserção de tabelas e gráficos 3.1.12 Importação de figuras e objetos 3.1.13 Configuração de páginas 3.1.14 Formatação 3.1.15 Tipos 3.2 Sistema Operacional 3.2.1 Compactação de arquivos 3.2.2 Área de trabalho 3.2.3 Pesquisa de arquivos e diretórios 3.2.4 Organização de arquivos (Pastas) 3.2.5 Utilização de periféricos 3.2.6 Barra de ferramentas 3.2.7 Fundamentos e funções 4. COMUNICAÇÃO 4.1 Resumos 4.2 Memorandos 4.3 Atas 4.4 Relatórios 4.5 Identificação de textos técnicos 5. LINGUAGEM TÉCNICA 5.1 Características 5.2 Jargão 6. NÍVEIS DE FALA 6.1 Linguagem culta 6.2 Gíria 6.3 Linguagem coloquial 7. ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO 7.1 Feedback. 7.2 Código 7.3 Ruído 7.4 Canal 7.5 Mensagem 7.6 Receptor 7.7 Emissor |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Fundamentos e Tecnologias da Construção Civil - Edificações
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30h |
1. Estrutura e Organização do Segmento de Construção Civil - Edificações 1.1. Empresas que atuam na construção civil – edificações: tipos, características, campos de atuação, estrutura organizacional – departamentos, seções, ... 1.2. Entidades representativas da Construção Civil – Edificações: funções, responsabilidades e campos de atuação 1.2.1. CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção 1.2.2. SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil 1.2.3. ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural 1.2.4. ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura 1.2.5. ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção 1.2.6. Instituto Aço Brasil 1.2.7. ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland 1.2.8. ANICER – Associação Nacional da Indústria Cerâmica 1.3. Órgãos de Regulamentação da Construção Civil 1.3.1. CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia 1.3.2. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica 1.3.3. CFT – Conselho Federal de Técnicos Industriais 1.3.4. CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo 1.4. Órgãos de Inspeção e autorização 1.4.1. Departamentos de Obras Municipais 1.5. Produtos e serviços da construção civil – edificações 1.6. Processos logísticos das empresas de construção civil 1.6.1. Cadeia de fornecedores 1.6.2. Estoque e suprimentos 1.7. Documentação técnica da construção civil: tipos, finalidades, organização, responsabilidades, arquivamento, ... 1.7.1. Projetos 1.7.2. Normas 1.7.3. Procedimentos 1.7.4. Instruções de trabalho 1.7.5. Catálogos e Manuais 1.8. Profissionais da construção civil 1.8.1. Tipos de profissionais que atuam na construção civil – edificações 1.8.2. Principais funções e responsabilidades 1.8.3. Formação profissional 1.8.4. Oportunidades de verticalização na formação e na atuação profissional 2. Fundamentos Matemáticos: 2.1. Números inteiros 2.2. Números decimais 2.3. Frações ordinárias 2.4. Razão, proporção e regra de três 2.5. Ângulos 2.6. Raios 2.7. Polígonos 2.7.1. Perímetro 2.7.2. Área 2.7.3. Volume 3. Metrologia 3.1. Conceito, histórico e aplicação 3.2. Unidades de medidas e conversões: comprimento, tempo, temperatura, massa, espessura, densidade, pressão, quantidade, velocidade, rotação (rpm), ... 3.3. Tipos, características, aplicações e conservação dos instrumentos 3.3.1. Régua graduada 3.3.2. Trena 3.3.3. Esquadro 3.3.4. Gabaritos 3.3.5. Espessímetro 3.3.6. Fita métrica 3.3.7. Nível 3.3.8. Prumo 3.3.9. Escalímetro 3.3.10. Paquímetro 3.3.11. Graminho 3.3.12. Compasso 4. Desenho Técnico (interpretação) 4.1. Introdução ao Desenho Técnico 4.2. Instrumentos 4.3. Linhas 4.4. Caligrafia 4.5. Formatos de papéis, dobras, margens e legendas 4.6. Perspectivas 4.7. Projeções de sólidos em 1º e 3º diedros 4.8. Vistas: essenciais, explodida, auxiliar 4.9. Supressão de vistas 4.10. Cotagem 4.10.1. Representação das cotas 4.10.2. Regras de cotagem 4.10.3. Símbolos e convenções 4.10.4. Cotagem de detalhes 4.11. Escalas 4.12. Representação em corte 4.12.1. Hachuras 4.12.2. Linhas de corte 4.12.3. Corte total 4.13. Normas de desenho 5. Materiais Empregados na Construção Civil - Edificações: Tipos, Características e Aplicações 5.1. Cimento 5.2. Areia 5.3. Pedra brita 5.4. Madeira 5.5. Aços e telas 5.6. Blocos e tijolos 5.7. Cal 5.8. Argamassas 5.9. Gessos 5.10. Impermeabilizante 5.11. Treliças, vigotas e tavelas 5.12. Materiais de revestimento cerâmico 5.13. Louças sanitárias 5.14. Telhas 5.15. Materiais para instalações elétricas 5.16. Materiais para instalações hidrossanitárias 5.17. Tintas e vernizes 5.18. Vidros 6. Máquinas, Equipamentos e Ferramentas da Construção Civil 6.1. Tipos 6.2. Características 6.3. Finalidades 6.4. Requisitos de uso 7. Processos Construtivos Empregados na Construção Civil - Conceitos 7.1. Processos convencionais 7.1.1. Alvenaria racionalizada 7.1.2. Concreto moldado in loco 7.1.3. Construções em madeira 7.2. Métodos Modernos de Construção 7.2.1. Drywall 7.2.2. Light Steel Frame 7.2.3. Wood Frame 7.2.4. Steel Deck 7.2.5. Parece de Concreto 1. Trabalho em Equipe 1.1. Conceitos de grupo, equipe e time 1.2. O relacionamento com os colegas de equipe 1.3. Responsabilidades individuais e coletivas 1.4. Cooperação 1.5. Divisão de papéis e responsabilidades 1.6. Compromisso com objetivos e metas 2. Organização e Disciplina no Trabalho 2.1. Princípios de organização do trabalho: Organização do Tempo; Organização de Compromissos; Organização de Atividades; A organização do local de trabalho 3. Relações Interpessoais no Trabalho 3.1. A importância da amabilidade nas relações interpessoais no trabalho; Os efeitos da amabilidade nas relações interpessoais no trabalho 4. Comportamento Ético 4.1. Atitudes éticas 4.2. O risco no julgamento das pessoas e de comportamentos 4.3. Princípios e valores éticos das organizações 5. Habilidades Básicas do Relacionamento Interpessoal 5.1. Respeito 5.2. Cordialidade 5.3. Disciplina 5.4. Empatia 5.5. Responsabilidade 5.6. Comunicação 5.7. Cooperação |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Saúde e Segurança no Trabalho
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20h |
1. O IMPACTO DA FALTA DE ÉTICA NOS AMBIENTES DE TRABALHO 2. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL 3. ACIDENTES DO TRABALHO E DOENÇAS OCUPACIONAIS 3.1 CAT 3.1.1 Definição 3.2 Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) 3.3 Causa 3.3.1 Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes 3.3.2 Imprudência, imperícia e negligência 3.4 Tipos 3.5 Definição 4. MEDIDAS DE CONTROLE 4.1 Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo 5. RISCOS OCUPACIONAIS 5.1 Mapa de Riscos 5.2 Classificação de Riscos Ocupacionais 5.2.1 De acidentes 5.2.2 Ergonômico 5.2.3 Biológico 5.2.4 Químico 5.2.5 Físico 5.3 Perigo e risco 6. SEGURANÇA DO TRABALHO 6.1 SESMT 6.1.1 Objetivo 6.1.2 Definição 6.2 CIPA 6.2.1 Objetivo 6.2.2 Definição 6.3 Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho 6.4 Hierarquia das leis 6.5 Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Planejamento na Execução de Projetos de Obras
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80h |
1. Obras de Construção Civil 1.1. Tipos: edificações habitacionais; edificações comerciais e industriais; obras de infraestrutura 1.2. Características 1.3. Finalidades 1.4. Etapas da execução de obras 1.5. Processos construtivos 1.6. Campos de atuação e responsabilidades do Mestre de Obras 2. Organização de Equipes de Trabalho 2.1. Funções e responsabilidades do Mestre de Obras na formação de equipes de trabalho 2.2. Critérios para a formação de equipes de trabalho 2.3. Dimensionamento de recursos humanos: quantitativos e qualificações 2.4. Triagem de currículos 2.5. Técnicas de entrevistas para a seleção de recursos humanos 2.6. Distribuição de equipe de trabalho 3. Elaboração de Cronogramas de Trabalho 3.1. Funções e responsabilidades do Mestre de Obras na elaboração de cronogramas 3.2. Fatores que influenciam no dimensionamento de tempos para a elaboração de cronogramas: requisitos do projeto; normas; procedimentos; disponibilidade de equipe técnica; disponibilidade de materiais; ...) 3.3. Histograma 4. Planejamento de Demandas de Infraestrutura, Recursos Materiais e Tecnológicos 4.1. Papel e responsabilidades do Mestre de Obras no Planejamento das demandas de infraestrutura, recursos materiais e tecnológicos 4.2. Definição de necessidades de infraestrutura 4.3. Definição de necessidades de recursos materiais 4.3.1. Tipos, características e aplicações dos materiais: para instalação do canteiro de obras, alvenarias, ferragens, sistemas hidrossanitários, elétricos, coberturas, acabamentos, ... 4.4. Definição de necessidades de recursos tecnológicos: máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos (tipos, características e aplicações) 4.5. Classificações do canteiro de obras: restrito, amplo e linear 4.5.1. Impactos na definição de recursos de infraestrutura, materiais e tecnológicos 4.6. Leiaute de canteiro de obras 4.7. Estruturas de canteiros de obras 4.8. Normas Regulamentadoras 4.8.1. NR 18 4.8.2. NBR 12284 4.9. Demandas logísticas dos canteiros de obras 4.10. Dimensionamento de necessidades de energia para o canteiro de obras 4.11. Dimensionamento de necessidades de água para o canteiro de obras 4.12. Previsão de EPIs e EPCs 4.13. Previsão de alojamento, instalações sanitárias, alimentação, saúde, convivência e treinamento 4.14. Sequência de etapas na execução de obras 4.14.1. Caraterísticas, necessidades e interfaces 4.14.2. Gargalos 4.14.3. Interferências 4.15. Instalações provisórias: tipos, características, finalidades específicas e dimensionamento 4.15.1. Armazenamento de materiais 4.15.2. Portaria 4.15.3. Almoxarifado 4.15.4. Centrais de concreto, argamassas e armação 4.15.5. Movimentação de trabalhadores e máquinas 4.16. Elaboração de croquis para instalações provisórias 5. Ferramentas da Qualidade Aplicadas à Resolução de Problemas 5.1. 5 Porquês 5.2. PDCA 5.3. FMEA 5.4. Diagrama de Pareto 5.5. Diagrama de Ishikawa 6. Documentação Técnica 6.1. Definição 6.2. Tipos de Documentações 6.2.1. Projetos 6.2.2. Planilhas 6.2.3. Relatórios 6.3. Consulta de documentos digitais 6.3.1. Visualizador de planilha 6.3.2. Visualizador de cronograma 6.3.3. Visualizador de documentação eletrônica 7. Digitalização da Construção 7.1. Definições, histórico e aplicações 7.1.1. Desenho Assistido por Computador (CAD) 7.1.2. Modelagem da Informação da Construção (BIM) 7.1.3. Realidade Estendida 7.2. Modelagem da Informação da Construção BIM 7.2.1. Usos BIM 7.2.2. Fluxos de Trabalho 7.2.3. Colaboração 7.2.4. Gestão visual do modelo para acompanhamento de obras 7.2.5. Gestão visual do planejamento para acompanhamento de obras 7.2.6. Gestão visual do orçamento para acompanhamento de obras 7.2.7. Visualização de realidade aumentada para acompanhamento de obras 1. Ética 1.1. Códigos de conduta nas organizações 1.2. Respeito às individualidades pessoais 1.3. Ética nas relações interpessoais 1.4. Ética nos relacionamentos profissionais 1.5. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 2. Rotinas de Trabalho 2.1. Abertura para novas possibilidades nas rotinas de trabalho 2.2. Administração do Tempo 2.3. Organização de Compromissos 2.4. Organização de Atividades 2.5. A organização do local de trabalho 3. Trabalho e Profissionalismo 3.1. Compromisso com diretrizes, normas e procedimentos 3.2. Critérios de organização, disciplina, responsabilidade, concentração e gestão do tempo 4. A Prática da Amabilidade nas Relações Interpessoais no Trabalho 4.1. Importância 4.2. Objetivos |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão de Canteiro de Obras
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70h |
1. Referências Técnicas para a Gestão de Atividades em Canteiros de Obras 1.1. Projetos executivos 1.2. Manuais e especificações técnicas 1.3. Memoriais descritivos 2. Elaboração de Croquis 2.1. Referências técnicas para a elaboração de croquis 2.1.1. Projetos de engenharia 2.1.2. Projetos de Arquitetura 2.1.3. Projetos Executivos 2.2. Métodos, técnicas e recursos físicos aplicados à elaboração de croquis 2.3. Recursos digitais aplicados à elaboração de croquis 3. Planejamento do Trabalho e Distribuição de Tarefas em Canteiros de Obras 3.1. Tipos de atividades 3.2. Definição de prazos 3.3. Qualificações dos trabalhadores 3.4. Alocação de trabalhadores em canteiros de obras 3.5. Planos de tarefas 3.6. Empreitadas 3.7. Identificação e delimitação de serviços 3.8. Definição dos métodos de produção 3.9. Dimensionamento de equipes 3.10. Seleção de profissionais para formação de equipes 3.11. Ações e atividades a serem executadas 3.12. Orçamentos de obras 3.13. Planos de tarefas 4. Gestão de Atividades e Recursos Materiais e Tecnológicos em Canteiros de Obras 4.1. Gestão de processos construtivos 4.2. Procedimentos executivos e de verificação dos serviços 4.3. Implantação da logística do canteiro 4.4. Estratégias de produção e movimentação em canteiros de obras 4.5. Especificações técnicas de materiais 4.5.1. Fichas técnicas de produtos 4.5.2. Catálogos 4.5.3. Normas 4.6. Gestão de gargalos, interfaces e interferências em canteiros de obras 4.6.1. Planos de contingência para gargalos, interfaces e interferências 4.7. Elaboração de cronogramas 4.7.1. Para atividades diárias 4.7.2. Para disponibilização de recursos humanos 4.7.3. Para disponibilização de recursos tecnológicos 4.8. Gestão de materiais em canteiros de obras 4.8.1. Dimensionamento de necessidades de materiais 4.8.2. Cronogramas de fornecimento de materiais 4.8.3. Logística de distribuição de materiais 4.9. Gestão de recursos tecnológicos em canteiros de obras - máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos 4.9.1. Referências técnicas: catálogos, manuais, normas e procedimentos de uso 4.9.2. Dimensionamento de quantitativos de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos 4.9.3. Cronogramas de disponibilização de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos 4.10. Visão sistêmica em canteiros de obras 4.11. Análise de resultados 4.12. Procedimentos de Execução, Verificação e Aceitação dos Serviços 4.13. Acompanhamento e controle do processo produtivo 5. Coordenação de Equipes na Execução de Projetos de Edificações 5.1. Definição de tipos e perfis de trabalhadores 5.2. Características e necessidades de obras de edificações 6. Liderança na Gestão de Pessoas na Construção Civil 6.1. Conceitos 6.2. Estilos de liderança 6.2.1. Autocrática 6.2.2. Democrática 6.2.3. Liberal 6.3. Papel do Líder – Mestre de Obras 6.3.1. Na comunicação nas e com as equipes de trabalho 6.3.2. Na promoção da ética e cidadania 6.3.3. No desenvolvimento de equipes 6.3.4. Na produtividade das equipes 6.4. Administração e Liderança 6.5. Poder x Liderança 6.6. Confiança e liderança 6.7. Influência da liderança no comportamento, na integração e na sinergia das equipes de trabalho 6.8. O líder na delegação de tarefas e responsabilidades 6.8.1. Clareza e objetividade 6.8.2. Ferramentas de apoio e controle: 5s; 5W2H 6.9. Organograma e fluxograma de processos 6.10. Instruções de Trabalho 6.10.1. Administração do tempo 6.10.2. Planejamento 6.10.3. Indicadores de desempenho 7. A Diversidade nas Organizações e no Trabalho em Equipe 7.1. Relações humanas no trabalho 7.2. Perfis e diferenças individuais – demográficas, inteligências, habilidades, personalidade, físicas, econômicas, de gênero, psíquicas, cognitivas, emocionais, afetivas e espirituais, ... 7.3. Diversidade 7.3.1. Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos 7.3.2. Estatuto da Igualdade Racial 7.3.3. Estatuto da Pessoa com Deficiência 7.4. Clima Organizacional 8. Comunicação Eficaz 8.1. Conceito 8.2. Fatores que influenciam a comunicação eficaz 8.2.1. Clareza 8.2.2. Objetividade 8.2.3. Disponibilidade e abertura para ouvir 8.2.4. Condições do interlocutor 8.3. Canais de comunicação 8.4. Ruídos na comunicação 8.5. Benefícios da comunicação eficaz 9. Motivação e Condução de Equipes de Trabalho 9.1. Conceitos de motivação 9.2. Teorias da motivação 9.3. Satisfação no trabalho 9.4. Trabalho em equipe 9.5. Reconhecimento 9.6. Processo de inovação como fator de motivação 9.7. Relação motivação x desempenho 9.8. A motivação como fator de engajamento 9.9. Processos e ferramentas para monitoramento e avaliação de desempenho de equipes 9.10. Processo de delegação 9.11. Condução de reuniões 10. Gestão de Conflitos 10.1. Conceito e tipos de conflitos nas organizações 10.2. Visões sobre conflito nas organizações 10.3. Níveis de conflitos nos organizações 10.4. Conflitos de papéis e responsabilidades 10.5. Consequências dos conflitos para o clima e desempenho coletivos 10.6. Técnicas de administração de conflitos 10.7. Negociação: estratégias e etapas 10.8. Penalidades, premiações e promoções 11. Feedback 11.1. Conceito e finalidade 11.2. Estratégias, métodos e técnicas de feedback 11.3. Tipos de feedback: formal, informal; individual e coletivo; positivo e negativo; ... 11.4. A importância do feedback e sua relação com a motivação 11.5. Papéis e responsabilidades 12. Proatividade na Resolução de Problemas 12.1. Papel e responsabilidades da equipe 12.2. Papel e responsabilidades da liderança 13. Gestão de Resíduos em Canteiros de Obras 13.1. Conceitos 13.2. Classe de resíduos 13.3. Plano de gerenciamento de resíduos 13.4. Reciclagem e reutilização 13.5. Ações para minimizar desperdícios e a geração de resíduos 13.6. Gerenciamento de resíduos e proteção do solo 14. Política de Gestão de Resíduos 14.1. Implantação consciente e ordenada 14.2. Classificação dos resíduos 14.2.1. Resíduos classe I - Perigosos 14.2.2. Resíduos classe II – Não perigosos 14.2.3. Resíduos classe II A - Não inertes 14.2.4. Resíduos classe II B - Inertes 14.3. Perdas x Geração de Resíduos 15. Normas 15.1. Referências normativas vigentes para a gestão de resíduos 15.2. Classificação conforme a resolução 307/02 do Conama 16. Registros da Gestão de Resíduos 16.1. Órgãos Certificadores 16.1.1. Leed 16.1.2. GBC 16.1.3. AQUA 16.1.4. EDGE 16.2. Critérios para a realização de registros 17. Princípios da Metodologia Lean Aplicados à Gestão de Resíduos em Canteiros de Obras 17.1. Histórico 17.2. Metodologia 17.3. Ferramentas 17.4. Implementação 17.5. Cultura Lean 18. Disponibilidade de Máquinas, Equipamentos, Ferramentas e Recipientes para a Deposição de Resíduos 18.1. Tipos de máquinas, equipamentos, ferramentas empregados na gestão de resíduos 18.2. Recipientes para a deposição de resíduos 18.2.1. Tipos 18.2.2. Implantação de baia e caixa 18.3. Logística de destinação dos resíduos 18.4. Locação de máquinas e caçamba de entulho 19. Destinação dos Resíduos 19.1. Aterro controlado 19.2. Aterro industrial 19.3. Reaproveitamento 1. Ética 1.1. Códigos de conduta nas organizações 1.2. Respeito às individualidades pessoais 1.3. Ética nas relações interpessoais 1.4. Ética nos relacionamentos profissionais 1.5. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 2. Rotinas de Trabalho 2.1. Abertura para novas possibilidades nas rotinas de trabalho 2.2. Administração do Tempo 2.3. Organização de Compromissos 2.4. Organização de Atividades 2.5. A organização do local de trabalho 3. Trabalho e Profissionalismo 3.1. Compromisso com diretrizes, normas e procedimentos 3.2. Critérios de organização, disciplina, responsabilidade, concentração e gestão do tempo 4. A Prática da Amabilidade nas Relações Interpessoais no Trabalho 4.1. Importância 4.2. Objetivos |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Controles na Execução de Obras
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80h |
1. Controle de Materiais em Obras de Edificações 1.1. Controles quantitativos 1.2. Controles qualitativos 1.3. Classificação de materiais 1.4. Cronograma de recebimento e disponibilização na obra 1.5. Normas técnicas aplicadas a materiais 2. Controle de Especificações de Projetos 2.1. Locação da Fundação de obra 2.2. Estrutura da Edificação 2.2.1. Pilares 2.2.2. Virgas 2.2.3. Lajes 2.3. Alocação de alvenarias 2.4. Instalações 2.4.1. Eletricas 2.4.2. Hidraulicas 2.4.3. Incêndio 2.4.4. Comunicações 2.5. Acabamentos 2.5.1. Revestimento Argamassado 2.5.2. Revestimento Cerâmico 2.5.3. Pintura 2.5.4. Instalação de portas e janelas 2.5.5. Acessorios de acabamento hidraulico 2.7. Corbeta 3. Consumo Racional de Materiais 3.1. Referências documentais para uso de materiais: projeto; normas; procedimentos; fabricantes; ... 3.2. Dimensionamento de quantitativos de materiais 3.3. Uso racional de materiais; 3.4. Controle de desperdícios 4. Máquinas e Equipamentos 4.1. Inspeção de máquinas e equipamentos: condições de funcionamento; dispositivos de segurança 4.2. Disponibilidade de máquinas e equipamentos 4.3. Testes de segurança 4.4. Planos de manutenção preventiva e corretiva 5. Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva 5.1. Tipos, características e requisitos de uso de EPIs e EPCs 5.2. Planos de controle, de disponibilização e uso de EPIs e EPCs 6. Controle de Desempenho de Equipes em Canteiros de Obras 6.1. Nível de comprometimento 6.2. Cumprimento de horário 6.3. Desempenho 6.4. Produção x produtividade 7. Controle de Cronogramas em Canteiros de Obras 7.1. Sincronia da evolução de trabalhos x cronograma 7.2. Estratégias para ajuste de ritmos de trabalho 7.3. Planos de contingência 8. Controle da Organização e Limpeza de Canteiros de Obras 8.1. Condições de funcionalidade 8.2. Critérios e padrões de organização e limpeza 8.3. Condições de segurança do trabalho 8.4. Rotinas e procedimentos para organização e limpeza de canteiros de obras 9. Normas Técnicas e de Segurança aplicadas a Canteiros de Obras 9.1. NR 18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção 9.2. NBR 12284 – Áreas de Vivência em Canteiros de Obras 9.3. Rotinas e procedimentos para o cumprimento das Normas Técnicas e de Segurança em canteiros de obras 10. Normas de Desempenho 10.1. NBR 15575 – Desempenho de Edificações Habitacionais 10.1.1. Impactos no planejamento de canteiros de obras 10.1.2. Impactos nos controles em canteiros de obras 11. Ensaios de Controles Tecnológicos 11.1. Tipos, características e finalidades dos ensaios 11.2. Elaboração de cronogramas para ensaios tecnológicos 11.3. Acompanhamento de ensaios tecnológicos 12. Articulação com a Engenharia para o Controle de Obras 12.1. Canais e estratégias e articulação e interação 12.2. Interação com fornecedores 1. Ética 1.1. Códigos de conduta nas organizações 1.2. Respeito às individualidades pessoais 1.3. Ética nas relações interpessoais 1.4. Ética nos relacionamentos profissionais 1.5. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais 2. Rotinas de Trabalho 2.1. Abertura para novas possibilidades nas rotinas de trabalho 2.2. Administração do Tempo 2.3. Organização de Compromissos 2.4. Organização de Atividades 2.5. A organização do local de trabalho 3. Trabalho e Profissionalismo 3.1. Compromisso com diretrizes, normas e procedimentos 3.2. Critérios de organização, disciplina, responsabilidade, concentração e gestão do tempo 4. A Prática da Amabilidade nas Relações Interpessoais no Trabalho 4.1. Importância 4.2. Objetivos |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |